Início Site Página 59

Trabalhadores participam de ação de saúde em Santa Maria

0

Campanha Abril Verde oferece serviços e orientações sobre segurança no trabalho

Brasília, 29 de abril de 2026 – Usuários que passaram pelo terminal de BRT de Santa Maria tiveram acesso, nesta terça-feira (28), a diversos serviços de saúde disponibilizados pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal. A ação, intitulada “Abril Verde – Trabalhador com Saúde”, ofereceu vacinas do calendário adulto, testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites virais, além de aferição de pressão arterial.

Aferição de pressão arterial foi um dos serviços oferecidos durante a ação, que faz parte da campanha Abril Verde | Foto: Sandro Araújo/Agência Saúde-DF

Durante a atividade, também foram repassadas orientações sobre prevenção de acidentes no ambiente de trabalho e a importância do uso de equipamentos de proteção individual. Materiais informativos foram distribuídos ao público com foco na conscientização e no cuidado com a saúde ocupacional.

O evento marcou o Dia Internacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças Relacionadas ao Trabalho. A chefe do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador da Região Sul, Lisa Marques Silva, destacou que a prevenção é essencial para evitar acidentes e preservar a qualidade de vida dos profissionais.

A gestora reforçou ainda que a campanha Abril Verde busca incentivar atitudes individuais voltadas à segurança, como a adoção de hábitos saudáveis e a atenção aos sinais do corpo ao longo da rotina laboral.

A iniciativa também facilitou o acesso da população aos serviços. Uma aposentada que passava pelo local aproveitou a oportunidade para atualizar cuidados de saúde, ressaltando a praticidade de receber atendimento no próprio trajeto diário.

Capacitação em inteligência artificial contempla reeducandos da Funap-DF

0

Iniciativa oferece capacitação em inteligência artificial e computação em nuvem com certificação

Brasília, 29 de abril de 2026 – Um programa de qualificação profissional lançado em março passou a incluir, nesta terça-feira (28), reeducandos atendidos pela Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso. A iniciativa, voltada à formação em inteligência artificial e computação em nuvem, integra o AWS Treina Brasil, desenvolvido pelo Instituto Gabriel Gastal em parceria com a Amazon Web Services.

Como parte inicial da expansão, foram entregues dez computadores à fundação, equipamentos doados pelo Instituto de Inteligência Ambiental. As aulas ocorrerão de forma online, com carga horária de 42 horas, abrangendo conteúdos como inteligência artificial generativa, aprendizado de máquina, fundamentos de computação em nuvem, além de temas relacionados à inovação e transformação digital. Ao final, os participantes recebem certificação.

De acordo com o secretário de Justiça e Cidadania e presidente da fundação, Jaime Santana, a proposta busca ampliar as oportunidades de inserção no mercado de trabalho para pessoas em cumprimento de pena. Ele destacou que a capacitação pode contribuir para a reintegração social por meio do acesso ao conhecimento e ao desenvolvimento profissional.

Entre os participantes, a expectativa é de que o curso complemente formações anteriores e aumente as chances de empregabilidade. Um dos reeducandos inscritos ressaltou que a qualificação em tecnologia representa uma oportunidade de acompanhar as mudanças do mercado e se preparar melhor para futuras oportunidades.

A cerimônia contou ainda com a presença de representantes das instituições envolvidas no projeto, incluindo dirigentes da fundação, do Instituto Gabriel Gastal e do Instituto de Inteligência Ambiental.

Biblioteca Nacional oferece aulões preparatórios para vestibular 60+ da UnB

Iniciativa gratuita prevê encontros nos formatos presencial e virtual, com 100 vagas cada, voltados a candidatos idosos

A Biblioteca Nacional de Brasília (BNB) vai promover dois aulões gratuitos voltados a pessoas idosas que se preparam para o vestibular 60+ da Universidade de Brasília (UnB). As atividades serão conduzidas pela professora Paula Monteiro, em formatos presencial e virtual.

