Início Site Página 84

Brasília Mais Segura: PMDF reforça policiamento com mais de 1,2 mil militares

Ação teve início nesta quarta-feira (8) e contará com alunos em formação e tropas especializadas para ampliar presença policial e prevenção de crimes em todas as regiões administrativas

A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) lançou, nesta quarta-feira (8), a Operação Brasília Mais Segura, que contará com reforço de mais de 1,2 mil policiais militares no policiamento ostensivo. A iniciativa tem como objetivo ampliar a presença policial em áreas de grande circulação e fortalecer a sensação de segurança da população.

Durante o evento, na Praça do Buriti, a governadora Celina Leão ressaltou o impacto da medida para a segurança da população. “Estamos entregando homens treinados para reforçar o policiamento nas cidades. Esse é um grande esforço por parte do Distrito Federal, desde o concurso público ao investimento em nomeações”, salientou. “De cada três homens que estão na rua, dois foram colocados e contratados pelo nosso governo. Temos orgulho realmente de fazer um trabalho de segurança pública, sabemos que ainda há áreas que precisam de monitoramento e é isso que estamos fazendo.”

“De cada três homens que estão na rua, dois foram colocados e contratados pelo nosso governo. Temos orgulho realmente de fazer um trabalho de segurança pública, sabemos que ainda tem áreas que precisam de monitoramento e é isso que estamos fazendo”, destacou a governadora Celina Leão | Fotos: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília 

 

Celina Leão citou outras iniciativas do GDF, como a criação do programa DF 360, uma plataforma desenvolvida pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF) que unifica o atendimento de emergências e otimiza a comunicação com o cidadão. “As pessoas estão aderindo, deixando que a secretaria utilize as câmeras de monitoramento dos condomínios para que a gente possa fazer essa ação. E, com inteligência, com tática e com o reforço desses homens e mulheres, tenho certeza de que a nossa segurança pública vai melhorar”, comentou.

De acordo com o secretário interino de Segurança Pública, Alexandre Rabelo Patury, a presença constante das forças de segurança é fundamental para fortalecer a relação com a população. “Confiança se conquista com presença e com participação. Temos o desafio das drogas e dos bandidos que se infiltram em meio à população em situação de rua. Aqui, a gente precisa ouvir o povo, e essa operação é 24 horas por dia”, explicou.

O efetivo será composto, em grande parte, por alunos do Curso de Formação de Praças (CFP), que já estão habilitados para atuar no serviço operacional. Eles serão empregados, prioritariamente, no policiamento a pé na área central de Brasília, com atuação em quadras comerciais, estacionamentos e pontos considerados sensíveis.

“Confiança se conquista com presença e com participação. Temos o desafio das drogas e dos bandidos que se infiltram em meio à população em situação de rua. Aqui, a gente precisa ouvir o povo, e essa operação é 24 horas por dia”, explicou Alexandre Rabelo Patury

 

Segundo o comandante-geral da Polícia Militar do Distrito Federal, coronel Rômulo Flávio Mendonça Palhares, a operação terá caráter dinâmico e permanente. “A Operação Brasília tem um caráter itinerante, alternando em dias e horários em matéria ou em termos de intensidade. Inicia hoje e ocorrerá todos os dias. Nos dias de maior intensidade, nós teremos um acréscimo de mais de mil policiais militares nas ruas do DF”, afirmou.

De acordo com a corporação, a estratégia busca intensificar o policiamento visível, atuando diretamente na prevenção de delitos, além de aumentar a proximidade entre a polícia e a comunidade. Além dos alunos em formação, a operação contará com o apoio de tropas especializadas do Comando de Policiamento de Missões Especiais (CPME).

As equipes atuarão de forma complementar na região central e em regiões administrativas previamente selecionadas

 

Essas equipes atuarão de forma complementar tanto na região central quanto em regiões administrativas previamente selecionadas, com base em critérios técnicos e operacionais. O planejamento da operação prevê ações orientadas por análise de dados e mapeamento de áreas com maior demanda por segurança pública, garantindo maior eficiência na distribuição do efetivo.

Por meio de aplicativo do GDF, atendimento em Libras estará disponível no TRE

Uso de QR Codes conecta usuários à Central de Interpretação e antecipa modelo para o período eleitoral

Nesta semana, o Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) aderiu ao atendimento voltado a pessoas surdas com o uso do DF Libras, serviço gratuito do Governo do Distrito Federal (GDF) que oferece mediação com intérpretes da Língua Brasileira de Sinais. A iniciativa utiliza QR Codes integrados à Central de Interpretação de Libras (CIL), permitindo a comunicação por videochamada entre servidores e eleitores.

