Início Site Página 96

DF abre mais de mil vagas para castração gratuita de cães e gatos

0

Programa amplia serviços com microchipagem e exames para animais

Brasília, 30 de março de 2026 — A Secretaria Extraordinária de Proteção Animal do Distrito Federal abriu novas vagas para castração gratuita de cães e gatos. Ao todo, são 1.056 atendimentos disponíveis nesta terça-feira (31) e quarta-feira (1º/4), com agendamento realizado pelo site Agenda DF.

As vagas estão distribuídas em clínicas veterinárias credenciadas, ampliando o acesso da população ao serviço. Nesta nova etapa, o programa passa a incluir a microchipagem dos animais atendidos, garantindo identificação mais segura e maior controle para tutores e autoridades.

Outra novidade é a inclusão do exame de hemograma no procedimento, permitindo uma avaliação prévia das condições de saúde dos animais antes da cirurgia. O protocolo também foi atualizado com a possibilidade de uso de anestesia inalatória, especialmente para animais de tutores de baixa renda inscritos no Cadastro Único, oferecendo mais segurança e recuperação rápida.

O programa também avança na ampliação da rede de atendimento. Atualmente, cinco clínicas estão credenciadas para realizar os procedimentos, e um novo edital segue aberto para a adesão de outros estabelecimentos, com a meta de expandir o serviço para todas as regiões administrativas do Distrito Federal.

A iniciativa busca garantir mais qualidade no atendimento e ampliar o acesso da população à castração gratuita, considerada uma medida importante para o controle populacional de animais e para a promoção do bem-estar animal.

DF amplia rede de saúde mental e reforça atendimento nos Caps

0

Governo investe em novas unidades, equipes e ações integradas de cuidado

Brasília, 30 de março de 2026 — O Governo do Distrito Federal tem intensificado os investimentos na rede pública de saúde mental, com ampliação da estrutura, reforço de equipes e implementação de novas políticas de atendimento. Atualmente, o DF conta com 18 Centros de Atenção Psicossocial (Caps) em funcionamento e prevê a construção de mais cinco unidades, incluindo espaços voltados ao público infantojuvenil e centros com atendimento 24 horas para usuários de álcool e outras drogas.

A expansão também contempla o planejamento de novas unidades a partir de 2027, com expectativa de ampliar a cobertura para mais de um milhão de pessoas. Paralelamente, houve reforço no quadro de profissionais, com a nomeação de médicos psiquiatras e a recomposição de equipes multidisciplinares formadas por psicólogos, assistentes sociais e terapeutas ocupacionais.

Dados da Secretaria de Saúde do DF indicam crescimento significativo na demanda por atendimento. Entre 2019 e 2025, foram registrados cerca de 423,9 mil procedimentos nos Caps, um aumento de 393% no período. O volume passou de 17,7 mil atendimentos em 2019 para 87,5 mil em 2024, refletindo maior procura pelos serviços, especialmente no contexto pós-pandemia.

Para aprimorar a gestão da política pública, o governo criou, em 2025, a Subsecretaria de Saúde Mental, vinculada à Secretaria de Saúde. A medida contribuiu para a organização da rede e viabilizou iniciativas como o desenvolvimento de um sistema de monitoramento com uso de inteligência artificial e a criação de um laboratório de inovação na área.

Segundo a subsecretária de Saúde Mental da SES-DF, Fernanda Falcomer, a rede tem sido estruturada para atender diferentes perfis e níveis de complexidade | Foto: Matheus Borges/Agência Brasília

O atendimento é estruturado de forma integrada. Casos leves e moderados são acompanhados nas Unidades Básicas de Saúde, enquanto situações mais graves são encaminhadas aos Caps, que oferecem suporte especializado com equipes multiprofissionais. Outro avanço foi a implantação de serviços residenciais terapêuticos, destinados a pessoas que passaram longos períodos em instituições psiquiátricas e perderam vínculos familiares.

Além da assistência clínica, os Caps também desenvolvem atividades voltadas à reabilitação social. No Itapoã, por exemplo, o grupo Linhaterapia utiliza o crochê como ferramenta terapêutica para estimular a criatividade, melhorar a autoestima e auxiliar no tratamento de transtornos como ansiedade, depressão e dependência química.

Participantes relatam que as atividades contribuem para o bem-estar emocional e ajudam na reconstrução de rotinas. A prática também pode se tornar fonte de renda, ampliando a autonomia dos usuários.

A política de saúde mental no DF ainda envolve ações integradas com áreas como assistência social, educação, cultura e esporte, reforçando a importância de abordagens amplas na promoção da saúde e na prevenção de adoecimentos.

DF abre 400 vagas para intercâmbio estudantil em programa internacional

0

Pontes para o Mundo amplia oportunidades e inclui novos idiomas e destinos

Brasília, 30 de março de 2026 — A Secretaria de Educação do Distrito Federal publicou, nesta segunda-feira (30), o Edital nº 14 do programa Pontes para o Mundo, que vai selecionar 400 estudantes para intercâmbio internacional. O número de vagas é quatro vezes maior que o da primeira edição da iniciativa.

O programa é voltado a alunos do segundo ano do ensino médio regular, da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e também dos colégios militares do DF. Entre as novidades desta edição estão a inclusão dos idiomas francês e espanhol, além do inglês, e a ampliação dos destinos.

Os estudantes selecionados participarão de intercâmbio com duração entre 13 e 16 semanas em países como Reino Unido, Canadá, Espanha e França, com imersão em instituições de ensino e convivência com alunos de diferentes nacionalidades.

As inscrições estarão abertas entre os dias 31 de março e 13 de abril e devem ser feitas pela internet, pelo próprio estudante ou responsável legal. No último dia, o prazo se encerra às 22h.

O processo seletivo será dividido em duas etapas. A primeira consiste na análise documental, de caráter eliminatório e classificatório. Já a segunda fase prevê a realização de prova de proficiência em línguas estrangeiras — inglês, espanhol e francês — programada para os dias 9 e 10 de maio.

A edição de 2026 também marca a inclusão de estudantes de escolas militares, ampliando o alcance do programa. Durante a experiência no exterior, os participantes terão contato direto com diferentes culturas e sistemas educacionais, com atividades realizadas no idioma do país de destino.

A Secretaria de Educação orienta que os candidatos fiquem atentos aos prazos e mantenham atualizados seus dados, especialmente o e-mail institucional, por onde serão enviadas informações sobre o processo.

O edital com todas as regras e critérios de participação está disponível no Diário Oficial do Distrito Federal.

Projeto Samuzinho leva noções de primeiros socorros a escolas do DF

0

Projeto do Samu-DF capacita crianças e profissionais para agir em emergências

Brasília, 30 de março de 2026 — O projeto Samuzinho retomou as atividades nesta semana com ações na Escola Classe 10 de Ceilândia, onde cerca de 100 alunos, entre 7 e 11 anos, receberam orientações sobre primeiros socorros. A iniciativa, promovida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-DF), percorre instituições de ensino com foco na prevenção e no atendimento inicial em situações de emergência.

Criado em 2007, o programa oferece aulas que combinam teoria e prática, ensinando crianças e adolescentes a acionar o Samu 192, reconhecer sinais de Acidente Vascular Cerebral (AVC), realizar manobras de desengasgo e agir em casos de parada cardiorrespiratória.

As atividades utilizam manequins e estratégias interativas para facilitar o aprendizado, tornando o conteúdo mais acessível ao público infantil. Além dos estudantes, professores e funcionários das escolas também recebem capacitação, em conformidade com a Lei Lucas, que tornou obrigatória a formação em primeiros socorros em instituições de ensino e espaços de recreação infantil.

De acordo com o Samu-DF, a proposta é ampliar o acesso ao conhecimento básico em saúde e preparar a população para agir em situações críticas, contribuindo para salvar vidas no cotidiano.

Projeto Samuzinho é tão procurado que as agendas de abril e maio estão lotadas; escolas podem preencher o formulário e marcar uma aula

Na Escola Classe 10, a capacitação já apresentou resultados práticos. Após o treinamento, uma servidora conseguiu aplicar a manobra de desengasgo em uma criança, demonstrando a eficácia da iniciativa.

