Início Site Página 58

Eleições 2026: Vapt Vupt alerta para prazo dos serviços eleitorais

Unidades da rede estadual realizam emissão do título, transferência e regularização cadastral mediante marcação prévia

O prazo para emissão do primeiro título de eleitor, transferência de domicílio, atualização cadastral e regularização de pendências termina no próximo dia 6 de maio. Em Goiás, esses serviços também estão disponíveis nas unidades do Vapt Vupt, que contam com atendimento da Justiça Eleitoral, mediante agendamento prévio pelo site www.go.gov.br.

Após a data-limite, o cadastro eleitoral será fechado e não será possível realizar alterações até depois das Eleições Gerais de 2026. O bloqueio ocorre 150 dias antes do pleito, conforme prevê a Lei nº 9.504/1997. O primeiro turno está marcado para 4 de outubro.

Nas unidades do Vapt Vupt, o eleitor pode solicitar o primeiro título, atualizar dados pessoais, transferir o local de votação ou regularizar a situação eleitoral. O atendimento segue os horários definidos para cada unidade e é realizado com hora marcada, conforme o modelo adotado pela rede estadual.

O alistamento eleitoral é obrigatório para maiores de 18 anos e facultativo para jovens de 16 e 17 anos, pessoas com mais de 70 anos e analfabetos. A emissão do primeiro título pode ser feita a partir dos 15 anos, mas o direito ao voto só é permitido a quem completar 16 anos até a data da eleição.

Atendimento do TRE no Vapt Vupt

O atendimento eleitoral está disponível nas seguintes unidades:

  • Admar Otto (Buriti Shopping),
  • Anápolis (Anashopping),
  • Anápolis Sul (José Miguel Hajjar),
  • Anicuns,
  • Aparecida Shopping,
  • Araguaia Shopping,
  • Bentivi Shopping,
  • Campinas,
  • Formosa,
  • Goianira,
  • Hidrolândia,
  • Luziânia,
  • Mangalô,
  • Mara Rosa,
  • Novo Gama,
  • Passeio das Águas,
  • Portal Shopping,
  • Praça Cívica,
  • Senador Canedo,
  • Shopping Cerrado,
  • São Miguel do Araguaia e
  • Águas Lindas de Goiás.

Documentos necessários

Para tirar o primeiro título, é necessário apresentar documento oficial com foto, CPF e comprovante de endereço recente. Homens de 18 a 45 anos devem levar também comprovante de quitação com o serviço militar.

Na transferência de domicílio eleitoral, o eleitor deve apresentar documento com foto, CPF, comprovante de endereço atualizado no novo município e, se tiver, o título de eleitor.

Para atualização de dados cadastrais, são exigidos documento com foto e CPF. Caso a alteração envolva endereço ou nome, é preciso apresentar comprovante atualizado ou documento que comprove a mudança.

Na regularização de pendências, é necessário apresentar documento com foto e CPF. Dependendo do caso, podem ser solicitados comprovantes de votação, justificativa ou pagamento de multa.

A recomendação é antecipar o agendamento para evitar filas e garantir o atendimento dentro do prazo.

Indicação para Procuradoria-Geral do DF é aprovada por unanimidade

Condução de Diana de Almeida Ramos ao cargo ainda depende de publicação no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF)

A indicação da subprocuradora-geral Diana de Almeida Ramos ao cargo de procuradora-geral do Distrito Federal foi aprovada em votação plenária na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) nesta quarta-feira (29). A condução oficial ainda depende de publicação no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF).

A indicação de DIana recebeu 17 votos favoráveis entre os 17 parlamentares presentes. Durante a manhã, a advogada pública foi sabatinada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ/CLDF). Durante a sabatina, os questionamentos abordaram assuntos como separação de poderes, federalismo fiscal, ativismo judicial, e atuação da PGDF no controle prévio de constitucionalidade das leis distritais.

O diálogo institucional foi tema marcante nas falas de Diana de Almeida. A procuradora reforçou sua posição de abertura e interesse em dialogar com os órgãos do Poder Executivo Distrital e com os outros Poderes.

