Início Site Página 80

Coluna do Fluminense | Derrota anunciada

POR RAIMUNDO RIBEIRO

Depois de beneficiar o adversário e se prejudicar, o Fluminense voltou a campo para enfrentar o Flamengo pelo maculado campeonato brasileiro.

Mal escalado (sem Savarino), com 2 minutos Acosta leva uma bolada na cabeça e tem que sair.

Era a chance de corrigir o erro na escalação colocando Savarino, mas zubeldia prefere colocar Ganso.

Aos 6 minutos Fábio erra um passe para Samuel Xavier, demora a voltar pro gol e o adversário faz 1×0.

É a velha e burra estratégia de optar por jogar no nosso campo defensivo.

A partir daí o Fluminense avança suas linhas, mas desorganizadamente em razão da alteração da forma de jogar (saída de Acosta), mas o que se torna bem visível é que entra em jogo a estratégia do conhecido soprador de apito marcando faltas inexistentes, não marcando as que acontecem, e não por coincidência contra o

Fluminense e obediente como é, usa o apito para atingir seu objetivo.

A comprovar essa ardilosa atuação do soprador de apito, o fato de Arrascaeta dar uma cotovelada em Samuel Xavier na frente do soprador de apito que sequer marca a falta.

Todos esses fatos geram nervosismo nos jogadores do Fluminense, que passam a errar passes e até escorregar com a bola dominada.

Tudo isso acontece porque o Fluminense permitiu que assumisse o comando do clube um bando de infiltrados que lá estão para defender os interesses do adversário, nunca do clube que deveriam dirigir com honestidade.

Estamos tendo uma aula de como se ganha uma partida de futebol com o apito, parecendo que são apenas “erros” inofensivos.

No final do primeiro tempo se percebe que não é só o soprador de apito que joga no time adversário, mas também os levantadores de pau, conhecidos como bandeirinhas.

Voltamos para o segundo tempo e aos 5 minutos num cruzamento aéreo(mais um) o adversário faz 2×0, em mais uma falha de Samuel Xavier e Fábio.

O nervosismo dos nossos jogadores é visível cometendo erros primários.

Mesmo tendo uma péssima atuação, aos 15 minutos Serna desperdiça ótima oportunidade.

Aos 19 minutos entram Castillo e Savarino, saindo Martinelli e JK.

A partir daí, mesmo desorganizado o Fluminense passa a encurralar o adversário e vai desperdiçando chances.

Aos 21 minutos é Castillo que desperdiça.

Aos 30 minutos, pênalti que o soprador do apito não marcou, mas foi surpreendido com a sequência da jogada e Savarino diminui sem que o soprador possa fazer nada.

Aos 34 minutos Savarino perde a oportunidade de empatar.

Aos 40 minutos entram Guga e Arana, saindo Samuel Xavier e Renê.

Aos 41 minutos Castillo perde oportunidade incrível.

Aos 52 minutos Castillo perde a última oportunidade.

Falando um pouco de futebol, o Fluminense fez um péssimo primeiro tempo, óbvio que pela saída de Acosta e a atuação dos sopradores de apito, o que impacta na atuação do time, e um segundo tempo voluntarioso, encurralando o adversário após a entrada de Savarino, mas esta derrota não aconteceu em campo; aconteceu quando a diretoria, comprovando sua submissão vassala aos interesses do adversário se esforçou para adiar a partida de sábado para domingo sem nenhuma razão e infringindo a lei (estatuto do torcedor), aliado ao fato já rotineiro, de aceitar Raphael Klaus como soprador de apito, consciente de que se trata de pessoa que sempre que é necessário beneficiar o sistema e prejudicar o Fluminense ele é o “escolhido”.

Além disso, é necessário que zubeldia pare de inventar e escale a equipe corretamente que é Fidélis na lateral direita, Arana na esquerda, Millan na zaga e Savarino como meia-atacante.

Que todos saibam que o Fluminense é sua torcida, e luta contra o adversário, contra os sopradores de apito, e também contra os infiltrados travestidos de dirigentes.

Na próxima quarta-feira as 21:30 horas voltaremos a campo para enfrentar o Rivadávia pela libertadores, em busca do reencontro com a vitória, apesar da diretoria de infiltrados e das arbitragens.

Melhor em campo: Savarino.

Bora Fluzão 🇭🇺🇭🇺🇭🇺🇭🇺

Raimundo Ribeiro
Apaixonado por futebol e, naturalmente Tricolor

Mundial de Marcha Atlética movimenta Brasília com circuitos na capital

0

Programação deste domingo (12) reuniu atletas de diferentes categorias em frente ao Museu Nacional; atleta brasiliense Caio Bonfim levou a medalha de bronze

“No final eu já estava sem forças, mas olhava pra vocês e dizia: ‘mais uma volta, por eles”, declarou o atleta Caio Bonfim, após conquistar a medalha de bronze no Campeonato Mundial de Marcha Atlética. Neste domingo (12), a prova reuniu competidores de diferentes países, além de atletas brasileiros distribuídos nas diversas categorias. A estrutura, montada no Museu Nacional e arredores, incluiu áreas de apoio para atletas, organização de fluxo para o público e esquema de credenciamento antecipado, necessário para acesso às áreas específicas do evento.

