Início Site Página 64

Roosevelt Vilela reafirma que o PL está fechado com Celina Leão ao GDF

0

Parlamentar revela que a executiva do partido definiu apoio oficial a governadora como pré-candidata à reeleição, com orientação de Michelle Bolsonaro, durante sabatina no programa Vozes da Comunidade

Da Redação

O deputado distrital Roosevelt Vilela (PL) afirmou que o Partido Liberal no Distrito Federal já definiu apoio à candidatura da governadora Celina Leão (PP) nas eleições de 2026 para o Palácio do Buriti. A declaração foi feita durante entrevista ao programa Vozes da Comunidade, apresentado pelo jornalista Toni Duarte, com participação do jornalista Josiel Ferreira, no quadro “Sabatinão do Povo”, neste sábado (25).

Segundo o parlamentar, a decisão foi tomada em reunião da executiva do partido, com a participação do senador Izalci Lucas (PL). “Nós temos uma orientação clara. O PL já se reuniu, a executiva, e a candidata ao governo é a Celina Leão”, declarou Vilela.

O deputado destacou que o posicionamento foi definido antes do período de mudança partidária, quando filiados poderiam optar por deixar a legenda em caso de discordância. “Foi dito de forma muito clara que aqueles que tivessem alguma dificuldade poderiam mudar de partido”, acrescentou.

Roosevelt Vilela citou ainda a atuação da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro no processo interno de definição, afirmando que a orientação foi para que o grupo permanecesse unido em torno da decisão. Ele mencionou, porém, que ainda surgem movimentações que geram desconforto dentro do partido. “Essa questão foi definida dentro de um prazo, dentro de uma data. E agora está surgindo, partindo, causando um constrangimento”, afirmou.

 

Governadora assina decreto para reduzir gastos e garantir serviços essenciais

Documento foi publicado em edição extra do DODF na sexta-feira (24) e inclui revisão de contratos, suspensão de aumentos com pessoal e fiscalização de benefícios para manter equilíbrio fiscal

A governadora Celina Leão assinou o Decreto nº 48.509/2026 que prevê medidas para controlar os gastos públicos e manter o equilíbrio das contas. Uma das principais ações é a revisão dos contratos do governo. O documento, já em vigor, foi publicado na última sexta-feira (24) em edição extra do Diário Oficial do Distrito Federal (DODF).

Todos os órgãos terão até 60 dias para analisar despesas com aluguel de imóveis e veículos, serviços terceirizados, contratos de informática, eventos, patrocínios e outras despesas. A orientação é renegociar e tentar reduzir esses gastos. A meta é reduzir em até 25% os valores, quando for possível.

O decreto garante que serviços essenciais não podem ser interrompidos ou prejudicados

Mesmo com essa redução, o decreto garante que serviços essenciais não podem ser interrompidos ou prejudicados.

Menos gastos com pessoal

O documento também suspende medidas que aumentem despesas com servidores. Isso inclui reajustes salariais, criação de novos cargos e novas contratações. Será permitido contratar apenas em casos necessários, como reposição de vagas importantes, e com autorização da Secretaria de Economia (Seec-DF).

Revisão de benefícios

A norma também determina a revisão de benefícios. Segundo o texto, o Instituto de Previdência do DF (Iprev) deverá reforçar a fiscalização dos benefícios pagos a servidores aposentados e pensionistas. Serão feitas ações como prova de vida, cruzamento de dados e auditorias para evitar pagamentos indevidos.

 

A Sedes deverá revisar e aperfeiçoar os programas de transferência de renda e dos benefícios pagos com recursos do Fundo de Assistência Social do DF

Na área social, a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF) deverá revisar e aperfeiçoar os programas de transferência de renda e dos benefícios pagos com recursos do Fundo de Assistência Social do DF.
A medida busca garantir que os auxílios cheguem a quem realmente precisa, com critérios mais precisos e atualizados. Entre os objetivos estão corrigir erros cadastrais, evitar pagamentos indevidos, reforçar o controle dos programas e garantir o uso sustentável dos recursos.
Os resultados das ações devem ser enviados em relatório à Seec em até 90 dias.

Mais controle e organização

O decreto ainda prevê a revisão de fundos públicos e proíbe a ampliação de despesas obrigatórias contínuas que aumentem os gastos públicos, salvo quando houver determinação legal ou judicial e comprovação de recursos disponíveis.

Além disso, o decreto cria o Comitê Gestor do Gasto Público Distrital, responsável por acompanhar, avaliar e deliberar sobre a execução das medidas e a evolução do equilíbrio fiscal do Distrito Federal.

Celina Leão desmente fake news e reforça compromisso com a verdade

Governadora reage com firmeza a boatos sobre suposta condenação na Operação Drácon e inelegibilidade para 2026, classificando o conteúdo como desinformação pura e reafirmando que sua trajetória é de trabalho sério e transparência

A governadora do Distrito Federal, Celina Leão (PP), foi alvo nesta sexta-feira (24) de uma onda de desinformação que circulou intensamente nas redes sociais. Postagens falsas afirmavam que ela teria sido condenada em processo relacionado à Operação Drácon, o que supostamente a tornaria inelegível para as eleições de 2026. A informação, totalmente sem fundamento, foi desmentida de forma clara e direta pela própria governadora.

Em manifestação pública nas redes sociais, Celina classificou o boato como falso e sem qualquer respaldo judicial. “Espalham informações que não existem para tentar confundir as pessoas. Nunca houve condenação contra mim. Minha trajetória é pública e construída com trabalho”, declarou. A governadora lembrou que a Operação Drácon, deflagrada em 2016 para investigar irregularidades na Câmara Legislativa, não resultou em qualquer condenação contra ela, e que a narrativa atual é uma distorção deliberada de fatos antigos.

Interlocutores do governo avaliam que a circulação do conteúdo ocorre exatamente no momento em que a gestão Celina ganha maior visibilidade, com a posse recente e o início de uma nova fase de continuidade administrativa. A leitura é de que se trata de uma tentativa clara de desgaste político, associando a governadora a informações já superadas ou completamente fabricadas.

Apesar da repercussão negativa, Celina Leão reafirmou que não pretende alterar a condução do governo. “Seguimos trabalhando e mostrando, na prática, o que está sendo feito. É assim que se enfrenta esse tipo de situação”, afirmou. Sua prioridade continua sendo a execução de políticas públicas, a entrega de resultados e o diálogo direto com a população — como demonstra a participação no “Sabatinão do Povo” e as primeiras medidas voltadas à saúde pública.

Essa postura firme de Celina reforça a imagem de uma gestora séria, transparente e focada no que realmente importa. Enquanto a oposição recorre a fake news e narrativas distorcidas para tentar confundir o eleitor, a governadora responde com fatos, trabalho e verdade. A população do DF, que já demonstra ampla aprovação à gestão Ibaneis-Celina (63% de aprovação geral), sabe separar o joio do trigo e valoriza quem entrega resultados reais em vez de espalhar mentiras.

O episódio serve como mais um alerta sobre o baixo nível a que chega parte da oposição, que, sem argumentos consistentes, aposta na desinformação. Celina Leão, ao acionar a Justiça contra portais de fake news e ao desmentir publicamente as mentiras, mostra que não aceitará que a campanha seja pautada por calúnias. Sua trajetória limpa e seu compromisso com a verdade são o melhor antídoto contra esse tipo de ataque.

O Distrito Federal merece uma campanha baseada em propostas e realizações, não em boatos. Celina Leão segue forte, com liderança consolidada nas pesquisas e com o apoio crescente da população que reconhece o trabalho sério realizado nos últimos anos.

 

Roosevelt participa do Sabatinão do Povo no Vozes da Comunidade deste sábado

0

Deputado distrital será entrevistado ao vivo pelo jornalista Toni Duarte com interação direta da população por chat, bancada de convidados e giro por cidades do DF com jornalistas

Da Redação

O programa Vozes da Comunidade, apresentado pelo jornalista Toni Duarte, recebe neste sábado (25) o deputado distrital Roosevelt Vilela (PL) para uma edição especial do quadro “Sabatinão do Povo”. O parlamentar conversará diretamente com a população do Distrito Federal sobre temas de interesse público.

A atração já contou com a participação de nomes como a governadora Celina Leão (PP) e o secretário de Segurança Pública, Alexandre Patury. A proposta é promover entrevistas com bancada de convidados e realizar um giro por cidades do DF com a participação de jornalistas.

O público poderá interagir em tempo real pelo chat ao vivo, enviando perguntas e contribuindo para o debate, o que fortalece o diálogo entre representantes e cidadãos.

A transmissão será ao vivo pelo YouTube, no link: https://www.youtube.com/live/Kj_MgSlBt2w, e retransmitida por emissoras de rádio comunitárias associadas à Associação Brasileira de Portais de Notícias (ABBP).

 

OperaDF realiza mais de 400 cirurgias oftalmológicas no Distrito Federal

0

Programa do GDF prevê 6,5 mil procedimentos para reduzir fila no SUS

Brasília, 24 de abril de 2026 — O programa OperaDF, do Governo do Distrito Federal, já realizou mais de 400 cirurgias oftalmológicas entre fevereiro e abril deste ano, com o objetivo de reduzir a fila de espera no Sistema Único de Saúde. A iniciativa conta com investimento de R$ 22 milhões e prevê a realização de mais de 6,5 mil procedimentos na área.

Lucídia Marinho: “Estou muito feliz de estar aqui, de ter recebido essa graça, de terem me chamado. Estou muito esperançosa de que agora vou enxergar tudo” | Foto: Sandro Araújo/Agência Saúde-DF

Até o momento, cerca de 1,5 mil cirurgias já foram autorizadas. Entre os procedimentos realizados estão o implante de lente artificial, utilizado no tratamento da catarata, e a vitrectomia, indicada para casos como descolamento de retina e hemorragias intraoculares.

Desde setembro de 2025, o programa já ultrapassou a marca de 23 mil cirurgias em diferentes especialidades, incluindo procedimentos vasculares, urológicos e de cabeça e pescoço, realizados tanto na rede pública quanto por meio de parcerias com hospitais e profissionais da rede privada.

Um dos atendimentos ocorreu no Hospital de Olhos do Distrito Federal, onde 20 cirurgias de catarata foram realizadas em um único dia. Pacientes atendidos pelo programa relatam melhora na qualidade de vida após o acesso ao tratamento, destacando a agilidade no encaminhamento e no atendimento.

A iniciativa busca ampliar a capacidade da rede pública e garantir mais rapidez no acesso a procedimentos eletivos, contribuindo para a redução das filas e melhoria do atendimento aos usuários do sistema público de saúde.

Hospital de Base do DF ganha destaque nacional por modelo de gestão

0

Unidade é reconhecida por resultados após adoção de gestão mais ágil

Brasília, 24 de abril de 2026 — O Hospital de Base do Distrito Federal foi reconhecido como uma das principais experiências do país na 4ª edição do Mapa da Contratualização, publicação da Comunitas que reúne iniciativas de impacto social. A unidade se destacou entre dez casos selecionados em todo o Brasil pelos resultados alcançados com o modelo de gestão adotado.

A mudança ocorreu com a implementação do modelo de Serviço Social Autônomo, por meio de contrato com o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal. Segundo o estudo, a nova estrutura trouxe mais agilidade aos atendimentos, ampliou a realização de cirurgias e melhorou indicadores assistenciais.

O programa Humanizar reforça o acolhimento, a escuta ativa e o cuidado centrado nas pessoas, fortalecendo a relação entre equipes e pacientes | Foto: Divulgação/IgesDF

A pesquisa aponta ainda que 60% dos usuários entrevistados perceberam melhora na qualidade do atendimento após a adoção do novo modelo. O reconhecimento também reforça a ampliação da gestão, que passou a incluir outras unidades de saúde do DF, como o Hospital Regional de Santa Maria e o Hospital Cidade do Sol, além de unidades de pronto atendimento.

Criado inicialmente em 2017, o modelo foi expandido a partir de 2019, com o objetivo de dar mais autonomia administrativa e melhorar a eficiência dos serviços prestados à população. A experiência tem despertado interesse de outros estados, especialmente pela combinação entre agilidade na gestão e foco em resultados.

Além dos indicadores operacionais, o instituto também investe em estratégias para avaliar a satisfação dos pacientes, como o uso do Net Promoter Score (NPS) e iniciativas de escuta ativa, voltadas ao aprimoramento contínuo do atendimento.

O reconhecimento nacional consolida o Distrito Federal como referência em inovação na gestão pública em saúde, destacando o impacto de mudanças estruturais na qualidade dos serviços oferecidos à população.

Retirada de medicamentos é simplificada nas farmácias do DF

0

Nova regra dispensa cópia de receitas para remédios de uso comum

Brasília, 24 de abril de 2026 — A Secretaria de Saúde do Distrito Federal simplificou o processo de retirada de medicamentos nas farmácias da rede pública. Com a nova regra, não é mais necessário apresentar cópia impressa da receita para medicamentos de uso comum. A exigência permanece apenas para antibióticos e itens sujeitos a controle especial.

A medida foi oficializada por portaria publicada no Diário Oficial do Distrito Federal no início de abril e tem como objetivo facilitar o acesso da população aos medicamentos. Agora, basta apresentar a receita original, um documento de identificação com foto e informar o número do Cartão Nacional de Saúde, disponível no aplicativo Meu SUS Digital.

Segundo a pasta, a mudança foi possível graças à modernização dos sistemas eletrônicos, que permitem maior controle e rastreabilidade sem a necessidade de armazenamento físico de documentos. A nova dinâmica também reduz custos e o tempo de atendimento nas unidades de saúde.

A norma estabelece ainda que receitas emitidas por profissionais da rede privada também são aceitas, desde que contenham todas as informações obrigatórias e que o medicamento esteja listado na Relação de Medicamentos do Distrito Federal.

Outra novidade trazida pela portaria é a regulamentação do prazo de validade das receitas médicas em farmácias da Secretária de Saúde

Entre outras regras, adolescentes a partir de 12 anos podem solicitar medicamentos nas unidades básicas de saúde, enquanto a retirada de itens de alto custo ou sujeitos a controle especial exige idade mínima de 18 anos. A validade das receitas, em geral, é de 30 dias, podendo chegar a 180 dias para uso contínuo e até 365 dias no caso de contraceptivos hormonais.

As mudanças valem para farmácias de unidades básicas, policlínicas, centros de atenção psicossocial e unidades especializadas, com regras específicas conforme o tipo de medicamento.

Ação educativa mobiliza população contra incêndios no Park Way

0

Iniciativa orienta moradores e reforça prevenção em área ambiental protegida

Brasília, 24 de abril de 2026 — Uma mobilização educativa realizada na feirinha da Quadra 14 do Park Way reuniu órgãos do Governo do Distrito Federal para orientar a população sobre a prevenção de incêndios florestais. A ação, coordenada pela Secretaria do Meio Ambiente do Distrito Federal, integra o Plano de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais e ocorreu em uma área inserida na Área de Proteção Ambiental Gama e Cabeça de Veado.

Durante a atividade, motoristas e pedestres receberam informações sobre os riscos das queimadas, especialmente com a aproximação do período de estiagem. A iniciativa contou ainda com a participação de estudantes do Centro Educacional de Vargem Bonita, que auxiliaram nas abordagens e reforçaram a conscientização ambiental junto à comunidade.

Segundo a coordenação do plano, a escolha da região é estratégica devido à sua relevância para a preservação do Cerrado. A ação faz parte de um cronograma que prevê novas blitzes mensais em áreas com histórico de incêndios, como Jardim Botânico, Lago Oeste, Brazlândia e Riacho Fundo.

Além da conscientização, foram distribuídos materiais informativos com orientações sobre a legislação ambiental e práticas seguras. A queima controlada, por exemplo, só é permitida com autorização prévia do órgão ambiental e pode ser suspensa em períodos de maior risco.

Elaine Carneiro, boleira que passava pelo local a trabalho, também elogiou a ação

A legislação prevê penalidades para queimadas irregulares, com multas e possibilidade de reclusão em casos mais graves. Em situações de incêndio ou suspeita de crime ambiental, a orientação é acionar o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, a Polícia Militar ou órgãos ambientais responsáveis.

A ação reforça a importância da participação da população na preservação ambiental e na prevenção de incêndios, especialmente em regiões sensíveis do Distrito Federal.

Agressor de mulher vai ter que pagar pelo uso da tornozeleira, anuncia Daniel Vilela

Governador de Goiás encaminha à Assembleia Legislativa projeto de lei que imputa aos monitorados o custo pelo uso dos equipamentos eletrônicos, além de blindar as vítimas de violência doméstica de despesas

O governador Daniel Vilela enviou, nesta quinta-feira (23/4), projeto de lei à Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) que institui o pagamento pelo uso de tornozeleiras eletrônicas por parte de agressores de mulheres. O chefe do Executivo estadual anunciou a medida em publicação nas redes sociais e explicou os objetivos da proposta encaminhada ao legislativo. “Agora, em Goiás, agressor de mulher vai ter que pagar pelo próprio monitoramento. Além de responder na Justiça, vai sentir também no bolso”, resumiu.

“A lógica é simples: quem comete o crime também deve assumir os custos. Por isso, envio este projeto de lei para a Alego, para que o Estado pare de gastar dinheiro com estes criminosos”, completou Daniel Vilela, ao explicar que a proposta do Governo de Goiás busca conferir eficácia ao sistema de monitoração eletrônica em casos de violência doméstica e familiar contra mulheres amparadas por medidas protetivas.

A iniciativa propõe alterar a Lei estadual nº 21.116, de 5 de outubro de 2021, que institui a cobrança do valor devido, como compensação financeira, pelo uso de equipamento de monitoração eletrônica por acusado, preso ou condenado em Goiás. Com a mudança, o que se propõe é estabelecer o custeio obrigatório, pelo agressor, dos dispositivos de segurança da vítima e seu equipamento de monitoramento. Dessa forma, a proposta amplia a disciplina no ressarcimento de valores referentes aos equipamentos utilizados.

O projeto de lei deve beneficiar vítimas de violência doméstica, que terão garantido o acesso gratuito aos dispositivos de segurança, com blindagem absoluta de seu patrimônio pessoal e de dependentes contra cobranças estatais decorrentes do inadimplemento do ofensor. Na outra ponta, agressores de violência doméstica passarão a suportar o ônus financeiro integral e incondicional do monitoramento, próprio e da vítima.

A alteração na lei não cria nova despesa pública, pois os custos operacionais da monitoração eletrônica já são suportados pelo Fundo Penitenciário Estadual (Funpes), além de ampliar a base de arrecadação da compensação financeira prevista em lei, com potencial impacto positivo sobre as receitas do fundo.

Monitoramento

Atualmente, a Polícia Penal de Goiás (PPGO) gerencia o monitoramento eletrônico de aproximadamente 10 mil tornozeleiras e 625 botões do pânico, sendo responsável, além dos equipamentos, pela mão de obra especializada, softwares de gerenciamento e equipamentos de vídeo monitoramento e comunicação de dados. Hoje, cada tornozeleira eletrônica custa, para o Estado, R$ 316,83 mensais.

O monitoramento destes indivíduos ocorre na Seção Integrada de Monitoração Eletrônica (Sime) e é realizado por equipamentos de última geração, que garantem a segurança no acompanhamento dos custodiados 24 horas por dia, evita crimes violentos, tentativas de fraude no sistema e ainda auxilia na elucidação de crimes. Também é de responsabilidade do Sime a entrega do botão do pânico para vítimas de violência doméstica e a instalação das tornozeleiras nos monitorados.

Veja os destaques da agenda cultural do DF no fim de semana

0

Programação de 24 a 29 de abril reúne exposições, visita guiada, debates, aula aberta e atrações musicais em diferentes pontos do Distrito Federal

O aniversário de 41 anos do Museu de Arte de Brasília (MAB), a Expo Favela Innovation Brasília 2026 e a segunda edição de A Bênção ao Sambista Mais Velho estão entre os destaques da agenda cultural do Distrito Federal nos próximos dias. De 24 a 29 de abril, o roteiro reúne exposições, samba, oficinas e encontros voltados à arte, à formação cultural e ao empreendedorismo periférico.

Além dos três eventos que puxam a programação, a semana inclui exposição no Espaço Oscar Niemeyer; visita guiada e mostras no Museu de Arte de Brasília; itinerância da 36ª Bienal de São Paulo, no Museu Nacional da República; chamamento do festival Elas no Hip Hop; workshop no Centro de Dança do DF; e o I Psicodrama Público Sonhos como Resistência, na Biblioteca Nacional de Brasília.

Na Vila Telebrasília, A Bênção ao Sambista Mais Velho promove um encontro entre gerações do samba nos dias 25 e 26, sempre das 15h às 18h | Fotos: Divulgação

A programação começa com Verdade Moldada, exposição de Akimi Watanabe em cartaz no Espaço Oscar Niemeyer até 12 de maio. No MAB, o público pode conferir Geometria da Memória, de Paula Parisot, até 21 de junho, e a mostra MAB: Você Está Aqui, que segue até 24 de maio e serve de base para a celebração dos 41 anos do museu. Já o Museu Nacional da República recebe a exposição Dípticos, Arte e Curadoria, na Galeria 2, e mantém em exibição a itinerância da 36ª Bienal de São Paulo até 31 de maio.

Na área de formação e participação, artistas e coletivos têm até 24 de abril para se inscrever no chamamento que selecionará quatro grupos de dança para o festival Elas no Hip Hop. No dia 25, o Centro de Dança do DF promove o workshop Hoje Eu Sou Shakira. Na mesma data, às 10h, a Biblioteca Nacional de Brasília recebe o I Psicodrama Público Sonhos como Resistência, atividade presencial e gratuita.

Um dos destaques do fim de semana é o aniversário de 41 anos do Museu de Arte de Brasília. No dia 25, das 14h30 às 20h, o museu recebe programação gratuita ligada à exposição MAB: Você Está Aqui, com visita guiada de Maíra Guimarães e Emerson Dionísio de Oliveira, às 14h30, apresentação de Sambrass, às 15h30, e show de Samba das Meninas, às 17h30. A agenda prevê ainda tradução em Libras, audiodescrição, QR codes, maquete tátil e acessibilidade física. O evento também marca o lançamento da campanha de financiamento coletivo do livro Museus Possíveis, aberta até 31 de maio.

O rapper Japão é uma das atrações da Expo Favela Innovation Brasília 2026, que ocupa o estacionamento do Sesc no final de semana

Na Vila Telebrasília, A Bênção ao Sambista Mais Velho promove um encontro entre gerações do samba nos dias 25 e 26, sempre das 15h às 18h, no gramado ao lado do campo sintético da Rua 11, com entrada franca. No sábado, sobem ao palco Poetas do Samba, Lúcia de Maria e Rosemaria. No domingo, a programação reúne Seu Manolo, Breno Alves e Dani Ribeiro. O projeto é realizado pelo Ponto de Cultura Waldir Azevedo em parceria com a Âmbar Produções, com fomento do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC-DF) e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec-DF).

Em Ceilândia, a Expo Favela Innovation Brasília 2026 ocupa o estacionamento do Sesc nos dias 25 e 26 de abril. No sábado, a programação começa com a mesa Cultura da Periferia na Era Digital, passa por debates sobre games e inovação de negócios e termina com show de Benzadeus. No domingo, o evento segue com mesas sobre empreendedorismo sustentável, crédito, financiamento, formalização e TV 3.0, além de apresentações de Negra Flow, Japão, MV Bill e Kmilla CDD, antes do anúncio do empreendimento vencedor da edição local. Além dos painéis e shows, a feira terá camelódromo, praça de alimentação e espaço gamer.