Início Site Página 120

Mais de mil estudantes participam de workshop de educação financeira

Terceira edição do Futuro em Conta, Workshop de Educação Financeira orientou jovens sobre planejamento financeiro e consumo consciente, entre outros temas

Mais de mil estudantes da rede pública de ensino do Distrito Federal participaram, nesta segunda-feira (9), da 3ª edição do Futuro em Conta, Workshop de Educação Financeira. O evento é idealizado pela Secretaria da Juventude (Sejuve-DF) e foi promovido em parceria com a Voga Investimentos. A iniciativa orienta jovens sobre planejamento financeiro, consumo consciente e organização das finanças pessoais.

Durante o workshop, os estudantes tiveram contato com conceitos práticos de educação financeira, como organização do orçamento pessoal, planejamento de gastos e a importância de começar a investir com responsabilidade. Também foram apresentados exemplos de aplicações acessíveis para iniciantes, como Tesouro Selic, CDBs, LCI/LCA e poupança, além da explicação de como funcionam os investimentos, em que o investidor empresta dinheiro ao governo ou a bancos por um período determinado e recebe o valor de volta com juros.

André Kubitschek: “Quando o jovem aprende a cuidar do próprio dinheiro, ele passa a ter mais autonomia para tomar decisões, planejar sua vida e construir um futuro com mais segurança” | Foto: Divulgação/Sejuve-DF

 

Para o secretário da Juventude do DF, André Kubitschek, a educação financeira é um instrumento importante para ampliar as oportunidades da juventude. “A educação financeira é uma ferramenta de liberdade. Quando o jovem aprende a cuidar do próprio dinheiro, ele passa a ter mais autonomia para tomar decisões, planejar sua vida e construir um futuro com mais segurança”, destacou.

A estudante Ana Clara Silva, 16 anos, ressaltou que a experiência proporcionou novos aprendizados a ela. “A gente quase não aprende isso na escola. Hoje eu entendi que saber cuidar do dinheiro é importante para conseguir realizar nossos planos no futuro”, afirmou.

Com a nova edição, mais de 2.000 jovens de escolas públicas do DF já participaram das atividades do projeto, que busca incentivar hábitos financeiros saudáveis e preparar os estudantes para decisões financeiras mais conscientes ao longo da vida.

Iges-DF faz seleção para médicos oferece salários de até R$ 22,6 mil

0

Cadastro reserva do IgesDF inclui seis especialidades estratégicas para unidades administradas pelo instituto

O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF) abriu inscrições para processos seletivos simplificados destinados à formação de cadastro reserva para médicos em seis especialidades. As oportunidades são para as áreas de cirurgia vascular, neonatologia, anestesiologia, clínica médica hospitalar, terapia intensiva pediátrica e medicina de emergência.

Os editais contemplam diferentes modalidades de contratação, que podem ser determinadas, indeterminadas ou intermitentes, conforme a necessidade das unidades administradas pelo instituto. As remunerações variam entre R$ 16.030,94 e R$ 22.644,60, com cargas horárias mínimas entre 24 e 30 horas semanais.

Todas as vagas oferecem benefícios institucionais, como auxílio-transporte, alimentação conforme acordo coletivo de trabalho e jornada, clube de benefícios com descontos em estabelecimentos parceiros, abono semestral e folga no mês de aniversário.

Médico cirurgião vascular

Edital nº 009/2026 prevê cadastro reserva para médico cirurgião vascular. A remuneração bruta é de R$ 16.030,94, com carga horária mínima de 24 horas semanais.

Para participar do processo seletivo, o candidato deve possuir graduação em medicina com diploma reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), registro no Conselho Regional de Medicina (CRM) e residência médica concluída ou em fase de conclusão até março deste ano, ou título de especialista em cirurgia bascular emitido pela Associação Médica Brasileira (AMB) ou pela Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular. Também é exigida experiência mínima de seis meses como médico cirurgião vascular.

Médico neonatologista

Edital nº 010/2026 destina-se à seleção de médico neonatologista, com remuneração bruta de R$ 18.115,68 para carga mínima de 24 horas semanais.

