Início Site Página 68

Distrito Federal tem 854 vagas de emprego disponíveis nesta quarta-feira

0

Pessoas interessadas devem cadastrar o currículo em aplicativo ou ir a um posto de atendimento, das 8h às 17h, até sexta-feira

As agências do trabalhador do Distrito Federal estão com 854 oportunidades profissionais abertas nesta quarta-feira (22). Os maiores salários são encontrados em duas vagas para técnico de refrigeração (R$ 3 mil) na Asa Norte, duas para garçom (R$ 2,5 mil) em Vicente Pires e uma para técnico automotivo (R$ 2,5 mil) em Samambaia.

Para pessoas com deficiência (PcD), estão disponíveis dez oportunidades como ajudante de carga e descarga de mercadoria (R$ 1.691,80), dez vagas para empacotador à mão (R$ 1,7 mil), dez para operador de telecobrança (R$ 1.621), dez para operador de telemarketing ativo (R$ 1.621), quatro para porteiro (R$ 2.028,15), duas para ajudante de cozinha (R$ 1.962) e uma para auxiliar de limpeza (R$ 1.862,10). Os postos são localizados no Guará, Samambaia, Plano Piloto e Águas Claras.

Todos os postos oferecem benefícios. Para participar dos processos seletivos, basta cadastrar o currículo no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital (CTPS) ou ir a uma das 16 agências do trabalhador, das 8h às 17h, durante a semana. Mesmo que nenhuma das chances do dia seja atraente ao candidato, o cadastro vale para oportunidades futuras, já que o sistema cruza dados dos concorrentes com o perfil que as empresas procuram.

Empregadores e empreendedores que desejem ofertar vagas ou utilizar o espaço das agências do trabalhador para as entrevistas podem se cadastrar pessoalmente nas unidades ou pelo e-mail gcv@sedet.df.gov.br. Pode ser utilizado, ainda, o Canal do Empregador, no site da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet).

Governadora Celina Leão premia vencedores da Maratona Brasília 2026

0

Evento reuniu milhares de atletas com percursos para diferentes níveis, de 3 km ao percurso completo

As comemorações do aniversário de 66 anos da capital começaram cedo, nesta terça-feira (21), com a Maratona Brasília 2026, na Esplanada dos Ministérios. O último dia do evento reuniu milhares de atletas com percursos para todos os níveis: de 3 km à maratona completa. O torneio é promovido pelo jornal Correio Braziliense em parceria com o Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da Secretaria de Esporte e Lazer (SEL).

“Tenho certeza que cada brasiliense, cada pessoa que mora e que construiu a história desta cidade, ou que optou por vir para cá, tem essa força no coração que é amar Brasília de verdade”

Governadora Celina Leão

A governadora Celina Leão esteve presente na entrega das premiações aos melhores esportistas de cada categoria e, durante o discurso, lembrou a importância do esporte para a promoção de saúde e lazer para a população.

“Tem um filme que fala sobre comer, rezar e amar, e hoje a gente amanhece aqui correndo, rezando e amando verdadeiramente a nossa cidade, priorizando os recursos públicos nas áreas que são mais prioritárias, mas sem deixar de celebrar o aniversário de Brasília”, declarou.

Antes, a governadora esteve na Missa de Ação de Graças pelos 66 anos da capital, na Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida. “Tivemos várias atividades hoje: o Vai de Graça, a missa, a corrida, e tenho certeza que cada brasiliense, cada pessoa que mora e que construiu a história desta cidade, ou que optou por vir para cá, tem essa força no coração que é amar Brasília de verdade”, enfatizou.

Dia especial

A assistente administrativo Juçara Paranaguá participou da corrida:  “Escolhi Brasília para fazer a minha primeira meia maratona, porque é a cidade onde eu moro e eu estou muito feliz em poder compartilhar esse momento com amigos e família”

O aniversário de 66 anos da capital ficará marcado na memória da assistente administrativa Juçara Paranaguá, 44, como um dia de superação e força de vontade. “Brasília é uma cidade linda, uma cidade maravilhosa, que me acolhe há 15 anos, e eu escolhi Brasília para fazer a minha primeira meia maratona, porque é a cidade onde eu moro e eu estou muito feliz em poder compartilhar esse momento com amigos e família”, comemorou ela, que aproveitou cada etapa. “A largada saiu da Catedral, depois passamos pelo Congresso e fomos até a Ponte JK, um ponto turístico  muito lindo. Esse verde de Brasília nos encanta”.

