Início Site Página 71

Aniversário de Brasília terá programação especial de lazer e cultura

0

Eventos, esporte e transporte gratuito marcam celebração dos 66 anos

Brasília, 21 de abril de 2026 — A capital federal comemora 66 anos nesta terça-feira (21) com uma programação diversificada que reúne cultura, esporte e lazer para moradores e visitantes. Espaços tradicionais como o Zoológico de Brasília e o Centro Cultural Banco do Brasil Brasília prepararam atividades especiais para celebrar a data.

No zoológico, o evento “Um Zoo de Diversão” ocorre no sábado, domingo e terça-feira, das 9h às 17h, com ações voltadas ao público de todas as idades. Já o Jardim Botânico de Brasília estará aberto na terça-feira, no mesmo horário, com entrada gratuita também no domingo.

Entre as atrações esportivas, a Maratona Brasília 2026 movimenta a Esplanada dos Ministérios entre sábado e terça-feira, com provas de diferentes distâncias e atividades que incentivam a prática esportiva. Para momentos de lazer ao ar livre, opções como o Parque da Cidade Sarah Kubitschek e a orla do Lago Paranoá, incluindo a Ponte JK e o Pontão do Lago Sul, são alternativas para caminhadas e passeios.

Brasília oferece o primeiro city tour do Brasil operado por um ônibus 100% movido a hidrogênio verde, uma parceria entre a Neoenergia e o GDF. O passeio, gratuito e sustentável, ocorre aos sábados, às 10h, com saída da Torre de TV e duração de 1h30, passando pelos principais pontos turísticos com emissão zero | Foto: Divulgação/Setur-DF

No turismo religioso, a Catedral Metropolitana de Brasília segue aberta e terá celebração no domingo, atraindo visitantes interessados em conhecer um dos principais cartões-postais da cidade. Já o CCBB oferece programação cultural de sábado a terça-feira, das 9h às 21h, com atividades voltadas a diferentes públicos.

Outro destaque é o evento “Record nas Cidades”, que acontece na terça-feira, a partir das 10h, na Esplanada dos Ministérios, com show do cantor Amado Batista. Para quem deseja adquirir produtos locais, espaços como a Feira da Torre de TV e a Feira do Guará funcionarão normalmente, reunindo gastronomia e artesanato.

Uma das novidades turísticas é o city tour sustentável realizado em ônibus movido a hidrogênio verde, com saída da Torre de TV de Brasília aos sábados. O passeio percorre pontos importantes da capital e tem duração aproximada de 1h30.

Durante o feriado, a mobilidade urbana também contará com reforço. Segundo a Secretaria de Transporte e Mobilidade, os ônibus do Distrito Federal terão gratuidade no domingo e na terça-feira, por meio do programa Vai de Graça. Na segunda-feira, o sistema funcionará com horários de dia útil e tarifa normal.

Com diversas opções de atividades, o aniversário de Brasília se apresenta como uma oportunidade para moradores e turistas explorarem a cidade e participarem das comemorações.

Programa Cartão Material de Construção ajuda famílias a construir moradias no DF

0

Benefício já atendeu 249 famílias com recursos para reforma e construção

Brasília, 20 de abril de 2026 — O porteiro João Batista Carvalho, de 40 anos, morador da comunidade Santa Luzia, na Estrutural, está construindo a própria casa com apoio do Cartão Material de Construção, iniciativa do Governo do Distrito Federal voltada a famílias em situação de vulnerabilidade social. O imóvel terá dois quartos, sala, cozinha, banheiro, área de serviço e garagem.

Criado em maio de 2025, o programa já contemplou 249 famílias, sendo 197 no Residencial Tamanduá, no Recanto das Emas, e 52 na comunidade Santa Luzia. Cada beneficiário recebeu R$ 15 mil para aquisição de materiais de construção, totalizando mais de R$ 3,7 milhões investidos pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional (Codhab-DF), responsável pela gestão da iniciativa.