Com uma torcida empenhada em acompanhar os competidores brasileiros que disputavam a prova na área central de Brasília, a programação da 31ª edição do Campeonato Mundial de Marcha Atlética começou às 6h45, com as disputas da maratona masculina e feminina feitas simultaneamente.

Celina Leão com o atleta brasiliense Caio Bonfim: “O Caio representa muito, a força da resistência, da família e do sucesso. Foi uma prova muito difícil, com os melhores do mundo; e para nós, aqui ele é ouro”

“Foi uma das provas mais difíceis da minha carreira, principalmente pelo emocional”

Caio Bonfim, atleta medalhista olímpico

A governadora Celina Leão avaliou o impacto do evento que movimenta o calendário esportivo da capital, destacando a performance de Caio Bonfim: “O Caio representa muito, a força da resistência, da família e do sucesso. Foi uma prova muito difícil, com os melhores do mundo; e para nós, aqui ele é ouro. É um momento emocionante, com os melhores do mundo aqui, e ver Brasília cheia, com visibilidade internacional e movimentando a economia, mostra a dimensão desse evento para a cidade, que já é a capital do esporte”.

Caio, que trouxe diversas medalhas para a modalidade no Brasil, incluindo prata na marcha atlética de 20 km nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, ficou no pódio mais uma vez. Chegando em terceiro lugar, ele reforçou o alto nível técnico das provas realizadas na capital federal, ao lado de atletas nacionais e internacionais, frisando o peso emocional de competir em casa.

“Foi uma das provas mais difíceis da minha carreira, principalmente pelo emocional”, relatou. “Eu entreguei tudo de mim, cheguei vendo só o meio-fio branco. Esse evento é uma responsabilidade, com todo esse investimento e expectativa. Eu não controlo a expectativa externa, mas a gente sabe e pesa. Mantive a técnica: mesmo sem sentir as pernas, sentia a motivação que a torcida trouxe. Nesse meu oitavo mundial, lutando e buscando, perdi para aqueles que foram melhores do que eu, mas não podia perder para mim e, graças a Deus, hoje levo essa medalha para casa.”

O medalhista olímpico elogiou a organização do evento em Brasília: “Ficaram encantados com nossa estrutura. Fico muito feliz de fazer parte disso e mostrar que o Brasil é capaz. Agradeço ao GDF por não economizar e mostrar que isso é um investimento que não dá nem para quantificar o legado que vai gerar”.

Percurso e estrutura 

As competições seguiram ao longo da manhã com provas das categorias de base. Às 7h15, ocorreu a marcha atlética masculina sub-20 de 10 km, seguida pela feminina da mesma categoria, às 8h15. Já o fim da manhã e o início da tarde foram marcados pelas provas de meia maratona, com largadas às 11h05, no masculino, e às 12h50, no feminino.

Para viabilizar as disputas, foram montados circuitos fechados na região central. A maratona ocorreu em um percurso circular de 2 km, totalizando 42,195 km ao longo de 21 voltas e mais 195 metros. Já a meia maratona aconteceu em um circuito de 1 km, com 21 voltas e um complemento final de 97 metros.

Renato Junqueira, secretario de Esporte e Lazer: “É um momento histórico para Brasília, que entra na rota dos grandes eventos internacionais”

Na meia-maratona masculina (21 km), o primeiro lugar (medalha de ouro) ficou com Francesco Fortunato (Itália), que fez a prova em 1h27min36s. Seguiram Misgana Wakuma, da Etiópia, que ganhou o segundo lugar (prata), com o tempo de 1h27min33s; e, no bronze, com 1h27min36s, o brasileiro Caio Bonfim.

As brasileiras também fizeram história: Viviane Lyra, Gabriela de Sousa e Mayara Luize Vicentainer terminaram no top-12 da prova de maratona da modalidade. Na soma dos resultados individuais, as brasileiras só ficaram atrás das campeãs do Equador e da Itália na prova por equipes femininas, levando também o bronze para casa.

Wlami Campos, presidente da Confederação Brasileira de Atletismo: “Hoje podemos dizer que Brasília está entregando um campeonato de altíssimo nível, tanto em estrutura quanto em técnica”

 

“É um momento histórico para Brasília, que entra na rota dos grandes eventos internacionais”, enfatizou o secretário de Esporte e Lazer, Renato Junqueira. “Além de fomentar cada vez mais o esporte local, democratizando e disseminando a marcha atlética, a realização do campeonato também movimenta a economia, com hotéis cheios e aumento no fluxo em bares e restaurantes.”

