Início Site Página 89

Semana começa com mais de 400 vagas de emprego no Distrito Federal

0

Maior salário é de R$ 3,6 mil para técnico de segurança do trabalho em Águas Claras; interessados devem cadastrar o currículo no aplicativo ou procurar uma agência, das 8h às 17h

As agências do trabalhador do Distrito Federal estão com 427 oportunidades disponíveis nesta segunda-feira (6). O maior salário é de R$ 3,6 mil, em vaga para técnico de segurança do trabalho em Águas Claras, com exigência de experiência e ensino médio completo.

Em relação à demanda, o destaque é o setor varejista. Há 110 vagas para repositor de mercadorias, 60 para operador de caixa, 40 para açougueiro, 40 para atendente de lanchonete, 40 para fiscal de prevenção de perdas, 30 para balconista, 20 para frentista, entre outras. Os salários partem de R$ 1.621.

Para pessoas com deficiência (PcD), são reservadas seis vagas de auxiliar administrativo e três de operador de telemarketing ativo em Taguatinga, com remuneração de R$ 1.750.

Todos os postos oferecem benefícios. Para participar dos processos seletivos, basta cadastrar o currículo no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital (CTPS) ou procurar uma das 16 agências do trabalhador, das 8h às 17h. Mesmo que nenhuma das oportunidades do dia seja atrativa, o cadastro permanece ativo para futuras seleções, já que o sistema cruza os dados dos candidatos com o perfil buscado pelas empresas.

Empregadores e empreendedores que desejem ofertar vagas ou utilizar o espaço das agências para entrevistas podem se cadastrar presencialmente nas unidades ou pelo e-mail gcv@sedet.df.gov.br. Também é possível utilizar o Canal do Empregador, no site da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet-DF).

Celina Leão reúne base aliada com 12 partidos para reeleição no DF

Governadora do Distrito Federal agradece trabalho de filiação e pré-candidatura, reforça alinhamento político e destaca força da coalizão que controla 16 dos 24 deputados distritais, cinco dos oito deputados federais e dois dos três senadores da capital

Da Redação

A governadora do Distrito Federal, Celina Leão (PP), reuniu neste sábado (4) sua base aliada em encontro estratégico que reforçou a unidade política em torno de sua pré-candidatura à reeleição. O evento contou com a presença de lideranças de 12 partidos e serviu para agradecer o esforço coletivo realizado durante o período de filiação e construção da pré-candidatura.

Celina Leão destacou a importância do alinhamento entre as siglas. “Foi uma reunião para realmente agradecer a caminhada. Esse tempo de filiação, de pré-candidatura, foi um trabalho árduo que cada presidente de partido fez. Mas o mais importante de tudo foi a nossa unidade. Eu quis agradecer a todos eles, nós participamos ativamente disso. Então, foi uma reunião de gratidão e de alinhamento”, afirmou a governadora.

Entre os presentes estiveram a deputada federal Bia Kicis, presidente do PL-DF, o senador suplente Manoel Arruda, presidente do União Brasil-DF, e os ex-deputados Tadeu Filippelli (MDB) e Luis Miranda (Democratas). As siglas representadas foram PL, União Brasil, MDB, Democratas, Progressistas (PP), Republicanos, Podemos, Cidadania, Mobiliza, DC, PRTB e Agir.

Somadas, as legendas presentes controlam 16 dos 24 deputados distritais, cinco dos oito deputados federais do DF e dois dos três senadores que representam a capital federal no Congresso Nacional.

 

Canoa furada: o inelegível Arruda é vetado em evento de filiação do PSD

O veto a Arruda no ato de filiação dos pré-candidatos do PSD revela o desconforto interno da legenda. Mesmo sendo candidato ao Buriti, muitos fogem do inelegivel como o diabo foge da cruz. O partido liberou geral para salvar a legenda

O deputado distrital Rogério Morro da Cruz impôs uma condição clara para sua filiação ao PSD: não seria obrigado a pedir voto para Arruda ou marchar ao lado dele. Arruda, foi  lançado pelo partido ao Buriti, mas é considerado inelegível pela Justiça.

