Início Site Página 119

Agências do trabalhador do DF têm vagas com salários de até R$ 3,8 mil

0

São 528 oportunidades para quem procura um emprego; postos contemplam candidatos de diferentes níveis de escolaridade, com e sem experiência

As agências do trabalhador do Distrito Federal oferecem, nesta quarta-feira (11), 528 vagas para quem procura um emprego. As oportunidades contemplam candidatos de diferentes níveis de escolaridade, com e sem experiência. Os salários chegam a R$ 3,8 mil.

O posto com maior remuneração é o de mecânico de motor a diesel, no Setor Habitacional Vicente Pires. Há uma vaga aberta e os candidatos precisam ter ensino fundamental completo e experiência prévia na função.

Já o cargo com mais oportunidades disponíveis é o de servente de obras, em Samambaia Sul, com 50 vagas. Os interessados precisam ter ensino fundamental completo, mas não há exigência de experiência.

Para participar dos processos seletivos, basta cadastrar o currículo no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital (CTPS) ou ir a uma das 16 agências do trabalhador, das 8h às 17h, durante a semana. Mesmo que nenhuma das oportunidades do dia seja atraente ao candidato, o cadastro vale para oportunidades futuras, já que o sistema cruza dados dos concorrentes com o perfil que as empresas procuram.

Garanta seu ingresso para Sesc + Axé 2026, a melhor ressaca de Carnaval do DF

0

Evento será realizado no Recantos das Emas, no dia 15/03, e vai reviver sucessos dos anos 90 e 2000 com as bandas Cheiro de Amor, Babado Novo e Terra Samba

O Serviço Social do Comércio do Distrito Federal (Sesc-DF) está com a distribuição gratuita dos ingressos para o primeiro Sesc + Axé (acesse o link no final do texto).  O evento será realizado na quadra 206 do Recanto das Emas (ao lado do Atacadão Dia a Dia), no dia 15 de março, a partir das 15 horas, e promete ser a melhor ressaca de carnaval do Distrito Federal. Será uma verdadeira celebração aos clássicos contagiantes dos anos 90 e 2000.

O público poderá cantar e dançar ao som de clássicos interpretados por Cheiro de Amor, Terra Samba e Babado Novo, nomes consagrados do gênero e que ajudaram a popularizar o estilo em todo o país.

Além das atrações nacionais, o evento também vai valorizar a cena local com apresentações da banda Macetada Pagodão e do grupo percussivo Batalá Brasília, reforçando o compromisso do Sesc-DF com a diversidade musical e o fortalecimento da produção artística regional.

Mais que um show 

Além dos grandes sucessos da música baiana, o Sesc + Axé  vai contar com praça de alimentação, monitoramento por câmeras, revista na entrada, equipe de segurança reforçada e área especial elevada destinada ao público PCD. Outra atração será o “Espaço Experiência”, com atividades gratuitas como touro mecânico, cabine de fotos 360º e distribuição de brindes.

Classificação indicativa 

 A classificação indicativa é de 16 anos. Menores não precisam de ingresso, mas só poderão entrar acompanhados dos pais ou responsáveis. Caso contrário, será exigida autorização assinada pelos responsáveis, em duas vias registradas em cartório.

Doação solidária 

No dia do evento, o Sesc-DF solicita a doação de um quilo de alimento não perecível por pessoa. As arrecadações serão destinadas ao programa Sesc Mesa Brasil, maior banco de alimentos do Distrito Federal e referência nacional no combate ao desperdício.

Somente em 2025, o programa distribuiu cerca de 2 milhões de quilos de alimentos, beneficiando mais de 112 mil pessoas mensalmente.

 Projeto de descentralização da Cultura 

O Sesc+Axé integra o projeto Sesc+Música, iniciativa da atual gestão voltada à descentralização das ações culturais, levando atrações nacionais e talentos locais às diversas regiões administrativas do Distrito Federal. A proposta é ampliar o acesso à arte, fortalecer a economia criativa e promover experiências culturais acessíveis à população.

O Sesc + Música já levou grandes atrações culturais ao Plano Piloto, Brazlândia, Ceilândia, Gama, Planaltina, Samambaia e Taguatinga. Já passaram nomes como Péricles, Iza, Diogo Nogueira, Bruno & Marrone, Israel & Rodolfo, Tribo da Periferia, Hungria, Joelma, entre outros.

