Oportunidades contemplam candidatos de diferentes níveis de escolaridade, com e sem experiência; salários chegam a R$ 2.898
As agências do trabalhador do Distrito Federal oferecem, nesta terça-feira (24), 783 vagas para quem procura um emprego. Há oportunidades para candidatos de diferentes níveis de escolaridade, com e sem experiência, em diversas regiões administrativas.
Os salários chegam a R$ 2.898. A oportunidade é para o açougueiro, com vaga na Zona Industrial (Guará), exigência de ensino fundamental completo e experiência comprovada.
Outras vagas de destaque incluem supervisor comercial, auxiliar em saúde bucal e repositor de mercadorias, com salários de até R$ 2.800, nas regiões da Candangolândia, Taguatinga Norte e Samambaia Norte.
Para participar dos processos seletivos, basta cadastrar o currículo no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital (CTPS) ou ir a uma das 16 agências do trabalhador, das 8h às 17h, durante a semana. Mesmo que nenhuma das oportunidades do dia seja atraente ao candidato, o cadastro vale para oportunidades futuras, já que o sistema cruza dados dos concorrentes com o perfil que as empresas procuram.
Empregadores e empreendedores que desejem ofertar vagas ou utilizar o espaço das agências do trabalhador para as entrevistas podem se cadastrar pessoalmente nas unidades ou pelo e-mail gcv@sedet.df.gov.br. Pode ser utilizado, ainda, o Canal do Empregador, no site da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet).
Ação solidifica a parceria da Polícia Militar com 1.647 instituições de ensino no Distrito Federal
Nesta segunda-feira (23), a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), por meio do Batalhão de Policiamento Escolar (BPEsc), deu início à operação Volta às Aulas 2026 na rede pública de ensino do Distrito Federal. O lançamento ocorreu no Cepi Algodão do Cerrado, em Samambaia, onde foi montado um esquema especial de segurança para marcar o retorno das atividades escolares e reforçar a presença da corporação no perímetro escolar.
Além do policiamento ostensivo, a ação contou com atividades educativas voltadas às crianças, como teatro de fantoches e a participação de personagens institucionais da PMDF, entre eles a Faixa de Pedestre, o Semáforo, o Sargento Valente e o Leão do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência). De forma lúdica, foram trabalhados temas como prevenção, cidadania e segurança no ambiente escolar.
Durante toda a semana, a PMDF fará ações e operações em unidades de ensino de diversas regiões administrativas do Distrito Federal, com reforço do policiamento nos horários de entrada e saída, além da intensificação das rondas no entorno das escolas.
A operação tem como objetivo marcar o início do ano letivo e reafirmar que a PMDF está atenta, presente e comprometida com a segurança de estudantes, professores, familiares e toda a comunidade escolar.
Durante a solenidade de lançamento da operação, representantes da corporação ressaltaram a importância da aproximação entre a Polícia Militar, as crianças e toda a comunidade escolar, enfatizando que a PMDF é parceira das 1.647 instituições de ensino do DF.
Mais de 10 mil jovens participaram de atividades educativas em 2025
Brasília, 23 de fevereiro de 2026 – A gestação precoce pode gerar impactos relevantes na vida de adolescentes, famílias e no sistema de saúde. Com foco na conscientização e prevenção, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) realizou, ao longo de 2025, 256 atividades coletivas voltadas ao público adolescente, alcançando mais de 10 mil jovens.
Método contraceptivo gratuito e reversível, o implanon age no corpo durante até três anos | Foto: Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde DF
As iniciativas abordaram temas ligados à saúde sexual e reprodutiva e contaram com parceria da Secretaria de Educação do DF (SEEDF), por meio do Programa Saúde na Escola (PSE), fortalecendo o diálogo e a orientação dentro do ambiente escolar.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a gravidez na adolescência está associada a maior risco de complicações clínicas e ao agravamento de vulnerabilidades sociais. Dados do Ministério da Saúde indicam que 66% das gestações nessa faixa etária não são planejadas.