“Eu acredito no diálogo. Trabalho de portas abertas porque gosto de ouvir as pessoas. Acho que todos têm algo a contribuir quando compartilham as suas experiências. O diálogo e a consensualidade muitas vezes são as respostas para diversas questões”, apontou.

Diana de Almeida Ramos exerce a advocacia pública há 29 anos. Foi indicada pela
governadora Celina Leão para ser procuradora-geral após a saída de Márcio Wanderley, em 15 de abril. Antes da indicação, atuou nas áreas Fiscal, Pessoal, Militar e de Saúde e Meio Ambiente.

Opinião: Derrota de Messias é fim de Lula e de um ciclo de 20 anos que dividiu e atrasou o Brasil

A queda de um dos principais aliados de Lula marca o início do colapso do petismo e sinaliza que o Brasil está pronto para virar a página de uma era marcada por ódio, polarização e retrocesso

A derrota de Jorge Messias representa muito mais que a perda de um cargo ou de uma eleição pontual. É uma derrota histórica para Lula e para o projeto petista que dominou o Brasil por mais de 20 anos. O resultado mostra que o governo petista está no fim de seu ciclo, esgotado, sem narrativa e sem apoio popular para continuar dividindo a sociedade e espalhando ódio como ferramenta de poder. Perde Lula. Ganha o Brasil.

Messias era um dos nomes mais fiéis e estratégicos do núcleo duro do PT. Sua queda não foi acidental: reflete o cansaço da população com o modelo de governança que priorizou o aparelhamento do Estado, o clientelismo e a narrativa de confronto permanente. Durante duas décadas, o PT e seus aliados transformaram o debate público em uma guerra ideológica, onde o adversário não era apenas político, mas um inimigo a ser destruído. O resultado foi claro: divisão profunda da sociedade, atraso econômico, inflação de alimentos, aumento da criminalidade em várias regiões e uma sensação generalizada de que o Brasil andava para trás enquanto o mundo avançava.

Agora, a rejeição se materializa nas urnas e nas pesquisas. O eleitor brasileiro, cansado de promessas vazias e de ver o país ser usado como palco de disputas pessoais e ideológicas, começa a virar a página.

Enquanto Lula e seus aliados tentam manter o discurso de “nós contra eles”, a realidade mostra que o povo está escolhendo “Brasil acima de tudo”. A derrota de Messias é o símbolo de um ciclo que se esgota: o ciclo do ódio como estratégia, da divisão como método e do atraso como consequência. O Brasil que emerge agora quer união, desenvolvimento, segurança e respeito às instituições — valores que a esquerda radical abandonou há muito tempo.

Perde Lula. Ganha o Brasil.

A população já percebeu. E nas urnas de 2026, essa percepção deve se traduzir em uma virada histórica. O país está cansado de ser dividido. Quer andar para frente.

 

Agências do Trabalhador oferecem 984 vagas de emprego nesta quinta

0

Oportunidades exigem diferentes níveis de escolaridade e oferecem salários que chegam a R$ 6 mil mais benefícios

As agências do trabalhador do Distrito Federal disponibilizam, nesta quinta-feira (30), 984 vagas de emprego para quem busca ingressar no mercado de trabalho. Os salários variam de R$ 1,621 mil a R$ 6 mil, com oportunidades que exigem diferentes níveis de escolaridade e experiência, além de vagas exclusivas para pessoas com deficiência (PcD) e estágio.

A maior remuneração é para farmacêutico: R$ 6 mil. São 3 vagas em Ceilândia Sul, com exigência de nível superior completo. Já o emprego com mais vagas é para consultor de vendas, sendo 60 em São Sebastião. A remuneração é de R$ 2,5 mil. Os interessados precisam ter nível médio completo.

Para participar dos processos seletivos, basta cadastrar o currículo no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital (CTPS) ou ir a uma das 16 agências do trabalhador, das 8h às 17h, durante a semana. Mesmo que nenhuma das oportunidades do dia seja atraente ao candidato, o cadastro vale para oportunidades futuras, já que o sistema cruza dados dos concorrentes com o perfil que as empresas procuram.

