Início Site Página 79

Projeto Minha Saúde entrega óculos gratuitos no Setor Comercial Sul

0

Atendimento ocorre na área central de Brasília para facilitar acesso da população

Brasília, 13 de abril de 2026 — A população do Distrito Federal passou a contar com um novo local para retirada gratuita de óculos pelo projeto Minha Saúde – Oftalmologia. O ponto foi instalado na área central de Brasília para atender pessoas que não conseguiram retirar os itens durante os mutirões itinerantes promovidos pela iniciativa.

Após cadastro online, os beneficiários podem retirar os óculos sem custo no sexto andar do Edifício Paulo Sarasate, localizado no Setor Comercial Sul (SCS), em região próxima à estação de metrô Galeria e à Rodoviária do Plano Piloto. O atendimento ocorre às segundas, quartas e sextas-feiras, das 14h às 18h.

Coordenado pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) e executado pela Beneficência Hospitalar de Cesário Lange, o projeto tem como meta beneficiar cerca de 35 mil pessoas. Nesta etapa, estão previstas a entrega de 30 mil óculos para pacientes com receita oftalmológica válida, emitida nos últimos 12 meses, além da realização de 5 mil exames de retinografia digital.

A escolha do novo endereço faz parte de uma estratégia para ampliar o acesso ao serviço, especialmente para quem enfrenta dificuldades de deslocamento. A iniciativa complementa as ações itinerantes e busca facilitar a retirada dos óculos por parte da população.

Os interessados também podem acompanhar o andamento do pedido por meio da ferramenta online disponível no site do projeto. Para solicitar o benefício, é necessário preencher um formulário e anexar a receita médica.

Os óculos são disponibilizados em diferentes modelos e cores, e a retirada é autorizada após confirmação enviada por mensagem ao celular cadastrado. No momento do atendimento, é obrigatória a apresentação de documento de identificação.

GDF destrava terreno para início das obras da UPA do Arapoanga

0

Decreto destrava obra e permite avanço da unidade de saúde em Planaltina

Brasília, 13 de abril de 2026 — A governadora Celina Leão anunciou a liberação do terreno que permitirá o início das obras da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Arapoanga, em Planaltina. A medida foi oficializada por meio de decreto publicado no Diário Oficial do Distrito Federal, que declara a área de utilidade pública para fins de desapropriação.

Com a publicação, o último entrave para o início da construção foi superado. Embora a unidade já estivesse licitada e com projeto concluído, a execução dependia da regularização fundiária da área.

O decreto abrange terrenos localizados na Etapa 3 do Setor Habitacional Arapoanga e autoriza a desapropriação para implantação de equipamentos públicos. A medida garante segurança jurídica ao processo e viabiliza a continuidade das etapas necessárias para a construção da unidade, que será administrada pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF).

De acordo com o governo, o início efetivo das obras ainda depende da formalização da cessão do terreno ao instituto gestor. Após essa etapa, a expectativa é avançar rapidamente na execução do projeto.

O decreto abrange áreas localizadas na Etapa 3 do Setor Habitacional Arapoanga | Arte: IgesDF

A UPA do Arapoanga integra o conjunto de sete novas unidades previstas para o Distrito Federal. As demais já estão em construção em regiões como Guará, Águas Claras, Estrutural, Água Quente, Sol Nascente e Taguatinga Sul. A previsão é que todas sejam entregues ainda este ano.

As novas unidades contarão com estrutura de 65 leitos cada, ampliando a capacidade de atendimento da rede pública e reduzindo o tempo de espera para serviços de urgência e emergência. As obras das UPAs do Guará e de Águas Claras já apresentam estágio avançado de execução.

Durante o anúncio, o governo também destacou ações voltadas à melhoria da saúde pública, incluindo mutirões de cirurgias eletivas, redução de filas de exames e modernização do sistema de regulação de pacientes. A expectativa é que os primeiros resultados dessas medidas sejam percebidos pela população nos próximos meses.