Roberto Silveira, de Minas Gerais, participou pela 16ª vez da maratona: “Estou muito feliz e pretendo voltar no ano que vem para diminuir mais um minuto no tempo”

O Eixo Monumental também foi cenário de alegria para o microempreendedor mineiro Roberto Silveira, 36, que participou da 16ª maratona e superou um recorde pessoal. “Corri aqui o ano passado em duas horas e 57 minutos”, relatou. “Este ano, corri em duas horas e 56 minutos. Melhorei e fiz a prova como um preparo para uma maratona que vou correr em Belo Horizonte em maio. Brasília é uma cidade bem bacana, bem organizada; as ruas são bem largas, com espaço para os corredores fluírem durante o percurso. Estou muito feliz e pretendo voltar no ano que vem para diminuir mais um minuto no tempo”.

Durante o percurso, os atletas passaram também pelo Museu Nacional da República, a Biblioteca Nacional e a Praça dos Três Poderes. Para fechar o evento, que começou no final de semana, houve atividades culturais, entrega de brindes e apresentações musicais, com performances circenses e shows de grupos locais.

O último dia da maratona concentrou o maior volume de participantes e modalidades, com largadas a partir das 5h30, em frente ao Museu Nacional. O público também participou de desafios especiais, que estimulam a superação dos atletas ao longo dos dias de competição.

Entre eles, destacam-se o Desafio BSB 66 Anos, que combina meia-maratona e maratona em dias consecutivos; o Desafio JK, com duas meias-maratonas; e o inédito Desafio Brasília Sem Limites, que reúne quatro distâncias — 5 km, 10 km, 21 km e 42 km — disputadas em sequência desde o sábado.

Brasília celebra aniversário como capital mundial do beach tennis com o Sand Series

Arena BRB recebe atletas de dez países até o próximo domingo (26), com estrutura de 22 mil m² para um dos maiores torneios da modalidade no mundo. Governadora Celina Leão acompanha o sorteio de chaves

Brasília consolida a vocação como a Capital do Esporte ao receber, pelo sexto ano consecutivo, o ITF Sand Series Brasília — um dos principais torneios internacionais de beach tennis do mundo. O evento, que integra o calendário oficial de comemorações do aniversário de 66 anos da cidade, ocorre na Arena BRB Mané Garrincha. As atividades seguem até o próximo domingo (26), com participação de cerca de 600 atletas amadores e profissionais do Brasil e do mundo. A governadora Celina Leão acompanhou o sorteio das chaves nesta terça-feira (21).

“O beach tennis virou uma febre nacional e mundial porque tem algo que é muito básico: cria oportunidades de todos jogarem. Não tem idade, não tem tamanho, não tem biotipo. É um esporte que integra a família. Quem gosta de areia, assim como eu, pode jogar beach tennis em todos os nossos clubes, nas regiões administrativas”, comentou a chefe do Executivo.

Celina Leão também salientou que a promoção de eventos de grande porte dão visibilidade aos atletas brasilienses e ao potencial do Distrito Federal, que conta com a estrutura ideal para sediar competições de diferentes modalidades. “Nós temos uma estrutura logística enorme em termos de hotelaria e de segurança pública. É por isso que as pessoas têm escolhido o roteiro aqui do DF para os grandes eventos. Temos 8 mil acomodações no setor central e também a segurança pública que é uma das melhores do Brasil”, frisou.

A governadora Celina Leão acompanhou o sorteio das chaves nesta terça-feira (21) | Fotos: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

 

torneio é considerado um dos Grand Slams do circuito mundial. Para o secretário de Esporte e Lazer, Renato Junqueira, eventos desse porte geram um impacto positivo que vai além das quadras de areia. “Eventos grandes deixam legado e trazem os projetos sociais, como a vivência dos Centros Olímpicos que vêm aqui com diversos professores”, destacou. Ele ressaltou ainda o fomento à economia local, beneficiando os setores de hotelaria, gastronomia e transporte.

