Início Site Página 77

“O BRB não vai quebrar”, afirma presidente Nelson de Souza

Presidente do banco afirma que instituição sairá mais forte após processo de reestruturação e reforça compromisso com governança e desenvolvimento econômico

Durante sua participação no 6º Brasília Summit, promovido pelo LIDE na manhã desta quarta-feira (15) no Hotel Brasília Palace, em Brasília, o presidente do Banco de Brasília (BRB), Nelson de Souza, fez uma defesa enfática da solidez da instituição e buscou afastar dúvidas sobre sua sustentabilidade. Em discurso direcionado a autoridades e lideranças empresariais, ele afirmou categoricamente: “o BRB não vai quebrar”.

A declaração ocorre em meio a um cenário de desafios para o banco, que, segundo o executivo, vêm sendo enfrentados com uma estratégia consistente de fortalecimento institucional. Souza destacou que, ao assumir a presidência, analisou detalhadamente os balanços e a estrutura do banco, o que lhe deu confiança na capacidade de recuperação. Ele ressaltou que o foco atual está na melhoria da governança, na eficiência operacional e na disciplina na gestão.

O presidente também enfatizou o papel do governo do Distrito Federal no processo de reorganização, citando a importância de uma condução responsável e equilibrada. Segundo ele, medidas como revisão de processos, fortalecimento de controles e maior rigor nas decisões vêm sendo implementadas para garantir a sustentabilidade da instituição no longo prazo. “Seguiremos fortes, sólidos e presentes na vida de Brasília, especialmente na vida de quem mais precisa”, afirmou.

Além da defesa institucional, Souza reforçou o papel estratégico do BRB como banco público, com atuação voltada ao desenvolvimento econômico e social. Ele destacou a relevância da instituição no apoio ao empreendedorismo, no financiamento de projetos e na promoção da inclusão financeira, indicando que essas frentes não apenas serão mantidas, mas ampliadas.

O executivo afirmou, ainda, que momentos de crise são também oportunidades para fortalecimento. “Instituições são construídas por pessoas e, quando há compromisso e propósito, é possível superar adversidades e sair ainda mais fortes”, concluiu, reiterando sua convicção de que o BRB seguirá como um agente relevante para a economia local.

Detran-DF divulga regras para autorização de instrutor de trânsito

0

Instrutores com cadastros ativos têm até 11 de maio para solicitar nova autorização e manter o acesso ao sistema de registro de aulas

Com as alterações no processo de habilitação de condutores trazidas pela Resolução nº 1.020/2025 do Conselho Nacional de Trânsito, o instrutor de trânsito não precisa mais estar obrigatoriamente vinculado a um Centro de Formação de Condutores (CFC), podendo atuar de forma independente, desde que autorizado pelo órgão de trânsito. Os procedimentos para obter a autorização do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) para atuar como instrutor autônomo ou vinculado estão descritos na Instrução nº 38/2026, de 10 de fevereiro de 2026.

Para ser autorizado, o instrutor deve ter idade mínima de 21 anos, ensino médio completo, ser habilitado há, no mínimo, dois anos, não ter cometido infração gravíssima nos últimos 60 dias, ter curso de instrutor reconhecido pelo órgão e apresentar certidão negativa da Polícia Federal. O instrutor poderá ministrar aulas práticas e teóricas, se estiver vinculado a uma autoescola. De forma autônoma, a autorização é válida apenas para aulas práticas, com a possibilidade de utilização de veículo próprio ou do aluno, desde que sejam cumpridas as normas técnicas de segurança e de identificação veicular.

Instrutores antigos

A Instrução nº 38/2026 estabeleceu prazo de 90 dias — até 11 de maio — para que todos os instrutores com cadastro ativo no DF se adequem às novas regras, solicitando nova autorização.

“É muito importante que quem já atua como instrutor esteja atento aos prazos de emissão da nova autorização para evitar perder o acesso aos sistemas de registro das aulas junto ao Detran-DF”, reforça a diretora de Credenciamento de Entidades e Profissionais, Ticiana Sanford.

Até 30 de junho, os instrutores vinculados a algum CFC credenciado ao Detran-DF estarão isentos dos preços públicos referentes ao processo de emissão da autorização. Para fazer jus à isenção, o instrutor deverá comprovar vínculo ativo com entidade credenciada à época da publicação da Resolução Contran nº 1.020, de 9 de dezembro de 2025, até o dia 14 de abril de 2026, quando foi publicada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) a Instrução nº 139/2026, que trata da isenção dos preços públicos.