Gonçalves dos Santos ficou no top 30 e lembrou: “Nessas mesmas ruas eu já trabalhei como entregador para me manter e seguir no esporte, e hoje marchei entre os melhores do mundo”

O presidente da Confederação Brasileira de Atletismo, Wlamir Campos, também elogiou a estrutura: “É um evento histórico, a primeira vez no Hemisfério Sul, com quase 400 atletas de 40 países. Foram três anos de trabalho para viabilizar. Tivemos uma parceria fantástica com o Governo do Distrito Federal, que nos assegurou quase R$ 5 milhões para a concretização desse evento. Hoje podemos dizer que Brasília está entregando um campeonato de altíssimo nível, tanto em estrutura em quanto técnica. Brasília é especial e está fazendo o que sabe fazer: um grande evento”.

O atleta Gonçalves dos Santos, de 31 anos, também disputou a prova e ficou no top 30. “Nessas mesmas ruas eu já trabalhei como entregador para me manter e seguir no esporte, e hoje marchei entre os melhores do mundo”, comemorou. “Estar nesta competição é a realização de um sonho e a concretização de que tudo valeu a pena”.

O competidor foi outro a elogiar a produção da Marcha Atlética no DF: “De um campeonato mundial a gente sempre espera uma estrutura grande, mas essa aqui foi surpreendente. Quem acha que o Brasil não tem condição, que olhe essa estrutura. É um recado para o mundo: a gente tem condição de fazer isso, tem atletas, a gente já provou na Olimpíada que a gente consegue e está provando mais uma vez”.

GDF na Sua Porta, no Paranoá, começa segunda e vai até o dia 17

Segunda edição do programa reúne gabinete móvel, atendimentos à população e ações integradas de diversos órgãos do governo

O Governo do Distrito Federal (GDF) avança na organização de mais uma edição do programa GDF na Sua Porta. A segunda rodada da iniciativa ocorre entre os dias 13 e 17 deste mês, no Paranoá, ao lado da administração regional.

“Quando o programa GDF na Sua Porta passa, a cidade é transformada. A gente reúne todas as secretarias, levanta as demandas e executa tudo de forma unificada, poupando tempo e dando respostas mais rápidas para a população”, afirma a governadora Celina Leão.

No mês passado, o GDF lançou a primeira edição do programa no Itapoã. A ação levou um gabinete móvel e diversos serviços públicos à região. Durante cerca de 15 dias, o governo realizou atendimentos, ouviu a população e levantou as principais demandas locais.

Como resultado, foram assinados 18 documentos, sendo 15 ordens de serviço para obras de zeladoria e infraestrutura, como construção de calçadas, reforma de espaços comunitários, melhorias na iluminação pública e intervenções viárias.

Durante a ação, o governo também autorizou duas ordens de serviço voltadas ao transporte público, com a implantação e substituição de 22 abrigos de passageiros e a ampliação de duas linhas de ônibus no Itapoã.

Celina Leão: “Quando o programa GDF na Sua Porta passa, a cidade é transformada. A gente reúne todas as secretarias, levanta as demandas e executa tudo de forma unificada, poupando tempo e dando respostas mais rápidas para a população”

GDF na Sua Porta

O programa reúne diversas secretarias e órgãos do Governo do Distrito Federal, como as pastas de Governo, Economia, Justiça e Cidadania, Saúde, Desenvolvimento Social, Mobilidade e Transporte, Segurança Pública, Meio Ambiente, Proteção Animal e Obras e Infraestrutura. Participam ainda órgãos como DF Legal, Detran-DF, DER, SLU, Novacap, Terracap, Procon-DF, Controladoria-Geral e as administrações regionais.

Também integram a iniciativa as forças de segurança, como as polícias Civil e Militar e o Corpo de Bombeiros, bem como a Defensoria Pública do DF e demais entidades públicas envolvidas, conforme a área de atuação.

A coordenação do programa fica a cargo da Secretaria de Governo, por meio da Secretaria Executiva das Cidades. Todos os órgãos participantes vão disponibilizar equipes técnicas no local, com autonomia e capacidade para atender demandas e efetuar encaminhamentos imediatos.

GDF reabre inscrições para cursos do projeto Mulheres no Campo

0

São oferecidas 100 vagas para qualificação profissional voltada ao meio rural

Brasília, 12 de abril de 2026 — A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda do Distrito Federal (Sedet-DF) anunciou a reabertura das inscrições para o preenchimento de 100 vagas em cursos de qualificação profissional do projeto Mulheres no Campo.

A iniciativa tem como foco ampliar as oportunidades para mulheres interessadas em atuar no meio rural, promovendo capacitação e fortalecendo a autonomia econômica das participantes. O novo processo seletivo busca alcançar mais candidatas e ampliar o acesso ao programa.