Segundo a responsável pela área técnica de Saúde da Mulher da SES-DF, Viviane Albuquerque, o índice sugere que muitas ocorrências estão relacionadas à desinformação e à ausência de suporte familiar ou comunitário. Ela alerta que a gravidez precoce pode elevar riscos como prematuridade, anemia, aborto espontâneo, eclâmpsia e depressão pós-parto, além de contribuir para o abandono escolar.
Acolhimento e acesso a métodos contraceptivos
As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) seguem como principal porta de entrada para os serviços da SES-DF. Nessas unidades, a população tem acesso gratuito a métodos contraceptivos, incluindo preservativos, contracepção de emergência, anticoncepcionais orais, injeções hormonais e dispositivo intrauterino (DIU). Também é possível realizar o agendamento inicial para laqueadura tubária e vasectomia.
A rede pública iniciou ainda a oferta do implanon, implante subdérmico reversível com duração de até três anos. No DF, o método é destinado prioritariamente a adolescentes de 15 a 19 anos e à população em situação de rua.
A enfermeira Ivea Viana, da UBS 1 da Estrutural, explica que, para atendimento, basta apresentar documento com foto e cartão do SUS. Ela destaca que adolescentes podem ser atendidas sem autorização dos responsáveis. Em caso de suspeita de gravidez, é realizado teste rápido e, havendo confirmação, o pré-natal é iniciado imediatamente.
Além do acompanhamento clínico, as pacientes recebem suporte emocional e orientações. Quando a gestação decorre de violência sexual, a unidade é obrigada a realizar notificação, conforme previsto em lei, especialmente em casos envolvendo menores de 14 anos.
Nos casos previstos na legislação federal, o encaminhamento pode ocorrer ao Hospital Materno Infantil de Brasília (Hmib), onde a gestante recebe atendimento multidisciplinar. A decisão sobre a continuidade da gravidez é assegurada à mulher ou, quando legalmente incapaz, a seu representante legal.
Sistema Cria reforça políticas de proteção, posse responsável e combate ao abandono
Brasília, 23 de fevereiro de 2026 – O Cadastro de Identificação Animal (Cria) já pode ser acessado pela internet para o registro de cães e gatos no Distrito Federal. A ferramenta foi disponibilizada pela Secretaria Extraordinária de Proteção Animal (Sepan-DF), em parceria com a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF), com o objetivo de consolidar uma base oficial de dados e ampliar as ações de bem-estar animal.
Segundo a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, a iniciativa contribui para o fortalecimento de políticas públicas mais eficazes e alinhadas à responsabilidade social. O secretário de Proteção Animal, Cristiano Cunha, destacou que o sistema amplia a segurança dos animais, estimula a posse responsável e oferece suporte à fiscalização.
O Cria integra a identificação animal à gestão pública, permitindo ao governo planejar, monitorar e avaliar programas com base em dados estatísticos confiáveis e continuamente atualizados. A expectativa é que o cadastro subsidie campanhas de castração, estratégias de controle populacional, ações de adoção responsável e medidas de enfrentamento ao abandono.
Como funciona
O cadastro tem como requisito obrigatório a microchipagem do animal, considerada método permanente e seguro de identificação. A partir do registro, o sistema reúne informações como número do microchip, dados do tutor, características do animal, situação de castração e histórico de saúde.
A centralização das informações permitirá ao poder público obter indicadores demográficos e sanitários, além de facilitar a identificação do tutor em casos de perda, fuga ou abandono. A medida também fortalece a responsabilização em situações de maus-tratos.
O Cria atende prioritariamente o Distrito Federal e, em caráter excepcional, municípios de Goiás e Minas Gerais que integram a Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride).
Dados exigidos
Para efetivar o cadastro, o tutor deve informar dados pessoais e características básicas do animal, como nome, idade, peso, raça, sexo e número do microchip, além de anexar fotografia. Também podem ser registradas ocorrências como transferência de tutela e óbito. A atualização das informações é de responsabilidade do tutor.
Adoção responsável
A plataforma conta ainda com uma seção dedicada à adoção, na qual é possível consultar perfis de animais disponíveis, com fotos e informações detalhadas. O ambiente oferece filtros por raça, sexo e idade, buscando garantir transparência e decisões conscientes por parte dos adotantes.