Morro da Cruz foi taxativo: vai apoiar a reeleição da governadora Celina Leão (PP), que lidera todas as pesquisas de intenção de voto para o Governo do Distrito Federal.

Essa postura não é isolada. A maioria dos pré-candidatos do PSD-DF que se filiou neste sábado (04) segue o mesmo rumo. Eles fizeram acordo fechado e aceito pelo presidente regional da legenda, Paulo Octávio.

Foi exatamente por causa desse entendimento que Arruda foi vetado de participar do ato de filiação dos pré-candidatos.

O partido de PO optou pela preservação de sua nominata, cujo prazo de inscrição de pré-candidatos encerrou ontem, conforme regras do Tribunal Superior Eleitoral.

Ninguém quer arriscar um alinhamento cego a um nome como o de Arruda, que divide opiniões e enfrenta barreiras jurídicas.

Está certíssimo quem não quer marchar com o inelegível, mesmo sendo candidato pelo partido, no caso o PSD, ao qual ele se encontra para concorrer ao Buriti.

Nas eleições proporcionais, a fidelidade partidária protege o mandato coletivo, mas não anula a consciência individual do candidato.

Pedir voto para um candidato a governador de preferência pessoal, mesmo quando o partido tem outro nome, não configura infidelidade nem ameaça cassação do mandato de quem for eleito deputado distrital.

A jurisprudência do TSE e do STF é clara nesse sentido: apoio cruzado durante a campanha não gera perda de mandato.

Trocando em miúdos: obrigar filiados a defender um candidato rejeitado ou inelegível como Arruda, só enfraquece a legenda.

Mesmo com um pé em cada canoa, Paulo Octávio optou por liberar totalmente seus pré-candidatos na tentativa de salvar o PSD depois da debandada de deputados de peso que deixaram a legenda com a chegada de Arruda.

A grande maioria deles foge do inelegível como o “diabo foge da cruz.”

 

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Onze governadores renunciam para disputar eleições de outubro

Nove governadores saíram o cargo e pretendem disputar uma vaga no Senado, entre ele Ibaneis Rocha, do Distrito Federal

O prazo para agentes públicos que vão participar das eleições deixarem seus cargos terminou neste sábado (4). A regra é chamada de desincompatibilização e vale para governadores, prefeitos e ministros de Estado que pretendem se candidatar no pleito de outubro.

Com o fim do prazo, 11 governadores deixaram suas funções para disputar outros cargos.Ronaldo Caiado (PSD-GO) anunciou, na semana passada, que é pré-candidato à Presidência da República. Romeu Zema (Novo-MG) também deixou o cargo após dois mandatos consecutivos e sinalizou que deve ser candidato à Presidência, mas ainda não formalizou sua pré-candidatura.

Nove governadores saíram o cargo e pretendem disputar uma vaga no Senado. São eles: Gladson Cameli (PP-AC); Wilson Lima (União-AM), Ibaneis Rocha (MDB-DF), Renato Casagrande (PSB-ES); Mauro Mendes (União-MT); Helder Barbalho (MDB-PA), João Azevêdo (PSB-PB) e Antonio Denarium (PP-RR). O ex-governador do Rio de Janeiro Cláudio Castro (PL) também renunciou ao mandato para disputar uma cadeira no Senado. No entanto, Castro foi condenado, no mês passado, à inelegibilidade até 2030 pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Dessa forma, ele deverá disputar o cargo sub judice.

Reeleição

Nove governadores vão disputar a reeleição e podem continuar nos cargos: Clécio Luís (União-AP); Jerônimo Rodrigues (PT-BA); Elmano de Freitas (PT-CE); Eduardo Riedel (PP-MS); Raquel Lyra (PSD-PE); Rafael Fonteles (PT-PI); Jorginho Mello (PL-SC); Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP) e Fábio Mitidieri (PSD-SE).

