Início Site Página 88

Feira dos Importados passa a ter rotina semanal de limpeza e zeladoria

Ação do GDF às segundas-feiras reforça manutenção do espaço, que recebe até 25 mil visitantes nos fins de semana

A partir desta segunda-feira (6), a Feira dos Importados, no SIA, passou a contar com uma rotina permanente de limpeza e zeladoria na área externa, realizada sempre às segundas-feiras, quando o espaço permanece fechado ao público. O fluxo de 10 mil a 15 mil pessoas por dia durante a semana e até 25 mil nos fins de semana reforça a necessidade de manutenção contínua do local.

Coordenada pela Administração Regional do SIA, a iniciativa, chamada Dia D Feira, reúne órgãos do Governo do Distrito Federal (GDF), como a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), o Serviço de Limpeza Urbana (SLU), a Vigilância Sanitária, a Neoenergia e o programa GDF Presente.”

“A Feira dos Importados é um centro econômico e um importante gerador de emprego para diversas famílias. Ao seguir a determinação da governadora Celina Leão, que é cuidar das pessoas, nada mais importante do que realizar essa ação de zeladoria”, afirmou o administrador regional do SIA, Lucimario dos Santos Barbosa. “Nós cuidamos da feira para os feirantes e para o consumidor. Por isso, instituímos o Dia D Feira, que é um dia dedicado à limpeza, à zeladoria e ao cuidado com o espaço.”

Cerca de 60 trabalhadores participaram da força-tarefa mobilizada pelo GDF Presente, que contou com dois caminhões, um caminhão carroceria, um caminhão-pipa e uma retroescavadeira, equipamento essencial para o carregamento de detritos e a remoção de entulhos pesados. “Toda semana estamos em um lugar, mas hoje viemos para cá com um reforço maior, com todos os órgãos necessários para a ação”, ressalta a coordenadora do polo central do GDF Presente, Vânia Gurgel.

 

O trabalho também conta com o apoio da Administração Regional do SIA, que disponibiliza reeducandos para auxiliar nos serviços. As ações incluem varrição, recolhimento de resíduos, lavagem de estacionamentos, poda de vegetação, manutenção asfáltica, desobstrução de bocas de lobo e pequenos reparos na área externa da feira. A iniciativa reforça ainda o combate à dengue, com foco na eliminação de água parada, principal criadouro do mosquito Aedes aegypti.

Trabalhos incluem varrição, lavagem de estacionamentos, poda de vegetação, manutenção asfáltica, desobstrução de bocas de lobo e pequenos reparos na área externa

Impacto

O presidente da Cooperativa de Produção e Compra em Comum dos Empreendedores da Feira dos Importados (Cooperfim), Damião Leite Soares, afirmou que os feirantes receberam de forma positiva a criação do Dia D Feira. “Esse local recebe muita gente diariamente, então esse tipo de intervenção traz mais credibilidade, tanto para os empresários quanto para a administração, e fortalece a imagem do SIA como um todo”, disse.

Para ele, a melhoria na infraestrutura e na limpeza reflete na percepção do público. “Com um ambiente mais organizado e bem cuidado, a feira se torna mais atrativa e acaba atraindo mais visitantes para o setor”, concluiu.

Lindinalva Sousa Pereira, encarregada geral da limpeza na Feira dos Importados: “Com esse reforço, a melhora vai ser total. Vai influenciar muito na satisfação de quem frequenta a feira”

Quem cuida da limpeza diária do local também destaca a importância da ação contínua. É o caso da encarregada geral de limpeza, Lindinalva Sousa Pereira, de 49 anos. “A gente já percebe a diferença na qualidade da limpeza, principalmente nessa lateral da feira. Foram instalados coletores maiores, como já existiam na outra lateral, e isso ajudou bastante”, afirmou.

Ela também ressalta que a manutenção envolve outros cuidados, como a poda de árvores para evitar quedas sobre veículos, especialmente em períodos de chuva.

Para Lindinalva, a limpeza impacta diretamente a experiência do público. “Com muito lixo nas calçadas, os clientes têm dificuldade para circular e acabam reclamando. Muitas vezes, a gente mesma faz a varrição para liberar o acesso. Agora, com esse reforço, a melhora vai ser total. Vai influenciar muito na satisfação de quem frequenta a feira”, conclui.