Distribuidora oferece serviços técnicos e orientações à população em diferentes regiões administrativas
Brasília, 23 de fevereiro de 2026 – A Neoenergia Brasília confirmou participação, na quarta-feira (25), na 16ª edição da Quarta do Cidadão, realizada das 8h às 14h, na Biblioteca Nacional. Promovido pela Defensoria Pública do Distrito Federal, o evento tem como foco o atendimento de homens em situação de risco e vulnerabilidade social, além de seus familiares.
Na sexta-feira (27), das 9h às 16h, e no sábado (28), das 9h às 12h, a distribuidora estará presente na 69ª edição do GDF Mais Perto do Cidadão. A ação ocorrerá em frente ao CED Dona América Guimarães, em Arapoanga. O programa reúne serviços públicos e atividades voltadas à cidadania, saúde, cultura e esporte, em formato itinerante.
Durante as iniciativas, a Neoenergia Brasília disponibilizará serviços técnicos e comerciais, incluindo parcelamento de débitos, troca de titularidade, solicitação de ressarcimento por danos elétricos e pedidos de ligação nova. Os consumidores também poderão receber orientações sobre uso seguro da energia, consumo consciente e regularização do fornecimento.
A empresa mantém ainda atendimento itinerante nas administrações regionais, sem necessidade de agendamento, conforme cronograma semanal definido pela demanda. A proposta é facilitar o acesso da população aos serviços da distribuidora.
O calendário completo pode ser consultado no site oficial da Neoenergia Brasília. Além das ações móveis, a concessionária conta com pontos fixos de atendimento presencial no Paranoá, Planaltina, São Sebastião, Samambaia e Lago Sul, bem como unidades do Na Hora.
Atendimento itinerante (23 a 28 de fevereiro):
Segunda-feira (23): 8h às 12h – Seduh | 14h às 18h – Ceilândia
Terça-feira (24): 8h às 12h – Santa Maria | 14h às 18h – Gama
Quarta-feira (25): 8h às 12h – Projeto Quarta do Cidadão | 8h às 14h – Biblioteca Nacional | 14h às 18h – Seduh
Quinta-feira (26): 8h às 12h – Arniqueira | 14h às 18h – Estrutural
Sexta-feira (27): 9h às 16h – Mansões Arapoanga, Quadra 10
Sábado (28): 9h às 12h – Mansões Arapoanga, Quadra 10
Nova lei define diretrizes de crescimento e uso do território pelos próximos dez anos
Brasília, 23 de fevereiro de 2026 – O governador Ibaneis Rocha oficializou, nesta segunda-feira (23), em cerimônia no Palácio do Buriti, a Lei Complementar que atualiza o Plano Diretor de Ordenamento Territorial (Pdot). A sanção encerra um ciclo de seis anos de discussões envolvendo governo, setor produtivo e sociedade civil.
Durante o evento, Ibaneis Rocha destacou que o novo marco legal busca reorganizar áreas em situação irregular, ampliar zonas de expansão e fortalecer políticas de moradia de interesse social. Segundo o governador, o objetivo central é assegurar desenvolvimento com segurança jurídica, geração de empregos e planejamento urbano sustentável.
Elaborada pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação do DF (Seduh-DF), a proposta moderniza o principal instrumento da política territorial do Distrito Federal, que passa a orientar planejamento, gestão e estratégias de sustentabilidade na próxima década.
O titular da Seduh-DF, Marcelo Vaz, classificou a atualização como um passo decisivo para o ordenamento territorial. De acordo com ele, a legislação estabelece bases para integração entre áreas de governo e define o rumo do crescimento urbano e rural.
A vice-governadora Celina Leão ressaltou o caráter estruturante da medida, afirmando que a revisão entrega ao DF um conjunto de normas alinhadas às demandas atuais da população e à dinâmica de expansão da capital.
O Pdot organiza o uso do território ao delimitar diretrizes para zonas urbanas e rurais, áreas ambientalmente sensíveis e espaços destinados à habitação. A nova versão foi estruturada em quatro eixos: regularização fundiária, moradia digna, desenvolvimento econômico com centralidades e território resiliente com mobilidade sustentável.
A execução das diretrizes contará com mecanismos de gestão, monitoramento e controle social, garantindo transparência e acompanhamento das políticas públicas. O texto é resultado de um processo técnico e participativo, que incluiu audiências públicas e validação pelo Conselho de Planejamento Territorial e Urbano do Distrito Federal (Conplan).
