Início Site Página 76

GDF enviará projeto para ampliar cirurgias e reduzir filas no SUS

0

Proposta cria Tabela SUS-DF e novo modelo de credenciamento

Brasília, 15 de abril de 2026 — O Governo do Distrito Federal anunciou que enviará à Câmara Legislativa do Distrito Federal, na próxima semana, o projeto de lei que institui a Tabela SUS-DF. A proposta tem como objetivo ampliar a oferta de cirurgias eletivas e reduzir o tempo de espera na rede pública de saúde.

O projeto prevê a criação de um novo modelo de credenciamento para procedimentos de média complexidade, com foco na redução de entraves administrativos e no atendimento da demanda reprimida. A proposta estabelece um credenciamento aberto e contínuo, permitindo a participação de hospitais e clínicas de todo o país.

Com a medida, o governo busca ampliar rapidamente a rede de atendimento, possibilitando que instituições interessadas se habilitem para realizar cirurgias pelo sistema público do Distrito Federal.

A Tabela SUS-DF também propõe a atualização dos valores pagos pelos procedimentos, adequando-os à realidade local e ampliando a capacidade de execução das cirurgias.

Segundo a governadora Celina Leão, a iniciativa pretende agilizar o atendimento e oferecer respostas mais rápidas à população, com foco na redução das filas e na ampliação do acesso aos serviços de saúde.

PCDF prende 39 suspeitos por tráfico em operação no centro de Brasília

0

Ações ocorreram em março e abril e incluem flagrante no Setor Comercial Sul

Brasília, 15 de abril de 2026 — A Polícia Civil do Distrito Federal prendeu 39 pessoas suspeitas de tráfico de drogas na área central da capital durante os meses de março e abril. As ações integram a Operação Saturação, conduzida por equipes da 5ª Delegacia de Polícia, no Setor Comercial Sul, e da 2ª Delegacia de Polícia, na Asa Norte.

De acordo com a corporação, 18 pessoas foram detidas na área da 2ª DP, entre elas oito adolescentes, enquanto outras 21 prisões ocorreram na região atendida pela 5ª DP.

Na tarde desta terça-feira (14), uma mulher de 36 anos foi presa em flagrante durante uma das ações no Setor Comercial Sul. Segundo a polícia, ela foi abordada enquanto comercializava crack. Com a suspeita, foram apreendidas porções da droga e a quantia de R$ 8.

Dois usuários também foram conduzidos à delegacia, sendo liberados após assumirem compromisso de comparecimento à Justiça. A mulher presa foi encaminhada à carceragem da PCDF e permanece à disposição do Poder Judiciário.

A Operação Saturação tem como objetivo intensificar o combate ao tráfico de drogas na região central de Brasília, com foco na repressão ao comércio ilegal de entorpecentes e na ampliação da segurança pública.

Projeto leva música e arte para debater inclusão em escolas do Gama

0

Iniciativa utiliza cultura para combater o capacitismo e valorizar diversidade

Brasília, 15 de abril de 2026 — O projeto Vivências da Música no Cognitivo (VMC) Escola Anticapacitista entra na fase final de apresentações em instituições públicas do Gama, com atividades previstas para esta quinta-feira (16), na Escola Classe 18. A proposta utiliza linguagens como rock, circo e grafite para promover a inclusão e ampliar o protagonismo de artistas com deficiência no ambiente escolar.

O artista plástico com síndrome de Down Lucio Piantino participou do projeto | Foto: Divulgação

Realizada com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC-DF), a iniciativa percorreu escolas da região entre março e abril, alcançando um público estimado de mais de mil estudantes. O projeto é conduzido pelo produtor Wellington Negrão e também celebra duas décadas de um trabalho iniciado por Sérgio Fonseca.

A programação inclui apresentações musicais e intervenções artísticas que estimulam o debate sobre inclusão e diversidade. A artista Ayla Serena participa do projeto trazendo elementos pessoais à sua expressão, enquanto a grafiteira Amanda realiza pinturas ao vivo nas escolas, deixando registros permanentes nas instituições.

Outro destaque é a participação do artista plástico Lucio Piantino, que integrou as atividades durante passagem pela Escola Classe 10 do Gama.

