Início Site Página 52

De academia de bairro ao mercado internacional: Eduardo Lustosa mergulha no universo da importação global

0

O gestor fitness e consultor empresarial Eduardo Lustosa dá mais um passo estratégico em sua trajetória empreendedora ao embarcar para a China, onde participará de duas das maiores referências globais em negócios, inovação e importação: a Canton Fair, considerada a maior feira multissetorial do mundo, e o Mercado de Yiwu, o maior centro atacadista do planeta, com mais de 75 mil lojas e milhões de produtos.

A viagem integra a Missão Importação China (MIC), uma imersão empresarial que conecta empresários brasileiros diretamente à origem da cadeia produtiva global. O objetivo é claro: entender, na prática, como funciona o maior ecossistema industrial do mundo, com foco em importação estratégica, desenvolvimento de marca própria e construção de relacionamento com fornecedores internacionais.

Conhecido por sua capacidade de transformar desafios em oportunidades, o brasiliense — que começou investindo o próprio carro e hoje administra quatro empresas — reforça seu perfil inovador ao buscar, no cenário asiático, tendências e soluções que poderão impactar diretamente o mercado brasileiro. A missão inclui contato com setores como tecnologia, fitness, saúde, utilidades e produtos de alto giro, além da vivência da cultura de negócios chinesa, onde negociação, clareza e presença são fundamentais.

A expectativa é que essa jornada resulte em novas oportunidades para empresários de Brasília, já que Eduardo pretende traduzir esse conhecimento em estratégias práticas voltadas à redução de custos, ganho de escala e aumento de competitividade.

Em constante evolução, Lustosa mostra que pensar globalmente não é mais diferencial: é estratégia.

Nanoz Consultoria traz novos modelos de aquisição imobiliária ganham espaço e redefinem estratégias de investimento no setor

0

Em meio às mudanças no comportamento do investidor brasileiro, uma empresa tem apostado em estratégias menos tradicionais para acessar o mercado imobiliário. A Nanoz Consultoria ( @nanozconsultoria) , especializada em planejamento estratégico de investimentos no Brasil e no exterior, vem ganhando espaço ao propor um modelo baseado em estruturação personalizada e uso inteligente de alavancagem patrimonial.

Diferentemente de consultorias que operam com soluções padronizadas, a Nanoz atua a partir de um diagnóstico detalhado do perfil de cada cliente. A proposta é construir, de forma estruturada, um plano de aquisição de ativos imobiliários voltado à geração de renda e valorização no médio e longo prazo. O foco não está apenas no “onde investir”, mas principalmente no “como investir”.

Esse modelo tem chamado atenção por incorporar mecanismos que permitem viabilizar aquisições sem a dependência direta de crédito bancário tradicional, reduzindo custos financeiros e ampliando o acesso ao setor. Na prática, isso significa uma mudança na lógica de entrada no mercado: sai a compra imediata baseada em financiamento convencional e entra uma estratégia mais planejada, com uso de ferramentas financeiras adaptadas à realidade de cada investidor.

Esse movimento acompanha uma transformação mais ampla do próprio mercado imobiliário. Especialistas apontam que, nos próximos anos, deve crescer a adoção de modelos de aquisição estratégica, nos quais planejamento financeiro e inteligência na alocação de recursos terão peso maior do que a simples compra de imóveis. A tendência é que investidores busquem eficiência, previsibilidade de renda e menor exposição a custos elevados.

É nesse contexto que a Nanoz promove, no dia 12 de maio , um encontro voltado a investidores e empresários interessados em aprofundar esse tipo de abordagem. O “Jantar Exclusivo para Investidores – Estratégias de Investimento Imobiliário e Alavancagem Patrimonial” será realizado no Santé, no Lago Sul, e pretende reunir um público que busca diversificação de carteira e construção de patrimônio com base em renda passiva.

Durante o evento, os participantes terão acesso a estratégias práticas de investimento imobiliário, modelos estruturados de aquisição de ativos e oportunidades no mercado de São Paulo. A proposta também inclui a criação de um ambiente de troca de experiências entre investidores, além da apresentação de uma abordagem integrada que conecta planejamento financeiro à identificação de oportunidades reais.