O primeiro encontro será realizado em 6 de maio, das 16h às 17h30, na sede da BNB, com acesso por ordem de chegada e limite de 100 participantes. Já o segundo aulão, em 12 de maio, das 18h às 19h30, terá transmissão pela plataforma Zoom e pelo canal oficial da biblioteca no YouTube. Para a modalidade online, também com 100 vagas, é necessário se inscrever por meio do link disponível na bio da biblioteca no Instagram.

A iniciativa busca ampliar o acesso de pessoas idosas ao ensino superior, oferecendo orientação acadêmica e apoio na preparação para o processo seletivo específico da UnB. A ação integra o conjunto de atividades da BNB voltadas à inclusão educacional e ao estímulo à aprendizagem ao longo da vida.

Ao oferecer atividades gratuitas e acessíveis, a BNB reforça sua função como espaço público de formação, convivência e democratização do conhecimento, contribuindo para que mais cidadãos tenham condições de ingressar no ensino superior.

Faça sua inscrição neste link.

Seminário em Brasília debate precedentes judiciais e os desafios da judicialização da saúde no Brasil

0

Promovido pela Revista Justiça & Cidadania, o evento será realizado no dia 13 de maio, na sede do Conselho da Justiça Federal, em Brasília

A Revista Justiça & Cidadania, em parceria com o Observatório Nacional da Saúde, promove no dia 13 de maio, a partir das 8h30, em Brasília, o seminário “Sistema de Precedentes e Judicialização da Saúde”, que ocorrerá na sede do Conselho da Justiça Federal (CJF). O encontro terá coordenação acadêmica do ministro Luis Felipe Salomão, vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), corregedor-geral da Justiça Federal e diretor do Centro de Estudos Judiciários (CEJ/CJF), que conduzirá os trabalhos reunindo ministros de tribunais superiores, especialistas em Direito da Saúde e médicos.

Está confirmada na programação a conselheira Daiane Nogueira de Lira, supervisora do Fórum Nacional do Judiciário para a Saúde do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), cuja participação reforça a relevância institucional do debate e amplia a perspectiva sobre a atuação do Judiciário na área da saúde.
Com duração prevista de 4 horas, o evento oferecerá certificado de participação aos inscritos, que poderá ser utilizado para fins de comprovação de atividades acadêmicas e complementares. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas por meio do link ao final do texto.
Sobre o evento

Com apoio institucional do CJF e do CEJ, o seminário se insere em um contexto de debates cada vez mais relevantes sobre a uniformização de decisões judiciais e a aplicação do sistema de precedentes no enfrentamento de demandas relacionadas ao direito à saúde. A proposta é fomentar reflexões qualificadas sobre segurança jurídica, eficiência do Judiciário e a garantia de acesso a tratamentos e políticas públicas.

O encontro é voltado a operadores do Direito, gestores públicos e profissionais da área da saúde interessados em compreender como o sistema de precedentes pode contribuir para decisões mais consistentes e equilibradas, especialmente em um cenário marcado pela alta demanda judicial por medicamentos, tratamentos e intervenções médicas.

Programação
8h30 – Credenciamento/Welcome coffee
9h – Mesa 1: Judicialização da Saúde e Medicina Baseada em Evidências
10h – Mesa 2: Sistema de Precedentes e Segurança Jurídica: os Precedentes com Impactos Sistêmicos
11h30 – Mesa 3: Regulação e Recursos nos Tribunais Superiores sobre a Judicialização da Saúde
13h – Encerramento

Serviço

Seminário “Sistema de Precedentes e Judicialização da Saúde”
Auditório externo do CJF – Edifício-sede do Conselho da Justiça Federal (Setor de Clubes Esportivos Sul, Trecho 3, Brasília-DF)
13 de maio, de 8h30 às 13h
Certificação: 4 horas de atividades complementares Inscrições: https://lnk.bio/s/jc_revista/Seminario_13maio

Filmes do DF podem concorrer a R$ 298 mil em prêmios do 28º Troféu CLDF

0

As inscrições para a competição prosseguem até o dia 24 de maio. Os títulos selecionados – cinco longas e 10 curtas metragens – serão exibidos em setembro, durante o Festival de Brasília do Cinema Brasileiro

Filmes produzidos no Distrito Federal podem concorrer aos R$ 298 mil em prêmios da 28ª edição do Troféu Câmara Legislativa. As inscrições estão abertas até o dia 24 de maio e a competição será realizada durante o 59º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. Os títulos selecionados – cinco longas e dez curtas metragens – serão exibidos de 14 a 18 de setembro, no Cine Brasília.

Para submeter a produção, é necessário preencher o formulário no site do Festival e atender a requisitos que constam no edital do 28º Troféu Câmara Legislativa, publicado à página 74 do Diário da Câmara Legislativa, de 27 de março passado.

Entre as exigências, consta que a equipe de realização do filme deve ser majoritariamente composta por profissionais nascidos ou residentes no Distrito Federal há, no mínimo, dois anos; entre eles, obrigatoriamente, o diretor ou o produtor. E havendo empresa produtora legalmente constituída, esta deve ser inscrita e ter sede no Distrito Federal.

Os títulos não necessitam ser inéditos, mas deverão ter sido concluídos a partir de 2025. Podem participar do processo seletivo, filmes que não foram escolhidos na última edição do Troféu, mesmo que tenham sido inscritos no ano passado.

As produções selecionadas disputarão prêmios de melhor filme, escolhidos pelos júris popular e oficial. Este último também indicará os vencedores em nove categorias técnicas, como direção, ator, atriz e trilha sonora.

Luxa é destaque em evento do Podemos no DF

0

Filiado ao partido, técnico multicampeão deu uma palestra motivacional em que abordou a vitória como foco

O ex-treinador de futebol Vanderley Luxemburgo foi o destaque em evento promovido pelo Podemos, nesta quarta-feira (29). Técnico com mais títulos do Campeonato Brasileiro na história (cinco), o ‘Pofexô’ palestrou sobre vitória para mais de 400 pessoas.

“Eu preciso que vocês entendam que o medo de perder tira a vontade de vencer”, enfatizou o ex-comandante de Palmeiras, Flamengo, Corinthians, Cruzeiro, Real Madrid e Seleção Brasileira, entre outros clubes.

Filiado ao Podemos, Luxa oficializou sua pré-candidatura ao Senado Federal pelo Tocantins. Aos 73 anos, ele conta com o apoio da direção nacional do partido, focando sua campanha no desenvolvimento do estado onde reside e tem negócios. “Estou muito feliz por estar fazendo parte desse time. É como diz o slogam do partido: Juntos Podemos”, finalizou.

Vários pré-candidatos do Distrito Federal participaram do evento chamado de Oficina da Vitória. Entre eles, a ex-secretária de Desenvolvimento Social, Ana Paula Marra, que vai pleitear uma das 24 vagas à Câmara Legislativa do DF.

“Foi um momento extremamente proveitoso e de muita troca de conhecimentos. Algumas estratégias foram traçadas e laços foram estreitados ou fortalecidos”, destacou a gestora que por mais tempo ficou na cadeira da Assistência Social do DF, seis anos. “Além disso, foi de extrema valia ouvir os valorosos ensinamentos do nosso eterno treinador”, completou a torcedora Flamenguista ao se referir ao Luxa.

A reunião contou ainda com o secretário-geral do Podemos, Luiz França; e a presidente nacional do partido, a deputada federal Renata Abreu (SP). Além deles, do ex-governador e da atual governadora do DF, Ibaneis Rocha e Celina Leão, respectivamente.

Sesc-DF oferece mediação e ônibus a escolas para 36ª Bienal de SP

0

O Programa Educacional Sesc-DF é voltado a escolas públicas e instituições sociais. Objetivo é fortalecer as iniciativas de democratização do acesso à arte e os processos educativos no DF. O evento acontece no Museu Nacional da República

Escolas públicas e instituições sociais poderão solicitar ônibus e visitas mediadas à itinerância da 36ª Bienal de São Paulo no Museu Nacional da República. A oportunidade é viabilizada pelo Programa Educativo Sesc-DF, que vai até dia 30 de maio.