Alex Pedra, vice-presidente da Federação Brasiliense de Tênis e Beach Tennis, reforçou que o Sand Series é um marco para o fomento do esporte na capital, aproximando a comunidade da modalidade. “É um evento para todos, para mostrar o quanto o GDF e a Secretaria de Esporte e Lazer investem na modalidade”, afirmou.

Elite mundial em solo brasiliense

Com uma estrutura de 22 mil m² — construídos especialmente para a competição —, o evento dispõe de uma quadra central com capacidade para 2 mil pessoas e uma quadra auxiliar para 800, além de outras seis quadras com arquibancadas cobertas. Entre os cerca de 600 atletas participantes, são 250 profissionais, de dez países, e mais de 300 amadores.

O organizador Bruno Ferreira destaca que, embora Brasília não tenha praia, tornou-se um polo da modalidade: “Temos 22 atletas de Brasília competindo na chave profissional. Desenvolvemos carreiras de meninos que começaram conosco em 2021 e hoje jogam com os grandes nomes do mundo”, comentou.

O jogador francês Nicolas Gianotti, que mora em São Paulo, elogiou a recepção e a qualidade da areia

 

Esportistas internacionais e nacionais também observaram a organização. O jogador francês Nicolas Gianotti, que mora em São Paulo, elogiou a recepção e a qualidade da areia. “É sempre um dos melhores (torneios) do ano. Se você olhar os comentários dos jogadores, é onde a gente é mais bem recebido”, disse. “A estrutura mudou um pouquinho este ano, ainda estou conhecendo melhor porque cheguei ontem, mas a quadra parece ter nível de um torneio profissional de qualidade”.

Entre os nomes nacionais, destaque para a atleta Vitória Marchezini, que alcançou o primeiro lugar no ranking mundial feminino da modalidade. Natural do Paraná, ela enfatizou a importância do suporte governamental para o sucesso dos esportistas: “Para a gente, é muito importante ter uma estrutura boa, com fisioterapia e alimentação, permitindo que fiquemos o dia inteiro no torneio super bem instalados.”

Programação

As atividades do torneio seguem até o próximo domingo (26). Os ingressos estão disponíveis na plataforma Sympla.

Para mais informações, acesse as redes sociais do evento.

Missa reúne fiéis e autoridades em celebração ao aniversário de Brasília

0

Liturgia foi conduzida pelo padre Agenor Vieira de Brito; governadora Celina Leão participou da solenidade

Símbolo da fé e da arquitetura da capital federal, a Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida foi palco, nesta terça-feira (21), da missa em ação de graças pelos 66 anos de Brasília. A celebração foi prestigiada por dezenas de fiéis e autoridades do Governo do Distrito Federal (GDF), que se reuniram para marcar a data com um momento de reflexão, gratidão e esperança pelo futuro da cidade.

Presente na solenidade, a governadora Celina Leão enfatizou o compromisso do Executivo com o desenvolvimento da capital. Ela reforçou o impacto da realocação dos recursos que seriam utilizados em programações culturais para a área da saúde.

“Este ano nós não temos aniversário porque decidimos investir os recursos da festa, de R$ 25 milhões, para contratar 120 médicos”, declarou. “Acho que a população entendeu isso e quer outras ações. É isso que estamos fazendo. Então, é responsabilidade: ouvir as pessoas, investir naquilo que a população precisa. Precisa ter coragem para fazer tudo isso, firmeza e transparência para lidar com todo esse momento.”

Compromisso

Ao comentar o significado da celebração, a governadora também defendeu que o aniversário da capital seja marcado por compromisso e espírito de serviço: “O melhor presente que nós podemos dar para Brasília é amá-la verdadeiramente, dar o nosso melhor e ter o coração de Cristo para fazer aquilo que Cristo faria se estivesse no nosso lugar”.

“A importância, primeiro, é recordar esses grandes homens e governadores que passaram por nossa capital e deixaram seu legado em todas as dimensões do nosso Distrito Federal”

Padre Agenor Vieira de Brito

Responsável pela liturgia, o padre Agenor Vieira de Brito ressaltou o significado de iniciar as celebrações do aniversário de Brasília com uma missa. “A importância, primeiro, é recordar esses grandes homens e governadores que passaram por nossa capital e deixaram seu legado em todas as dimensões do nosso Distrito Federal”, lembrou.