Entre os requisitos obrigatórios estão graduação em medicina reconhecida pelo MEC, registro no CRM e residência médica ou título de especialista em pediatria.

Também é exigida experiência mínima de seis meses como médico neonatologista, atuação em centro obstétrico com recém-nascidos de alto risco e experiência em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTI Neonatal).

Médico anestesiologista

Edital nº 011/2026 prevê seleção para médico anestesiologista, também com remuneração de R$ 18.115,68 para carga horária mínima de 24 horas semanais.

Os candidatos devem possuir diploma em medicina reconhecido pelo MEC, registro no CRM e residência médica ou título de especialista em anestesiologia. Também é exigida experiência mínima de seis meses na área.

Cursos de aperfeiçoamento em manejo de via aérea difícil, tratamento da dor aguda ou crônica e subespecializações em áreas da anestesiologia são considerados diferenciais no processo seletivo.

Médico rotineiro

Edital nº 012/2026 prevê cadastro reserva para médico rotineiro, com remuneração bruta de R$ 22.644,60, a maior entre os editais, para carga horária mínima de 30 horas semanais.

A função é voltada ao acompanhamento clínico de pacientes internados e à assistência hospitalar nas unidades da rede.

Para participar, é necessário possuir residência ou título de especialista em clínica médica e experiência mínima de seis meses em ambiente hospitalar de média ou alta complexidade ou em serviços de urgência e emergência.

Médico intensivista pediátrico

Edital nº 013/2026, para médico intensivista pediátrico, oferece remuneração de R$ 18.115,68 e carga mínima de 24 horas semanais.

Entre os requisitos estão residência médica ou certificação em área de atuação em medicina intensiva pediátrica emitida pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (Amib) ou pela Associação Médica Brasileira (AMB), além de experiência mínima comprovada na área.

Certificações como Pediatric Advanced Life Support (Pals) e cursos de ultrassonografia à beira do leito (Pocus) são considerados diferenciais.

Médico emergencista

Edital nº 014/2026 é destinado à seleção de médico emergencista, com remuneração de R$ 18.115,68 para carga mínima de 24 horas semanais.

Os candidatos devem possuir graduação em medicina reconhecida pelo MEC, registro no CRM e residência médica ou título de especialista em medicina de emergência emitido pela Associação Brasileira de Medicina de Emergência. Também é exigida experiência mínima de seis meses como médico emergencista.

Inscrições e validade

As inscrições para todos os processos seletivos devem ser feitas exclusivamente pelo site oficial do IgesDF, onde também estão disponíveis os editais completos e as orientações para envio da documentação.

Os processos seletivos têm como objetivo a formação de cadastro reserva. A validade das seleções varia, permitindo que o instituto convoque profissionais conforme a necessidade assistencial das unidades da rede.

Com os novos editais, o IgesDF reforça a estratégia de ampliar e qualificar o banco de profissionais da saúde, garantindo maior capacidade de resposta às demandas assistenciais da população do Distrito Federal.

Março Mais Mulher reforça visibilidade e inclusão de mulheres com deficiência no DF

Dentro da programação do Março Mais Mulher, que reúne mais de 170 ações voltadas ao fortalecimento dos direitos femininos no Distrito Federal, a Secretaria da Mulher (SMDF) participou, nesta segunda-feira (9), de um simpósio promovido pelo Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência do DF (Coddede). A iniciativa teve como foco ampliar o debate sobre inclusão, acessibilidade e políticas públicas para mulheres com deficiência.

O Coddede é um colegiado composto por representantes do poder público e entidades da sociedade civil, o que fortalece o diálogo e a construção conjunta de políticas voltadas às pessoas com deficiência no Distrito Federal. Durante o simpósio, a SMDF participou das discussões e reforçou a importância da articulação entre diferentes áreas do governo para ampliar a inclusão e garantir direitos às mulheres com deficiência. De acordo com dados apresentados no encontro, 65,1% das pessoas com deficiência no DF são mulheres, o que evidencia a necessidade de políticas públicas específicas voltadas a esse público.

“Cuidar das mulheres é uma prioridade do nosso governo”, afirma a vice-governadora Celina Leão. “Trabalhamos para fortalecer cada vez mais as políticas públicas que promovem acolhimento, respeito e oportunidades. Nosso compromisso é garantir que todas as mulheres tenham acesso aos serviços e às ações que promovem autonomia, dignidade e inclusão.”