O último evento foi a 3ª edição do Sesc + Sertanejo, em setembro de 2025, que reuniu cerca de 10 mil pessoas ao som de Leon Correia, Enzo e Rafael, Lia Almeida, Eduardo Costa e Edson e Hudson.

Sobre as Bandas 

  • Cheiro de Amor 

São mais de 40 anos de uma trajetória que se confunde com a história da música da Bahia. São 26 discos lançados e 4 DVD’s. Entre os grandes sucessos estão: “Vai Sacudir, Vai Abalar”, “Ficar com Você”, “Aviãozinho”, “Amassadinho” e “Pense em Mim”.

A nova vocalista é Raquel Tombesi. Ela recebeu o convite para o posto em março de 2025. Natural de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, e a cantora começou a carreira no sertanejo, mas a inquietude a levou para a energia do Axé. Se mudou para Salvador e tocou em bares e restaurantes. Em 2024, foi destaque no Carnaval da capital baiana à frente da Pimenta Nativa. Suas referências são Ivete Sangalo, Daniela Mercury, Tomate e Banda Eva.

  • Babado Novo 

Formada em 2001, a banda Babado Novo ganhou o Brasil a partir de 2003, extraindo sucessos como “Eu Fico”, “Safado, Cachorro, Sem-Vergonha”, “Bola de Sabão”, “Insolação do Coração” e “Doce Paixão”. Todas essas canções na voz de Cláudia Leite, que deixou o vocal do grupo após o Carnaval de 2008.

Desde 2012, o vocal da banda é comandado por Mari Antunes. Com ele, o grupo lançou três discos. O último, em 2022, celebrou os 20 anos da banda.

  • Terra Samba

Uma das bandas mais tradicionais do Axé Music, o Terra Samba surgiu em 1991 e  figura entre as 10 bandas brasileiras que mais venderam CD. O álbum “Terra Samba ao vivo e a cores”, lançado em 1998, vendeu cerca de 2,5 milhões de cópias.

Com lançamentos constantes, o grupo atualmente conta com cerca de 300 mil ouvintes mensais orgânicos no Spotify e tem forte presença em todas as plataformas digitais. Os vídeos da banda já foram vistos mais de 25 milhões de vezes, de acordo com números do Canal Oficial da banda no Youtube.

O último projeto foi em 2025, o EP “Resenha e Samba”, que contou com 4 faixas, sendo 3 inéditas: “Marrenta”, “Brincadeira” e “Vai deslizando”, além de “Tchaco”, lançada junto com o clipe e que foi a grande aposta para o verão.

Bandas Locais 

  • Grupo Batalá Brasília  

O Batalá Brasília integra um movimento percussivo mundial, nascido em Paris em 1997, por iniciativa do músico e bailarino José Gilberto Gonçalves dos Santos, o Mestre Giba.

Atualmente conta com 46 formações espalhadas pelo planeta, 9 discos gravados, o Batalá caracteriza-se por ser um projeto totalmente autoral, de percussão e dança, que tem no Samba Reggae o seu fundamento rítmico e na promoção e divulgação da brasilidade o seu compromisso.

Em Brasília, o Batalá atua desde 2003. São aproximadamente 100 integrantes, que se encontram regularmente para atividades de formação musical e coreográfica, e que se reciclam por meio de workshops no Brasil e em inúmeros encontros mundiais.

  • Banda Macetada Pagodão 

Com suas raízes fincadas no pagodão baiano e influências de música brasileira, a Macetada cria uma experiência musical emocionante e envolvente. Seu som é uma fusão quente de percussão pulsante, sopros marcantes e um corpo de baile arrebatador, garantindo uma atmosfera de festa em cada apresentação.

Retire aqui os Ingressos  

Os interessados precisam fazer o cadastro no site e, na sequência, preencher o formulário para retirar o ingresso. Será possível adquirir apenas duas entradas por CPF.

Importante: Para garantir conforto e segurança de todos, o acesso ao evento respeitará a capacidade do local. Por isso, é importante chegar com antecedência, já que o ingresso não assegura a entrada após a lotação.

Clique  AQUI para retirar o seu ingresso.

