Vagas são para enfermeiros e técnicos com atuação em unidades intensivas
Brasília, 31 de março de 2026 — O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF) abriu inscrições para processos seletivos simplificados voltados à formação de cadastro reserva em unidades de terapia intensiva neonatal. As oportunidades são destinadas a enfermeiros e técnicos de enfermagem, com carga horária mínima de 36 horas semanais.
As inscrições começaram na segunda-feira (30) e seguem até as 23h59 do dia 5 de abril, sendo realizadas exclusivamente pelo site oficial do instituto.
Para o cargo de técnico de enfermagem em UTI neonatal (Edital nº 021/2026), a remuneração bruta é de R$ 3.123,57. Os candidatos devem possuir formação técnica reconhecida pelo MEC, registro no Conselho Regional de Enfermagem (Coren) e experiência mínima de seis meses na área. Cursos complementares em atendimento ao trauma, suporte avançado de vida pediátrico e terapia intensiva são considerados diferenciais.
Já para o cargo de enfermeiro em UTI neonatal (Edital nº 022/2026), a remuneração é de R$ 4.894,57. Entre os requisitos estão graduação em enfermagem, registro ativo no Coren, pós-graduação na área de UTI neonatal ou pediátrica e experiência mínima de seis meses na função. Certificações como suporte avançado de vida pediátrico também são valorizadas.
Além da remuneração, os editais preveem benefícios como auxílio-transporte, alimentação conforme acordo coletivo, clube de vantagens, abono semestral e folga no mês de aniversário.
A seleção visa reforçar o atendimento nas unidades neonatais administradas pelo instituto, ampliando a capacidade de resposta e a qualidade da assistência prestada aos recém-nascidos na rede pública de saúde do Distrito Federal.
Evento reuniu 104 representantes e apresentou ações, auditorias e novo modelo de maturidade na gestão pública
A Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF) realizou, na quinta-feira (26), a 6ª Reunião dos Comitês Internos de Governança Pública do Distrito Federal, no auditório do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF). O encontro reuniu 104 representantes dos comitês dos órgãos do Distrito Federal, consolidando-se como um importante espaço de comunicação em rede e de fortalecimento da governança.
O subcontrolador interino de Governança e Compliance da CGDF, Alisson Melo, destacou a importância da reunião: “É um espaço fundamental para o alinhamento de diretrizes entre órgãos e entidades do Distrito Federal no âmbito da política de governança”.
Durante a programação, o coordenador de Auditoria de Riscos e Integridade da CGDF, Robson Lopes, apresentou o Plano Operacional das Ações de Controle (Poac). Também foram apresentados os resultados da auditoria realizada pelo Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF), em 2025, sobre o tema. Na ocasião, foi destacada a Resolução Cgov nº 15/2026, que estabelece orientações e institui rotina de acompanhamento para o fortalecimento da gestão de riscos nos órgãos e entidades do Poder Executivo do Distrito Federal.
Durante o evento, foi apresentado o Modelo Distrital de Maturidade em Governança Pública (MDM), atualmente em desenvolvimento por grupo de trabalho designado pelo Conselho de Governança Pública. O modelo consiste em uma ferramenta de autoavaliação que permitirá aos órgãos da administração direta, autárquica e fundacional identificar seu grau de maturidade nas dimensões Ambiental (A), Social (S) e Governança (G), com base nas práticas previstas no Modelo de Governança Pública do DF.
O MDM não tem como finalidade promover ranking entre os órgãos do GDF, pois cada instituição terá acesso apenas à sua própria nota, enquanto os dados agregados serão utilizados pelo Conselho de Governança Pública para a definição de diretrizes que incentivem o avanço da maturidade em governança.
“O objetivo é mapear o estágio atual de cada órgão em relação aos mecanismos e práticas de governança e sustentabilidade, bem como identificar oportunidades de aprimoramento, gerando um diagnóstico institucional”, destacou a coordenadora de Governança da CGDF, Barbara Maciel.
A reunião contou também com a presença do secretário-executivo Alecxandro Pinho Carreiro, da Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob-DF), que aderiu recentemente ao Modelo de Governança Pública do DF, por meio de consultoria realizada pela Subcontroladoria de Governança e Compliance da CGDF, evidenciando o compromisso com o fortalecimento das boas práticas de governança pública no Distrito Federal.
O encontro ajudou a alinhar ações entre os órgãos e a dar mais clareza aos próximos passos da governança no DF.
Evento será no dia 13 de abril, na sede do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, em Salvador. O projeto da Revista Justiça & Cidadania visitará outras capitais em 2026
A Revista Justiça & Cidadania promove, no dia 13 de abril, a 11ª edição da Caravana Nacional da Cooperação Judiciária, com início às 9h, no Auditório Desembargadora Olny Silva, na sede do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA), em Salvador.