Inclusão

A secretária da Mulher, Giselle Ferreira, apresentou os equipamentos, programas e projetos desenvolvidos pela pasta e reforçou o compromisso da secretaria com um atendimento cada vez mais inclusivo. A gestora também mostrou dados sobre os equipamentos da secretaria e falou sobre ações que têm se consolidado como diferenciais nas políticas públicas voltadas às mulheres no Governo do Distrito Federal (GDF).

“Todos os equipamentos públicos da SMDF estão preparados para atender todas as mulheres, sem exceção, incluindo aquelas com algum tipo de deficiência”, ressaltou a secretária. “Trabalhamos para garantir acessibilidade, acolhimento humanizado e atendimento qualificado, porque inclusão também significa garantir que os serviços públicos estejam preparados para todas.”

Um dos principais desafios apontados no encontro foi a empregabilidade, considerando que muitas mulheres com deficiência ainda enfrentam barreiras para ingressar e se manter no mercado de trabalho. Outro ponto destacado foi a maior vulnerabilidade dessas mulheres à violência doméstica. Dados nacionais apontam que 65,4% dos casos de violência contra mulheres com deficiência são cometidos por cuidadores ou familiares, cenário que evidencia a necessidade de ampliar a rede de proteção e os serviços especializados de acolhimento.

Ações articuladas

O presidente do Coddede, Flávio Pereira dos Santos, enfatizou a importância da articulação entre governo e sociedade civil para garantir avanços na defesa dos direitos das pessoas com deficiência.

“A atuação dos órgãos públicos é fundamental para garantir atendimento adequado a esse público, especialmente dentro da perspectiva da acessibilidade e da construção de atitudes verdadeiramente inclusivas”, enfatizou. “O diálogo com instituições como a Secretaria da Mulher é extremamente importante, porque fortalece essa pauta, amplia a inclusão das mulheres e facilita o acesso aos serviços e às políticas públicas.”

A programação também contou com a participação de mulheres com deficiência, que compartilharam experiências e reforçaram a importância da representatividade e do acesso às políticas públicas. “Quando as instituições se unem para discutir inclusão, ampliam-se as possibilidades de criar políticas públicas mais sensíveis às diferentes realidades das mulheres”, observou Ana Paula Batista, que atua em causas ligadas à deficiência física.

“Esse tipo de iniciativa também fortalece a comunicação entre as redes de atendimento e contribui para que os profissionais estejam cada vez mais preparados para acolher e atender um público diverso”, declarou Ana Paula. “Além disso, amplia o debate na sociedade e ajuda a garantir que mais mulheres tenham acesso à informação, aos serviços e aos seus direitos.”

Transparência e agilidade: TCDF lança Diário Oficial Eletrônico

0

O Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) lançará nesta terça-feira, 10 de março, o Diário Oficial Eletrônico da Corte, o DOE-TCDF, para publicação de contratos, atas de sessões, portarias, resoluções, licitações, e demais atos oficiais da Corte. A live de lançamento oficial será às 15h, no canal do Tribunal no YouTube.

O sistema, aprovado por meio de Lei Complementar (PLC) nº 1.050/2025, servirá para garantir acessibilidade, publicidade, transparência, redução de custos, além de assegurar o cumprimento da legislação em relação aos atos oficiais do TCDF. Para o presidente do Tribunal, conselheiro Manoel de Andrade, este é um marco histórico para o órgão. “Com o Diário Oficial Eletrônico, damos mais um passo importante rumo à modernização, transparência e acessibilidade das nossas publicações. O sistema reduz custos, agiliza processos e garante que qualquer cidadão possa consultar, de forma rápida e segura, os atos oficiais da Corte. Assim, garantimos nosso compromisso com uma gestão pública mais eficiente, aberta e conectada à realidade digital, com acesso à informação sem barreiras”, pontuou.

