Início Site Página 90

Via Sacra do Morro da Capelinha no DF chega à 53ª edição

0

O espetáculo em Planaltina já é reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Distrito Federal desde 2008

Realismo, emoção e fé. Assim, o coordenador-geral da Via Sacra do Morro da Capelinha, Preto Rezende, define a encenação da Paixão de Cristo encenada todo os anos em Planaltina, no Distrito Federal. Em 2026, o evento chega à 53ª edição e deve reunir cerca de 100 mil pessoas nesta sexta-feira (3).“São mais de 1,4 mil voluntários, a maioria de Planaltina, e cada um contribui com seu dom, com seu talento e vamos construindo esse projeto tão lindo. É um projeto do coração de Deus mesmo. A gente faz com tanto realismo que a emoção chega ao público”, disse Rezende em entrevista ao programa Revista Brasil, da Rádio Nacional de Brasília.

A Sexta-feira da Paixão é marcada por manifestações de fé e tradição em todo o país. O espetáculo em Planaltina já é reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Distrito Federal desde 2008 e um projeto do senador Izalci Lucas (PL-DF) quer transformá-lo em manifestação da cultura nacional.

As atividades começam logo cedo quando muitos fieis aproveitam para acender velas e pagar promessas, inclusive, subindo de joelhos os 900 metros do morro.

Às 15h, o Arcebispo de Brasília, Dom Paulo Cezar Costa, reza a missa da Celebração da Cruz e, às 16h, a equipe da Via Sacra começa as encenações.

“Encenamos a cidade, prisão, julgamento, flagelação, todas as 14 estações dolorosas. Mas nós acreditamos na ressurreição e, para o público que fica, nós fazemos a 15ª estação, que é a estação gloriosa, onde Jesus é ressuscitado”, contou Preto Rezende.

O evento foi criado em 1973 pelo Padre Aleixo Susin, após o pároco sonhar com jovens encenando a Paixão de Cristo no local. Desde 1994, a companhia também criou a Via Sacra da Criança, para perpetuar a celebração. No sábado que antecede o Domingo de Ramos, as crianças fazem a apresentação.

“O Cristo de hoje, aqui no Morro da Capelinha, é o Rafael Gonçalves, fruto dessa Via Sacra da Criança. Eles já vêm tão preparados que a gente quase não tem nenhum trabalho quando eles chegam na Via Sacra dos adultos”, explicou o coordenador-geral do evento.

A Via Sacra do Morro da Capelinha integra o calendário oficial de eventos do Distrito Federal e é realizado com o apoio do governo local.

A encenação é transmitida pelo YouTube, no canal Grupo Via Sacra Ao Vivo.

GDF intensifica manutenção de vias não pavimentadas no Riacho Fundo II

0

Intervenção recupera 2 km de via e reforça segurança no Riacho Fundo II

Brasília, 3 de abril de 2026 — A Administração Regional do Riacho Fundo II realizou, entre os dias 30 de março e 1º de abril, serviços de manutenção na Estrada Sucupira, importante via de ligação entre o Riacho Fundo I e o Riacho Fundo II. A ação teve como objetivo melhorar as condições de tráfego e garantir mais segurança para motoristas e moradores da região.

Os trabalhos incluíram terraplanagem, aplicação de Resíduo da Construção Civil (RCC) e uso de equipamentos como motoniveladora. Ao todo, cerca de 2 quilômetros da estrada foram recuperados, com a utilização de aproximadamente 120 toneladas de material.

Segundo o administrador regional, Osni Bueno, a intervenção foi realizada em parceria com o GDF Presente e contribui diretamente para a melhoria das condições de mobilidade na região.

De acordo com o coordenador do Polo Sudeste do programa, Adail Marques, as ações de manutenção são contínuas e intensificadas durante o período chuvoso. Ele explicou que as equipes atuam também em outras vias próximas e retornam aos locais após a estabilização do solo para reforçar a compactação e evitar novos danos.