Durante as aulas, o instrutor de trânsito deve portar, entre outros documentos, a autorização do órgão de trânsito. Em caso de descumprimento das normas estabelecidas na Instrução nº 38/2026, o instrutor poderá ser advertido, ter a autorização suspensa, em caso de reincidência ou prática de irregularidades graves, ou ter a autorização cancelada, em caso de fraude, falsificação ou conduta incompatível com o exercício da função. Se o documento for cancelado por sanção administrativa, o instrutor fica impedido de solicitar nova autorização pelo prazo de dois anos.

Passo a passo

O processo de emissão da autorização começa com o pedido feito pelo Protocolo-e, disponível no Portal de Serviços ou presencialmente nas unidades do Detran-DF.

Junto ao requerimento, o interessado deve anexar todos os documentos exigidos. Depois, basta aguardar o e-mail do Núcleo de Credenciamento com as taxas a serem pagas, efetuar o pagamento e enviar o comprovante pelo mesmo endereço eletrônico.

Se houver alguma pendência na documentação, o cidadão será notificado para regularizá-la no prazo de 15 dias. Após a aprovação, a autorização para atuar como instrutor será enviada por e-mail. Vale destacar que o documento tem validade de cinco anos, com atualização cadastral anual.

Ação de acolhimento à população de rua nesta quinta no Plano Piloto

0

Abordagem está prevista para passar por 11 pontos na região administrativa

O Governo do Distrito Federal (GDF) fará a oferta de acolhimento e assistência social a pessoas em situação de rua instaladas em 11 endereços distintos no Plano Piloto. A ação está prevista para ter início às 9h desta quinta-feira (16) e é coordenada pela Casa Civil, com a participação das secretarias de Desenvolvimento Social (Sedes-DF), de Saúde (SES-DF), de Educação (SEEDF), de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet-DF), de Segurança Pública (SSP-DF), de Proteção da Ordem Urbanística (DF Legal) e de Justiça e Cidadania (Sejus-DF), além do Serviço de Limpeza Urbana (SLU), da Novacap, da Codhab, do Detran-DF, da Polícia Militar, da Polícia Civil, do Corpo de Bombeiros Militar e do Conselho Tutelar.

As pessoas em situação de rua receberão a oferta de diversos serviços nas áreas de saúde, educação e assistência social, além de orientação sobre cuidados com animais domésticos e acesso a benefícios como o deslocamento interestadual. Também será concedido auxílio excepcional de R$ 600 para aqueles sem condições de pagar aluguel. Vagas em abrigos, programas de qualificação profissional — como o RenovaDF — e o cadastro para unidades habitacionais também estarão disponíveis.

Após o atendimento, a DF Legal fará o desmonte das estruturas utilizadas pelas pessoas em situação de rua e o transporte dos pertences para o local regular indicado pelo ocupante. Em último caso, o governo levará os objetos pessoais ao depósito da pasta (SIA Trecho 4, lotes 1.380/1.420), para retirada em até 60 dias, sem custo para o responsável.

Ao longo da semana, as secretarias realizaram abordagens sociais e atendimentos prévios nos locais, mapeando o público a ser atendido e suas demandas.

Pontos de ação no Plano Piloto para quinta (16):

· Via N2, próximo à 5ª DP;
· SHCN EQN 309/310, Lote B, atrás da Igreja Cristã Evangélica de Brasília;
· SHCGN 710, atrás do prédio da Sicredi/Sabin;
· Via de acesso SGAN 908/909, do balão à Via W5;
· SGAN 909 e 910, entre a quadra e o Parque Burle Marx;
· SGAN 913, entre o colégio Anjo da Guarda e a mesquita;
· SGAN 915, ao lado da escola Sagrada Família Menino Deus;
· SHCGN 716, entre os blocos G e H;
· Entre o Eixo W e o Eixão, na altura da 115/116 Norte;
· SQN 214, próximo ao Bloco D;
· SQN 216, próximo ao Bloco A.

Aliança Celina e Flávio Bolsonaro consolida base poderosa no Distrito Federal

Celina Leão monta uma poderosa aliança partidária no DF com o aval de Michelle Bolsonaro e do ex-presidente Jair Bolsonaro. O objetivo é claro: construir um robusto palanque para Flávio Bolsonaro (PL), candidato à Presidência da República em 2026

A governadora Celina Leão (PP) anunciou, no programa “Vozes da Comunidade”, no final da semana passada, que o pré-candidato à Presidência da República Flávio Bolsonaro (PL) terá um forte palanque ao seu lado no Distrito Federal.

A declaração mostra o alinhamento entre a chefe do Executivo local e o grupo bolsonarista, comandado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, consolidando uma importante aliança para as eleições de 2026.