Atualmente, as publicações do TCDF são realizadas no Diário Oficial do DF. Após o lançamento do DOE-TCDF, as divulgações serão feitas concomitantemente nos dois sistemas por 30 dias. Após esse período, os atos oficiais do Tribunal serão publicados apenas no DOE, à exceção dos casos expressamente estabelecidos em lei específica, trazendo mais autonomia, agilidade e organização para os atos da Corte de Contas.

O Diário Oficial Eletrônico do TCDF ficará com acesso disponível para toda a população. Todos os documentos serão assinados digitalmente e atenderão aos requisitos do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ICP-Brasil), garantindo que o documento é emitido pelo Tribunal de Contas, que o conteúdo não sofreu alterações, que tem validade jurídica, ou seja, produz efeitos legais, e que pode ser acessado e validado em diferentes sistemas.

O sistema cumpre com o artigo 37 da Constituição Federal, que estabelece a publicidade como princípio da administração pública, e com o artigo 19 da Lei Orgânica do Distrito Federal (LODF), que reforça o dever de transparência. Além disso, segue a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), as diretrizes da Lei de Acesso à Informação (LAI) e das Normas Brasileiras de Auditoria do Setor Público (NBASP), que orientam os Tribunais de Contas a divulgarem suas ações e resultados de forma ampla e eletrônica.

Acompanhe o lançamento e conheça o Diário Oficial Eletrônico do Tribunal de Contas do Distrito Federal.

Agências do trabalhador têm vagas com salários de até R$ 3,8 mil nesta terça

0

São 555 oportunidades disponíveis para candidatos de diferentes níveis de escolaridade, com e sem experiência

As agências do trabalhador do Distrito Federal oferecem, nesta terça-feira (10), 555 vagas para quem procura um emprego. As oportunidades contemplam candidatos de diferentes níveis de escolaridade, com e sem experiência. Os salários chegam a R$ 3,8 mil.

O posto com remuneração mais alta é o de mecânico de motor a diesel, no Setor Habitacional Vicente Pires. Há uma vaga aberta e os interessados precisam ter ensino fundamental completo e experiência comprovada.

Também há oportunidades voltadas à inclusão no mercado de trabalho. Dez vagas exclusivas para pessoas com deficiência (PcD) estão abertas para o cargo de auxiliar de cozinha, na Asa Sul. A função oferece salário de R$ 1.750,68, além de benefícios, e não exige experiência nem escolaridade.

Para participar dos processos seletivos, basta cadastrar o currículo no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital (CTPS) ou ir a uma das 16 agências do trabalhador, das 8h às 17h, durante a semana. Mesmo que nenhuma das oportunidades do dia seja atraente ao candidato, o cadastro vale para oportunidades futuras, já que o sistema cruza dados dos concorrentes com o perfil que as empresas procuram.

Empregadores e empreendedores que desejem ofertar vagas ou utilizar o espaço das agências do trabalhador para as entrevistas podem se cadastrar pessoalmente nas unidades ou pelo e-mail gcv@sedet.df.gov.br. Pode ser utilizado, ainda, o Canal do Empregador, no site da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet-DF).

Obra do viaduto de Planaltina avança com implantação de vigas

0

Intervenção na BR-020 recebe investimento de R$ 45,5 milhões do GDF

Brasília, 9 de março de 2026 – A construção do viaduto de Planaltina, aguardada há anos pela população da região, entrou em uma nova fase com a instalação das vigas da estrutura. A obra é executada pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF) e recebe investimento de aproximadamente R$ 45,5 milhões do Governo do Distrito Federal (GDF). O projeto está localizado no Km 22,6 da BR-020, no entroncamento com a DF-128.

O empreendimento inclui diversas etapas de infraestrutura, como terraplenagem, pavimentação, sinalização horizontal e vertical, drenagem, paisagismo, urbanização, obras complementares e implantação de ciclovia. Também estão previstas ações voltadas à acessibilidade e contenção de encostas, além da construção da estrutura principal do viaduto.

De acordo com a diretora de Obras do DER-DF, Paula Almeida, a intervenção já superou metade do cronograma previsto. Atualmente, as equipes trabalham na concretagem das vigas travessas, etapa que antecede a instalação das vigas longarinas. Segundo ela, as 100 vigas da estrutura já estão no canteiro de obras, e cerca de 40 devem ser instaladas até o fim de março.

A diretora explicou ainda que fases importantes da obra já foram concluídas, como terraplenagem, fundações, blocos estruturais, pilares e cabeceiras. Após a finalização da estrutura do viaduto, será executada a parte viária, que inclui acessibilidade, calçadas e cerca de 1,3 quilômetro de ciclovia.

Yago Amorim comemora que poderá chegar de forma mais segura e pontualmente a compromissos

A intervenção faz parte de um conjunto de melhorias na mobilidade da região norte do Distrito Federal. O trecho recebe grande fluxo de veículos diariamente, com cerca de 90 mil motoristas circulando pela área que conecta Planaltina, Arapoanga e cidades goianas próximas, como Planaltina de Goiás e Formosa.

Além da construção do viaduto, o governo também executa a ampliação da BR-020, com a implantação de terceira faixa em ambos os sentidos da rodovia. A obra busca aumentar em cerca de 50% a capacidade de fluxo da via, considerada uma das principais ligações da região.

A ampliação prevê o alargamento de 8,6 quilômetros no sentido Sobradinho–Planaltina e de 5,7 quilômetros no sentido oposto, no trecho entre o Complexo Viário Padre Jonas Vettoraci, conhecido como Viaduto do Comper, e a DF-230. O projeto contempla três faixas de rolamento, com previsão de implantação futura de uma quarta faixa exclusiva para ônibus.

Moradores e trabalhadores da região avaliam que as intervenções podem melhorar a mobilidade e reduzir acidentes. A atendente de bar Francisca Gomes acredita que a nova estrutura deve ajudar a diminuir atrasos e tornar o trânsito mais seguro. Já o jardineiro Yago Amorim destaca que o alto fluxo de caminhões, carretas e ônibus costuma provocar congestionamentos e acidentes, situação que pode ser amenizada com a construção do viaduto.

Encontro pedagógico integra educação ambiental e patrimonial no DF

0

Formação reúne educadores e parceiros para ampliar práticas pedagógicas fora da sala de aula

Brasília, 9 de março de 2026 – A Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF) iniciou neste mês o I Encontro Pedagógico de Educação Ambiental e Educação Patrimonial, reunindo educadores, especialistas e instituições parceiras em uma agenda voltada à formação e troca de experiências. A abertura ocorreu na Escola da Natureza, localizada no Parque da Cidade Sarah Kubitschek.

O evento contou com a participação de professores das Escolas Parque da Natureza e representantes de entidades parceiras. A programação inclui palestras, atividades formativas, visitas técnicas e momentos de integração em diferentes espaços culturais e ambientais do Distrito Federal, ampliando as oportunidades de aprendizagem além do ambiente escolar.

Segundo a chefe do Núcleo de Educação Ambiental da SEEDF, Cibele Lima, a proposta do encontro é fortalecer a relação entre educação ambiental e educação patrimonial. De acordo com ela, a integração dessas áreas contribui para ampliar a compreensão sobre território, identidade, sustentabilidade e pertencimento, além de alinhar as iniciativas às políticas públicas educacionais em desenvolvimento.

Entre as atividades previstas estão visitas a diversos pontos culturais e ambientais do DF, como o Parque Ecológico Sucupira, a Estação Ecológica de Águas Emendadas, o Museu Nacional da República, o Memorial dos Povos Indígenas, o Museu do Catetinho, o Cine Brasília e o Monumento Natural Dom Bosco. Também fazem parte da programação os parques ecológicos de Águas Claras e Saburo Onoyama, além dos parques Três Meninas e Riacho Fundo.

Um dos eixos do encontro é a participação dos pontos focais das coordenações regionais de ensino (CREs), responsáveis por acompanhar e fortalecer a implementação das ações nas escolas. A iniciativa busca garantir que as atividades sejam adaptadas às realidades de cada região e tenham continuidade no cotidiano escolar.

Durante o evento, também foram apresentadas experiências pedagógicas desenvolvidas pelas escolas parque da Natureza do Núcleo Bandeirante e de Brazlândia. Entre as atividades, foi realizada uma oficina prática de reconhecimento do espaço da Escola da Natureza, marcando o início das vivências pedagógicas previstas para a semana.

A programação incluiu ainda a apresentação da cartilha do projeto Territórios Culturais, realizada pela chefe substituta do Núcleo de Memórias da Educação e Arte-Educação, Michelle Cheibub. Desenvolvida em parceria entre as secretarias de Educação e de Cultura e Economia Criativa do DF, a iniciativa incentiva o uso pedagógico de equipamentos culturais da cidade.

O projeto promove visitas mediadas com estudantes da rede pública em espaços como o Cine Brasília, o Museu do Catetinho, o Museu Nacional da República e o Memorial dos Povos Indígenas, conectando os alunos à história e ao patrimônio cultural do Distrito Federal.

O encontro também contou com a participação de representantes de instituições parceiras que desenvolvem ações com a rede pública de ensino, como a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa), a Neoenergia Brasília, a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) e o Instituto Alana. Também acompanharam a programação representantes do Jardim Botânico de Brasília, do Sesi Lab e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Durante o evento, foi anunciada ainda a abertura de uma consulta pública para receber contribuições ao documento Diretrizes Pedagógicas para Educação Ambiental. A participação está aberta até o dia 15 e convida profissionais da educação, estudantes e a comunidade escolar a colaborar com o aprimoramento do material.

Neoenergia inicia atendimento itinerante em regiões administrativas do DF

0

Ação oferece serviços presenciais e orientação à população sem necessidade de agendamento

Brasília, 9 de março de 2026 – A Neoenergia iniciou nesta segunda-feira (9) um novo ciclo de atendimento itinerante em administrações regionais do Distrito Federal. A ação segue até sexta-feira (13) e tem como objetivo ampliar o acesso da população a serviços técnicos e comerciais da distribuidora, com atendimento presencial e sem necessidade de agendamento.

Durante o período, os consumidores poderão resolver diferentes demandas relacionadas ao fornecimento de energia elétrica. Entre os serviços oferecidos estão parcelamento de débitos, troca de titularidade, solicitação de nova ligação, registro de pedidos de reparo por danos elétricos e orientações sobre segurança, consumo consciente e regularização do fornecimento.

A iniciativa faz parte da estratégia da empresa de aproximar os serviços da comunidade, levando atendimento diretamente às regiões administrativas e facilitando a solução de demandas dos clientes.

Confira o cronograma de atendimentos ao longo da semana:

Segunda-feira (9)

8h às 12h – Seduh-DF
14h às 18h – Varjão

Terça-feira (10)

8h às 14h – Santa Maria
14h às 18h – Sobradinho II

Quarta-feira (11)

8h às 12h – Sobradinho
14h às 18h – Seduh-DF

Quinta-feira (12)

8h às 12h – Núcleo Bandeirante
14h às 18h – Candangolândia

Sexta-feira (13)

8h às 12h – Sol Nascente
14h às 18h – Ceilândia

Além do atendimento itinerante, a distribuidora mantém unidades fixas nas regiões do Paranoá, Planaltina, São Sebastião, Samambaia e Lago Sul, além de sete postos localizados nas unidades do Na Hora, todos com atendimento espontâneo. A programação completa pode ser consultada no site oficial da Neoenergia.

Riacho Fundo recebe Feira do Trabalho e do Campo até sábado

0

Evento reúne cursos, oficinas e exposição de produtos da agricultura familiar e do artesanato

Brasília, 9 de março de 2026 – O Riacho Fundo sedia, entre os dias 9 e 14 de março, a Feira do Trabalho e do Campo, iniciativa voltada à qualificação profissional, geração de renda e valorização da produção local. O evento ocorre ao lado da administração regional e oferece ao público uma programação com cursos, palestras, oficinas e exposição de produtos.

Realizada durante a Semana Internacional da Mulher, a feira também destaca a participação feminina no empreendedorismo, na economia solidária e no desenvolvimento das comunidades. A proposta é ampliar oportunidades para trabalhadores urbanos e rurais, pequenos produtores, artesãos e microempreendedores da região.

Ao longo da programação, os participantes terão acesso a atividades de capacitação nas áreas de gestão de negócios, vendas, identidade visual, sustentabilidade, tecnologias sociais, economia solidária e desenvolvimento pessoal. O evento também conta com espaços para comercialização de produtos da agricultura familiar e do artesanato regional, incentivando a circulação de renda dentro da própria comunidade.

Como parte das atividades da Semana Internacional da Mulher, a programação inclui, no dia 10 de março, o Café da Manhã de Mulheres. A iniciativa tem como objetivo promover um momento de encontro e integração entre empreendedoras, trabalhadoras e lideranças locais, valorizando o protagonismo feminino e fortalecendo redes de apoio entre mulheres da comunidade.

Durante todos os dias do evento, também será realizada uma campanha solidária em apoio à população de Juiz de Fora, em Minas Gerais. A ação arrecada roupas em bom estado, alimentos não perecíveis, água potável e itens de higiene. As doações podem ser entregues nos pontos de coleta instalados na feira e na sede do Instituto Acolher.

A programação inclui ainda oficinas temáticas, palestras e apresentações culturais. No sábado (14), último dia do evento, estão previstas a entrega de certificados para participantes das atividades formativas e apresentações artísticas abertas ao público.

A Feira do Trabalho e do Campo é organizada pelo Instituto Acolher, em parceria com o programa Economia Solidária da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda do Distrito Federal (Sedet-DF), com apoio da Administração Regional do Riacho Fundo.

Serviço:

-Feira do Trabalho e do Campo
-Data: de 9 a 14 de março de 2026
-Local: Riacho Fundo – ao lado da administração regional
-Entrada gratuita

Rede de hortos medicinais do DF recebe visita de representantes internacionais

0

Iniciativa da saúde pública chamou atenção durante conferência regional da FAO em Brasília

Brasília, 9 de março de 2026 – A Rede de Hortos Agroflorestais Medicinais e Biodinâmicos (RHAMB) do Distrito Federal, localizada na Unidade Básica de Saúde (UBS) 3 da Asa Norte, na Vila Planalto, recebeu na última quinta-feira (5) a visita de representantes de um organismo internacional. A agenda ocorreu durante a realização da 39ª Conferência Regional da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) para a América Latina e o Caribe.

A iniciativa da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) chamou a atenção de autoridades estrangeiras por ser considerada uma experiência bem-sucedida nas áreas de segurança alimentar e nutrição. A visita foi realizada por integrantes do Comitê de Segurança Alimentar Mundial (CSA), que buscam exemplos concretos de políticas públicas capazes de serem replicadas em diferentes países.

Segundo a vice-presidente do CSA, Jhenifer Mojica, e a secretária do comitê, Chiara Cirulli, os hortos agroflorestais representam exatamente o tipo de projeto que pode inspirar novas políticas globais. De acordo com Cirulli, o objetivo é apresentar iniciativas práticas que demonstrem que as recomendações internacionais podem se transformar em ações reais nos territórios.

A 39ª Conferência Regional da FAO ocorreu entre os dias 2 e 6 de março, no Palácio do Itamaraty, reunindo autoridades e especialistas para discutir estratégias voltadas ao combate à fome e à promoção da segurança alimentar na América Latina e no Caribe. O CSA é considerado a principal plataforma intergovernamental dedicada ao tema, responsável por elaborar orientações políticas e recomendações baseadas em evidências científicas.

Para o gerente de Práticas Integrativas em Saúde da SES-DF, Marcos Trajano, o interesse internacional demonstra a relevância do projeto desenvolvido no Distrito Federal. Segundo ele, o reconhecimento representa a possibilidade de levar ao mundo uma contribuição construída no sistema público de saúde local.

A Rede de Hortos Agroflorestais Medicinais e Biodinâmicos foi criada por meio da Portaria nº 137, publicada em 15 de abril de 2025. O projeto incentiva o cultivo comunitário de plantas medicinais com foco no fortalecimento das práticas integrativas em saúde e na promoção do bem-estar das comunidades atendidas. O acompanhamento das ações é realizado pela Gerência de Práticas Integrativas em Saúde (Gerpis).

Desde 2018, quase 40 unidades já foram implantadas no Distrito Federal e mais de cem profissionais da rede pública foram capacitados. A expansão da iniciativa ocorre em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Brasília.