Início Site Página 72

Veja o passo a passo de como acessar programas sociais no Distrito Federal

0

Com quase 500 mil famílias no Cadastro Único, programas como DF Social, Prato Cheio e Cartão Gás atendem a população vulnerável; conheça o passo a passo

Antes de conseguir organizar a própria vida, a dona de casa Mariana Burcos, de 42 anos, precisou romper com um ciclo de violência doméstica enquanto buscava apoio para cuidar do filho com transtorno do espectro autista. Foi nesse caminho que ela encontrou, na rede de assistência social do Distrito Federal, mais do que benefícios: acolhimento, orientação e a chance de recomeçar. Hoje, atendida por diferentes programas do GDF, ela vê no suporte recebido a possibilidade de garantir estabilidade para a família.

Atualmente, Mariana é atendida por programas como o Cartão Prato Cheio, benefícios voltados a pessoas com deficiência e o auxílio-aluguel. Ao buscar apoio para o filho, ela foi encaminhada a diferentes serviços, fez o Cadastro Único e teve acesso a benefícios como o Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas). “Eu estava em uma situação difícil, sem rede de apoio, e aqui encontrei orientação, paciência e humanidade. Isso fez toda a diferença para recomeçar. Não foram só os benefícios, mas também o apoio para reorganizar a minha vida”, conta.

No Centro de Referência de Assistência Social (Cras), é possível fazer inscrição no Cadastro Único | Fotos: Matheus Borges/Agência Brasília

 

Histórias como a de Mariana se repetem entre os beneficiários da rede socioassistencial do DF, que têm nos serviços públicos a porta de entrada para auxílios financeiros e acompanhamento social. É o caso da diarista Cristiana de Souza, 50 anos, que recebe o Bolsa Família e tem acesso ao Cartão Prato Cheio.

Durante a pandemia, Cristiana enfrentou problemas de saúde e ficou impossibilitada de trabalhar, tendo buscado atendimento no posto de saúde da Vila Planalto. A partir dali, ela foi encaminhada ao Centro de Referência de Assistência Social (Cras), onde realizou a inscrição no Cadastro Único, etapa fundamental para a análise e inclusão nos programas.

“Os programas me ajudam muito, porque estou com problemas relacionados à menopausa e preciso de medicações. O benefício contribui tanto com esses gastos quanto com a alimentação. É um auxílio importante no dia a dia”, afirma Cristiana.

Cristiana de Souza ressalta que os benefícios que recebe ajudam nos gastos com remédios e com a alimentação

O Governo do Distrito Federal (GDF) disponibiliza diversos benefícios sociais voltados à população em situação de vulnerabilidade, com o objetivo de garantir acesso a direitos básicos, promover inclusão e reduzir desigualdades. Os programas atendem desde famílias de baixa renda até públicos específicos, como idosos, pessoas com deficiência e mulheres em situação de violência, com serviços que vão do apoio financeiro ao acompanhamento socioassistencial.

“Este GDF triplicou o investimento no desenvolvimento social e temos a convicção de que é um marco histórico, por isso somos referência Brasil afora no combate à pobreza e no combate à fome. O importante agora é que as famílias vulneráveis se informem da melhor maneira para terem acesso aos benefícios e serviços porque temos casos de famílias que aguardam uma contemplação no Prato Cheio, já foram contempladas, mas não buscaram o cartão, por exemplo”, ressalta a secretária interina de Desenvolvimento Social, Jackeline Canhedo.

Para ter acesso, o cidadão deve procurar uma unidade do Cras, preferencialmente com agendamento pela Central 156, por meio do qual são feitos o cadastro e a avaliação para inclusão nos programas disponíveis; ou buscar atendimento pelo site da Secretaria de Denvolvimento Social do DF (Sedes-DF). Em geral, é necessário ter renda per capita mensal de até meio salário mínimo, apresentar CPF, de preferência do responsável familiar, e, se possível, documentos de todos os integrantes da família. A seleção para a maioria dos programas no DF, como o DF Social, é automática e baseada nos dados do CadÚnico.

