Início Site Página 135

Primeira edição do ano da Quarta do Cidadão será aberta esta semana

0

Iniciativa da Defensoria Pública leva diversos serviços à população em situação de vulnerabilidade

A primeira edição de 2026 da Quarta do Cidadão, projeto da Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF), será realizada nesta quarta-feira (25), das 8h às 14h, em frente à Biblioteca Nacional de Brasília, na Esplanada dos Ministérios.

Durante a ação, que já está em sua 16ª edição, a DPDF e seus parceiros oferecerão uma gama de serviços à população em situação de vulnerabilidade, como atendimento jurídico gratuito, orientação sobre pensão alimentícia, reconhecimento de paternidade e exames de DNA, além de assistência social, serviços de saúde, corte de cabelo, encaminhamento profissional e distribuição de lanches.

A ação tem como objetivo promover a inclusão, a cidadania e a transformação social, preferencialmente a homens em situação de vulnerabilidade e seus familiares. Embora o foco seja o público masculino, a iniciativa é inclusiva, garantindo que outros grupos também sejam beneficiados. Desde a primeira edição, em agosto de 2024, a Quarta do Cidadão já registrou 8,7 mil atendimentos.

“Isso reduz barreiras, amplia o alcance das políticas públicas e possibilita que a população resolva diferentes demandas de forma rápida e humanizada”

Celso Murilo de Britto, coordenador do projeto Quarta do Cidadão

“Ao reunir diversos serviços em um único local, facilitamos a vida de quem mais precisa e reafirmamos nossa missão constitucional de promover inclusão e justiça social”, afirma o defensor público-geral, Celestino Chupel.

A ação concentra, em um só dia e espaço, uma rede integrada de atendimentos. “Isso reduz barreiras, amplia o alcance das políticas públicas e possibilita que a população resolva diferentes demandas de forma rápida e humanizada”, enfatiza o coordenador do projeto, Celso Murilo de Britto.

Veja abaixo os serviços oferecidos:

Defensoria Pública do DF
•Assistência jurídica
•Atendimento psicossocial
•Exames de DNA gratuitos

Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet-DF)
•Vagas de emprego
•Cesta do Trabalhador
•Atendimento ao empregador
•CTPS Digital
•Inscrições e orientações para cursos ofertados pela secretaria
•Programa Prospera (Microcrédito)
•Seguro desemprego
•Orientações profissionais

Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF)
•Serviços do Cras
* senhas limitadas

Escola de Barbeiros Roberto Ramos
•Corte de cabelo
•Corte de barba

Caesb
•Distribuição de água potável para a população
•Serviços de negociação e renegociação de dívidas
•Alteração de titularidade
•Suspensão de fornecimento
•Religação
•Revisão de conta
•Agendamento de atendimentos.

Secretaria de Saúde (SES-DF)
•Vacinação: antitetânica-DT, hepatite B, tríplice viral, covid-19, febre amarela
* para o atendimento, é necessário levar o cartão de vacinação ou ter o aplicativo Meu SUS Digital no celular

Neoenergia
•Esclarecimento de dúvidas
•Solicitação de serviços

Detran-DF
•Ações educativas de trânsito

Instituto de Cultura, Cidadania e Desenvolvimento Social (Incide)
•Projeto Visão para Todos: exames de vista

Defensoria Pública da União (DPU)
•Auxílios do governo federal: INSS, BPC, Loas

Secretaria de Atendimento à Comunidade (Seac-DF)
•Massagem relaxante
•Terapia para dor
•Massagem capilar

Serviço Social da Indústria da Construção (Seconci-DF)
•Dentista: limpeza e restauração

Secretaria de Turismo (Setur-DF)
•Emissão de carteiras de artesão e de manualista.