Celina Leão assina 30 ordens de serviço no Paranoá

0

Programa itinerante reúne atendimentos e prevê melhorias em diversas áreas

Brasília, 13 de abril de 2026 — O programa GDF na Sua Porta foi realizado nesta segunda-feira (13) no Paranoá, com estrutura montada na Praça Central para oferecer serviços públicos à população. Durante a ação, a governadora Celina Leão assinou 30 ordens de serviço voltadas a obras e melhorias na região.

A iniciativa reúne diferentes órgãos do Governo do Distrito Federal em um único espaço, com atendimentos como saúde, assistência social, serviços do Na Hora, Defensoria Pública, delegacia móvel e ações de zeladoria. O Paranoá é a segunda região administrativa a receber o programa, que já passou pelo Itapoã.

Segundo o governo, a proposta é facilitar o acesso da população aos serviços públicos, levando a estrutura diretamente às comunidades. Mais de 40 órgãos participam da ação, oferecendo atendimentos integrados e reduzindo a necessidade de deslocamento dos moradores.

A população destacou a praticidade do serviço concentrado em um único local. Durante o evento, moradores puderam resolver demandas como atualização de benefícios sociais, emissão de documentos e acesso a serviços gratuitos, incluindo ações voltadas à causa animal.

Além dos atendimentos, o pacote de obras anunciado contempla intervenções em áreas como lazer, mobilidade, iluminação e infraestrutura. Entre as ações previstas estão reformas de quadras e praças, instalação de parques infantis, reconstrução de espaços públicos e criação de áreas de convivência.

A dona de casa Jacira Maria Oliveira da Trindade renovou o benefício do Prato Cheio e atualizou documentos

Na área de mobilidade, estão previstas obras de recapeamento, pavimentação de vias, construção e reforma de abrigos de ônibus, além da ampliação de linhas do transporte público. Já na iluminação, o plano inclui a instalação de novos pontos em áreas urbanas e rurais.

O pacote também prevê melhorias na infraestrutura urbana, com construção de equipamentos como papa-lixos, papa-entulhos e feira permanente, além da recuperação do calçamento da Praça Central.

A expectativa é que o programa seja levado a outras regiões administrativas nas próximas etapas, ampliando o acesso da população aos serviços públicos e promovendo melhorias estruturais em diferentes localidades do Distrito Federal.

Inscrições do Pontes para o Mundo 2026 são prorrogadas no DF

0

Prazo foi estendido até 21 de abril após dificuldades de acesso ao sistema

Brasília, 13 de abril de 2026 — A Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF) prorrogou o período de inscrições para o programa Pontes para o Mundo 2026. O novo prazo segue até o dia 21 deste mês, conforme retificação do Edital nº 18/2026 publicada no Diário Oficial do Distrito Federal.

A decisão foi tomada após relatos de estudantes que enfrentaram dificuldades para acessar o e-mail institucional, requisito necessário para concluir a inscrição. Com a mudança, o objetivo é garantir que todos os interessados possam participar do processo seletivo sem prejuízos.

O cronograma também foi atualizado. A homologação das inscrições está prevista para o dia 22 de abril, enquanto as provas de línguas estrangeiras devem ocorrer nos dias 23 e 24 de maio. Já o resultado final está programado para o dia 29 de junho.

O edital revisado ainda apresenta ajustes na distribuição de vagas destinadas a estudantes de colégios militares, com oportunidades divididas entre os idiomas inglês — com destino ao Reino Unido e Canadá — e espanhol.

Criado em 2025, o programa levou 102 alunos da rede pública para intercâmbio de três meses no Reino Unido. Para 2026, a iniciativa foi ampliada, passando a ofertar 400 vagas e incluindo novos destinos, como Canadá, França e Espanha, além das nações britânicas.

Acesse  o site oficial do programa. 