Distrito Federal envia mais de 6 milhões de alertas sobre vacinas atrasadas

0

Mensagens buscam ampliar cobertura vacinal entre crianças e adolescentes

Brasília, 6 de abril de 2026 — A Secretaria de Saúde do Distrito Federal tem intensificado o envio de mensagens para lembrar responsáveis sobre vacinas em atraso de crianças e adolescentes. Desde 2024, mais de 6 milhões de alertas já foram disparados com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal e evitar o retorno de doenças graves no Distrito Federal.

Apesar do alto número de notificações enviadas, cerca de 800 mil registraram interação dos usuários. As mensagens são personalizadas conforme o calendário vacinal e a faixa etária, alertando sobre imunizantes que protegem contra doenças como difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, meningite, dengue, pneumonia, poliomielite e diarreias graves.

Os comunicados são enviados por meio do WhatsApp, ferramenta amplamente utilizada pela população. O sistema de envio é operado pela Secretaria de Economia do Distrito Federal, com base em dados fornecidos pela Secretaria de Saúde.

A pasta destaca que as mensagens são seguras e têm caráter exclusivamente informativo. Não são solicitados dados pessoais sensíveis, sendo perguntado apenas se a vacinação foi realizada e, em caso negativo, se há intenção de comparecer a uma Unidade Básica de Saúde para atualização da caderneta.

Caso não haja resposta, os envios podem ser interrompidos. Por isso, a orientação é que os usuários interajam com as notificações, já que o sistema também é utilizado para outras comunicações relevantes.

Segundo o diretor de Estratégia da Saúde da Família, Ricardo Ramos, a iniciativa contribui para aproximar os serviços de saúde da população, facilitando o acesso à informação e incentivando a manutenção do calendário vacinal em dia.

A estratégia faz parte de um conjunto de ações voltadas à prevenção e ao fortalecimento da saúde pública no Distrito Federal.

Arte: Agência Saúde-DF

Neoenergia participa do Dia da Mulher com serviços no DF

0

Ação oferece atendimentos gratuitos a mulheres em situação de vulnerabilidade

Brasília, 6 de abril de 2026 — A Neoenergia Brasília participa, na próxima terça-feira (7), da 33ª edição do projeto Dia da Mulher, promovido pela Defensoria Pública do Distrito Federal. O evento será realizado no Edifício Rossi Esplanada Business, no Setor Comercial Norte, com foco no atendimento a mulheres em situação de vulnerabilidade social e seus familiares.

Durante a iniciativa, a distribuidora vai oferecer serviços técnicos e comerciais diretamente ao público, como parcelamento de débitos, solicitação de ressarcimento por danos elétricos, troca de titularidade, pedidos de nova ligação e outros atendimentos relacionados ao fornecimento de energia.

O serviço itinerante da Neoenergia desta semana estará em várias administrações regionais, no Na Hora da Rodoviária do Plano Piloto e no evento Dia da Mulher | Foto: Divulgação/Neoenergia

Além disso, serão disponibilizadas orientações sobre uso seguro da energia elétrica, consumo consciente e regularização do serviço. A proposta é facilitar o acesso da população aos serviços da concessionária, sem a necessidade de agendamento prévio.

A participação no evento integra a estratégia da empresa de ampliar a proximidade com os consumidores, garantindo atendimento mais acessível e eficiente. Paralelamente, a Neoenergia Brasília mantém ações itinerantes em administrações regionais do Distrito Federal, com equipes presenciais conforme a demanda.

A empresa também conta com unidades fixas de atendimento em regiões como Paranoá, Planaltina, São Sebastião e Lago Sul, além de postos localizados em unidades do Na Hora, ampliando as alternativas de acesso aos serviços para a população.

Pontos itinerantes da semana

⇒ Segunda-feira (6)

  • 8h às 12h: Seduh
  • 14h às 18h: Administração Regional do Plano Piloto

⇒ Terça-feira (7)

  • 8h às 14h: 33ª Edição do Dia da Mulher (SCN Quadra 01, Ed. Rossi Esplanada Business
  • 14h às 18h: Na Hora da Rodoviária

⇒ Quarta-feira (8)

  • 8h às 12h: Administração Regional do Lago Norte
  • 14h às 18h: Seduh

⇒ Quinta-feira (9)

  • 8h às 12h: Administração Regional de Sobradinho
  • 14h às 18h: Administração Regional de Sobradinho II