Casos suspeitos de dengue caem 62,4% no Distrito Federal em 2026

0

Estratégia com mosquitos Wolbachia e ações de vigilância ajudam na redução da doença

Brasília, 10 de março de 2026 – O Distrito Federal registrou 1.719 casos suspeitos de dengue nas sete primeiras semanas de 2026, número 62,4% menor que os 4.579 registros contabilizados no mesmo período do ano passado. A redução é atribuída a um conjunto de estratégias adotadas pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), com destaque para a liberação de mais de 38 milhões de mosquitos Aedes aegypti inoculados com a bactéria Wolbachia.

Conhecidos como “wolbitos”, esses mosquitos possuem menor capacidade de transmitir a dengue e têm potencial para substituir gradualmente a população original do vetor. Segundo o chefe da Assessoria de Mobilização Institucional e Social para a Prevenção de Endemias, Allex Moraes, os resultados indicam que a iniciativa tem sido bem-sucedida, já que os insetos liberados conseguiram se adaptar e se estabelecer no ambiente.

O monitoramento é feito por meio de ovitrampas, armadilhas utilizadas para capturar mosquitos e avaliar a presença da bactéria. De acordo com os dados da Secretaria de Saúde, nas dez regiões administrativas onde houve a soltura dos wolbitos, a média de mosquitos com Wolbachia já alcança 68,29% da população local de Aedes aegypti. O menor índice foi registrado na Fercal, com 53,73%, enquanto o Itapoã apresentou o maior percentual, chegando a 81,44%.

A expectativa dos especialistas é que a presença desses mosquitos continue aumentando. Isso ocorre porque o cruzamento entre insetos com Wolbachia gera novas gerações também portadoras da bactéria, enquanto a reprodução com mosquitos não inoculados tende a produzir novos wolbitos ou não gerar descendentes. A bactéria não provoca alterações genéticas e não é transmitida para humanos ou outros mamíferos.

Segundo o chefe do Núcleo de Controle Químico e Biológico, Anderson de Morais, uma vez estabelecida em determinada área, a Wolbachia tende a permanecer na população de mosquitos de forma natural, dispensando liberações contínuas ao longo do tempo.

Com o passar dos meses, a tendência é que os mosquitos com Wolbachia se espalhem gradualmente para outras regiões administrativas. Embora o Aedes aegypti tenha capacidade de voo limitada, a dispersão pode ocorrer com o auxílio involuntário de atividades humanas, como transporte de objetos e deslocamentos em veículos.

Além da dengue, o Aedes aegypti é responsável pela transmissão de outras arboviroses, como zika, chikungunya e febre amarela.

Apesar dos resultados positivos da estratégia com os wolbitos, outras medidas continuam sendo adotadas no combate às arboviroses. Em 2025, equipes de Vigilância Ambiental da SES-DF realizaram mais de 1,8 milhão de visitas domiciliares para identificar e eliminar possíveis focos do mosquito.

Entre as tecnologias utilizadas também estão a Borrifação Residual Intradomiciliar (BRI), a instalação de estações disseminadoras de larvicidas e o monitoramento com ovitrampas. Drones também têm sido empregados para identificar possíveis criadouros em locais de difícil acesso.

A vacinação contra a dengue também integra as ações de prevenção. No Distrito Federal, a imunização é aplicada em duas doses para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos. Em fevereiro deste ano, profissionais que atuam diretamente no combate ao mosquito passaram a integrar o público-alvo da vacina.

Mesmo com o avanço das estratégias, especialistas reforçam que a participação da população continua sendo fundamental para evitar a proliferação do mosquito e reduzir os casos da doença.

Brasília recebe etapa do circuito mundial de basquete 3×3 em maio

0

Competição será realizada em maio e garante vaga no World Tour da modalidade

Brasília, 10 de março de 2026 – A Federação Internacional de Basquete (Fiba) confirmou a realização de duas etapas do circuito internacional de basquete 3×3 na América Latina em 2026, ambas no Brasil. As competições ocorrerão nas cidades de Brasília e Diadema, em São Paulo, reforçando a presença do país no calendário mundial da modalidade.

Na capital federal, o evento será o Fiba 3×3 Challenger Brasília, marcado para os dias 27 e 28 de maio, no Pátio Brasil Shopping. A competição reúne algumas das principais equipes do circuito internacional e oferece vaga para etapas do Fiba 3×3 World Tour, principal torneio mundial da categoria.