QualificaDF Móvel forma 580 profissionais e aproxima alunos do mercado de trabalho

0

Programa itinerante já certificou cerca de 20 mil pessoas no DF

Brasília, 13 de abril de 2026 — A governadora Celina Leão participou, nesta segunda-feira (13), da formatura de 580 alunos da quarta etapa do quarto ciclo do QualificaDF Móvel, realizada no Paranoá. O programa leva cursos profissionalizantes por meio de unidades itinerantes, ampliando o acesso à qualificação em regiões com maior vulnerabilidade social.

Desde sua criação, a iniciativa já certificou aproximadamente 20 mil pessoas no Distrito Federal. A proposta é oferecer formação prática e incentivar tanto a inserção no mercado de trabalho quanto o empreendedorismo, com destaque para a participação feminina.

Durante a cerimônia, também esteve presente a carreta do programa Sedet Mais Perto de Você, que disponibilizou serviços como cadastro para vagas de emprego, orientações sobre seguro-desemprego e acesso a linhas de crédito para pequenos empreendedores. Além disso, foram realizadas inscrições para outros programas, como QualificaDF, RenovaDF e Fábrica Social.

Celina Leão: “O QualificaDF é um programa que ensina uma profissão e amplia oportunidades. Isso gera transformação, porque não se trata apenas de empregabilidade, mas de incentivar que cada um possa empreender” | Foto: Renato Alves/Agência Brasília

De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet-DF), a qualificação profissional é um dos principais caminhos para ampliar oportunidades de emprego. A pasta destaca ainda a existência de centenas de vagas disponíveis diariamente, muitas vezes não preenchidas por falta de capacitação adequada.

A aposentada Cláudia Nascimento encontrou no QualificaDF um novo rumo para a própria vida

A próxima etapa do programa terá início em 13 de abril, com novas turmas previstas para regiões como Planaltina, M Norte, Sobradinho II e Recanto das Emas. As inscrições já estão abertas.

Nesta fase, os cursos contemplaram diversas regiões administrativas. Em Planaltina, 125 alunos foram certificados em áreas como administração, empreendedorismo e estética. Em Água Quente, 162 participantes concluíram formações que incluíram manutenção de celular, maquiagem profissional e marketing pessoal. No Cruzeiro, 177 estudantes participaram de cursos como fotografia, manicure e redes sociais. Já no Sol Nascente, 116 alunos concluíram capacitações em áreas como cabeleireiro, cerimonial de eventos e empreendedorismo.

Moradores destacam o impacto da iniciativa na vida pessoal e profissional, ressaltando a facilidade de acesso aos cursos e a oportunidade de aprender novas habilidades próximas de casa, sem custos com deslocamento.