O evento contará com a participação, entre outras autoridades, do corregedor nacional de Justiça, ministro Mauro Campbell Marques; do presidente do TJBA, desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano; do diretor-geral da Universidade Corporativa Ministro Hermes Lima (Unicorp-TJBA), desembargador Geder Luiz Rocha Gomes; da supervisora do Núcleo de Cooperação Judiciária do TJBA, desembargadora Lisbete Teixeira; da supervisora do Fórum Nacional do Judiciário para a Saúde (Fonajus) do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), conselheira Daiane Nogueira de Lira; e da juíza auxiliar da Vice-Presidência do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Daniela Madeira, sendo as duas últimas coordenadoras acadêmicas da Caravana. O Fonajus e a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) são apoiadoras do projeto.
Com duração prevista de quatro horas, o evento oferecerá certificado de participação aos inscritos, podendo ser utilizado para fins de comprovação de atividades acadêmicas e complementares. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas por meio do link ao final deste texto.
Sobre a Caravana
A Caravana é uma iniciativa voltada à sensibilização de magistrados, chefes de gabinete e assessores jurídicos que atuam nos diversos tribunais do país sobre os efeitos negativos da litigância abusiva na sociedade. Com foco no Direito do Consumidor e nos setores mais afetados, instituições financeiras, operadoras de telecomunicações, planos de saúde e empresas aéreas , a proposta é discutir os desafios relacionados a essa prática, como a duração excessiva dos processos, os custos operacionais do Judiciário e os impactos na credibilidade do sistema de Justiça.
Após percorrer dez capitais brasileiras em 2025, Belém (PA), Recife (PE), Curitiba (PR), Maceió (AL), Goiânia (GO), João Pessoa (PB), Vitória (ES), Manaus (AM), Florianópolis (SC) e Fortaleza (CE) , a Caravana retoma suas atividades em 2026.
Para o presidente da Revista Justiça & Cidadania, Tiago Santos Salles, a nova etapa consolida um trabalho construído ao longo das edições realizadas no último ano. “Ao percorrer diferentes regiões do país, tivemos a oportunidade de ouvir magistrados, operadores do Direito e representantes dos setores mais afetados pela litigância abusiva. Esse diálogo permitiu identificar boas práticas e caminhos possíveis para enfrentar o problema. Neste ano, pretendemos ampliar esse espaço de escuta e cooperação institucional, com o objetivo de contribuir para soluções mais eficientes na gestão das demandas abusivas e para o aprimoramento da prestação jurisdicional.”
Ao longo de 2026, a Caravana deverá passar por outras cidades do país, estimulando o intercâmbio de experiências e estratégias voltadas ao enfrentamento da litigância abusiva e ao aperfeiçoamento da atuação do Judiciário diante do uso indevido da máquina judiciária.
Outras informações
Também participam da programação o 2º vice-presidente do TJBA e presidente do Grupo Decisório do Centro de Inteligência da Justiça Estadual da Bahia, desembargador Mário Augusto Albiani Alves Júnior; e o secretário de Justiça e Direitos Humanos do Estado da Bahia, Felipe Freitas; além de diretores e especialistas da Federação Nacional de Saúde Suplementar, da Federação Brasileira de Bancos, da Conexis Brasil Digital e da Associação Brasileira das Empresas Aéreas.
Os painéis abordarão os temas “Identificação e Monitoramento da Litigância Abusiva” e “O Impacto da Litigância Abusiva no Judiciário”.
Serviço
11ª Caravana Nacional da Cooperação Judiciária
Tribunal de Justiça do Estado da Bahia – Auditório Desembargadora Olny Silva (5ª Avenida do CAB, 560, Salvador-BA)
13 de abril, às 9h
Certificação: 4 horas de atividades complementares
Inscrições: https://www.tjba.jus.br/unicorp/siec/
Cerimônia de 230 militares formando contou com a presença da governadora Celina Leão; formação qualifica policiais militares para funções estratégicas e fortalece a atuação da corporação na segurança pública
Ao todo, 239 policiais militares concluíram o Curso de Aperfeiçoamento de Praças (CAP I/2026), da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), sendo 176 homens e 63 mulheres. A formatura, nesta segunda-feira (30), contou com a participação da governadora do Distrito Federal, Celina Leão.
“Eu tenho certeza que todos os familiares que estão aqui têm muito orgulho dos formandos. Nós também temos muito orgulho da nossa corporação. Nós temos muito orgulho desses homens e mulheres que saem todos os dias para dar suas vidas pela população”, afirmou a chefe do Executivo.