As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet, por meio do portal oficial da Sedet-DF, entre os dias 13 e 22 deste mês. Para participar, é necessário preencher o formulário eletrônico disponibilizado pela secretaria.

O projeto faz parte das ações do Governo do Distrito Federal voltadas à qualificação profissional e ao incentivo à inserção produtiva feminina, especialmente em áreas rurais. A proposta é contribuir para o desenvolvimento social e econômico, oferecendo formação e novas perspectivas de geração de renda.

Confira o edital completo do projeto.

GDF investe R$ 183,9 milhões na agricultura familiar desde 2019

0

Programas ampliam renda de produtores e reforçam alimentação escolar no DF

Brasília, 12 de abril de 2026 — O Governo do Distrito Federal (GDF) destinou R$ 183,9 milhões à aquisição de alimentos da agricultura familiar entre 2019 e 2025. No período, quase 10 mil produtores participaram das compras públicas, que abastecem principalmente a rede de ensino e ações voltadas à segurança alimentar.

O principal destaque é o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), responsável pela maior parte dos investimentos, com R$ 125 milhões aplicados ao longo dos últimos anos. A partir de 2022, os aportes cresceram de forma contínua, impulsionados também por recursos locais que, em alguns casos, superam significativamente os repasses federais.

Em 2025, por exemplo, a União transferiu R$ 32,4 milhões para o programa, enquanto o GDF investiu R$ 189,1 milhões. Situação semelhante ocorreu em 2024, quando os recursos federais somaram R$ 62,7 milhões, frente a R$ 112,4 milhões de origem distrital. O cenário evidencia a prioridade dada à alimentação escolar e amplia a capacidade de aquisição de produtos da agricultura familiar.

Outros programas também contribuem para o fortalecimento do setor. O Programa de Aquisição da Produção da Agricultura do Distrito Federal (Papa-DF) movimentou R$ 44 milhões, com a compra de mais de 9,6 milhões de quilos de alimentos e participação de mais de 3,3 mil agricultores. Já o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA/TA) registrou R$ 14,8 milhões em investimentos, envolvendo cerca de 2,2 mil produtores, com destaque para os produtos orgânicos, que representaram quase 40% do total adquirido.

Nos programas Papa-DF e Pnae, a comercialização ocorre principalmente por meio de associações e cooperativas, fortalecendo a organização coletiva. Já no PAA/TA, as compras são feitas diretamente com os produtores, ampliando o acesso de agricultores que ainda não integram entidades formais.

A coordenação das aquisições é feita pela Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Seagri-DF), com participação de órgãos como a Secretaria de Educação e a Secretaria de Desenvolvimento Social, responsáveis pela distribuição dos alimentos em escolas e programas assistenciais. Outros equipamentos públicos também são atendidos.

Segundo a pasta, as compras governamentais garantem maior estabilidade aos produtores, reduzindo a dependência das oscilações de mercado e permitindo planejamento da produção. A política também estimula investimentos no campo e amplia a competitividade da agricultura familiar.

Embora seja uma política federal, o Pnae no Distrito Federal tem forte complementação de recursos locais. Em 2025, por exemplo, o repasse da União foi de R$ 32,4 milhões, enquanto o GDF investiu R$ 189,1 milhões | Foto: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília

Além dos hortifrutis, a lista de produtos adquiridos passou a incluir itens de maior valor agregado, como lácteos, mel e pescado, ampliando as cadeias produtivas atendidas. A previsão é de expansão desse mercado, com a inclusão de novos produtos nos próximos anos.

Na prática, os impactos já são percebidos por produtores locais. Na Comunidade da Lagoinha, em Planaltina, agricultores relatam maior segurança financeira e possibilidade de crescimento após a inserção nos programas públicos. O fornecimento regular para a merenda escolar tem garantido renda estável e incentivado a diversificação da produção.

O modelo também contribui para a oferta de alimentos mais frescos nas escolas, devido à proximidade entre produção e consumo. Além disso, reduz perdas logísticas, fortalece a economia regional e mantém a circulação de recursos dentro do próprio Distrito Federal.

Wi-Fi Social DF ultrapassa 150 milhões de acessos e amplia cobertura

0

Programa oferece internet gratuita em mais de 25 regiões administrativas

Brasília, 12 de abril de 2026 — O programa Wi-Fi Social DF, do Governo do Distrito Federal (GDF), já ultrapassou a marca de 150 milhões de acessos e segue em expansão. Disponível em diversas regiões administrativas, o serviço garante internet gratuita à população em áreas que vão da Fercal ao Gama, de Brazlândia a São Sebastião e do Itapoã a Ceilândia.

Criado em 2019, o projeto é coordenado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-DF) e se consolidou como uma das principais iniciativas de inclusão digital no Distrito Federal. Atualmente, a rede atende mais de 25 regiões administrativas, com previsão de ampliação ao longo de 2026.

