Início Site Página 86

Teleconsulta em UPAs do DF amplia atendimentos e reduz tempo de espera

Mais de 18,9 mil consultas por vídeo foram realizadas em menos de um ano; modelo atende casos de baixa complexidade e libera equipes para situações graves

Mais de 18,9 mil atendimentos por teleconsulta foram registrados nas unidades de pronto atendimento (UPAs) desde 13 de maio de 2025, quando o modelo remoto foi instituído, até 25 de março deste ano. O serviço é uma estratégia do Governo do Distrito Federal (GDF) para agilizar o atendimento à população e reduzir o tempo de espera nas unidades. Pacientes classificados como de baixo risco (pulseira verde) são atendidos por médicos à distância, enquanto as equipes presenciais ficam direcionadas aos casos mais graves.

Atualmente, a teleconsulta está disponível em dez UPAs: Vicente Pires, Gama, Ceilândia II, Samambaia, Paranoá e Brazlândia oferecem o serviço para adultos; Recanto das Emas e Sobradinho atendem crianças e adolescentes; enquanto Ceilândia I e São Sebastião contemplam todas as faixas etárias. Nas próximas semanas, o modelo será ampliado para unidades do Núcleo Bandeirante e do Riacho Fundo.

A implantação do modelo tem apresentado resultados positivos. Dados do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF) mostram que a adesão entre pacientes de baixo risco é de cerca de 31,6%. Desse total, mais de 87% dos casos atendidos remotamente são resolvidos sem necessidade de encaminhamento para consulta presencial.

De 13 de maio de 2025 até 25 de março deste ano, mais de 18,9 mil atendimentos por teleconsulta foram registrados nas UPAs do DF | Foto: Divulgação/IgesDF

A chefe do Núcleo de Inovação e Saúde Digital do IgesDF, Amandha Roberta, explica que a teleconsulta foi pensada para enfrentar um comportamento recorrente da população, que busca atendimento diretamente nas UPAs mesmo em situações de menor gravidade. “A gente sabe que existe uma cultura de procurar a UPA mesmo para casos leves. Esses pacientes, classificados como verdes, acabavam aguardando por horas e, muitas vezes, desistiam do atendimento”, afirma.

Segundo ela, esse cenário pode contribuir para o agravamento dos quadros clínicos e a sobrecarga do sistema. “O paciente com pulseira verde que não é atendido pode voltar depois com uma condição mais grave, sendo reclassificado como amarelo. Isso gera um consumo muito maior de recursos. Com a teleconsulta, conseguimos garantir o atendimento desses casos leves e liberar a equipe presencial para situações mais críticas”, destaca. “Quando atendemos um paciente remotamente, com quadros de cefaleia, dor abdominal ou dor leve, o médico que está na unidade pode atender o paciente mais grave, que está convulsionando ou tendo um AVC, por exemplo”.

A médica de família e comunidade Mônica Montenegro integra a equipe da central de atendimento remoto, localizada no Setor de Indústrias de Abastecimento (SIA). “Temos acesso ao sistema completo, desde o que foi verificado na triagem até os sinais vitais aferidos. No teleatendimento, conversamos com o paciente sobre as queixas e avaliamos a conduta, como solicitação de exames laboratoriais e prescrição de medicamentos”, explica. Segundo ela, os principais atendimentos envolvem sintomas respiratórios leves, diarreia e lombalgia mecânica relacionada a esforço, entre outros. 

Na prática, o paciente passa pela triagem na UPA com a equipe de enfermagem e, se for classificado como de baixo risco e o quadro permitir, pode optar pela teleconsulta. Com o consentimento formal, é encaminhado a uma sala específica dentro da própria unidade, onde ocorre o atendimento por vídeo com um médico da central remota.

Um técnico de enfermagem permanece com o paciente durante a chamada para auxiliar no uso da tecnologia e no acompanhamento clínico. Quando há necessidade de medicação ou avaliações complementares, o profissional presta suporte e o fluxo é ajustado dentro da própria unidade.

Quando procurar UBS ou UPA

Com funcionamento 24 horas, as UPAs atendem urgências e emergências de média gravidade, com oferta de exames laboratoriais, raio-x, medicação e acompanhamento clínico. Quando necessário, estabilizam o paciente e o encaminham para hospitais. Desde 2019, sete UPAs foram construídas pelo GDF e outras seis estão em construção.

Já as unidades básicas de saúde (UBSs) são a porta de entrada do sistema. Com equipes da Estratégia Saúde da Família, concentram ações de prevenção, promoção da saúde, controle de doenças crônicas e atendimento a casos não urgentes. Pelo portal InfoSaúde DF, é possível identificar a UBS de referência e acessar serviços como pré-natal, vacinação e acompanhamento de hipertensão e diabetes.

DF abre mais de 12 mil vagas em centros olímpicos e paralímpicos

0

Inscrições começam em abril e atendem públicos de todas as idades

Brasília, 7 de abril de 2026 — A Secretaria de Esporte e Lazer do Distrito Federal publicou, nesta terça-feira (7), o Edital de Matrícula 01/2026 para os centros olímpicos e paralímpicos (COPs), com a oferta de 12.426 vagas distribuídas em 12 unidades do Distrito Federal.

As inscrições estarão abertas a partir de 15 de abril e seguem até 11 de dezembro, por meio do sistema online dos COPs. Podem participar crianças a partir de 4 anos, adolescentes, adultos, idosos e pessoas com deficiência, ampliando o acesso às atividades esportivas e de lazer.

O programa disponibiliza práticas socioesportivas, recreativas e de lazer, aliadas a ações socioeducativas. Para pessoas com deficiência, o atendimento é especializado, com foco no desenvolvimento físico, motor e social.

Paralelamente à ampliação das vagas, o Governo do Distrito Federal tem investido na infraestrutura das unidades. Nos últimos meses, sete centros passaram por reformas, incluindo pintura, recuperação de pisos, manutenção de alambrados e melhorias em vestiários e guaritas, garantindo mais segurança e conforto aos usuários.

Segundo o secretário da pasta, Renato Junqueira, a iniciativa busca unir expansão do acesso e qualificação dos espaços públicos. Ele destacou que os centros olímpicos e paralímpicos desempenham papel fundamental na promoção da saúde, inclusão social e geração de oportunidades para a população.

Atualmente, os COPs oferecem diversas modalidades esportivas e atendem milhares de alunos, consolidando-se como referência em esporte e inclusão no Distrito Federal.

Distribuição das vagas por unidade

  • Ceilândia (Setor O): 1.793 vagas
  • Estrutural: 1.719 vagas
  • Brazlândia: 1.354 vagas
  • Planaltina: 1.297 vagas
  • Samambaia: 1.265 vagas
  • Ceilândia (P Norte): 853 vagas
  • Recanto das Emas: 853 vagas
  • Gama: 793 vagas
  • Sobradinho: 713 vagas
  • Santa Maria: 702 vagas
  • São Sebastião: 664 vagas
  • Riacho Fundo: 420 vagas

Na Sua Hora volta ao Terraço Shopping com atendimentos noturnos nesta quarta (8) e quinta (9)

0

Atendimento noturno facilita acesso da população a serviços essenciais

Brasília, 7 de abril de 2026 — O Na Sua Hora retorna ao Terraço Shopping nesta quarta-feira (8) e quinta-feira (9), das 15h às 21h, oferecendo serviços públicos essenciais à população do Cruzeiro, Sudoeste e Octogonal. Esta será a terceira edição realizada no local, dentro de um total de 11 ações já promovidas em diferentes regiões administrativas do Distrito Federal.

A iniciativa, que funciona como uma versão itinerante e noturna do programa Na Hora, tem como objetivo ampliar o acesso da população aos serviços públicos fora do horário comercial. A proposta atende principalmente pessoas que encontram dificuldades para buscar atendimento durante o dia, levando estrutura a locais de grande circulação.

Criado em julho de 2025, o projeto já contabiliza mais de 2.500 atendimentos em oito meses, com passagens por regiões como Deck Norte, Águas Claras, Boulevard e Pier 21. A ação reforça a estratégia do Governo do Distrito Federal de descentralizar e facilitar o acesso aos serviços públicos.

Nesta edição, participam órgãos como o Departamento de Trânsito do Distrito Federal, Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal, Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal, Secretaria de Economia do Distrito Federal, BRB Mobilidade e Procon do Distrito Federal.

Entre os serviços oferecidos estão emissão de documentos, negociação de débitos, orientações ao consumidor, regularização habitacional e atendimentos relacionados ao transporte público.

A iniciativa busca garantir mais praticidade, acessibilidade e cidadania à população, aproximando os serviços públicos de quem mais precisa.

Obras de expansão do Metrô-DF avançam e chegam a 23% de conclusão

0

Novo trecho em Samambaia deve atender até 15 mil passageiros por dia

Brasília, 7 de abril de 2026 — As obras de ampliação da Linha 1 do Metrô-DF, em Samambaia, seguem em andamento e já atingiram 23% de execução. Iniciado em fevereiro do ano passado, o projeto prevê a construção das estações 35 e 36, além de três subestações retificadoras de energia, com investimento total de R$ 319 milhões.

Atualmente, cerca de 760 empregos diretos e indiretos foram gerados com a obra, que conta com 60 equipamentos em operação. Segundo o diretor técnico, Fernando Jorge Rodrigues, as intervenções ocorrem simultaneamente em diferentes frentes.

Na Estação 35, localizada próxima à UPA de Samambaia, a concretagem da plataforma de passageiros já foi concluída, além da finalização das fundações e da estrutura de pilares e vigas. Já a Estação 36, que será o terminal do trecho, está na etapa final da fundação e iniciou a fase de concretagem das estruturas.

A expectativa é que o novo trecho beneficie entre 12 mil e 15 mil passageiros diariamente, contribuindo para a redução do tempo de deslocamento, melhoria da mobilidade urbana e economia para os usuários do transporte público.

O projeto também inclui a construção de 3,6 quilômetros adicionais de via, três viadutos com passagem para pedestres e quatro passarelas aéreas em pontos estratégicos da região de Samambaia.

Arte: Agência Brasília

De acordo com o presidente da companhia, Handerson Cabral, a expansão integra um planejamento de longo prazo voltado ao crescimento urbano do Distrito Federal e à ampliação da infraestrutura de transporte.

Outras expansões também estão previstas. Em Ceilândia, há projeto para construção de duas novas estações, enquanto estudos estão em andamento para a implantação da Linha 2, que deve ligar regiões como Gama, Santa Maria e Riacho Fundo ao centro da capital.

Paralelamente, o governo planeja investir cerca de R$ 900 milhões na aquisição de 15 novos trens, além da modernização de modelos antigos e da atualização do sistema de sinalização, com foco em segurança, eficiência e regularidade.

O metrô também se destaca como alternativa sustentável de transporte. Dados recentes indicam que o sistema emite significativamente menos gases de efeito estufa em comparação a ônibus movidos a diesel e automóveis, reforçando seu papel na redução dos impactos ambientais no Distrito Federal.

Planaltina recebe mais uma edição do Festival ExpoMix Brasil

0

Evento reúne atrações nacionais e locais com entrada solidária

Brasília, 7 de abril de 2026 — O ExpoMix Brasil 2026 será realizado entre sexta-feira (10) e domingo (12), no Parque de Exposições de Planaltina, com expectativa de reunir cerca de 120 mil pessoas ao longo dos três dias. A entrada será gratuita mediante a doação de 2 kg de alimentos não perecíveis, com ingressos disponíveis para cadastro antecipado pela plataforma Meu Bilhete.

A cantora Lauana Prado é uma das atrações do festival | Foto: Divulgação/Secec

Promovido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal, o festival busca incentivar a inclusão social, o turismo e o acesso à cultura, reunindo artistas nacionais, talentos locais e DJs em uma programação diversificada para todas as idades.

De acordo com o secretário-adjunto de Cultura, Fernando Modesto, a realização de grandes eventos fora do Plano Piloto contribui para democratizar o acesso às atividades culturais e fortalecer a economia criativa nas regiões administrativas.

A programação musical começa na sexta-feira (10), com abertura dos portões às 18h. Entre as atrações estão Emanuel & Mikael, Lucas & Bárbara, Miozin do Goiás e o destaque da noite, Xand Avião, que sobe ao palco às 23h30.

No sábado (11), também com início às 18h, o público poderá acompanhar apresentações de Robson Ferraz, Kaio Fonseca, Daniele Leão, Surra de Modão e Nego Rainer. A principal atração será Lauana Prado, com show às 23h30.

No domingo (12), os portões abrem às 15h. A programação inclui Thiago Moura & Juliano, Paulo Sérgio, João Mineiro & Marciano, Heverton & Heverson, além da cantora de forró Mari Fernandes. O encerramento ficará por conta da dupla Matheus & Kauan, às 22h30.

Com classificação indicativa livre, o festival promete movimentar a economia local e ampliar o acesso da população à cultura e ao entretenimento no Distrito Federal.

Brasília Virtual chega com inteligência artificial, games e formação digital

0

Programação inclui hackathon, palestras e experiências imersivas para o público

Brasília, 7 de abril de 2026 — O Brasília Virtual será realizado entre os dias 10 e 19 deste mês, no Pátio Brasil Shopping, com expectativa de receber cerca de 9 mil visitantes. A iniciativa é resultado de parceria entre a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Distrito Federal e a Líderes do Brasil.

Com uma programação diversificada, o evento busca aproximar o público das principais tendências em ciência, tecnologia e inovação. Entre as atrações estão simuladores imersivos, campeonatos de games com premiação, além de palestras e oficinas conduzidas por especialistas.

Os temas abordados incluem inteligência artificial, universo gamer e formação digital, promovendo um ambiente voltado ao aprendizado, à troca de experiências e ao networking. De acordo com o secretário da pasta, Rafael Vitorino, a iniciativa incentiva a capacitação profissional e o acesso democrático ao conhecimento tecnológico.

Um dos destaques da programação é o hackathon, que oferecerá premiação total de R$ 30 mil. A competição reunirá equipes de quatro a seis integrantes, que deverão desenvolver soluções inovadoras para desafios práticos, estimulando a criatividade e o trabalho colaborativo.

A entrada é gratuita, mediante retirada antecipada de ingressos pela plataforma Sympla, respeitando a capacidade do espaço.

Escolas do Distrito Federal recebem ações de combate ao bullying em abril

Dia Nacional de Combate ao Bullying, celebrado nesta terça (7), inspira iniciativas de prevenção no ambiente escolar

No Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência na Escola, celebrado em 7 de abril, a Secretaria de Educação (SEEDF) reforça a importância de construir um ambiente escolar respeitoso e acolhedor. Ao longo do mês, diversas ações estão sendo realizadas nas escolas da rede pública com foco na prevenção da violência.

“Desde 2023, a Secretaria de Educação vem fortalecendo as ações de convivência escolar. Realizamos um diagnóstico da rede, estruturamos protocolos de atuação em situações de violência e ampliamos parcerias com a Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF), Polícia Federal, Secretaria de Saúde (SES-DF) e conselhos tutelares. Hoje, temos um trabalho robusto e consolidado na promoção da cultura de paz”, afirma a chefe da Assessoria Especial de Cultura de Paz nas Escolas, Ana Beatriz Goldstein.

No Distrito Federal, a SEEDF tem intensificado ações voltadas à prevenção e ao enfrentamento do bullying no ambiente escolar. A proposta é incentivar valores como respeito, empatia, solidariedade e convivência pacífica entre alunos, professores e toda a comunidade escolar.

A formação continuada de professores também é prioridade, com cursos, palestras e workshops que capacitam os educadores a identificar, prevenir e intervir em situações de bullying, além de trabalhar habilidades socioemocionais em sala de aula.

“Também investimos fortemente na formação dos profissionais de educação. Já alcançamos cerca de 15 mil servidores, além de realizarmos ações preventivas com estudantes. Nosso foco é orientar e prevenir, promovendo uma convivência escolar mais saudável”, completou Goldstein.

Orientação educacional

A orientação educacional, em parceria com pedagogos e psicólogos escolares do Serviço Especializado de Apoio à Aprendizagem (Seaa), atua diretamente na prevenção, no acolhimento, na intervenção educacional e no acompanhamento de situações de violência, incluindo o bullying. Esse trabalho contribui para o desenvolvimento integral e fortalece a cultura de paz no ambiente escolar.

15 mil

Servidores da SEEDF que já participaram de ações de prevenção ao bullying

Entre as iniciativas da Secretaria está o Guia de Valorização da Vida – Orientações e prevenção ao bullying, automutilação e suicídio na escola. O material orienta profissionais da educação a atuarem de forma preventiva, promovendo reflexões e práticas que contribuem para o desenvolvimento integral dos estudantes e o fortalecimento dos vínculos escolares.

Outro instrumento é o Caderno Orientador – Convivência Escolar e Cultura de Paz, que oferece suporte a professores, gestores e demais profissionais da educação no trabalho com temas relacionados à convivência escolar.

A SEEDF também conta com o fluxo de encaminhamento de estudantes com demandas de saúde mental e/ou dificuldades no desenvolvimento e aprendizagem, realizado em parceria com a SES-DF. A iniciativa garante atendimento integrado e fortalece o acompanhamento dos estudantes que necessitam de apoio.

Ações contínuas nas escolas

A secretaria desenvolve iniciativas permanentes para sensibilizar, orientar e apoiar a comunidade escolar. Entre elas, estão ações de conscientização, como o programa Namoral, que promove reflexões sobre ética, respeito e integridade entre estudantes, professores e famílias.

A criação de protocolos de atuação garante diretrizes claras para lidar com casos de violência, assegurando o acolhimento das vítimas e a responsabilização adequada dos envolvidos. Já o Caderno de Projetos — Cultura de Paz nas Escolas reúne práticas desenvolvidas nas unidades escolares, incentivando a replicação de ações que promovem ambientes mais inclusivos.

Outras estratégias incluem programas de mediação de conflitos, que estimulam a resolução pacífica de desentendimentos, e o acompanhamento psicossocial de estudantes, com apoio de profissionais especializados.

Ações do mês

Ao longo de abril, diversas atividades estão sendo realizadas nas unidades escolares e nas coordenações regionais de ensino, envolvendo estudantes, professores, gestores e famílias. Entre elas, destacam-se palestras sobre segurança nas redes, realizadas em parceria com a Anatel, além de workshops, cursos de formação e programas como o Promotores da Segurança Cidadã.

A programação inclui ainda seminários, rodas de bate-papo com famílias, lives sobre protagonismo estudantil e formações específicas para educadores.

Ana Beatriz Goldstein, chefe da Assessoria Especial de Cultura de Paz nas Escolas: “Nosso foco é orientar e prevenir, promovendo uma convivência escolar mais saudável”

Confira a programação de abril:

Terça (7) — Anatel vai à escola
· Atividade: palestra sobre segurança nas redes
· Público-alvo: 200 estudantes do ensino fundamental (anos finais) e do ensino médio
· Horário: 14h
· Local: Centro Educacional 01 do Riacho Fundo II

Quarta (8) — Anatel vai à escola
· Atividade: palestra sobre segurança nas redes
· Público-alvo: 200 estudantes do ensino fundamental (anos finais) e do ensino médio
· Horário: 14h
· Local: Auditório da CRE Recanto das Emas

Quarta (8) —  Projeto Vem Comigo!
· Atividade: workshop “Problemas de convivência escolar – ações perturbadoras e ações violentas” e apresentação do projeto
· Público-alvo: profissionais das escolas da CRE Guará
· Horário: matutino e vespertino
· Local: Auditório do CIL Guará

Quinta (9) e sexta (10) — Programa Promotores da Segurança Cidadã (SSP-DF)
· Atividade: palestras
· Público-alvo: 400 estudantes do 9º ano do ensino fundamental (anos finais) e do ensino médio
· Horário: das 13h30 às 17h
· Local: Auditório do CBMDF Cel. José Nilton Matos (SAIS Área Especial 4, Lote 05 – Complexo Abmil)

Sexta (10) — Anatel vai à escola
· Atividade: palestra sobre segurança nas redes
· Público-alvo: 200 estudantes do ensino fundamental (anos finais) e do ensino médio
· Horário: 14h
· Local: Auditório da CRE Recanto das Emas

Dia 14 —  4º Seminário de Segurança Pública Escolar
· Público-alvo: Batalhão de Policiamento Escolar e SEEDF
· Observação: palestra de Ana Beatriz, das 10h às 11h

Dia 16 —  Projeto Vem Comigo!
· Atividade: curso de formação para professores (Módulo I)

Dias 16 e 17—  Programa Promotores da Segurança Cidadã (SSP-DF)
· Atividade: palestras
· Público-alvo: 260 estudantes do ensino fundamental (anos finais) e do ensino médio
· Horário: das 8h30 às 11h30
· Local: Auditório do CBMDF – Cel. José Nilton Matos

Dia 22 — Anatel vai à escola
· Atividade: palestra sobre segurança nas redes
· Público-alvo: estudantes do ensino fundamental (anos finais) e do ensino médio
· Local e horário a definir

Dia 23 — Programa Guardiões da Infância (Polícia Federal)
· Atividade: palestra para professores
· Tema: “Prevenção aos crimes cibernéticos contra crianças e adolescentes”
· Horário: das 14h às 15h
· Local: Auditório Neusa França

Dia 24 — Programa Promotores da Segurança Cidadã (SSP-DF)
· Atividade: evento em celebração ao aniversário do “Turminha Mais Segura”
· Público-alvo: estudantes da CRE Sobradinho
· Horário: das 14h às 17h
· Local: Auditório da Polícia Civil do DF

Dia 28 — Conversas para a Paz
· Atividade: live sobre protagonismo estudantil
· Transmissão: YouTube da Eape

Dia 30 —  Projeto Vem Comigo!
· Atividade: bate-papo com famílias
· Tema: “Crise de gerações: em busca de uma melhor comunicação entre pais e filhos”
· Horário: 19h
· Local: Biblioteca do CEM 01 do Guará.

Marca premium: Bsbeat conquista espaço no mercado de eventos de luxo em Brasília

0

A Bsbeat, banda musical que atua no mercado de eventos em Brasília, tem consolidado seu nome como uma das principais referências quando o assunto é música ao vivo de alto padrão na capital federal. Mais do que se apresentar como um grupo tradicional, a banda aposta em um posicionamento estratégico voltado para a entrega de uma experiência musical premium, direcionada a um público exigente, majoritariamente de classe A.

Esse movimento não acontece por acaso. A Bsbeat vem investindo de forma contínua na modernização de sua estrutura, que inclui equipamentos de ponta, cenografia elaborada, iluminação cênica e uma direção artística cuidadosa. A proposta é transformar cada apresentação em um espetáculo completo, que vá além da música e se aproxime de uma experiência sensorial.

Outro diferencial está no repertório. Sempre atualizado, ele acompanha tendências e dialoga com diferentes perfis de público. A versatilidade dos cantores e a qualidade técnica dos músicos garantem apresentações dinâmicas e sofisticadas, capazes de se adaptar a diferentes tipos de evento, desde festas corporativas até celebrações sociais.

A credibilidade da banda também se reflete na lista de clientes. A Bsbeat já se apresentou em eventos de instituições de grande relevância nacional, como o Banco Interamericano de Desenvolvimento, o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Banco de Brasília (BRB), além de marcar presença em clubes e espaços tradicionais da capital.

Com uma estratégia baseada na excelência da entrega, no atendimento personalizado e no impacto visual e musical no palco, a Bsbeat vem conquistando cada vez mais espaço. O resultado é uma agenda disputada e uma valorização crescente no mercado de eventos de alto padrão em Brasília.

Eleições Goiás: Daniel Vilela lidera pesquisa com 43,4% das intenções de voto

Levantamento da Paraná Pesquisas divulgado nesta terça-feira (7) mostra o atual governador à frente de Marconi Perillo por 20 pontos percentuais, com crescimento em relação à sondagem anterior realizada em dezembro

Da Redação

O governador de Goiás, Daniel Vilela (MDB), aparece na liderança das intenções de voto para o governo estadual nas eleições de 2026, de acordo com pesquisa divulgada nesta terça-feira (7) pela Paraná Pesquisas.

No cenário estimulado principal, Vilela registra 43,4% das intenções de voto. Em segundo lugar está Marconi Perillo (PSDB), com 24,4%. Wilder Morais (PL) aparece em terceiro, com 11,5%.

O resultado representa avanço em relação à pesquisa anterior da mesma instituição, realizada em dezembro, quando o governador tinha 39,3%. O levantamento atual indica que Daniel Vilela ampliou sua preferência entre homens, com 45,6%, e entre eleitores na faixa etária de 35 a 44 anos.

Em cenários alternativos testados pela pesquisa, a liderança de Vilela se amplia. Sem a candidatura de Marconi Perillo, o emedebista chega a 54% das intenções de voto.

Em outra simulação, sem Adriana Accorsi (PT) e Telêmaco Brandão (Novo), Daniel Vilela registra 46,6%.No cenário espontâneo, em que os eleitores citam nomes sem lista prévia, Vilela lidera com 13,1%, seguido por Marconi Perillo, com 5,9%, e Wilder Morais, com 3,9%.

A pesquisa ouviu 1.310 eleitores em 60 municípios de Goiás entre os dias 1º e 3 de abril. A margem de erro é de 2,8 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o número GO-09885/2026.

 

Com perfil técnico, Renata Noleto é a nova secretária da Economia de Goiás

A escolha do governador Daniel Vilela confirma a decisão de dar continuidade ao ciclo administrativo iniciado em 2019, com foco em resultados e na preservação do modelo de gestão que reposicionou Goiás no cenário nacional

A nova secretária de Estado da Economia, Renata Lacerda Noleto, construiu sua trajetória na administração tributária estadual, de perfil técnico, a partir de 1998, quando foi aprovada em concurso público para o cargo de Auditora-Fiscal da Receita Estadual.

Francisco Sérvulo Freire Nogueira deixa a Secretaria de Economia e retorna à Secretaria de Administração (Sead).

A escolha do governador Daniel Vilela confirma a decisão de dar continuidade ao ciclo administrativo iniciado em 2019, com foco em resultados e na preservação do modelo de gestão que reposicionou Goiás no cenário nacional.

Formação acadêmica

Renata Lacerda Noleto é graduada em Direito pela UFG e Auditora-Fiscal da Receita Estadual desde 1998. Ao longo de sua trajetória na Secretaria da Economia, foi titular da Gerência de Normas Tributárias, da Superintendência de Política Tributária, subsecretária da Receita Estadual e secretária-adjunta.

Também atua como membro do Conselho Superior do Comitê Gestor do IBS, por indicação do governador. Agora, na gestão do governador Daniel Vilela, assume como secretária de Estado da Economia.