O secretário da Pessoa com Deficiência, Willian Ferreira da Cunha, ressalta o papel da iniciativa na ampliação do acesso aos serviços públicos e afirma que a inclusão é um princípio central. “O DF Libras garante interpretação em tempo real, promovendo acessibilidade comunicacional em diversos atendimentos, inclusive nos serviços eleitorais. Essa iniciativa amplia a autonomia da comunidade surda, permite participação plena e fortalece o compromisso do Distrito Federal com serviços públicos mais inclusivos, eficientes e de qualidade”, declara.

O material com os QR Codes foi distribuído no início desta semana, juntamente com o treinamento das equipes de atendimento, com o objetivo de preparar o sistema para situações reais de votação e acesso a serviços eleitorais. A Central é vinculada à Secretaria da Pessoa com Deficiência (SEPD-DF) e tem como objetivo ampliar o acesso a direitos e reduzir barreiras de comunicação em órgãos públicos.

O programa existe desde 2024 e já foi implantado em unidades públicas de saúde, delegacias e ouvidorias do DF. Segundo o diretor de Comunicação Acessível da SEPD-DF, Alexandre Castro, a ferramenta amplia a autonomia da população surda no atendimento: “É um marco para Brasília. Agora conseguimos trazer, nessa parceria com o TRE, essa acessibilidade para os cartórios do Distrito Federal. A pessoa surda pode ser mais autônoma, não precisa de alguém para acompanhá-la e pode ser atendida na sua própria língua”.

Como funciona

O sistema funciona por aplicativo, com intérpretes disponíveis em tempo integral e sem consumo de dados para o usuário. O serviço é acionado por meio de videochamada, em que o tradutor transmite a demanda oral ao ouvinte e, em seguida, a interpreta em Libras para a pessoa surda. “Funciona 24 horas, todos os dias da semana, e tem internet patrocinada, ou seja, não consome o pacote de dados de quem está utilizando durante a chamada, sendo necessária conexão apenas para abrir o aplicativo”, explica Alexandre.

O material com os QR Codes já foram distribuídos para o TRE; além disso, as equipes de atendimento do aplicativo passaram por treinamento

O professor e diretor da Central de Libras, Waldimar Carvalho, avalia que a tecnologia melhora a comunicação nos serviços públicos. Pertencente à comunidade surda, ele compara a realidade anterior com a atual e destaca a independência proporcionada pelo sistema.

“Antigamente a gente sofria bastante, precisava procurar um intérprete disponível e muitas vezes era difícil. Agora nós percebemos essa diferença: por meio do QR Code, podemos nos comunicar de forma independente, é muito fácil. Essa inclusão é importante para toda a comunidade, porque agora podem interagir no mesmo espaço e entender claramente o que está sendo passado pelo servidor. Eu sou surdo, tenho muita experiência com barreira comunicacional e digo que agora é independência mesmo”, observa.

Também usuário do sistema, o professor Gustavo Oliveira aponta a mudança no acesso aos serviços: “Antes nós íamos aos locais e não havia acessibilidade comunicacional, precisávamos escrever ou tentar nos fazer entender, o que era muito difícil para os surdos, pois há palavras que não conhecemos no português. Agora é muito simples: basta escanear um QR Code e fazer uma chamada de vídeo em Libras para interpretar o que precisamos”.

Gustavo Oliveira, professor: “Antes nós íamos aos locais e não havia acessibilidade comunicacional. Agora é muito simples: basta escanear um QR Code e fazer uma chamada de vídeo em Libras para interpretar o que precisamos”

Eleições próximas

Todos os serviços eleitorais — como troca de domicílio eleitoral, alteração de local de votação, emissão do título ou coleta de biometria — continuam disponíveis e gratuitos, agora com o suporte do novo modelo de atendimento.

O porta-voz do TRE-DF, Fernando Velloso, afirma que a iniciativa reforça o compromisso da Justiça Eleitoral com a acessibilidade: “Estamos sempre muito preocupados em oferecer acessibilidade para aquelas pessoas que precisam de um atendimento especial, então essa é mais uma ação muito importante para criar esse vínculo e essa facilidade para a população.”