32%

porcentagem da população do DF inscrita no CadÚnico

Atualmente, o Distrito Federal tem quase 500 mil famílias inscritas no Cadastro Único, sistema que dá acesso a programas e benefícios sociais. Segundo a Sedes-DF, responsável pela gestão do CadÚnico na capital, mais de 90% dos cadastros estão atualizados. Ao todo, das mais de 2,9 milhões de pessoas que vivem no DF, cerca de 32% estão inscritas no sistema.

Principais programas sociais

  • DF Social — Concede R$ 150 mensais a famílias com renda per capita de até meio salário mínimo inscritas no CadÚnico. A seleção é automática, conforme cruzamento de dados e disponibilidade orçamentária, e o programa atende a cerca de 70 mil beneficiários. O valor pode ser sacado, usado para pagamentos ou transferências via Pix. A consulta da contemplação pode ser feita no Sistema de Cadastro Socioeconômico. Após a aprovação, é necessário abrir a conta social digital pelo aplicativo do BRB.
  • Cartão Prato Cheio — Benefício de R$ 250 destinado à compra de alimentos para famílias em situação de insegurança alimentar. Atualmente, cerca de 130 mil pessoas recebem até 18 parcelas. A solicitação deve ser feita por meio de atendimento socioassistencial no Cras, com agendamento pela Central 156 ou pelo site sedes.df.gov.br. A situação também pode ser acompanhada pelo portal Sistema de Sistema de Cadastro Socioeconômico.
  • Cartão Gás — Auxílio de R$ 100, pago a cada dois meses, para a compra de botijão de gás, atendendo cerca de 70 mil famílias. A seleção é automática, a partir do CadÚnico atualizado e conforme critérios do programa. A consulta da contemplação é feita no Sistema de Sistema de Cadastro Socioeconômico, e a retirada do cartão ocorre na agência do BRB indicada na mensagem de aprovação.
  • Bolsa Família — Programa federal de transferência de renda acessado por meio do Cadastro Único, voltado a famílias em situação de pobreza e extrema pobreza.
  • Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas) — Garante um salário mínimo mensal a idosos com 65 anos ou mais e a pessoas com deficiência de baixa renda, também mediante inscrição no Cadastro Único.

TecnoGame 2026 reúne multidão no Pavilhão do Parque da Cidade

0

Mais de 101 mil ingressos gratuitos foram retirados para a segunda edição do evento na capital federal; governadora Celina Leão visitou o local neste sábado

O Pavilhão do Parque da Cidade foi tomado, neste fim de semana, por fãs de tecnologia e cultura pop. Desde sexta-feira (17), o local recebe o TecnoGame 2026, segunda edição da feira no Distrito Federal. A governadora Celina Leão visitou o evento na tarde deste sábado (18).

“A cada ano esse evento tem se consolidado mais e eu sou uma entusiasta da tecnologia”, pontuou a chefe do Executivo. “Esse olhar para a tecnologia não é mais de futuro, é de presente. A gente precisa realmente trazer essa vocação aqui para o Distrito Federal. A capital da República tem que ser exemplo em inovação, em tecnologia, e a gente sabe que isso tem uma força muito grande com os nossos jovens daqui. Então, esse evento é uma oportunidade de mostrar os nossos talentos e de trazer o que tem de melhor do Brasil para a nossa cidade”, acrescentou.

O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Rafael Vitorino, ressaltou que o encontro é “um dos maiores de tecnologia, cultura geek e economia criativa do Brasil”. “É um evento que faz parte da nossa linha de trabalho da secretaria, de popularização da tecnologia, da ciência, do empreendedorismo, voltado muito para esse público realmente de cultura geek, startups e robótica”, apontou.

A governadora Celina Leão visitou o evento TecnoGame 2026 na tarde deste sábado (18 | Foto: George Gianni/ Agência Brasília

 

A feira conta com competições de e-sports e cosplay, experiências imersivas, estandes de 22 expositores para oportunidades de negócios e conversas com grandes nomes da internet, a exemplo de Toguro, Muca Muriçoca e Guaxinim. A programação é gratuita e segue até a próxima segunda-feira (20).

 

 

“Foram mais de 101 mil ingressos retirados, isso é recorde. É recorde em Brasília e é recorde do TecnoGame nacional. A gente acabou de vir de Porto Velho com uma edição de 42 mil pessoas e aqui a gente vai receber mais de 100 mil pessoas. Então, estou muito feliz”, celebrou o CEO do TecnoGame, Andryw Antony, que ainda exaltou o apoio do Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação: “[Graças a esse apoio,] a gente pode proporcionar entrada gratuita para o público, espaço gratuito para os empreendedores. E isso movimenta a economia local, movimenta o turismo”.

O analista de dados Victor Rafael, por sua vez, enfatizou o caráter democrático da feira | Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

 

O comerciante Alexandre Raul foi um dos presentes. “É um evento único, não só para crianças, mas para adolescentes e adultos. Dá para sentir a empolgação, a alegria”, definiu. O analista de dados Victor Rafael, por sua vez, enfatizou o caráter democrático da feira. “É um evento de tecnologia, então ele traz muita coisa nova e uma integração muito grande para quem, muitas vezes, não tem acesso.”

Já a intérprete de Libras Bruna Morais escolheu o TecnoGame para se divertir no fim de semana ao lado dos três filhos. “Achei muito incrível, porque o evento é muito detalhado e aqui a gente pode conhecer coisas que não conhecia. Estou achando muito legal, é muito bom trazer os filhos para assistir, para acompanhar. Eles são super fãs e acaba que eu me torno também por causa deles”, arrematou.

Prazo para pagamento do ISS é prorrogado no Distrito Federal para até 8 de maio

Decreto assinado pela governadora Celina Leão nesta sexta (17) vale para notas emitidas com competência de março e busca evitar prejuízos a prestadores de serviço durante transição

O prazo para pagamento do Imposto Sobre Serviços (ISS) referente a notas fiscais emitidas em março foi prorrogado pelo Governo do Distrito Federal (GDF) para até o dia 8 de maio. A medida, formalizada em decreto assinado nesta sexta-feira (17) pela governadora Celina Leão, busca facilitar a adaptação de empresas e profissionais ao novo modelo nacional de emissão de notas fiscais.

Com a mudança para a Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e) de padrão nacional, contribuintes passaram a utilizar um novo sistema, em substituição ao modelo anterior. A transição exigiu ajustes operacionais por parte de empresas, contadores e prestadores de serviço.

Neste contexto, o decreto estabelece, de forma excepcional, que o pagamento do ISS referente às notas emitidas com competência de março poderá ser feito até o dia 8 de maio de 2026. A regra vale para documentos emitidos até 20 de abril.

A medida tem como objetivo evitar que contribuintes sejam penalizados durante o período de adaptação ao novo sistema

A medida tem como objetivo evitar que contribuintes sejam penalizados durante o período de adaptação ao novo sistema, garantindo mais tempo para regularização e cumprimento das obrigações fiscais.

“A transição para o novo modelo nacional de nota fiscal é um avanço importante, mas exige um período de adaptação. Nosso objetivo é dar segurança aos contribuintes, evitando prejuízos e permitindo que todos se ajustem a essa mudança com tranquilidade”, afirmou a governadora Celina Leão.

A nova plataforma de emissão de notas fiscais integra um sistema nacional, com padronização de procedimentos e maior integração entre os entes federativos, o que deve simplificar processos no longo prazo.

Mudanças

No fim de abril, o GDF deu início à reformulação da Nota Fiscal de Serviços (NFS-e). O novo modelo entrou em vigor em 30 de abril e, de lá para cá, a Secretaria de Economia montou várias estratégias para adequar contribuintes e contadores às novas regras nacionais da Reforma Tributária.

Como primeiro passo, na última terça-feira (14), o secretário de Economia, Valdivino de Oliveira, participou de reunião com representantes da Receita, do Conselho Regional de Contabilidade (CRC) e do Sindicato das Empresas de Serviços Contáveis para apresentar as mudanças iniciais na NFS-e.

O encontro marcou o início das ações de esclarecimento sobre a reforma. A Reforma Tributária, em si, não será apenas uma mudança de legislação. É um processo de virada de sistema em escala nacional. No caso do DF, a ideia é dar a mão ao contribuinte, independentemente do segmento e do tamanho da empresa dele.

Carreta do programa Agora Tem Especialistas chega ao Paranoá

0

Unidade itinerante permanece na região por 30 dias e oferece exames e consultas para pacientes que estão na fila

Nesta sexta-feira (16), a carreta do programa Agora Tem Especialistas iniciou os atendimentos no Paranoá. A unidade itinerante está instalada no estacionamento do Hospital da Região Leste (HRL) e vai oferecer serviços voltados à prevenção e ao cuidado da saúde da mulher, com exames como mamografia e ultrassonografia.

A carreta atende mulheres previamente reguladas — ou seja, que já estavam na fila de espera —, funcionando como uma porta adicional dentro do Sistema Único de Saúde (SUS). Na unidade móvel, iniciativa do Ministério da Saúde (MS), além dos exames de imagem, as pacientes também passam por consultas com médicos ginecologistas.

O diretor de Programa da Secretaria Executiva do Ministério da Saúde, Milton Pereira Junior, destacou que o objetivo é reduzir o tempo de espera pelos atendimentos especializados. “É importante destacar que, até hoje, registramos mais de 3 mil mulheres atendidas e mais de 6,5 mil exames. Aqui, a gente tem a consulta, a mamografia e o ultrassom, e faz até a biópsia”, declarou.

A superintendente da Região de Saúde Leste, Maria de Lourdes Castelo, ressaltou os benefícios da ação para a população local. “Aqui na Região Leste, observamos uma demanda por serviços maior devido às peculiaridades e à extensão do território. Essa carreta traz alívio para quem acompanha diariamente as filas”. A região engloba Paranoá, Itapoã, São Sebastião, Jardim Botânico e Jardins Mangueiral.

Gláucia Alves, de 46 anos, foi uma das pacientes atendidas e aprovou o serviço. “Achei excelente, foi muito rápido e todos foram muito atenciosos. Foi a primeira vez que venho nesses serviços de carreta e gostei. Amanhã volto para ver o resultado do exame”, comentou.

A unidade permanecerá no Paranoá por 30 dias, com funcionamento de segunda a sábado. Não se trata de um serviço de porta aberta, sendo destinado exclusivamente a pacientes que já se encontravam nas filas da regulação.

Gláucia Alves foi uma das pacientes atendidas: “Achei excelente, foi muito rápido e todos foram muito atenciosos. Foi a primeira vez que venho nesses serviços de carreta e gostei”

Estrutura

A carreta conta com consultórios climatizados para atendimentos clínicos e procedimentos de diagnóstico, além de salas de espera com capacidade para até 60 pessoas sentadas. Os consultórios itinerantes percorrem diferentes regiões administrativas (RAs) desde outubro do ano passado e já passaram por Taguatinga, Ceilândia e Planaltina.

O programa Agora Tem Especialistas foi criado com o objetivo de ampliar o acesso e reduzir o tempo de espera por exames e procedimentos. As unidades móveis de atendimento especializado realizam ações em municípios do Amazonas, Acre, Amapá, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rondônia, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

Sedes: ex-secretária começa a dar aulas para quem quer passar no concurso da pasta

A advogada e, agora, professora Ana Paula Marra ministrou palestra para mais de 700 candidatos ao certame mais aguardado do ano

Ex-secretária da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) do Distrito Federal, a advogada Ana Paula Marra estreou na manhã deste sábado (18) como professora de cursinho preparatório para concursos. Ela foi uma das palestrantes no aulão gratuito promovido pelo IMP Concursos para o certame da Sedes. Mais de 700 candidatos participaram da atividade no auditório de uma escola particular da Asa Sul (Plano Piloto).
Desde 2020 à frente da pasta, a advogada compartilhou o conhecimento obtido ao logo de mais de seis anos, sendo a gestora com mais tempo no cargo em toda a história da Sedes.
Ela foi a responsável pela criação de programas como o Cartão Prato Cheio, o Cartão Gás e o DF Social, que atende mais de 250 mil famílias em todo o DF.
A última ação de Ana Paula Marra antes de se afastar da secretaria foi exatamente lançar o concurso público. “Nomeamos mais de 1,2 mil aprovados no certame de 2019. Porém, o déficit de pessoal ainda continuou grande. Desde então, eu vinha lutando por uma nova seleção. Felizmente, ela saiu com mais de 1,1 mil vagas e acredito que a Sedes vai entrar em 2027 com um quadro reforçado por esses novos profissionais. Sou muito feliz por ter feito parte dessas duas etapas de crescimento da Política de Assistência Social do DF”, comemora.
Vale ressaltar que o aulão ocorreu exatamente um dia após a contratação oficial do Instituto Quadrix como banca organizadora do concurso da Sedes.
Candidato ao cargo de técnico administrativo, o técnico de informática Rodrigo Sales do Santos, de 45 anos, foi um dos participantes do aulão. Para ele, o momento foi extremamente proveitoso. “ Esse encontro foi importante para um bom direcionamento dos alunos que nao conhecem a Sedes”, ressaltou o morador da Candangolândia.
O IMP Concursos existe desde 2009 e já aprovou mais de 70 mil estudantes em diversas seleções públicas em todo Brasil. Além do aulão presencial, o instituto segue com uma programação especial de preparação gratuita. Entre os dias 22 a 30 ocorre a Jornada Sedes-DF, com duas semanas de aulas intensivas transmitidas pelo canal oficial da instituição no YouTube. As inscrições podem ser feitas pelo link: https://lp.impconcursos.com.br/jornada-sedes-df.

Michelle Bolsonaro contesta pretensão de Izalci ao GDF e reafirma apoio a Celina

0

A ex-primeira-dama publicou nota nas redes sociais afirmando que o anúncio do senador do PL causa estranheza e que o partido já definiu apoio à atual governadora Celina Leão para a disputa das eleições de 2026 no DF

Da Redação

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) divulgou nota nas redes sociais em resposta ao anúncio feito pelo senador Izalci Lucas (PL-DF) como pré-candidato ao governo do Distrito Federal. No texto, ela informou que a decisão gerou estranheza e reforçou o apoio do PL à governadora Celina Leão (PP) para a disputa eleitoral de 2026.

Segundo a nota, Michelle Bolsonaro entrou em contato com a deputada federal Bia Kicis, presidente do diretório do PL no Distrito Federal. A parlamentar teria sido categórica ao afirmar que o comunicado de Izalci Lucas ocorreu sem qualquer reunião, deliberação ou alinhamento prévio com a legenda.

A ex-primeira-dama acrescentou que o apoio à reeleição de Celina Leão foi definido em conjunto com o presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto. Ela concluiu o texto destacando que a política exige responsabilidade, diálogo e compromisso com a palavra dada.

 

Confira o que abre e o que fecha no DF no feriado de Tiradentes e do aniversário de Brasília

0

Transporte gratuito e mudanças em saúde, cultura e atendimento marcam a data

Brasília, 17 de abril de 2026 — O feriado de Tiradentes, celebrado na próxima terça-feira (21) e que coincide com o aniversário de Brasília, vai impactar o funcionamento de diversos serviços públicos no Distrito Federal. As mudanças começam já na segunda-feira (20) e seguem ao longo do feriado.

No transporte público, ônibus e metrô operam normalmente na segunda. Já na terça, os ônibus seguirão a tabela de domingos e feriados, com reforço nas linhas que atendem à Rodoviária do Plano Piloto devido a eventos na Esplanada dos Ministérios. O metrô funcionará das 7h às 19h. Durante o feriado, ambos os modais serão gratuitos por meio do programa Vai de Graça.

Na terça (21), os ônibus circularão conforme a tabela de domingo/feriado, com reforço nas linhas que atendem a Rodoviária do Plano Piloto, em razão de eventos na Esplanada dos Ministérios | Foto: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília

Entre as opções de lazer, o Zoológico de Brasília estará aberto todos os dias, com entrada gratuita no domingo (19) e na terça-feira, dentro da programação do projeto Lazer para Todos. O espaço contará ainda com atividades especiais, como palestras, corrida e atrações circenses em celebração ao aniversário da capital.

Equipamentos culturais também terão horários diferenciados. O Memorial dos Povos Indígenas não abre na segunda, mas funciona normalmente na terça, das 9h às 17h. Já o Centro de Dança e a Biblioteca Nacional permanecem fechados nos dois dias. O Complexo Cultural Samambaia estará aberto ao público.

Na área da saúde, serviços essenciais como o Samu, emergências hospitalares, UPAs e a Casa de Parto de São Sebastião operarão sem interrupção, em regime de 24 horas. O mesmo vale para unidades de atenção psicossocial tipo III e voltadas ao atendimento de álcool e outras drogas. Por outro lado, unidades básicas de saúde, policlínicas e centros especializados estarão fechados na segunda e na terça, retomando as atividades na quarta-feira (22).

As agências do Banco de Brasília não funcionam na terça-feira, mas abrem normalmente na segunda. Já a Novacap manterá equipes de plantão para serviços essenciais, com atendimento a emergências entre 7h e 19h.

A Caesb não terá atendimento presencial nos dois dias, mas seguirá com equipes operacionais ativas e canais remotos disponíveis. A CEB IPes continuará com atendimento ininterrupto, enquanto o Serviço de Limpeza Urbana manterá suas atividades normalmente durante todo o período.

As equipe do Serviço de Limpeza Urbana (SLU) trabalham normalmente na segunda (20) e na terça (21) | Foto: Arquivo/SEL-DF

Na área social, unidades como Centros Pop, Central de Vagas, UPS 24 horas e abrigos seguem em funcionamento. Restaurantes comunitários abrirão nos dois dias, com exceção da unidade de Ceilândia (DJ Jamaika), que estará fechada na terça-feira. Já Cras, Creas e centros de convivência não funcionam durante o feriado.

Entre os serviços voltados às mulheres, a Casa da Mulher Brasileira e a Casa Abrigo permanecem abertas, enquanto os demais atendimentos estarão suspensos na segunda e terça-feira.

Parques:

Os parques ecológicos são boas opções de lazer. Saiba o funcionamento deles:

Parque Ecológico do Anfiteatro Natural do Lago Sul: aberto todos os dias das 6h às 18h;
Parque Ecológico de Águas Claras: aberto todos os dias das 6h às 22h;
Parque Ecológico Areal: aberto todos os dias das 6h às 22h;
Parque Ecológico da Asa Sul: aberto todos os dias das 6h às 20h;
Parque Distrital das Copaíbas: aberto todos os dias das 6h às 18h;
Parque Ecológico Cortado: aberto todos os dias das 6h às 20h;
Monumento Natural Dom Bosco: aberto todos os dias das 6h às 20h;
Parque Ecológico Ezechias Heringer: aberto todos os dias das 6h às 22h;
Parque Ecológico do Gama: aberto todos os dias das 6h às 22h;
Parque Ecológico do Lago Norte: aberto todos os dias das 6h às 20h;
Parque Ecológico Olhos d’água: aberto todos os dias (portão principal, das 5h30 às 20h, e portões laterais, das 6h às 18h);
Parque Ecológico do Paranoá: aberto todos os dias das 6h às 20h;
Parque Ecológico Península Sul: aberto todos os dias das 6h às 18h;
Parque Ecológico do Riacho Fundo: aberto todos os dias das 6h às 18h;
Parque Ecológico Saburo Onoyama: aberto todos os dias das 6h às 18h;
Parque Ecológico Sucupira: aberto todos os dias das 6h às 18h;
Parque Ecológico Três Meninas: aberto todos os dias das 7h às 19h;
Parque Ecológico Veredinha: aberto todos os dias das 6h às 18h.

Projeto Gamifica leva formação em games e inovação às regiões administrativas do DF

0

Unidades móveis ampliam acesso à formação em jogos digitais no DF

Brasília, 17 de abril de 2026 — O Projeto Gamifica – Tecnologia em Jogos inicia uma nova etapa no Distrito Federal com a adoção de carretas itinerantes para ampliar o acesso à formação em tecnologia e inovação. A iniciativa busca descentralizar o ensino e levar qualificação diretamente às comunidades.

O lançamento oficial das unidades móveis está previsto para 22 de abril, às 9h, no Centro de Ensino Médio Integrado (Cemi) do Cruzeiro Velho. A ação é coordenada pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Distrito Federal, em parceria com o Instituto de Bombeiros de Responsabilidade Social.

As carretas funcionam como ambientes completos de aprendizagem, com capacidade para atender até 20 alunos por turma. Equipadas com computadores de alto desempenho, internet de qualidade e estações individuais, as unidades permitem aulas práticas e experiências imersivas.

Além das atividades internas, a estrutura também possibilita a realização de eventos abertos ao público, como oficinas, apresentações e competições de e-sports, ampliando a interação com as comunidades atendidas.

A metodologia do projeto combina encontros presenciais e conteúdos online, com cursos voltados ao desenvolvimento e design de jogos, além de marketing aplicado ao setor. Ao todo, a formação soma 200 horas, incluindo mentorias, palestras e certificação.

Outro diferencial das unidades móveis é a autonomia operacional, com uso de energia híbrida por meio de placas solares, baterias e gerador próprio, além de conectividade via satélite e estrutura para fibra óptica.

Com recursos de acessibilidade, como plataformas de acesso e espaços adaptados, o projeto também reforça o compromisso com a inclusão. A expectativa é ampliar o alcance da formação tecnológica e aproximar jovens das oportunidades da economia digital.

Programa de empregabilidade feminina do GDF já garantiu trabalho a 365 mulheres

0

Iniciativa reúne gestores e destaca políticas de inclusão no mercado de trabalho

Brasília, 17 de abril de 2026 — A Secretaria da Mulher do Distrito Federal participou, nesta quinta-feira (16), do 2º Encontro Conexão com a Empregabilidade Feminina, realizado no Tribunal de Contas do Distrito Federal. O evento reuniu servidores, gestores e representantes de empresas para discutir políticas públicas voltadas à inserção de mulheres no mercado de trabalho, especialmente aquelas em situação de violência doméstica e familiar.

Durante a programação, a pasta apresentou iniciativas voltadas à ampliação da empregabilidade feminina, com foco na inclusão social e econômica. Desde 2019, a secretaria firmou 14 acordos de cooperação técnica, que já possibilitaram a contratação formal de 365 mulheres acompanhadas por equipes multidisciplinares.

A secretária Giselle Ferreira destacou que as ações buscam ampliar oportunidades e promover a equidade de gênero no mercado de trabalho. Segundo ela, a estratégia envolve parcerias institucionais e políticas públicas voltadas ao fortalecimento da autonomia feminina.

Os acordos estabelecem que contratos de serviços contínuos reservem entre 2% e 8% das vagas para mulheres em situação de violência doméstica, além de contemplar outros grupos em vulnerabilidade, como pessoas trans, quilombolas, indígenas e refugiadas.

Para especialistas, a inserção no mercado de trabalho é um fator essencial para romper ciclos de violência, ao garantir independência financeira e novas perspectivas de vida.

DF oficializa banca organizadora de concurso com mais de mil vagas

0

Instituto Quadrix será responsável por seleção nas áreas social e cidadania

Brasília, 17 de abril de 2026 — A Secretaria de Desenvolvimento Social do Distrito Federal tornou público, no Diário Oficial desta sexta-feira (17), o extrato do contrato nº 057151/2026, que confirma o Instituto Quadrix de Responsabilidade Social como responsável pela organização do novo concurso público voltado à carreira de desenvolvimento e assistência social. Ao todo, serão ofertadas 1.197 vagas para candidatos de níveis médio e superior, distribuídas entre a própria Sedes, a Secretaria de Justiça e Cidadania e a Secretaria da Mulher.

O contrato terá validade de 12 meses a partir da assinatura. Até o momento, ainda não foram divulgadas as datas de publicação do edital nem da aplicação das provas. No entanto, a expectativa é que um regulamento prévio com o conteúdo programático seja disponibilizado antes do edital, permitindo maior tempo de preparação aos candidatos, conforme destacou a secretária interina de Desenvolvimento Social, Jackeline Canhedo.

Segundo a gestora, a definição da banca representa um avanço importante para a realização do certame, que é aguardado há anos. Ela também ressaltou o compromisso com a transparência e organização do processo, além da intenção de oferecer mais previsibilidade aos participantes.

As provas estão previstas para ocorrer em um único dia, com aplicação em turnos distintos para níveis médio e superior. A medida busca ampliar o acesso dos candidatos, especialmente daqueles que desejam concorrer a mais de um cargo ou enfrentam dificuldades de deslocamento.