Parceria entre GDF e Senac-DF forma 1,5 mil estudantes no ensino técnico

Cerimônia neste domingo (22), no Pavilhão do Parque da Cidade, celebra jovens da rede pública que concluíram a educação básica com qualificação profissional

Cerca de 1,5 mil estudantes da rede pública do Distrito Federal celebraram, neste domingo (22), a conclusão do programa Técnico no Ensino Médio, resultado da parceria entre o Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da Secretaria de Educação, e o Senac-DF. Esta é a primeira turma a concluir o ciclo inaugural, iniciado em 2023. A cerimônia de formatura, realizada no Pavilhão do Parque da Cidade, reuniu familiares, professores, gestores e autoridades em um momento que marca o fim da etapa escolar e o início da trajetória no mercado de trabalho para os jovens.

O programa permite que os alunos cursem o ensino médio em um turno e, no outro, realizem a formação técnica no Senac-DF. Ao final, recebem, além do diploma da educação básica, uma qualificação profissional, o que amplia as chances de inserção no mercado de trabalho ou de continuidade dos estudos.

A secretária de Educação do Distrito Federal, Hélvia Paranaguá, destacou que a integração entre formação acadêmica e técnica fortalece o ensino público e amplia as perspectivas para os jovens. “O aluno já sai com uma profissão técnica. Então, é um estudante que pode ingressar no mercado de trabalho, não só com o ensino médio regular, mas com o ensino técnico profissional também. São diversos cursos, nas mais diversas áreas, que levam nossos alunos a saírem com essa formação. Isso, para nós, é a realização de um sonho”, afirmou.

O Senac-DF é responsável pela oferta dos cursos, com estrutura pedagógica, laboratórios e docentes especializados, enquanto a Secretaria de Educação articula a participação das escolas da rede pública, garantindo que a formação técnica esteja integrada à rotina escolar de forma organizada e acessível.

Para o diretor regional do Senac-DF, Vitor Corrêa, a iniciativa contribui diretamente para o desenvolvimento social e econômico do Distrito Federal. “São mais de 1,4 mil alunos de ensino médio concluindo o ensino técnico com diploma, mais chance de inserção no mercado de trabalho, maior renda. Saem agora com uma profissão pronta para serem inseridos no mercado de trabalho no momento que a economia de Brasília tanto precisa”, ressaltou.

Os formandos são de diversas escolas do DF e concluíram cursos técnicos em áreas como administração, análises clínicas, contabilidade, desenvolvimento de sistemas, design de interiores, eventos, gastronomia, hemoterapia, informática, nutrição e dietética, programação de jogos digitais, recursos humanos, secretariado e segurança do trabalho.

Hélvia Paranaguá, secretária de Educação do Distrito Federal: “O aluno já sai com uma profissão técnica. Então, é um estudante que pode ingressar no mercado de trabalho, não só com o ensino médio regular, mas com o ensino técnico profissional também”

O próximo ciclo, que ainda está com inscrições abertas, está previsto para começar na próxima segunda-feira (23). Segundo a secretária Hélvia Paranaguá, as vagas foram ampliadas graças ao apoio do Legislativo do DF.

“Tivemos uma ampliação do número de vagas em função da parceria que firmamos com a Câmara Legislativa do Distrito Federal. Vários deputados colocaram reforço de emenda parlamentar e a gente pôde, então, sair das 1,5 mil vagas para 4 mil. Mas a nossa meta é chegar a 10 mil”, anunciou a titular da pasta.

Entre os formandos, a conquista representa uma porta de entrada para novas oportunidades profissionais e acadêmicas. O estudante Gustavo Costa Santos, 17 anos, de São Sebastião, contou que soube do programa pela escola e decidiu apostar na área administrativa. “Quando eu vi o Senac, eu vi uma oportunidade na minha frente e pensei: ‘Vou tentar um caminho novo, uma coisa que eu comecei a gostar e que eu quero seguir adiante’”, disse. Para ele, a formação amplia as possibilidades para o futuro. “A administração pega bastante coisas em geral, como logística e outras áreas. Acho que isso vai me ajudar bastante, até para administrar uma empresa no futuro.”