Empregadores e empreendedores que desejem ofertar vagas ou utilizar o espaço das agências do trabalhador para as entrevistas podem se cadastrar pessoalmente nas unidades ou pelo e-mail gcv@sedet.df.gov.br. Pode ser utilizado, ainda, o Canal do Empregador, no site da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet).

Saúde Mais Perto do Cidadão vai tirar mais de 200 mil pacientes do DF da fila de espera por exames

Investimento de R$ 58,2 milhões é viabilizado por emendas parlamentares e mira especialidades com maior demanda na rede pública

A governadora Celina Leão lançou, nesta quarta-feira (29), o programa Saúde Mais Perto do Cidadão (segunda etapa). Com previsão de início para maio, a iniciativa contará com aporte de R$ 58.206.856 oriundos de emendas dos parlamentares Rafael Prudente, Jorge Vianna, Julio César, Gilvan Máximo e Alberto Fraga,  para ampliar os atendimentos especializados no Sistema Único de Saúde (SUS) do Distrito Federal.

“A saúde precisava de uma atenção muito especial. Nós estamos enfrentando um dos principais gargalos, que é a fila por procedimentos. E o lançamento desse programa traz soluções para dar resposta que a população precisa”, afirmou a chefe do Executivo.
Segundo as projeções, a iniciativa deve alcançar 208.592 pacientes, com a oferta de 786.589 consultas, exames e procedimentos. Os serviços incluem consultas especializadas, exames de imagem e laboratoriais, ultrassonografia, tomografia computadorizada, ressonância magnética, teleconsultas, atividades físicas orientadas, fornecimento de óculos e procedimentos odontológicos.

Celina Leão: “O lançamento desse programa traz soluções para dar resposta que a população precisa” | Foto: Lúcio Bernardes Jr./Agência Brasília

 

Segundo a governadora, o modelo busca garantir continuidade no atendimento, evitando interrupções no cuidado. “Muitas vezes a pessoa fazia a consulta e precisava de um exame, mas o atendimento parava ali. Nós estamos resolvendo isso, integrando a linha de cuidado para que o paciente tenha o diagnóstico e o tratamento completos”, disse.

Áreas com alta demanda

O programa contempla dez projetos com especialidades diferentes que concentram as áreas com alta demanda reprimida no SUS. Ortopedia e saúde visual reúnem o maior volume de atendimentos: os projetos Diagnóstico Ortopédico Ampliado e Ofertas de Cuidados Integrados (OCI) de Ortopedia somam 100.525 pacientes, enquanto as iniciativas Visão Além do Alcance e Além do Olhar devem atender 69.940 pessoas.

Na cardiologia, estão previstos 35.544 atendimentos, incluindo avaliação de risco cirúrgico e diagnóstico de insuficiência cardíaca e síndrome coronariana crônica. Também integram o conjunto ações em otorrinolaringologia (11.590 atendimentos), saúde da mulher (3.218), odontologia (1.200), reabilitação locomotora (1.100) e urologia oncológica (1.015).

Celina Leão também destacou que a iniciativa integra um conjunto maior de medidas para reduzir filas e ampliar a capacidade de atendimento da rede pública. “Nosso objetivo é zerar as filas com apoio dos parlamentares e com a suplementação da rede. Isso ajuda, mas não resolve sozinho. Por isso, estamos estruturando novos programas para ampliar ainda mais as cirurgias e os atendimentos”, anunciou.

Juracy Cavalcante: não adianta atacar só um eixo da Saúde porque isso gera gargalos no outro

 

O secretário de Saúde, Juracy Cavalcante, explicou que o programa foi estruturado para atuar de forma integrada nos diferentes níveis de atendimento. “Quando a gente fala de saúde, fala de eixos. Temos o ambulatorial, com consultas e exames, e o cirúrgico. Não adianta atacar só um deles, porque isso gera gargalos no outro”, disse.