TecnoGame retorna a Brasília com edição ampliada após mobilizar 250 mil pessoas

0

Evento reúne Toguro, Trio Naruto e competições de e-sports de alto nível

Com apoio da Secretaria de Ciência e Tecnologia, o maior festival de games, tecnologia e cultura digital do Brasil prepara quatro dias de programação que conecta entretenimento, inovação e negócios em estrutura inédita na capital.
O TecnoGame chega a Brasília em sua edição mais ambiciosa. Após reunir mais de 30 mil pessoas em apenas dois dias na última edição, o evento retorna entre os dias 17 e 20 de abril de 2026 com estrutura ampliada, múltiplos palcos simultâneos e programação que consolida sua posição como um dos maiores polos de cultura digital do país. Com apoio da Secretaria de Ciência e Tecnologia, o festival acontecerá no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade com entrada gratuita (mediante inscrição).
O impacto acumulado do TecnoGame impressiona: 250 mil participantes em todas as edições, 100 toneladas de alimentos arrecadados, 5 mil empregos gerados e R$ 10 milhões movimentados na economia. Para 2026, a expectativa é expandir esses números com uma programação que atende gamers, empreendedores, criadores de conteúdo e entusiastas de tecnologia em um único espaço.
Para o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF, Rafael Vitorino, “o TecnoGame reforça o protagonismo de Brasília no cenário nacional da inovação, ao criar um ambiente que une tecnologia, formação de talentos e geração de oportunidades. É uma iniciativa que impulsiona a economia criativa e aproxima os jovens das profissões do futuro.”
O line-up confirmado traz nomes que dominam as redes sociais e o cenário geek brasileiro. Toguro, um dos influenciadores mais relevantes do país, lidera as atrações. O Trio Naruto — com os dubladores Ursula Bezerra, Robson Kumode e Tatiane Keplmair — marca presença, assim como criadores de destaque como Muca Muriçoca, Guaxinim, Felps, Tiemiau, Core, Feh Dubs, Caligrafo e Gianzeta. A programação inclui ainda a Batalha da Aldeia, o Creative Squad e painéis temáticos como o Painel One Piece.
Na arena de e-sports, o evento sediará competições de alto nível em CS2, Valorant, League of Legends, FIFA e Free Fire, com torneios ao vivo e áreas de free play. As experiências imersivas incluem concursos de cosplay, competições de K-pop, estações de Just Dance e random dance, criando um ambiente de engajamento contínuo.
O pilar de inovação e negócios oferece um espaço estratégico para o desenvolvimento do setor. A programação inclui keynotes de impacto, sessões de pitch com startups, demoday oficial e painéis focados em inteligência artificial, análise de dados e novos modelos de negócios. Temas como growth hacking e monetização de startups terão destaque, complementados por networking guiado com profissionais do setor.
A frente educacional conecta escolas e instituições de ensino ao ecossistema digital, apresentando carreiras em tecnologia e tendências de inovação para as futuras gerações de profissionais.
Serviço:
TecnoGame Brasília 2026
•Data: 17, 18, 19 e 20 de abril de 2026
•Local: Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade – Brasília/DF
•Entrada: Gratuita (mediante inscrição prévia)

 

Carteira de identificação garante direitos a pessoas com TEA no DF

0

Ciptea pode conferir prioridades e acesso a benefícios sociais e políticas públicas; no DF 21,8 mil pessoas estão cadastradas

Aline Campos, de 45 anos, recebeu em 2022 o diagnóstico de que o filho, João Campos, hoje com 13 anos, tinha Transtorno do Espectro Autista (TEA). No mesmo ano, a servidora pública fazia os exames que, mais tarde, confirmariam que ela própria também estava no espectro. Foi nesse contexto que Aline conheceu a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea).

“Foi muito tranquilo, eu tive contato com o pessoal da Secretaria da Pessoa com Deficiência em um evento que participei, a Semana Azul. Foi aí que peguei todo o passo a passo para dar entrada na documentação”, lembrou. Assim como Aline e o filho, 21.815 pessoas com Transtorno do Espectro Autista estão registradas no Cadastro da Pessoa com Deficiência do Distrito Federal (CADPcD) e têm direito à Ciptea.

O documento não é uma mera formalidade. Com ele, é possível ser oficialmente identificado como PcD/TEA, o que pode conferir prioridades, abrir portas para benefícios sociais e facilitar o acesso a políticas públicas, a exemplo do DF Acessível, que garante transporte porta a porta em casos elegíveis, bem como — também após avaliação — isenção de IPVA e de impostos na compra de veículos (IPI e IOF).

“A Ciptea não é apenas um documento, é um instrumento de cidadania. Ela garante visibilidade às pessoas com Transtorno do Espectro Autista e assegura que seus direitos sejam respeitados em todos os espaços. No Distrito Federal, estamos comprometidos em transformar políticas públicas em ações concretas que impactem a vida das famílias”, ressaltou o secretário da Pessoa com Deficiência, Willian Cunha.

De fato, a carteira ajudou o dia a dia de Aline e João, que ainda citaram mais exemplos de benefícios e acesso a direitos. “Você consegue colocar os contatos de emergência, caso seja necessário em um momento de crise do autista. Então, esse benefício foi maravilhoso. O atendimento prioritário também, tanto em serviços públicos quanto privados. E um outro serviço de enorme valia foi o acesso à vaga especial de estacionamento [conferido pelo Departamento de Trânsito — Detran], que facilita muito a vida, principalmente daquele autista que precisa de mais suporte e requer um pouco mais de cuidado na hora de sair de casa”, elencou a servidora.