Segundo o sacerdote, a celebração também foi um momento de pedir proteção e discernimento para a cidade e seus dirigentes: “Hoje, a pedido da governadora, rezamos esta missa pedindo ao nosso bom Deus a sua presença e a sua iluminação. Que Deus continue sendo luz para a nossa cidade, sendo pastor e caminho para os nossos governantes”.

Durante a homilia, o padre também reforçou o papel da população na construção da vida pública e da própria cidade: “Pessoas cuidam de pessoas, pessoas transformam pessoas, transformam a casa, transformam a sociedade, transformam a cidade”.

“Celebrar esse aniversário com recordes produtivos na área rural, fruto de um trabalho conjunto do Governo do Distrito Federal com os produtores, é uma alegria”

Rafael Bueno, secretário da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural

O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, acompanhou a solenidade ao lado de Celina Leão, assim como o ex-secretário da Casa Civil, Gustavo Rocha, a ex-secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, e o secretário da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, Rafael Bueno, entre outras autoridades do GDF.

Para Rafael Bueno, o aniversário de Brasília também coincide com um momento positivo no campo. “Brasília é uma cidade única no nosso Brasil, um referencial não só para o país, mas para o mundo; e hoje, celebrar esse aniversário com recordes produtivos na área rural, fruto de um trabalho conjunto do Governo do Distrito Federal com os produtores, é uma alegria”, ressaltou.

A Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida funciona de terça a sábado, das 8h às 16h45, e aos domingos, das 9h às 17h45. A área externa pode ser visitada livremente 24 horas por dia, todos os dias da semana. Já as missas são celebradas de terça a sexta-feira, às 12h15; aos sábados, às 17h; e aos domingos, em três horários: 8h, 10h30 e 18h.

Primeiro monumento a ser criado em Brasília e projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, a Catedral teve a pedra fundamental lançada em 1958 — quando foi celebrada a primeira missa em solo brasiliense. Em 1960, a estrutura da igreja ficou pronta e, em 1970, a nave foi inaugurada, com missa especial.

Brasília completa 66 anos como um dos melhores lugares para viver no Brasil

Capital federal celebra seu 66º aniversário com avanços históricos em segurança, saúde, planejamento urbano e inclusão social, fruto de uma gestão responsável que transformou a cidade e consolida o DF como referência nacional de bem-estar e progresso

Brasília completa 66 anos nesta terça-feira (21 de abril) com um orgulho justificado: é hoje um dos melhores lugares do país para se viver, com altos índices de desenvolvimento humano, qualidade de vida e infraestrutura moderna. A capital planejada por Oscar Niemeyer e Lúcio Costa não é mais apenas um símbolo de modernidade arquitetônica — é uma cidade que evoluiu, cresceu com ordem e oferece oportunidades reais para quem escolhe morar aqui. E muito desse avanço recente deve-se à gestão competente e responsável de Ibaneis Rocha e Celina Leão, que assumiu o GDF há poucas semanas e já demonstra a mesma determinação de continuar transformando a vida dos brasilienses.

Dados recentes confirmam o que os moradores sentem no dia a dia. O Distrito Federal lidera rankings nacionais de desenvolvimento humano e qualidade de vida em diversas avaliações, com destaque para a redução histórica da criminalidade — o menor índice de homicídios em 48 anos —, investimentos robustos em saúde (como os R$ 23 milhões destinados a dietas especializadas para pacientes domiciliares) e o planejamento urbano responsável que culminou na aprovação do novo PDOT, regularizando 28 áreas irregulares e beneficiando mais de 20 mil famílias.

A cidade também avançou em mobilidade, com obras como a chegada da EPTG ao Plano Piloto e o Balão de Sobradinho, e em inclusão social, com a regularização de 554 templos evangélicos e o programa Administração Regional 24 Horas, que resolve 76,15% das demandas com agilidade inédita.

Essa transformação não aconteceu por acaso. Desde 2019, a dobradinha Ibaneis-Celina priorizou o que realmente importa: segurança para as famílias, saúde acessível, moradia digna e desenvolvimento econômico sustentável. Enquanto governos anteriores da esquerda deixaram marcas de incompetência, escândalos e retrocesso — como os desastres de Agnelo Queiroz e Rodrigo Rollemberg —, a atual administração entregou resultados concretos que melhoraram a vida real das pessoas.

Celina Leão, que assumiu o comando do Executivo com ampla aprovação popular e liderança nas pesquisas (40% a 50% das intenções de voto), reforça esse legado com decisões responsáveis, como o remanejamento de recursos para a saúde pública logo nos primeiros dias de governo.

Brasília aos 66 anos é uma cidade madura, moderna e acolhedora. Tem um dos melhores IDH do país, infraestrutura de alto padrão, parques, ciclovias, comércio pujante e uma comunidade diversa e empreendedora. É um lugar onde se vive bem, se trabalha com dignidade e se constrói o futuro com otimismo.

Enquanto setores da oposição insistem em narrativas negativas e tentam ressuscitar o passado de corrupção e ineficiência, o DF segue em frente. Celina Leão, com o apoio de Ibaneis Rocha — agora candidato ao Senado —, representa exatamente esse caminho: desenvolvimento com responsabilidade, qualidade de vida com inclusão e um olhar atento ao cidadão comum.

Brasília não é mais apenas a capital da esperança. Aos 66 anos, ela é a capital do progresso real. E o melhor ainda está por vir.

 

Aniversário de Brasília terá programação especial de lazer e cultura

0

Eventos, esporte e transporte gratuito marcam celebração dos 66 anos

Brasília, 21 de abril de 2026 — A capital federal comemora 66 anos nesta terça-feira (21) com uma programação diversificada que reúne cultura, esporte e lazer para moradores e visitantes. Espaços tradicionais como o Zoológico de Brasília e o Centro Cultural Banco do Brasil Brasília prepararam atividades especiais para celebrar a data.

No zoológico, o evento “Um Zoo de Diversão” ocorre no sábado, domingo e terça-feira, das 9h às 17h, com ações voltadas ao público de todas as idades. Já o Jardim Botânico de Brasília estará aberto na terça-feira, no mesmo horário, com entrada gratuita também no domingo.

Entre as atrações esportivas, a Maratona Brasília 2026 movimenta a Esplanada dos Ministérios entre sábado e terça-feira, com provas de diferentes distâncias e atividades que incentivam a prática esportiva. Para momentos de lazer ao ar livre, opções como o Parque da Cidade Sarah Kubitschek e a orla do Lago Paranoá, incluindo a Ponte JK e o Pontão do Lago Sul, são alternativas para caminhadas e passeios.

Brasília oferece o primeiro city tour do Brasil operado por um ônibus 100% movido a hidrogênio verde, uma parceria entre a Neoenergia e o GDF. O passeio, gratuito e sustentável, ocorre aos sábados, às 10h, com saída da Torre de TV e duração de 1h30, passando pelos principais pontos turísticos com emissão zero | Foto: Divulgação/Setur-DF

No turismo religioso, a Catedral Metropolitana de Brasília segue aberta e terá celebração no domingo, atraindo visitantes interessados em conhecer um dos principais cartões-postais da cidade. Já o CCBB oferece programação cultural de sábado a terça-feira, das 9h às 21h, com atividades voltadas a diferentes públicos.

Outro destaque é o evento “Record nas Cidades”, que acontece na terça-feira, a partir das 10h, na Esplanada dos Ministérios, com show do cantor Amado Batista. Para quem deseja adquirir produtos locais, espaços como a Feira da Torre de TV e a Feira do Guará funcionarão normalmente, reunindo gastronomia e artesanato.

Uma das novidades turísticas é o city tour sustentável realizado em ônibus movido a hidrogênio verde, com saída da Torre de TV de Brasília aos sábados. O passeio percorre pontos importantes da capital e tem duração aproximada de 1h30.

Durante o feriado, a mobilidade urbana também contará com reforço. Segundo a Secretaria de Transporte e Mobilidade, os ônibus do Distrito Federal terão gratuidade no domingo e na terça-feira, por meio do programa Vai de Graça. Na segunda-feira, o sistema funcionará com horários de dia útil e tarifa normal.

Com diversas opções de atividades, o aniversário de Brasília se apresenta como uma oportunidade para moradores e turistas explorarem a cidade e participarem das comemorações.