O encerramento contará com apresentação do grupo Apae-DF, reforçando o caráter inclusivo da iniciativa.

Segundo a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal, o projeto contribui para a formação de uma sociedade mais consciente e empática, ao promover o acesso à arte e valorizar a diversidade no ambiente educacional.

Polo de Cinema e Vídeo do DF tem nova área aprovada

0

Medida também viabiliza regularização de assentamento em Sobradinho

Brasília, 15 de abril de 2026 — O plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal aprovou, nesta terça-feira (14), o redimensionamento da área destinada ao Polo de Cinema e Vídeo do Distrito Federal. A medida também permite avançar na regularização fundiária do Assentamento José Wilker, localizado em Sobradinho.

A proposta define a destinação de 16 hectares para o complexo audiovisual, na Gleba 4 da fazenda Sobradinho Mogi, substituindo a previsão anterior de 400 hectares estabelecida por legislação de 2002. Com isso, a nova configuração elimina a sobreposição de uso da área, que ao longo dos anos também passou a abrigar famílias vinculadas ao Programa de Assentamento de Trabalhadores Rurais (Prat).

Proposta foi aprovada na Câmara em dois turnos e na redação final, conciliando desenvolvimento e habitação | Foto: Divulgação

O texto aprovado unifica projetos apresentados pelo Legislativo e pelo Executivo, sendo votado em dois turnos e em redação final. A medida busca conciliar o desenvolvimento do setor audiovisual com o direito à moradia das famílias que vivem na região.

De acordo com o governo, a área definida é considerada suficiente para a implantação de uma estrutura completa, que deve incluir estúdios de imagem e som, cidade cenográfica permanente com potencial turístico, oficinas técnicas, centro de formação e cinemateca.

A iniciativa integra um conjunto de ações voltadas à reorganização do uso de áreas públicas no Distrito Federal, com foco em segurança jurídica, estímulo à economia criativa e melhoria das condições de vida das comunidades envolvidas.

GDF anuncia contingenciamento com cortes em contratos, aluguéis de carros e frota de veículos

0

Medidas incluem redução de contratos e despesas com veículos

Brasília, 15 de abril de 2026 — A governadora Celina Leão anunciou, nesta quarta-feira (15), um pacote de contingenciamento de gastos no Governo do Distrito Federal (GDF). As medidas foram apresentadas durante reunião com deputados distritais e integram a estratégia de gestão fiscal da atual administração.

Entre as ações previstas estão cortes em contratos administrativos, redução de despesas com aluguéis de veículos e ajustes na frota oficial. Segundo o governo, as iniciativas fazem parte de um conjunto de diretrizes voltadas à responsabilidade fiscal, eficiência administrativa e melhor aplicação dos recursos públicos.

Durante o encontro, também foram detalhadas medidas de revisão de despesas, baseadas em análises técnicas conduzidas pela equipe econômica do Executivo local.

De acordo com a governadora, o objetivo é garantir o equilíbrio das contas públicas sem comprometer a continuidade dos serviços oferecidos à população. A implementação das ações deverá seguir critérios técnicos e será conduzida com transparência.

No Brasília Summit, Celina defende inovação e mudança do eixo econômico

Governadora abordou integração de sistemas, uso de dados e atração de setores como tecnologia, economia verde e bioinsumos como pontos centrais para dar mais eficiência à gestão e reduzir a dependência do serviço público

A governadora Celina Leão afirmou, nesta quarta-feira (15), que o Distrito Federal precisa combinar inovação tecnológica e diversificação econômica para ganhar eficiência na gestão pública e reduzir a dependência do serviço público. A declaração foi feita no painel de abertura do 6º Brasília Summit — Eficiência na Gestão Pública, promovido pelo Lide em parceria com o Correio Braziliense, no Brasília Palace Hotel.

Ao abordar os desafios do poder público, Celina Leão disse que eficiência, eficácia, experiência e preparo devem estar no centro da administração. Segundo ela, a boa gestão precisa ser requisito para quem ocupa cargos no Executivo, diante da necessidade de dar respostas mais rápidas e mais precisas à população. “O tema hoje sobre gestão e eficácia talvez devesse ser o critério mínimo para qualquer pessoa disputar um cargo para o Poder Executivo”, afirmou. “O Estado pode e consegue fazer isso, desde que tenha seriedade, transparência e eixos estratégicos bem definidos.”