“A Ciptea traz vários benefícios, como a melhora da identificação de pessoas com Transtorno do Espectro Autista, ajudando a ampliar de forma geral a conscientização da população sobre os autistas. E isso ajuda a gente a conseguir mais respeito e empatia, porque a gente sofre muito bullying por sermos diferentes”, arrematou o jovem.

Como solicitar

A Ciptea pode ser solicitada pela internet. Então, basta preencher o formulário com os dados do solicitante e anexar documentos pessoais (RG e CPF), foto 3×4, comprovante de residência e laudo médico de psiquiatra ou neurologista (com conclusão detalhada em casos de diagnóstico na fase adulta).

Após análise e validação das informações, a carteira digital já ficará disponível para download.

DF lidera o país em leitos de terapia intensiva e médicos intensivistas

Levantamento da Amib coloca o DF no topo nacional na oferta proporcional de leitos e na densidade de especialistas; ampliação da rede ajuda a sustentar o atendimento aos casos graves

O Distrito Federal lidera o país na oferta proporcional de leitos de terapia intensiva e na densidade de médicos intensivistas. Levantamento da Associação de Medicina Intensiva Brasileira (Amib) mostra que o DF tem 76,68 leitos de terapia intensiva para cada 100 mil habitantes, mais que o dobro da média brasileira. No mesmo estudo, a unidade da Federação aparece com 14,06 médicos intensivistas por 100 mil habitantes, o maior índice do país.

O desempenho está ligado à expansão dos leitos próprios e ao apoio de vagas credenciadas na rede privada, que reforçam a retaguarda da assistência aos casos graves.

De acordo com a subsecretária de Atenção à Saúde, Raquel Mesquita, o resultado acompanha a ampliação da capacidade assistencial da rede nos últimos cinco anos. Segundo ela, o DF ampliou em 83% os leitos de UTI adulto e em 52% os de UTI pediátrica. “Não são só os leitos: também lideramos em médicos intensivistas”, afirma.

Na pediatria, esse reforço ganha peso no período de maior circulação de vírus respiratórios. Segundo a Secretaria de Saúde, o DF adota medidas específicas entre março e julho para enfrentar o aumento das infecções respiratórias em crianças, com planejamento antecipado, monitoramento e reforço da capacidade de resposta da rede.

Raquel Mesquita afirma que a estrutura pediátrica foi ampliada para absorver essa pressão. “Esse quantitativo a mais vem para garantir a assistência justamente no período de maior pressão sobre os leitos pediátricos”, diz. A subsecretária também destaca a importância da vacinação contra a influenza e da imunização materna para reduzir quadros graves entre crianças pequenas.

Impacto na rotina dos hospitais

Na rotina dos hospitais, a percepção de quem atua nas unidades ajuda a mostrar como essa rede funciona no dia a dia. Médico intensivista no Hospital Regional de Santa Maria (HRSM), Diogo Tobias diz que a diferença do DF em relação a outros estados aparece no funcionamento do hospital e da regulação. “Sou do Rio de Janeiro, e este é o terceiro estado em que trabalho no serviço público, depois do Rio e do Pará. A primeira impressão foi que eu não estava diante de um hospital público nos moldes a que eu estava acostumado”, relata.

No HRSM, a estrutura ganhou reforço em dezembro de 2025. O hospital adquiriu um novo tomógrafo, com capacidade para realizar entre 180 e 200 exames por dia, medida que, segundo o IgesDF, deve reduzir filas, agilizar diagnósticos e favorecer decisões clínicas mais rápidas.

Diogo Tobias afirma que esse suporte faz diferença na rotina da terapia intensiva. “A rede de regulação realmente funciona. Não tem como passar à frente sem seguir a fila. É uma questão de organização e idoneidade. O paciente que entra pela porta e precisa de UTI vai conseguir”, diz. Sobre a estrutura do HRSM, acrescenta: “Hoje temos um segundo aparelho de tomografia, novo, e isso se traduz na UTI. A fila para a tomografia é muito pequena”.