O representante também alerta para o prazo de regularização do título, com o fechamento do cadastro eleitoral previsto para o dia 6 de maio. “Estamos a menos de um mês desse prazo, e as pessoas que não conseguirem regularizar ou emitir o seu título até essa data não poderão fazê-lo até o final do segundo turno eleitoral. Então é importante vir o quanto antes, porque as filas e a procura vão começar a aumentar”, alerta.

As unidades estão distribuídas no Lago Sul, Sobradinho, Gama, Ceilândia e Plano Piloto (Na Hora da Rodoviária), além do Edifício-Sede do TRE-DF (Central de Atendimento ao Eleitor), localizado no Setor de Indústrias Gráficas, Quadra 2 — todas com o serviço de atendimento a pessoas com deficiência auditiva disponibilizado nesta semana.

Hub Goiás leva inovação ao agro na Tecnoshow Comigo 2026, em Rio Verde

Centro de Excelência em Empreendedorismo Inovador transporta seu ecossistema tecnológico e disruptivo para a feira, apresentando soluções que desburocratizam a vida do produtor e aceleram a inovação no campo

O Hub Goiás tem participação estratégica na Tecnoshow Comigo 2026, em Rio Verde. Com uma proposta disruptiva, o Hub “transportou” sua estrutura física e metodológica para dentro da feira, criando um espaço que une inovação e alta tecnologia para o produtor rural. O estande do Hub Goiás apresentará a inovação transversal. Serão 20 startups selecionadas — divididas em grupos de quatro por dia, apresentando soluções que vão desde o Agrotech puro até ferramentas essenciais de transformação digital, soluções financeiras (Fintechs) e gestão administrativa (EdTechs).

Primeiro Centro de Excelência em Empreendedorismo Inovador público do estado, o Hub Goiás é uma iniciativa do governo estadual, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). Desde 2023, o Hub Goiás já impactou mais de 50 mil pessoas, com programas, editais de fomento e eventos de inovação, além de apoiar mais de 170 negócios de base inovadora.

Em 2024, foi inaugurada uma unidade em Rio Verde, em parceria com a prefeitura. Desde então, já foram apoiados novos negócios na cidade, além de eventos e desafios de inovação realizados. A parceria foi renovada nesta segunda-feira (6/4), durante a abertura da Tecnoshow Comigo, pelo governador Daniel Vilela, assegurando a continuidade das atividades do Hub Goiás em Rio Verde.

“O agro é muito importante para Goiás e o Brasil, e uma prioridade para o governo estadual. Por isso, levamos ações importantes voltadas à inovação para a Tecnoshow Comigo, que é um dos principais espaços de tecnologia do agro brasileiro. Queremos ajudar nossos produtores a inovar cada vez mais”, afirma o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Goiás, José Frederico Lyra Netto.

O foco da curadoria deste ano é a facilitação da vida do produtor enquanto gestor de negócios. “Não estamos levando apenas máquinas, estamos levando eficiência. O produtor rural hoje é um CEO, e ele precisa de ferramentas que desburocratizem sua operação financeira e administrativa tanto quanto precisa de produtividade no solo”, destaca o superintendente de Inovação do Hub Goiás, Johnny Laranjeira.

O estande do Hub Goiás na Tecnoshow foi projetado para ser um ponto de conexão. Com uma estética acolhedora e inovadora, o estande serve como um termômetro do que acontece diariamente nas unidades de Goiânia e Rio Verde. A equipe técnica da instituição estará presente durante todos os dias do evento para apresentar os programas de fomento à inovação; realizar mentorias rápidas e networking com grandes players do setor; e explicar o papel do Hub como ponte entre o governo de Goiás e o setor produtivo.

Ao longo da feira, o público final poderá interagir diretamente com os fundadores das startups, permitindo uma troca rica de feedbacks e a prospecção de parcerias imediatas. O rodízio diário de empresas garante que o estande seja uma fonte constante de novidades, mantendo o dinamismo que é marca registrada do ecossistema goiano.