Pré-candidata à reeleição, Celina já tem construída uma base de apoio ampla entre os maiores partidos com atuação no DF.

A estratégia reedita a força partidária que levou o então governador Ibaneis Rocha (MDB) a vencer a eleição de 2022 já no primeiro turno.

O PP de Celina mantém histórico alinhamento com o bolsonarismo, e bastidores indicam apoio mútuo com o senador Flávio Bolsonaro para o pleito vindouro.

O grupo de Flávio, incluindo a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, pré-candidata ao Senado pelo PL, fortalece o palanque da governadora na capital.

Essa união consolida Celina como o nome preferencial da direita para disputar o Palácio do Buriti, posicionando-a como forte concorrente contra rivais como o inelegível José Roberto Arruda (PSD) e o fraquinho Leandro Grass, que recentemente se filiou ao PT para tentar o cargo.

Com essa articulação, a governadora busca repetir o sucesso de gestões anteriores, unindo forças políticas expressivas em torno de um projeto de continuidade e desenvolvimento para o DF.

A presença de Flávio e Michelle no palanque da governadora sinaliza coesão no campo conservador e pode ser decisiva para a vitória de Celina no primeiro turno da campanha.

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

 

Agências do trabalhador têm mais de 1,2 mil vagas abertas nesta quarta

0

Interessados devem cadastrar o currículo em aplicativo ou ir a uma agência, das 8h às 17h, durante a semana

As agências do trabalhador do Distrito Federal estão com 1.226 oportunidades profissionais abertas nesta quarta-feira (14). Os maiores salários são encontrados em quatro vagas para pedreiro (R$ 2.633) em Taguatinga, em cinco para chefe de serviço de limpeza (R$ 2.625) e dez para açougueiro (R$ 2.608,20) no Jardim Botânico, e em três para mecânico de refrigeração e climatização (R$ 2.560,22) na Asa Sul.

Para pessoas com deficiência (PcD), estão abertos 12 postos de ajudante de carga e descarga de mercadoria (R$ 1.753), dez para auxiliar de armazenamento (R$ 1.753) e cinco para auxiliar de cozinha (R$ 1.621) no Guará, além de dez para empacotador a mão (R$ 1.700) em Águas Claras.

Todos os postos oferecem benefícios. Para participar dos processos seletivos, basta cadastrar o currículo no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital (CTPS) ou ir a uma das 16 agências do trabalhador, das 8h às 17h, durante a semana. Mesmo que nenhuma das chances do dia seja atraente ao candidato, o cadastro vale para oportunidades futuras, já que o sistema cruza dados dos concorrentes com o perfil que as empresas procuram.

Empregadores e empreendedores que desejem ofertar vagas ou utilizar o espaço das agências do trabalhador para as entrevistas podem se cadastrar pessoalmente nas unidades ou pelo e-mail gcv@sedet.df.gov.br. Pode ser utilizado, ainda, o Canal do Empregador, no site da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet-DF).

Secretaria de Economia do DF começa a reformular a Nota Fiscal de Serviços

0

Novo modelo entra em vigor em 30 de abril. Por isso, a Secretaria de Economia montou várias estratégias para adequar contribuintes e contadores às novas regras nacionais da Reforma Tributária

A implementação da Reforma Tributária no Brasil, com a criação de novos tributos sobre bens e serviços — como a CBS (federal) e o IBS (estadual e municipal) — vai exigir mudanças importantes na forma como empresas e governos trabalham. Pensando nisso, o Governo do Distrito Federal, que reúne competências de estado e município, já começou a adotar medidas para reduzir possíveis dificuldades para os contribuintes locais ao longo dessa transição.

Como primeiro passo, nesta terça-feira (14), o secretário de Economia, Valdivino de Oliveira, participou de reunião com a presença do subsecretário da Receita, Clidiomar Soares, além do presidente do Conselho Regional de Contabilidade (CRC), Darlan Barbosa, e do presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contáveis, Alexandre Alves, entre outros dirigentes das entidades para apresentar as mudanças iniciais na Nota Fiscal de Serviços (NFS-e). O encontro, transmitido pelo canal da secretaria no YouTube (@seecgdf), marcou o início das ações de esclarecimento sobre a reforma. Outras mudanças, como as relacionadas à CBS, serão tratadas mais adiante.

A Reforma Tributária, em si, não será apenas uma mudança de legislação. É um processo de virada de sistema em escala nacional. No caso do DF, a ideia é dar a mão ao contribuinte, independentemente do segmento e do tamanho da empresa dele. “Por isso, essas mudanças na NFS-e só estão sendo implementadas em conjunto com os contadores, nossos parceiros nessa execução”, comentou o secretário Valdivino de Oliveira.