Além da recuperação da pista, foram realizadas intervenções de drenagem para minimizar os impactos das chuvas. As equipes executaram curvas de nível e criaram bolsões para direcionar o escoamento da água, reduzindo o risco de erosões e preservando a estrutura da via.

O diretor de Obras da região, Itane Sampaio, destacou que a iniciativa atende a uma demanda da população local, formada em grande parte por moradores de áreas rurais e chácaras. Com a melhoria, a estrada passa a oferecer mais regularidade no solo, facilitando o tráfego e reduzindo o desgaste de veículos.

No âmbito geral, entre 2019 e 2026, o Governo do Distrito Federal já recuperou cerca de 9,5 mil quilômetros de estradas rurais, com investimento superior a R$ 7,4 milhões. Apenas em 2025, foram 1.700 quilômetros de vias atendidas, incluindo ações de drenagem e estruturação para garantir maior durabilidade das estradas.

Celina participa de celebração da Sexta-feira Santa com fiéis evangélicos

0

Governadora participa de celebração na Sexta-feira da Paixão em Brasília

Brasília, 3 de abril de 2026 — A governadora do Distrito Federal, Celina Leão, participou nesta Sexta-feira Santa (3) do evento “Família ao Pé da Cruz”, promovido pela Igreja Universal do Reino de Deus, na Arena BRB Mané Garrincha. A programação reuniu mais de 70 mil fiéis em um momento de oração, reflexão e celebração da fé cristã.

Durante o evento, a chefe do Executivo destacou o significado da data no calendário religioso e a importância da fé para a população do Distrito Federal. Segundo ela, a celebração representa um momento de renovação espiritual e esperança, ressaltando o impacto positivo que a religiosidade pode ter na vida das pessoas.

O secretário de Esporte e Lazer, Renato Junqueira, que também atua como pastor, enfatizou o papel social desempenhado pela igreja. De acordo com ele, além do apoio espiritual, a instituição desenvolve ações voltadas a pessoas em situação de vulnerabilidade, contribuindo para o bem-estar social e emocional das famílias.

Entre os participantes, o comerciante Gilson Bomfim Júnior, de 58 anos, destacou a experiência como marcante e afirmou a intenção de retornar em outras edições. Já a obreira Rosimary Teixeira, moradora de Samambaia Sul, ressaltou o caráter especial do encontro, que, segundo ela, proporciona renovação espiritual aos fiéis.

O evento reforçou a mobilização religiosa no Distrito Federal durante a Semana Santa, reunindo milhares de pessoas em um ambiente de fé, acolhimento e reflexão.

Centros olímpicos e paralímpicos (COPs) recebem obras de reforma e manutenção

0

Sete unidades passaram por melhorias para garantir segurança e qualidade aos usuários

Brasília, 3 de abril de 2026 — Os centros olímpicos e paralímpicos do Distrito Federal têm se consolidado como espaços que vão além da prática esportiva, promovendo inclusão social e bem-estar. Para frequentadores como Sofia Silva, de 12 anos, o Centro Olímpico da Estrutural representou uma transformação pessoal, contribuindo inclusive para a melhora da ansiedade.

Com o objetivo de manter a qualidade desses espaços, sete unidades passaram recentemente por obras de reforma e manutenção. As intervenções contemplaram os centros localizados na Estrutural, São Sebastião, Planaltina, Sobradinho, Parque da Vaquejada e Setor O, em Ceilândia, além de Brazlândia.

De acordo com o secretário de Esporte e Lazer, Renato Junqueira, as melhorias são essenciais para garantir ambientes seguros e adequados à população. Entre os serviços executados estão pintura, recuperação de pisos, manutenção de alambrados e reforma de guaritas e vestiários, com investimento médio de R$ 550 mil por unidade.