Segundo ele, a estratégia da Secretaria de Saúde combina ações simultâneas para garantir continuidade no atendimento. “Já temos um programa voltado às cirurgias de menor complexidade, com encaminhamento para a rede privada, o que permite deixar os centros cirúrgicos da rede pública focados nos casos mais complexos. Agora, com esse novo programa, atacamos as filas ambulatoriais”, afirmou.

“O paciente entra pela consulta, faz o diagnóstico e, se necessário, já segue para o procedimento. A ideia é trabalhar toda a linha de cuidado de forma integrada, evitando interrupções e reduzindo o tempo de espera”, completou o secretário.

Os recursos que viabilizam os projetos são oriundos, em grande parte, de emendas parlamentares da bancada federal do Distrito Federal. Durante o anúncio, a governadora destacou a participação dos deputados Alberto Fraga, Rafael Prudente, Bia Kicis e Júlio César Ribeiro, responsáveis por parte dos investimentos vinculados aos convênios assinados. Também foram mencionados outros parlamentares que destinam recursos à saúde do DF, como a senadora Leila Barros e o senador Izalci Lucas, dentro de um esforço mais amplo de financiamento da rede pública.

Reforço na saúde

Como parte da política pública adotada pelo Governo do Distrito Federal para agilizar o acolhimento na rede pública de saúde, recentemente, a governadora Celina Leão autorizou a suplementação orçamentária de R$ 244.854.852 para o Fundo de Saúde do Distrito Federal. A autorização foi publicada na edição do Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) da última terça-feira (28).

De acordo com o texto, o crédito suplementar será viabilizado por meio de superávit financeiro, conforme estabelece a Lei nº 4.320/1964. O objetivo é reforçar as dotações orçamentárias já previstas no planejamento vigente, atendendo às normas previstas na Lei Orgânica do Distrito Federal e na legislação federal de finanças públicas.

José Aparecido Freire é reeleito presidente do Fecomércio-DF por unanimidade

0

Empresário comandará a federação pelos próximos quatro anos ao lado dos mesmos vice-presidentes e seguirá à frente dos conselhos regionais do Sesc-DF e do Senac-DF, representando 277 mil empresas do comércio, serviços e turismo no Distrito Federal

Da Redação

O presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire, foi reeleito nesta quarta-feira (29). A votação ocorreu na sede da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, onde 24 representantes de sindicatos empresariais escolheram, por unanimidade, sua recondução ao cargo.Antes da reeleição, Aparecido havia assumido um mandato tampão em 2021 e, em seguida, um mandato regular em 2022. Ele também continuará como presidente dos Conselhos Regionais do Sesc-DF e do Senac-DF pelos próximos quatro anos.

A chapa encabeçada por Aparecido foi a única registrada no processo eleitoral. A composição das vice-presidências da Federação permanece a mesma, com os empresários Sebastião Abritta (1º vice-presidente), Álvaro Silveira Junior (2º) e Ovídio Maia (3º).Juntos, a Fecomércio-DF e os sindicatos empresariais que a integram representam 277 mil empresas no Distrito Federal. O setor de comércio de bens, serviços e turismo responde por 95,4% do PIB local e por mais de 87% dos empregos formais, totalizando cerca de 931 mil trabalhadores de um total de mais de 1,06 milhão de vínculos formais.

Após a reeleição, José Aparecido Freire afirmou: “Me sinto muito honrado em representar os empresários do Distrito Federal e em poder dar continuidade a um trabalho construído com diálogo, responsabilidade e foco em resultados. Sabemos da importância do setor produtivo para o desenvolvimento econômico e social da capital, e é com esse compromisso que seguimos atuando.”

Fecomércio-DF
Entre as conquistas da Federação, Aparecido destaca avanços históricos realizados em parceria com outros setores, como a ampliação no número de atividades econômicas no Setor Comercial Sul (SCS) e a atualização de regramentos necessários para o desenvolvimento da capital, como o PPCUB, PDOT e Luos. A próxima gestão terá como uma de suas prioridades a instalação de um Polo de Tecnologia e Inovação do SCS e o projeto de lei que trata da criação dos distritos criativos no DF.