Na avaliação da governadora, um dos principais entraves da máquina pública está na fragmentação de sistemas e na dificuldade de transformar informação em decisão. Ela afirmou que o GDF trabalha para integrar estruturas antes dispersas em diferentes áreas do governo, de modo a aproximar a administração do cidadão e dar mais base técnica à formulação de políticas públicas.

“Uma tomada de decisão sem dados para o gestor público é uma grande probabilidade de erros”, disse. “Nós tínhamos vários sistemas e várias secretarias com vários sistemas, que não se comunicavam entre si e não se comunicavam principalmente com o cidadão e com a gestão.” Segundo ela, essa realidade está prestes a mudar com a Secretaria de Governança Digital e Integração, criada na última sexta-feira (10).

Na avaliação da governadora Celina Leão, um dos principais entraves da máquina pública está na fragmentação de sistemas e na dificuldade de transformar informação em decisão | Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

 

Outro eixo central abordado pela chefe do Executivo foi a defesa de uma mudança na base econômica do Distrito Federal. Celina afirmou que a capital precisa abrir mais espaço para áreas de maior valor agregado, como tecnologia, economia limpa, economia verde e bioinsumos, para crescer. “Nós precisamos mudar o eixo econômico do Distrito Federal. Essa cidade tem que buscar vocação financeira e econômica”, pontuou a governadora.

Secretaria de Governança Digital e Integração

A reestruturação da área responsável por tecnologia, inovação e serviços digitais faz parte desse processo de modernização da máquina pública. A nova Secretaria de Governança Digital e Integração foi criada e passou a concentrar ações ligadas à transformação digital, à integração de dados governamentais e aos serviços digitais ao cidadão.

“Estamos fazendo agora a unificação dos sistemas e eu tenho certeza de que teremos um Distrito Federal rapidamente modernizado, com eficiência e eficácia”, concluiu Celina Leão.

“O BRB não vai quebrar”, afirma presidente Nelson de Souza

Presidente do banco afirma que instituição sairá mais forte após processo de reestruturação e reforça compromisso com governança e desenvolvimento econômico

Durante sua participação no 6º Brasília Summit, promovido pelo LIDE na manhã desta quarta-feira (15) no Hotel Brasília Palace, em Brasília, o presidente do Banco de Brasília (BRB), Nelson de Souza, fez uma defesa enfática da solidez da instituição e buscou afastar dúvidas sobre sua sustentabilidade. Em discurso direcionado a autoridades e lideranças empresariais, ele afirmou categoricamente: “o BRB não vai quebrar”.

A declaração ocorre em meio a um cenário de desafios para o banco, que, segundo o executivo, vêm sendo enfrentados com uma estratégia consistente de fortalecimento institucional. Souza destacou que, ao assumir a presidência, analisou detalhadamente os balanços e a estrutura do banco, o que lhe deu confiança na capacidade de recuperação. Ele ressaltou que o foco atual está na melhoria da governança, na eficiência operacional e na disciplina na gestão.

O presidente também enfatizou o papel do governo do Distrito Federal no processo de reorganização, citando a importância de uma condução responsável e equilibrada. Segundo ele, medidas como revisão de processos, fortalecimento de controles e maior rigor nas decisões vêm sendo implementadas para garantir a sustentabilidade da instituição no longo prazo. “Seguiremos fortes, sólidos e presentes na vida de Brasília, especialmente na vida de quem mais precisa”, afirmou.

Além da defesa institucional, Souza reforçou o papel estratégico do BRB como banco público, com atuação voltada ao desenvolvimento econômico e social. Ele destacou a relevância da instituição no apoio ao empreendedorismo, no financiamento de projetos e na promoção da inclusão financeira, indicando que essas frentes não apenas serão mantidas, mas ampliadas.

O executivo afirmou, ainda, que momentos de crise são também oportunidades para fortalecimento. “Instituições são construídas por pessoas e, quando há compromisso e propósito, é possível superar adversidades e sair ainda mais fortes”, concluiu, reiterando sua convicção de que o BRB seguirá como um agente relevante para a economia local.