Marcelo Vaz informou que os trabalhos começaram em 2019, foram temporariamente interrompidos pela pandemia e ganharam novo ritmo a partir de 2023, com a realização de 86 eventos públicos e participação de mais de 12 mil cidadãos.
Aprovação legislativa
O Projeto de Lei Complementar foi aprovado pela Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) em novembro de 2025. Os parlamentares apresentaram mais de 600 emendas, das quais cerca de 200 foram incorporadas após análise técnica e debates com a equipe da Seduh-DF.
Ibaneis Rocha agradeceu o apoio do Legislativo, destacando o diálogo institucional ao longo da tramitação. O presidente da CLDF, Wellington Luiz, enfatizou a atuação conjunta entre Executivo, distritais e sociedade civil para viabilizar a proposta.
Histórico da revisão
Marcelo Vaz: “Foram mais de 86 eventos públicos, ouvindo a população, traçando o diagnóstico para entender quais eram as demandas e a partir daí formular propostas para que a gente conseguisse entregar ao brasiliense o que era esperado desse novo documento”
A versão anterior do Pdot datava de 2009. A revisão, prevista para ocorrer a cada dez anos, foi iniciada em 2019. Além das consultas presenciais, a Seduh-DF disponibilizou ferramenta virtual interativa, que recebeu mais de 5 mil contribuições.
O documento final incorporou sugestões coletadas em oficinas participativas, manifestações técnicas, propostas parlamentares e análises de órgãos do GDF e do governo federal.
Ao encerrar a solenidade, Ibaneis Rocha afirmou que a nova legislação consolida um modelo de desenvolvimento urbano pautado pela sustentabilidade e pelo planejamento de longo prazo.
Atualização beneficia o cidadão no agendamento de consultas, exames e cirurgias, podendo ser feita nas UBSs, de forma online ou pelo telefone 160
Com o objetivo de melhorar a comunicação e tornar mais efetiva a atuação do Sistema Único de Saúde (SUS), a Secretaria de Saúde (SES-DF) orienta que os usuários atualizem seus dados. A medida beneficia, principalmente, o paciente, facilitando o agendamento de consultas, exames e cirurgias.
Atualizar os dados é importante para garantir atendimento aprimorado e eficiente | Arte: Agência Saúde-DF
As informações corretas auxiliam os profissionais de saúde no atendimento e contribuem para um cuidado mais eficiente e seguro. Em caso de mudança de telefone, endereço, e-mail, WhatsApp, entre outros, o usuário deve atualizar esses dados no SUS.
Como atualizar
A atualização cadastral pode ser feita diretamente na Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência do paciente ou durante as visitas domiciliares dos agentes comunitários de saúde. Também pode ser feita por meio do aplicativo Meu SUS Digital, do Ministério da Saúde, ou diretamente pelo site Recadastra SUS DF, utilizando o login do gov.br.
A dificuldade em acionar o paciente durante um tratamento acarreta prejuízo direto na saúde dele. “Quando não o encontramos por conta de um número de telefone errado, o paciente fica sem resultados de exames, perde consultas e cirurgias agendadas e também deixa de ser contatado para atualizar suas vacinas”, alerta o secretário de Saúde, Juracy Lacerda.
Com cadastros mais completos, também é possível identificar as principais demandas e traçar estratégias bem direcionadas, com o real dimensionamento da demanda.
Absenteísmo
Dados da SES-DF mostram que o absenteísmo ultrapassou os 300 mil registros na Atenção Primária à Saúde (APS) em 2025, sendo cerca de 149 mil no primeiro semestre e 159 mil no segundo. Os números representam um acréscimo de 33,04% em relação ao ano anterior, quando foram registrados mais de 230 mil casos de absenteísmo.
Desde o teste do pezinho até as cirurgias, é essencial ter o contato do paciente ou do responsável. “Ainda que o paciente não tenha alterado informações pessoais recentemente, é fundamental que ele acesse seus dados e confira se tudo está preenchido corretamente”, reforça o secretário de Saúde.