Brasília volta a receber o evento após o destaque alcançado na edição de 2025. Na ocasião, a etapa realizada na capital foi escolhida como o melhor Challenger do circuito mundial, reconhecimento que consolidou o Brasil como um importante destino para competições internacionais de basquete 3×3.

Segundo o secretário de Esporte e Lazer do Distrito Federal, Renato Junqueira, a realização do evento fortalece a posição da capital como sede de grandes competições esportivas. Para ele, a iniciativa também contribui para aproximar a população do esporte de alto rendimento.

Além de movimentar o calendário esportivo, a realização das etapas no país também impulsiona o desenvolvimento do basquete 3×3 e contribui para a preparação de atletas que buscam espaço no cenário internacional, especialmente no ciclo olímpico rumo aos Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028.

Para Maurício Souza, CEO da MCS Marketing Esportivo, empresa responsável pelos direitos do Challenger 3×3 no Brasil, sediar duas etapas do circuito da Fiba representa um reconhecimento da estrutura e do interesse do público brasileiro pela modalidade.

A segunda etapa nacional será o Fiba 3×3 Challenger Diadema, programado para os dias 31 de outubro e 1º de novembro, na cidade de Diadema, em São Paulo. O município contará com estrutura preparada para grandes eventos esportivos, incluindo centro de treinamento e uma arena com capacidade para cerca de duas mil pessoas.

Ceilândia intensifica limpeza de becos e áreas públicas

0

Ação busca melhorar segurança, mobilidade e prevenir focos do mosquito da dengue

Brasília, 10 de março de 2026 – A Administração Regional de Ceilândia, em parceria com o Serviço de Limpeza Urbana (SLU), iniciou uma operação de limpeza em becos e áreas públicas da cidade com o objetivo de melhorar a segurança, a mobilidade e as condições de vida da população.

Entre os locais atendidos estão os becos das quadras QNP 11 e QNP 15, no setor P Norte. No local, as equipes realizaram a retirada de diversos tipos de resíduos descartados irregularmente, como entulho de obras, lixo doméstico, móveis velhos e colchões.

Outro ponto beneficiado pela ação foi a área ao lado do Centro de Educação Infantil 1 de Ceilândia, também no P Norte. O espaço recebeu serviços de roçagem do mato alto e remoção de lixo, medida que contribui para aumentar a segurança de estudantes, moradores e pedestres que circulam pela região.

Além de melhorar o aspecto urbano, as ações também têm impacto direto na saúde pública. O acúmulo de lixo e vegetação alta pode favorecer a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya, além de atrair roedores e animais peçonhentos, como ratos e escorpiões.

Segundo o administrador regional de Ceilândia, o trabalho é essencial para garantir mais segurança, facilitar a circulação de pedestres e evitar problemas sanitários. Ele também destacou a importância da colaboração da população para evitar o descarte irregular de resíduos e manter os espaços públicos limpos.

Desde o início deste ano, cerca de 2,4 mil toneladas de lixo descartado irregularmente já foram recolhidas em áreas públicas da cidade. Esse tipo de resíduo também pode contribuir para alagamentos durante o período chuvoso, ao ser levado pela água até bocas de lobo, causando entupimentos e prejudicando o sistema de drenagem.

A administração regional reforça que equipes de limpeza continuam atuando diariamente em diferentes pontos de Ceilândia, mantendo frentes permanentes de trabalho para conservação urbana e prevenção de problemas ambientais e de saúde.

GDF entrega Medalha Mulher Mais Segura a cerca de 500 homenageados

0

Condecoração reconhece ações de combate à violência contra mulheres no Distrito Federal

Brasília, 10 de março de 2026 – O Governo do Distrito Federal (GDF) realizou nesta terça-feira (10) a cerimônia de entrega da Medalha Mulher Mais Segura, honraria instituída pela Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF). A condecoração reconhece pessoas que se destacaram em ações de enfrentamento à violência contra a mulher e à violência doméstica e familiar. Nesta edição, aproximadamente 500 homenageados receberam a medalha.

A iniciativa faz parte do eixo Mulher Mais Segura, integrante do programa DF Mais Seguro — Segurança Integral, que reúne políticas públicas voltadas à prevenção da violência de gênero e ao fortalecimento da rede de proteção às vítimas.