⇒ Sexta-feira (10)

  • 8h às 12h: Administração Regional do Sol Nascente
  • 14h às 18h: Administração Regional de Ceilândia

DPDF promove nova edição do Dia da Mulher nesta terça-feira

0

Ação oferece serviços gratuitos e já soma mais de 63 mil atendimentos

Brasília, 6 de abril de 2026 — A Defensoria Pública do Distrito Federal realiza, na próxima terça-feira (7), a 33ª edição do projeto Dia da Mulher. A iniciativa ocorre sempre na primeira terça-feira útil de cada mês, das 8h às 14h, no Nuclão da instituição, localizado no Setor Comercial Norte, próximo ao Hospital Regional da Asa Norte.

Ao longo das edições, o projeto já ultrapassou a marca de 63,4 mil atendimentos, demonstrando sua relevância social e a alta demanda pelos serviços oferecidos. A ação é voltada principalmente para mulheres em situação de vulnerabilidade, promovendo acolhimento e acesso a direitos.

Em 32 edições, o Dia da Mulher da Defensoria Pública do Distrito Federal ultrapassou os 63,4 mil atendimentos | Foto: Divulgação/DPDF

Frequentadora assídua, Sônia Maria dos Santos, de 69 anos, destaca a importância da iniciativa. Segundo ela, o projeto contribui para fortalecer a dignidade e garantir atendimento humanizado às mulheres que buscam apoio.

Durante a ação, as participantes têm acesso a uma rede integrada de serviços em um único espaço. São ofertados atendimento jurídico gratuito, orientações assistenciais, serviços de saúde e suporte em demandas habitacionais, entre outros atendimentos essenciais.

O projeto também oferece estrutura para acolhimento das famílias, permitindo que as mulheres levem seus filhos, que podem permanecer na brinquedoteca enquanto aguardam atendimento. A proposta busca enfrentar desafios como desigualdade social, violência doméstica e dificuldade de acesso a serviços básicos.

A iniciativa reforça o papel da Defensoria Pública na garantia de assistência jurídica integral e gratuita, promovendo cidadania e inclusão social no Distrito Federal. Para mais informações, a população pode entrar em contato com a Central de Relacionamento com os Cidadãos pelo telefone 129, em dias úteis.

Serviços oferecidos

Defensoria Pública do Distrito Federal

. Requerimento de passe livre para mulheres vítimas de violência;
. Exames de DNA gratuitos;
. Mediação e conciliação;
. Orientação jurídica;
. Iniciais de Família;
. Iniciais de Saúde;
. Atendimento psicossocial (Suap).

Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF)

. Serviços socioassistenciais, por meio do Cras.

Rota do Bem

. Bazar de doação de roupas e sapatos.

Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF)

. Emissão de carteiras de identidade;
. Atendimento psicossocial às mulheres vítimas de violência doméstica.

Integracor Medicina Cardiovascular

. Consulta com médico cardiologista.

Sesc/DF

. Exame citopatológico;
. Odontologia (limpeza, restauração e extração simples).

Instituto Sabin

. Distribuição de vouchers para exames laboratoriais.

Escola Nacional de Acupuntura (Enac)

. Auriculoterapia;
. Ventosaterapia.

Secretaria de Saúde (SES-DF)

. Multivacinação.

Escola de Barbeiro Roberto Ramos

. Corte de cabelo masculino e barba.

Centro Universitário de Brasília (Ceub)

. Consulta com médica ginecologista.

Políticas sociais do Governo do Distrito Federal (GDF)

. Distribuição de alimentos;
. 150 kits de higiene.

Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec-DF)

. Ingressos para o cinema (Cine Brasília).

Imeb

. Distribuição de voucher para realização de mamografia;
. Bioimpedância;
. Aferição de pressão arterial.

Secretaria da Pessoa com Deficiência (SEPD-DF)

. Cadastro da pessoa com deficiência;
. Carteira de identificação da pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA);
. Solicitação do cartão de identificação da pessoa com deficiência;
. Orientações para concessão de passe livre – PCD;
. Orientações para concessão de Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet-DF)

. Vagas de emprego;
. Cesta do Trabalhador;
. Atendimento ao empregador;
. CTPS Digital;
. Inscrições e orientações para os cursos ofertados pela Sedet – GDF;
. Programa Prospera (microcrédito);
. Seguro-desemprego;
. Orientação profissional.