Arruda critica o uso do Centrad como garantia para contratação de empréstimos do BRB junto ao FGC, mas silencia sobre seu papel na origem do “elefante branco” investigado na Lava Jato. Memória curta não apaga relatórios, delações e denúncias
O silêncio seletivo costuma ser o último refúgio de quem tenta reescrever a própria biografia.
O ex-governador e inelegível José Roberto Arruda (PSD) voltou às redes sociais em tom indignado.
Ele criticou a decisão do BRB de disponibilizar o Centro Administrativo do Distrito Federal (Centrad) e outros bens como garantia para contratação de empréstimos junto ao Fundo Garantidor de Créditos (FGC).
A proposta, que ainda depende de aprovação da Câmara Legislativa, em sessão marcada para esta terça-feira (24), virou discurso politiqueiro daqueles que torcem pela quebra total do Banco.
O que Arruda não menciona no vídeo gravado no Instagram é que o chamado “elefante branco” de Taguatinga possui sua marca registrada desde a sua concepção. Também não disse que ele era o “Parreira”, o técnico da propina.
A obra projetada por Arruda e inaugurada por Agnelo nunca funcionou. Erguido em Taguatinga, como vitrine de modernização administrativa, o Centrad transformou-se em símbolo de desperdício, imbróglio jurídico e de corrupção.
Desde a cerimônia de inauguração efetivada por Agnelo, com a utilização de um habite-se fraudulentamente emitido, o emaranhado de irregularidades e entraves jurídicos do Centrad é tão extenso que apenas provoca prejuízos ao erário.
A investigação mais contundente sobre o empreendimento iniciou na Pandora e passou pela Operação Panatenaico, desdobramento da Lava Jato no Distrito Federal.
No relatório final, a Polícia Federal apontou Arruda como mentor do modelo de Parceria Público-Privada (PPP) estruturado para beneficiar empreiteiras em troca de propina.
O conjunto estrutural, que contempla uma edificação de 7.541 m² destinada a abrigar a governadoria, foi inaugurado de forma apressada, mesmo sem apresentar as mínimas condições apropriadas para receber os servidores públicos.
Uma auditoria da Controladoria-Geral do DF de 2016 apontou diversas irregularidades no contrato de licitação que causam grande prejuízo ao bolso dos contribuintes brasilienses. Os problemas detectados vão desde a concepção da parceria até a entrega da obra.
Executivos da Odebrecht, como João Pacífico e Ricardo Roth Ferraz, confirmaram em delações ao Ministério Público Federal que houve solicitação e pagamento de repasses ilícitos para viabilizar o contrato draconiano do Centrad.
Em 2018, a Justiça Federal aceitou denúncia que tornou Arruda réu por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.
Segundo o MPF, os valores circulavam por meio de contratos fictícios ou pagamentos em espécie para alimentar o esquema político.
O caso ainda se conecta com a Operação Caixa de Pandora, o chamado “Mensalão do DEM”, que revelou o fosso da corrupção.
As investigações indicaram que grandes obras, entre elas o Centrad, funcionavam como engrenagens de arrecadação paralela.
O mais revelador é que o esquema foi descrito como “apartidário”, atravessando gestões e unindo adversários como Arruda e Agnelo Queiroz (PT) em torno da mesma obra e dos mesmos interesses financeiros.
Toda essa apuração consta em um volumoso inquérito de 350 páginas que até hoje tramita na justiça.
Diante desse histórico, soa no mínimo contraditório que o idealizador do projeto Centrad agora se apresente como defensor de um patrimônio público que se deteriora ao tempo.
O debate sobre o uso do Centrad para quitar dívidas pode e deve ocorrer com transparência e responsabilidade.
Entretanto, é imprescindível que seja realizado com base nos fatos, incluindo aqueles que alguns optam por ocultar a respeito das razões pelas quais não apresenta eficácia.
O Distrito Federal não pode permanecer refém da memória curta nem da “falsa indignação” de Arruda, que é motivo de risos por ter contribuído para a criação de um elefante branco símbolo da corrupção do dinheiro público.
*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF
Iniciativa da Defensoria Pública leva diversos serviços à população em situação de vulnerabilidade
A primeira edição de 2026 da Quarta do Cidadão, projeto da Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF), será realizada nesta quarta-feira (25), das 8h às 14h, em frente à Biblioteca Nacional de Brasília, na Esplanada dos Ministérios.