Outro exemplo vem do Hospital de Base, onde o aposentado Irineu José Dewes ficou internado após sofrer um infarto. Segundo a filha dele, a fisioterapeuta Raquel Schmidt Dewes, a rapidez do atendimento foi decisiva. “Meu pai estava em um estado muito crítico, e, se não fosse esse atendimento, toda a equipe hospitalar, ele teria corrido risco de vida”, relata.

Raquel conta que o pai foi recebido pela equipe da hemodinâmica, passou rapidamente por cateterismo com colocação de stent e, em seguida, foi encaminhado à UTI. Para ela, o que mais chamou a atenção foi a atuação integrada dos profissionais. “É uma equipe muito bem-estruturada, com fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, médicos, técnicos de enfermagem e nutrição. O que mais me impressionou foi o acolhimento e a multidisciplinaridade de profissionais durante todo o dia, acompanhando o paciente”, afirma

Ela também destaca a segurança passada à família durante a internação. “Apesar da grande demanda, eles conseguem acolher o paciente de forma eficaz, segura e, mais importante, empática. A família fica do lado de fora sofrendo, querendo informações, mas sabe que está tranquila porque o paciente está bem-assistido, com bons profissionais”, diz. Sobre a UTI, completa: “Ela é bem-equipada, com monitores que acompanham o paciente e com cama elétrica, o que ajuda na segurança”.

“A rede de regulação realmente funciona. Não tem como passar à frente sem seguir a fila. É uma questão de organização e idoneidade. O paciente que entra pela porta e precisa de UTI vai conseguir”

Diogo Tobias, médico intensivista do HRSM

Após oito dias internado, Irineu recebeu alta. “Fui bem-atendido. Ótimos profissionais”, resume.

Para outras famílias, o efeito dessa rede também aparece no cuidado de longo prazo. Dona de casa, Jamile Eduarda de Sousa Rosa, 25 anos, acompanhou o filho Miguel, hoje com oito meses, durante quase quatro meses de internação no HRSM. Nascido prematuro, com 23 semanas, ele ficou três meses e 11 dias na UTI, além de mais 20 dias em unidade intermediária neonatal.

“Se não fosse por eles, meu filho nem estaria vivo”, diz Jamile. “A estrutura é muito preparada, os equipamentos são muito bons e a equipe é muito bem-treinada.”

Jamile afirma que o cuidado não se limitou ao bebê. “Foi tudo ótimo, tanto para o neném quanto para mim. Tive muita ajuda, e cuidaram muito bem do meu filho. Até hoje cuidam”, conta. Segundo ela, a estrutura oferecida ao acompanhante também fez diferença durante a internação. “Tive cama, alimentação e apoio. Como era meu primeiro filho e ele nasceu prematuro, era tudo muito novo. Ver hoje tudo o que ele passou e o que superou é só gratidão”.

DF inicia semana com 650 vagas de emprego nas agências do trabalhador

0

Maior salário é de R$ 3,5 mil, para garçom, na Asa Norte; pessoas interessadas devem cadastrar o currículo em aplicativo ou ir a uma agência, das 8h às 17h, durante a semana

As agências do trabalhador do Distrito Federal estão com 656 oportunidades profissionais abertas nesta segunda-feira (13). O maior salário é de R$ 3,5 mil, encontrado em dez vagas para garçom na Asa Norte, com experiência e ensino fundamental completo.

Outros valores atrativos são ofertados em uma chance para técnico de edificações no Guará (R$ 3,3 mil), uma para almoxarife em Samambaia (R$ 2,5 mil) e em oito para vendedor interno no Plano Piloto (R$  2,8 mil).