Novacap

. Distribuição de vasos de plantas.

Odontogroup

. Distribuição de kits de escovação.

Kamila Assunção

. Design de sobrancelhas.

Enfermagem Estética e Terapias Integrativas — Teresa Cristina

. Aferição de pressão arterial;
. Teste de oximetria;
. Saturação de oxigênio.

Espaço de Beleza Eveline Fernandes

. Detox facial.

BRB Mobilidade

. Cadastro no BRB Mobilidade;
. Solicitação e cobrança de 2ª via do Cartão Mobilidade.

Neoenergia Brasília

. Esclarecimento de dúvidas;
. Solicitações de serviços;
. Aula de energia.

Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab)

. Regularização e inscrição.

Secretaria de Economia (Seec-DF)

. Emissões de IPTU/TLP, IPVA e ISS Autônomo;
. Certidões, informações e consultas sobre os serviços da Receita do DF e parcelamentos.

Secretaria da Mulher (SMDF)

. Doação de absorventes íntimos;
. Orientações a mulheres vítimas de violência;
. Esclarecimentos em relação às diversidades etária, étnico-racial, LGBTQIA+ e mães atípicas.

Senac

. Cadastro no Programa Senac – Cursos de Gratuidade;
. Voucher para análise capilar, higienização dos fios, nutrição e modelagem em parceria com produtos L’Oréal.

Sistema Fibra

. Oficina de orientação sobre saúde alimentar.

Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios — Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar

. Prevenção e enfrentamento da violência doméstica contra a mulher;
. Atendimentos psicossociais de orientação e sensibilização.

UDF

. Atendimento em Direito Previdenciário;
. Atendimentos e orientações relacionados ao INSS e ao BPC/Loas.

Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF)

. Acolhimento e apoio psicossocial às vítimas de violência e seus familiares.

Associação dos Analistas e dos Demais Servidores da Defensoria Pública do Distrito Federal (AASDPDF)

. Brindes para as mulheres.

Escola de Psicanálise de Brasília

. Atendimento com psicanalistas;
. Orientação psicológica;
. Oficina de cartaz.

Caixa Econômica Federal

. Consulta;
. Desbloqueio dos aplicativos Caixa Tem e FGTS;
. Emissão de boletos;
. Emissão de cartão social, poupança e conta corrente;
. Consulta PIS e FGTS;
. Renegociação de dívida.

Estúdio Bioessence

. Avaliação de diástase abdominal e orientações de fisioterapia.

Caesb

. Distribuição de água potável.

Secretaria de Educação (SEEDF)

. Cartão Creche;
. Cartão Material Escolar.

Secretaria de Turismo (Setur-DF)

. Emissão de Carteira do Artesão e Trabalho Manual.

Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF)

. Prevenção e orientação às mulheres vítimas de violência doméstica.

Instituto Brasal

. Distribuição de refrigerantes.

Detran-DF inicia formação de professores em mobilidade e trânsito

0

Curso de 120 horas capacita docentes da rede pública do DF

Brasília, 6 de abril de 2026 — O Departamento de Trânsito do Distrito Federal realizará, na próxima quinta-feira (9), a aula inaugural do 17º ciclo de formação de professores em Mobilidade e Trânsito. A iniciativa integra o programa Detran nas Escolas e é desenvolvida em parceria com a Secretaria de Educação do Distrito Federal.

A capacitação é voltada a profissionais da carreira do magistério da rede pública, abrangendo desde a educação infantil até o ensino médio, além da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e da educação profissional. O curso possui carga horária de 120 horas e conta com certificação da Unidade-Escola de Formação Continuada dos Profissionais da Educação.

As atividades serão realizadas por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem da plataforma de ensino a distância do Detran-DF, com quatro encontros virtuais ao vivo e um encontro presencial. A proposta é qualificar os educadores para trabalhar temas relacionados à mobilidade urbana e segurança no trânsito em sala de aula.

A aula inaugural ocorrerá em dois horários: às 8h30 para os participantes do turno matutino e às 14h para a turma vespertina. A programação inclui uma apresentação cultural no auditório e, em seguida, a apresentação do programa nas salas da Escola Pública de Trânsito, além da introdução ao ambiente virtual utilizado no curso.