“Eu tenho certeza que todos os familiares que estão aqui têm muito orgulho dos formandos. Nós também temos muito orgulho da nossa corporação. Nós temos muito orgulho desses homens e mulheres que saem todos os dias para dar suas vidas pela população”, ressaltou a governadora Celina Leão | Fotos: Joel Rodrigues/Agência Brasília
A cerimônia ocorreu no Departamento de Educação e Cultura (DEC), no Setor Policial Sul, e contou com a presença de autoridades civis e militares, além de familiares e convidados dos formandos.
No discurso, Celina Leão ressaltou a importância da capacitação para a progressão na carreira dos militares. “Esse curso habilita esses policiais, esses homens e mulheres, para qualquer promoção que vier a ter. Este curso é muito especial, porque nós temos quase 70 mulheres que estão se formando aqui”, destacou.
Formação profissional
Solenidade ocorreu no Setor Policial Sul e contou com a presença autoridades civis e militares, além de amigos e familiares dos policiais
O Curso de Aperfeiçoamento de Praças tem como objetivo qualificar os policiais militares para o desempenho de funções estratégicas dentro da corporação, com foco no fortalecimento da liderança, da gestão operacional e da tomada de decisão.
Com 251 horas/aula, o curso foi desenvolvido nas modalidades presencial e a distância (EaD), entre 9 de fevereiro e 2 de abril. A grade curricular contemplou conteúdos técnicos, jurídicos, operacionais e administrativos.
Para a comandante-geral da PMDF, coronel Ana Paula Barros Habka, o curso é fundamental para a progressão dos policiais na carreira. “O curso hoje é especificamente para praças, então eles são terceiros-sargentos e são habilitados agora à promoção a segundo-sargento. Cada vez mais, os nossos policiais precisam se modernizar, tanto nos termos de legislação quanto na área operacional”, garantiu.
Ana Paula Barros Habka: “Cada vez mais, os nossos policiais precisam se modernizar, tanto nos termos de legislação quanto na área operacional”
O Curso de Aperfeiçoamento de Praças faz parte do sistema de ensino da PMDF e é etapa obrigatória para o ingresso no Quadro de Acesso às graduações de segundo-sargento e primeiro-sargento.
A iniciativa também integra a política permanente de valorização profissional da PMDF, alinhada às diretrizes do Governo do Distrito Federal voltadas à modernização e à eficiência da segurança pública.
Para a policial Maiellen Campo, o curso de progressão de carreira para terceiro-sargento é uma oportunidade de atualização profissional. “O policial tem que estar sempre se atualizando, assim como qualquer outra profissão. Nesse curso, nós tivemos aula de tiro, instruções de choque e de outros materiais não letais. Também instruções jurídicas, como capacitação em licitação, direito penal e processo penal”, explica a formanda.
“Nesse curso, nós tivemos aula de tiro, instruções de choque e de outros materiais não letais. Também instruções jurídicas, como capacitação em licitação, direito penal e processo penal”, explica a formanda Maiellen Campo
O ex-militar da reserva Divino Lera, de 57 anos, morador de Vicente Pires, também acompanhou a formatura e destacou o orgulho pela trajetória do filho, um dos formandos. “Meu filho está seguindo a minha carreira. Eu me sinto vitorioso, pra mim é uma honra”, comemorou.
As alterações contemplam as linhas 764.1 e 765.3, com foco no aumento da oferta, especialmente nos horários de maior demanda
Os moradores do Itapoã Parque que utilizam o transporte público terão reforço no serviço a partir desta terça-feira (31), com ampliação de viagens e adequação de horários para melhor atendimento.
As mudanças contemplam as linhas 764.1 (Itapoã Parque/Rodoviária do Plano Piloto) e 765.3 (Itapoã Parque/W3 Norte-Sul), com foco no aumento da oferta, especialmente nos horários de maior demanda.
Para o secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves, as alterações representam um avanço importante para a região: “Estamos ampliando a oferta de viagens e ajustando os horários com base na demanda real dos usuários. O objetivo é garantir mais comodidade, reduzir o tempo de espera e oferecer um serviço cada vez mais eficiente para quem depende do transporte público no Itapoã Parque”.
Mais viagens durante a semana
Na linha 765.3, que liga o Itapoã Parque à W3 Norte-Sul, serão incluídos novos horários nos dias úteis. A ida será reforçada às 5h e a volta, às 16h.
Já a linha 764.1, com destino à Rodoviária do Plano Piloto, também terá a operação ampliada. Entre as novidades estão a inclusão do horário das 7h30, na ida, e das 16h, no retorno, além da reorganização dos demais horários ao longo do dia.
