Início Site Página 67

Workshop sobre uso de IA no audiovisual começa nesta quinta

0

Realizado no SebraeLab, o painel Movimenta explora a interseção entre tecnologia e economia criativa

O Parque Tecnológico de Brasília (Biotic) recebe, nesta quinta-feira (23), o primeiro dia do Painel Movimenta, evento focado na interseção entre tecnologia e economia criativa. Realizado no SebraeLab, o workshop é dividido em dois dias de imersão, 23 e 30 de abril, e busca capacitar profissionais e interessados no uso da inteligência artificial (IA) na criação de vídeos e roteiros.

A iniciativa é voltada para empreendedores, estudantes e entusiastas da tecnologia aplicada ao audiovisual. O evento já conta com mais de cem inscritos e, devido à alta procura, restam poucas vagas disponíveis. A proposta é fortalecer o ecossistema de inovação de Brasília, preparando os talentos locais para as novas métricas e ferramentas do mercado global.

Referência no mercado

O primeiro encontro, quinta-feira (23), das 14h às 17h, terá como tema central “A IA na Criação de Roteiros”, com o empresário e produtor Isaac Aicon. À frente de grandes projetos, Aicon é reconhecido por sua expertise em identificar tendências e oportunidades de crescimento em diversas capitais brasileiras, tornando-se referência para uma nova geração de empreendedores. Além da atuação no mercado corporativo, ele possui vasta experiência como produtor executivo de longas-metragens e projetos para plataformas de streaming.

 

O segundo dia terá o painel “Audiovisual como Ferramenta de Inovação” e uma oficina prática

A jornada de aprendizado continua no dia 30 de abril. O segundo dia de evento será dividido em dois turnos: das 9h30 às 12h, com o painel “Audiovisual como Ferramenta de Inovação”, focado em tendências e narrativas; e das 14h às 17h, com uma oficina prática de criação e experimentação.

Inscrições

O Painel Movimenta é uma realização conjunta entre Biotic, Criamov e Bela07. Eventos deste porte reforçam a vocação de Brasília como um hub multissetorial que integra ciência, tecnologia e criatividade, gerando impacto direto no desenvolvimento econômico da região.

As inscrições devem ser realizadas pela plataforma Sympla. Todos os participantes que concluírem o workshop receberão certificado, validando o conhecimento adquirido nas novas ferramentas de Inteligência Artificial para vídeos.

Painel Movimenta – Audiovisual e Inovação

  • Datas: 23 e 30 de abril
  • Local: SebraeLab – Biotic (Parque Tecnológico de Brasília)
  • Inscrições: Sympla (vagas limitadas)

Rendimento de trabalhadoras domésticas cresce na região de Brasília

0

Estudo aponta aumento salarial e mudanças no perfil da ocupação

Brasília, 22 de abril de 2026 — O emprego doméstico na Área Metropolitana de Brasília registrou aumento no rendimento médio das trabalhadoras em 2024, além de mudanças na forma de inserção no mercado. Levantamento do Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal e do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos aponta que o rendimento médio mensal chegou a R$ 1.587, alta de 3,1% em relação ao ano anterior.

No recorte regional, o Distrito Federal apresentou média de R$ 1.629, enquanto a Periferia Metropolitana de Brasília registrou R$ 1.539. O ganho por hora trabalhada também cresceu na Área Metropolitana, passando de R$ 10,58 para R$ 11,24, um aumento de 6,2%. No DF, o valor foi de R$ 11,53, e na periferia houve avanço de 9,4%, atingindo R$ 10,90.

A jornada média semanal ficou em 33 horas, levemente inferior às 34 horas observadas em 2023, com o mesmo padrão tanto no DF quanto na periferia. Em relação à forma de contratação, 56,3% das trabalhadoras atuavam como mensalistas, sendo 39,5% com carteira assinada e 16,8% sem formalização. Já as diaristas representaram 43,7% do total.

O estudo também revela que quase metade das trabalhadoras domésticas, cerca de 49,6%, são responsáveis pelo sustento de seus domicílios. A maioria é composta por mulheres com 30 anos ou mais, representando 91,6% da categoria, com destaque para as faixas entre 30 e 49 anos e acima de 50 anos.

A análise histórica entre 2010 e 2024 mostra transformações no setor. Houve redução de 27,3% no número de trabalhadoras domésticas, enquanto o total de mulheres ocupadas cresceu 12,6% no mesmo período. Em contrapartida, o rendimento médio real da categoria aumentou 27%, indicando avanços nas condições econômicas ao longo dos anos.

GDF lança carretas do Gamifica e amplia capacidade para 23,5 mil atendimentos em capacitação digital

0

Unidades móveis devem beneficiar até 23,5 mil pessoas até 2026

Brasília, 22 de abril de 2026 — O Governo do Distrito Federal lançou duas carretas tecnológicas para reforçar o Projeto Gamifica, ampliando a oferta de capacitação em jogos digitais, inovação e economia criativa. A iniciativa se soma aos 16 polos fixos já existentes e deve alcançar até 23,5 mil jovens e adultos até novembro de 2026.

O lançamento ocorreu no Centro de Ensino Médio Integrado do Cruzeiro, com a participação da governadora Celina Leão. Segundo ela, a proposta é expandir a formação em áreas como inteligência artificial, produção de games e audiovisual, além de fortalecer projetos de robótica nas escolas públicas.

Atualmente, os polos fixos disponibilizam cerca de 3,2 mil vagas. Com as carretas itinerantes, serão ofertadas mais 20,2 mil oportunidades em oficinas voltadas ao design, desenvolvimento e marketing de jogos digitais. As unidades móveis permanecerão por duas semanas em cada região administrativa.

Victor Hugo Nascimento se animou com a área: “Com jovens se profissionalizando desde cedo nessa área, muitas oportunidades vão se abrir e esses jovens não ficarão desempregados no futuro”

De acordo com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, as carretas seguirão o cronograma do programa GDF na sua Porta, que leva serviços públicos diretamente às comunidades. A proposta é aproximar estudantes da rede pública de um setor em expansão, facilitando o acesso à formação e ao mercado de trabalho.

Além das oficinas, o projeto prevê cursos híbridos, mentorias em esportes eletrônicos e empreendedorismo, aulas práticas, torneios e eventos com transmissão ao vivo. A iniciativa busca ampliar oportunidades na economia digital e incentivar a qualificação profissional desde cedo.

Para estudantes, como Victor Hugo Nascimento, de 17 anos, a ação representa uma chance de inserção em um mercado promissor, marcado pela crescente demanda por profissionais qualificados na área de tecnologia.

Detran-DF alcança mais de 5 mil pessoas com ações educativas

0

Atividades de trânsito ocorreram durante feriado do aniversário de Brasília

Brasília, 22 de abril de 2026 — O Departamento de Trânsito do Distrito Federal realizou uma série de ações educativas que impactaram 5.830 pessoas durante o feriado prolongado em celebração aos 66 anos da capital. As atividades ocorreram entre os dias 17 e 21 de abril em diferentes regiões administrativas do Distrito Federal.

As iniciativas incluíram palestras, intervenções artísticas e abordagens educativas em cidades como Paranoá, Sobradinho, Gama e Taguatinga. No Paranoá, durante o programa GDF na Sua Porta, cerca de 350 pessoas receberam orientações sobre segurança viária. Já em Sobradinho, aproximadamente 400 adolescentes participaram de atividades com foco na conscientização no trânsito.

Nas escolas, ações teatrais levaram orientações de forma lúdica a 830 crianças em unidades de Planaltina, Samambaia e São Sebastião. Outras iniciativas também foram realizadas, como o “Café na Faixa”, que orientou pedestres no Gama, e o “Pneu Seguro”, voltado a motoristas em diferentes localidades.