As aulas são realizadas às terças-feiras, com duração de um turno, e destinadas a estudantes a partir de 7 anos, com turmas mínimas de 30 participantes. A agenda para os meses de abril e maio já está completa, e novas vagas devem ser abertas ao longo do ano.

Instituições interessadas podem solicitar a participação por meio do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) ou por envio de ofício ao Samu-DF, conforme orientações disponíveis nos canais oficiais do projeto.

Festival Zootopia atrai público e promove educação ambiental no Zoológico

0

Evento gratuito reúne mais de 10 mil pessoas em programação infantil

Brasília, 30 de março de 2026 — O Zoológico de Brasília recebeu, entre sexta-feira (27) e domingo (29), o Zootopia Festival, evento voltado ao público infantil que reuniu mais de 10 mil visitantes em uma programação gratuita no Teatro de Arena.

A iniciativa combinou atividades de lazer e ações educativas, com brinquedos infláveis, apresentações teatrais, personagens temáticos, música e dinâmicas voltadas à conscientização ambiental. O objetivo foi aproximar as crianças da importância da preservação da fauna e da flora de forma lúdica e interativa.

Festival foi sucesso no fim de semana; exposição Experiência Animal segue em cartaz até maio | Foto: Divulgação/FJZB

Além das atrações do festival, o público também aproveitou a visita ao parque, que oferece entrada gratuita aos domingos, ampliando o acesso da população a espaços de lazer e educação.

O Zoológico de Brasília tem investido em eventos temáticos e atividades culturais como estratégia para atrair visitantes e fortalecer seu papel como espaço de convivência familiar e aprendizado ambiental. A proposta é oferecer experiências que vão além da observação dos animais, integrando cultura, educação e entretenimento.

Paralelamente ao festival, segue em cartaz a exposição “Experiência Animal”, que propõe uma vivência imersiva sobre a vida selvagem. A mostra, gratuita e aberta a todas as idades, utiliza recursos interativos para estimular a consciência ambiental e permanece disponível até 11 de maio.

A expectativa é que iniciativas como essas ampliem o engajamento do público e reforcem a importância da preservação ambiental no Distrito Federal.

Celina assume o GDF e marca início de uma nova era de continuidade e resultados

Vice-governadora, ex-presidente da CLDF entre 2015 e 2016, toma posse após renúncia de Ibaneis para cumprir desincompatibilização e disputar o Senado, consolidando a dobradinha imbatível que transformou o DF nos últimos anos

Celina Leão (PP) assume oficialmente o Governo do Distrito Federal nesta segunda-feira (30) em uma cerimônia na Câmara Legislativa do DF (CLDF). A vice-governadora, que já presidiu a Casa entre 2015 e 2016, recebe o cargo das mãos de Ibaneis Rocha (MDB), que renuncia ao Executivo para cumprir o prazo legal de desincompatibilização e disputar uma vaga no Senado nas eleições de 2026. O ato marca o início de uma nova etapa de continuidade administrativa, com a dobradinha Ibaneis-Celina consolidada como a principal força política do DF e com amplo apoio popular.

Em seu discurso, Celina declarou que irá dirigir o DF com “clareza e firmeza”.

“Eu assumo o governo do Distrito Federal, consciente do momento em que vivemos. Um momento que exige equilíbrio, firmeza e, acima de tudo, clareza”, declarou Celina.

Celina parabenizou a gestão do emedebista e diz que dará seguimento ao trabalho prestado ao DF, desde quando foi reeleito em 1º turno em 2022. Ela afirmou estar orgulhosa de estar ao lado de Ibaneis.

“Você muito melhorou a vida das pessoas aqui do Distrito Federal, minha gratidão”, afirmou.

A transição é tranquila, harmônica e respaldada pelos números: Ibaneis deixa o governo com 63% de aprovação (Real Time Big Data) e Celina lidera todas as pesquisas para o GDF com 40% a 50% das intenções de voto, apontando para vitória já no primeiro turno. Essa força vem do reconhecimento da população pelo trabalho realizado nos últimos anos.

Celina assume o comando com experiência comprovada. Como presidente da CLDF, já demonstrou capacidade de liderança e diálogo. Agora, à frente do Executivo, tem a missão de dar continuidade ao legado de Ibaneis, que transformou o DF com obras que mudaram a cara de Vicente Pires, Sol Nascente e Mangueiral, e com uma gestão que priorizou o social sem abrir mão da eficiência. O eleitorado brasiliense reconhece isso e rejeita qualquer retrocesso, especialmente o representado pela esquerda (com governos desastrosos de Agnelo Queiroz e Rollemberg) e pela “República dos Condenados” (Arruda e Gim Argello).

A oposição, mais uma vez, fica sem discurso. Enquanto Celina e Ibaneis entregam resultados, a esquerda recorre a fake news e narrativas rasteiras, mas o povo do DF já sabe separar o joio do trigo. A transição desta segunda-feira não é apenas formal: é a confirmação de que Brasília escolheu o caminho do progresso, da responsabilidade e da seriedade.

Com Celina no Buriti e Ibaneis no Senado, o DF segue forte, unido e voltado para o futuro. O eleitorado tem acompanhado, avaliado e aprovado. Em 2026, a dobradinha imbatível tende a ser reconfirmada nas urnas.

 

Ibaneis Rocha deixa o governo com legado histórico e disputa o Senado

Ao deixar o Buriti nesta segunda-feira (30) para concorrer ao Senado, Ibaneis Rocha entrega um Distrito Federal transformado, com obras que mudaram a cara de Vicente Pires, Sol Nascente e Mangueiral, superando em eficiência e cuidado social o legado de Joaquim Roriz, e consolida a dobradinha imbatível com Celina Leão rumo a 2026

O governador Ibaneis Rocha (MDB) deixa o Palácio do Buriti nesta segunda-feira (30) para disputar uma vaga no Senado Federal nas eleições de 2026, deixando para trás um legado que o coloca como o melhor governante do Distrito Federal depois de Joaquim Roriz. Quem acompanha a política brasiliense há décadas sabe que a comparação não é exagerada: se Roriz foi o “pai” de Samambaia, Recanto das Emas e Riacho Fundo II, Ibaneis transformou Vicente Pires, o Sol Nascente e criou o Mangueiral. Se Roriz construiu as grandes obras viárias da época, como a Estrada Parque Estrutural e a Ponte JK, Ibaneis entregou o Balão de Sobradinho (que leva o nome de Roriz) e a chegada da EPTG ao Plano Piloto, além de dezenas de outras intervenções que mudaram para sempre a mobilidade da capital.

Em termos de governar para a população, ter um olhar atento ao social, cuidar das cidades e entregar obras importantes, Ibaneis foi imbatível. Ele não apenas prometeu — cumpriu e fez muito mais do que disse. Enquanto governos anteriores deixaram viadutos caírem e mandaram derrubar casas de famílias humildes, Ibaneis investiu em regularização fundiária, entregou o PDOT que beneficiou 20 mil famílias em 28 áreas irregulares, ampliou o programa Administração Regional 24 Horas (com 76,15% de resolutividade) e destinou R$ 23 milhões para dietas especializadas a pacientes em tratamento domiciliar.

O menor índice de homicídios em 48 anos, a regularização de 554 templos evangélicos e a preservação do BRB (com 4.500 empregos mantidos) são apenas alguns dos marcos de uma administração que cuidou das pessoas e das cidades ao mesmo tempo.

Essa gestão competente e séria é o que explica a aprovação recorde de 63% e a transição tranquila para Celina Leão (PP), que assume o GDF com liderança folgada nas pesquisas (40% a 50% das intenções de voto) e forte chance de vitória já no primeiro turno. A dobradinha Ibaneis-Celina é imbatível porque o eleitorado brasiliense reconhece o trabalho realizado: quem vive no DF sabe que Brasília mudou para melhor nos últimos anos.

Enquanto isso, a oposição segue sem discurso. A esquerda, com seus governos desastrosos e escândalos como o Mané Garrincha (Agnelo Queiroz) e o caos administrativo (Rollemberg), e a “República dos Condenados” (Arruda e Gim Argello) tentam voltar com fake news e narrativas rasteiras, mas o povo já sabe separar o joio do trigo. Ibaneis deixa o governo com a cabeça erguida, com obras que transformaram a cidade e com o reconhecimento de quem valoriza resultado acima de ideologia.

O Distrito Federal agradece o governador que entregou o que prometeu e fez muito mais. Agora, Ibaneis Rocha vai para o Senado com o mesmo compromisso: trabalhar pelo povo de Brasília. Celina Leão assume o GDF fortalecida, com o legado de uma das melhores administrações da história recente. O DF avança. O retrocesso fica para trás.

 

Do Circuito da Mulher à posse: Celina assume governo do DF

0

Celina Leão participou do Circuito da Mulher antes da posse no GDF, reforçando o compromisso com políticas públicas, inclusão e proteção às mulheres em situação de vulnerabilidade no DF

A vice-governadora Celina Leão participou, no último sábado (28), da Corrida Circuito da Mulher, realizada na Praça do Buriti, em Brasília.

O evento antecede sua posse como governadora do Distrito Federal, marcada para esta segunda-feira (30), e integrou o calendário do Março Mais Mulher.

A iniciativa reuniu milhares de participantes e se consolidou como uma das maiores ações esportivas voltadas ao público feminino no Centro-Oeste.

Foram mais de 158 mil acessos para inscrições, resultando em 6.120 mulheres oficialmente inscritas.

No dia da prova, no entanto, o alcance foi ainda maior: 8.756 participantes cruzaram a linha de largada, em um público estimado de cerca de 10 mil pessoas.

Durante o evento, Celina Leão destacou a importância da valorização feminina, do incentivo a políticas públicas e do fortalecimento de ações voltadas à proteção das mulheres.

“Cada mulher que esteve aqui hoje representa uma história de coragem e superação. Essa corrida simboliza o nosso compromisso em promover mais qualidade de vida, oportunidades e políticas públicas que alcancem todas as mulheres do Distrito Federal”, afirmou.

A futura governadora também reforça, como prioridade de sua gestão, a ampliação de programas de governo voltados às mulheres, com foco na geração de oportunidades, autonomia econômica e acesso a serviços públicos de qualidade.

Outro eixo central será o fortalecimento da rede de proteção e defesa da vida de mulheres que vivem sob ameaça de violência doméstica, com políticas integradas de acolhimento, prevenção e combate a esse tipo de crime.

A corrida contou com percursos de 3 km e 6 km, além de caminhada e categoria para pessoas com deficiência, reunindo mulheres de diferentes idades, histórias e trajetórias. Mais do que uma competição, a ação representou um espaço de fortalecimento, inclusão e valorização feminina.

A presença de Celina Leão reforça o compromisso do governo com pautas voltadas à equidade de gênero, marcando simbolicamente o início de sua gestão à frente do Distrito Federal.

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Semana começa com mais de 600 vagas de emprego disponíveis no DF

0

Maior salário é de R$ 2,5 mil para carpinteiros, repositores de mercadorias e técnicos de refrigeração; interessados devem cadastrar o currículo em aplicativo ou ir a uma agência, das 8h às 17h, durante a semana

As agências do trabalhador do Distrito Federal estão com 634 oportunidades profissionais abertas nesta segunda-feira (30). O maior salário é de R$ 2,5 mil, oferecido em 20 vagas para técnico de refrigeração sem local fixo, em dez para repositor de mercadorias na Candangolândia e em três para carpinteiro na Asa Sul — todas não exigem experiência.

Em relação à demanda por novos funcionários, o destaque é o setor de serviços. Estão disponíveis 98 postos para operador de caixa, 40 para fiscal de prevenção de perdas, 17 para ajudante de carga e descarga, 25 para auxiliar de limpeza, 20 para açougueiro, 21 para cozinheiro geral, entre outros. Os salários partem de R$ 1.621.

Para estágio, há 20 oportunidades para psicoterapeuta e 20 para monitor de alunos na Asa Sul, com bolsa de R$ 1,2 mil, além de uma vaga para esteticista em Águas Claras, com rendimento de R$ 47 por dia. Essas exigem ensino superior na área.

Todos os postos oferecem benefícios. Para participar dos processos seletivos, basta cadastrar o currículo no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital (CTPS) ou ir a uma das 16 agências do trabalhador, das 8h às 17h, durante a semana. Mesmo que nenhuma das vagas do dia seja atraente ao candidato, o cadastro vale para oportunidades futuras, já que o sistema cruza os dados dos concorrentes com o perfil buscado pelas empresas.

Empregadores e empreendedores que desejem ofertar vagas ou utilizar o espaço das agências do trabalhador para entrevistas podem se cadastrar pessoalmente nas unidades ou pelo e-mail gcv@sedet.df.gov.br. Também é possível utilizar o Canal do Empregador, no site da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet-DF).

Ibaneis Rocha assina renúncia ao cargo durante agenda em Ceilândia

0

Ato foi formalizado em evento tradicional na Praça da Bíblia e marca o encerramento do ciclo à frente do GDF

O governador Ibaneis Rocha assinou, neste sábado (28), o ato de renúncia ao cargo de chefe do Executivo do Distrito Federal durante a programação de aniversário em Ceilândia. A formalização ocorreu durante uma costelada na Praça da Bíblia e marca o último ato dele à frente do GDF.

“Eu escolhi encerrar essa caminhada como governador exatamente aqui em Ceilândia por ser a cidade mais nordestina do Distrito Federal, com a alma de quem criou o DF pelas mãos e pelo suor. Por isso, essa presença hoje, nesta praça que tem um significado muito importante. Não é à toa que ela se chama Praça da Bíblia”, destacou Ibaneis Rocha.

Emocionado, Ibaneis Rocha lembrou que Ceilândia é “a cidade mais nordestina do Distrito Federal, com a alma de quem criou o DF pelas mãos e pelo suor” | Fotos: Joel Rodrigues/Agência Brasília

 

Durante o evento, o chefe do Executivo destacou os feitos durante a gestão e relembrou ações realizadas em diferentes áreas do Distrito Federal.

A assinatura ocorreu em meio à programação pelos 55 anos de Ceilândia, maior região administrativa do Distrito Federal, que reúne atividades culturais, esportivas e comunitárias ao longo do fim de semana. A costelada, um dos momentos mais tradicionais das celebrações, reuniu milhares de moradores em um ambiente de convivência e celebração e marcou também o encerramento do ciclo de Ibaneis Rocha no governo.

A tradicional costelada reuniu milhares de moradores em um ambiente de convivência e celebração e marcou também o encerramento do ciclo de Ibaneis Rocha no governo | Foto: Renato Alves/Agência Brasília

 

Além da participação no evento, a programação inclui desfile cívico-militar, apresentações culturais, shows e ações voltadas à população em diferentes pontos da cidade.

Celebração

Reconhecida pela diversidade cultural e pelo protagonismo popular, Ceilândia se consolidou como um dos principais polos culturais do Distrito Federal, com forte presença de manifestações como o hip-hop e as tradições nordestinas.

“Esse costelão representa o reconhecimento dessa cidade, que é uma fonte de força econômica e tem uma população guerreira e orgulhosa, [a Ibaneis]”

Dilson Resende, administrador regional de Ceilandia

O administrador regional de Ceilândia, Dilson Resende, destacou a importância das celebrações para a cidade. “Esse costelão é oferecido pelos empresários de Ceilândia. São 400 costelões, o maior já realizado no Distrito Federal. Isso representa o reconhecimento dessa cidade, que é uma fonte de força econômica e tem uma população guerreira e orgulhosa, [a Ibaneis]”, afirmou.

Morador da região há 30 anos, o vigilante Eli Carlos Amaral também destacou a importância da celebração. “Está valendo a pena ver as obras acontecendo… E a festa, a costela, estão muito boas. Valeu a pena vir”, contou.
O estudante César Júnior, de 13 anos, participou da comemoração com a família. “É muito bom comemorar aniversários, e aqui está legal. Tem muita comida, estou me divertindo bastante”, disse.