Na avaliação da empresa, o diferencial está justamente nessa conexão. Ao alinhar estratégia e execução, o investidor deixa de atuar de forma reativa e passa a tomar decisões com base em planejamento, clareza de objetivos e maior controle sobre os riscos.

A iniciativa reflete um momento de amadurecimento do setor, no qual informação qualificada e estruturação financeira tendem a ser determinantes para quem deseja crescer no mercado imobiliário de forma sustentável.

Para saber maiores informações sobre o evento acessar o link do grupo exclusivo: https://chat.whatsapp.com/CFUNJV7AycVFtjOS2nGVEr

Instagram da Nanoz: https://www.instagram.com/nanozconsultoria/

Hemocentro de Brasília promove coleta de sangue na Esplanada dos Ministérios

Quem quiser doar pode fazer agendamento prévio ou ir diretamente ao estacionamento do Bloco F do Ministério do Trabalho e Emprego, nesta quinta-feira, das 9h às 16h. Atividade integra a programação oficial da Semana do Trabalhador e Trabalhadora

A Fundação Hemocentro de Brasília promove nesta quinta-feira (7), das 9h às 16h, uma ação de coleta externa de sangue no estacionamento do Bloco F, do Ministério do Trabalho e Emprego, na Esplanada dos Ministérios. A iniciativa integra a programação oficial da Semana do Trabalhador e Trabalhadora, evento realizado de 4 a 8 de maio pelo Ministério do Trabalho.

A ação facilita o gesto de doar para quem nunca esteve em um hemocentro. O agendamento prévio pelo site AgendaDF é recomendado, mas doadores sem agendamento também serão atendidos por encaixe, conforme a disponibilidade de vagas no dia.

A Semana do Trabalhador e Trabalhadora reúne gratuitamente serviços como emissão de documentos, vacinação, atendimentos de saúde, orientações sobre direitos trabalhistas e perícias do INSS. A participação do Hemocentro reforça a importância da doação voluntária para a manutenção dos estoques de sangue do Distrito Federal.

“As coletas externas são fundamentais para facilitar o acesso de quem deseja doar e para a manutenção da estabilidade dos nossos estoques de sangue. Ao integrarmos a Semana do Trabalhador e Trabalhadora com nossa estrutura na Esplanada, conseguimos mobilizar um grande público que, pela rotina intensa, muitas vezes não consegue ir até a sede do Hemocentro. Cada bolsa coletada nessa ação é essencial para garantir o atendimento de urgências, cirurgias e tratamentos em todo o Distrito Federal”, afirma o presidente da FHB, Osnei Okumoto

Serviço
Coleta externa de sangue — Estacionamento do Ministério do Trabalho

Prazo para regularização de título eleitoral termina nesta quarta-feira

Cerca de 270 mil eleitores do DF estão com o documento cancelado. Regularização pode ser feita presencialmente ou pela internet

O prazo para regularização do título eleitoral termina nesta quarta-feira (6). De acordo com o Tribunal de Justiça Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF), cerca de 130 mil eleitores não têm biometria cadastrada e 270 mil estão com o título cancelado — o que ocorre após o cidadão não votar, justificar ou pagar a multa por três eleições consecutivas (cada turno é considerado uma eleição). A quitação das pendências é essencial para garantir a participação nas eleições deste ano, em outubro.

A regularização pode ser feita presencialmente e pela internet, por meio do Autoatendimento Eleitoral. De acordo com o TRE-DF, algumas pendências podem ser resolvidas de casa, como o pagamento de multa, atualmente de R$ 3,50, ou a atualização de dados cadastrais.

No caso de atendimento presencial, o cidadão deve ir à Central de Atendimento ao Eleitor do Tribunal da Justiça Eleitoral (TRE-DF), no Setor de Indústrias Gráficas (SIG). A unidade está disponível para assistência sem agendamento, de 8h às 18h. É necessário apresentar um documento oficial com foto e um comprovante de residência. Outros pontos requerem marcação prévia. Consulte no site do TRE-DF.