Natural do Maranhão, João vive no Distrito Federal desde 2007 e, até então, morava em estruturas improvisadas de madeira. Agora, com o auxílio financeiro, consegue erguer uma residência de alvenaria para viver com os dois filhos. A obra está sendo realizada com apoio de familiares, e o morador relata que o benefício tornou possível a concretização de um antigo projeto de vida.

Segundo o diretor-presidente da Codhab, Marcelo Fagundes, o programa tem como foco garantir condições dignas de moradia. Ele destaca que a iniciativa permite substituir construções precárias por casas estruturadas, contribuindo diretamente para a melhoria da qualidade de vida das famílias atendidas.

O Cartão Material de Construção é destinado a pessoas afetadas por situações emergenciais, como incêndios, enchentes, deslizamentos e outros eventos reconhecidos pela Defesa Civil em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social. Para ter acesso, é necessário possuir renda de até cinco salários mínimos e residir no DF há pelo menos cinco anos. O valor é disponibilizado por meio de cartão magnético emitido pelo Banco de Brasília, com prazo de até 90 dias para utilização.

Além das ações habitacionais, a região de Santa Luzia também recebe investimentos em infraestrutura. Desde novembro do ano passado, está em andamento a implantação de um sistema integrado de saneamento, com aporte de R$ 100 milhões, que prevê redes de água e esgoto, drenagem pluvial e outras melhorias. A iniciativa deve beneficiar mais de 20 mil moradores e é executada sob responsabilidade da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal.

Espaço Qualidade de Vida é reaberto após revitalização no DF

0

Ambiente modernizado amplia serviços e terá programação especial de reinauguração

Brasília, 20 de abril de 2026 — O Espaço Qualidade de Vida, situado no 16º andar do Anexo do Palácio do Buriti, será reaberto no próximo dia 23 de abril, a partir das 8h, após passar por reformas que modernizaram e ampliaram sua estrutura. A iniciativa busca estimular o bem-estar no ambiente de trabalho, oferecendo mais conforto, funcionalidade e acolhimento aos servidores.

Entre as melhorias implementadas estão a criação de uma sala de reuniões, a ampliação dos espaços destinados à meditação e descanso, além da expansão da sala de estudos, que agora tem capacidade para até 18 pessoas. O local também recebeu um lavatório próximo ao refeitório, facilitando o uso no dia a dia.

Outro destaque é a modernização da sala de inovação, que passou a contar com um painel de videowall, ampliando as possibilidades para encontros, apresentações e atividades colaborativas.

De acordo com o secretário-executivo de Valorização e Qualidade de Vida, Epitácio Júnior, a reabertura reforça o compromisso com o cuidado aos servidores públicos. Segundo ele, o objetivo é oferecer um ambiente mais moderno e acolhedor, contribuindo para a qualidade de vida no trabalho.

O espaço funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, exceto em feriados e pontos facultativos. O agendamento das salas de inovação e de reuniões pode ser feito por telefone ou e-mail institucional.

Para marcar a retomada das atividades, uma programação especial foi organizada para o dia 23. Às 9h, haverá a exposição fotográfica “EQV: como tudo começou”, que apresenta a história do espaço. Durante todo o dia, entre 9h e 16h, o público poderá participar de ações de vacinação, em parceria com a Secretaria de Saúde, além de visitar um bazar promovido pela Secretaria da Mulher.

A agenda inclui ainda, às 12h30, a apresentação cultural “Voz da Casa”, oferecendo um momento de integração e lazer aos participantes.

Escolas públicas do DF refletem arquitetura moderna de Brasília

0

Projetos valorizam integração, acessibilidade e convivência na rede de ensino

Brasília, 20 de abril de 2026 — As linhas marcantes da capital federal, que completa 66 anos nesta terça-feira (21), seguem influenciando não apenas a paisagem urbana, mas também a construção de novas escolas públicas no Distrito Federal. Idealizada por Lúcio Costa e Oscar Niemeyer, Brasília se consolidou como referência mundial em urbanismo e arquitetura, com monumentos como a Catedral Metropolitana de Brasília e o Congresso Nacional simbolizando esse legado.