Detran-DF divulga regras para autorização de instrutor de trânsito

0

Instrutores com cadastros ativos têm até 11 de maio para solicitar nova autorização e manter o acesso ao sistema de registro de aulas

Com as alterações no processo de habilitação de condutores trazidas pela Resolução nº 1.020/2025 do Conselho Nacional de Trânsito, o instrutor de trânsito não precisa mais estar obrigatoriamente vinculado a um Centro de Formação de Condutores (CFC), podendo atuar de forma independente, desde que autorizado pelo órgão de trânsito. Os procedimentos para obter a autorização do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) para atuar como instrutor autônomo ou vinculado estão descritos na Instrução nº 38/2026, de 10 de fevereiro de 2026.

Para ser autorizado, o instrutor deve ter idade mínima de 21 anos, ensino médio completo, ser habilitado há, no mínimo, dois anos, não ter cometido infração gravíssima nos últimos 60 dias, ter curso de instrutor reconhecido pelo órgão e apresentar certidão negativa da Polícia Federal. O instrutor poderá ministrar aulas práticas e teóricas, se estiver vinculado a uma autoescola. De forma autônoma, a autorização é válida apenas para aulas práticas, com a possibilidade de utilização de veículo próprio ou do aluno, desde que sejam cumpridas as normas técnicas de segurança e de identificação veicular.

Instrutores antigos

A Instrução nº 38/2026 estabeleceu prazo de 90 dias — até 11 de maio — para que todos os instrutores com cadastro ativo no DF se adequem às novas regras, solicitando nova autorização.

“É muito importante que quem já atua como instrutor esteja atento aos prazos de emissão da nova autorização para evitar perder o acesso aos sistemas de registro das aulas junto ao Detran-DF”, reforça a diretora de Credenciamento de Entidades e Profissionais, Ticiana Sanford.

Até 30 de junho, os instrutores vinculados a algum CFC credenciado ao Detran-DF estarão isentos dos preços públicos referentes ao processo de emissão da autorização. Para fazer jus à isenção, o instrutor deverá comprovar vínculo ativo com entidade credenciada à época da publicação da Resolução Contran nº 1.020, de 9 de dezembro de 2025, até o dia 14 de abril de 2026, quando foi publicada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) a Instrução nº 139/2026, que trata da isenção dos preços públicos.

Durante as aulas, o instrutor de trânsito deve portar, entre outros documentos, a autorização do órgão de trânsito. Em caso de descumprimento das normas estabelecidas na Instrução nº 38/2026, o instrutor poderá ser advertido, ter a autorização suspensa, em caso de reincidência ou prática de irregularidades graves, ou ter a autorização cancelada, em caso de fraude, falsificação ou conduta incompatível com o exercício da função. Se o documento for cancelado por sanção administrativa, o instrutor fica impedido de solicitar nova autorização pelo prazo de dois anos.

Passo a passo

O processo de emissão da autorização começa com o pedido feito pelo Protocolo-e, disponível no Portal de Serviços ou presencialmente nas unidades do Detran-DF.

Junto ao requerimento, o interessado deve anexar todos os documentos exigidos. Depois, basta aguardar o e-mail do Núcleo de Credenciamento com as taxas a serem pagas, efetuar o pagamento e enviar o comprovante pelo mesmo endereço eletrônico.

Se houver alguma pendência na documentação, o cidadão será notificado para regularizá-la no prazo de 15 dias. Após a aprovação, a autorização para atuar como instrutor será enviada por e-mail. Vale destacar que o documento tem validade de cinco anos, com atualização cadastral anual.

Ação de acolhimento à população de rua nesta quinta no Plano Piloto

0

Abordagem está prevista para passar por 11 pontos na região administrativa

O Governo do Distrito Federal (GDF) fará a oferta de acolhimento e assistência social a pessoas em situação de rua instaladas em 11 endereços distintos no Plano Piloto. A ação está prevista para ter início às 9h desta quinta-feira (16) e é coordenada pela Casa Civil, com a participação das secretarias de Desenvolvimento Social (Sedes-DF), de Saúde (SES-DF), de Educação (SEEDF), de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet-DF), de Segurança Pública (SSP-DF), de Proteção da Ordem Urbanística (DF Legal) e de Justiça e Cidadania (Sejus-DF), além do Serviço de Limpeza Urbana (SLU), da Novacap, da Codhab, do Detran-DF, da Polícia Militar, da Polícia Civil, do Corpo de Bombeiros Militar e do Conselho Tutelar.