Em relação à demanda por novos funcionários, o destaque é no setor de serviços. Estão disponíveis 145 postos para repositor de mercadorias, 100 para operador de caixa, 60 para açougueiro, 40 para ajudante de açougueiro, 40 para atendente de padaria, 40 para auxiliar de padeiro, 40 para fiscal de prevenção de perdas e 30 para pizzaiolo, entre outras, em diferentes regiões administrativas. Os salários partem de R$ 1.621.

Todos os postos oferecem benefícios. Para participar dos processos seletivos, basta cadastrar o currículo no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital (CTPS) ou ir a uma das 16 agências do trabalhador, das 8h às 17h, durante a semana. Mesmo que nenhuma das chances do dia seja atraente ao candidato, o cadastro vale para oportunidades futuras, já que o sistema cruza dados dos concorrentes com o perfil que as empresas procuram.

Empregadores e empreendedores que desejem ofertar vagas ou utilizar o espaço das agências do trabalhador para as entrevistas podem se cadastrar pessoalmente nas unidades ou pelo e-mail gcv@sedet.df.gov.br. Pode ser utilizado, ainda, o Canal do Empregador, no site da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet-DF).

INTELIS realiza seminário sobre inteligência de estado na democracia

0

Evento promovido pelo sindicato dos servidores da ABIN, com apoio da UNIPOP, discute histórico dos serviços de inteligência e propõe alternativas para atuação alinhada ao Estado Democrático de Direito, com palestras de ex-ministros e dirigentes históricos da esquerda brasileira

Da Redação

O Seminário Estratégico de Inteligência de Estado na Democracia, promovido pelo INTELIS – sindicato dos servidores da ABIN, ex-SNI – e com apoio da UNIPOP, Universidade Popular, avaliou o histórico dos serviços de inteligência brasileiros e propôs medidas para alinhar a atividade ao Estado Democrático de Direito. O evento, realizado recentemente, gerou repercussão nas redes sociais, com elogios de usuários de esquerda e críticas de militantes de direita, especialmente militares da reserva.As principais discussões envolveram quatro palestrantes: os ex-ministros José Dirceu e Ricardo Berzoini, o ex-deputado José Genuíno e o ex-vereador e ex-secretário de Estado Acilino Ribeiro.

Os quatro têm trajetória marcada por ações contra o Regime Militar (1964-1985). Dirceu, Genuíno e Acilino atuaram na luta armada e foram treinados por serviços de inteligência de outros países, conforme documentos dos órgãos de repressão da época. Berzoini destacou-se como líder sindical e participou de greves e manifestações que contribuíram para o fim do regime.

Durante as palestras, José Dirceu defendeu uma nova política de inteligência voltada para a defesa e a segurança nacional, com orçamento adequado e nova doutrina de ensino nas áreas militar e civil. José Genuíno defendeu uma ABIN que não busque inimigos internos, maior participação da sociedade e transparência, preservando o caráter secreto da atividade, além de sugerir a denúncia do acordo militar que cedeu a Base de Alcântara aos Estados Unidos. Ricardo Berzoini citou ações do ex-SNI durante a redemocratização e o envolvimento de empresários no financiamento da repressão. Acilino Ribeiro criticou o monitoramento sofrido pelo ex-SNI e propôs a criação de disciplinas de Inteligência e Contrainteligência em cursos universitários, rompimento de acordos com a CIA e o Mossad, e maior aproximação da ABIN com os serviços de inteligência dos países do BRICS.

Os servidores da ABIN, representados pelo INTELIS, consideraram o evento positivo para o avanço na democratização da atividade. Participantes relataram satisfação com os resultados e afirmaram que o seminário quebrou paradigmas. Nas redes sociais, comentários de esquerda elogiaram a iniciativa, enquanto militantes de direita questionaram a escolha dos palestrantes.De acordo com a diretoria do INTELIS, mais dois fóruns sobre o tema estão previstos para este ano: um voltado para professores e estudantes universitários e outro para movimentos sociais e sindicais. A entidade anunciou a realização de novos eventos em parceria com a sociedade civil.