No centro da Estrutural, que atende cerca de 2,2 mil alunos, a substituição do piso do ginásio poliesportivo foi um dos principais destaques. A diretora da unidade, Mirian Lemos, destacou que a melhoria trouxe mais segurança aos usuários, além de aumentar a satisfação dos alunos.

Sofia Silva, aluna do COP da Estrutural: “Quando entrei aqui, em 2023, eu tinha muita crise de ansiedade. E me ajudou muito. É ótimo estar aqui”

Os próprios frequentadores relatam os impactos positivos das reformas, apontando mais conforto, segurança e melhor aproveitamento das atividades esportivas. Para muitos, o novo espaço também tem incentivado o desenvolvimento nas modalidades praticadas.

Atualmente, o Distrito Federal conta com 12 centros olímpicos distribuídos em diferentes regiões administrativas, oferecendo 32 modalidades esportivas, como futebol, natação, atletismo, judô e bocha. Além das reformas concluídas, seguem em andamento serviços de manutenção preventiva e corretiva nos sistemas elétricos e hidráulicos de todas as unidades, com investimento total de R$ 900 mil.

Outras intervenções incluem pintura de áreas administrativas e vestiários em unidades de Planaltina, Sobradinho e Brazlândia, além de reparos em áreas de piscina e lava-pés em centros como os da Estrutural, Samambaia e Ceilândia. As ações reforçam o compromisso com a melhoria contínua da infraestrutura esportiva e o incentivo à prática de atividades físicas no DF.

Limpeza da rede pluvial retira 257 mil toneladas de resíduos no DF desde 2024

0

Ações intensificadas buscam reduzir alagamentos durante período de chuvas

Brasília, 3 de abril de 2026 — Diante do aumento das chuvas e dos frequentes pontos de alagamento, o Distrito Federal tem intensificado ações preventivas de limpeza e desobstrução da rede pluvial. Desde janeiro de 2024, cerca de 257 mil toneladas de resíduos foram removidas de galerias, bocas de lobo e অন্যান্য estruturas de drenagem em diversas regiões administrativas.

Os serviços são coordenados pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) e executados pelo Consórcio GNN Drenagem, como parte de um conjunto de medidas permanentes do Governo do Distrito Federal para garantir o escoamento adequado da água e minimizar impactos à população. O contrato prevê investimento de R$ 57 milhões.

As equipes já atuaram em aproximadamente 1.864 quilômetros de redes e ramais, além da limpeza de mais de 23 mil bocas de lobo e 12 mil poços de visita. O trabalho é realizado com o auxílio de equipamentos mecanizados, como caminhões de hidrojateamento e sucção, além de sistemas de videoinspeção que permitem identificar obstruções e possíveis danos na tubulação.

As ações preventivas de limpeza e desobstrução da rede pluvial são fundamentais para viabilizar o escoamento adequado da água e reduzir transtornos à população | Fotos: Matheus Borges/Agência Brasília

Segundo o diretor de Obras da Novacap, André Vaz, as ações ocorrem de forma contínua, mas ganham prioridade durante o período chuvoso. Ele explica que equipes estão distribuídas por todo o DF, com reforço em pontos críticos e atendimento às demandas registradas pela população.

Atualmente, 18 equipamentos, entre caminhões-pipa e desobstruidores, estão em operação. De acordo com a engenheira de operações do consórcio, Murielle Mota, o planejamento das atividades varia conforme a época do ano. Durante a estiagem, o foco é preventivo, enquanto no período de chuvas o atendimento se concentra em ocorrências emergenciais, especialmente em áreas mais vulneráveis.

Murielle Mota, engenheira de operações: “Na seca, atuamos de forma preventiva, percorrendo as regiões administrativas. Já no período de chuvas, o foco é emergencial, principalmente em áreas mais críticas”

Nesta semana, as equipes atuaram em locais como o estacionamento da Feira dos Importados de Taguatinga e a EQNP 11/7, em Ceilândia, regiões historicamente afetadas por alagamentos. Moradores relatam melhorias após as intervenções, destacando a importância da manutenção para evitar novos transtornos.