De acordo com a legislação eleitoral, políticos não precisam deixar os cargos no Poder Executivo se pretendem disputar o segundo mandato.

Ficam no governo

Sete govenadores decidiram completar o mandato e não renunciaram para disputar algum cargo nas eleições. Eles já cumpriram dois mandatos consecutivos. São eles: Paulo Dantas (MDB-AL); Carlos Brandão (Sem partido-MA); Ratinho Junior (PSD-PR); Fátima Bezerra (PT-RN); Eduardo Leite (PSD-RS), Marcos Rocha (PSD-RO) e Wanderlei Barbosa (Republicanos-TO).

Eleições

O primeiro turno das eleições será em 4 de outubro, quando 155 milhões de eleitores estarão aptos a elegerem o presidente da República, o vice-presidente, governadores e deputados estaduais, federais e distritais.

O segundo turno poderá realizado, no dia 25 de outubro, para os cargos de presidente e govenador se nenhum dos candidatos obtiver mais da metade dos votos válidos, que excluem os brancos e nulos, no primeiro turno.

Operação Páscoa apreende mais de R$ 7,3 milhões em mercadorias irregulares

Iniciativa da Secretaria de Economia do Distrito Federal ocorreu entre 26 de março e 5 de abril

Entre os dias 26 de março e 5 de abril, a Secretaria de Economia do Distrito Federal (Seec-DF) intensificou a fiscalização e apreendeu R$ 7,38 milhões em mercadorias em situação de irregularidade fiscal, resultando em R$ 3,25 milhões em crédito tributário (imposto e multas). A ação, realizada durante a Operação Páscoa, reforçou o combate à sonegação em um período de maior movimentação do comércio.

Ao longo da operação, foram retidas cargas expressivas, como 102.960 unidades de cerveja, 89.160 refrigerantes, 102 mil energéticos, além de 47 toneladas de autopeças, 35 toneladas de produtos agropecuários, 209 toneladas de grãos e 226 m³ de madeira serrada, entre outros itens.

As abordagens ocorreram em pontos estratégicos do DF, como a EPIA Norte e a BR-060, onde equipes identificaram mercadorias sem nota fiscal ou com documentação irregular.

No Guará, também houve autuação de estabelecimento que comercializava produtos de informática com notas fiscais inidôneas.

De acordo com auditores da Fiscalização Tributária, o trabalho contribui diretamente para proteger o mercado interno, garantir concorrência justa e assegurar que os impostos devidos sejam recolhidos.

A Operação Páscoa faz parte de um conjunto permanente de ações de fiscalização, que utilizam inteligência fiscal e planejamento estratégico para coibir irregularidades e estimular o cumprimento das obrigações tributárias no Distrito Federal.

PMDF reforça segurança na 11ª Festa da Goiaba, em Brazlândia

0

Operação conta com efetivo especializado e monitoramento por câmeras para garantir a segurança do público

A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) reforçou o esquema de segurança na 11ª edição da Festa da Goiaba, em Brazlândia. A corporação mobilizou efetivo para o evento, com equipes do Batalhão Rural, do 16º Batalhão da região e do Comando de Policiamento de Missões Especiais (CPME).

Entre as novidades deste ano, destaca-se o uso de monitoramento por câmeras por meio do CMóvel, vinculado ao 3º Comando de Policiamento Regional (CPR), ampliando a segurança com o uso de tecnologia.”

Reconhecida como um dos eventos mais importantes do calendário turístico e cultural do Distrito Federal, a Festa da Goiaba consolidou-se, ao longo dos anos, como vitrine da produção da fruta, fortalecendo Brazlândia como referência nacional no cultivo de goiaba.

A 11ª edição ocorre no Parque de Exposições da região administrativa e marca a abertura da temporada das tradicionais festas das frutas no DF. Com entrada gratuita mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível, o evento oferece programação cultural, gastronômica e tecnológica, com atrações locais e nacionais.