Gustavo Costa Santos, estudante: “Quando eu vi o Senac, eu vi uma oportunidade na minha frente e pensei: ‘Vou tentar um caminho novo, uma coisa que eu comecei a gostar e que eu quero seguir adiante’”

A estudante Rebeca Karoline de Souza Moraes, 18 anos, de Santa Maria, também destacou o impacto da formação técnica em sua trajetória. “Sou uma pessoa muito grata por ter tido essa oportunidade. Eu me sinto privilegiada de sair do ensino médio com um diploma e com outra formação tão importante. É uma oportunidade única, porque somos a primeira turma que ingressou nesse projeto. Saber que algo que começou conosco vai seguir ajudando mais jovens é muito importante”, afirmou.

O próximo ciclo começa nesta semana e ainda conta com vagas abertas para estudantes da rede que desejem participar. Para se inscrever, basta acessar o site do Senac-DF.

Agências do trabalhador inicia semana com mil vagas de emprego

0

São, ao todo, 927 oportunidades, que contemplam candidatos de diferentes níveis de escolaridade, com e sem experiência; salários chegam a R$ 2,8 mil

As agências do trabalhador do Distrito Federal abrem a semana, nesta segunda-feira (23), com 927 vagas disponíveis para quem procura um emprego. As oportunidades contemplam candidatos de diferentes níveis de escolaridade, com e sem experiência. Os salários chegam a R$ 2,8 mil.

O posto com maior remuneração é o de supervisor comercial, na Candangolândia. São quatro vagas abertas, para pessoas com ensino médio completo e experiência prévia na função.

Outros cargos destacam-se pela quantidade de vagas disponíveis. Entre eles, o de fiscal de prevenção de perdas, em Samambaia Norte, com 30 oportunidades. Não há exigência de experiência, mas é preciso ter ensino médio completo. O salário é de R$ 1,7 mil.

Para participar dos processos seletivos, basta cadastrar o currículo no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital (CTPS) ou ir a uma das 16 agências do trabalhador das 8h às 17h, durante a semana. Mesmo que nenhuma das oportunidades do dia seja atraente ao candidato, o cadastro vale para oportunidades futuras, já que o sistema cruza dados dos concorrentes com o perfil que as empresas procuram.

Empregadores e empreendedores que desejem ofertar vagas ou utilizar o espaço das Agências do Trabalhador para as entrevistas podem se cadastrar pessoalmente nas unidades ou pelo e-mail gcv@sedet.df.gov.br. Pode ser utilizado, ainda, o Canal do Empregador no site da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet-DF).

Coluna do Fluminense | Vitória heróica

0

POR RAIMUNDO RIBEIRO

Pela semifinal do carioca, o Fluminense entrou em campo para enfrentar o Vasco, em mais um clássico no ano.

Apesar do gramado sintético, o Fluminense consegue impor-se tendo maior posse de bola, e tentando jogar mais no campo ofensivo.

A partida segue muito disputada, os jogadores nervosos e o árbitro expulsa Zubeldia (erradamente), por orientação do levantador de pau, também conhecido como bandeirinha.

Esse mesmo bandeira erra sempre as marcações, e todas contra o Fluminense.

Apesar disso, o Fluminense continua um pouco melhor, e aos 31 minutos numa jogada ensaiada de escanteio, Renê cruza, Bernal cabeceia para Serna fazer 1×0.

3 minutos depois Acosta perde a oportunidade de ampliar.

O ponto negativo deste primeiro tempo é Canobio.

Aos 41 minutos JK erra o passe que colocaria Acosta na cara do gol.

Aos 45 minutos é Bernal que perde grande oportunidade.

Voltamos para o segundo tempo e o Fluminense perde 2 oportunidades.

Canobio melhora sua atuação e o Fluminense tem o domínio da partida.

Aos 20 minutos, numa jogada ensaiada de cobrança de falta, o Fluminense erra e o Vasco parte no contra ataque, obrigando Bernal a fazer a falta e é expulso.