A Novacap reforça que a participação da população é essencial para a eficiência do sistema. Casos de obstrução ou acúmulo de água podem ser informados por meio do portal Administração 24 Horas, da plataforma Participa DF ou diretamente nas administrações regionais, que também recebem solicitações de outros serviços urbanos.

Samu-DF prepara operação especial para encenação da Paixão de Cristo

0

Atendimento será reforçado para dar mais segurança ao público estimado em 100 mil pessoas

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do Distrito Federal (Samu-DF) estará com esquema especial de atendimento durante a encenação da Paixão de Cristo, nesta sexta-feira (3), no Morro da Capelinha, em Planaltina. A ação tem como objetivo garantir assistência rápida e segura ao público, estimado em cerca de 100 mil pessoas.

A operação começa às 13h e segue até o fim do evento, com equipes posicionadas em pontos estratégicos para facilitar o acesso às ocorrências. Ao todo, serão empregadas uma Unidade de Suporte Básico (USB), um Veículo de Intervenção Rápida (VIR), uma Unidade de Suporte a Múltiplas Vítimas (USMV) e duas duplas de motolâncias, ampliando a capacidade de resposta em situações de urgência.

Os profissionais do Samu-DF — enfermeiros, técnicos de enfermagem, condutores e motociclistas — atuarão de forma integrada para prestar os primeiros atendimentos no local e, quando necessário, realizar o transporte de pacientes para unidades de saúde de referência.

Além das viaturas, o evento contará com apoio de um posto médico fixo e estrutura organizada para o atendimento inicial das ocorrências, o que contribui para mais agilidade e segurança no cuidado à população.

A enfermeira e gerente de Atendimento Pré-Hospitalar Móvel do Samu-DF, Thays Nadja de Oliveira, que coordenará as equipes no evento, destaca a importância do planejamento para garantir a segurança do público. “Nosso foco é estar próximo das pessoas e agir com rapidez sempre que necessário. Organizamos as equipes e os recursos de forma estratégica para dar uma resposta ágil e eficiente, contribuindo para que todos possam participar da celebração com mais tranquilidade”, afirma.

Samu-DF

O Samu-DF integra a Política Nacional de Atenção às Urgências e realiza o atendimento pré-hospitalar móvel em situações clínicas, traumáticas, cirúrgicas e psiquiátricas. O serviço é gratuito, funciona 24 horas por dia e pode ser acionado pelo telefone 192, que oferece orientações imediatas e o envio de equipes especializadas quando necessário.

Vinculado à Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), o Samu-DF conta com ambulâncias, motocicletas e helicóptero aeromédico para garantir atendimento ágil e salvar vidas.

Venda de pescados cresce na Semana Santa e DF reforça fiscalização sanitária

0

Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural intensifica inspeções para garantir qualidade dos produtos; capital conta com 12 agroindústrias de pescado registradas

Durante a Semana Santa, a venda de peixes cresce significativamente, impulsionada pela tradição religiosa de substituir a carne vermelha. No Distrito Federal, para garantir que o pescado e seus derivados estejam próprios para o consumo, a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Seagri-DF) atua no controle sanitário por meio da inspeção de agroindústrias registradas no Serviço de Inspeção Distrital (SID), responsáveis pelo processamento, beneficiamento e industrialização. Atualmente, o DF conta com 12 estabelecimentos de pescado com registro ativo.

“Com a chegada da Semana Santa, a Secretaria de Agricultura intensifica os processos de fiscalização do pescado que entra no DF ou é produzido aqui”, explica o titular da Seagri-DF, Rafael Bueno. “Com o aumento do consumo nessa época do ano, há muito produto vindo de fora e, em alguns casos, de maneira irregular, sem a devida inspeção. Quando oriundo de outros estados, o pescado deve vir com o selo do Sisbi-SIF [Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal], enquanto o produzido no Distrito Federal deve conter o selo de inspeção do Dipova [Diretoria de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal e Animal]”, alerta o secretário.