Sesc-DF
No Sesc-DF, Aparecido destaca promessas de campanha cumpridas ao encerrar gastos com aluguel e passar a operar apenas em unidades próprias. A atual gestão mais que dobrou o número de pessoas cadastradas, indo além dos comerciários e chegando a cerca de 430 mil assistidos. A entidade também reformou toda a estrutura no DF, investiu em equipamentos de ponta e inaugurou duas novas unidades — uma na Asa Norte e a moderna sede no SIA. Em breve, o Núcleo Bandeirante também contará com uma unidade. Para os próximos anos, o Sesc-DF planeja entregar a unidade de Planaltina e o moderno Centro Cultural da Asa Norte.

Senac-DF
Pelo Senac-DF, os feitos vão desde a expansão de 7 para 19 unidades até a formatura de 1,4 mil alunos da rede pública que concluíram o ensino médio com diplomas de cursos técnicos, ampliando o potencial de mão de obra para o mercado da capital. O café-escola Casa de Chá, em parceria com o GDF, tornou-se um case de sucesso, atendendo mais de 270 mil pessoas desde sua inauguração, em 2024. A entidade tem ainda em seu plano de metas a construção dos Centros de Educação Profissional de Ceilândia e de Planaltina.

Instituto Fecomércio-DF
Pelo Instituto Fecomércio-DF (IF-DF), o grande avanço começou com a retirada da instituição do Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do Setor Público Federal (Cadin), logo no primeiro ano de gestão. Graças à medida, o IF conseguiu expandir sua atuação e bater recordes na inserção de estudantes no mercado de trabalho por meio dos programas Jovem Aprendiz e Estágio, que juntos somaram 21 mil ingressos nos últimos quatro anos, com cerca de 40% deles sendo efetivados em vagas formais.

Empresário e gestor
José Aparecido da Costa Freire nasceu em 14 de outubro de 1965, em Corumbá de Goiás (GO), e chegou a Brasília em 1972. É formado em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário (ICESP) e atua como empresário no setor de papelarias e livrarias há mais de 30 anos.

Aparecido também é vice-presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), além de presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Papelarias e Livrarias (Sindipel-DF) desde 2001.

Antes de presidir os Conselhos Regionais do Sesc-DF e do Senac-DF, foi conselheiro das duas entidades e também do Departamento Nacional de ambas. Foi ainda membro do Conselho Fiscal da CNC entre 2014 e 2018.

Participou de representações pela Fecomércio-DF e em órgãos como a Junta Comercial do DF (Jucis-DF) e o Tribunal Administrativo de Recursos Fiscais (CTCS).

Sua contribuição para o crescimento socioeconômico do DF rendeu, em maio de 2024, o título de cidadão honorário de Brasília, concedido por unanimidade pelos deputados distritais da Câmara Legislativa do Distrito Federal.

 

Saiba o que vai funcionar no feriadão do Dia do Trabalhador

0

Bancos, agências do INSS e dos Correios não abrem nesta sexta-feira

Todas as agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estarão fechadas nesta sexta-feira (1º de maio), em razão do feriado do Dia do Trabalhador. Os atendimentos nas unidades retornarão normalmente na segunda-feira (4).Durante o feriado, a Central 135 realizará apenas atendimentos eletrônicos, por telefone. A central retornará com o atendimento neste sábado (2), das 7 horas às 22 horas.

site e aplicativo Meu INSS seguem em funcionamento 24 horas por dia durante o feriado. Por meio desses, é possível acessar serviços e informações a qualquer horário.

Este canal de contato online com os cidadãos possibilita consultas e emissão de extratos, acesso a dados sobre contribuições previdenciárias, lista de empregadores e períodos trabalhados.

Correios

No feriado nacional do Dia do Trabalhador não haverá atendimento nas agências dos Correios. No sábado (2) vão funcionar as agências que atendem normalmente neste dia da semana. Os Correios comunicam que ainda serão realizadas atividades regulares de entrega de correspondências e de encomendas.

Os endereços e horários de funcionamento das agências em cada município podem ser consultados no site dos Correios.

Neste período, a empresa estará disponível por meio do atendimento automatizado da Atendente Virtual dos Correios – Carol –  nos seguintes canais:

  • site dos Correios, na página do Fale Conosco;
  • telefones: 4003-8210; 0800-881-8210; 0800-881-8211 (atendimento a pessoas com deficiência auditiva);
  • WhatsApp: (11) 4003-8210;
  • chat, disponível diretamente no portal e no Super App.

Bancos

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban), entidade representativa dos bancos brasileiros, informou que as agências bancárias estarão fechadas no feriado do Dia do Trabalho.

No entanto, as áreas de autoatendimento nas agências, assim como os canais digitais dos bancos (celulares e computadores) estarão disponíveis, para a realização de transferências e pagamento de contas, e demais serviços.

Os boletos de cobrança e contas de consumo (água, energia, telefone, entre outros) com vencimento no feriado (1º) poderão ser pagos, sem acréscimo, no próximo dia útil, nas localidades onde não há feriado ou ponto facultativo.

A instituição esclarece que os sábados não são considerados dias úteis e, por essa razão, não há liquidação financeira.

Os clientes cadastrados como sacados eletrônicos podem pagar seus boletos bancários via Débito Direto Autorizado (DDA).

No caso do pagamento de tributos e impostos, caso vençam nos dias em que não há compensação bancária, a Febraban alerta que é necessário que o pagamento seja antecipado, para evitar a incidência de juros e multa.

Segurança

Os efetivos da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros dos municípios funcionam em regime de plantão 24 horas, por meios dos telefones 190 e 193, respectivamente. Os bombeiros têm foco em traumas e resgates físicos, como acidentes de trânsito, pessoas presas em ferragens, incêndios, soterramentos, salvamentos aquáticos.

As delegacias da Polícia Civil nos municípios atendem em regime de plantão.

Algumas localidades possuem o serviço das delegacias digitais para registrar ocorrências policiais online, sem necessidade do internauta se deslocar até uma delegacia física.

São exemplos de registros: estelionato e fraudes (inclusive golpes digitais); extravio ou perda de documentos e objetos; acidentes de trânsito sem vítimas; e denúncias online de violência doméstica relacionadas à Lei Maria da Penha

Hospitais

Os hospitais regionais e as unidades de pronto atendimento (UPAs) funcionarão normalmente em regime de 24 horas no recesso prolongado.

Também funciona o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que oferta atendimento ininterrupto pelo telefone 192.

O serviço deve ser acionado em situações de urgência e emergência, como:

  • problemas cardiorrespiratórios (infarto, dor no peito, falta de ar grave);
  • intoxicações ou queimaduras graves;
  • acidentes de trânsito com vítimas;
  • casos de traumas ou fraturas;
  • crises convulsivas;
  • trabalho de parto em que haja risco para a mãe ou para o bebê;
  • tentativas de suicídio ou crises psiquiátricas graves.

Lazer e comércio

As praças de alimentação de shoppings, que costumam abrir na hora de almoço (geralmente das 12h às 22h), podem ter horários reduzidos ou abertura facultativa, dependendo de acordos com os sindicatos locais.

Sobre os supermercados, a maioria abre normalmente, já que são considerados serviços essenciais, mas podem fechar um pouco mais cedo. É importante que o cidadão busque informações diretamente em cada unidade.

Trabalhadores participam de ação de saúde em Santa Maria

0

Campanha Abril Verde oferece serviços e orientações sobre segurança no trabalho

Brasília, 29 de abril de 2026 – Usuários que passaram pelo terminal de BRT de Santa Maria tiveram acesso, nesta terça-feira (28), a diversos serviços de saúde disponibilizados pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal. A ação, intitulada “Abril Verde – Trabalhador com Saúde”, ofereceu vacinas do calendário adulto, testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites virais, além de aferição de pressão arterial.

Aferição de pressão arterial foi um dos serviços oferecidos durante a ação, que faz parte da campanha Abril Verde | Foto: Sandro Araújo/Agência Saúde-DF

Durante a atividade, também foram repassadas orientações sobre prevenção de acidentes no ambiente de trabalho e a importância do uso de equipamentos de proteção individual. Materiais informativos foram distribuídos ao público com foco na conscientização e no cuidado com a saúde ocupacional.