Imediatamente entra Nonato, saindo JK.

Com 1 a mais, o Vasco avança em busca do empate, mas a defesa vai se defendendo bem.
Aos 32 minutos entra Arana, saindo Acosta.

O Vasco pressiona e encurrala o Fluminense no próprio campo.

Aos 41 minutos entram Guga, Ganso e Ignácio, saindo Samuel Xavier, Serna e Canobio.

Aos 48 minutos Nonato tem distensão muscular, e o Fluminense passa a se defender com 9 jogadores.

Aos 51 minutos Guga perde excelente oportunidade.

Foi uma vitória gigante, e o Fluminense ganhando os 4 clássicos disputados contra todos os rivais do Rio de Janeiro.

Melhor em campo: todo time pelo espírito heróico, com destaque especial para Samuel Xavier, Renê, Bernal e Martinelli.

Agora é virar a chave, e na próxima quarta-feira às 21:30 horas visitar o Palmeiras em busca de mais uma vitória.

Bora Fluzão 🇭🇺🇭🇺🇭🇺🇭🇺

Raimundo Ribeiro
Apaixonado por futebol e, naturalmente Tricolor

Plano de capitalização do BRB é o caminho certo; votação acontece na terça

0

Medida visa restabelecer condições econômico-financeiras do banco após operações com o Banco Master; presidente Nelson Antônio de Souza destaca potencial de demanda por imóveis em áreas valorizadas de Brasília

Da Redação

O Governo do Distrito Federal (GDF) enviou à Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), na última sexta-feira, projeto de lei que estabelece medidas para a estrutura financeira do Banco de Brasília (BRB) após as operações realizadas com o Banco Master, liquidado extrajudicialmente pelo Banco Central em novembro de 2025.

O texto prevê o uso de imóveis da Terracap como garantia para obtenção de empréstimo junto ao Fundo Garantidor de Crédito (FGC).

O presidente do BRB, Nelson Antônio de Souza, afirmou que o projeto reforça o compromisso do GDF, controlador majoritário da instituição, em restabelecer as condições econômico-financeiras do banco.

Segundo ele, o plano de capitalização conta com interesse de investidores pelos imóveis oferecidos em garantia. “Os imóveis estão em áreas valorizadas de Brasília e região, logo acreditamos que teremos forte demanda”, declarou Souza.

A votação do projeto está prevista para ocorrer na terça-feira na CLDF. O BRB tem enfatizado que as medidas adotadas visam preservar a solidez da instituição, com continuidade plena das operações e serviços financeiros.

 

Chico Vigilante está sendo irresponsável ao anunciar voto contra o BRB

0

Deputado do PT anuncia oposição a proposta de quitação de dívida do BRB com o Banco Central, ignorando riscos a 4.500 empregos e programas sociais, em uma atitude que prioriza ideologia política sobre o bem-estar da população brasiliense

A recente nota publicada pelo deputado distrital Chico Vigilante (PT) em seu site oficial, anunciando voto contra a proposta de pagamento da dívida do Banco de Brasília (BRB) junto ao Banco Central, representa uma postura irresponsável que pode desencadear graves consequências para o Distrito Federal. Em vez de defender os interesses da população, Vigilante opta por uma narrativa ideológica que ignora o impacto real sobre 4.500 servidores do BRB, programas sociais essenciais e a estabilidade de uma das instituições financeiras mais sólidas do país.

Essa decisão não apenas ameaça empregos e o desenvolvimento de Brasília, mas expõe a hipocrisia da esquerda, que critica gestões passadas enquanto contribui para o caos atual. A sociedade brasiliense merece um contraponto firme: responsabilidade e respeito ao povo, valores que o deputado parece ter esquecido.

A dívida em questão, acumulada durante a tentativa frustrada de compra do Banco Master – um processo investigado pela Polícia Federal e que resultou em um rombo de R$ 12,2 bilhões em títulos podres –, é um legado de erros da antiga gestão que o BRB busca resolver de forma estruturada.