Para conferir a situação eleitoral, acesse o aplicativo e-Título ou o site do Tribunal Superior Eleitoral, na aba Consultas, opção Situação do título. Para acessar, o eleitor deve informar CPF, número do título ou nome e data de nascimento. No sistema, é possível verificar se há pendências e se é necessário comparecer a um cartório eleitoral.

Após o final do prazo, o cadastro será fechado, conforme determina a legislação, o que impedirá qualquer alteração. A falta de quitação eleitoral do título impede a participação nas eleições deste ano e pode atrapalhar outros compromissos, como matrícula em universidades públicas, posse em cargos públicos e emissão de passaporte.

Inscrições para concurso de delegado de polícia serão abertas na quinta

Certame será organizado pela Cebraspe e oferecerá 150 vagas, entre oportunidades imediatas e cadastro de reserva

Na próxima quinta-feira (7), serão abertas as inscrições para o concurso público para o cargo de delegado da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF). O candidato deverá acessar o site do Cebraspe e buscar o certame “PCDF 26 delegado”. Também estão disponíveis todos os editais relacionados ao concurso. A remuneração inicial do cargo é de R$ 26.690,15, para jornada de 40 horas semanais, em regime de dedicação exclusiva.

O certame prevê 150 vagas, sendo 50 para provimento imediato e 100 para cadastro de reserva. Os candidatos devem ter bacharelado em Direito, reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). Além da formação em Direito, o candidato deverá comprovar três anos de atividade jurídica ou policial, ter Carteira Nacional de Habilitação (CNH), entre outros requisitos legais.

O processo seletivo será composto por provas objetiva e discursiva, prova oral, exames de aptidão física, avaliação médica, avaliação psicológica, investigação social e sindicância de vida pregressa. Os candidatos aprovados ainda deverão participar de curso de formação profissional, conforme previsto no edital.

DF sobe seis posições e se torna líder em sustentabilidade ambiental no país

O Distrito Federal também se destaca em coleta seletiva e reciclagem, aponta levantamento que avalia o desempenho das 27 unidades da Federação

O Distrito Federal alcançou a primeira colocação no pilar de sustentabilidade ambiental do Ranking de Competitividade dos Estados 2025, publicado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), consolidando-se como referência nacional em gestão ambiental. O resultado integra a edição mais recente do levantamento, que avalia o desempenho das 27 unidades da federação com base em indicadores estruturados de políticas públicas e eficiência administrativa.

De acordo com o relatório, o DF subiu seis posições em relação à edição anterior, passando do 7º para o 1º lugar no indicador ambiental. O avanço foi impulsionado, sobretudo, pela melhora em indicadores como destinação adequada do lixo e coleta seletiva.

O ranking considera variáveis como serviços urbanos, emissões de CO2, saneamento, reciclagem, destinação adequada dos resíduos, coleta seletiva, entre outros, compondo um panorama abrangente da sustentabilidade nas unidades federativas.

Destaque na gestão de resíduos

Entre os fatores que contribuíram para o desempenho do DF, a gestão de resíduos sólidos ocupa posição central. O levantamento ressalta que o Distrito Federal figura em 1º lugar nos indicadores de coleta seletiva e destinação adequada dos resíduos e em 2º lugar no indicador de reciclagem de resíduos, evidenciando a eficiência das políticas públicas voltadas para o setor.

Os indicadores analisam a cobertura da coleta seletiva junto à população urbana, a destinação correta do lixo e a capacidade de recuperação de materiais recicláveis em relação ao total de resíduos coletados.

Além disso, o DF também apresenta destaque no indicador de destinação adequada de resíduos, figurando entre as melhores posições do país, o que reforça a consistência das ações implementadas na área.

Referência nacional

O Ranking de Competitividade dos Estados tem como objetivo oferecer uma visão comparativa da eficiência da gestão pública no país, funcionando como instrumento de avaliação e incentivo à melhoria das políticas públicas. A análise é estruturada em dez pilares temáticos. Entre eles, a sustentabilidade ambiental, considerada estratégica para o desenvolvimento econômico e social.

No cenário geral, o Distrito Federal mantém posição de destaque, ocupando o 4º lugar no ranking nacional, com desempenho consistente em diferentes áreas da administração pública.