Viagens aos sábados
Outra novidade é a criação de viagens aos sábados nas duas linhas, ampliando o atendimento à população também no fim de semana.
A linha 764.1 contará com saídas do Itapoã Parque às 5h, 5h50, 6h20 e 7h20, com retornos às 16h30, 17h, 17h30 e 18h.
Já a linha 765.3 terá partidas às 5h30 e 6h30, com horários de volta às 16h40 e 18h.
O cineasta e produtor cultural Walter Sarça aborda a cultura do vestir como linguagem, poder e memória no Pontão Voar, no Gama
Estão abertas até o sábado, 4 de abril, as inscrições gratuitas à Oficina “O Imaginário das Indumentárias”, com o cineasta, colagista e produtor cultural Walter Sarça. As atividades serão realizadas presencialmente, nos sábados, 04 e 11 de abril, das 13h30 às 18h, na sede do Instituto Voar Cultural (SMA Conjunto K Lote 05, na entrada do Pró-DF, Gama).Informações pelo Instagram @pontaovoar
A oficina integra a 2ª etapa das Oficinas Criativas, do ciclo formativo gratuito do Pontão Popular e Periférico Voar, que reúne seis cursos de 10 horas cada, voltados à indumentária e à cultura popular brasileira. Os participantes podem se inscrever em módulos individuais ou acompanhar todo o percurso, recebendo certificado de 10 horas por oficina concluída.
O projeto é realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB-DF) e é fruto de um Termo de Cooperação Cultural firmado entre o Instituto Voar Cultural, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF (SECEC-DF) e o Ministério da Cultura, no âmbito da Política Nacional de Cultura Viva.
O Imaginário das Indumentárias – Estudo da indumentária como linguagem social, histórica e cultural, em perspectiva imagética, global, cronológica, sociossemiótica e antropológica. Análise do vestir como construção de narrativas sobre poder, crença, trabalho, gênero, classe e identidade, dos primórdios às dinâmicas contemporâneas da moda e da publicidade. Percurso pelas ancestralidades orientais e ocidentais, migrações, guerras, ritos e transformações sociais, observando tensões entre rural e urbano, diurno e noturno, infantil e adulto, sacro e profano. Investigação das artes — do teatro ao cinema, da dança à ópera, das artes visuais às HQs e à cultura de rua — como territórios de invenção simbólica.Com imagens, vídeos, estudos de caso e “arquivos vivos” do ministrante, a oficina articula análise, dinâmicas, pesquisa, debate, e experimentação prática. Mais do que estudar roupas, propõe formar um olhar crítico e sensível, capaz de compreender a indumentária como documento histórico, dispositivo estético e tecnologia cultural em permanente transformação.
Walter Sarça – Cineasta, colagista, oficineiro e produtor cultural gamense, estuda o imaginário, a criatividade e negócios criativos, que aplica em seus escritos, e obras em geral, como poesia, performances, colagens e audiovisual. Mora no Gama-Df, onde atua desde 1993. Realiza serviços de videomaker/storytelling, onde compõe narrativas de negócios criativos. Formado em artes cênicas e gestão cultural, pula o muro para a linguagem cinematográfica rústica. Coordena o Coletivo Vratia, onde realiza ações, eventos e obras cinematográficas, como ‘O Livro das Horas’, ‘O Espelho de Ébano’, ‘Espinha de Peixe’, ‘A História da Terra’ e ‘Cinema do Povo’.
Oficinas
As atividades do Curso de “Indumentárias para a Cultura Popular” são presenciais sempre aos sábados, das 13h às 18h, na sede do Instituto Voar Cultural, no Gama. A formação será realizada entre março e maio de 2026 e oferecerá 60 horas de oficinas práticas, divididas em seis módulos de 10 horas cada, conduzidos por diferentes oficineiros com experiência em manifestações culturais populares. Cada módulo será realizado ao longo de dois sábados consecutivos, promovendo encontros de criação, experimentação e troca de saberes entre mestres da cultura e participantes da comunidade. Tudo 100% gratuito, aberto a toda a comunidade e sem pré-requisitos.
As atividades são realizadas no Espaço Voar Cultural (SMA Conjunto K Lote 05, na entrada do Pró-DF, Gama). Cada oficina aborda um aspecto específico das manifestações populares brasileiras, explorando música, figurino, adereços e símbolos presentes em festas, cortejos e expressões artísticas comunitárias.
Para o coordenador-geral do projeto, Jairo Mendonça, esta etapa amplia o debate ao tratar a indumentária como campo de pensamento e criação.