Vigilante, em sua nota, acusa o governador e o ex-presidente do BRB, Paulo Henrique Costa, de uma “negociata obscura”, mas ignora que a quitação proposta evita a liquidação do banco, preservando não só empregos diretos, mas também o papel do BRB como financiador de programas sociais para a população vulnerável do DF.

O banco contribui para o desenvolvimento de Brasília, com iniciativas como empréstimos acessíveis para pequenas empresas, financiamento habitacional e apoio a eventos culturais – ações que beneficiam diretamente a classe mais baixa, justamente o público que o PT diz defender.

Essa posição de Vigilante é um tiro no pé da esquerda brasiliense, já em colapso com pesquisas apontando Celina Leão (PP) com 40% a 50% das intenções de voto para o GDF, e Ibaneis como favorito ao Senado com 35,6%. A gestão atual, aprovada por 63% da população segundo a Real Time Big Data de dezembro de 2025, entregou resultados como o menor índice de homicídios em 48 anos, R$ 23 milhões em dietas especializadas para pacientes domiciliares e o programa Administração Regional 24 Horas, com 76,15% de resolutividade.

Vigilante, ao priorizar ataques políticos, empurra o BRB para o abismo, ignorando que a liquidação poderia custar bilhões aos cofres públicos e desestabilizar a economia local.

Não é a primeira vez que Vigilante adota posturas radicais: sua defesa de pautas ideológicas, como no racha interno do PT com a traição a Leandro Grass em favor de Ricardo Cappelli (PSB), só acelera a maior derrota histórica da esquerda no DF.

A sociedade brasiliense, cansada de narrativas vazias, sabe que o BRB é vital para o progresso – e que atitudes como essa de Vigilante representam o atraso. É hora de responsabilidade: apoie o pagamento da dívida para salvar empregos e programas sociais, não para pontuar politicamente. O povo do DF merece mais que discursos; merece ações concretas.

 

Escola de Governo promove programação especial no Mês das Mulheres

0

Agenda de março inclui cursos e palestra sobre segurança, gestão do tempo e saúde emocional voltados às servidoras públicas do GDF

A Escola de Governo do Distrito Federal (Egov), unidade da Secretaria de Economia (Seec-DF), realiza ao longo de março uma programação especial em celebração ao Mês das Mulheres 2026. A iniciativa reafirma o compromisso do Governo do Distrito Federal com a valorização feminina, a promoção da equidade de gênero e o fortalecimento da participação das mulheres nos espaços de decisão e liderança no serviço público.

A agenda reúne ações formativas estratégicas que integram segurança, desenvolvimento profissional e equilíbrio emocional, alinhadas às diretrizes de modernização e qualificação permanente da administração pública.

Confira abaixo as atividades programadas.

Curso – Defesa pessoal para mulheres

• De 2 a 6 de março, das 8h às 12h
• Instrutores: Israel Carrara e José Carlos Amaral
• A capacitação oferece técnicas de autoproteção, prevenção de riscos e fortalecimento da autoconfiança, ampliando a segurança e a autonomia das participantes.

Palestra – Mulheres: como equilibrar seus papéis sem perder o equilíbrio?

• 4 de março, das 14h30 às 16h30
• Instrutora: Sane Alessandra
• O encontro promove reflexões sobre os múltiplos papéis exercidos pelas mulheres na sociedade contemporânea e apresenta estratégias para manter a saúde emocional e o desempenho profissional qualificado.

Curso – Mulheres e seus papéis: gestão do tempo e equilíbrio

• De 16 a 20 de março, das 8h às 12h
• Instrutora: Sane Alessandra
• A formação aborda planejamento, organização e inteligência emocional como ferramentas essenciais para ampliar a produtividade e a qualidade de vida.