Curso forma brigadistas para combate a incêndios florestais no DF

0

Capacitação no Parque Nacional de Brasília integra ações de prevenção ambiental

Brasília, 6 de abril de 2026 — Teve início nesta segunda-feira (6) o curso de formação de brigadistas florestais no Parque Nacional de Brasília. A capacitação é promovida pelo Governo do Distrito Federal, por meio da Secretaria do Meio Ambiente do Distrito Federal, em parceria com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, e segue até sexta-feira (10), com carga horária de 40 horas.

O treinamento integra o Plano de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Ppcif) e conta com aulas teóricas e práticas conduzidas pelo Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo), vinculado ao Ibama. A formação abrange desde fundamentos e legislação até técnicas operacionais de enfrentamento ao fogo.

Entre os conteúdos estão organização e segurança em campo, manejo integrado do fogo, uso de equipamentos, comportamento das chamas, combate a incêndios florestais, técnicas de queima controlada e procedimentos de desmobilização. A proposta é preparar os participantes tanto em sala de aula quanto em atividades práticas, incluindo simulações.

O curso terá aulas teóricas e práticas ministradas pelo Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo), do Ibama | Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

O secretário de Meio Ambiente, Gutemberg Gomes, destacou que a parceria entre os órgãos fortalece as ações de prevenção e combate aos incêndios, ressaltando a importância da qualificação de brigadistas para a proteção ambiental e da população.

Já a coordenadora do Ppcif, Carolina Schubart, enfatizou que a iniciativa amplia a capacidade de resposta do Distrito Federal diante de ocorrências, além de contribuir para a disseminação de conhecimento técnico e fortalecimento das estratégias preventivas.

DF é a única Unidade da Federação que tem 100% das creches com tempo integral

Rede atende mais de 33 mil crianças em diversas unidades, entre Cepis, instituições parceiras e vagas do Cartão Creche no Distrito Federal

À primeira vista, a entrada do Centro de Educação da Primeira Infância (Cepi) Flor de Magnólia, no Riacho Fundo II, pode parecer uma creche comum: colunas de ferro entrelaçadas por grades de alumínio. Mas para as 188 crianças e bebês matriculados no local, ela é muito mais do que isso: é por lá que os pequenos passam, de segunda a sexta-feira, às 7h30, para iniciar uma jornada diária de aprendizado e descobertas.

Ao chegar às salas, tiram os sapatos e seguem com as tias, como as professoras são chamadas pelas crianças, para o refeitório. Entre risadas e brincadeiras animadas, é ali que é servido o café da manhã. O cardápio, elaborado por uma nutricionista da rede, é passado semanalmente às famílias. Entre os alimentos oferecidos nessa primeira refeição estão mingau, cuscuz, frutas e bolo.

A rotina nas creches do DF combina alimentação balanceada, atividades pedagógicas e convivência com os colegas. Depois de fazerem a primeira refeição do dia, as crianças voltam às salas para dar início às atividades pedagógicas. Um dos momentos mais aguardados é a chamada “rodinha”. Sentados em círculo, os pequenos participam de cantigas, musicalização, conversas em grupo e contação de histórias. É ali que surgem as primeiras interações do dia e onde muitos começam a se soltar — e também onde se revela a forma como o aprendizado ocorre nas creches.

Hoje, as creches já não trabalham com a lógica de fazer a criança sair dali alfabetizada. A orientação pedagógica é outra: em vez do ensino formal de letras e números, o foco está nas vivências, nas interações e em atividades lúdicas que estimulem o desenvolvimento integral dos alunos. Isso não significa que temas como cores, números e letras fiquem de fora da rotina, mas eles aparecem de forma indireta, sempre adaptados à idade de cada turma e mediados por brincadeiras, objetos, tintas, papéis, músicas e histórias.

Na prática, um mesmo tema pode mobilizar toda a creche, que atende crianças de 4 meses a 4 anos, mas com propostas diferentes para cada faixa etária. O objetivo, segundo a equipe pedagógica, é fortalecer o desenvolvimento sensorial, cognitivo, motor e social. A ideia é que as experiências ajudem a formar repertório, memórias e bases mais sólidas para a etapa seguinte da vida escolar, quando começa a alfabetização propriamente dita.