“Essa oficina provoca um deslocamento importante. A pessoa deixa de ver a roupa como algo superficial e passa a entender que ali existem camadas de história, de disputa, de identidade. É um convite para pensar, mas também para criar com mais consciência e profundidade”, afirma Jairo.
Cronograma das próximas oficinas
18 e 25 de abril
Oficina de Indumentária Cultural
Formadora: Tetê Alcandida
02 e 09 de maio
Oficina Carnavalesca – Adereços e Indumentárias
Formador: Rafael Siqueira
16 e 23 de maio
Oficina de Estandarte na Cultura Popular
Formador: Aguinaldo Algodão
Conselho Gestor do Pontão Popular e Periférico Voar
A gestão do projeto é compartilhada por um Conselho Gestor, formado por Pontos de Cultura da rede de atuação do Pontão, garantindo participação coletiva e articulação em rede. Integram o Conselho Gestor: Ciarticum, Menino de Ceilândia, Instituto Voar Cultural, Invenção Brasileira e Mamulengo Sem Fronteiras.
O Conselho atua no planejamento, acompanhamento, mobilização, articulação em rede e avaliação das ações do Pontão.
Serviço:
O quê: Oficina Gratuita “O Imaginário das Indumentárias” com Walter Sarça
Quando:Sábados, 04 e 11 de abril de 2026, das 13h30 às 18h
Onde: Instituto Voar Cultural (SMA Conjunto K Lote 05 – entrada do Pró-DF – Gama)
Informações: @pontaovoar
O projeto é realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB-DF), em parceria com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF e o Ministério da Cultura, no âmbito da Política Nacional de Cultura Viva.
São, ao todo, 534 oportunidades, que contemplam candidatos de diferentes níveis de escolaridade, com e sem experiência
As agências do trabalhador do Distrito Federal oferecem, nesta terça-feira (31), 534 vagas para quem procura um emprego. As oportunidades contemplam candidatos de diferentes níveis de escolaridade, com e sem experiência. Os salários chegam a R$ 3,5 mil.
O posto com maior remuneração é o de gerente de restaurante, no Guará. Os interessados devem ter ensino médio completo, mas não há exigência de experiência.
Outros dois cargos destacam-se pela quantidade de vagas oferecidas, com 30, cada: operador de caixa, no Guará, e repositor em supermercados, em Sobradinho. O primeiro exige ensino médio completo, enquanto o segundo cobra ensino fundamental completo. Ambos dispensam experiência e oferecem salários de R$ 1.621.
Para participar dos processos seletivos, basta cadastrar o currículo no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital (CTPS) ou ir a uma das 16 agências do trabalhador, das 8h às 17h, durante a semana. Mesmo que nenhuma das oportunidades do dia seja atraente ao candidato, o cadastro vale para oportunidades futuras, já que o sistema cruza dados dos concorrentes com o perfil que as empresas procuram.
Empregadores e empreendedores que desejem ofertar vagas ou utilizar o espaço das agências do trabalhador para as entrevistas podem se cadastrar pessoalmente nas unidades ou pelo e-mail gcv@sedet.df.gov.br. Pode ser utilizado, ainda, o Canal do Empregador Canal do Empregador, no site da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet-DF).
Iniciativa leva gabinete móvel e serviços públicos às regiões administrativas; cerimônia de lançamento contou com assinatura de 17 documentos, incluindo ordens de serviço para obras de zeladoria e infraestrutura
A governadora Celina Leão lançou, nesta segunda-feira (30), no Itapoã, o programa GDF na Sua Porta, ao lado de secretários de governo. A iniciativa tem como objetivo aproximar a administração pública da população, por meio da instalação de um gabinete móvel itinerante e da oferta descentralizada de serviços diretamente nas regiões administrativas. Foi a primeira agenda da chefe do Executivo após a transferência oficial do cargo, na Câmara Legislativa.
“É o governo indo até a cidade, fazendo um diagnóstico, ouvindo os nossos administradores em uma ação conjunta. Estão todos unidos aqui pra fazer uma grande entrega”, destacou a governadora. “Durante 15 dias, o programa vai ficar aqui com a população do Itapoã ouvindo, fazendo todo um diagnóstico, vendo se faltou alguma coisa que a gente poderia fazer”, acrescentou.
Celina Leão: “É o governo indo até a cidade, fazendo um diagnóstico, ouvindo os nossos administradores em uma ação conjunta” | Fotos: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília
Já como resultado da iniciativa, Celina Leão assinou, na cerimônia de lançamento, 17 documentos, sendo 15 ordens de serviço para obras de zeladoria e infraestrutura no Itapoã. As intervenções contemplam diversas áreas e incluem, por exemplo, construção de calçadas, reforma de sete pontos de encontro comunitários (PECs) e intervenções na rede de iluminação pública, bem como a instalação de 45 novas luminárias.