Para o presidente do Serviço de Limpeza Urbana (SLU), Luiz Felipe Carvalho, o resultado reflete o trabalho contínuo desenvolvido no Distrito Federal para aprimorar a gestão de resíduos e ampliar a conscientização da população. “O reconhecimento do Distrito Federal como líder em sustentabilidade ambiental demonstra que estamos no caminho certo. A coleta seletiva e a reciclagem são pilares fundamentais dessa política, e seguimos trabalhando para fortalecer essas ações e ampliar a participação da população”, afirmou.

O desempenho do DF reforça o papel das políticas públicas integradas e do investimento em infraestrutura e educação ambiental como fatores determinantes para a construção de uma cidade mais sustentável e preparada para os desafios futuros.

Gustavo Aires lança pré-candidatura a distrital reunindo lideranças políticas e comunitárias

Encontro foi marcado pela emoção, propósito, esperança e o resgate da política tradicional do Distrito Federal

Na noite desta terça-feira (05), o Teatro da UPIS foi palco de um encontro que resgatou a essência da política construída pelo coração, pela proximidade com as pessoas e pela crença em propósitos coletivos. Reunindo mais de 600 pessoas, com auditório lotado e apoiadores acompanhando o evento até mesmo em pé, Gustavo Aires realizou o lançamento de sua pré-candidatura a deputado distrital em uma noite marcada pela emoção, inspiração e forte conexão humana.

Em um formato que relembrou os grandes encontros da política tradicional do Distrito Federal onde as pessoas participavam por acreditarem em ideias, valores e projetos de transformação o evento se destacou pela simplicidade, pela energia e pela presença espontânea de apoiadores movidos pelo desejo de contribuir com um novo momento para o DF.

Longe de grandes estruturas regadas a excessos, churrascos ou megaeventos, a noite foi construída sobre um sentimento coletivo de esperança, pertencimento e propósito.

Muito emocionado durante seu discurso, Gustavo Aires afirmou que se sente preparado para fazer ainda mais pelo Distrito Federal e destacou que aquele momento representava a concretização de um sonho construído ao longo da vida.

“Hoje não é apenas o início de um novo desafio. É a continuidade de um legado que aprendi ainda com meu pai, Odilon Aires: o de servir as pessoas, ouvir a população e acreditar que a política pode transformar vidas. As pessoas estão cansadas de promessas rasas e querem verdade, presença e compromisso”, afirmou.

Ao longo da noite, Gustavo reforçou suas principais bandeiras, como a atenção especial às causas das pessoas com doenças raras e às políticas públicas voltadas para a população idosa pautas que, segundo ele, precisam de mais sensibilidade, acolhimento e prioridade dentro do Distrito Federal. “Além das causas que defendo, carrego comigo o principal ensinamento que aprendi com meu pai: cuidar do povo, lutar pela comunidade e jamais perder a sensibilidade de ouvir quem mais precisa”, afirmou.

O encontro contou com a presença de importantes lideranças políticas e comunitárias, entre elas o deputado federal Rafael Prudente, José Humberto, pré-candidato a deputado federal, Fauze, diretor do DER, Toninho Pop, Washington “Coração Valente”, Thiago Conde, além de diversos pré-candidatos, lideranças e apoiadores que fizeram questão de prestigiar e demonstrar apoio ao projeto político liderado por Gustavo Aires.

Durante sua fala, o deputado Rafael Prudente destacou o respeito e a confiança que possui por Gustavo Aires.

“Está na hora de você sair do Poder Executivo e assumir uma cadeira na Câmara Legislativa do Distrito Federal. Estaremos juntos nessa caminhada. Você tem todo o meu apoio e respeito”, declarou.

José Humberto também emocionou o público ao reforçar sua confiança no projeto político apresentado durante o encontro.

“Rafael faz, Gustavo fez e fará. Eu já fiz muito e continuarei fazendo pelo Distrito Federal, se Deus quiser. Peço que Deus te guarde. Todas essas pessoas aqui são seu exército e vão lutar por você pelas ruas, levando o seu nome. Torço muito por você”, afirmou.