Durante a solenidade, a vice-governadora Celina Leão ressaltou a importância do acolhimento às vítimas no primeiro contato com as forças de segurança. Segundo ela, o enfrentamento à violência também passa pela mudança de cultura e pela qualificação do atendimento prestado às mulheres. De acordo com a vice-governadora, os profissionais das forças de segurança do DF participaram do curso Ressignificar, voltado ao atendimento humanizado das vítimas.

O secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar, destacou que o governo tem investido em ações de prevenção e repressão para enfrentar o problema. Ele afirmou que a mobilização da sociedade também é essencial para promover mudanças culturais e reforçar o respeito às mulheres desde a infância.

Brasília, 10 de março de 2026 – O Governo do Distrito Federal (GDF) realizou nesta terça-feira (10) a cerimônia de entrega da Medalha Mulher Mais Segura, honraria instituída pela Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF). A condecoração reconhece pessoas que se destacaram em ações de enfrentamento à violência contra a mulher e à violência doméstica e familiar. Nesta edição, aproximadamente 500 homenageados receberam a medalha.

A iniciativa faz parte do eixo Mulher Mais Segura, integrante do programa DF Mais Seguro — Segurança Integral, que reúne políticas públicas voltadas à prevenção da violência de gênero e ao fortalecimento da rede de proteção às vítimas.

Durante a solenidade, a vice-governadora Celina Leão ressaltou a importância do acolhimento às vítimas no primeiro contato com as forças de segurança. Segundo ela, o enfrentamento à violência também passa pela mudança de cultura e pela qualificação do atendimento prestado às mulheres. De acordo com a vice-governadora, os profissionais das forças de segurança do DF participaram do curso Ressignificar, voltado ao atendimento humanizado das vítimas.

O secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar, destacou que o governo tem investido em ações de prevenção e repressão para enfrentar o problema. Ele afirmou que a mobilização da sociedade também é essencial para promover mudanças culturais e reforçar o respeito às mulheres desde a infância.

Entre os homenageados está a capitã da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) Thalita Santos, de 41 anos, que atua na área de comunicação organizacional da corporação e desenvolve pesquisa de mestrado sobre políticas públicas voltadas ao enfrentamento da violência doméstica dentro da instituição. Para ela, a medalha representa o reconhecimento do trabalho desenvolvido por profissionais dedicados ao combate desse tipo de crime.

A capitã ressaltou que situações de violência contra a mulher fazem parte da rotina das forças policiais, não apenas nas unidades especializadas, mas também em ocorrências atendidas no cotidiano do policiamento.

Outra homenageada foi Flávia Portela, que atua há mais de duas décadas em iniciativas da sociedade civil voltadas à segurança comunitária e à prevenção da violência. Ela participa dos Conselhos Comunitários de Segurança e integra a diretoria do Centro de Estudos para o Desenvolvimento da Cidade, ligado ao Instituto Nossa Marca. Flávia também atua no projeto Elas com Elas, iniciativa que promove ações de prevenção à violência e apoio à inserção de mulheres no mercado de trabalho.

Segundo ela, o reconhecimento reforça a importância da participação da sociedade civil no enfrentamento da violência de gênero e na construção de políticas públicas voltadas à proteção das mulheres.

Instituída pelo Decreto nº 46.243, de 9 de setembro de 2024, a Medalha Mulher Mais Segura é uma honraria permanente da SSP-DF criada para reconhecer serviços relevantes e boas práticas no combate à violência contra a mulher.

A entrega da condecoração ocorre em meio à ampliação das políticas públicas voltadas à prevenção da violência e ao fortalecimento da rede de proteção no Distrito Federal. Entre as iniciativas estão o atendimento da Casa da Mulher Brasileira, em Ceilândia, o programa de acompanhamento a vítimas de violência doméstica da Polícia Militar e ações de capacitação e geração de renda desenvolvidas nos espaços ProMulher.

Sandro Avelar, secretário de Segurança Pública do DF, e Celina Leão, vice-governadora | Foto: Luh Fiuza/VGDF

Entre os homenageados está a capitã da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) Thalita Santos, de 41 anos, que atua na área de comunicação organizacional da corporação e desenvolve pesquisa de mestrado sobre políticas públicas voltadas ao enfrentamento da violência doméstica dentro da instituição. Para ela, a medalha representa o reconhecimento do trabalho desenvolvido por profissionais dedicados ao combate desse tipo de crime.