A iniciativa é realizada pelo Instituto Alvorada Brasil e pela Associação Rural e Cultural Alexandre Gusmão, em parceria com a Emater-DF. O evento conta ainda com apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec-DF), da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-DF), da Secretaria de Turismo (Setur-DF), do Ministério da Agricultura e Pecuária e da Administração Regional de Brazlândia.

Missão espacial da Nasa divulga foto inédita da Lua

Registro foi feito pelos astronautas que embarcaram na missão Artemis

A Nasa, agência espacial dos Estados Unidos, divulgou neste domingo (5) uma foto inédita da Lua. O registro foi feito pelos astronautas que embarcaram na missão Artemis 2, que marca o retorno de viagens tripuladas ao entorno da Lua após 50 anos.

A foto é inédita porque conseguiu capturar a curvatura da Lua a olho nu. Antes, os demais registros foram feitos por equipamentos robóticos.

“História sendo feita. Nesta nova imagem da tripulação da missão Artemis 2, você pode ver a bacia oriental na borda direta do disco lunar. Essa missão marca a primeira vez em que toda a bacia é vista a olho nu”, informou a Nasa.

Na quarta-feira (1°), a agência espacial lançou a missão espacial de dez dias pelo entorno da Lua.

A tripulação é composta por quatro astronautas. Pela primeira vez, uma equipe da Nasa é formada por uma mulher, Christina Koch, e um astronauta negro, Victor Glover. Os astronautas Reid Wiseman e Jeremy Hansen também estão na viagem.

Vozes da Comunidade estreia com Sabatinão do Povo e debate sobre a Terracap em Vicente Pires

0

Programa apresentado pelo jornalista Toni Duarte coloca autoridades sob questionamento direto de jornalistas e moradores do DF, com primeira edição ao vivo pelo YouTube e rádios comunitárias da ABBP

Da Redação

O programa Vozes da Comunidade, apresentado pelo jornalista Toni Duarte, estreou neste sábado (4) com uma edição dedicada à série “Sabatinão do Povo”. A transmissão ao vivo pelo YouTube e a retransmissão por emissoras de rádios comunitárias associadas à Associação Brasileira de Portais de Notícias (ABBP) marcaram o início do novo espaço de debate.

No primeiro episódio, o deputado distrital Pastor Daniel de Castro (PP) foi sabatinado por repórteres e moradores de diversas regiões do Distrito Federal. Um dos principais temas foi o alto preço cobrado pela Terracap na venda direta de lotes na cidade de Vicente Pires. O parlamentar afirmou que vai atuar na Câmara Legislativa para derrubar a medida e destacou que a governadora Celina Leão (PP) compartilha do mesmo entendimento.

Pastor Daniel de Castro elogiou o formato do programa. “É um espaço democrático e necessário para o debate público. Parabéns ao Toni Duarte por criar esse ambiente em que a voz da comunidade realmente é ouvida”, declarou durante a sabatina.

O programa também tratou de política local, com análises sobre a disputa pelo governo do Distrito Federal, e de política nacional, abordando o cenário da corrida presidencial. O jornalista José Fernando Vilela atuou como analista político e Fred Lima reforçou o papel do formato na fiscalização e na aproximação entre poder público e cidadão.

Toni Duarte explicou o objetivo da atração: levar ao ar as demandas reais da população brasiliense por meio de transmissão simultânea pelo YouTube e pelas rádios comunitárias parceiras da ABBP.

A próxima edição do “Sabatinão do Povo”, já confirmada, terá a participação da governadora Celina Leão no sábado (11).

 

Planejamento integrado garante segurança na Via Sacra do Morro da Capelinha

0

Operação mobilizou forças de segurança, ações preventivas e fiscalização para garantir a tranquilidade do público

A atuação integrada das forças de segurança e de órgãos do Governo do Distrito Federal (GDF) garantiu a realização segura da Via Sacra 2026, no Morro da Capelinha, em Planaltina. Coordenada pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF), a operação seguiu o planejamento estabelecido no Protocolo de Operações Integradas (POI), com participação da Polícia Militar (PMDF), do Corpo de Bombeiros Militar (CBMDF), da Polícia Civil (PCDF), do Departamento de Trânsito (Detran-DF), do Samu, da Defesa Civil, da Polícia Rodoviária Federal (PRF), da Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob-DF), da Caesb, da Neoenergia, da DF Legal e da Administração Regional de Planaltina.