BLIA doa 100 cadeiras de rodas ao Hospital Sarah em cerimônia com representante de Taiwan

0

Evento marca o início de projeto que entregará mais de 400 equipamentos a hospitais públicos de Brasília e São Paulo, com apoio da UniSaude e da Evergreen Marine para transporte internacional

Da Redação

A Associação Internacional Luz Budista (BLIA) realizou, no dia 25 de março, cerimônia de doação de 100 cadeiras de rodas ao Hospital Sarah Brasília, centro público de reabilitação da capital federal. O ato contou com a presença do representante de Taiwan no Brasil, Benito Liao, acompanhado pelo secretário Jason Liu, do ex-presidente da BLIA, Maico Hsu, da embaixadora da paz Maria Paula Fidalgo e da diretora do hospital, Dra. Lúcia Willadino Braga.

O projeto, idealizado por Maico Hsu e planejado ao longo de quase três anos, é resultado da parceria entre a BLIA Brasil e a UniSaude, com apoio da Evergreen Marine no transporte internacional. Ao todo, serão entregues mais de 400 cadeiras de rodas, em lotes, para hospitais em Brasília e São Paulo, com foco em pacientes com doenças raras e em situação de vulnerabilidade.

Benito Liao destacou que Taiwan é uma nação democrática e parceira estratégica do Brasil, ressaltando o papel da comunidade taiwanesa no país e o esforço de Maico Hsu, Maria Paula Fidalgo e Dra. Lúcia Willadino Braga para tornar visível a solidariedade taiwanesa. Hsu informou que a Fundação Cao Zhong Zhi, de Taiwan, já doou mais de 800 mil cadeiras de rodas em todo o mundo e que pretende ampliar as parcerias no Brasil. Maria Paula Fidalgo e Dra. Lúcia Willadino Braga elogiaram a iniciativa e manifestaram expectativa de continuidade do apoio.

O evento foi encerrado com palavras de um representante dos pacientes beneficiados e uma foto oficial do grupo.

 

Distrito Federal tem vagas com salários de até R$ 3,5 mil nesta quinta

0

São, ao todo, 565 oportunidades, que contemplam candidatos de diferentes níveis de escolaridade, com e sem experiência

As agências do trabalhador do Distrito Federal oferecem, nesta quinta-feira (9), 565 vagas para quem procura um emprego. As oportunidades contemplam candidatos de diferentes níveis de escolaridade, com e sem experiência. Os salários chegam a R$ 3,5 mil.

O posto com maior remuneração é o de garçom, na Asa Norte. São dez oportunidades disponíveis para pessoas com ensino fundamental completo e experiência na função.

Outros cargos destacam-se pela quantidade de vagas ofertadas, com 40, cada. Entre eles, o de operador de caixa, no Guará. É preciso ter iniciado o ensino médio, mas não há exigência de experiência. O salário é de R$ 1.621.

Para participar dos processos seletivos, basta cadastrar o currículo no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital (CTPS) ou ir a uma das 16 agências do trabalhador, das 8h às 17h, durante a semana. Mesmo que nenhuma das oportunidades do dia seja atraente ao candidato, o cadastro vale para oportunidades futuras, já que o sistema cruza dados dos concorrentes com o perfil que as empresas procuram.

Empregadores e empreendedores que desejem ofertar vagas ou utilizar o espaço das Agências do Trabalhador para as entrevistas podem se cadastrar pessoalmente nas unidades ou pelo e-mail gcv@sedet.df.gov.br. Pode ser utilizado, ainda, o Canal do Empregador, no site da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet).

Celina anuncia criação da Secretaria do Idoso como ação prioritária

Governadora atende pedido do deputado distrital Roosevelt (PL) durante evento com 1.600 idosos e confirma que já trabalha para construir o primeiro hospital geriátrico do Distrito Federal 

Da Redação

A governadora do Distrito Federal, Celina Leão (PP), anunciou a criação da Secretaria do Idoso como uma das ações prioritárias de sua administração. O anúncio foi feito após pedido formal do deputado distrital Roosevelt Vilela (PL) em evento realizado na tarde desta quarta-feira (8) com a participação de 1.600 idosos.

A nova secretaria terá como foco o desenvolvimento e a execução de políticas públicas voltadas exclusivamente para a população idosa, com ênfase em saúde, assistência social, lazer, cultura e inclusão digital. A medida visa centralizar e fortalecer as ações que hoje estão dispersas em diferentes pastas.

Além da criação da secretaria, Celina Leão adiantou que já trabalha para a construção do primeiro hospital geriátrico do Distrito Federal, projeto que será realizado ainda este ano. A unidade especializada deverá contar com atendimentos multidisciplinares voltados a doenças crônicas comuns na terceira idade, reabilitação e cuidados paliativos.