Após as assinaturas, a governadora visitou cinco pontos que receberão as obras autorizadas nesta segunda-feira: a estrutura que será adaptada para virar uma Unidade Básica de Saúde (UBS), no Itapoã Parque; um campo sintético, também no Itapoã Parque; a Avenida Del Lago, que receberá um recapeamento; a marginal da DF-250, que ganhará vagas de estacionamento; e a área onde será instalado um parquinho infantil, na Avenida Brasil. “São ações que fazem parte do dia a dia da população, que nós estamos escutando, tomando providência e realmente fazendo, como nós fizemos aqui na data de hoje”, reforçou a chefe do Executivo.
Como vai funcionar
O programa GDF na Sua Porta tem como objetivos ouvir a população sobre as demandas de cada região administrativa, atender prioridades sociais, atuar de forma articulada com órgãos e entidades do Distrito Federal para trazer soluções eficientes das necessidades locais e encaminhar aos órgãos competentes as solicitações que exigirem providências posteriores.
O programa ficará 15 dias em cada RA visitada e atenderá demandas levantadas pela comunidade
A iniciativa oferta serviços públicos itinerantes, por meio de gabinetes móveis, além da realização de mutirões integrados, com atendimentos de saúde, cadastro social, serviços do Na Hora, da Defensoria Pública, delegacia móvel e outras ações essenciais.
O secretário de Governo, José Humberto Pires de Araújo, explicou que o programa amplia o alcance de iniciativas anteriores ao integrar diferentes áreas da administração pública em uma atuação conjunta e planejada. “Vai funcionar com todos os órgãos integrados, trazendo mais do que aquela assistência que já era feita, com muita competência. Agora, estamos incorporando ações de outras áreas e ampliando a presença das secretarias”, afirmou.
Segundo ele, o planejamento é baseado nas demandas já registradas pela população, além de criar espaço para novas solicitações. Ele também detalhou que a atuação nas regiões administrativas será dividida em etapas. “A governadora permanece por dois dias em cada cidade, mas o governo segue com as ações por até 15 dias, dando continuidade ao trabalho iniciado.”
Moradores da região aproveitaram a oferta de serviços do GDF. Foi o caso do cozinheiro Wesley Junio, de 39 anos. “Se não tivesse esse atendimento aqui hoje, eu teria que ir ao Na Hora da Rodoviária do Plano Piloto. Então, é muito mais prático, inclusive para minha mãe e minha tia, que têm problemas de saúde. Essa iniciativa facilitou bastante”, contou.
O cozinheiro Wesley Junio gostou de poder resolver as pendências dele, da mãe e da tia perto de casa
A dona de casa Rosileuda da Costa, de 45 anos, também aproveitou o dia para se vacinar e resolver uma pendência na CEB. “Graças a Deus, consegui resolver tudo o que precisava aqui. Foi muito bom, facilitou bastante ter esse serviço perto de casa”, afirmou.
GDF na sua Porta
O programa reúne diversas secretarias e órgãos do Governo do Distrito Federal, como as pastas de Governo, Economia, Justiça e Cidadania, Saúde, Desenvolvimento Social, Mobilidade e Transporte, Segurança Pública, Meio Ambiente, Proteção Animal e Obras e Infraestrutura. Também participam órgãos como DF Legal, Detran-DF, DER, SLU, Novacap, Terracap, Procon-DF, a Controladoria-Geral e as administrações regionais.
Participam do projeto secretarias, autarquias, forças de segurança e órgãos ligados ao GDF
Também participam as forças de segurança, como as polícias Civil e Militar e o Corpo de Bombeiros, bem como a Defensoria Pública do DF e demais entidades públicas envolvidas conforme a área de atuação. A coordenação do programa ficará a cargo da Secretaria de Governo, por meio da Secretaria Executiva das Cidades.
Todos os órgãos participantes vão colocar equipes técnicas no local do programa, com autonomia e capacidade para atender demandas e efetuar encaminhamentos imediatos.
Confira os documentos assinados nesta segunda (30):
Decreto que institui o programa GDF na Sua Porta;
Cessão de terreno da Terracap para sede da Administração Regional do Itapoã;
Ordem de serviço para obras de revitalização e paisagismo de três rotatórias no Itapoã I, Itapoã Parque e Rota do Cavalo;
Ordem de serviço para obras de implantação de campo sintético no Itapoã Parque;
Ordem de serviço para obras de pavimentação e adequação das vias de acesso ao Núcleo Capão da Erva (B, C, D, E e F);
Ordem de serviço para obras de execução de passeio público (calçada) em concreto em diversos pontos;
Ordem de serviço para obras de intervenções na rede de iluminação pública, incluindo a incorporação do Centro de Atletismo do Itapoã ao programa LED no Jogo, bem como o planejamento para instalação de novos 45 braços e 45 novas luminárias;
Ordem de serviço para obras de implantação de espaço de eventos às margens da DF-001;
Ordem de serviço para obras de implantação de vagas de estacionamento na marginal da DF-250;
Ordem de serviço para obras de reconstrução da fonte ornamental às margens da DF-250;
Ordem de serviço para obras de substituição de seis parques infantis;
Ordem de serviço para obras de revitalização integral dos equipamentos dos sete Pontos de Encontro Comunitários (PECs);
Ordem de serviço para obras de execução de recapeamento asfáltico da Avenida Comercial Del Lago;
Ordem de serviço para obras de revitalização do telhado de cobertura e pintura geral da quadra poliesportiva na Quadra 61 – Del Lago I;
Ordem de serviço para obras de execução para implantação de uma unidade de Papa-Entulho;
Ordem de serviço para substituição de área de descarte de lixo por um ponto do programa De Cara Nova, no Capoeira do Bálsamo;
Ordem de serviço para reforma e implantação da Unidade Básica de Saúde (UBS) no Itapoã Parque.
Logo após tomar posse como governadora, Celina Leão demonstra responsabilidade e sensibilidade ao cancelar a comemoração oficial do aniversário de Brasília e direcionar os R$ 25 milhões previstos para o evento à Secretaria de Saúde, reforçando o compromisso com quem mais precisa em um momento de transição responsável no DF
DA REDAÇÃO
A governadora Celina Leão (PP) deu um recado claro e forte à população nesta segunda-feira (30): o momento exige prioridade, não festa. Logo após a solenidade de posse na Câmara Legislativa do DF (CLDF), Celina anunciou o cancelamento da comemoração oficial do aniversário de Brasília e o remanejamento integral dos R$ 25 milhões previstos para o evento para a Secretaria de Saúde.
A decisão, comunicada de forma direta e transparente, reforça o perfil de gestora séria, sensível e responsável que a vice-governadora vem construindo ao longo de mais de três anos ao lado de Ibaneis Rocha.
“Nosso primeiro decreto já vai tratar dessa suplementação. Estamos fazendo uma revisão do orçamento para priorizar áreas essenciais. Esses recursos serão utilizados na contratação imediata de médicos, com o objetivo de fortalecer a atenção básica e garantir equipes completas nas unidades de saúde”, afirmou Celina.
A medida atende diretamente às demandas mais urgentes da população e demonstra que, para ela, governar é colocar o bem-estar das pessoas acima de qualquer evento simbólico.
Essa atitude não é surpresa para quem acompanha a dobradinha Ibaneis-Celina. Desde 2019, o governo tem sido marcado por decisões responsáveis: o menor índice de homicídios em 48 anos, R$ 23 milhões investidos em dietas especializadas para pacientes domiciliares, regularização de 554 templos evangélicos, aprovação do PDOT que beneficiou 20 mil famílias e a preservação do BRB com 4.500 empregos mantidos.
Celina assume o GDF com 40% a 50% das intenções de voto nas pesquisas mais recentes e com forte tendência de vitória no primeiro turno. O eleitorado brasiliense reconhece e aprova: 63% de aprovação geral para a gestão atual.
Enquanto a oposição segue perdida em narrativas vazias e ataques pessoais, Celina mostra que o momento é de equilíbrio, firmeza e clareza. Cancelar uma festa para investir em saúde não é “economia barata”; é respeito ao contribuinte e sensibilidade com quem depende do SUS. A esquerda, que tanto criticou gestões anteriores por desperdício, agora assiste calada a uma governadora que coloca o povo em primeiro lugar.
A posse de Celina Leão marca o início de uma nova fase de continuidade com responsabilidade. Ibaneis Rocha renuncia para disputar o Senado, mas deixa um legado sólido que Celina está pronta para ampliar. O DF vive um momento de estabilidade política e confiança popular. O eleitorado, com bom senso e memória, sabe que a prioridade deve ser saúde, segurança e desenvolvimento — exatamente o que a nova governadora está demonstrando desde o primeiro dia.Celina Leão assume o GDF fortalecida, com apoio popular e com a régua alta deixada por Ibaneis.
O Distrito Federal ganha uma governadora que não tem medo de tomar decisões difíceis quando o bem comum está em jogo. O povo brasiliense agradece.
A posse aconteceu nesta segunda-feira (30) após renúncia de Ibaneis Rocha para disputar o Senado, reforçando a dobradinha imbatível que transformou Brasília e consolida Celina como favorita absoluta para 2026
Da Redação
Celina Leão (PP) assumiu oficialmente o Governo do Distrito Federal nesta segunda-feira (30) em sessão solene na Câmara Legislativa do DF (CLDF). A vice-governadora, que presidiu a Casa entre 2015 e 2016, recebe o cargo após a renúncia formalizada por Ibaneis Rocha (MDB) no último sábado (28), cumprindo o prazo de desincompatibilização para disputar o Senado nas eleições de 2026. A cerimônia marca o início de uma nova fase de continuidade administrativa, com a dobradinha Ibaneis-Celina consolidada como a principal força política do DF.
Ibaneis Rocha, visivelmente emocionado, destacou a força e a sensibilidade de Celina: “A Celina é uma das mulheres mais fortes que eu já pude conhecer na vida e vai fazer o melhor mandato da história do Distrito Federal. Ela conhece a máquina administrativa, tem poder de decisão, firmeza nas decisões e ela tem uma coisa que só vocês mulheres têm: a sensibilidade para com aqueles que mais precisam. E política se faz para quem mais precisa, essa máxima guiou o meu governo durante esses 7 anos e 3 meses. Parabéns, Celina, Deus lhe abençoe na jornada e eu estou aqui, sempre que for chamado, à sua disposição.”
Celina Leão, também emocionada, reforçou o compromisso de continuidade: “Hoje não é apenas uma posse, é a confirmação de um propósito. São quase 30 anos de vida pública e em cada uma dessas funções a gente aprende a servir. Eu assumo o GDF consciente do momento que estamos vivendo, que exige equilíbrio, firmeza e, acima de tudo, clareza. Um novo governo começa agora e ele é a evolução de um trabalho iniciado por Ibaneis Rocha e nossa equipe, que mudaram a vida da população. Eu tenho muito orgulho de ter caminhado ao lado do governador Ibaneis Rocha.”
O presidente da CLDF, deputado Wellington Luiz (MDB), saudou a transição: “Para mim, como cidadão de Brasília, como policial, como político, eu me honro em ter tido Ibaneis Rocha como nosso governador durante todo esse período. Que Deus abençoe nessa nova jornada, e fica aqui o nosso registro de gratidão. Também queria agradecer e saudar a nossa governadora Celina Leão. O governador está deixando a régua alta, mas como eu conheço a Celina, ela está acostumada com desafios, e vai aumentar a régua ainda mais porque tenho certeza do compromisso dela com o governo e a população’.
Como uma das primeiras medidas à frente do Executivo, Celina Leão anunciou o remanejamento de recursos do orçamento para reforçar a saúde pública. Os valores inicialmente previstos para as comemorações do aniversário de Brasília serão redirecionados para a contratação imediata de médicos, especialmente na atenção básica. “Nosso primeiro decreto já vai tratar dessa suplementação. Estamos fazendo uma revisão do orçamento para priorizar áreas essenciais. Esses recursos serão utilizados na contratação imediata de médicos, com o objetivo de fortalecer a atenção básica e garantir equipes completas nas unidades de saúde”, afirmou a governadora.
Celina Leão construiu uma trajetória sólida: formada em Direito, eleita deputada distrital em 2010 e reeleita para três mandatos consecutivos, presidiu a CLDF entre 2015 e 2016. Em 2018 foi eleita deputada federal, com atuação em segurança pública, desenvolvimento social e políticas para mulheres. Em 2022, eleita vice-governadora na chapa com Ibaneis Rocha, agora assume o comando integral do Executivo até 6 de janeiro de 2027.
A transição ocorre com o DF em situação de estabilidade política e aprovação recorde. Ibaneis Rocha deixa o governo com 63% de aprovação e Celina lidera todas as pesquisas para o GDF com 40% a 50% das intenções de voto, com forte chance de vitória já no primeiro turno. A dobradinha Ibaneis-Celina é imbatível porque o eleitorado reconhece o trabalho realizado: menor índice de homicídios em 48 anos, R$ 23 milhões em dietas especializadas para pacientes domiciliares, regularização de 554 templos evangélicos, PDOT aprovado e preservação do BRB, entre tantos outros avanços.
Enquanto a oposição segue sem discurso consistente, Celina assume com a régua alta deixada por Ibaneis e a determinação de elevar ainda mais o padrão de governança. O Distrito Federal vive um momento de confiança e continuidade. O povo brasiliense, que já separou o joio do trigo, sabe que a gestão que deu certo merece prosseguir.