“O êxito da operação demonstra a importância do planejamento antecipado, da atuação integrada e do emprego estratégico dos recursos disponíveis. Trabalhamos de forma coordenada para garantir que a população pudesse vivenciar esse momento de fé com segurança, organização e tranquilidade”, destacou o secretário-executivo de Segurança Pública do DF, Alexandre Patury.

Atuação estratégica

A ação mobilizou policiais militares em diferentes modalidades de policiamento — a pé, motorizado, aéreo, montado, velado e especializado. O efetivo foi distribuído de forma estratégica em áreas previamente definidas, garantindo presença ostensiva e pronta resposta em toda a região.

Também houve apoio de unidades especializadas da PMDF, como o Comando de Policiamento de Trânsito (CPTran), o Comando de Missões Especiais (CPME) e o Comando de Policiamento Especializado (Cpesp), além da atuação integrada com o Detran-DF e o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF) para garantir a fluidez do trânsito.

Prevenção

A Sala Lilás Itinerante, por meio do programa Provid, realizou atendimentos especializados e ações educativas voltadas ao enfrentamento da violência doméstica, com orientação individualizada e distribuição de material informativo.

A Sala Lilás Itinerante atuou no enfrentamento à violência doméstica

Outro destaque foi a ação de identificação de crianças, que resultou em cerca de 1,5 mil menores identificados entre 14h e 18h, reforçando a segurança das famílias. Durante o evento, duas crianças foram momentaneamente separadas dos responsáveis, sendo rapidamente localizadas, sem intercorrências.

De acordo com a tenente-coronel Daniela Natália Teixeira Schermerhorn, comandante do 4º Batalhão, a operação transcorreu de forma tranquila desde as primeiras horas da manhã, com presença policial já a partir das 6h para recepcionar os fiéis, romeiros e participantes da celebração.

“Ao longo de todo o dia, foram empregados policiais militares em diferentes modalidades de policiamento, garantindo a segurança do público. Destacamos também a atuação da Sala Lilás Itinerante, com grande procura por informações e orientações sobre prevenção à violência doméstica, além da ação de identificação infantil, que teve ampla adesão das famílias e contribuiu para ampliar a segurança das crianças no evento. Encerramos a operação sem ocorrências graves, apenas registros pontuais de menor potencial ofensivo, o que demonstra a efetividade das ações preventivas. Foi um evento que transcorreu e foi concluído de forma pacífica e segura”, ressaltou a tenente-coronel.

Também houve atuação conjunta com a DF Legal na fiscalização de ambulantes, com foco na organização do espaço público.

Resultados

Foram registradas cinco apreensões de entorpecentes, totalizando cerca de 20 gramas de substância análoga à maconha.

Houve ainda uma ocorrência de importunação sexual e ameaça, com o autor conduzido à 16ª Delegacia de Polícia. Durante os procedimentos de revista, materiais potencialmente perigosos foram retirados de circulação, como tesouras, faca, isqueiros e outros objetos.

A atuação coordenada, aliada ao planejamento prévio e à distribuição do efetivo, foi determinante para o alcance dos objetivos da operação.

“O resultado alcançado reforça o compromisso do Governo do Distrito Federal com uma segurança pública baseada em planejamento, integração e prevenção. Grandes eventos exigem organização e responsabilidade, e é isso que entregamos à população”, concluiu Patury.

Com Celina, Via-Sacra de Planaltina reúne milhares de fiéis e reafirma tradição

0

Com apoio do GDF e participação de 1,4 mil atores e voluntários, encenação no Morro da Capelinha se destaca como Patrimônio Imaterial do Distrito Federal; governadora Celina Leão acompanhou o espetáculo

A 53ª edição da Via-Sacra ao Vivo de Planaltina emocionou milhares de fiéis nesta Sexta-feira da Paixão (3). Sob o tema “Nada te aflija! Não estou aqui eu que sou tua mãe?”, inspirada na mensagem de esperança de Nossa Senhora de Guadalupe, o evento conta com suporte estrutural e financeiro — de R$ 1,7 milhão — do Governo do Distrito Federal (GDF) para garantir segurança e conforto ao público.

A governadora Celina Leão participou da celebração. “É uma festa muito tradicional, realizada há mais de 30 anos, onde o povo relembra um momento muito forte daquele que deu a vida por nós. E eu creio que, quem nunca veio, deveria vir. É uma festa que não é sobre religião, sobre igrejas, mas sim sobre Aquele que está acima de todo nome. Para gente que tem fé, é um dia muito especial”, exaltou a chefe do Executivo.

“É uma festa muito tradicional, realizada há mais de 30 anos, onde o povo relembra um momento muito forte daquele que deu a vida por nós”, destacou a governadora Celina Leão | Fotos: George Gianni/GDF

 

A tradicional encenação do Morro da Capelinha é um dos maiores espetáculos religiosos ao ar livre do Brasil. Pelo terceiro ano consecutivo, o ator Rafael Gonçalves foi o responsável por interpretar o papel principal.

Roteiro da fé

A quantidade de pessoas envolvidas na organização reforça a grandiosidade do evento. Neste ano, cerca de 1,4 mil voluntários, entre atores, apoio e equipe técnica, atuaram para materializar o planejamento. A Celebração da Cruz, seguida pela Paixão de Cristo, percorreu as 14 estações da Paixão de Cristo, ao longo de 800 metros de trajeto no morro.

A encenação do Morro da Capelinha é um dos maiores espetáculos religiosos ao ar livre do Brasil

 

A vigilante Juliana Gomes acompanhou o espetáculo ao lado da filha Maria Isabelly, 10 anos, que demonstrou animação ao ir pela primeira vez à encenação da Via Sacra. Para a mãe, o principal é a vivência da fé em família e o contato das crianças com o significado do evento. “A minha filha mais nova nunca presenciou esse momento. Hoje eu trouxe ela pra viver cada estação, passar um pouco da minha fé para ela, para que ela possa ter esse encontro e presenciar com os próprios olhos o que é essa paixão de Deus por nós. É maravilhoso, porque é a sustentação da fé, mostrar tudo aquilo que Deus fez por nós e fazer com que a nova geração conheça desse amor. Sempre que venho é como se fosse a primeira vez”, destacou.

Já a aposentada Eremita dos Santos, de 75 anos, saiu de Samambaia para acompanhar a Via Sacra em Planaltina com a família e apontou a tradição e o momento de fé como principais motivações. “Já é a terceira vez que eu venho, aqui é muito bom, a gente é sempre muito bem-vindo. Em casa eu não ia fazer nada mesmo, aí venho para cá conversar com Deus”, contou ela, que ainda elogiou a organização e segurança do evento: “Desde a entrada da BR até o final vemos carros da polícia, tudo bem planejado e muito organizado”.

“Já é a terceira vez que eu venho, aqui é muito bom, a gente é sempre muito bem-vindo. Em casa eu não ia fazer nada mesmo, aí venho para cá conversar com Deus”, disse a aposentada Eremita dos Santos, de 75 anos | Foto: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília

 

Segurança e logística

Para viabilizar o espetáculo, o GDF mobiliza um aparato que envolve a Polícia Militar (PMDF), o Corpo de Bombeiros (CBMDF), o Detran-DF e a Caesb.

Reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial do DF desde 2008, a Via-Sacra de Planaltina foi idealizada pelo padre Aleixo Susin e integra o calendário oficial de eventos da cidade desde 1986.