Hoje, as creches já não trabalham com a lógica de fazer a criança sair dali alfabetizada. A orientação pedagógica é outra: em vez do ensino formal de letras e números, o foco está nas vivências, nas interações e em atividades lúdicas que estimulem o desenvolvimento integral dos alunos | Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

 

Na sequência, logo após a “rodinha”, as atividades seguem com pintura, colagem, modelagem com massinha e jogos educativos. Ao longo da manhã, os pequenos ainda têm um intervalo para explorar o parquinho e os espaços externos da creche.

É justamente nesse convívio diário, entre brincadeiras e descobertas, que muitos pais começam a perceber mudanças no comportamento dos filhos. A servidora pública Sthephanie Ribeiro matriculou a filha de 11 meses na unidade há poucas semanas e diz que a adaptação já trouxe resultados. “Foi uma decisão difícil no início, porque a gente gostaria de ficar sempre com os filhos. Mas eu percebo que ela já está mais sociável, começou a dar beijinhos e está quase andando. A convivência com outras crianças ajuda muito”, diz.

Enquanto a manhã avança, “o dia letivo” segue movimentado. Depois das atividades e das brincadeiras no parquinho, chega a hora da segunda refeição: um lanche leve, geralmente uma fruta fresca. Em seguida, os pequenos voltam às atividades lúdicas, com brinquedos de montar, jogos coletivos e novas explorações pelo pátio da unidade.

 

Segundo os pais, essas experiências ajudam a desenvolver a coordenação motora e estimulam a curiosidade das crianças. Para o empresário Rodrigo Matos, foi esse cuidado que chamou sua atenção ao matricular o filho, diagnosticado com autismo.

“No começo, ficamos apreensivos. Mas logo percebemos que ele foi acolhido. Hoje ele pede para vir para a escola. A evolução é visível. Ele está mais tranquilo, mais sociável e a adaptação foi muito positiva”, relata o pai. “Até o remédio que ele toma está diminuindo por causa da convivência com a escola”, completa.

É no convívio diário, entre brincadeiras e descobertas, que muitos pais começam a perceber mudanças no comportamento dos filhos | Foto: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília

 

Chegou a hora do almoço

Por volta das 11h, o movimento no refeitório recomeça. É hora do almoço. O cardápio, também planejado por nutricionista da rede, inclui pratos balanceados, como arroz, feijão, carnes ou frango, além de legumes e verduras.

Os bebês mais novos fazem a refeição nas próprias salas, acomodados em cadeirinhas apropriadas. Já as crianças maiores seguem para o refeitório, onde mesas e cadeiras foram pensadas para o tamanho de cada faixa etária.

Depois de uma manhã cheia de atividades, chega o momento de desacelerar. É a hora do descanso. O período de sono costuma se estender até 13h30. Ao acordarem, as crianças passam por uma nova rotina de cuidados. Penteiam o cabelo, tomam banho e se preparam para as atividades da tarde.

Em seguida, é servida a quarta refeição, com frutas, biscoitos ou lanches leves. O restante da tarde costuma ser marcado por atividades mais livres e recreativas, muitas vezes ao ar livre. Rodas de música, jogos coletivos e brincadeiras com bola ajudam a manter o ritmo até o fim do dia.

Por volta das 16h acontece a última refeição: o jantar. Depois da alimentação, as equipes organizam a higienização das crianças, trocam roupas quando necessário e registram na agenda escolar as atividades do dia para compartilhar com as famílias.

A partir das 17h, os portões começam a abrir novamente. Pais e responsáveis chegam para buscar os filhos, que aos poucos deixam a creche depois de mais um dia de aprendizado, brincadeiras e convivência.

Dez horas nas creches do DF

A cena se repete em todas as creches públicas do Distrito Federal. Atualmente, a rede pública e as parcerias com instituições privadas atendem 33.352 crianças em regime integral, sendo a capital federal a única UF que tem 100% das creches com essa carga horária.

Ao todo, são 73 Centros de Educação da Primeira Infância (Cepis), estruturas construídas ou administradas pelo Governo do Distrito Federal (GDF), além de 72 instituições parceiras, 133 unidades particulares atendidas pelo Cartão Creche e duas escolas da rede pública distrital.

Segundo a ex-secretária de Educação do Distrito Federal, Hélvia Paranaguá, o atendimento nas creches faz parte do processo educacional das crianças desde os primeiros anos de vida.

“Durante muito tempo a creche foi vista apenas como assistencialismo, mas desde a Constituição de 1988 e a LDB [Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional] ela passou a ser educação. É ali que a criança começa a ser estimulada, conviver com outras crianças e aprender a socializar”, afirma.