Rafael Bueno também ressalta que a pasta realiza visitas aos estabelecimentos para verificar a qualidade dos peixes, especialmente as condições de armazenamento. “Sabemos que a população que busca pescado para consumo nessa época do ano pode acabar se deparando com produtos impróprios. Por isso, a Seagri-DF tem reforçado as barreiras de entrada no Distrito Federal, a fiscalização nos estabelecimentos registrados, bem como a verificação de produtos vendidos de forma clandestina em feiras e em veículos parados à beira de rodovias. Também orientamos a população a consumir apenas pescado de estabelecimentos registrados na Secretaria de Agricultura ou na Vigilância Sanitária”, pontua.

Nos estabelecimentos, é verificado o cumprimento dos critérios higiênico-sanitários, as condições das instalações, o controle de temperatura, a qualidade da água utilizada, as boas práticas de fabricação, a rastreabilidade da matéria-prima e a saúde dos trabalhadores envolvidos no processamento.

Guilherme Pereira, produtor rural: “Para cumprir esse período com oferta adequada, o trabalho vai além da venda do peixe: começa com cerca de um ano de antecedência, com o controle dos tanques e o povoamento, garantindo a produção futura”

Os produtos de origem animal inspecionados recebem selo no rótulo, o que permite ao consumidor identificar aqueles produzidos de acordo com as normas sanitárias vigentes.

Todo pescado comercializado em feiras e mercados do DF deve ter origem nessas agroindústrias inspecionadas, o que assegura que o produto já passou por controle sanitário oficial antes de chegar ao consumidor final.

Rafael Soares, vendedor: “A gente começa a deixar os peixes já limpos, para adiantar o atendimento. O freguês chega, a gente pesa, despacha e consegue atender todo mundo com mais rapidez”

Produto adequado

O produtor rural Guilherme Pereira, de 32 anos, cria tilápia há doze anos na Ponte Alta do Gama. Na época da Quaresma, ele dobra o número de funcionários para dar conta da demanda. “A gente realiza a Quaresma deste ano enquanto prepara a do ano seguinte. Para cumprir esse período com oferta adequada, o trabalho vai além da venda do peixe: começa com cerca de um ano de antecedência, com o controle dos tanques e o povoamento, garantindo a produção futura”, explica.

“Aqui, o ciclo do peixe gira em torno de 9 a 10 meses, desde a entrada na piscicultura até o momento da saída. Por isso, todo o planejamento para a Semana Santa exige organização antecipada e acompanhamento contínuo da produção”, destaca Guilherme.

Na Feira do Guará, o vendedor Rafael Soares conta como é a rotina para atender à alta demanda da Semana Santa. “A gente começa a deixar os peixes já limpos, para adiantar o atendimento. O freguês chega, a gente pesa, despacha e consegue atender todo mundo com mais rapidez”, explica. Segundo ele, no Distrito Federal predomina a oferta de peixes de água doce, enquanto os de água salgada vêm, em grande parte, do Nordeste. “Aqui a gente trabalha muito com tambaqui, tilápia e pintado. Já outras opções precisam vir de fora, porque não são produzidas aqui”, afirma.

GDF reforça transporte público entre Arapoanga e Plano Piloto

0

Usuários terão reforço de horários e vão ganhar duas novas linhas de ônibus, a partir desta segunda (6)

A partir da próxima segunda-feira (6), a Secretaria de Transporte e Mobilidade do Distrito Federal (Semob-DF) implementa um conjunto robusto de sistema de transporte público coletivo, com reforço de viagens, criação de novas linhas e ajustes operacionais para atender demandas da população em diversas regiões administrativas.

As mudanças beneficiam diretamente usuários de Arapoanga, Planaltina e Plano Piloto, além de contemplar intervenções pontuais em outras localidades do DF.