Durante a ação, que já está em sua 16ª edição, a DPDF e seus parceiros oferecerão uma gama de serviços à população em situação de vulnerabilidade, como atendimento jurídico gratuito, orientação sobre pensão alimentícia, reconhecimento de paternidade e exames de DNA, além de assistência social, serviços de saúde, corte de cabelo, encaminhamento profissional e distribuição de lanches.
A ação tem como objetivo promover a inclusão, a cidadania e a transformação social, preferencialmente a homens em situação de vulnerabilidade e seus familiares. Embora o foco seja o público masculino, a iniciativa é inclusiva, garantindo que outros grupos também sejam beneficiados. Desde a primeira edição, em agosto de 2024, a Quarta do Cidadão já registrou 8,7 mil atendimentos.
“Isso reduz barreiras, amplia o alcance das políticas públicas e possibilita que a população resolva diferentes demandas de forma rápida e humanizada”
Celso Murilo de Britto, coordenador do projeto Quarta do Cidadão
“Ao reunir diversos serviços em um único local, facilitamos a vida de quem mais precisa e reafirmamos nossa missão constitucional de promover inclusão e justiça social”, afirma o defensor público-geral, Celestino Chupel.
A ação concentra, em um só dia e espaço, uma rede integrada de atendimentos. “Isso reduz barreiras, amplia o alcance das políticas públicas e possibilita que a população resolva diferentes demandas de forma rápida e humanizada”, enfatiza o coordenador do projeto, Celso Murilo de Britto.
Veja abaixo os serviços oferecidos:
Defensoria Pública do DF
•Assistência jurídica
•Atendimento psicossocial
•Exames de DNA gratuitos
Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet-DF)
•Vagas de emprego
•Cesta do Trabalhador
•Atendimento ao empregador
•CTPS Digital
•Inscrições e orientações para cursos ofertados pela secretaria
•Programa Prospera (Microcrédito)
•Seguro desemprego
•Orientações profissionais
Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF)
•Serviços do Cras
* senhas limitadas
Escola de Barbeiros Roberto Ramos
•Corte de cabelo
•Corte de barba
Caesb
•Distribuição de água potável para a população
•Serviços de negociação e renegociação de dívidas
•Alteração de titularidade
•Suspensão de fornecimento
•Religação
•Revisão de conta
•Agendamento de atendimentos.
Secretaria de Saúde (SES-DF)
•Vacinação: antitetânica-DT, hepatite B, tríplice viral, covid-19, febre amarela
* para o atendimento, é necessário levar o cartão de vacinação ou ter o aplicativo Meu SUS Digital no celular
Neoenergia
•Esclarecimento de dúvidas
•Solicitação de serviços
Detran-DF
•Ações educativas de trânsito
Instituto de Cultura, Cidadania e Desenvolvimento Social (Incide)
•Projeto Visão para Todos: exames de vista
Defensoria Pública da União (DPU)
•Auxílios do governo federal: INSS, BPC, Loas
Secretaria de Atendimento à Comunidade (Seac-DF)
•Massagem relaxante
•Terapia para dor
•Massagem capilar
Serviço Social da Indústria da Construção (Seconci-DF)
•Dentista: limpeza e restauração
Secretaria de Turismo (Setur-DF)
•Emissão de carteiras de artesão e de manualista.
Cerimônia neste domingo (22), no Pavilhão do Parque da Cidade, celebra jovens da rede pública que concluíram a educação básica com qualificação profissional
Cerca de 1,5 mil estudantes da rede pública do Distrito Federal celebraram, neste domingo (22), a conclusão do programa Técnico no Ensino Médio, resultado da parceria entre o Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da Secretaria de Educação, e o Senac-DF. Esta é a primeira turma a concluir o ciclo inaugural, iniciado em 2023. A cerimônia de formatura, realizada no Pavilhão do Parque da Cidade, reuniu familiares, professores, gestores e autoridades em um momento que marca o fim da etapa escolar e o início da trajetória no mercado de trabalho para os jovens.