De acordo com a ex-secretária, o investimento na ampliação da rede permitiu expandir o acesso das famílias ao atendimento em tempo integral. Desde 2019, o Governo do Distrito Federal construiu 27 Cepis, dos quais 22 já foram oficialmente inaugurados.

“Esse estímulo e esse cuidado são fundamentais nessa fase da vida. A criança fica bem assistida, aprende, evolui e a família pode trabalhar com tranquilidade”, acrescenta Hélvia Paranaguá.

Todas as creches vinculadas ao órgão funcionam em período integral de 10 horas diárias e dispõem de cinco refeições por dia: café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar. Para a ex-secretária, o modelo também tem impacto social.

“Na creche em tempo integral, a criança tem cinco refeições. Ela aprende mais, está mais protegida e vai para casa bem alimentada”, afirma.

A diretora do Cepi Flor de Magnólia, Tatiane Maria de Jesus, conta ainda que as equipes acompanham diariamente a evolução de cada aluno. “Existe uma observação contínua. Temos um diário de bordo onde são registradas as atividades e o desenvolvimento das crianças. Assim conseguimos acompanhar o progresso e compartilhar essas informações com os pais.”

Expansão da rede

A ampliação da rede de creches tem sido uma das estratégias para ampliar o acesso ao atendimento na primeira infância no Distrito Federal. Em 2019, a fila de espera por uma vaga em creche era de 24 mil crianças. Nesses sete anos, o GDF construiu 27 Cepis distribuídos pelas regiões administrativas — além de ampliar a lista de creches conveniadas. Com isso, hoje, há mais vagas abertas do que crianças aguardando.

GDF abre consulta pública para debater atuação de fotógrafos no Parque da Cidade

Iniciativa busca ouvir a população e construir regras que garantam privacidade, organização e qualidade dos serviços no principal espaço público de lazer do DF

A Secretaria de Esporte e Lazer do Distrito Federal (SEL-DF), responsável pela administração do Parque da Cidade, abriu uma consulta pública para ouvir atletas, frequentadores e demais usuários sobre a regulamentação da atuação de fotógrafos no local.

A iniciativa atende a demandas da comunidade, apresentadas durante audiência pública na Câmara Legislativa, no dia 9 de outubro de 2025, conduzida pelo gabinete do deputado Martins Machado, e também responde a questionamentos do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT).

As regras de abordagem aos frequentadores e necessidade de consentimento; formas de armazenamento e uso das imagens, conforme a LGPD são um dos pontos a serem discutidos na regularização | Foto: SEL-DF

 

O objetivo da consulta é reunir sugestões que contribuam para a construção de regras que organizem a atividade e garantam o cumprimento da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). A proposta busca equilibrar a prestação de serviços fotográficos com o direito à privacidade e à livre circulação dos frequentadores, promovendo um ambiente mais seguro, transparente e respeitoso para todos.

A consulta pública pretende reunir contribuições sobre diferentes aspectos da atividade, como tipos de serviços permitidos, como fotografia esportiva, ensaios e cobertura de eventos; regras de abordagem aos frequentadores e necessidade de consentimento; formas de armazenamento e uso das imagens, conforme a LGPD; definição de locais e horários de atuação; possibilidade de cadastro ou credenciamento dos profissionais; identificação visível durante a atuação; medidas de fiscalização e penalidades em caso de descumprimento.

“A abertura da consulta pública é um passo importante para garantir organização, respeito e segurança no uso do Parque da Cidade. Nosso objetivo é construir uma regulamentação equilibrada, que valorize o trabalho dos fotógrafos e, ao mesmo tempo, assegure o direito à privacidade e à livre circulação de todos os frequentadores”, destacou o secretário de Esporte e Lazer, Renato Junqueira.

 

Necessidade de regulamentação

A regulamentação da atividade é considerada necessária diante do aumento da presença de fotógrafos no parque, especialmente em atividades esportivas.

Entre os principais pontos estão a proteção de dados pessoais, a organização do uso do espaço público, a qualificação dos serviços prestados e o atendimento a recomendações de órgãos de controle.