O evento marcou o Dia Internacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças Relacionadas ao Trabalho. A chefe do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador da Região Sul, Lisa Marques Silva, destacou que a prevenção é essencial para evitar acidentes e preservar a qualidade de vida dos profissionais.

A gestora reforçou ainda que a campanha Abril Verde busca incentivar atitudes individuais voltadas à segurança, como a adoção de hábitos saudáveis e a atenção aos sinais do corpo ao longo da rotina laboral.

A iniciativa também facilitou o acesso da população aos serviços. Uma aposentada que passava pelo local aproveitou a oportunidade para atualizar cuidados de saúde, ressaltando a praticidade de receber atendimento no próprio trajeto diário.

Capacitação em inteligência artificial contempla reeducandos da Funap-DF

0

Iniciativa oferece capacitação em inteligência artificial e computação em nuvem com certificação

Brasília, 29 de abril de 2026 – Um programa de qualificação profissional lançado em março passou a incluir, nesta terça-feira (28), reeducandos atendidos pela Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso. A iniciativa, voltada à formação em inteligência artificial e computação em nuvem, integra o AWS Treina Brasil, desenvolvido pelo Instituto Gabriel Gastal em parceria com a Amazon Web Services.

Como parte inicial da expansão, foram entregues dez computadores à fundação, equipamentos doados pelo Instituto de Inteligência Ambiental. As aulas ocorrerão de forma online, com carga horária de 42 horas, abrangendo conteúdos como inteligência artificial generativa, aprendizado de máquina, fundamentos de computação em nuvem, além de temas relacionados à inovação e transformação digital. Ao final, os participantes recebem certificação.

De acordo com o secretário de Justiça e Cidadania e presidente da fundação, Jaime Santana, a proposta busca ampliar as oportunidades de inserção no mercado de trabalho para pessoas em cumprimento de pena. Ele destacou que a capacitação pode contribuir para a reintegração social por meio do acesso ao conhecimento e ao desenvolvimento profissional.

Entre os participantes, a expectativa é de que o curso complemente formações anteriores e aumente as chances de empregabilidade. Um dos reeducandos inscritos ressaltou que a qualificação em tecnologia representa uma oportunidade de acompanhar as mudanças do mercado e se preparar melhor para futuras oportunidades.

A cerimônia contou ainda com a presença de representantes das instituições envolvidas no projeto, incluindo dirigentes da fundação, do Instituto Gabriel Gastal e do Instituto de Inteligência Ambiental.

Biblioteca Nacional oferece aulões preparatórios para vestibular 60+ da UnB

Iniciativa gratuita prevê encontros nos formatos presencial e virtual, com 100 vagas cada, voltados a candidatos idosos

A Biblioteca Nacional de Brasília (BNB) vai promover dois aulões gratuitos voltados a pessoas idosas que se preparam para o vestibular 60+ da Universidade de Brasília (UnB). As atividades serão conduzidas pela professora Paula Monteiro, em formatos presencial e virtual.

O primeiro encontro será realizado em 6 de maio, das 16h às 17h30, na sede da BNB, com acesso por ordem de chegada e limite de 100 participantes. Já o segundo aulão, em 12 de maio, das 18h às 19h30, terá transmissão pela plataforma Zoom e pelo canal oficial da biblioteca no YouTube. Para a modalidade online, também com 100 vagas, é necessário se inscrever por meio do link disponível na bio da biblioteca no Instagram.

A iniciativa busca ampliar o acesso de pessoas idosas ao ensino superior, oferecendo orientação acadêmica e apoio na preparação para o processo seletivo específico da UnB. A ação integra o conjunto de atividades da BNB voltadas à inclusão educacional e ao estímulo à aprendizagem ao longo da vida.

Ao oferecer atividades gratuitas e acessíveis, a BNB reforça sua função como espaço público de formação, convivência e democratização do conhecimento, contribuindo para que mais cidadãos tenham condições de ingressar no ensino superior.

Faça sua inscrição neste link.