O objetivo central da proposta é fortalecer as iniciativas de democratização do acesso à arte contemporânea e o fortalecimento de processos educativos no Distrito Federal.

Para participar, basta enviar email para agendamentosesccultural@sescdf.com.br. Para visita mediada, é necessário que o grupo tenha no mínimo 10 pessoas. Escolas e instituições que forem solicitar ônibus, deverão ter grupo de 42 a 84 pessoas. São limitados dois ônibus por instituição.

As mediações das visitações são realizadas por profissionais especializados, com presença de intérprete de libras, de terça-feira a domingo, das 9h às 18h30. O processo é conduzido a partir de metodologias de diálogos e participação, promovendo escuta ativa, construção coletiva de sentido e desenvolvimento do pensamento crítico, respeitando os diferentes perfis e repertórios dos públicos atendidos.

Exposições

Está aberta à visitação as itinerâncias da 36ª Bienal de São Paulo e da participação brasileira na 19ª Mostra Internacional de Arquitetura – La Biennale di Venezia. Promovida pelo Sesc DF, as mostras estão no Museu Nacional da República até 31 de maio, de terça a domingo, das 9h às 18h30. A entrada é gratuita.

Intitulada Nem todo viandante anda estradas – Da humanidade como prática, a 36ª Bienal de São Paulo se inspira no poema “Da calma e do silêncio”, de Conceição Evaristo. Com curadoria de Bonaventure Soh Bejeng Ndikung e André Pitol, a proposta é repensar a humanidade como verbo, uma prática viva, em um mundo que exige reimaginar as relações, as assimetrias e a escuta como bases de convivência.

Já (RE)INVENÇÃO é a itinerância da participação brasileira na 19ª Mostra Internacional de Arquitetura – La Biennale di Venezia. A mostra parte de uma reflexão sobre as recentes descobertas arqueológicas de infraestruturas ancestrais do território amazônico para questionar condições socioambientais da cidade contemporânea. A curadoria é dos arquitetos Luciana Saboia, Eder Alencar e Matheus Seco, do Plano Coletivo.

Governadora do DF participa de homenagem a PMs promovidos após redução do interstício

Solenidade homenageia policiais militares promovidos e reforça valorização da segurança pública no DF

A governadora Celina Leão compareceu, nesta terça-feira (28), à solenidade em homenagem aos policiais militares promovidos em abril de 2026. A cerimônia foi realizada no pátio da Academia de Polícia Militar de Brasília e reuniu autoridades, familiares e integrantes da corporação.

Durante o evento, a chefe do Executivo destacou os investimentos na segurança pública: “A gente tem investido em monitoramento, em mão de obra e na valorização da carreira. Hoje é um dia muito especial, porque muitos esperaram anos por essa promoção. Fico muito feliz por ter garantido isso com a redução do interstício. Temos uma polícia altamente especializada, que vem se destacando nas operações recentes”. Ao todo, 652 militares foram agraciados com a progressão na carreira, sendo 287 oficiais e 365 praças.

As promoções foram viabilizadas após medidas adotadas pelo Governo do Distrito Federal, que ampliaram o número de progressões nas carreiras militares. Em 23 de abril, Celina Leão reduziu o interstício — tempo mínimo exigido entre promoções —, o que permitiu beneficiar um número maior de profissionais.

Para o comandante-geral da Polícia Militar do Distrito Federal, coronel Rômulo Palhares, a promoção vai além da progressão na carreira. “A promoção do policial militar é mais do que uma ascensão funcional. Ela representa o reconhecimento pelo trabalho incansável, por cada turno que os senhores entregam à nossa comunidade e à nossa população”, ressaltou.

 

 

Valorização das forças de segurança

Cerimônia foi realizada no pátio da Academia de Polícia Militar de Brasília

 

Com a redução do interstício, o total de promoções superou significativamente a previsão inicial. Antes da flexibilização, seriam 162 progressões. Após a medida, outros 490 policiais militares foram contemplados. Entre os oficiais, foram efetivadas 287 promoções, enquanto entre os praças o número chegou a 365.