As pessoas em situação de rua receberão a oferta de diversos serviços nas áreas de saúde, educação e assistência social, além de orientação sobre cuidados com animais domésticos e acesso a benefícios como o deslocamento interestadual. Também será concedido auxílio excepcional de R$ 600 para aqueles sem condições de pagar aluguel. Vagas em abrigos, programas de qualificação profissional — como o RenovaDF — e o cadastro para unidades habitacionais também estarão disponíveis.

Após o atendimento, a DF Legal fará o desmonte das estruturas utilizadas pelas pessoas em situação de rua e o transporte dos pertences para o local regular indicado pelo ocupante. Em último caso, o governo levará os objetos pessoais ao depósito da pasta (SIA Trecho 4, lotes 1.380/1.420), para retirada em até 60 dias, sem custo para o responsável.

Ao longo da semana, as secretarias realizaram abordagens sociais e atendimentos prévios nos locais, mapeando o público a ser atendido e suas demandas.

Pontos de ação no Plano Piloto para quinta (16):

· Via N2, próximo à 5ª DP;
· SHCN EQN 309/310, Lote B, atrás da Igreja Cristã Evangélica de Brasília;
· SHCGN 710, atrás do prédio da Sicredi/Sabin;
· Via de acesso SGAN 908/909, do balão à Via W5;
· SGAN 909 e 910, entre a quadra e o Parque Burle Marx;
· SGAN 913, entre o colégio Anjo da Guarda e a mesquita;
· SGAN 915, ao lado da escola Sagrada Família Menino Deus;
· SHCGN 716, entre os blocos G e H;
· Entre o Eixo W e o Eixão, na altura da 115/116 Norte;
· SQN 214, próximo ao Bloco D;
· SQN 216, próximo ao Bloco A.

Aliança Celina e Flávio Bolsonaro consolida base poderosa no Distrito Federal

Celina Leão monta uma poderosa aliança partidária no DF com o aval de Michelle Bolsonaro e do ex-presidente Jair Bolsonaro. O objetivo é claro: construir um robusto palanque para Flávio Bolsonaro (PL), candidato à Presidência da República em 2026

A governadora Celina Leão (PP) anunciou, no programa “Vozes da Comunidade”, no final da semana passada, que o pré-candidato à Presidência da República Flávio Bolsonaro (PL) terá um forte palanque ao seu lado no Distrito Federal.

A declaração mostra o alinhamento entre a chefe do Executivo local e o grupo bolsonarista, comandado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, consolidando uma importante aliança para as eleições de 2026.

Pré-candidata à reeleição, Celina já tem construída uma base de apoio ampla entre os maiores partidos com atuação no DF.

A estratégia reedita a força partidária que levou o então governador Ibaneis Rocha (MDB) a vencer a eleição de 2022 já no primeiro turno.

O PP de Celina mantém histórico alinhamento com o bolsonarismo, e bastidores indicam apoio mútuo com o senador Flávio Bolsonaro para o pleito vindouro.

O grupo de Flávio, incluindo a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, pré-candidata ao Senado pelo PL, fortalece o palanque da governadora na capital.

Essa união consolida Celina como o nome preferencial da direita para disputar o Palácio do Buriti, posicionando-a como forte concorrente contra rivais como o inelegível José Roberto Arruda (PSD) e o fraquinho Leandro Grass, que recentemente se filiou ao PT para tentar o cargo.

Com essa articulação, a governadora busca repetir o sucesso de gestões anteriores, unindo forças políticas expressivas em torno de um projeto de continuidade e desenvolvimento para o DF.

A presença de Flávio e Michelle no palanque da governadora sinaliza coesão no campo conservador e pode ser decisiva para a vitória de Celina no primeiro turno da campanha.

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF