Material explica práticas de gestão e formas de identificar abusos no trabalho
Brasília, 22 de abril de 2026 — O Governo do Distrito Federal disponibiliza um guia atualizado para orientar servidores e colaboradores sobre a diferença entre cobrança de resultados e situações de assédio no ambiente de trabalho. O material reúne definições, exemplos práticos e orientações sobre como agir diante de possíveis abusos.
De acordo com a presidente da Comissão de Prevenção e Combate ao Assédio, Michelle Heringer, atos de gestão fazem parte da rotina administrativa e incluem ações como organização de equipes, definição de metas, avaliação de desempenho e cobrança de prazos. Essas práticas, quando realizadas com respeito e dentro dos princípios da administração pública, não configuram assédio.
O problema ocorre quando essas condutas ultrapassam o campo profissional e passam a expor trabalhadores a situações constrangedoras, humilhantes ou abusivas de forma repetitiva. Nesses casos, pode haver caracterização de assédio moral, que causa impactos psicológicos e afeta a vida pessoal e profissional da vítima.
O guia também aborda outras formas de assédio, como o sexual, caracterizado por comportamentos de cunho íntimo sem consentimento, e o institucional, relacionado a práticas de gestão baseadas em pressão excessiva ou medo, que prejudicam o ambiente de trabalho.
Segundo a comissão, divergências, cobranças e debates são comuns no cotidiano laboral. No entanto, quando há desrespeito, intimidação ou perseguição, é fundamental buscar apoio e formalizar a denúncia.
O conteúdo foi elaborado pela Comissão de Prevenção e Combate ao Assédio, vinculada à Controladoria-Geral do DF, com o objetivo de promover ambientes mais seguros e respeitosos. O governo disponibiliza canais para registro de denúncias, como ouvidorias dos órgãos públicos, o site ParticipaDF, o telefone 162 e atendimento presencial.
A iniciativa do debate partiu do deputado Eduardo Pedrosa (União Brasil), que destaca a urgência da questão
Os desafios enfrentados pelas comunidades rurais do Distrito Federal em busca de acesso à água potável e à energia elétrica serão tema de audiência pública da Câmara Legislativa na próxima quinta-feira (23), às 19h, no auditório da Casa. A iniciativa do debate partiu do deputado Eduardo Pedrosa (União Brasil), que destaca a urgência da questão.
“A discussão conjunta entre órgãos governamentais, especialistas, representantes da sociedade civil e moradores das áreas afetadas permitirá identificar os principais entraves, avaliar os impactos na qualidade de vida da população e construir soluções viáveis para assegurar tanto a segurança hídrica quanto o acesso adequado à energia elétrica no meio rural”, pontua o parlamentar.
Eduardo Pedrosa observa, ainda, que muitas famílias ainda dependem de formas precárias de abastecimento de água. “Em diversas regiões, o abastecimento de água depende de poços, nascentes e sistemas simplificados, muitos dos quais carecem de monitoramento, manutenção contínua e regularização. Da mesma forma, o fornecimento de energia elétrica ainda apresenta limitações, especialmente em áreas mais isoladas, comprometendo atividades produtivas, segurança, bem-estar e o desenvolvimento socioeconômico local”, ressalta o deputado.
A audiência pública contará com a presença de representantes das comunidades, integrantes do GDF e deputados distritais. O debate será transmitido ao vivo pela TV Câmara Distrital.
Governadora Celina Leão determinou a suspensão da portaria que alteraria a forma de cálculo; decisão será publicada em edição extra do DODF
A governadora Celina Leão anunciou, nesta terça-feira (21), a suspensão da mudança na forma de cálculo da remuneração dos professores temporários da rede pública do Distrito Federal. Segundo ela, a decisão foi tomada após a Secretaria de Educação (SEEDF) apontar que a nova sistemática poderia elevar os valores recebidos por parte da categoria, mas também reduzir vencimentos de outros profissionais. A decisão será oficializada em edição extra do Diário Oficial do Distrito Federal (DODF).
“Alguns professores iriam receber a mais, e outros iriam ter uma remuneração um pouco menor. O que eu determinei foi que se suspendesse a portaria dessa mudança na forma de cálculo para que nós pudéssemos dialogar diretamente com a categoria”, afirmou a governadora. “Nenhum servidor temporário vai ter qualquer mudança na sua forma de remuneração.”
A chefe do Executivo também informou que será criado, no âmbito da Secretaria de Educação, um grupo de trabalho para rediscutir o tema com participação direta da classe, por meio do Sindicato dos Professores no Distrito Federal (Sinpro-DF), em busca de uma saída que preserve a remuneração da categoria.
A secretária de Educação interina, Iêdes Soares Braga, defendeu a revisão da medida e disse que a orientação do governo é restabelecer a previsibilidade dos pagamentos. “Nós vamos corrigir esse descompasso entre a remuneração desses professores temporários, assegurar que eles recebam a coordenação pedagógica nos moldes do que a gente fazia no ano anterior e, quando necessário, ajustar a rota”, afirmou.
A principal queixa da classe diz respeito à metodologia de cálculo implementada no EducaDF. Segundo eles, haveria prejuízo nos salários e nas horas de coordenação pedagógica. A categoria pede o pagamento integral da jornada conforme o piso, a garantia da carga completa de coordenação pedagógica e o fim da redução salarial. “Vamos atualizar a legislação e as portarias e fazer isso com diálogo sempre muito aberto com o sindicato dos professores”, acrescentou a chefe da pasta, Iêdes Soares Braga.
Instituição assina memorando de entendimento com a Quadra Capital para venda de ativos recebidos da instituição liquidada, com pagamento à vista entre R$ 3 e R$ 4 bilhões e o restante em cotas subordinadas do fundo
Da Redação
O Banco de Brasília (BRB) anunciou a criação de um fundo para a transferência de ativos adquiridos do Banco Master. O comunicado foi divulgado na última segunda-feira (20) aos acionistas, clientes e ao mercado financeiro, após aprovação pelo Conselho de Administração da instituição.
A operação tem como objetivo vender os ativos recebidos do Banco Master, que foi liquidado extrajudicialmente, com o controlador Daniel Vorcaro atualmente preso por fraudes e crimes financeiros. Para estruturar o fundo de investimentos, o BRB assinou memorando de entendimento com a Quadra Capital, gestora especializada em ativos de baixa liquidez, com valor de referência de R$ 15 bilhões.
A transação prevê uma parcela financeira à vista de R$ 3 bilhões a R$ 4 bilhões. A parcela remanescente, estimada entre R$ 11 bilhões e R$ 12 bilhões, será realizada por meio de cotas subordinadas do fundo de investimento a ser constituído para a gestão e monetização dos ativos. A conclusão do negócio ainda depende do cumprimento das condições previstas no memorando.
Segundo o BRB, a iniciativa busca fortalecer a estrutura de capital e a liquidez da instituição, aprimorar a gestão do portfólio e representar etapa relevante no processo de readequação, com expectativa de efeitos positivos sobre a liquidez, a gestão de ativos e a racionalização patrimonial.
Mais de mil condutores foram abordados em oito regiões administrativas por agentes do Detran-DF
De sexta-feira (17/4) até terça-feira (21/4), o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) realizou ações de fiscalização em Águas Claras, Areal, Ceilândia, Gama, Planaltina, Samambaia, São Sebastião e Taguatinga. Durante as operações, 1.235 condutores foram abordados e 499 infrações de trânsito foram registradas.
As equipes autuaram 103 motoristas por dirigir sob o efeito de bebida alcoólica. Um deles foi encaminhado à delegacia por apresentar concentração igual ou superior a 0,3 miligrama de álcool por litro de ar alveolar, resultado que configura crime. Além disso, os agentes autuaram 68 condutores inabilitados, 66 por conduzir veículos com escapamento irregular, 20 por sistema de iluminação alterado e 242 por infrações diversas.
Entre os principais casos registrados, está o de um condutor inabilitado flagrado no sábado (18), em Taguatinga. Além de tentar evadir-se da blitz, ele conduzia uma motocicleta com luzes estroboscópicas, equipamento proibido. O condutor também não possuía o documento do veículo.
Em Ceilândia, também no sábado (18), as equipes de fiscalização flagraram um condutor inabilitado pilotando uma motocicleta com o escapamento alterado. No registro do veículo constam 490 multas de trânsito, com débito total de R$ 123 mil.
Na segunda-feira (20), no Gama, agentes do Detran-DF flagraram um condutor exibindo manobras perigosas mediante arrastamento de pneus. Durante a abordagem, o motorista, que apresentava sinais de embriaguez, desobedeceu às ordens e desacatou os agentes. Ele foi autuado pelas infrações de trânsito e conduzido à delegacia.
As ações de policiamento e fiscalização do Detran-DF visam promover a segurança viária, coibir infrações e reduzir a ocorrência de sinistros de trânsito nas vias do Distrito Federal.
Pessoas interessadas devem cadastrar o currículo em aplicativo ou ir a um posto de atendimento, das 8h às 17h, até sexta-feira
As agências do trabalhador do Distrito Federal estão com 854 oportunidades profissionais abertas nesta quarta-feira (22). Os maiores salários são encontrados em duas vagas para técnico de refrigeração (R$ 3 mil) na Asa Norte, duas para garçom (R$ 2,5 mil) em Vicente Pires e uma para técnico automotivo (R$ 2,5 mil) em Samambaia.
Para pessoas com deficiência (PcD), estão disponíveis dez oportunidades como ajudante de carga e descarga de mercadoria (R$ 1.691,80), dez vagas para empacotador à mão (R$ 1,7 mil), dez para operador de telecobrança (R$ 1.621), dez para operador de telemarketing ativo (R$ 1.621), quatro para porteiro (R$ 2.028,15), duas para ajudante de cozinha (R$ 1.962) e uma para auxiliar de limpeza (R$ 1.862,10). Os postos são localizados no Guará, Samambaia, Plano Piloto e Águas Claras.
Todos os postos oferecem benefícios. Para participar dos processos seletivos, basta cadastrar o currículo no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital (CTPS) ou ir a uma das 16 agências do trabalhador, das 8h às 17h, durante a semana. Mesmo que nenhuma das chances do dia seja atraente ao candidato, o cadastro vale para oportunidades futuras, já que o sistema cruza dados dos concorrentes com o perfil que as empresas procuram.
Empregadores e empreendedores que desejem ofertar vagas ou utilizar o espaço das agências do trabalhador para as entrevistas podem se cadastrar pessoalmente nas unidades ou pelo e-mail gcv@sedet.df.gov.br. Pode ser utilizado, ainda, o Canal do Empregador, no site da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet).
Evento reuniu milhares de atletas com percursos para diferentes níveis, de 3 km ao percurso completo
As comemorações do aniversário de 66 anos da capital começaram cedo, nesta terça-feira (21), com a Maratona Brasília 2026, na Esplanada dos Ministérios. O último dia do evento reuniu milhares de atletas com percursos para todos os níveis: de 3 km à maratona completa. O torneio é promovido pelo jornal Correio Braziliense em parceria com o Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da Secretaria de Esporte e Lazer (SEL).
“Tenho certeza que cada brasiliense, cada pessoa que mora e que construiu a história desta cidade, ou que optou por vir para cá, tem essa força no coração que é amar Brasília de verdade”
Governadora Celina Leão
A governadora Celina Leão esteve presente na entrega das premiações aos melhores esportistas de cada categoria e, durante o discurso, lembrou a importância do esporte para a promoção de saúde e lazer para a população.
“Tem um filme que fala sobre comer, rezar e amar, e hoje a gente amanhece aqui correndo, rezando e amando verdadeiramente a nossa cidade, priorizando os recursos públicos nas áreas que são mais prioritárias, mas sem deixar de celebrar o aniversário de Brasília”, declarou.
Antes, a governadora esteve na Missa de Ação de Graças pelos 66 anos da capital, na Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida. “Tivemos várias atividades hoje: o Vai de Graça, a missa, a corrida, e tenho certeza que cada brasiliense, cada pessoa que mora e que construiu a história desta cidade, ou que optou por vir para cá, tem essa força no coração que é amar Brasília de verdade”, enfatizou.
Dia especial
A assistente administrativo Juçara Paranaguá participou da corrida: “Escolhi Brasília para fazer a minha primeira meia maratona, porque é a cidade onde eu moro e eu estou muito feliz em poder compartilhar esse momento com amigos e família”
O aniversário de 66 anos da capital ficará marcado na memória da assistente administrativa Juçara Paranaguá, 44, como um dia de superação e força de vontade. “Brasília é uma cidade linda, uma cidade maravilhosa, que me acolhe há 15 anos, e eu escolhi Brasília para fazer a minha primeira meia maratona, porque é a cidade onde eu moro e eu estou muito feliz em poder compartilhar esse momento com amigos e família”, comemorou ela, que aproveitou cada etapa. “A largada saiu da Catedral, depois passamos pelo Congresso e fomos até a Ponte JK, um ponto turístico muito lindo. Esse verde de Brasília nos encanta”.
