Início Site Página 78

Zoológico de Brasília terá programação especial no aniversário da capital

0

Evento reúne atividades recreativas e educativas entre os dias 18 e 21 de abril

Brasília, 14 de abril de 2026 — Em comemoração aos 66 anos de Brasília, o Zoológico de Brasília preparou uma programação especial para o público entre os dias 18 e 21 de abril. O evento “Um Zoo de Diversão” promete oferecer atividades recreativas, atrações educativas e opções de lazer para visitantes de todas as idades.

Durante o período, das 9h às 16h, o espaço contará com pintura de rosto, pedal kart, brinquedos infláveis, espaço kids, brincadeiras e a presença de personagens, proporcionando entretenimento especialmente para o público infantil.

Arte: Zoológico de Brasília

A programação inclui ainda atividades educativas. Na sexta-feira (18), haverá palestra sobre répteis às 14h30, em frente ao serpentário, com participação de Richard Rasmussen. Já no domingo (19), ocorre a corrida Zoo Kids, a partir das 8h, voltada para crianças inscritas, além de apresentações do palhaço Psiu e nova palestra no palco principal, às 10h30.

No dia 21 de abril, data oficial do aniversário da capital, o público poderá assistir ao espetáculo do Circo Artetude, às 10h30, e a mais uma apresentação do palhaço Psiu, às 14h.

O zoológico funcionará normalmente durante os dias de evento, das 8h30 às 17h, com bilheteria até as 16h. No dia 18, os ingressos custam R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia-entrada). Já nos dias 19, 20 e 21, a entrada será gratuita, sendo que, na segunda-feira (20), não haverá programação especial.

A iniciativa busca aproximar a população do espaço, aliando lazer, educação ambiental e convivência em um dos principais pontos de visitação da capital.

Policiais do DF participam de curso para missões de paz da ONU

0

Capacitação reúne militares de vários estados e segue padrões internacionais

Brasília, 14 de abril de 2026 — Oficiais da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) participam de um curso preparatório para missões de paz da Organização das Nações Unidas, iniciado em março deste ano no Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil, no Rio de Janeiro. A capacitação tem duração de 45 dias e prepara profissionais para atuação em cenários internacionais complexos, com foco em segurança e estabilização.

Representando a corporação, o tenente-coronel Diogo de Aguiar atua como instrutor e coordenador do curso. O oficial possui experiência em missões internacionais e já integrou operações de paz no Sudão do Sul entre 2020 e 2022.

A formação reúne 13 policiais militares de diferentes estados brasileiros, como Rio de Janeiro, Bahia, Minas Gerais, Amapá e Tocantins, além de 27 integrantes das Forças Armadas, incluindo militares do Exército Brasileiro e da Força Aérea.

Outro ponto de destaque é a presença de um avaliador da UN Police, vindo de Nova York, responsável por certificar o curso conforme os padrões internacionais exigidos pela ONU. A certificação garante que os participantes estejam aptos a atuar em missões de paz ao redor do mundo.

Expomix Planaltina reúne mais de 130 mil pessoas e impulsiona economia local

0

Evento em Planaltina alia cultura, economia e solidariedade no DF

Brasília, 14 de abril de 2026 — A Expomix Planaltina encerrou sua programação consolidando-se como um dos maiores eventos culturais e solidários do Distrito Federal. Ao longo de três dias, mais de 130 mil pessoas participaram da iniciativa, que movimentou a economia local e gerou renda para ambulantes, comerciantes e profissionais ligados à cadeia produtiva do evento.

Além do público expressivo, a ação teve forte impacto social, com a arrecadação de mais de 85 toneladas de alimentos. As doações serão destinadas às organizações não governamentais responsáveis pela distribuição a famílias em situação de vulnerabilidade em regiões como Planaltina, Paranoá, Estrutural e Sol Nascente.

A programação contou com apresentações de artistas de destaque nacional, como Xand Avião, Lauana Prado, Mari Fernandes e Matheus & Kauan, além de valorizar a cena local com mais de 15 atrações regionais.

Realizado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (Secec-DF), com apoio da Administração Regional de Planaltina, o evento reforça a importância da cultura como ferramenta de desenvolvimento econômico e inclusão social.

Segundo a organização, a iniciativa demonstra o potencial das políticas culturais em integrar entretenimento, geração de renda e impacto social, ampliando o alcance das ações públicas e fortalecendo os vínculos comunitários no Distrito Federal.

Audiência pública debate prioridades do orçamento do DF para 2027

0

Secretaria de Economia convida a população para enviar sugestões; Iniciativa será transmitida ao vivo nesta quinta (16), às 15h, pelo canal da pasta no YouTube

A população do Distrito Federal tem a oportunidade de participar da tomada de decisões do poder público nesta quinta-feira (16). A Secretaria de Economia (Seec-DF) promove uma audiência pública online para debater o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) para 2027. A reunião será transmitida ao vivo pelo canal da pasta no YouTube.

Durante a audiência, técnicos e gestores da Seec-DF explicam como o texto da futura lei foi construído e apresentam as prioridades do Governo do Distrito Federal (GDF). A participação da população é importante para contribuir na definição dessas prioridades e para que sejam apresentadas as necessidades de cada região administrativa.

A LDO é fundamental para orientar a administração distrital na elaboração do planejamento para o ano seguinte. É ela que define as principais metas a serem alcançadas em 2027. Quanto maior a participação da sociedade civil, mais qualificada será a construção do documento.

O prazo para o envio de sugestões ao PLDO 2027 vai de 16 a 23 de abril, pelos canais da Ouvidoria do GDF, no site Participa DF, em uma das unidades da Ouvidoria, localizadas em secretarias, autarquias ou fundações do GDF, e pela central telefônica 162, de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h, e, nos fins de semana, das 8h às 18h.

Governadora Celina Leão indica Elie Chidiac para a presidência da CEB

0

A mudança integra o planejamento da nova gestão da Companhia Energética de Brasília

A governadora do Distrito Federal, Celina Leão, definiu nesta segunda-feira (13), Elie Issa El Chidiac como novo presidente da Companhia Energética de Brasília, em uma decisão que marca o início de uma nova etapa na condução do setor energético do DF. A mudança integra o planejamento da nova gestão, com foco no fortalecimento institucional, na eficiência operacional e na qualificação da entrega de serviços à população. O novo presidente também responderá pela subsidiária de Iluminação Pública e Serviços, ampliando a integração das operações e a capacidade de execução dos investimentos.

A decisão reforça a prioridade do governo na modernização da infraestrutura urbana, com atenção especial à iluminação pública, considerada essencial para a segurança, a mobilidade e a qualidade de vida da população. A diretriz é assegurar que os recursos sejam integralmente direcionados ao setor, com foco em resultados reais e alcance em todas as regiões administrativas.

Com trajetória consolidada na administração pública, Elie Chidiac reúne experiência em áreas estratégicas. Já atuou na gestão da Celg, foi secretário de Assuntos Internacionais de Goiás e ocupou cargos de direção na Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal e na Novacap, com atuação voltada ao planejamento e à estruturação de projetos. O conjunto de experiências reforça o perfil técnico do novo dirigente para conduzir os próximos desafios da companhia.

A governadora Celina Leão também agradeceu ao ex-presidente Edison Garcia pelo trabalho realizado à frente da CEB desde 2019, reconhecendo sua contribuição para a continuidade dos serviços e para os avanços institucionais da companhia ao longo dos últimos anos.

Alexandre Patury, secretário de Segurança Pública do DF, no Sabatinão do Povo

0

Secretário participará do quadro do programa Vozes da Comunidade e responderá a perguntas de jornalistas e moradores de diversas cidades do Distrito Federal em transmissão ao vivo

Da Redação

O secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Alexandre Patury, participará do programa Vozes da Comunidade, que será transmitido ao vivo a partir das 10h deste sábado (18), pelo YouTube e por emissoras de rádio do DF e do Entorno.

Durante o quadro Sabatinão do Povo, Patury será entrevistado por jornalistas e նաև responderá a perguntas enviadas pela população.

A proposta é ampliar o diálogo sobre políticas públicas de segurança, os principais desafios da área e as ações adotadas pelo governo para garantir a proteção dos cidadãos.

Patury assumiu recentemente o comando da Secretaria de Segurança Pública após a saída do então titular, no contexto da ascensão de Celina Leão ao governo do DF, no início deste mês.

Ele já atuava como secretário-executivo da pasta durante a gestão de Ibaneis Rocha.

Delegado da Polícia Federal, o secretário possui experiência na área de segurança pública, incluindo atuação no Ministério da Justiça em gestões anteriores.

Sobre o Programa Vozes da Comunidade:

• Formato: Programa jornalístico participativo com o quadro principal chamado “Sabatinão do Povo”. Nele, autoridades e figuras públicas são sabatinadas ao vivo por jornalistas e respondem diretamente a perguntas enviadas pela população.
• Apresentador: Jornalista Toni Duarte.

• Transmissão: Ao vivo pelo YouTube (https://www.youtube.com/@vozesdacomunidadefm/streams) e retransmitido por emissoras de rádio do Distrito Federal e do Entorno.Também há transmissão pelo Instagram.
• Frequência: Todo sábado, geralmente das 14h às 16h (algumas edições especiais começam mais cedo, como às 9h30).
• Objetivo: Promover o jornalismo participativo, aproximar o poder público da comunidade, debater temas relevantes para o DF e o Entorno (segurança, saúde, mobilidade, educação, moradia, política, serviços públicos etc.) e ampliar o diálogo direto com a população.

Apoio: Associação Brasileira de Portais de Notícias (ABBP).

O programa já recebeu convidados como a governadora Celina Leão no ultimo sábado (11) e agora terá a participação do secretário de Segurança Pública, Alexandre Patury.

É uma iniciativa recente que valoriza a voz da comunidade e a transparência na gestão pública.

 

Luziânia sedia Encontro de Economia Criativa do Setor Cultural

Evento, realizado pela Secult Goiás, em parceria com Sebrae, oferece oficinas e palestras voltadas à profissionalização e ao acesso a recursos da Política Nacional Aldir Blanc

A Secretaria de Estado da Cultura (Secult) promove a 4ª edição do Encontro de Economia Criativa do Setor Cultural na cidade de Luziânia, nesta semana, de terça (14/04) a quinta-feira (16/04).

Voltada para artistas, produtores, artesãos e agentes culturais, a trilha formativa conta com a parceria do Sebrae.

Durante os três dias de programação, os participantes terão a oportunidade de acompanhar palestras e oficinas voltadas à profissionalização da área cultural.

A iniciativa também oferecerá formação para proponentes que pretendem submeter projetos à Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (Pnab).

O evento será realizado na sede do Sebrae no município, e as inscrições já estão abertas.

As vagas são limitadas e direcionadas prioritariamente a agentes culturais e empreendedores da economia criativa interessados em ampliar sua atuação e qualificar seus projetos para editais e oportunidades de financiamento.

Entre as oficinas que serão ofertadas está a de escrita de projetos culturais, com orientações sobre o funcionamento da Pnab e do Sistema Baru 2.0, além de informações sobre como acessar recursos de fomento.

Encontro de Economia Criativa do Setor Cultural

Além de Luziânia, o encontro já passou por:

  • Trindade;
  • Goiânia;
  • Jaraguá.

A secretária de Estado da Cultura, Yara Nunes, destaca que a ação tem impactado positivamente os profissionais do setor em Goiás.

“O interesse do público tem apontado para o desejo de profissionalização e, sobretudo, pela busca por conhecimento para acessar recursos de fomento”, afirma.

O segundo ciclo da Pnab, operacionalizado pelo Governo de Goiás, já lançou 18 editais em 2026. Os recursos disponíveis para diferentes áreas culturais devem chegar a R$ 39 milhões.

O gerente da Unidade de Soluções do Sebrae Goiás, Vitor Costa, ressalta o papel do encontro no fortalecimento da cadeia produtiva da cultura, por meio da qualificação de seus agentes.

Segundo ele, os recursos de editais, como os da Pnab, contribuem para movimentar a economia nos municípios.

“É a vez de Luziânia contar com profissionais experientes e altamente capacitados para tratar dos temas propostos”, pontua.

Para a analista do Sebrae Daniela Caixeta, gestora do projeto, os agentes culturais têm aproveitado a oportunidade de qualificação, o que contribuirá para um setor mais forte e consolidado, capaz de aproveitar as oportunidades geradas pelos editais de fomento.

Serviço

Encontro de Economia Criativa do Setor Cultural de Goiás – Luziânia

Data: Terça, qurta e quinta-feira (14, 15 e 16/4)
Local: Sebrae de Luziânia
Endereço: Rua Ophir José Braz, 122 – Shopping, 2º andar – Centro, Luziânia (GO)

Programação

Terça-feira – (14/04)
14h às 17h

  • Conhecendo a Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura
  •  Conhecendo o Sistema Baru 2.0 – Versão Pnab

19h às 21h

  • Escrita de projetos culturais – Oficinas 1 e 2

Quarta-feira (15/04)
14h às 17h

  • A visão de quem avalia
  • Como fazer uma boa gestão de projetos culturais

19h às 21h

  • Apresentação de cases

Quinta-feira (16/04)

9h às 12h

  • Introdução à economia criativa
  • Captação de recursos e elaboração de projetos culturais
  • Execução e gestão de projetos culturais

Agências do trabalhador têm quase mil vagas de emprego nesta terça

0

São, ao todo, 963 oportunidades que contemplam candidatos de diferentes níveis de escolaridade, com e sem experiência; salários chegam a R$ 3,3 mil

As agências do trabalhador do Distrito Federal oferecem, nesta terça-feira (14), 963 vagas a quem procura um emprego. As oportunidades contemplam candidatos de diferentes níveis de escolaridade, com e sem experiência. Os salários chegam a R$ 3,3 mil.

O posto com remuneração mais alta é o de técnico de edificações, no Guará. Há uma vaga aberta e os interessados precisam ter ensino médio completo e experiência prévia na função.

Já o cargo com mais oportunidades disponíveis é o de operador de caixa, no Jardim Botânico, com 50 vagas. Também é preciso ter ensino médio completo, mas não há exigência de experiência. O salário é de R$ 1.621.

Para participar dos processos seletivos, basta cadastrar o currículo no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital (CTPS) ou ir a uma das 16 agências do trabalhador, das 8h às 17h, durante a semana. Mesmo que nenhuma das oportunidades do dia seja atraente ao candidato, o cadastro vale para oportunidades futuras, já que o sistema cruza dados dos concorrentes com o perfil que as empresas procuram.

Empregadores e empreendedores que desejem ofertar vagas ou utilizar o espaço das agências do trabalhador para as entrevistas podem se cadastrar pessoalmente nas unidades ou pelo e-mail gcv@sedet.df.gov.br. Pode ser utilizado, ainda, o Canal do Empregador, no site da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet).

DF amplia fiscalização rural com tecnologia de satélite e adere à RedeMAIS

0

Parceria da Seagri-DF com o Ministério da Justiça e Segurança Pública garante acesso a imagens diárias

A Secretaria da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Seagri-DF) formalizou a adesão à Rede Nacional de Monitoramento e Alertas Ambientais (RedeMAIS), ampliando o uso de tecnologia no acompanhamento do território rural do DF. A iniciativa integra o programa Meio Ambiente Integrado e Seguro — Brasil MAIS, coordenado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). Assinado em março, o acordo terá vigência de 60 meses.

Com a adesão, a Seagri-DF passa a ter acesso a plataformas, serviços e dados produzidos pelo MJSP e instituições parceiras, além de contribuir com o fornecimento de informações ao governo federal. No DF, a utilização dessas informações vai reforçar a fiscalização em áreas rurais, contribuir para o ordenamento do uso e ocupação do solo, apoiar a preservação ambiental e garantir maior controle sobre a regularidade do patrimônio fundiário.

“Ao incorporar tecnologia de ponta e dados de satélite ao nosso trabalho, ganhamos mais precisão, agilidade e capacidade de resposta na fiscalização e no ordenamento do uso do solo”, afirma o titular da Seagri-DF, Rafael Bueno. “Isso significa mais segurança jurídica para o produtor, mais proteção ao meio ambiente e uma gestão territorial mais eficiente e sustentável.”

Para o subsecretário de Políticas Econômicas Agropecuárias, Antônio Barreto, a tecnologia será uma grande aliada na gestão. “Com o apoio da tecnologia e o compartilhamento de dados, conseguimos agir de forma preventiva, identificando irregularidades com mais rapidez e garantindo uma atuação mais efetiva na organização do território rural”, ressalta.

A RedeMAIS

O sistema já reúne mais de 110 mil usuários e cerca de 620 instituições públicas federais, estaduais e municipais, consolidando-se como o maior projeto operacional de sensoriamento remoto do país.

Por meio de imagens de satélite de alta resolução, a plataforma fornece dados diários de todo o território nacional, além de emitir alertas automáticos para a identificação de crimes ambientais, como desmatamento, garimpo ilegal, incêndios e plantio de culturas ilícitas.

Senadora Damares Alves e governo articulam conclusão de obras no HRAN

A parlamentar destinou verbas de orçamento em 2024 para a execução do projeto de saúde

Em vídeo publicado nas redes sociais (https://abre.ai/o819), nesta segunda-feira (13), a senadora Damares Alves disse que se reuniu com o secretário de Saúde do Distrito Federal, Juracy Lacerda, para cobrar a entrega das obras no Hospital Regional da Asa Norte (HRan).

“Nós fomos cobrar a entrega da reforma da ala dos queimados e fissurados do HRan”, explica a senadora.

O encontro contou com a participação do médico Marconi Delmiro.

A parlamentar destinou verbas de orçamento em 2024 para a execução do projeto de saúde.

A governadora do Distrito Federal apoiou a iniciativa e orientou a articulação com a secretaria.

“Liguei para nossa governadora e ela manifestou indignação com a não conclusão da reforma”, relata Damares.

As autoridades buscam ampliar o quadro de profissionais da unidade para acelerar os procedimentos.
“Saímos da reunião otimistas que a reforma vai ser concluída”, afirma a autora.

A iniciativa visa socorrer pacientes em sofrimento na rede de saúde.
“Há uma fila de pessoas que passaram por acidente, gritando de dor, aguardando uma cirurgia”, justifica a legisladora.

A instituição atende demandas do Distrito Federal e de unidades da federação.

“Essa cirurgia é feita pelo SUS e nós também recebemos crianças de diversos lugares do Brasil”, reforça a representante.
O objetivo do grupo de trabalho é consolidar o serviço de saúde.

“O HRan está se tornando referência nesse tipo de cirurgia”, conclui a parlamentar.