O deputado Roosevelt Vilela, que mobilizou o encontro, destacou a importância de ouvir diretamente as demandas da comunidade idosa.

A governadora Celina Leão, que assumiu o cargo recentemente, reafirmou o compromisso com a terceira idade e afirmou que as duas iniciativas representam um avanço concreto na qualidade de vida dos brasilienses mais velhos.

 

 

Número de endividados recua, mas cresce o de inadimplentes no DF

0

Em números absolutos, isso representa 841.657 famílias endividadas no Distrito Federal, uma redução de 1.900 famílias em relação a fevereiro deste ano

O número de famílias endividadas no Distrito Federal apresentou leve recuo em março, mas o contingente de inadimplentes continuou avançando e atingiu o maior patamar da série histórica. É o que mostra a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), divulgada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Segundo o levantamento, o percentual de famílias endividadas no DF passou de 80,0% em fevereiro para 79,7% em março, uma queda de 0,3 ponto percentual, mantendo-se praticamente estável. Apesar do ligeiro recuo na comparação mensal, o indicador segue muito acima do registrado no mesmo período do ano passado, quando estava em 66,7%, em março de 2025.

Em números absolutos, isso representa 841.657 famílias endividadas no Distrito Federal, uma redução de 1.900 famílias em relação a fevereiro deste ano. Na comparação com março de 2025, porém, o número é 139.483 famílias maior.

Na contramão desse leve alívio no endividamento, a inadimplência cresceu. O total de famílias com contas em atraso no DF chegou a 497.433, o equivalente a 47,1% do total, ante 45,1% em fevereiro. O avanço representa a entrada de 21.517 novas famílias na faixa da inadimplência em apenas um mês e de 70.774 famílias na comparação com março do ano passado.

Outro dado que chama atenção é o grupo das famílias que não têm condições de pagar suas dívidas. Esse indicador ficou estável em 20,4%, o que corresponde a 215.770 famílias. Em março de 2025, esse contingente era de 198.165 famílias.

Inadimplência acima da média nacional

O índice de endividamento do Distrito Federal está próximo da média brasileira. Enquanto o DF registrou 79,7%, o percentual nacional ficou em 80,4% em março. A diferença aparece de forma mais expressiva na inadimplência, já que no DF, o índice alcançou 47,1%, contra 29,6% no país.

Na prática, isso significa que a taxa de famílias com contas em atraso no Distrito Federal está 17,5 pontos percentuais acima da média nacional, evidenciando maior dificuldade de pagamento entre os consumidores locais.

Cartão de crédito lidera

No Distrito Federal, o cartão de crédito segue como principal modalidade de endividamento, presente em 86,9% das dívidas contratadas. O percentual é ainda maior entre as famílias com renda de até 10 salários mínimos, grupo em que o cartão responde por 92,0% das dívidas. Entre aquelas com renda superior a 10 salários mínimos, o índice é de 76,0%.

A pesquisa também aponta que o tempo médio de atraso no pagamento das dívidas é de 68 dias, enquanto o comprometimento médio da renda com dívidas corresponde a 35 semanas. Ou seja, as famílias comprometem a renda por até oito meses até para quitar a dívida por completo.

Apesar da alta inadimplência, o percentual de renda comprometida com dívidas no DF está em 23,6%, abaixo do pico histórico de 35,8%, registrado em agosto de 2016, e também inferior à média nacional observada em março deste ano.

Para o presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire, o cenário indica que, embora o nível de endividamento do consumidor brasiliense esteja em linha com o restante do país, a capacidade de pagamento vem sendo mais pressionada no DF.

“O comportamento do endividamento no Distrito Federal segue próximo ao observado no país, mas o avanço da inadimplência mostra um quadro de maior dificuldade para as famílias honrarem seus compromissos. Juros elevados e inflação persistente continuam pressionando o orçamento doméstico e reduzem a capacidade de pagamento, mesmo em um contexto de maior regularidade da renda, especialmente no setor público”, afirma.

Sala de vacina da UBS 1 da Estrutural passa por reforma

0

Atendimento de imunização é transferido temporariamente para UBS 2

Brasília, 8 de abril de 2026 — A sala de vacinação da UBS 1 da Estrutural está temporariamente fechada para obras de reparo iniciadas nesta semana. Durante o período, os serviços de imunização foram transferidos para a UBS 2 da Estrutural, sem interrupção do atendimento à população. Os demais serviços da unidade seguem funcionando normalmente.