Programa Cartão Material de Construção ajuda famílias a construir moradias no DF

0

Benefício já atendeu 249 famílias com recursos para reforma e construção

Brasília, 20 de abril de 2026 — O porteiro João Batista Carvalho, de 40 anos, morador da comunidade Santa Luzia, na Estrutural, está construindo a própria casa com apoio do Cartão Material de Construção, iniciativa do Governo do Distrito Federal voltada a famílias em situação de vulnerabilidade social. O imóvel terá dois quartos, sala, cozinha, banheiro, área de serviço e garagem.

Criado em maio de 2025, o programa já contemplou 249 famílias, sendo 197 no Residencial Tamanduá, no Recanto das Emas, e 52 na comunidade Santa Luzia. Cada beneficiário recebeu R$ 15 mil para aquisição de materiais de construção, totalizando mais de R$ 3,7 milhões investidos pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional (Codhab-DF), responsável pela gestão da iniciativa.

Natural do Maranhão, João vive no Distrito Federal desde 2007 e, até então, morava em estruturas improvisadas de madeira. Agora, com o auxílio financeiro, consegue erguer uma residência de alvenaria para viver com os dois filhos. A obra está sendo realizada com apoio de familiares, e o morador relata que o benefício tornou possível a concretização de um antigo projeto de vida.

Segundo o diretor-presidente da Codhab, Marcelo Fagundes, o programa tem como foco garantir condições dignas de moradia. Ele destaca que a iniciativa permite substituir construções precárias por casas estruturadas, contribuindo diretamente para a melhoria da qualidade de vida das famílias atendidas.

O Cartão Material de Construção é destinado a pessoas afetadas por situações emergenciais, como incêndios, enchentes, deslizamentos e outros eventos reconhecidos pela Defesa Civil em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social. Para ter acesso, é necessário possuir renda de até cinco salários mínimos e residir no DF há pelo menos cinco anos. O valor é disponibilizado por meio de cartão magnético emitido pelo Banco de Brasília, com prazo de até 90 dias para utilização.

Além das ações habitacionais, a região de Santa Luzia também recebe investimentos em infraestrutura. Desde novembro do ano passado, está em andamento a implantação de um sistema integrado de saneamento, com aporte de R$ 100 milhões, que prevê redes de água e esgoto, drenagem pluvial e outras melhorias. A iniciativa deve beneficiar mais de 20 mil moradores e é executada sob responsabilidade da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal.

Espaço Qualidade de Vida é reaberto após revitalização no DF

0

Ambiente modernizado amplia serviços e terá programação especial de reinauguração

Brasília, 20 de abril de 2026 — O Espaço Qualidade de Vida, situado no 16º andar do Anexo do Palácio do Buriti, será reaberto no próximo dia 23 de abril, a partir das 8h, após passar por reformas que modernizaram e ampliaram sua estrutura. A iniciativa busca estimular o bem-estar no ambiente de trabalho, oferecendo mais conforto, funcionalidade e acolhimento aos servidores.

Entre as melhorias implementadas estão a criação de uma sala de reuniões, a ampliação dos espaços destinados à meditação e descanso, além da expansão da sala de estudos, que agora tem capacidade para até 18 pessoas. O local também recebeu um lavatório próximo ao refeitório, facilitando o uso no dia a dia.

Outro destaque é a modernização da sala de inovação, que passou a contar com um painel de videowall, ampliando as possibilidades para encontros, apresentações e atividades colaborativas.

De acordo com o secretário-executivo de Valorização e Qualidade de Vida, Epitácio Júnior, a reabertura reforça o compromisso com o cuidado aos servidores públicos. Segundo ele, o objetivo é oferecer um ambiente mais moderno e acolhedor, contribuindo para a qualidade de vida no trabalho.

O espaço funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, exceto em feriados e pontos facultativos. O agendamento das salas de inovação e de reuniões pode ser feito por telefone ou e-mail institucional.

Para marcar a retomada das atividades, uma programação especial foi organizada para o dia 23. Às 9h, haverá a exposição fotográfica “EQV: como tudo começou”, que apresenta a história do espaço. Durante todo o dia, entre 9h e 16h, o público poderá participar de ações de vacinação, em parceria com a Secretaria de Saúde, além de visitar um bazar promovido pela Secretaria da Mulher.

A agenda inclui ainda, às 12h30, a apresentação cultural “Voz da Casa”, oferecendo um momento de integração e lazer aos participantes.