O programa permite que os alunos cursem o ensino médio em um turno e, no outro, realizem a formação técnica no Senac-DF. Ao final, recebem, além do diploma da educação básica, uma qualificação profissional, o que amplia as chances de inserção no mercado de trabalho ou de continuidade dos estudos.
A secretária de Educação do Distrito Federal, Hélvia Paranaguá, destacou que a integração entre formação acadêmica e técnica fortalece o ensino público e amplia as perspectivas para os jovens. “O aluno já sai com uma profissão técnica. Então, é um estudante que pode ingressar no mercado de trabalho, não só com o ensino médio regular, mas com o ensino técnico profissional também. São diversos cursos, nas mais diversas áreas, que levam nossos alunos a saírem com essa formação. Isso, para nós, é a realização de um sonho”, afirmou.
O Senac-DF é responsável pela oferta dos cursos, com estrutura pedagógica, laboratórios e docentes especializados, enquanto a Secretaria de Educação articula a participação das escolas da rede pública, garantindo que a formação técnica esteja integrada à rotina escolar de forma organizada e acessível.
Para o diretor regional do Senac-DF, Vitor Corrêa, a iniciativa contribui diretamente para o desenvolvimento social e econômico do Distrito Federal. “São mais de 1,4 mil alunos de ensino médio concluindo o ensino técnico com diploma, mais chance de inserção no mercado de trabalho, maior renda. Saem agora com uma profissão pronta para serem inseridos no mercado de trabalho no momento que a economia de Brasília tanto precisa”, ressaltou.
Os formandos são de diversas escolas do DF e concluíram cursos técnicos em áreas como administração, análises clínicas, contabilidade, desenvolvimento de sistemas, design de interiores, eventos, gastronomia, hemoterapia, informática, nutrição e dietética, programação de jogos digitais, recursos humanos, secretariado e segurança do trabalho.
Hélvia Paranaguá, secretária de Educação do Distrito Federal: “O aluno já sai com uma profissão técnica. Então, é um estudante que pode ingressar no mercado de trabalho, não só com o ensino médio regular, mas com o ensino técnico profissional também”
O próximo ciclo, que ainda está com inscrições abertas, está previsto para começar na próxima segunda-feira (23). Segundo a secretária Hélvia Paranaguá, as vagas foram ampliadas graças ao apoio do Legislativo do DF.
“Tivemos uma ampliação do número de vagas em função da parceria que firmamos com a Câmara Legislativa do Distrito Federal. Vários deputados colocaram reforço de emenda parlamentar e a gente pôde, então, sair das 1,5 mil vagas para 4 mil. Mas a nossa meta é chegar a 10 mil”, anunciou a titular da pasta.
Entre os formandos, a conquista representa uma porta de entrada para novas oportunidades profissionais e acadêmicas. O estudante Gustavo Costa Santos, 17 anos, de São Sebastião, contou que soube do programa pela escola e decidiu apostar na área administrativa. “Quando eu vi o Senac, eu vi uma oportunidade na minha frente e pensei: ‘Vou tentar um caminho novo, uma coisa que eu comecei a gostar e que eu quero seguir adiante’”, disse. Para ele, a formação amplia as possibilidades para o futuro. “A administração pega bastante coisas em geral, como logística e outras áreas. Acho que isso vai me ajudar bastante, até para administrar uma empresa no futuro.”
Gustavo Costa Santos, estudante: “Quando eu vi o Senac, eu vi uma oportunidade na minha frente e pensei: ‘Vou tentar um caminho novo, uma coisa que eu comecei a gostar e que eu quero seguir adiante’”
A estudante Rebeca Karoline de Souza Moraes, 18 anos, de Santa Maria, também destacou o impacto da formação técnica em sua trajetória. “Sou uma pessoa muito grata por ter tido essa oportunidade. Eu me sinto privilegiada de sair do ensino médio com um diploma e com outra formação tão importante. É uma oportunidade única, porque somos a primeira turma que ingressou nesse projeto. Saber que algo que começou conosco vai seguir ajudando mais jovens é muito importante”, afirmou.
O próximo ciclo começa nesta semana e ainda conta com vagas abertas para estudantes da rede que desejem participar. Para se inscrever, basta acessar o site do Senac-DF.