O programa ultrapassou a marca de 150 milhões de acessos e mantém o ritmo de crescimento, com ampliação da rede prevista ao longo de 2026 | Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

Os pontos ativos e as futuras instalações podem ser consultados no site oficial do programa, incluindo os locais autorizados publicados no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF). A expansão da rede busca ampliar o acesso à conectividade e promover mais oportunidades para a população.

Segundo a secretaria responsável, o Wi-Fi Social DF tem como objetivo garantir acesso gratuito à internet em espaços públicos, contribuindo para inclusão digital e acesso à informação em diferentes regiões.

Para utilizar o serviço, o usuário deve ativar o wi-fi do dispositivo, selecionar a rede “Wi-Fi Social DF” e realizar um cadastro no primeiro acesso. Nas conexões seguintes, basta inserir login e senha. O sistema pode apresentar limitações de tempo e velocidade para assegurar estabilidade e uso democrático.

A orientação é que os usuários verifiquem a autenticidade da rede antes de se conectar e evitem acessar informações sensíveis em ambientes públicos, garantindo mais segurança durante a navegação.

Quadras renovadas ampliam opções de esporte e lazer no Parque da Cidade

Entrega deste sábado (11) teve  programação cultural, torneio esportivo e ações de saúde para o público

O Parque da Cidade Sarah Kubitschek  já conta, com duas quadras poliesportivas renovadas, resultado da parceria entre o Governo do Distrito Federal (GDF) e a empresa Betano. A inauguração foi neste sábado (11). A iniciativa busca fortalecer o uso dos espaços públicos e incentivar a prática esportiva na capital.

Intervenções artísticas fazem parte da estrutura das novas quadras | Fotos: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

“Esse espaço foi feito de forma colaborativa e mostra que a gente pode trazer parceiros que deixem legado para a cidade”

Governadora Celina Leão

Presente à inauguração, a governadora Celina Leão ressaltou que a iniciativa reúne esporte, cultura e cuidado com a população, estimulando o uso qualificado dos espaços públicos.

“Esse espaço foi feito de forma colaborativa e mostra que a gente pode trazer parceiros que deixem legado para a cidade”, afirmou. “Hoje você vê movimento, arte e esporte acontecendo ao mesmo tempo. O esporte abre portas, transforma vidas, é um caminho seguro e que com certeza dará bons frutos para a saúde mental.”

Além da reestruturação física, as quadras receberam intervenções dos artistas Toys e Mão, que incorporaram elementos visuais inspirados no Cerrado e em referências urbanas de Brasília.

“Essas parcerias são fundamentais para fomentar a qualidade de vida e deixar um legado para um espaço tão tradicional e querido pela população”

Renato Junqueira, secretário de Esporte e Lazer

A inauguração reuniu atividades esportivas e culturais, como torneio de basquete 3×3 promovido pela Central Única das Favelas (Cufa) do DF e apresentações de breaking dance.

Também foi disponibilizado atendimento de saúde, com exames gratuitos na carreta de mamografia da Fundação Laço Rosa, mediante agendamento prévio, ampliando o alcance social da ação.

O secretário de Esporte e Lazer, Renato Junqueira, lembrou o caráter da parceria com a iniciativa privada: “É um projeto que eles estão levando para o mundo inteiro, e pela primeira vez no Brasil escolheram Brasília, no Parque da Cidade. São duas quadras poliesportivas reformadas sem investimento público. Essas parcerias são fundamentais para fomentar a qualidade de vida e deixar um legado para um espaço tão tradicional e querido pela população”.

Mais estrutura

Cíntia Santos, atleta master de basquete: “Nunca vi uma estrutura tão maravilhosa e tão bem-organizada”

A atleta master de basquete Cintia Santos, 50, frequenta as quadras do Parque da Cidade desde os 11 anos de idade e comemorou  a transformação do espaço: “Nunca vi uma estrutura tão maravilhosa e tão bem-organizada. Essa renovação e esse projeto estão sendo fantásticos. Não só para mim, mas para vários atletas que frequentam aos finais de semana aqui e tem essa valorização do basquete”.

O administrador do Parque da Cidade, Toddy Moreno, explicou que as quadras estavam deterioradas. “São estruturas de 1978 que vinham sofrendo com depredação e ação do tempo”, apontou. “Essa parceria é um investimento que vale muito a pena para a sociedade. As quadras foram pintadas por artistas da cidade, com referências locais, para que as pessoas possam se divertir e praticar esporte aqui no parque”.

Durante a inauguração, a governadora também falou sobre a entrega da Piscina com Ondas no Parque da Cidade: “É uma obra muito especial pra mim, porque começou lá atrás, quando eu ainda era parlamentar, e agora tenho a oportunidade de ver esse projeto sair do papel. O mais importante é garantir que ela esteja disponível para a população”.