Segundo o secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves, as mudanças refletem o compromisso contínuo da pasta com o sistema e o atendimento às necessidades reais dos usuários.

“Estamos trabalhando com base nas demandas apresentadas pela população e no monitoramento técnico da operação. Essas alterações reforçam o atendimento em regiões que cresceram e precisavam de mais oferta, garantindo mais conforto, regularidade e eficiência no deslocamento diário dos passageiros”, destaca o secretário.

Todas as viagens podem ser vistas no DF no Ponto, a partir desta segunda.

Arapoanga

Na região de Arapoanga, cinco linhas terão aumento na oferta de viagens em dias úteis. Ao todo, serão seis novas viagens, sendo três em cada sentido.

As linhas 0.643, 616.5 e 616.0 passam a contar com uma viagem adicional no sentido Arapoanga–Plano Piloto. Já as linhas 643.2 e 616.9 recebem reforço no sentido contrário, com duas e uma novas viagens, respectivamente.

Também haverá melhoria no atendimento ao Condomínio Residencial Marisol, com alteração no itinerário da linha 601.3, que passará a fazer a ligação com a Avenida Central de Arapoanga, beneficiando moradores e estudantes da região.

Outra novidade é a criação da linha circular 066.7, que conectará o bairro Vila Nossa Senhora de Fátima a Arapoanga e Planaltina, atendendo diretamente equipamentos públicos como creche e escola.

Plano Piloto

No Plano Piloto, três linhas terão aumento de viagens: 105.2, 106.2 e 115.1, ampliando a oferta para os passageiros.

Além disso, será criada a linha 031.4, do Transporte de Vizinhança (zebrinha), que fará a ligação do Terminal da Asa Sul, passando pela W3 Sul e Setor de Autarquias Sul, até a Esplanada dos Ministérios. A nova linha contará com 40 viagens em dias úteis e substituirá a linha 106.1, que será desativada.

Ajustes em outras regiões

A Semob também implementará ajustes pontuais em resposta a demandas registradas na Ouvidoria. Entre as melhorias estão:

• Criação de horário às 5h15 na linha 136.6, no Varjão do Torto
• Novo horário às 4h30 na linha 519.2, em Sobradinho II
• Saída às 5h40 aos domingos na linha 116.2, no Setor Noroeste
• Inclusão de viagem às 4h40 na linha 506.4, na Fercal.

Mulheres do DF expõem produtos no 21º Salão do Artesanato

0

Secretaria da Mulher leva 40 empreendedoras ao evento e reforça o protagonismo feminino no artesanato e na cultura popular

Entre tradição, criatividade e um olhar cada vez mais atento à sustentabilidade, o 21º Salão do Artesanato – Raízes Brasileiras se consolida como uma das principais iniciativas nacionais dedicadas ao setor. A abertura ocorreu nesta quarta-feira (1º), e o evento segue até domingo (5), no Pavilhão do Parque da Cidade, com a presença de diversos estados.

No estande da Secretaria da Mulher do Distrito Federal (SMDF), 40 artesãs e manualistas — empreendedoras selecionadas pelo projeto Cerrado Feminino e por grupos do segmento — encantam o público com produtos que unem talento, tradição e identidade.

O 21º Salão do Artesanato – Raízes Brasileiras conta com a participação de 40 artesãs e manualistas selecionadas pelo projeto Cerrado Feminino | Foto: Samuel Marques/SMDF

A secretária da Mulher, Giselle Ferreira, destacou que o Salão do Artesanato é considerado uma das principais vitrines para a produção da capital, reunindo peças que expressam a diversidade cultural, a identidade e a criatividade dos profissionais locais. “A iniciativa fortalece a economia criativa, amplia oportunidades de comercialização e promove o reconhecimento do artesanato como patrimônio cultural e turístico do DF”, afirmou.

A entrada é gratuita e conta com o apoio do Governo do Distrito Federal (GDF), do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), do Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (Memp), do Sebrae-DF, do Senac-DF e dos governos de Minas Gerais e Goiás. No local, é possível encontrar biojoias, bolsas, bonecas, bordados, costura criativa, crochê e peças de decoração — criações que carregam histórias de vida e representam o empreendedorismo feminino e a autonomia econômica das expositoras.

O salão reúne 21 estados e o Distrito Federal em uma grande vitrine da produção artesanal brasileira, com exposição e comercialização de cerca de 100 mil peças, além de oficinas, gastronomia e programação cultural para toda a família. Participam presencialmente mais de 500 artesãos, além de associações e coletivos que ampliam o alcance da iniciativa. Entidades como a Confederação Brasileira de Artesãos (Conart) e a Confederação Nacional dos Artesãos do Brasil (Cnarts) também marcam presença.

O evento celebra a diversidade cultural do país e o talento de quem produz arte com as próprias mãos. A programação inclui oficinas de artesanato e gastronomia, apresentações musicais, praça de alimentação, brinquedoteca e áreas de descanso, reunindo famílias e visitantes de todas as idades.

Empreendedorismo feminino

O estande da SMDF no 21º Salão do Artesanato apresenta resultados das ações voltadas a mulheres de todo o DF, com capacitações e projetos que valorizam o empreendedorismo. A pasta investe continuamente em iniciativas de apoio, com qualificação técnica e parcerias institucionais para ampliar o acesso ao crédito.

Também oferece espaços de acolhimento e orientação para negócios, assistência às mulheres e programas de inserção no mercado de trabalho, com foco na elaboração de currículos, redes de apoio e empregabilidade.

“Estamos aqui representando a Secretaria da Mulher, que tem feito muito pelas artesãs da cidade. Convido a população a vir conhecer as peças exclusivas apresentadas neste salão. Essa é uma oportunidade única”, disse a expositora de costura criativa Valéria Lamounier, de 59 anos.

Realizado em Brasília desde 2008, o Salão do Artesanato soma 17 edições na capital e quatro em São Paulo. Um dos maiores eventos do segmento no país, reúne anualmente produções de todas as regiões brasileiras, com apoio do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) e do Sebrae.

Governadora Celina almoça com lideranças do agro e ouve demandas do setor

0

Encontro, que ocorreu nesta quinta-feira (2), no Núcleo Rural Cascalheira, foi organizado pelo Sindicato dos Floricultores, Fruticultores e Horticultores do DF (Sindifhort); crédito específico para mulheres foi um dos pedidos

A governadora Celina Leão participou, nesta quinta-feira (2), de um almoço com lideranças do setor agropecuário do Distrito Federal. No encontro, que ocorreu no Núcleo Rural Cascalheira, em Brazlândia, a chefe do Executivo ouviu demandas dos produtores.

“Brasília hoje é um polo [de produção] de flores, de hortaliças e de frutas também. E nós viemos aqui ouvir os produtores em um almoço muito aconchegante, onde a gente pode receber as reivindicações deles”, ressaltou a governadora.

O almoço foi organizado pelo Sindicato dos Floricultores, Fruticultores e Horticultores do Distrito Federal (Sindifhort). “Mais de 400 pessoas são filiadas a eles, ou seja, eles representam a força produtiva. Também tem muita agricultura familiar, muitas famílias que vivem disso”, enfatizou Celina Leão.

Anfitriã do encontro, a vice-presidente do Sindifhort, Sandra Vitoriano, também preside a Comissão das Mulheres do Agro do DF. Entre as demandas apresentadas à governadora, ela destacou a concessão de um crédito mais facilitado ao público feminino.

“Queremos fortalecer mais o agro e, investindo nas mulheres, nós garantimos que o produtor fica no campo”, apontou Sandra Vitoriano. “Tenho certeza que a governadora vai sair daqui já ouvindo os nossos projetos e tomando um direcionamento”, arrematou a vice-presidente do Sindifhort.