A capitã ressaltou que situações de violência contra a mulher fazem parte da rotina das forças policiais, não apenas nas unidades especializadas, mas também em ocorrências atendidas no cotidiano do policiamento.

Outra homenageada foi Flávia Portela, que atua há mais de duas décadas em iniciativas da sociedade civil voltadas à segurança comunitária e à prevenção da violência. Ela participa dos Conselhos Comunitários de Segurança e integra a diretoria do Centro de Estudos para o Desenvolvimento da Cidade, ligado ao Instituto Nossa Marca. Flávia também atua no projeto Elas com Elas, iniciativa que promove ações de prevenção à violência e apoio à inserção de mulheres no mercado de trabalho.

Segundo ela, o reconhecimento reforça a importância da participação da sociedade civil no enfrentamento da violência de gênero e na construção de políticas públicas voltadas à proteção das mulheres.

Instituída pelo Decreto nº 46.243, de 9 de setembro de 2024, a Medalha Mulher Mais Segura é uma honraria permanente da SSP-DF criada para reconhecer serviços relevantes e boas práticas no combate à violência contra a mulher.

A entrega da condecoração ocorre em meio à ampliação das políticas públicas voltadas à prevenção da violência e ao fortalecimento da rede de proteção no Distrito Federal. Entre as iniciativas estão o atendimento da Casa da Mulher Brasileira, em Ceilândia, o programa de acompanhamento a vítimas de violência doméstica da Polícia Militar e ações de capacitação e geração de renda desenvolvidas nos espaços ProMulher.

Mais de 3 mil pessoas são orientadas sobre comportamento no trânsito

0

Iniciativas incluíram atividades sobre segurança no trânsito e homenagem ao Dia da Mulher

Brasília, 10 de março de 2026 – O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) realizou, entre sexta-feira (6) e domingo (8), uma série de ações educativas que alcançaram 3.012 pessoas em diferentes regiões do DF. As atividades combinaram orientações sobre segurança viária com homenagens ao Dia Internacional da Mulher.

Na sexta-feira e no sábado, equipes de educação de trânsito participaram de três eventos em Santa Maria: Rosas de Aço, promovido pela Polícia Rodoviária Federal, o projeto Cuide-se + e uma ação comunitária organizada pela administração regional. Com apresentações teatrais e abordagens educativas, cerca de 650 pessoas receberam orientações sobre comportamento seguro no trânsito.

Também na sexta-feira, educadores do Detran-DF promoveram atividades lúdicas em instituições de ensino. Alunos das escolas classe 13 e 16 de Taguatinga e do Centro de Educação da Primeira Infância (Cepi) Flor de Pequi, em Ceilândia, participaram de sessões de teatro e contação de histórias. Ao todo, 355 estudantes receberam orientações sobre circulação segura nas vias públicas, comportamento adequado dentro dos veículos e uso responsável de bicicletas.

O programa Bike em Dia esteve no Paranoá na sexta-feira e no sábado, com palestras voltadas à manutenção básica de bicicletas e segurança no trânsito. A iniciativa atendeu 297 ciclistas.

Outra ação realizada foi o projeto Rolê Consciente, que ocorreu em bares de Taguatinga na sexta-feira. A atividade abordou 450 pessoas com orientações sobre os riscos de dirigir sob efeito de álcool. A programação contou com palestra educativa, intervenções artísticas com os MCs do Trânsito Seguro e distribuição de material informativo sobre a Lei Seca.

No sábado, no Riacho Fundo II, motociclistas e ciclistas que atuam como entregadores por aplicativo participaram do projeto Pneu Seguro. A iniciativa orientou 110 trabalhadores sobre a importância de manter os pneus em boas condições para garantir a segurança nas vias.

Como parte das ações em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, o Detran-DF realizou na sexta-feira uma blitz educativa no estacionamento da Funarte. A atividade reuniu ações do programa Pneu Seguro, distribuição de materiais informativos e apresentações artísticas com repentistas, alcançando cerca de 150 participantes.

Encerrando a programação, no domingo (8), foi realizada a 21ª edição do Circuito Passeio de Bike Detran nas Regiões Administrativas. A edição especial em homenagem ao Dia Internacional da Mulher ocorreu no Paranoá e reuniu aproximadamente mil ciclistas de diferentes idades.