Em Luziânia, lideranças comemoram avanços e reforçam importância da reeleição de Daniel

Leitura unânime é de que governador dará sequência ao trabalho realizado por Ronaldo Caiado, com transformação de áreas essenciais como segurança pública, saúde, educação e social

Em pouco mais de sete anos, o Entorno do Distrito Federal (DF) viveu avanços históricos em áreas como segurança pública, saúde, educação e social. A melhoria da qualidade de vida da população local foi celebrada por lideranças regionais neste sábado (11/4), durante o encontro Pra Frente Goiás, em Luziânia. A avaliação unânime é de que o trabalho iniciado por Ronaldo Caiado (PSD) só terá continuidade e será fortalecido com a reeleição do governador Daniel Vilela (MDB). Com lideranças de todas as cidades da região, o encontro reuniu 37 prefeitos e em torno de 7 mil militantes.

Representantes do Entorno enxergam o atual governador como o guardião do projeto de transformação das cidades circunvizinhas de Brasília. Isso porque Daniel foi vice de Caiado e há anos já vem trabalhando em prol da região. Anfitrião do evento, o prefeito de Luziânia, Diego Sorgatto (União Brasil), lembrou como a região foi rifada por gestões anteriores, e apontou a diferença a partir de 2019. “Falar, até o papagaio da vizinha fala. Um fala que fez isso, o outro aquilo, e ninguém entregava nada de política pública”, disse. “Nunca foi tão fácil escolher um lado, porque acompanhei a gestão do Caiado e do Daniel. Sou testemunha.”

Para exemplificar, Sorgatto falou da má fama de alguns municípios da região por figurarem no ranking dos mais violentos do Brasil. “Ninguém experimentou uma transformação na segurança pública como nossas cidades. Não tinha um dia que a gente acordava sem notícia de crime. Roubaram o carro de fulano, assaltaram o comércio de beltrano, todo final de semana eram cinco, seis homicídios. Hoje, comemoramos meses sem um crime registrado na região. O cidadão tem tranquilidade para ir e vir”, relatou o prefeito de Luziânia.

Daniel Vilela explicou que a mudança vivida no Entorno foi baseada em planejamento, investimento e ação. “O governo antes de Caiado lavava as mãos. Se dedicava ao restante do Estado e alegava que essa região era problema do Distrito Federal. Por outro lado, o DF dizia que era problema de Goiás. Mas hoje temos um governo e um time político que sabe que o Entorno representa sucesso. Essa região não é mais problema, ela puxa o crescimento do Estado. Os índices econômicos mostram que a região tem promovido o crescimento mais acelerado em Goiás”, informou o pré-candidato à reeleição.

Responsável por dar fim ao termo “Nem, Goiás, nem DF”, o ex-governador e pré-candidato à presidência da República Ronaldo Caiado mencionou conquistas em outras áreas. “Na educação, tinha o ‘turno da fome. Aqui não tinha hospitais, não existia leitos de UTI, nem segurança pública. Não existia o mínimo de apoio às políticas sociais. Nós devolvemos essa região ao povo. O cidadão hoje tem orgulho de dizer: ‘moro em Luziânia, ou em Valparaíso, Cidade Oriental, Novo Gama, Águas Lindas, Formosa, Cabeceiras, Cristalina… Enfim, moro no Entorno e tenho orgulho de saber que aqui é um lugar que as pessoas são realmente respeitadas’”, disse.

Mais avanços
A prefeita de Formosa, Simone Ribeiro (União Brasil), enalteceu o perfil municipalista da atual gestão e mencionou outras áreas que a população percebeu mudanças importantes. “Hoje nós temos o programa Estrada Boa e, graças à parceria com o Estado, estamos desenvolvendo a infraestrutura do nosso município. Também temos um hospital, referência em cardiologia, que logo logo vai ter a reforma e ampliação entregues. Nós temos a última fronteira agrícola do Estado que vai ser pavimentada, seus 22 quilômetros. Então, estou muito esperançosa, feliz e grata a esse governo”, explicou.

Alguns dos maiores destaques da atual gestão no Entorno: na segurança pública, a ampliação do presídio de Águas Lindas e a construção de unidades prisionais em Formosa, Novo Gama (em fase de conclusão) e Planaltina de Goiás. Luziânia e Novo Gama também receberam o projeto piloto do ‘IA Contra o Crime’ que elevou em quase 80% o percentual de resolução de crimes como roubos, furtos, assaltos e homicídios. Na saúde, a entrega da Policlínica de Formosa, do Hospital Estadual de Águas Lindas, estadualização do Hospital de Luziânia e reforma e ampliação do Hospital Estadual de Formosa.

Na educação, destaque para a construção de nove escolas em Águas Lindas (5), Luziânia (1), Santo Antônio do Descoberto (2) e Cocalzinho de Goiás e a ampliação da educação tecnológica. No social, o Mães de Goiás chega a 17 mil famílias da região, além de 46 mil alunos beneficiados com Bolsa Estudo. Na infraestrutura, foi entregue o Sistema Produtor Corumbá, tido como uma das maiores obras de saneamento do País, que beneficia 1,3 milhão de pessoas. Ainda, a reconstrução de centenas de quilômetros de rodovias estaduais.

Além de Daniel e Caiado, o encontro teve a participação dos pré-candidatos ao Senado da base governista: Gracinha Caiado (União Brasil), Zacharias Calil (MDB), Vanderlan Cardoso (PSD) e Alexandre Baldy (PP). Também estavam presentes parlamentares que representam municípios da região. Entre eles, os deputados federais Célio Silveira (MDB) e Lêda Borges (Republicanos), e os estaduais Dra. Zeli e Wilde Cambão, ambos do União Brasil.

No Entorno, Daniel Vilela assume compromisso com segurança e transporte

Encontro em Luziânia reúne 40 prefeitos, lideranças partidárias e 7 mil militantes em apoio ao projeto da base governista

O governador e pré-candidato à reeleição Daniel Vilela (MDB) assumiu o compromisso de priorizar a segurança pública e solucionar o transporte público no Entorno do Distrito Federal durante Encontro Regional Pra Frente Goiás em Luziânia, neste sábado (11/4). “Vamos estar junto com a população para encontrar um caminho e levar um transporte à altura que esse povo tanto merece”, ressaltou. O evento da base governista reuniu 40 prefeitos da região, centenas de vereadores, além das principais lideranças de partidos aliados MDB, PSD, União Brasil, PP, PRD, Solidariedade, Republicanos, Mobiliza e Podemos.

Diante de um público estimado de 7 mil pessoas, Daniel destacou a importância de a União reconhecer a posição estratégica dos moradores da localidade. “Precisa ter, de fato, a participação do governo federal reconhecendo que as pessoas que estão aqui no Entorno vão diariamente trabalhar e fazer com que a cidade de Brasília, inclusive os órgãos federais, possam funcionar”, sublinhou ao mencionar que o serviço é realizado em cooperação com o Governo Federal e Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT). O objetivo do governador é implantar uma política de subsídios semelhante a que existe na Região Metropolitana de Goiânia.

Ao lado da primeira-dama Iara Vilela, o governador anunciou a entrega da nova base do Grupamento Aéreo (Graer), em Luziânia, para os próximos dias, reforçando que o cerco contra a criminalidade será intensificado em todos os municípios vizinhos de Brasília. “Se estava difícil a vida para o bandido aqui no Entorno, podem esperar que a vida dele vai ficar ainda mais difícil”, afirmou. “Hoje o Entorno é um local de gente de bem, de pessoas empreendedoras, trabalhadoras que buscam garantir um futuro melhor para os seus familiares”, acrescentou. “O Entorno recebeu o que há de mais moderno em tecnologia para garantir que os melhores policiais do Brasil possam desempenhar com competência e garantir tranquilidade”, citou sobre a implantação da IA Contra o Crime.

Daniel Vilela reiterou o trabalho realizado para romper com o estigma da área de ser ‘nem Goiás, nem Brasília’, uma lacuna administrativa que penalizava a população local. “Foi essa região que recebeu a maior transformação de qualidade de vida entre todas as regiões do nosso estado. Vocês, mais do que eu, sabem a dificuldade que era viver aqui”, lembrou ao reiterar que a localidade, atualmente, “puxa o crescimento do Estado”. O foco, segundo ele, é integrar ainda mais a região ao desenvolvimento que Goiás experimenta, garantindo maior presença do poder público e melhoria nos serviços essenciais.

No primeiro compromisso político após ter a pré-candidatura à presidência da República confirmada, o ex-governador Ronaldo Caiado (PSD) referendou Daniel Vilela como nome para preservar os avanços obtidos desde 2019. “Que vocês vistam a camisa Daniel Vilela”, frisou. “Vamos mostrar que não abrimos mão da cidadania, da nossa dignidade, da educação, da segurança, dos programas sociais, da saúde dessa região e nem do estado de Goiás”, acrescentou Caiado.

Ao projetar a plataforma nacional, o ex-governador citou a experiência em Goiás como vitrine. “Estou chegando para mostrar que conheço os problemas do Brasil. Que tenho coragem, que não tenho rabo preso, que não sou ligado à bandidagem e que tenho condições morais de governar esse país”, ressaltou. Para ele, o legado ao longo de dois mandatos, somado à experiência de quatro décadas de vida pública, conferem credibilidade para o projeto que vai levar ao país. “Nós devolvemos o Goiás aos goianos e Deus vai nos dar oportunidade de devolver o Brasil aos brasileiros de bem”, pontuou.

Anfitrião do encontro, o prefeito de Luziânia Diego Sorgatto (União Brasil) endossou o compromisso mantido pelo grupo político para levar desenvolvimento e melhores condições de vida à população do Entorno. “Nunca foi tão fácil escolher um lado, porque eu acompanhei a gestão do Caiado e do Daniel no governo. Sou testemunha, porque ninguém experimentou uma transformação na segurança pública como as nossas cidades na região do Entorno”, disse.

O encontro também reuniu os pré-candidatos ao Senado Federal: Gracinha Caiado (União Brasil), Zacharias Calil (MDB), Vanderlan Cardoso (PSD) e Alexandre Baldy (PP). Na disputa por uma cadeira no Senado, Gracinha Caiado (União Brasil) enfatizou que a região simboliza os desafios e as verdadeiras conquistas do governo nos últimos sete anos. “Esse palanque é a maior base política já vista em Goiás. Um estado hoje que é referência, que mostrou ao Brasil que, quando se governa com seriedade, o povo acredita”, afirmou.

Na disputa pela reeleição, o senador Vanderlan Cardoso (PSD) falou dos investimentos destinados aos municípios. “Hoje é uma região lembrada, uma região segura, com uma boa educação, com saúde de qualidade”, enalteceu. Ele destacou a importância de ampliar o reconhecimento nacional de lideranças goianas. O deputado federal e pré-candidato ao Senado, Zacharias Calil (MDB), destacou que o ato político demonstra a confiança das lideranças locais na continuidade do trabalho realizado. “Esse encontro mostra que nossa base está unida, pacificada e preparada para os desafios que virão. Não se trata somente de eleições, mas de um projeto de desenvolvimento que inclui mobilidade, saúde, educação e oportunidade para todos”, sublinhou.

O presidente do Progressistas em Goiás e também pré-candidato ao Senado, Alexandre Baldy, reforçou a união da base aliada visando “construir um Goiás cada vez melhor”. “A região do Entorno, nunca foi tão valorizada. O quanto esse grupo trabalhou por cada um de vocês, cada vereador, vereadora, cada liderança que pôde ser atendida e acolhida”, enfatizou ao dizer que pretende reforçar a busca por um transporte público melhor.

O presidente da Associação Goiana de Municípios (AGM) e prefeito de Hidrolândia, José Délio, enalteceu o trabalho da gestão Caiado e Daniel Vilela. “Um governo que fez a transformação em Goiás, que não é de promessa, é um governo de avanço e de resultado de casas populares, rodovias e ações sociais. Não tem porque voltar atrás, precisamos avançar”, destacou o gestor. “De um canto a outro desse estado, vamos continuar avançando”, afirmou o presidente da Federação Goiana dos Municípios (FGM) e prefeito de Jaraguá, Paulo Vitor Avelar.

O deputado estadual Wilde Cambão (União Brasil) falou em nome dos parlamentares da região do Entorno. “Daniel, esse jovem trabalhador, competente e que tem capacidade moral que o goiano deseja, vai continuar a desenvolver o estado e continuar a transformação que este estado merece”, afirmou. Deputado federal, Célio Silveira (MDB) se dirigiu a todos que trabalham pelo Entorno. “A vocês que vão dar a vitória a Daniel Vilela no primeiro turno, muito obrigado! Momento de alegria que nos dá a certeza da vitória para o Entorno, para Goiás e para o Brasil”, afirmou.

Expomix reúne multidão e arrecada alimentos em Planaltina

0

Evento cultural alia entretenimento e solidariedade na abertura da programação

Brasília, 11 de abril de 2026 — A abertura da Expomix, realizada na sexta-feira (10), em Planaltina, reuniu mais de 35 mil pessoas em uma noite marcada por música, emoção e ações solidárias. O destaque ficou por conta do show do cantor Xand Avião, que animou o público, além das apresentações de artistas locais.

Xand Avião foi destaque na abertura da Expomix, que segue até domingo (12) | Foto: Divulgação/Secec-DF

Com estrutura preparada para receber grande público, o evento demonstrou sua força logo no primeiro dia. A iniciativa também teve impacto social significativo, com a arrecadação de 38 toneladas de alimentos. As doações, organizadas pela ONG do Amor, serão destinadas a famílias em situação de vulnerabilidade.

Promovida pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal, a Expomix busca ampliar o acesso da população à cultura, além de incentivar a economia criativa e proporcionar experiências artísticas de grande porte.

A realização conta ainda com o apoio da Administração Regional de Planaltina, reforçando a valorização da cidade e a consolidação de eventos culturais na região. Segundo a organização, ações como essa evidenciam o papel da cultura não apenas como entretenimento, mas também como ferramenta de inclusão social e desenvolvimento local.

A programação segue até domingo (12), com atrações variadas. Neste sábado (11), a expectativa é de novo grande público para o show da cantora Lauana Prado, com abertura dos portões prevista para as 18h.