Para a diretora-executiva da Egov, Juliana Tolentino, a programação vai além de uma ação simbólica: “A promoção da equidade de gênero é uma diretriz institucional e uma responsabilidade do Estado. Ao investir na formação, na segurança e no desenvolvimento das mulheres servidoras, fortalecemos a capacidade do serviço público de entregar políticas mais eficientes, sensíveis e transformadoras. A Egov, como unidade estratégica da Secretaria de Economia, atua diretamente na construção de uma administração mais inclusiva, moderna e comprometida com resultados”.

As inscrições estão abertas no site oficial da Egov, com vagas limitadas.

A iniciativa integra o conjunto de ações do Governo do Distrito Federal voltadas à valorização das mulheres e à consolidação de uma cultura institucional baseada na equidade, no respeito e na excelência do serviço público.

Medicamentos irregulares e sem registro são apreendidos no DF

0

Entre os itens recolhidos estão produtos falsificados, anabolizantes e remédios para emagrecimento sem autorização da Anvisa

A Vigilância Sanitária do Distrito Federal (Divisa) apreendeu, nesta sexta-feira (20), um grande volume de medicamentos em situação irregular. A ação contou com o apoio da Polícia Militar (PMDF) e foi desencadeada após denúncia anônima registrada na Ouvidoria. Ao todo, foram recolhidos centenas de produtos que circulavam sem os devidos registros sanitários ou com prazo de validade vencido, localizados em uma clínica veterinária.

Durante a ação, os agentes identificaram diversas irregularidades graves. Entre os itens apreendidos e lacrados, destacam-se medicamentos para emagrecimento, como caixas de tirzepatida de marcas estrangeiras e manipuladas sem registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Também foram encontrados hormônios e anabolizantes, com ampolas de somatropina, testosterona e outros esteroides sem procedência comprovada, além de soluções diluentes e outros medicamentos com prazos de validade expirados.

O gerente de medicamentos da Vigilância Sanitária, Felipe Randall’s Silva Pereira, alerta que existem ações de proibição de comercialização e ordens de apreensão da Anvisa para lotes de tirzepatida oriundos de outros países, visto que não há registro desses produtos no Brasil. Além disso, quando se compram produtos de origem desconhecida, não há garantia de qualidade, segurança e eficácia. “Produtos injetáveis e estéreis devem passar por processos rigorosos de controle de qualidade”, alertou o gerente de medicamentos.

A diretora da Vigilância Sanitária do DF, Márcia Olivé, destaca que a comercialização de produtos sem registro da Anvisa ou de origem desconhecida representa risco iminente à vida, uma vez que não há garantias sobre a composição, o armazenamento ou a eficácia dessas substâncias, e que o rigor nas fiscalizações é fundamental para evitar que o mercado de produtos ilícitos ganhe espaço na capital. “Quando retiramos de circulação medicamentos sem registro ou vencidos, estamos prevenindo intoxicações graves, reações adversas severas e tratamentos ineficazes. A saúde pública do Distrito Federal exige que todos os insumos sigam padrões rigorosos de qualidade, e não toleraremos estabelecimentos que coloquem o lucro acima da segurança do paciente”, ressalta a diretora.

O estabelecimento onde os produtos foram encontrados foi autuado por infrações sanitárias com base nas leis federais nºs 5.991/73, 6.360/76 e 6.437/77. Todo o material foi devidamente lacrado e será submetido aos trâmites legais para destruição.

A Vigilância Sanitária do DF reforça que a comercialização de produtos sem registro da Anvisa ou de origem desconhecida representa risco para a saúde

Medicamentos de controle especial

De acordo com a Portaria nº 344/1998, do Ministério da Saúde, medicamentos e substâncias sujeitas a controle especial, como os que foram recolhidos pela Vigilância Sanitária do DF, só podem ser comercializados em estabelecimentos devidamente licenciados.