GDF participa do 1º Encontro da Empregabilidade Feminina na Câmara

0

Para a vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão, a autonomia econômica é uma das principais portas de saída para mulheres em situação de violência doméstica e familiar

Nesta segunda-feira (9), a Secretaria da Mulher do Distrito Federal (SMDF) participou do 1º Encontro da Empregabilidade Feminina, realizado na Câmara dos Deputados. Durante o evento, a Assessoria Especial de Empregabilidade para a Mulher da pasta apresentou palestra a servidores e gestores de contrato para dialogar sobre a parceria firmada por meio do Acordo de Cooperação Técnica nº 179/2025 entre a SMDF e a Câmara.

Desde o início da atual gestão, a Secretaria da Mulher do DF também tem fortalecido a empregabilidade feminina por meio de 14 acordos de cooperação técnica. As parcerias já garantiram emprego formal a 365 mulheres vítimas de violência, acompanhadas por equipes multidisciplinares formadas por psicólogos, pedagogos e assistentes sociais.

Para a vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão, a autonomia econômica é uma das principais portas de saída para mulheres em situação de violência doméstica e familiar. “Uma mulher com emprego, renda e independência financeira tem mais condições de se libertar de relações abusivas e recomeçar a vida com dignidade. Essa ação fortalece uma política pública que salva vidas”, afirmou.

Os acordos de cooperação técnica (ACTs) estabelecem que contratos de serviços contínuos com dedicação exclusiva de mão de obra reservem entre 2% e 8% das vagas para mulheres em situação de violência doméstica e familiar. Um desses acordos foi assinado em dezembro de 2025 pela secretária da Mulher do DF, Giselle Ferreira, e pelo primeiro-secretário da Câmara dos Deputados, deputado Carlos Veras, garantindo a reserva mínima de 2% das vagas em contratos de terceirização para mulheres atendidas pela SMDF.

A secretária da Mulher do DF, Giselle Ferreira, apresentou os principais aspectos da política de empregabilidade voltada a mulheres em situação de violência doméstica e familiar e destacou os equipamentos e serviços oferecidos pela pasta. “Este encontro representa um passo importante para ampliar oportunidades e construir novos caminhos para mulheres do Distrito Federal. Sabemos que a violência contra a mulher não é apenas física ou psicológica; muitas vezes, ela também está associada à dependência financeira. Por isso, a Secretaria da Mulher tem trabalhado para transformar essa realidade”, acrescentou.

Além das mulheres em situação de violência doméstica, os acordos também contemplam a inclusão de outros grupos em vulnerabilidade, como mulheres em situação de rua, pessoas trans e travestis, quilombolas, indígenas e refugiadas. A iniciativa integra as políticas do Governo do Distrito Federal voltadas à promoção da autonomia econômica e ao fortalecimento da rede de proteção às mulheres.

Fenômeno do delivery, Aquela Parmê ganha endereço próprio e amplia experiência gastronômica

0

Consagrada no iFood com unidades que atendem Asa Sul, Asa Norte, Lago Sul e Águas Claras, a marca abre as portas na 114 Norte unindo a conveniência da entrega ao frescor do preparo na hora

Atendendo a pedidos antigos dos clientes, a Aquela Parmê decidiu dar um novo passo e inaugurar sua primeira loja física. Conhecida pelo funcionamento focado no delivery, a mudança surgiu de forma espontânea a partir da demanda do próprio público, que desejava vivenciar a proposta gastronômica também em um ambiente presencial.

Consumidores passaram a solicitar um espaço para encontros, desde almoços em família até comemorações especiais. A abertura do salão, portanto, nasce como resposta direta a quem já consumia em casa e buscava uma experiência mais completa, capaz de transformar a refeição em momento de convivência.

A nova unidade foi planejada para oferecer conforto e atendimento à mesa. O cardápio tradicional permanece, mas a proposta evolui para ampliar a vivência gastronômica. Além das parmegianas, o cliente encontra petiscos, opções para harmonização e um ambiente propício para confraternizações, encontros e celebrações.

O espaço físico marca a transição de uma operação essencialmente digital para uma experiência presencial sem perder a essência que consolidou a marca entre os pedidos mais recorrentes da capital federal. A eficiência e a agilidade que caracterizam o delivery agora se somam à atmosfera de permanência e acolhimento do salão.