Roberto Silveira, de Minas Gerais, participou pela 16ª vez da maratona: “Estou muito feliz e pretendo voltar no ano que vem para diminuir mais um minuto no tempo”
O Eixo Monumental também foi cenário de alegria para o microempreendedor mineiro Roberto Silveira, 36, que participou da 16ª maratona e superou um recorde pessoal. “Corri aqui o ano passado em duas horas e 57 minutos”, relatou. “Este ano, corri em duas horas e 56 minutos. Melhorei e fiz a prova como um preparo para uma maratona que vou correr em Belo Horizonte em maio. Brasília é uma cidade bem bacana, bem organizada; as ruas são bem largas, com espaço para os corredores fluírem durante o percurso. Estou muito feliz e pretendo voltar no ano que vem para diminuir mais um minuto no tempo”.
Durante o percurso, os atletas passaram também pelo Museu Nacional da República, a Biblioteca Nacional e a Praça dos Três Poderes. Para fechar o evento, que começou no final de semana, houve atividades culturais, entrega de brindes e apresentações musicais, com performances circenses e shows de grupos locais.
O último dia da maratona concentrou o maior volume de participantes e modalidades, com largadas a partir das 5h30, em frente ao Museu Nacional. O público também participou de desafios especiais, que estimulam a superação dos atletas ao longo dos dias de competição.
Entre eles, destacam-se o Desafio BSB 66 Anos, que combina meia-maratona e maratona em dias consecutivos; o Desafio JK, com duas meias-maratonas; e o inédito Desafio Brasília Sem Limites, que reúne quatro distâncias — 5 km, 10 km, 21 km e 42 km — disputadas em sequência desde o sábado.
Arena BRB recebe atletas de dez países até o próximo domingo (26), com estrutura de 22 mil m² para um dos maiores torneios da modalidade no mundo. Governadora Celina Leão acompanha o sorteio de chaves
Brasília consolida a vocação como a Capital do Esporte ao receber, pelo sexto ano consecutivo, o ITF Sand Series Brasília — um dos principais torneios internacionais de beach tennis do mundo. O evento, que integra o calendário oficial de comemorações do aniversário de 66 anos da cidade, ocorre na Arena BRB Mané Garrincha. As atividades seguem até o próximo domingo (26), com participação de cerca de 600 atletas amadores e profissionais do Brasil e do mundo. A governadora Celina Leão acompanhou o sorteio das chaves nesta terça-feira (21).
“O beach tennis virou uma febre nacional e mundial porque tem algo que é muito básico: cria oportunidades de todos jogarem. Não tem idade, não tem tamanho, não tem biotipo. É um esporte que integra a família. Quem gosta de areia, assim como eu, pode jogar beach tennis em todos os nossos clubes, nas regiões administrativas”, comentou a chefe do Executivo.
Celina Leão também salientou que a promoção de eventos de grande porte dão visibilidade aos atletas brasilienses e ao potencial do Distrito Federal, que conta com a estrutura ideal para sediar competições de diferentes modalidades. “Nós temos uma estrutura logística enorme em termos de hotelaria e de segurança pública. É por isso que as pessoas têm escolhido o roteiro aqui do DF para os grandes eventos. Temos 8 mil acomodações no setor central e também a segurança pública que é uma das melhores do Brasil”, frisou.
A governadora Celina Leão acompanhou o sorteio das chaves nesta terça-feira (21) | Fotos: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília
torneio é considerado um dos Grand Slams do circuito mundial. Para o secretário de Esporte e Lazer, Renato Junqueira, eventos desse porte geram um impacto positivo que vai além das quadras de areia. “Eventos grandes deixam legado e trazem os projetos sociais, como a vivência dos Centros Olímpicos que vêm aqui com diversos professores”, destacou. Ele ressaltou ainda o fomento à economia local, beneficiando os setores de hotelaria, gastronomia e transporte.
Alex Pedra, vice-presidente da Federação Brasiliense de Tênis e Beach Tennis, reforçou que o Sand Series é um marco para o fomento do esporte na capital, aproximando a comunidade da modalidade. “É um evento para todos, para mostrar o quanto o GDF e a Secretaria de Esporte e Lazer investem na modalidade”, afirmou.
Elite mundial em solo brasiliense
Com uma estrutura de 22 mil m² — construídos especialmente para a competição —, o evento dispõe de uma quadra central com capacidade para 2 mil pessoas e uma quadra auxiliar para 800, além de outras seis quadras com arquibancadas cobertas. Entre os cerca de 600 atletas participantes, são 250 profissionais, de dez países, e mais de 300 amadores.
O organizador Bruno Ferreira destaca que, embora Brasília não tenha praia, tornou-se um polo da modalidade: “Temos 22 atletas de Brasília competindo na chave profissional. Desenvolvemos carreiras de meninos que começaram conosco em 2021 e hoje jogam com os grandes nomes do mundo”, comentou.
O jogador francês Nicolas Gianotti, que mora em São Paulo, elogiou a recepção e a qualidade da areia
Esportistas internacionais e nacionais também observaram a organização. O jogador francês Nicolas Gianotti, que mora em São Paulo, elogiou a recepção e a qualidade da areia. “É sempre um dos melhores (torneios) do ano. Se você olhar os comentários dos jogadores, é onde a gente é mais bem recebido”, disse. “A estrutura mudou um pouquinho este ano, ainda estou conhecendo melhor porque cheguei ontem, mas a quadra parece ter nível de um torneio profissional de qualidade”.
Entre os nomes nacionais, destaque para a atleta Vitória Marchezini, que alcançou o primeiro lugar no ranking mundial feminino da modalidade. Natural do Paraná, ela enfatizou a importância do suporte governamental para o sucesso dos esportistas: “Para a gente, é muito importante ter uma estrutura boa, com fisioterapia e alimentação, permitindo que fiquemos o dia inteiro no torneio super bem instalados.”
Programação
As atividades do torneio seguem até o próximo domingo (26). Os ingressos estão disponíveis na plataforma Sympla.
Liturgia foi conduzida pelo padre Agenor Vieira de Brito; governadora Celina Leão participou da solenidade
Símbolo da fé e da arquitetura da capital federal, a Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida foi palco, nesta terça-feira (21), da missa em ação de graças pelos 66 anos de Brasília. A celebração foi prestigiada por dezenas de fiéis e autoridades do Governo do Distrito Federal (GDF), que se reuniram para marcar a data com um momento de reflexão, gratidão e esperança pelo futuro da cidade.
Presente na solenidade, a governadora Celina Leão enfatizou o compromisso do Executivo com o desenvolvimento da capital. Ela reforçou o impacto da realocação dos recursos que seriam utilizados em programações culturais para a área da saúde.
“Este ano nós não temos aniversário porque decidimos investir os recursos da festa, de R$ 25 milhões, para contratar 120 médicos”, declarou. “Acho que a população entendeu isso e quer outras ações. É isso que estamos fazendo. Então, é responsabilidade: ouvir as pessoas, investir naquilo que a população precisa. Precisa ter coragem para fazer tudo isso, firmeza e transparência para lidar com todo esse momento.”
Compromisso
Ao comentar o significado da celebração, a governadora também defendeu que o aniversário da capital seja marcado por compromisso e espírito de serviço: “O melhor presente que nós podemos dar para Brasília é amá-la verdadeiramente, dar o nosso melhor e ter o coração de Cristo para fazer aquilo que Cristo faria se estivesse no nosso lugar”.
“A importância, primeiro, é recordar esses grandes homens e governadores que passaram por nossa capital e deixaram seu legado em todas as dimensões do nosso Distrito Federal”
Padre Agenor Vieira de Brito
Responsável pela liturgia, o padre Agenor Vieira de Brito ressaltou o significado de iniciar as celebrações do aniversário de Brasília com uma missa. “A importância, primeiro, é recordar esses grandes homens e governadores que passaram por nossa capital e deixaram seu legado em todas as dimensões do nosso Distrito Federal”, lembrou.
Segundo o sacerdote, a celebração também foi um momento de pedir proteção e discernimento para a cidade e seus dirigentes: “Hoje, a pedido da governadora, rezamos esta missa pedindo ao nosso bom Deus a sua presença e a sua iluminação. Que Deus continue sendo luz para a nossa cidade, sendo pastor e caminho para os nossos governantes”.
Durante a homilia, o padre também reforçou o papel da população na construção da vida pública e da própria cidade: “Pessoas cuidam de pessoas, pessoas transformam pessoas, transformam a casa, transformam a sociedade, transformam a cidade”.
“Celebrar esse aniversário com recordes produtivos na área rural, fruto de um trabalho conjunto do Governo do Distrito Federal com os produtores, é uma alegria”
Rafael Bueno, secretário da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural
O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, acompanhou a solenidade ao lado de Celina Leão, assim como o ex-secretário da Casa Civil, Gustavo Rocha, a ex-secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, e o secretário da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, Rafael Bueno, entre outras autoridades do GDF.
Para Rafael Bueno, o aniversário de Brasília também coincide com um momento positivo no campo. “Brasília é uma cidade única no nosso Brasil, um referencial não só para o país, mas para o mundo; e hoje, celebrar esse aniversário com recordes produtivos na área rural, fruto de um trabalho conjunto do Governo do Distrito Federal com os produtores, é uma alegria”, ressaltou.
A Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida funciona de terça a sábado, das 8h às 16h45, e aos domingos, das 9h às 17h45. A área externa pode ser visitada livremente 24 horas por dia, todos os dias da semana. Já as missas são celebradas de terça a sexta-feira, às 12h15; aos sábados, às 17h; e aos domingos, em três horários: 8h, 10h30 e 18h.
Primeiro monumento a ser criado em Brasília e projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, a Catedral teve a pedra fundamental lançada em 1958 — quando foi celebrada a primeira missa em solo brasiliense. Em 1960, a estrutura da igreja ficou pronta e, em 1970, a nave foi inaugurada, com missa especial.
Capital federal celebra seu 66º aniversário com avanços históricos em segurança, saúde, planejamento urbano e inclusão social, fruto de uma gestão responsável que transformou a cidade e consolida o DF como referência nacional de bem-estar e progresso
Brasília completa 66 anos nesta terça-feira (21 de abril) com um orgulho justificado: é hoje um dos melhores lugares do país para se viver, com altos índices de desenvolvimento humano, qualidade de vida e infraestrutura moderna. A capital planejada por Oscar Niemeyer e Lúcio Costa não é mais apenas um símbolo de modernidade arquitetônica — é uma cidade que evoluiu, cresceu com ordem e oferece oportunidades reais para quem escolhe morar aqui. E muito desse avanço recente deve-se à gestão competente e responsável de Ibaneis Rocha e Celina Leão, que assumiu o GDF há poucas semanas e já demonstra a mesma determinação de continuar transformando a vida dos brasilienses.
Dados recentes confirmam o que os moradores sentem no dia a dia. O Distrito Federal lidera rankings nacionais de desenvolvimento humano e qualidade de vida em diversas avaliações, com destaque para a redução histórica da criminalidade — o menor índice de homicídios em 48 anos —, investimentos robustos em saúde (como os R$ 23 milhões destinados a dietas especializadas para pacientes domiciliares) e o planejamento urbano responsável que culminou na aprovação do novo PDOT, regularizando 28 áreas irregulares e beneficiando mais de 20 mil famílias.
A cidade também avançou em mobilidade, com obras como a chegada da EPTG ao Plano Piloto e o Balão de Sobradinho, e em inclusão social, com a regularização de 554 templos evangélicos e o programa Administração Regional 24 Horas, que resolve 76,15% das demandas com agilidade inédita.
Essa transformação não aconteceu por acaso. Desde 2019, a dobradinha Ibaneis-Celina priorizou o que realmente importa: segurança para as famílias, saúde acessível, moradia digna e desenvolvimento econômico sustentável. Enquanto governos anteriores da esquerda deixaram marcas de incompetência, escândalos e retrocesso — como os desastres de Agnelo Queiroz e Rodrigo Rollemberg —, a atual administração entregou resultados concretos que melhoraram a vida real das pessoas.
Celina Leão, que assumiu o comando do Executivo com ampla aprovação popular e liderança nas pesquisas (40% a 50% das intenções de voto), reforça esse legado com decisões responsáveis, como o remanejamento de recursos para a saúde pública logo nos primeiros dias de governo.
Brasília aos 66 anos é uma cidade madura, moderna e acolhedora. Tem um dos melhores IDH do país, infraestrutura de alto padrão, parques, ciclovias, comércio pujante e uma comunidade diversa e empreendedora. É um lugar onde se vive bem, se trabalha com dignidade e se constrói o futuro com otimismo.
Enquanto setores da oposição insistem em narrativas negativas e tentam ressuscitar o passado de corrupção e ineficiência, o DF segue em frente. Celina Leão, com o apoio de Ibaneis Rocha — agora candidato ao Senado —, representa exatamente esse caminho: desenvolvimento com responsabilidade, qualidade de vida com inclusão e um olhar atento ao cidadão comum.
Brasília não é mais apenas a capital da esperança. Aos 66 anos, ela é a capital do progresso real. E o melhor ainda está por vir.