A mesma política também alcançou o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), ampliando o alcance das ações voltadas à valorização dos profissionais da segurança pública. Segundo o governo, além do impacto direto na carreira dos militares, as promoções ajudam na recomposição dos quadros e no fortalecimento das atividades operacionais das corporações, refletindo diretamente na prestação de serviços à população.

Tribunal de Contas do DF doa mais de mil livros para bibliotecas da Papuda

0

O Tribunal de Contas do Distrito Federal destinou mais de 1,1 mil livros ao Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília, ampliando o acesso à leitura no sistema prisional do Distrito Federal. A entrega ocorreu na última quinta-feira e contemplou a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do Distrito Federal (SEAPE), responsável pela gestão das unidades.

Esta é a primeira vez que o Tribunal realiza uma doação com finalidade socioeducativa direcionada à formação de bibliotecas prisionais. O acervo inclui obras de ciências sociais, com títulos nas áreas de direito civil, administrativo e licitações, que podem contribuir para a formação educacional e cidadã das pessoas privadas de liberdade.

Os livros, doados pela Biblioteca Cyro dos Anjos, fazem parte de um processo contínuo de avaliação do acervo, que identifica obras para remanejamento ou retirada de circulação, conforme a Política de Desenvolvimento de Coleções. Parte desses materiais é destinada a iniciativas com impacto social.

Participaram da entrega o presidente do TCDF, conselheiro Manoel de Andrade, a diretora da Escola de Contas (Escon), Ivana Campos Dessen, e a coordenadora de gestão do conhecimento institucional, Sílvia Regina Batista Mendonça, responsável pelo projeto, além de servidores e colaboradores da Escola de Contas.

A proposta é tornar a iniciativa contínua. Com a avaliação permanente do acervo, novas doações devem ocorrer regularmente, ampliando o acesso à informação, à formação cultural e ao desenvolvimento educacional de públicos diversos.

A ação amplia a atuação do Tribunal para além da fiscalização, ao promover o acesso ao conhecimento e incentivar a leitura, especialmente onde o acesso a livros ainda é limitado.

Agências do trabalhador oferecem 994 vagas com salários de até R$ 6 mil

0

Postos estão localizados em diversas regiões administrativas. Interessados devem cadastrar o currículo em aplicativo ou ir a uma agência, das 8h às 17h, durante a semana

As agências do trabalhador do Distrito Federal estão com 994 oportunidades profissionais abertas nesta quarta-feira (29). O maior salário é encontrado em três vagas para farmacêutico em Ceilândia, que oferece R$ 6 mil para candidatos sem experiência, mas com ensino superior completo. Destaque também para dez chances para mestre de obras na Zona Industrial, além de dez para encarregado eletricista, dez para mestre de construção civil e dez para instalador hidráulico em Samambaia, com valores de até R$ 3.718 mil.

Em relação à demanda, empregadores contratam 110 repositores de mercadorias, 105 operadores de caixa, 60 consultores de vendas, 60 produtores de vendas, 55 fiscais de prevenção de perdas, 30 auxiliares de estoque, 30 auxiliares de produção farmacêutica, 20 oficiais de manutenção predial, entre outras profissões. Os postos são localizados em diversas regiões administrativas, com remunerações a partir de R$ 1.621.

Todos os postos oferecem benefícios. Para participar dos processos seletivos, basta cadastrar o currículo no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital (CTPS) ou ir a uma das 16 agências do trabalhador, das 8h às 17h, durante a semana. Mesmo que nenhuma das chances do dia seja atraente ao candidato, o cadastro vale para oportunidades futuras, já que o sistema cruza dados dos concorrentes com o perfil que as empresas procuram.

Empregadores e empreendedores que desejem ofertar vagas ou utilizar o espaço das agências do trabalhador para as entrevistas podem se cadastrar pessoalmente nas unidades ou pelo e-mail gcv@sedet.df.gov.br. Pode ser utilizado, ainda, o Canal do Empregador, no site da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet).