Início Site Página 53

Passageiros do Riacho Fundo II terão reforço no transporte público

0

Novas viagens ampliam horários e melhoram deslocamento até o Plano Piloto

Brasília, 5 de maio de 2026 – Os usuários do transporte público no Riacho Fundo II passarão a contar com mais opções de horários a partir desta quarta-feira (6). A Secretaria de Transporte e Mobilidade do Distrito Federal determinou a inclusão de 21 novas viagens em dias úteis, distribuídas em quatro linhas que atendem a região.

A ampliação beneficia tanto os deslocamentos internos quanto as viagens com destino à Rodoviária do Plano Piloto, principal ponto de integração do sistema. A medida busca melhorar a mobilidade e reduzir o tempo de espera dos passageiros.

A linha 806.3, que realiza o trajeto circular entre o Riacho Fundo II e o Parque do Riacho, recebeu o maior reforço, com a inclusão de 10 novas viagens diárias. Já a linha 870.3, que liga a região ao Plano Piloto, passa a contar com mais seis viagens no mesmo período.

Outras duas linhas também foram contempladas: a 870.9, com acréscimo de duas viagens, e a 882.3, que terá três novos horários em dias úteis, ambas no sentido Riacho Fundo II — Rodoviária do Plano Piloto.

A iniciativa faz parte das ações do governo para ajustar a oferta de transporte à demanda da população, garantindo maior eficiência no atendimento e melhor distribuição dos horários ao longo do dia.

Com o reforço, os passageiros terão mais alternativas para se deslocar, especialmente nos horários de maior movimento, contribuindo para a melhoria do sistema de transporte público na região.

ETR participa do GDF na Sua Porta e entrega documentos rurais

0

Programa itinerante leva serviços públicos e regularização fundiária ao Riacho Fundo II

Brasília, 5 de maio de 2026 – A Empresa de Regularização de Terras Rurais participa, pela primeira vez, do programa GDF na Sua Porta, que está em sua terceira edição e atende a população do Riacho Fundo II até sexta-feira (8). A iniciativa reúne diversos serviços públicos com o objetivo de facilitar o acesso da população às ações do governo.

Lançado no início da atual gestão do Governo do Distrito Federal, o programa busca aproximar os órgãos públicos dos cidadãos e agilizar atendimentos essenciais. A proposta também permite ouvir demandas da população e acompanhar as necessidades locais.

Durante a ação, foram entregues três Contratos de Concessão de Direito de Uso (CDUs) a produtores rurais de áreas como o Núcleo Rural Vargem Bonita e Caub I e II. A medida representa avanço no processo de regularização fundiária rural no Distrito Federal.

Além da entrega dos documentos, a ETR tem realizado atendimentos e orientações aos produtores, esclarecendo dúvidas e recebendo solicitações relacionadas à regularização de terras. A atuação inclui consultorias sobre procedimentos e documentação necessária.

O programa já passou por outras regiões administrativas, como Itapoã e Paranoá, ampliando o alcance dos serviços públicos e fortalecendo a presença do governo junto à população.

A iniciativa segue com atendimentos diversos, promovendo acesso a direitos e contribuindo para a melhoria dos serviços oferecidos à comunidade.

Fepecs é reconhecida como instituição de ciência e inovação no DF

0

Qualificação amplia pesquisa e fortalece atuação no sistema público de saúde

Brasília, 5 de maio de 2026 – A Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde foi oficialmente qualificada como instituição científica, tecnológica e de inovação (ICT), conforme o marco legal brasileiro da área. O reconhecimento foi publicado no Diário Oficial do Distrito Federal e reforça o papel da entidade na promoção da pesquisa, desenvolvimento e inovação em saúde.

O processo de qualificação passou por análise da Procuradoria-Geral do Distrito Federal e pelo conselho deliberativo da fundação, garantindo respaldo jurídico e institucional à medida. A iniciativa buscou formalizar uma atuação já consolidada da Fepecs na formação e qualificação de profissionais da saúde.

Vinculada à Secretaria de Saúde do Distrito Federal, a fundação exerce papel estratégico no fortalecimento do ensino, pesquisa e inovação no setor público. Com a nova classificação, a instituição passa a ter acesso ampliado a editais específicos, além de maior segurança jurídica para o desenvolvimento de projetos científicos.

Entre os impactos esperados estão o aumento de investimentos, expansão de pesquisas e desenvolvimento de novos produtos e soluções voltadas ao sistema de saúde. A qualificação também estimula a integração entre ensino, serviço e pesquisa, além de valorizar o capital humano envolvido nas atividades da fundação.

O reconhecimento inclui ainda a Fepecs no Sistema Distrital de Ciência, Tecnologia e Inovação, ampliando sua atuação na formulação e execução de políticas educacionais e científicas na área da saúde, alinhadas aos princípios do Sistema Único de Saúde.

A medida fortalece o papel da instituição no desenvolvimento científico e tecnológico do Distrito Federal, contribuindo para a melhoria contínua dos serviços de saúde pública.

DER-DF inicia recuperação asfáltica em trecho da DF-075

0

Obra noturna deve beneficiar cerca de 90 mil motoristas diariamente

Brasília, 5 de maio de 2026 – O Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal iniciou serviços de recuperação asfáltica na Estrada Parque Núcleo Bandeirante (DF-075). A intervenção contempla um trecho de aproximadamente 7 quilômetros, entre a Candangolândia e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da região, nos dois sentidos da via.

A obra prevê a realização de fresagem descontinuada, com retirada de partes danificadas do asfalto e aplicação de uma nova camada, melhorando as condições de tráfego. O investimento estimado é de cerca de R$ 2,5 milhões.

Para minimizar impactos no trânsito, os trabalhos serão executados durante a noite, das 22h às 3h. A medida busca manter o fluxo de veículos e reduzir transtornos aos usuários da rodovia.

A DF-075 é uma das principais vias de ligação do Distrito Federal e registra intenso movimento diário. A expectativa é que cerca de 90 mil motoristas sejam beneficiados com a melhoria, que deve aumentar a segurança e o conforto na circulação.

Segundo o órgão responsável, a intervenção integra ações contínuas de manutenção da malha viária e reforça o compromisso com a qualidade da infraestrutura de transporte na região.

Metrô-DF abre chamamento público para interessados em ocupar espaços para quiosques nas estações

0

Espaços comerciais em Samambaia e Ceilândia Centro ampliam فرص de negócios

Brasília, 5 de maio de 2026 – A Companhia do Metropolitano do Distrito Federal abriu o primeiro edital de chamamento público para concessão de espaços comerciais em estações do metrô. A iniciativa prevê a instalação de quiosques nas estações Estação Samambaia e Estação Ceilândia Centro.

Ao todo, serão ofertadas oito áreas, sendo quatro em cada estação. Os espaços, com dimensões entre 5,76 m² e 6,18 m², são destinados a empreendedores interessados em explorar atividades comerciais compatíveis com as normas do edital.

A proposta marca uma nova etapa na ocupação comercial das estações, com foco na ampliação de serviços aos usuários e no incentivo ao empreendedorismo. As duas unidades contempladas registram grande fluxo de passageiros, somando quase 300 mil pessoas por mês.

Juntas as duas estações recebem, mensalmente, a média de 345 mil pessoas | Foto: Divulgação/Metrô-DF

O modelo de concessão prevê contratos com duração inicial de 12 meses, com possibilidade de prorrogação, garantindo maior previsibilidade para os investidores. A seleção será feita com base no maior valor ofertado pelos interessados.

O valor mínimo anual estipulado é de R$ 30.150,12 para a estação Samambaia e de R$ 42.048 para Ceilândia Centro, pagos em parcelas mensais. A participação é restrita a pessoas jurídicas que atendam às exigências estabelecidas.

As propostas devem ser entregues até o dia 18 de maio, na sede do Metrô-DF, localizada em Águas Claras, onde também ocorrerá a sessão pública de abertura.

A iniciativa busca fortalecer o comércio nas estações e oferecer novas oportunidades de geração de renda, aproveitando o alto fluxo diário de passageiros no sistema metroviário do Distrito Federal.

Autódromo de Brasília abre pista de treinamento para ciclistas

Governadora Celina Leão defendeu o investimento no esporte como política de saúde pública; espaço será aberto gratuitamente para atletas às terças, quartas e quintas, das 5h às 9h

O Autódromo Internacional de Brasília passou a abrir a pista de treinamentos para ciclistas nesta terça-feira (5), atendendo a uma demanda da comunidade esportiva de mais de dez anos. A governadora Celina Leão participou da solenidade ao lado de mais de 400 atletas e anunciou a ampliação do horário de funcionamento para a prática, que agora começa às 5h e vai até as 9h, às terças, quartas e quintas. Para participar, é necessário que o interessado faça a retirada do ingresso gratuitamente na plataforma Sympla.

“Os ciclistas me falaram que 6h seria muito tarde para a gente abrir. Então, decidimos ampliar para as 5h. Vamos analisar também a possibilidade de construir um vestiário aqui dentro para facilitar a rotina dos atletas que vierem treinar no nosso autódromo”, anunciou. Atualmente, o local conta com banheiros químicos, abastecimento de água pela Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), além de apoio e segurança de militares do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar.

A governadora também defendeu o investimento no esporte como política de saúde pública. “Trinta por cento dos atendimentos nas UPAs [unidades de pronto atendimento] no ano passado foram para cuidar de saúde mental. A resposta mais clara para mim é o esporte”, afirmou.

Jamil Suaiden, presidente da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), disse que a abertura tem relevância para além do Distrito Federal. “Isso é muito importante, não só em Brasília como no resto do Brasil. No futuro, vai se tornar um espaço muito grande, podendo ser um local de visita até para turistas”, afirmou.

Roberto Menescal, presidente da Federação Metropolitana de Ciclismo, lembrou que o espaço ficou fechado por mais de 12 anos. “A pista ficou acima dos padrões internacionais e agora abre para o ciclismo para que a gente tenha os treinamentos cada vez mais intensos e com mais segurança”, afirmou.

Para o funcionário público Thiago Campelo, 43 anos, integrante de um grupo de ciclismo do Distrito Federal, o percurso atende a diferentes níveis de atleta. “Tem curva, tem percurso, dá para fazer treino intervalado. Atende todo mundo, tanto quem quer se desenvolver quanto quem quer passear”, afirmou.

Mariana Araújo, advogada e empresária de 32 anos, foi além da questão do trânsito. Mãe, ela descreveu os riscos específicos para as mulheres que pedalam nas ruas. “É mais fácil tomar uma bicicleta de uma mulher do que de um homem. E, além do assédio, outro dia um motociclista passou e agrediu uma ciclista que estava na nossa frente. Quando a gente está pedalando e alguém passa perto, já fica com medo de cair. São várias camadas de desrespeito”, disse. “Aqui é só para o ciclista. A gente vai conseguir pedalar em paz”.

Ciclismo no Autódromo Internacional de Brasília

· Dias: terças, quartas e quintas-feiras
· Horário: 5h às 9h
· Local: Autódromo Internacional de Brasília
· Apoio: água (Caesb), banheiros químicos, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar do Distrito Federal
· Entrada: gratuita
· Inscrições: plataforma Sympla

Ex-presidente do BRB teria planejado candidatura ao GDF com apoio de Lula, STF e financiamento do Master

Segundo informações, o ex-dirigente do banco público buscava se posicionar como candidato ao Palácio do Buriti, utilizando visibilidade conquistada em ações da instituição, mas viu seus planos frustrados com o fortalecimento da sucessão natural pela vice-governadora Celina Leão

Da Redação

O ex-presidente do Banco de Brasília (BRB), Paulo Henrique Costa, teria preparado uma candidatura ao governo do Distrito Federal nas eleições de 2026, com suposto apoio de integrantes do governo federal, do Supremo Tribunal Federal e financiamento vinculado ao Banco Master. A informação foi divulgada em meio a relatos sobre articulações políticas internas no banco público.

De acordo com as informações, Costa buscava construir um projeto próprio, aproveitando a visibilidade obtida com programas e ações desenvolvidas durante sua gestão à frente do BRB.

O plano previa lançamento como candidato ao Palácio do Buriti.

A movimentação, no entanto, teria sido interrompida ao constatar o fortalecimento da então vice-governadora Celina Leão (PP) como sucessora natural do então governador Ibaneis Rocha (MDB) na disputa pelo Executivo distrital.

 

CIEE abre 562 vagas no DF com oportunidades para estágio e aprendizagem

As vagas contemplam ensino médio, técnico e superior, com destaque para áreas administrativas e chances de ingresso no primeiro emprego

O mês de maio começa com novas oportunidades para jovens no Distrito Federal, com 562 vagas abertas pelo Centro de Integração Empresa-Escola CIEE, maior ONG de inclusão social e empregabilidade jovem da América Latina. As vagas incluem 463 oportunidades de estágio e 99 de aprendizagem, voltadas a estudantes do ensino médio, técnico e superior, além de jovens em busca do primeiro emprego no mundo do trabalho.

As áreas administrativa e para ensino médio concentram o maior número de oportunidades, com 130 e 56 vagas disponíveis, respectivamente. Em seguida, aparecem vagas para educação (42), informática (37), campo do direito (31), comunicação (27), contabilidade (25), construção civil (22) e marketing (19). Também há ofertas em social, secretariado, economia, produção mecânica, arquitetura e urbanismo, psicologia, saúde, saúde técnica, elétrica-eletrônica, elétrica-eletrônica técnica, design, meio ambiente, nutrição, letras, farmácia e outras áreas.

Outras áreas contempladas incluem administração técnica, esportes, licenciatura, química, embelezamento/estética e comércio exterior.

No cenário nacional, o CIEE oferta 6,5 mil vagas de estágio em todo o Brasil. As áreas com maior procura são Administração, Educação, Direito, Contabilidade e Marketing, com maior oferta nos estados de São Paulo, Distrito Federal e Bahia.

Vagas de Aprendizagem

No programa de aprendizagem, o Distrito Federal reúne 99 vagas. Desse total, 56 são para administração, 38 para arco bancário e 5 para logística.

As vagas são atualizadas constantemente e podem sofrer alterações conforme o preenchimento. Por isso, a recomendação é que os candidatos acompanhem as oportunidades com frequência e mantenham seus dados atualizados na plataforma.

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas pelo portal www.ciee.org.br ou presencialmente na unidade da instituição, localizada no Sudoeste.

CIEE 62 anos: Imparável

Desde sua fundação, o Centro de Integração Empresa-Escola – CIEE, maior ONG de inclusão social e trabalho jovem da América Latina, dedica-se à capacitação profissional de jovens e adolescentes. A instituição já contribuiu para a inserção de mais de 7 milhões de brasileiros no mundo do trabalho, além de manter ações socioassistenciais voltadas à promoção do conhecimento e ao fortalecimento de vínculos de populações prioritárias.

Brasília conquista prêmio entre os melhores destinos de negócios do Brasil

Capital federal é reconhecida em premiação do Estadão que valoriza excelência e inovação no turismo brasileiro

Brasília reafirma sua força no cenário nacional ao ser reconhecida como um dos melhores destinos de negócios do país no Prêmio O Melhor do Turismo Brasileiro, promovido pelo jornal Estadão. A capital federal conquistou o segundo lugar, na categoria Destino de Negócios, ao lado de importantes centros urbanos, como São Paulo e Curitiba.

A premiação reconhece iniciativas e destinos que contribuem para o desenvolvimento e a qualificação do turismo no Brasil. A metodologia, desenvolvida pela FIA Business School, combina avaliações de viajantes e análises de um júri especializado, garantindo credibilidade e abrangência aos resultados.

Brasília também teve destaque indireto na categoria Aeroporto, com o Aeroporto Internacional de Brasília figurando como o melhor do país, reforçando a infraestrutura estratégica da cidade para o turismo de negócios e eventos.

Para o secretário de Turismo do DF interino, Bernardo Antunes, o reconhecimento evidencia o posicionamento da capital como um dos principais hubs de eventos e negócios do Brasil.

“Esse reconhecimento reforça o papel de Brasília como um dos principais destinos de negócios do país. Temos uma infraestrutura consolidada, localização estratégica e capacidade de receber grandes eventos com excelência. Esse prêmio é resultado de um trabalho contínuo e o empenho do GDF para fortalecer o turismo e gerar emprego e renda para a nossa população”, ressalta o secretário.

Organizada em três trilhas (Destinos, Infraestrutura & Serviços e Hotelaria), a premiação reflete a diversidade e a dimensão do setor turístico brasileiro. A conquista de Brasília reforça o potencial da cidade não apenas como centro político, mas também como um destino competitivo e qualificado para o turismo corporativo e institucional.

Saúde ganha reforço no 1º dia do GDF na Sua Porta no Riacho Fundo II

Governadora Celina Leão assinou a autorização de reforço de mais 164 profissionais e ouviu demandas das equipes de saúde lotadas na região

A governadora Celina Leão visitou unidades básicas de saúde (UBSs) do Riacho Fundo II, nesta segunda-feira (4), para conversar com servidores e cidadãos sobre as principais demandas da cidade. A passagem compôs a programação do primeiro dia do GDF na Sua Porta na região administrativa, reforçando o principal objetivo da iniciativa itinerante: fortalecer o contato com a população e mapear os principais pedidos.

Na ocasião, a chefe do Executivo conheceu o funcionamento de uma unidade básica de saúde Tipo 2, que conta com sete equipes e atendimento até as 19 horas, além de observar os serviços em andamento. A visita também permitiu identificar as principais necessidades que ainda existem no local. “Visitamos duas UBS do Riacho Fundo II e resolvemos pendências que precisavam ser resolvidas. No fim do dia, viemos nessa [UBS 1], que não tinha nenhuma reivindicação, mas fizemos questão de vir aqui e checar se está tudo certo”, acrescentou Celina Leão.

Durante a visita, a governadora autorizou o reforço de 164 profissionais para a rede pública de saúde: 114 médicos da família e comunidade por meio de contratos temporários, com investimento de R$ 25 milhões; 45 médicos efetivos do concurso vigente — decorrente das vagas remanescentes da nomeação feita em janeiro deste ano; e mais cinco psiquiatras, também oriundos de vagas remanescentes.

A governadora Celina Leão visita a UBS 1, no Riacho Fundo II | Foto: Matheus Borges/Agência Brasília

 

Celina Leão destacou que a medida faz parte de um esforço de reorganização orçamentária para reforçar o atendimento à população, com foco na recomposição de equipes e melhoria da estrutura das unidades básicas. A contratação de temporários foi possível graças à decisão de remanejamento de recursos inicialmente previstos para as comemorações do aniversário de Brasília.

“Hoje nós estamos assinando a nomeação imediata de novos médicos: são mais de 40 profissionais já sendo chamados, além do concurso com 114 médicos, viabilizado com recursos que nós remanejamos de outras áreas. Isso é prioridade. Não tenho problema em ouvir a população dizer que falta médico, o que eu não posso é não tomar providência”, declarou.

 

O secretário de Saúde, Juracy Lacerda, afirmou que o compromisso da pasta é reduzir filas e ampliar a capacidade de atendimento. “Sabemos que com a Atenção Primária fortalecida, nós diminuímos a sobrecarga da Atenção Secundária, que são as nossas UPAs (unidades de pronto atendimento)”, explicou ele.

Os 114 novos médicos temporários atuarão na Estratégia Saúde da Família da rede, em formato de contrato temporário, vigente por um ano prorrogável por igual período. A distribuição por unidade será feita conforme planejamento estratégico da Secretaria de Saúde.

A nomeação dos demais profissionais é referente a reposição de vacâncias sem impacto aos cofres públicos. Serão atendidas  diferentes especialidades, consideradas estratégicas para a rede pública, como cirurgia geral, coloproctologia, gastroenterologia, neurologia, radiologia e diagnóstico por imagem, além de áreas como geriatria, psiquiatria, cuidados paliativos e reumatologia.

GDF na Sua Porta

Começou nesta segunda-feira (4) a terceira edição do programa itinerante GDF na Sua Porta. As ações serão até sexta (8) no Riacho Fundo II com o foco principal de aproximar o poder público da população, ao tornar o acesso a serviços básicos mais ágil, eficiente e descomplicado. A grande estrutura de atendimento está montada no Quadradão Cultural, na QN 10, ao lado do restaurante comunitário.

O lançamento do programa, no fim de março, foi o primeiro ato de Celina Leão como governadora. De lá para cá, o GDF na Sua Porta já passou pelo Itapoã e pelo Paranoá. Celina aproveitou o evento de abertura para assinar ordens de serviço de zeladoria no Riacho Fundo II. Foram 31 assinaturas, entre reformas de quadra poliesportiva, reinstalação de parquinhos e implantação de iluminação em LED.