Durante o fim de semana, as atividades continuaram com programas educativos para condutores e ciclistas em Taguatinga. No domingo, ações no Jardim Zoológico de Brasília alcançaram mais de mil visitantes, incluindo palestras e orientações sobre comportamento seguro no trânsito.

O órgão também participou de eventos comunitários e religiosos, além de marcar presença no evento “Record nas Cidades”, realizado na Esplanada dos Ministérios, onde mais de 2 mil pessoas visitaram o estande educativo, participando de atividades interativas e recebendo material informativo.

As ações integram a estratégia do Detran-DF de promover a conscientização e reduzir riscos nas vias, incentivando comportamentos mais seguros entre motoristas, ciclistas e pedestres.

Vacinação na gestação é essencial para proteger mãe e bebê

0

Imunização reduz riscos e garante proteção ainda durante a gravidez

Brasília, 22 de abril de 2026 — A vacinação durante a gestação é uma das principais medidas para garantir a saúde da mãe e do bebê. A Secretaria de Saúde do Distrito Federal reforça a importância de manter a caderneta atualizada, já que a imunização ajuda a prevenir formas graves de doenças e reduz riscos de complicações como internações e parto prematuro.

De acordo com a pasta, as orientações seguem as diretrizes do Programa Nacional de Imunizações, com base em evidências científicas. Quando a gestante adoece, o bebê também pode ser afetado, com possibilidade de malformações, parto antecipado ou até perda gestacional. A vacinação, além de proteger a mulher, permite a transferência de anticorpos pela placenta, oferecendo proteção ao recém-nascido nos primeiros meses de vida.

Após a confirmação da gravidez, a recomendação é verificar a situação vacinal e organizar as doses indicadas para cada fase. Todas as vacinas recomendadas estão disponíveis gratuitamente nas unidades da rede pública do Distrito Federal.

Imagem: Agência Brasília

Alguns imunizantes, no entanto, não são indicados durante a gestação, como os de tríplice viral, varicela e dengue, além da febre amarela em situações específicas, que devem ser avaliadas por profissionais de saúde. Por isso, a orientação é buscar atendimento em uma unidade básica de saúde para receber as recomendações adequadas.

Para se vacinar, é necessário apresentar documento com foto, CPF ou cartão do SUS, além da caderneta de vacinação e da gestante. Mesmo sem o documento, a recomendação é procurar a unidade de saúde mais próxima para avaliação e atualização do esquema vacinal.

Guia orienta servidores sobre limites entre cobrança e assédio no DF

0

Material explica práticas de gestão e formas de identificar abusos no trabalho

Brasília, 22 de abril de 2026 — O Governo do Distrito Federal disponibiliza um guia atualizado para orientar servidores e colaboradores sobre a diferença entre cobrança de resultados e situações de assédio no ambiente de trabalho. O material reúne definições, exemplos práticos e orientações sobre como agir diante de possíveis abusos.

De acordo com a presidente da Comissão de Prevenção e Combate ao Assédio, Michelle Heringer, atos de gestão fazem parte da rotina administrativa e incluem ações como organização de equipes, definição de metas, avaliação de desempenho e cobrança de prazos. Essas práticas, quando realizadas com respeito e dentro dos princípios da administração pública, não configuram assédio.

O problema ocorre quando essas condutas ultrapassam o campo profissional e passam a expor trabalhadores a situações constrangedoras, humilhantes ou abusivas de forma repetitiva. Nesses casos, pode haver caracterização de assédio moral, que causa impactos psicológicos e afeta a vida pessoal e profissional da vítima.

O guia também aborda outras formas de assédio, como o sexual, caracterizado por comportamentos de cunho íntimo sem consentimento, e o institucional, relacionado a práticas de gestão baseadas em pressão excessiva ou medo, que prejudicam o ambiente de trabalho.

Segundo a comissão, divergências, cobranças e debates são comuns no cotidiano laboral. No entanto, quando há desrespeito, intimidação ou perseguição, é fundamental buscar apoio e formalizar a denúncia.

O conteúdo foi elaborado pela Comissão de Prevenção e Combate ao Assédio, vinculada à Controladoria-Geral do DF, com o objetivo de promover ambientes mais seguros e respeitosos. O governo disponibiliza canais para registro de denúncias, como ouvidorias dos órgãos públicos, o site ParticipaDF, o telefone 162 e atendimento presencial.

CLDF promove debate sobre acesso à água e à energia elétrica em áreas rurais

A iniciativa do debate partiu do deputado Eduardo Pedrosa (União Brasil), que destaca a urgência da questão

Os desafios enfrentados pelas comunidades rurais do Distrito Federal em busca de acesso à água potável e à energia elétrica serão tema de audiência pública da Câmara Legislativa na próxima quinta-feira (23), às 19h, no auditório da Casa. A iniciativa do debate partiu do deputado Eduardo Pedrosa (União Brasil), que destaca a urgência da questão.

“A discussão conjunta entre órgãos governamentais, especialistas, representantes da sociedade civil e moradores das áreas afetadas permitirá identificar os principais entraves, avaliar os impactos na qualidade de vida da população e construir soluções viáveis para assegurar tanto a segurança hídrica quanto o acesso adequado à energia elétrica no meio rural”, pontua o parlamentar.

Eduardo Pedrosa observa, ainda, que muitas famílias ainda dependem de formas precárias de abastecimento de água. “Em diversas regiões, o abastecimento de água depende de poços, nascentes e sistemas simplificados, muitos dos quais carecem de monitoramento, manutenção contínua e regularização. Da mesma forma, o fornecimento de energia elétrica ainda apresenta limitações, especialmente em áreas mais isoladas, comprometendo atividades produtivas, segurança, bem-estar e o desenvolvimento socioeconômico local”, ressalta o deputado.

A audiência pública contará com a presença de representantes das comunidades, integrantes do GDF e deputados distritais. O debate será transmitido ao vivo pela TV Câmara Distrital.

GDF suspende mudança no cálculo da remuneração de professores temporários

Governadora Celina Leão determinou a suspensão da portaria que alteraria a forma de cálculo; decisão será publicada em edição extra do DODF

A governadora Celina Leão anunciou, nesta terça-feira (21), a suspensão da mudança na forma de cálculo da remuneração dos professores temporários da rede pública do Distrito Federal. Segundo ela, a decisão foi tomada após a Secretaria de Educação (SEEDF) apontar que a nova sistemática poderia elevar os valores recebidos por parte da categoria, mas também reduzir vencimentos de outros profissionais. A decisão será oficializada em edição extra do Diário Oficial do Distrito Federal (DODF).

“Alguns professores iriam receber a mais, e outros iriam ter uma remuneração um pouco menor. O que eu determinei foi que se suspendesse a portaria dessa mudança na forma de cálculo para que nós pudéssemos dialogar diretamente com a categoria”, afirmou a governadora. “Nenhum servidor temporário vai ter qualquer mudança na sua forma de remuneração.”

 

A chefe do Executivo também informou que será criado, no âmbito da Secretaria de Educação, um grupo de trabalho para rediscutir o tema com participação direta da classe, por meio do Sindicato dos Professores no Distrito Federal (Sinpro-DF), em busca de uma saída que preserve a remuneração da categoria.

A secretária de Educação interina, Iêdes Soares Braga, defendeu a revisão da medida e disse que a orientação do governo é restabelecer a previsibilidade dos pagamentos. “Nós vamos corrigir esse descompasso entre a remuneração desses professores temporários, assegurar que eles recebam a coordenação pedagógica nos moldes do que a gente fazia no ano anterior e, quando necessário, ajustar a rota”, afirmou.

A principal queixa da classe diz respeito à metodologia de cálculo implementada no EducaDF. Segundo eles, haveria prejuízo nos salários e nas horas de coordenação pedagógica. A categoria pede o pagamento integral da jornada conforme o piso, a garantia da carga completa de coordenação pedagógica e o fim da redução salarial. “Vamos atualizar a legislação e as portarias e fazer isso com diálogo sempre muito aberto com o sindicato dos professores”, acrescentou a chefe da pasta, Iêdes Soares Braga.

BRB firma acordo para transferir ativos comprados do Banco Master

0

Instituição assina memorando de entendimento com a Quadra Capital para venda de ativos recebidos da instituição liquidada, com pagamento à vista entre R$ 3 e R$ 4 bilhões e o restante em cotas subordinadas do fundo

Da Redação

O Banco de Brasília (BRB) anunciou a criação de um fundo para a transferência de ativos adquiridos do Banco Master. O comunicado foi divulgado na última segunda-feira (20) aos acionistas, clientes e ao mercado financeiro, após aprovação pelo Conselho de Administração da instituição.

A operação tem como objetivo vender os ativos recebidos do Banco Master, que foi liquidado extrajudicialmente, com o controlador Daniel Vorcaro atualmente preso por fraudes e crimes financeiros. Para estruturar o fundo de investimentos, o BRB assinou memorando de entendimento com a Quadra Capital, gestora especializada em ativos de baixa liquidez, com valor de referência de R$ 15 bilhões.

A transação prevê uma parcela financeira à vista de R$ 3 bilhões a R$ 4 bilhões. A parcela remanescente, estimada entre R$ 11 bilhões e R$ 12 bilhões, será realizada por meio de cotas subordinadas do fundo de investimento a ser constituído para a gestão e monetização dos ativos. A conclusão do negócio ainda depende do cumprimento das condições previstas no memorando.

Segundo o BRB, a iniciativa busca fortalecer a estrutura de capital e a liquidez da instituição, aprimorar a gestão do portfólio e representar etapa relevante no processo de readequação, com expectativa de efeitos positivos sobre a liquidez, a gestão de ativos e a racionalização patrimonial.

 

Fim de semana prolongado registra 103 motoristas alcoolizados

0

Mais de mil condutores foram abordados em oito regiões administrativas por agentes do Detran-DF

De sexta-feira (17/4) até terça-feira (21/4), o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) realizou ações de fiscalização em Águas Claras, Areal, Ceilândia, Gama, Planaltina, Samambaia, São Sebastião e Taguatinga. Durante as operações, 1.235 condutores foram abordados e 499 infrações de trânsito foram registradas.
As equipes autuaram 103 motoristas por dirigir sob o efeito de bebida alcoólica. Um deles foi encaminhado à delegacia por apresentar concentração igual ou superior a 0,3 miligrama de álcool por litro de ar alveolar, resultado que configura crime. Além disso, os agentes autuaram 68 condutores inabilitados, 66 por conduzir veículos com escapamento irregular, 20 por sistema de iluminação alterado e 242 por infrações diversas.
Entre os principais casos registrados, está o de um condutor inabilitado flagrado no sábado (18), em Taguatinga. Além de tentar evadir-se da blitz, ele conduzia uma motocicleta com luzes estroboscópicas, equipamento proibido. O condutor também não possuía o documento do veículo.
Em Ceilândia, também no sábado (18), as equipes de fiscalização flagraram um condutor inabilitado pilotando uma motocicleta com o escapamento alterado. No registro do veículo constam 490 multas de trânsito, com débito total de R$ 123 mil.
Na segunda-feira (20), no Gama, agentes do Detran-DF flagraram um condutor exibindo manobras perigosas mediante arrastamento de pneus. Durante a abordagem, o motorista, que apresentava sinais de embriaguez, desobedeceu às ordens e desacatou os agentes. Ele foi autuado pelas infrações de trânsito e conduzido à delegacia.
As ações de policiamento e fiscalização do Detran-DF visam promover a segurança viária, coibir infrações e reduzir a ocorrência de sinistros de trânsito nas vias do Distrito Federal.