O subsecretário da Receita, Clidiomar de Oliveira, lembrou que o novo modelo de NFS-e será aplicado inicialmente aos emissores e comerciantes sem distinções específicas. “Os emissores de cupons fiscais do Simples Nacional e aqueles Microempreendedores Individuais (MEIs) só terão a obrigatoriedade de adotar mudanças a partir de 2027”, esclareceu. Quem tiver qualquer dúvida em relação à emissão da NFS-e deve enviar e-mail para suporte.df@notacontrol.com.br.

Esforço coletivo

“Juntos, vamos vencer esses desafios”, comentou o presidente do CRC-DF, Darlan Barbosa, que elogiou o pionerismo do DF na adoção das medidas da reforma, considerando a Unidade da Federação na vanguarda dessas implementações. Assim, ele agradeceu aos gestores e auditores do GDF a articulação feita junto ao setor produtivo. “Nós, contadores, fazemos a intermediação desse processo”. O dirigente informou que mais de 5 mil profissionais do DF já estão se qualificando, estudando e debatendo internamente todas as mudanças provenientes da reforma.

Já o presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis (Sescon), Alexandre Alves, avalia a parceria como fundamental para solucionar as dificuldades que certamente surgirão nos próximos anos. A transição completa da Reforma Tributária está prevista para durar 10 anos. Também estiveram presentes à reunião o vice-presidente de Administração do CRC-DF, Danilo Maroja Reis; o assessor de relações institucionais do CRC-DF, Jason Cavalheiro; e o diretor do Sescon, Alacides Borges.

Mudanças

Nessa primeira etapa, o leiaute das NFS-e muda: o modelo Abrasf 2.04, até então adotado, dá lugar à Nota Nacional. Até o fim deste mês, porém, ambos conviverão de forma simultânea, em fase de testes e homologações. A medida afeta, segundo o coordenador do Imposto Sobre Serviços e do Simples Nacional, Wesley Alves, pelo menos 120 mil grandes, médios e pequenos empresários do DF.

A parte mais técnica da live coube a Silvana Nascimento, da Nota Control, empresa terceirizada pela Secretaria de Economia para a criação e implementação da nova NFS-e. Ela explicou como e para que funcionam os novos campos e formulários, destacando regras específicas para o preenchimento neste período de transição — instituído pelo Comitê Gestor do IBS.

“Os campos ainda ficam valendo em processo de transição para que os municípios se adequem ao leiaute”, explicou ela. “É importante lembrar: todas as notas agora terão que ser emitidas dentro do ambiente nacional”, reforçou.

A técnica da Nota Control também destacou que o novo modelo tem especificações distintas para determinados setores — como o de eventos, de hotelaria, da construção civil. “Inclusive com espaços exclusivos para preenchimento.” O GDF, segundo ela, já disponibilizou todos os manuais necessários — como os de validação de XML e de homologação. Toda a documentação técnica está disponível no RTC, na Biblioteca do Portal da Nota Fiscal de Serviço Eletrônica.

Celina entrega 12 novos ônibus escolares para alunos de Planaltina

0

Frota ampliada atenderá cerca de 1,4 mil estudantes por dia em quatro regiões da cidade

Brasília, 14 de abril de 2026 — O Governo do Distrito Federal (GDF) ampliou a frota de transporte escolar em Planaltina com a entrega de 12 novos ônibus, modelo Ore 3. A ação foi realizada nesta terça-feira (14) pela governadora Celina Leão e integra a estratégia de fortalecer a educação, especialmente nas áreas rurais. O investimento total foi de R$ 5,6 milhões.

Os veículos têm capacidade para atender aproximadamente 1,4 mil estudantes por dia e vão operar em regiões como Taquara, Rio Preto, Tabatinga e Bica do DER, nos turnos matutino e vespertino, com possibilidade de ampliação para o período noturno.

Segundo o governo, a iniciativa busca reduzir a evasão escolar e garantir mais conforto e segurança no deslocamento dos alunos. Os ônibus são equipados com ar-condicionado, assentos ergonômicos e estrutura adaptada para estradas não pavimentadas, comuns na zona rural.

Celina Leão: “Estamos melhorando a estrutura do transporte com ônibus todos adaptados, com acessibilidade e ar-condicionado” | Fotos: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

A frota também conta com acessibilidade completa, incluindo plataforma elevatória e espaço reservado para cadeirantes, assegurando inclusão no transporte escolar. Atualmente, o Distrito Federal possui cerca de 1,2 mil veículos destinados ao serviço, sendo parte deles geridos pela Secretaria de Educação em parceria com a TCB.

De acordo com a Secretaria de Educação, a ampliação da frota contribui para melhorar a qualidade do atendimento aos estudantes, principalmente aqueles que dependem do transporte público para frequentar a escola em áreas mais afastadas.

Além do reforço na mobilidade estudantil, o governo destacou avanços na área ambiental, com a adoção de tecnologias menos poluentes na frota e a previsão de chegada de novos ônibus elétricos nos próximos meses.

Durante o evento, também foi mencionada a criação do Parque Ecológico Canela de Ema, iniciativa voltada à preservação ambiental e à ampliação de áreas verdes no Distrito Federal.

Estrutural ganha primeira creche pública e amplia atendimento infantil

0

Nova unidade atende até 100 crianças e beneficia famílias da região

Brasília, 14 de abril de 2026 — A população da Estrutural passou a contar, nesta terça-feira (14), com a primeira creche pública da região. O novo Centro de Educação da Primeira Infância (Cepi) Baru, localizado no Setor Leste, foi inaugurado com investimento de R$ 3,7 milhões e capacidade para atender cerca de 100 crianças.

Durante a cerimônia, a governadora Celina Leão destacou a importância da ampliação da rede de educação infantil e o impacto da unidade na rotina das famílias. O espaço atende crianças de 3 meses a 3 anos e busca oferecer estrutura completa para o desenvolvimento na primeira infância.

Com área construída de mais de mil metros quadrados, o Cepi conta com cinco salas de aula, sala multiuso, fraldário, lactário, cozinha, refeitório, playground e áreas administrativas. A estrutura externa inclui estacionamento, áreas de convivência, iluminação e acessibilidade.

A iniciativa atende a uma demanda antiga da comunidade e faz parte da política de expansão da educação infantil no Distrito Federal. Desde 2019, o governo já entregou 28 centros de educação da primeira infância em diferentes regiões administrativas, ampliando o número de vagas para crianças de até 5 anos.

“Nosso propósito é levar atendimento a diversas regiões, para facilitar também o acesso às mães, que é tão importante, porque a primeira infância é e deve continuar sendo uma prioridade de qualquer governo, e a gente tem isso como meta”, afirmou a secretária de Educação interina, Iêdes Soares Braga

Segundo a Secretaria de Educação, a nova unidade deve contribuir para facilitar o acesso das famílias ao atendimento, especialmente em regiões com maior demanda por creches. A expectativa é iniciar o chamamento das crianças já nos próximos dias.

Moradores destacam o impacto positivo da entrega, que deve auxiliar na conciliação entre trabalho e cuidado com os filhos, além de representar economia e mais segurança para as famílias.

Zoológico de Brasília terá programação especial no aniversário da capital

0

Evento reúne atividades recreativas e educativas entre os dias 18 e 21 de abril

Brasília, 14 de abril de 2026 — Em comemoração aos 66 anos de Brasília, o Zoológico de Brasília preparou uma programação especial para o público entre os dias 18 e 21 de abril. O evento “Um Zoo de Diversão” promete oferecer atividades recreativas, atrações educativas e opções de lazer para visitantes de todas as idades.

Durante o período, das 9h às 16h, o espaço contará com pintura de rosto, pedal kart, brinquedos infláveis, espaço kids, brincadeiras e a presença de personagens, proporcionando entretenimento especialmente para o público infantil.

Arte: Zoológico de Brasília

A programação inclui ainda atividades educativas. Na sexta-feira (18), haverá palestra sobre répteis às 14h30, em frente ao serpentário, com participação de Richard Rasmussen. Já no domingo (19), ocorre a corrida Zoo Kids, a partir das 8h, voltada para crianças inscritas, além de apresentações do palhaço Psiu e nova palestra no palco principal, às 10h30.

No dia 21 de abril, data oficial do aniversário da capital, o público poderá assistir ao espetáculo do Circo Artetude, às 10h30, e a mais uma apresentação do palhaço Psiu, às 14h.

O zoológico funcionará normalmente durante os dias de evento, das 8h30 às 17h, com bilheteria até as 16h. No dia 18, os ingressos custam R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia-entrada). Já nos dias 19, 20 e 21, a entrada será gratuita, sendo que, na segunda-feira (20), não haverá programação especial.

A iniciativa busca aproximar a população do espaço, aliando lazer, educação ambiental e convivência em um dos principais pontos de visitação da capital.