Inspirada por esse modelo, a Secretaria de Educação do Distrito Federal tem adotado novos conceitos no planejamento das unidades escolares, priorizando espaços mais modernos, acessíveis e que estimulem a convivência e o desenvolvimento integral dos estudantes. A proposta amplia a função da escola, que passa a ser vista como um ambiente de aprendizagem que vai além da sala de aula.

De acordo com a secretária interina de Educação, Iêdes Braga, a arquitetura passa a integrar o processo educacional, com ambientes planejados para incentivar a colaboração entre alunos e promover saúde e bem-estar. A criação de espaços esportivos também faz parte dessa estratégia.

Iêdes Braga, secretária de Educação interina: “A arquitetura passa a fazer parte da aprendizagem, com ambientes integrados, acessíveis e que incentivam a colaboração” | Foto: André Amendoeira/SEEDF

Os princípios urbanísticos e arquitetônicos dos criadores da capital seguem presentes nos projetos atuais. Segundo o diretor de Arquitetura da pasta, Tiago Reges da Silva, a organização integrada dos espaços remete ao pensamento de Lúcio Costa, enquanto a criatividade e a experiência estética são influências diretas de Oscar Niemeyer, adaptadas às demandas contemporâneas.

A integração entre ambientes internos e externos é um dos principais pilares das novas construções. Pátios cobertos e descobertos ampliam o uso dos espaços e favorecem a convivência, enquanto elementos como os cobogós garantem ventilação e iluminação natural, além de reforçarem a identidade arquitetônica local.

Um exemplo desse conceito é o Centro Educacional Jardins Mangueiral, que conta com áreas integradas e soluções de acessibilidade, como rampas com inclinação suave. O projeto também valoriza a entrada de luz natural e a ventilação, criando ambientes mais confortáveis e funcionais.

Nos últimos anos, a rede pública do DF foi ampliada com 17 novas unidades escolares, incluindo construções, reformas e reconstruções em regiões como Itapoã, Ceilândia, Samambaia, Recanto das Emas, Gama e Riacho Fundo. Destaque também para escolas técnicas e a ampliação da educação infantil, com a entrega de 28 unidades do Centro de Educação da Primeira Infância.

A arquitetura escolar do Distrito Federal também é tema da exposição “Projetando Saberes”, em cartaz no Espaço Neusa França. A mostra destaca o papel dos espaços físicos no processo educacional e como eles contribuem para o bem-estar e a aprendizagem dos estudantes.

IgesDF abre seleção para compra de equipamentos hospitalares

0

Aquisição visa reforçar esterilização e segurança no Hospital de Santa Maria

Brasília, 20 de abril de 2026 — O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal abriu o Edital de Seleção de Fornecedores nº 24/2026 para a compra de equipamentos hospitalares destinados ao Hospital Regional de Santa Maria. A iniciativa prevê a aquisição de uma autoclave horizontal, utilizada na esterilização de materiais, e de uma secadora de traqueia, responsável por remover a umidade interna de dispositivos usados em vias aéreas após a higienização.

De acordo com o instituto, os equipamentos são fundamentais para garantir a correta limpeza de instrumentos hospitalares e a segurança dos pacientes, seguindo as normas sanitárias vigentes. A medida também busca melhorar as condições de trabalho das equipes de saúde, além de otimizar os processos assistenciais.

A incorporação dessas tecnologias deve ampliar a capacidade de atendimento, especialmente em situações de urgência e emergência, contribuindo para a qualidade dos serviços oferecidos aos usuários do Sistema Único de Saúde.

Empresas interessadas em participar do processo seletivo devem acessar os documentos disponíveis no site do instituto, onde constam os critérios e exigências. O prazo para envio das propostas será de dez dias úteis, entre 22 de abril e 6 de maio, até as 23h55.

Mães atípicas ganham apoio em capacitação com famílias de crianças com T21

0

Encontro reuniu cerca de 100 mulheres e reforçou o compromisso do GDF  com o acolhimento e a escuta ativa no DF

A Secretaria da Mulher (SMDF) esteve presente, nesse sábado (18), na Capacitação Pedagógica para Mães de Crianças com Síndrome de Down. O evento reuniu cerca de 100 participantes em um espaço de escuta, troca de experiências e construção de propostas para o fortalecimento das políticas públicas voltadas às mães atípicas no DF.

Promovido pelo Instituto Ápice Down, que completa 22 anos de atuação, o encontro contou com a participação da secretária da Mulher, Giselle Ferreira. Ao longo do dia, foram debatidas demandas e apresentados avanços importantes, como a consolidação do programa Mães Mais que Especiais como política permanente no Distrito Federal.

A governadora Celina Leão também participou da agenda e destacou o compromisso da gestão com o cuidado integral das famílias e o fortalecimento da rede de apoio, ressaltando a importância de políticas públicas que garantam suporte às mulheres que exercem o cuidado diário.

Outro destaque foi o anúncio da implantação da Casa da Mãe Atípica, no Parque da Cidade. O espaço será voltado ao acolhimento, orientação e apoio às mães. “Estamos avançando com políticas estruturantes, que olham para a realidade dessas mulheres. A Casa da Mãe Atípica será um marco, um espaço pensado para oferecer suporte, escuta e oportunidades”, ressaltou a secretária.

Durante a capacitação, as participantes também apresentaram sugestões para o aprimoramento dos serviços, como a ampliação do passe livre para mães atípicas, a agilização na concessão de redução de carga horária para servidoras públicas que cuidam de filhos com deficiência e a criação de um transporte acessível entre a Rodoviária do Plano Piloto e o Parque da Cidade.

O evento ainda destacou o projeto Mãe Rara, estruturado nos eixos de escuta, capacitação e acolhimento. A iniciativa recente já apresenta resultados importantes ao promover ações voltadas ao fortalecimento emocional, à qualificação e ao suporte contínuo às mães atípicas.

Coluna do Fluminense | Vitória, apesar dos erros

POR RAIMUNDO RIBEIRO

O Fluminense visitou o Santos e mais uma vez mal escalado, com 3 cabeças de área (Hércules, Alisson e Bernal).

Mesmo com 4 zagueiros e 3 cabeças de área no nosso campo defensivo, o time abusa de erros de passe e o futebol castiga:

Aos 10 minutos Neymar faz falta em Alisson, avança e o Santos marca 1×0.

Apesar da falta claríssima, além do Neymar ter acertado o rosto do Alisson, o soprador de apito não marca a falta, e pior, o VAR (vamos assumir o roubo) não se manifesta.

Com o placar desfavorável o time avança um pouco suas linhas mas continua errando na troca de passes sem nenhuma objetividade.

Mas aos 23 minutos Savarino acerta um chutaço de fora da área e empata a partida.

O gol tranquilizou (um pouquinho) o time que retoma o controle da partida, mas continua errando muitos passes, principalmente no nosso campo defensivo.

Essa partida tá fácil de ganhar, não por virtude nossa, mas por defeitos primários do adversário.

Foi um primeiro tempo em que poderíamos ter saído com a vitória, até com uma diferença de 2 gols, apesar do posicionamento errado (no nosso campo defensivo), dos inúmeros erros de passe num lugar perigoso, e da falta de criatividade no meio campo, além das péssimas atuações individuais de Freytes, Alisson e Serna.

Voltamos para o segundo tempo e aos 11 minutos numa falha inacreditável de Jemes, o Santos faz 2×1.

De imediato sai Alisson e entra JK.

Aos 14 minutos guga faz um belo cruzamento e Castillo empata.

Aos 34 minutos entram Otávio(????????) e Riquelme, saindo Savarino e Bernal.

No primeiro toque de bola, Otávio faz uma entregada que só não foi o 3o. gol do Santos porque Fábio faz um milagre.

Aos 40 minutos guga faz outro cruzamento e JK faz 3×2.

De imediato entram Renê e Ganso, saindo Serna (finalmente) e Castillo.

O Fluminense teve pelo menos 3 oportunidades de matar o jogo em contra ataque, mas não fez porque impera a falta de ambição, numa mentalidade conformista que não busca matar o jogo quando em vantagem, mesmo quando às oportunidades aparecem.

Foi uma boa vitória, mas que não pode esconder os defeitos:

Falta de ambição;

Aceitar que a partida se desenvolva no nosso campo defensivo;

Erro de posicionamento quando temos um escanteio contra, não temos um jogador na frente que além de segurar 2 zagueiros adversários, poderia puxar um contra ataque ou segurar a bola para tirar o sistema defensivo do sufoco.

Informar inutilmente ao Fábio que goleiro não é proibido de sair debaixo das traves, ao contrário deve sair por toda grande área, com a vantagem de poder jogar com as mãos.

Comprometimento com a vitória, e convencendo; talvez seja necessário que algum torcedor mostre aos jogadores a grandeza do Fluminense, e a importância de vestir essa camisa mágica.

Vender, ou dar de graça o jogador Otávio.

Melhor em campo: Guga e Savarino.

Na próxima quinta-feira às 21:30 horas visitaremos o Operário/Pr, pela copa do Brasil, em busca de mais uma vitória.

Bora Fluzão 🇭🇺🇭🇺🇭🇺🇭🇺

Raimundo Ribeiro
Apaixonado por futebol e, naturalmente Tricolor

Mega-Sena acumula para R$ 70 milhões; confira números sorteados

0

Próximo sorteio será na quinta-feira (23); 48 apostas que acertaram cinco dezenas conquistaram o prêmio de R$ 55.256,40

O prêmio da Mega-Sena acumulou para R$ 70 milhões depois do sorteio realizado no último sábado (18), pela Caixa Econômica Federal. O próximo sorteio será na quinta-feira (23).As seis dezenas sorteadas na noite de sábado, no Concurso 2998, foram 15, 18, 28, 31, 52 e 58.

As . Já as 3.695 apostas com quatro acertos ganharam R$ 1.183,20.

As apostas para o próximo sorteio podem ser realizadas em casas lotéricas ou na internet, e o valor mínimo para participar é de R$ 6.

 

Vozes da Comunidade sabatina o secretário de Segurança do DF

0

Programa transmitido ao vivo pelo YouTube reuniu jornalistas e cidadãos para questionar o secretário Alexandre Patury sobre combate ao feminicídio, crime organizado e expansão da vigilância com câmeras integradas, reforçando o espaço de diálogo sobre políticas públicas no Distrito Federal

Da Redação

A Associação Brasileira de Portais de Notícias (ABBP) realizou neste sábado (18) a terceira edição do programa “Vozes da Comunidade”. O projeto tem se consolidado como um espaço de debate sobre temas relevantes para a sociedade brasiliense e é retransmitido por emissoras de rádios comunitárias do DF e do Entorno. Nesta edição, o programa teve no estúdio os jornalistas Toni Duarte e Jorge Martins (Poliglota).

No quadro “Sabatinão do Povo”, jornalistas e cidadãos comuns puderam fazer perguntas diretamente ao secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Alexandre Patury. Os questionamentos abordaram o combate ao feminicídio, o enfrentamento ao crime organizado, incluindo facções como PCC, e a implementação de vigilância 24 horas por meio de câmeras integradas entre os setores público e privado.

O programa, transmitido ao vivo pelo canal Vozes da Comunidade no YouTube, reforçou o compromisso da ABBP com a transparência e a participação popular na discussão de políticas públicas de segurança no Distrito Federal.