De acordo com a gerente Ana Carolina Arêa Silva, a previsão é de que a reforma seja concluída em até três semanas. Nesse intervalo, a equipe de vacinação da UBS 1 atuará na estrutura adaptada na UBS 2, localizada nas proximidades.

As intervenções têm como objetivo melhorar as condições de atendimento e garantir mais segurança para usuários e profissionais. Entre os serviços previstos estão a substituição do piso e a adequação das instalações elétricas, fundamentais para o funcionamento correto dos equipamentos de conservação de vacinas.

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal orienta que a população procure a UBS 2 para atualização da caderneta de vacinação durante o período de obras.

Além disso, a região do SCIA/Estrutural deve receber uma nova unidade básica de saúde, atualmente em construção no setor oeste. Com investimento superior a R$ 10 milhões, a estrutura terá capacidade para atender cerca de 16 mil moradores, com quatro equipes de saúde da família, ampliando a cobertura da Atenção Primária na região.

Hran reinaugura cozinha hospitalar após reforma e modernização

0

Espaço recebeu investimento de R$ 1,3 milhão e novos equipamentos

Brasília, 8 de abril de 2026 — O Hospital Regional da Asa Norte teve a cozinha hospitalar reinaugurada nesta terça-feira (8), após passar por uma ampla reforma estrutural. A obra contou com investimento de R$ 1,3 milhão, além de R$ 500 mil provenientes de emenda parlamentar do deputado Robério Negreiros.

A modernização do espaço teve como objetivo aprimorar a segurança no preparo e na distribuição das refeições, beneficiando pacientes e profissionais da saúde. Esta é a sétima unidade da rede pública do Distrito Federal a receber melhorias em refeitórios.

Durante a reinauguração, a governadora Celina Leão destacou a importância da iniciativa para a qualidade da alimentação e das condições de trabalho no hospital.

A intervenção incluiu a reformulação completa das redes elétrica e hidráulica, impermeabilização da área, substituição de pisos e revestimentos, além da modernização dos equipamentos. As adequações seguem normas sanitárias e operacionais, garantindo maior segurança no armazenamento e preparo dos alimentos.

Entre os novos itens instalados estão fogão industrial, freezers, panelas industriais, caixas térmicas, sistemas de banho-maria, bancadas de apoio, armários e cubas para higienização.

O secretário de Saúde, Juracy Lacerda, afirmou que outras unidades também passarão por melhorias, como o Hospital do Gama e o Hospital Materno Infantil de Brasília.

Nos últimos anos, o Hran vem recebendo uma série de investimentos. Entre eles, reformas prediais realizadas em 2020, modernização do centro cirúrgico em 2023, melhorias em alas especializadas em 2024 e a instalação de uma usina fotovoltaica em 2025, ampliando a eficiência energética da unidade.

Operação Sossego autua 15 motociclistas em Samambaia

0

Ação do Detran-DF e PMDF reforça fiscalização e combate à poluição sonora

Brasília, 8 de abril de 2026 — O Departamento de Trânsito do Distrito Federal, com apoio da Polícia Militar do Distrito Federal, realizou na noite de terça-feira (7) mais uma etapa da Operação Sossego, em Samambaia. Durante a ação, 130 motocicletas foram abordadas pelas equipes de fiscalização.

Operação, que é realizada com frequência, fiscaliza principalmente motocicletas | Foto: Divulgação/Detran-DF

Ao todo, 15 condutores foram autuados por utilizarem escapamento irregular. Também foram registradas infrações por direção sob efeito de álcool, falta de habilitação, condução com a CNH vencida há mais de 30 dias e circulação de motocicletas sem retrovisor, além de outras irregularidades.

A operação resultou ainda no recolhimento de 13 veículos ao depósito. Entre eles, estavam um ciclomotor sem registro, conduzido por pessoa não habilitada, e uma motocicleta proveniente de leilão que não poderia estar em circulação.

A Operação Sossego tem como principal objetivo retirar de circulação veículos com descarga livre ou com silenciador defeituoso, contribuindo para a redução da poluição sonora e o aumento da segurança viária. A iniciativa também busca garantir melhores condições de circulação nas vias e coibir práticas irregulares no trânsito do Distrito Federal.