“É fundamental que haja regras claras para a atuação dos fotógrafos, garantindo uma convivência harmoniosa entre profissionais, atletas e frequentadores, sempre com respeito e bom senso”

Todi Moreno, administrador do Parque da Cidade

“O Parque da Cidade é um espaço democrático, que recebe diariamente milhares de pessoas. Por isso, é fundamental que haja regras claras para a atuação dos fotógrafos, garantindo uma convivência harmoniosa entre profissionais, atletas e frequentadores, sempre com respeito e bom senso”, afirmou o administrador do Parque da Cidade, Todi Moreno.

Participação da população

A Secretaria de Esporte e Lazer destaca que a participação da população é essencial para a construção de uma regulamentação equilibrada, que contemple tanto os profissionais quanto os direitos dos usuários do parque.

Após o período de consulta pública, as contribuições serão analisadas e poderão subsidiar a elaboração de normas e diretrizes para a atividade.

Os interessados podem enviar sugestões por meio do formulário online disponibilizado pela secretaria.

Semana começa com mais de 400 vagas de emprego no Distrito Federal

0

Maior salário é de R$ 3,6 mil para técnico de segurança do trabalho em Águas Claras; interessados devem cadastrar o currículo no aplicativo ou procurar uma agência, das 8h às 17h

As agências do trabalhador do Distrito Federal estão com 427 oportunidades disponíveis nesta segunda-feira (6). O maior salário é de R$ 3,6 mil, em vaga para técnico de segurança do trabalho em Águas Claras, com exigência de experiência e ensino médio completo.

Em relação à demanda, o destaque é o setor varejista. Há 110 vagas para repositor de mercadorias, 60 para operador de caixa, 40 para açougueiro, 40 para atendente de lanchonete, 40 para fiscal de prevenção de perdas, 30 para balconista, 20 para frentista, entre outras. Os salários partem de R$ 1.621.

Para pessoas com deficiência (PcD), são reservadas seis vagas de auxiliar administrativo e três de operador de telemarketing ativo em Taguatinga, com remuneração de R$ 1.750.

Todos os postos oferecem benefícios. Para participar dos processos seletivos, basta cadastrar o currículo no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital (CTPS) ou procurar uma das 16 agências do trabalhador, das 8h às 17h. Mesmo que nenhuma das oportunidades do dia seja atrativa, o cadastro permanece ativo para futuras seleções, já que o sistema cruza os dados dos candidatos com o perfil buscado pelas empresas.

Empregadores e empreendedores que desejem ofertar vagas ou utilizar o espaço das agências para entrevistas podem se cadastrar presencialmente nas unidades ou pelo e-mail gcv@sedet.df.gov.br. Também é possível utilizar o Canal do Empregador, no site da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet-DF).

Celina Leão reúne base aliada com 12 partidos para reeleição no DF

Governadora do Distrito Federal agradece trabalho de filiação e pré-candidatura, reforça alinhamento político e destaca força da coalizão que controla 16 dos 24 deputados distritais, cinco dos oito deputados federais e dois dos três senadores da capital

Da Redação

A governadora do Distrito Federal, Celina Leão (PP), reuniu neste sábado (4) sua base aliada em encontro estratégico que reforçou a unidade política em torno de sua pré-candidatura à reeleição. O evento contou com a presença de lideranças de 12 partidos e serviu para agradecer o esforço coletivo realizado durante o período de filiação e construção da pré-candidatura.

Celina Leão destacou a importância do alinhamento entre as siglas. “Foi uma reunião para realmente agradecer a caminhada. Esse tempo de filiação, de pré-candidatura, foi um trabalho árduo que cada presidente de partido fez. Mas o mais importante de tudo foi a nossa unidade. Eu quis agradecer a todos eles, nós participamos ativamente disso. Então, foi uma reunião de gratidão e de alinhamento”, afirmou a governadora.

Entre os presentes estiveram a deputada federal Bia Kicis, presidente do PL-DF, o senador suplente Manoel Arruda, presidente do União Brasil-DF, e os ex-deputados Tadeu Filippelli (MDB) e Luis Miranda (Democratas). As siglas representadas foram PL, União Brasil, MDB, Democratas, Progressistas (PP), Republicanos, Podemos, Cidadania, Mobiliza, DC, PRTB e Agir.

Somadas, as legendas presentes controlam 16 dos 24 deputados distritais, cinco dos oito deputados federais do DF e dois dos três senadores que representam a capital federal no Congresso Nacional.