“Esses medicamentos só podem ser prescritos por médico e ser vendidos em estabelecimentos licenciados, como drogarias e farmácias de manipulação. Não podem ser comercializados nem em clínicas de estética, e muito menos em clínica veterinária, local onde foram apreendidos”, pontuou Olivé.

A diretora da Vigilância Sanitária reforçou a importância de a população sempre verificar o registro de medicamentos e desconfiar de promessas de resultados milagrosos ou preços excessivamente baixos.

SLU retira 678 mil toneladas de descarte irregular em 2025

0

DF amplia rede de papa-entulhos e reforça educação ambiental e fiscalização

Brasília, 21 de fevereiro de 2026 — O Serviço de Limpeza Urbana recolhe diariamente grandes volumes de resíduos descartados de forma irregular em vias públicas e áreas de convivência. Nos últimos sete anos, as ações de zeladoria removeram mais de 4,2 milhões de toneladas desse tipo de material. Apenas em 2025, foram retiradas 678 mil toneladas.

Segundo a diretora técnica do SLU, Andrea Almeida, os resultados refletem uma estratégia integrada de governo, com participação das administrações regionais, Novacap e outros órgãos do GDF. De 2023 para 2024, o aumento foi de cerca de 2 mil toneladas, passando de aproximadamente 651 mil para 653 mil toneladas — variação considerada pequena diante do volume anual.

Entre 2024 e 2025, o acréscimo foi de aproximadamente 25 mil toneladas. De acordo com a gestora, o avanço também não representa crescimento expressivo, sendo equivalente a cerca de dez dias de geração de resíduos ao longo de um ano.

Destinação correta cresce

Paralelamente, o SLU registrou aumento relevante na utilização dos papa-entulhos. O volume destinado corretamente nesses pontos subiu de 31 mil toneladas, em 2023, para 49 mil toneladas, em 2025. Para Andrea Almeida, o dado indica que a ampliação da infraestrutura contribui para conter o avanço do descarte irregular.

Desde 2019, o DF vem expandindo a rede desses equipamentos. Atualmente, são 26 unidades em funcionamento. Novas estruturas serão inauguradas no Núcleo Bandeirante e no Riacho Fundo, elevando o total para 28. A previsão é alcançar 43 unidades até o fim do ano.

A definição dos locais considera mapeamentos georreferenciados que identificam áreas com maior incidência de descarte irregular. O planejamento envolve critérios técnicos e ambientais, em articulação com administrações regionais.

Como utilizar os papa-entulhos

Eldan Gonçalves, destaca a importância da atuação dos reeducandos no trabalho de zeladoria

Os pontos recebem até um metro cúbico de resíduos da construção civil por descarga. Para volumes superiores, é necessária a contratação de caçambas autorizadas, listadas no site do SLU. Também são aceitos resíduos de poda, galhadas, móveis sem componentes eletrônicos, recicláveis e óleo de cozinha usado, este último em parceria com a Caesb.

O funcionamento ocorre das 7h às 18h. Os endereços podem ser consultados no site do SLU, no aplicativo SLU Coleta DF ou na plataforma Participa DF. A população também pode sugerir novos locais, sujeitos à análise de viabilidade.

Andrea Almeida ressalta que a gestão de resíduos sólidos é responsabilidade compartilhada. A diretora reforça ainda a distinção entre papa-entulho e papa-lixo: o primeiro é destinado a resíduos volumosos e da construção civil; o segundo, ao lixo convencional e orgânico.

Limpeza contínua e ressocialização

O sistema de limpeza urbana opera de forma permanente. Em períodos que antecedem grandes eventos, o SLU realiza força-tarefa nas áreas de maior circulação, com intensificação da varrição, coleta e retirada de inservíveis.

O gerente de manutenção e conservação, Eldan Gonçalves, destaca a contribuição dos reeducandos nas atividades de zeladoria. Os participantes, em regime semiaberto, atuam durante o dia e retornam ao Centro de Progressão Penitenciária à noite. A parceria com a Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso reforça as equipes e amplia as oportunidades de ressocialização.