Um dos momentos mais marcantes da noite foi a palestra de Cláudio Vieira de Oliveira, conhecido nacionalmente por sua história de superação. Ele possui Artrogripose Múltipla Congênita uma doença ultra rara. Essa é uma doença rara congênita que provoca deformidades e rigidez nas articulações desde o nascimento, comprometendo os movimentos do corpo, Claudio mocionou os presentes ao compartilhar uma mensagem sobre fé, propósito e a capacidade humana de vencer impossibilidades.

Sua participação trouxe uma conexão direta com a mensagem central do projeto liderado por Gustavo Aires: a de que não existem impossibilidades quando existe propósito, coragem e fé no coração.

Com palavras fortes e inspiradoras, Cláudio reforçou que o extraordinário acontece quando as pessoas escolhem acreditar.

A plateia acompanhou cada momento com intensa emoção. Em diversos momentos, lágrimas tomaram conta do público, que permaneceu conectado até o encerramento do evento, às 22h, em uma atmosfera de entusiasmo, reflexão e esperança.

Mais do que um ato político, o encontro marcou o início de um movimento pautado pela humanização, pela escuta e pela construção de um projeto coletivo para o futuro do Distrito Federal.

Sesc promove corrida infantil no Parque da Cidade para celebrar Dia das Mães

Direcionada a crianças de 3 a 10 anos, Sesc + Corridinhas – Etapa Dia das Mães será dia 9 de maio, no Parque da Cidade; inscrições abertas

No próximo sábado (9/5), o Sesc-DF realizará o Sesc + Corridinhas – Etapa Dia das Mães, no Parque da Cidade. Direcionada a crianças de 3 a 10 anos, a corrida terá largada às 8h, no estacionamento 6. Inscrições abertas até dia 8 de maio ou até que as vagas se esgotem. Clique aqui e garanta sua vaga.

Para comerciários e dependentes, a taxa de inscrição é de R$ 59. Já conveniados e público em geral pagam R$ 109. PCDs são isentos da taxa de inscrição.

O circuito da corrida será dividido por faixa etária. Crianças de 3 a 6 anos percorrerão distâncias de 100 metros. Já crianças de 7 e 8 anos farão o percurso de 150 metros. E os maiores, de 9 e 10 anos, correrão 200 metros. É obrigatória a presença de um responsável adulto em todas as distâncias.

O objetivo do Sesc + Corridinhas – Etapa Dia das Mães é fortalecer os laços familiares por meio do esporte, com a promoção de momentos de interação, diversão e bem-estar entre crianças e seus responsáveis. Além disso, a prova reforça o compromisso do Sesc-DF com a promoção da qualidade de vida e aproxima as famílias das atividades esportivas oferecidas pela instituição.

Todos os inscritos que concluírem o percurso, passando pelo funil de chegada, serão premiados com medalha.

Kit corrida

O kit do Sesc + Corridinhas – Etapa Dia das Mães é composto por camiseta infantil, camiseta para o adulto responsável, número de peito, squeeze e sacochila.

A entrega será realizada um dia antes da corrida, dia 8 de maio, das 10h às 19h, no mesmo local do evento: estacionamento 6 do Parque da Cidade. Não haverá retirada do kit no dia da corrida.

No momento da retirada do kit, é necessário apresentar:

• Documento de identidade original com foto (RG ou Carteira de Habilitação) e/ou outro documento original com foto do responsável pela criança;
• Para a categoria Trabalhadores do Comércio de Bens, Serviços e Turismo e seus dependentes, o participante deverá apresentar a Carteira do Sesc, física ou digital, devidamente atualizada.

Caso o participante não possa retirar o kit da corrida pessoalmente, outra pessoa poderá retirá-lo. Para isso, deverá apresentar a cópia do documento oficial (RG ou CNH) do inscrito.

Agências do trabalhador têm vagas com salários de até R$ 6 mil nesta quarta

São, ao todo, 792 oportunidades, que contemplam candidatos de diferentes níveis de escolaridade, com e sem experiência

As agências do trabalhador do Distrito Federal oferecem, nesta quarta-feira (6), 792 vagas para quem procura um emprego. As oportunidades contemplam candidatos de diferentes níveis de escolaridade, com e sem experiência. Os salários chegam a R$ 6 mil.

O posto com maior remuneração é o de farmacêutico, em Ceilândia Sul. São três vagas abertas para pessoas com ensino superior completo na área. Não é preciso, porém, ter experiência.

Outros cargos destacam-se pela quantidade de oportunidades disponíveis, com 30 cada. Entre eles, o de promotor de vendas, sem local fixo. É preciso ter ensino médio completo, mas também não há exigência de experiência. O salário é de R$ 1.621.

Para participar dos processos seletivos, basta cadastrar o currículo no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital (CTPS) ou ir a uma das 16 agências do trabalhador, das 8h às 17h, durante a semana. Mesmo que nenhuma das oportunidades do dia seja atraente ao candidato, o cadastro vale para oportunidades futuras, já que o sistema cruza dados dos concorrentes com o perfil que as empresas procuram.

Empregadores e empreendedores que desejem ofertar vagas ou utilizar o espaço das agências do trabalhador para as entrevistas podem se cadastrar pessoalmente nas unidades ou pelo e-mail gcv@sedet.df.gov.br. Pode ser utilizado, ainda, o Canal do Empregador, no site da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet).

Saúde dos pés: como cuidar para prevenir lesões e traumas

Envelhecimento, acidentes de trânsito, traumas, lesões esportivas e diabetes são apontadas como causas mais frequentes de problemas nos pés 

(foto: Camila Almeida)

Caminhar, correr e saltar, ações que são normais para grande maioria da população. Os pés são fundamentais para a execução destas atividades, e quando machucados, podem levar períodos prolongados para se recuperarem, afetando o desempenho e o bem-estar geral. Para se evitar lesões, é essencial adotar medidas de prevenção.

José Antônio Veiga Sanhudo, ortopedista e traumatologista, membro da Associação Brasileira de Medicina e Cirurgia do Tornozelo e Pé – ABTPé, explica que os principais fatores para lesões nos pés são os traumas domésticos ou decorrentes de lesões esportivas ou acidentes de trânsito. As deformidades associadas ao uso de calçados de salto alto ou mesmo decorrentes do desgaste natural da idade assim como complicações relacionadas à diabetes também figuram como responsáveis por desordens nesta região tão complexa que é o pé e tornozelo. “As intervenções cirúrgicas na região do pé são na sua maioria decorrentes de traumas, desgastes articulares e deformidades adquiridas, como o joanete e o pé plano”, afirma o médico que também atua no desenvolvimento de dispositivos cirúrgicos específicos para os pés com a NeoOrtho, fabricante referência em implantes no Brasil.

“A cada 25 anos de vida andamos em média 40 mil quilômetros, o equivalente a uma volta ao mundo a pé. O impacto repetitivo destas caminhadas leva ao desgaste natural de articulações nos membros inferiores e ao desenvolvimento de deformidades”, comenta.

Confira algumas dicas que podem ajudar nos cuidados dos pés.

Uso de calçados adequados

É comum subestimar a importância de sapatos adequados para as diferentes atividades cotidianas, como caminhar, trabalhar ou praticar esportes. No entanto, um calçado inadequado pode desencadear diversos problemas de saúde, variando de dores nos pés, nas pernas e na coluna.

“É fundamental escolher sapatos que ofereçam uma combinação de estabilidade e amortecimento eficaz para absorver o impacto e proporcionar estabilidade durante a marcha. Para evitar lesões, garanta que o calçado se ajuste perfeitamente ao formato dos seus pés desde o início, que não seja apertado a ponto de provocar lesões nem folgado a ponto de provocar insegurança para caminhar”, explica Sanhudo.

Cuidado necessário ao se praticar esportes

A prática de exercícios físicos é fundamental para uma vida saudável. Segundo dados da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados de São Paulo (Seade), no estado de São Paulo mais da metade da população pratica alguma atividade física. Este percentual representa um aumento significativo em relação a 2019, quando era de 39%. “Com o maior envolvimento das pessoas em atividades esportivas é estimado que tenha ocorrido um aumento do número de lesões nos pés”, afirma o ortopedista.

Entre os principais cuidados estão a escolha adequada do calçado, levando-se em consideração as necessidades específicas do esporte praticado; o ajuste correto do calçado, que auxilia na prevenção de bolhas, calos e outros problemas relacionados ao atrito e pressão excessiva; eventualmente o uso de palmilhas e órteses podem acomodar problemas de alinhamento dos pés e fornecer suporte adicional, contribuindo para a prevenção de lesões nos pés.

Além da manutenção do peso corporal, fazer exercícios específicos para a região podem ajudar a melhorar a propriocepção ou estabilidade articular, minimizando a ocorrência de lesões como entorses ou mesmo fraturas.

Acidentes em casa e de trânsito

Acidentes são na maioria das vezes imprevisíveis. “Baseado nas causas mais comuns de acidentes, é recomendado cuidado redobrado ao subir e descer pelas escadas, evitar tapetes, melhorar a iluminação, usar calçados firmes com solado antiderrapante e, se necessário, colocar barras de apoio em locais mais escorregadios, como no banheiro”, comenta.

O médico também aponta que “tecnologias como os airbags salvam vidas em acidentes automobilísticos graves, mas não protegem os pés. Consequentemente, com alta frequência, ocorrem fraturas graves nesta região anatômica. Desta forma, é estimado que as lesões nos membros inferiores têm se tornado mais frequentes nos últimos anos”, afirma.

Diabetes

A diabetes também é uma das causas para o crescimento de problemas de saúde ligados aos pés. Recente pesquisa divulgada pelo Ministério da Saúde mostrou que 12,9% da população brasileira tem o diagnóstico de diabetes. O número é referente ao ano de 2024 e demonstra um aumento de 134,5% em relação à primeira edição da pesquisa Vigitel (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico do Ministério da Saúde), realizada em 2006.

“É fundamental controlar adequadamente a doença, para minimizar a ocorrência das complicações mais graves da diabetes. A doença pode apresentar quadros como o ‘pé diabético’, e entre os principais fatores de risco estão a perda da sensibilidade tátil, vibratória e térmica, a presença de doença arterial periférica (DAP) e de deformidades nos pés. Em casos mais extremos o paciente pode necessitar de cirurgias extensas e até amputação do membro”, afirma José Sanhudo.

Tecnologia aliada ao tratamento

Ao sentir dores na região dos pés é fundamental buscar um ortopedista que através do exame clínico e com auxílio de exames de imagem pode avaliar com maior precisão o estado da doença. “Exames de imagem, como raio x e ressonância são de grande utilidade na avaliação e direcionamento do tratamento na maioria dos casos”, afirma.

A tecnologia não para no diagnóstico. Este ano, buscando oferecer mais opções de implantes e próteses, a NeoOrtho lançou o maior portfólio de placas anatômicas de pé do mercado nacional, o sistema Neofix Pé. A nova linha, desenvolvida para o tratamento de fraturas nas extremidades inferiores, abrange a fixação óssea na região do mediopé, antepé, retropé e tornozelo.

“Para muitos pacientes com desordens debilitantes, uma cirurgia bem sucedida divide a vida em duas metades: antes e após o procedimento. O restabelecimento da autonomia e mobilidade nos casos de pacientes com deformidades severas é grandemente facilitado pela utilização de implantes de qualidade”, afirma o ortopedista e traumatologista José Antônio Veiga Sanhudo, médico consultor no desenvolvimento do sistema Neofix Pé.

Sobre a NeoOrtho

NeoOrtho desenvolve implantes e próteses ortopédicas há mais de 20 anos, com um propósito claro: devolver às pessoas a liberdade de se movimentar com segurança, qualidade e confiança. Somos uma parceira estratégica da saúde, atuando lado a lado com cirurgiões, distribuidores e instituições para entregar soluções seguras para a saúde que unem tecnologia, confiabilidade e custo-benefício.

Nosso portfólio oferece soluções completas nas linhas de Traumatologia, Craniomaxilofacial, Coluna e próteses personalizadas de ATM.

Com sede em Curitiba, Brasil, a NeoOrtho integra o Medartis Group desde março de 2025, fortalecendo sua estrutura, capacidade tecnológica e presença no mercado global.