Um dos grandes diferenciais da nova fase está no preparo imediato dos pratos. Feitos no momento do pedido, o empanado e os acompanhamentos chegam à mesa com textura acentuada e temperatura ideal, potencializando aroma, crocância e sabor. A proposta valoriza o frescor e oferece uma experiência sensorial mais intensa do que a já conhecida pelos clientes.

A ampliação do cardápio inclui também uma seleção de vinhos pensada para harmonização, reforçando a vocação do espaço tanto para encontros cotidianos quanto para jantares especiais e happy hours.

Mesmo com o novo endereço em Brasília, a marca mantém sua forte presença digital, operando via plataforma de entrega nas regiões onde já atua. Assim, o público pode escolher entre o conforto de casa ou a experiência completa no restaurante.

O menu segue o cardápio digital oficial, reunindo as tradicionais parmegianas e opções complementares disponíveis no salão.

A loja funcionará até as 23h, e a unidade foi instalada na quadra 114 Norte

Serviço: Aquela Parmê – Unidade Asa Norte
Endereço: Asa Norte Comércio Local Norte 114, Loja 60, Parte A
Funcionamento: todos os dias, inclusive feriados
Delivery: Asa Sul, Asa Norte, Lago Sul e Águas Claras
Contato: (61) 99929-4541 (somente whatsapp)

Terceiro lote do Cartão Uniforme Escolar para novos beneficiários é creditado

0

O novo lote contempla alunos cujos responsáveis retiraram o cartão, mas ainda não haviam recebido o crédito

A Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF) creditou, nesta segunda-feira (9), o terceiro lote do Cartão Uniforme Escolar, favorecendo 6.919 estudantes. O novo lote atende a alunos cujos responsáveis retiraram o cartão, mas ainda não haviam recebido o crédito. Neste ano, o Programa deve beneficiar, ao todo, 412 mil alunos, com 2.800.000 peças do uniforme escolar em 656 escolas, totalizando um investimento total de R$ 113.196.000.

O recurso é destinado a todos os estudantes regularmente matriculados na rede pública de ensino até 2025. Não há critério de renda, o que garante um crédito de R$ 282,99, por aluno para a compra de uniformes nas malharias credenciadas do DF. Nos casos das famílias com mais de um estudante contemplado, será emitido apenas um cartão por responsável, reunindo o valor total dos créditos.

A subsecretária de Apoio às Políticas Educacionais (Suape) da SEEDF, Fernanda Mateus, explica a importância da atenção com os prazos e com o uso correto do benefício. “Os pais e responsáveis devem ficar atentos ao cronograma e aos prazos para a retirada dos cartões. Após a entrega, é importante lembrar que o desbloqueio dos créditos deve ser feito pelo aplicativo BRB Social para que o benefício possa ser utilizado normalmente.”

O recurso é destinado a todos os estudantes regularmente matriculados na rede pública de ensino até 2025 | Foto: André Amendoeira/SEEDF

 

Cada estudante tem direito às sete peças que compõem o uniforme escolar: três camisetas de manga curta, duas bermudas, uma calça e um casaco. É importante ressaltar que a concessão ocorre de forma automática, desde que os dados cadastrais do estudante e do responsável estejam atualizados na secretaria da respectiva escola. O Cartão Uniforme Escolar amplia a autonomia das famílias, facilita o planejamento das compras e contribui para a organização do início do ano letivo.

O programa funciona de forma semelhante ao Cartão Material Escolar e outros benefícios sociais, garantindo mais autonomia, agilidade e respeito às necessidades de cada família.

Após o crédito ser liberado, o responsável pode comprar as peças do uniforme em qualquer loja credenciada pela Secretaria de Desenvolvimento Social do Distrito Federal (Sedes-DF). As lojas terão máquinas habilitadas pelo BRB para garantir a segurança da compra. Lembrando que o cartão só pode ser usado para adquirir o kit do uniforme escolar.

Colégios Cívico-Militares

Para os Colégios Cívico-Militares, a previsão é que o primeiro lote seja creditado no dia 24 de março. Em 2026, a SEEDF atenderá a 29.733 estudantes das 25 escolas de gestão compartilhada, com 208.131 peças do uniforme escolar, somando um investimento de R$ 5.064.973,70.