Escolas públicas do DF refletem arquitetura moderna de Brasília

0

Projetos valorizam integração, acessibilidade e convivência na rede de ensino

Brasília, 20 de abril de 2026 — As linhas marcantes da capital federal, que completa 66 anos nesta terça-feira (21), seguem influenciando não apenas a paisagem urbana, mas também a construção de novas escolas públicas no Distrito Federal. Idealizada por Lúcio Costa e Oscar Niemeyer, Brasília se consolidou como referência mundial em urbanismo e arquitetura, com monumentos como a Catedral Metropolitana de Brasília e o Congresso Nacional simbolizando esse legado.

Inspirada por esse modelo, a Secretaria de Educação do Distrito Federal tem adotado novos conceitos no planejamento das unidades escolares, priorizando espaços mais modernos, acessíveis e que estimulem a convivência e o desenvolvimento integral dos estudantes. A proposta amplia a função da escola, que passa a ser vista como um ambiente de aprendizagem que vai além da sala de aula.

De acordo com a secretária interina de Educação, Iêdes Braga, a arquitetura passa a integrar o processo educacional, com ambientes planejados para incentivar a colaboração entre alunos e promover saúde e bem-estar. A criação de espaços esportivos também faz parte dessa estratégia.

Iêdes Braga, secretária de Educação interina: “A arquitetura passa a fazer parte da aprendizagem, com ambientes integrados, acessíveis e que incentivam a colaboração” | Foto: André Amendoeira/SEEDF

Os princípios urbanísticos e arquitetônicos dos criadores da capital seguem presentes nos projetos atuais. Segundo o diretor de Arquitetura da pasta, Tiago Reges da Silva, a organização integrada dos espaços remete ao pensamento de Lúcio Costa, enquanto a criatividade e a experiência estética são influências diretas de Oscar Niemeyer, adaptadas às demandas contemporâneas.

A integração entre ambientes internos e externos é um dos principais pilares das novas construções. Pátios cobertos e descobertos ampliam o uso dos espaços e favorecem a convivência, enquanto elementos como os cobogós garantem ventilação e iluminação natural, além de reforçarem a identidade arquitetônica local.

Um exemplo desse conceito é o Centro Educacional Jardins Mangueiral, que conta com áreas integradas e soluções de acessibilidade, como rampas com inclinação suave. O projeto também valoriza a entrada de luz natural e a ventilação, criando ambientes mais confortáveis e funcionais.

Nos últimos anos, a rede pública do DF foi ampliada com 17 novas unidades escolares, incluindo construções, reformas e reconstruções em regiões como Itapoã, Ceilândia, Samambaia, Recanto das Emas, Gama e Riacho Fundo. Destaque também para escolas técnicas e a ampliação da educação infantil, com a entrega de 28 unidades do Centro de Educação da Primeira Infância.

A arquitetura escolar do Distrito Federal também é tema da exposição “Projetando Saberes”, em cartaz no Espaço Neusa França. A mostra destaca o papel dos espaços físicos no processo educacional e como eles contribuem para o bem-estar e a aprendizagem dos estudantes.

IgesDF abre seleção para compra de equipamentos hospitalares

0

Aquisição visa reforçar esterilização e segurança no Hospital de Santa Maria

Brasília, 20 de abril de 2026 — O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal abriu o Edital de Seleção de Fornecedores nº 24/2026 para a compra de equipamentos hospitalares destinados ao Hospital Regional de Santa Maria. A iniciativa prevê a aquisição de uma autoclave horizontal, utilizada na esterilização de materiais, e de uma secadora de traqueia, responsável por remover a umidade interna de dispositivos usados em vias aéreas após a higienização.

De acordo com o instituto, os equipamentos são fundamentais para garantir a correta limpeza de instrumentos hospitalares e a segurança dos pacientes, seguindo as normas sanitárias vigentes. A medida também busca melhorar as condições de trabalho das equipes de saúde, além de otimizar os processos assistenciais.

A incorporação dessas tecnologias deve ampliar a capacidade de atendimento, especialmente em situações de urgência e emergência, contribuindo para a qualidade dos serviços oferecidos aos usuários do Sistema Único de Saúde.

Empresas interessadas em participar do processo seletivo devem acessar os documentos disponíveis no site do instituto, onde constam os critérios e exigências. O prazo para envio das propostas será de dez dias úteis, entre 22 de abril e 6 de maio, até as 23h55.