Início Site Página 55

Maio Amarelo: 289 condutores alcoolizados foram autuados no fim de semana

Agentes do Detran-DF abordaram 1.789 motoristas em diversas regiões do DF

Entre sexta-feira (1°) e domingo (3), o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), com o apoio da Polícia Militar, realizou operações de fiscalização da campanha Maio Amarelo e abordou 1.789 motoristas. As ações ocorreram em Águas Claras, Ceilândia, Lago Norte, Planaltina, Santa Maria e Taguatinga.

Durante as operações, os agentes de trânsito autuaram 289 condutores por dirigir após o consumo de bebida alcoólica, 74 por dirigir sem habilitação, 44 por conduzir veículo com o escapamento alterado e 361 por infrações diversas. Além disso, três motoristas foram encaminhados à delegacia: dois por desacato e um por dirigir sob efeito de álcool e colidir com outros veículos.

Os agentes de trânsito flagraram, ainda, um veículo Fiat Palio com mais de 270 multas, a maioria por excesso de velocidade. Os débitos somam R$ 54 mil. Também foi recolhida uma motocicleta com cerca de R$ 30 mil em débitos.

O Detran-DF intensificará, ao longo do mês, as atividades de policiamento e fiscalização em alusão ao Maio Amarelo, que neste ano tem como tema “No trânsito, enxergar o outro é salvar vidas”.

Distrito Federal inicia semana com mais de 900 vagas de emprego

Maior salário é para o cargo de farmacêutico, em Ceilândia Sul, e chega a R$ 6 mil

As agências do trabalhador do Distrito Federal estão com 924 oportunidades disponíveis nesta segunda-feira (4). O maior salário é de R$ 6 mil, para três vagas de farmacêutico em Ceilândia Sul, com exigência de ensino superior completo.

Entre os destaques em número de vagas está o cargo de consultor de vendas, com 60 oportunidades em São Sebastião, com salário de R$ 2,5 mil.

Também há oferta expressiva para o cargo de auxiliar de cozinha, com vagas distribuídas em diferentes regiões do Distrito Federal. Ao todo, são 63 oportunidades, sendo 50 concentradas na Zona Industrial do Guará, além de postos no Sudoeste, Guará e Areal. Os salários variam de R$ 1.638 a R$ 1.900.

Todos os postos oferecem benefícios. Para participar dos processos seletivos, basta cadastrar o currículo no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital (CTPS) ou procurar uma das 16 agências do trabalhador, das 8h às 17h, durante a semana. Mesmo que nenhuma das vagas do dia seja de interesse imediato, o cadastro permanece ativo para oportunidades futuras, já que o sistema cruza o perfil dos candidatos com o das empresas.

Empregadores e empreendedores que desejam ofertar vagas ou utilizar o espaço das agências para entrevistas podem se cadastrar presencialmente nas unidades ou pelo e-mail gcv@sedet.df.gov.br. Também é possível utilizar o Canal do Empregador, no site da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet-DF).

Coluna do Fluminense | Falta vergonha

POR RAIMUNDO RIBEIRO

Com a cabeça voltada para a partida da libertadores na próxima quarta-feira, o Fluminense visitou o Internacional com um time modificado com 3 zagueiros (Jemes, Milan e Freytes), os laterais Samuel Xavier e Arana, os volantes defensivos Bernal e Alisson, e os atacantes Soteldo, JK e Canóbio.

Naturalmente o Internacional começou pressionando, mas sem conseguir criar oportunidades.

Quando retomava a bola o Fluminense tentava uma ligação direta com o ataque, mas Canóbio e JK não conseguiam receber.

Independente da postura mais cautelosa, sem criação no meio campo, o que prejudica são os passes errados, principalmente de Bernal que no lugar que joga não pode errar tantos passes.

Além disso é impressionante como ao ter a bola, os jogadores tocam para trás, ao invés de buscar atacar.

Os 3 zagueiros facilitam a subida dos laterais, mas só Arana ajuda o ataque pela esquerda.

Além de não apoiar, Samuel Xavier é facilmente batido quando o Internacional ataca pelo nosso lado direito defensivo.

A complicar tudo, quando consegue receber JK é fominha, não devolve o passe que recebe e perde a bola.

Num desses lances, aos 38 minutos ele perde a bola com nosso time todo avançado, o Internacional contra-ataca e faz 1×0.

O Fluminense insiste nos velhos erros de posicionamento como concentrar todos os jogadores na grande área, e com isso não tem desafogo quando retoma a bola, isso sem esquecer os costumeiros erros de passe.

O destaque do primeiro tempo é a péssima atuação de Bernal, Samuel Xavier e JK, nesta ordem, além do árbitro que erra demais, marcando faltas inexistentes, deixando de marcar outras e distribuindo cartões amarelos decorrentes dos erros que comete.

Voltamos para o segundo tempo com Serna e Savarino saindo Canóbio e Jemes, desfazendo a escalação inicial de 3 zagueiros.

Aos 2 minutos Savarino acerta o travessão.

Aos 3 minutos, mais uma falha do sistema defensivo (Arana que deixa o atacante antecipar e Bernal que não marca ninguém), e o Internacional faz 2×0.

É incrível como Bernal não dá um passe prá frente.

Aos 17 minutos sai Bernal (finalmente), entrando Nonato.

Aos 22 minutos Serna perde grande oportunidade de diminuir o prejuízo.

Aos 30 minutos entra Castillo no lugar de Alisson, e Hércules no lugar de Soteldo.

Aos 37 minutos Serna perde outra oportunidade.

Importante ressaltar que esta derrota foi contra uma equipe que estava no Z4, nervoso e pressionado, o que mostra claramente que ninguém trabalha a questão mental no Fluminense (que está sem confiança), e muito menos a correção dos erros mostrados em campo.

Melhor em campo: Soteldo.

Agora é virar a chave e na próxima quarta-feira às 21:30 horas, visitaremos o Independiente Rivadávia em que só a vitória interessa, até porque não sofreremos com apoio de torcida, porque o adversário não consegue colocar nem 10 mil torcedores no estádio.

Mas para ganhar é preciso mudar a mentalidade, jogar atacando, fixar Hércules, Nonato, Alisson e Savarino no meio, e JK (sem fomiagem) e Canóbio na frente, com os laterais (Fidélis e Arana) apoiando.

Bora Fluzão 🇭🇺🇭🇺🇭🇺🇭🇺

Raimundo Ribeiro
Apaixonado por futebol e, naturalmente Tricolor

DF mantém segunda posição entre capitais mais seguras do país

0

Queda nos roubos e baixa letalidade reforçam resultados da segurança pública

Brasília, 3 de maio de 2026 – O Distrito Federal permanece como a segunda capital mais segura do país, segundo a segunda edição do Anuário de Segurança Pública divulgado pela Secretaria de Segurança Pública. O levantamento destaca a redução de crimes e uma das menores taxas de homicídio já registradas na capital.

De acordo com a pasta, os resultados são atribuídos à integração entre forças de segurança e sociedade civil, além de políticas públicas voltadas à prevenção. A atuação dos Conselhos Comunitários de Segurança e medidas como regulamentação de horários de funcionamento de estabelecimentos contribuíram para a queda de ocorrências, especialmente em períodos críticos.

Entre os dados apresentados, está a redução de cerca de 30 homicídios nos primeiros meses de 2026 em comparação com o mesmo período do ano anterior. O DF também registra a menor taxa de mortes decorrentes de intervenção policial no país, refletindo políticas de uso progressivo da força e capacitação dos agentes.

Reforço na segurança e respeito aos direitos humanos contribuem para que o DF tenha a menor taxa de mortes por intervenção legal no país | Foto: Matheus Borges/Agência Brasília

O anuário aponta ainda queda em crimes patrimoniais. Os roubos a comércios diminuíram 29% em 2025, com ausência de registros em algumas regiões administrativas. Já o roubo de veículos apresentou redução de 16% no mesmo período, com tendência de queda acumulada ao longo da última década.

A análise também destaca o uso de dados para orientar ações de segurança, com foco em áreas de maior incidência criminal. Estratégias como reforço no patrulhamento, apreensão de armas e operações direcionadas têm contribuído para a diminuição dos índices e para a melhoria da sensação de segurança da população.

DF prevê investir R$ 56 milhões para ampliar rede cicloviária

0

Programa Vai de Bike quer expandir malha e integrar trajetos até o fim do ano

Brasília, 3 de maio de 2026 – O Distrito Federal deve ampliar sua malha cicloviária com investimento estimado em R$ 56 milhões para a construção de cerca de 90 quilômetros de novas ciclovias até o fim deste ano. A iniciativa integra o programa Vai de Bike, que busca fortalecer a mobilidade sustentável e ampliar o uso da bicicleta como meio de transporte.

Atualmente, o DF possui 745 quilômetros de ciclovias e ciclofaixas, configurando a segunda maior rede do país. A proposta do governo é ultrapassar a marca de mil quilômetros, priorizando não apenas a expansão, mas também a integração entre os trechos já existentes.

De acordo com a Secretaria de Transporte e Mobilidade, aproximadamente 30 projetos já foram aprovados, incluindo conexões entre vias isoladas para facilitar o deslocamento entre regiões administrativas e o Plano Piloto. A execução das obras envolve diferentes órgãos, como a Secretaria de Obras e Infraestrutura e o Departamento de Estradas de Rodagem.

Entre os trechos em andamento, há intervenções no Lago Sul, com cerca de 5,8 quilômetros já executados e continuidade em obras, além de projetos no Lago Norte e em Planaltina, onde está prevista a construção de um trajeto de mais de 26 quilômetros.

O programa também contempla a manutenção e recuperação de estruturas existentes, reforçando o papel da bicicleta como alternativa de transporte limpa e saudável. A malha cicloviária do DF é composta por diferentes tipos de vias, incluindo ciclovias, ciclofaixas, calçadas compartilhadas e ciclorrotas.

Desde 2019, mais de 150 quilômetros de novas ciclovias foram implantados em diversas regiões administrativas. A estratégia atual prioriza a conexão entre os trechos, permitindo percursos contínuos e mais funcionais para os ciclistas.

Além disso, o sistema de bicicletas compartilhadas tem contribuído para a integração com o transporte público, com estações próximas a pontos de ônibus, metrô e BRT, ampliando as possibilidades de deslocamento na capital.

Projeto usa inteligência artificial para monitorar pacientes no SUS do DF

0

Plataforma promete integrar dados e antecipar riscos no atendimento hospitalar

Brasília, 3 de maio de 2026 – A rede pública de saúde do Distrito Federal deve adotar uma nova solução tecnológica para acompanhar, em tempo real, a jornada dos pacientes dentro das unidades hospitalares. O projeto, apoiado pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal por meio do Programa Desafio DF, prevê a criação de uma plataforma inteligente capaz de integrar informações desde a entrada até a alta do paciente.

Intitulada “Monitoramento Ativo e Inteligente da Jornada do Paciente”, a iniciativa é coordenada pela Rede Brasileira de Certificação, Pesquisa e Inovação e será implementada inicialmente no Hospital Regional do Gama, com previsão de início em setembro e expansão futura para outras unidades.

A proposta busca superar a fragmentação atual dos sistemas de saúde, integrando dados clínicos, operacionais e administrativos em um único ambiente digital. Com isso, será possível criar um perfil unificado do paciente, reunindo informações como exames, prescrições e histórico de atendimentos.

A implementação da solução deve gerar impactos significativos na rede pública de saúde do DF | Foto: Divulgação/FAPDF

A plataforma utilizará inteligência artificial para analisar grandes volumes de dados e identificar padrões que indiquem riscos à saúde, como sinais de agravamento clínico. O sistema também poderá emitir alertas em tempo real para as equipes médicas em casos de atrasos ou inconsistências no atendimento, permitindo intervenções mais rápidas.

Além do acompanhamento individual, a solução inclui ferramentas de análise epidemiológica, capazes de identificar tendências e auxiliar no planejamento da gestão pública. Isso deve contribuir para a organização de recursos e melhoria da eficiência no atendimento.

A segurança das informações é um dos pilares do projeto, que prevê o uso de tecnologias como anonimização de dados e blockchain, além de seguir as diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados.

Com investimento superior a R$ 3,8 milhões e execução prevista para 12 meses, a iniciativa integra estratégias de transformação digital na saúde pública e busca reduzir falhas assistenciais, otimizar recursos e melhorar a qualidade do atendimento à população.

Eduardo Pedrosa afirma que Celina fará o governo mais transformador do DF

Deputado distrital elogia atuação da governadora durante entrevista ao programa Vozes da Comunidade e destaca sensibilidade da gestora com demandas da população e projetos como o hospital de doenças raras

Da Redação

O deputado distrital Eduardo Pedrosa (PL) afirmou, durante entrevista ao programa Vozes da Comunidade neste sábado (2), que acredita na reeleição da governadora Celina Leão (PP) nas eleições de 2026. Segundo o parlamentar, o governo de Celina Leão pode ser o mais transformador da história do Distrito Federal e contou que estará ao lado dela para ajudar na construção desse projeto. NO comando do programa Vozes da Comunidade os jornalistas Toni Duarte e Claudio Campos.

Pedrosa destacou a admiração pessoal e política pela governadora, classificando-a como uma gestora com sensibilidade e disposição para atender as demandas da população. Ele citou como exemplo de atuação conjunta a pauta do hospital de doenças raras, uma demanda antiga defendida por Celina Leão que agora começa a sair do papel.

O deputado também mencionou a trajetória de Celina Leão como ex-deputada distrital, o que, segundo ele, contribui para o bom relacionamento com o Legislativo e para a compreensão das necessidades da população.

Durante a sabatina, Eduardo Pedrosa anunciou que o Distrito Federal deve ganhar mais quatro unidades do Cretea-DF (Centro de Referência Especializado em Autismo) ainda este ano. A expansão visa facilitar o acesso da população a diagnóstico, emissão de laudos e acompanhamento terapêutico em diferentes regiões administrativas. A unidade atual funciona como modelo para o serviço.

Pedrosa explicou que, após conversa com a governadora Celina Leão, há entendimento para viabilizar a abertura das novas unidades. “Este ano ainda teremos mais quatro centros no Distrito Federal”, declarou.

 

Aplicativo da Codhab facilita acesso a serviços habitacionais no DF

0

Plataforma digital permite inscrição, envio de documentos e consulta de dados

Brasília, 2 de maio de 2026 – Moradores do Distrito Federal já podem acessar serviços habitacionais de forma digital por meio do aplicativo Codhab Cidadão, que ultrapassa a marca de 120 mil usuários. A ferramenta permite resolver pendências, atualizar dados e enviar documentos sem a necessidade de deslocamento até unidades presenciais.

Desenvolvido para ampliar o acesso aos serviços da Companhia de Desenvolvimento Habitacional, o aplicativo oferece funcionalidades como inscrição no programa Morar Bem, consulta da situação cadastral, acompanhamento de pontuação e posição na lista, além de notificações sobre novos empreendimentos.

Segundo a diretoria da companhia, a plataforma tem como foco dar mais autonomia aos candidatos e facilitar o envio da documentação necessária para habilitação nos programas habitacionais, etapa essencial para a contemplação com moradias.

Disponível gratuitamente para sistemas Android e iOS, o aplicativo pode ser baixado nas lojas oficiais dos dispositivos móveis. Após a instalação, o usuário já pode acessar os serviços diretamente pelo celular.

Lançado em dezembro de 2021, o Codhab Cidadão é resultado de um projeto de modernização iniciado em 2019, com o objetivo de tornar mais ágil e acessível o atendimento à população.

Entre as funcionalidades disponíveis, estão o agendamento de atendimentos presenciais, abertura de requerimentos, atualização de dados pessoais e acesso a informações e dúvidas frequentes.

Iluminação pública passa por manutenção na Asa Norte e Asa Sul

0

Ação corrige falhas, repõe cabos e normaliza pontos apagados até domingo

Brasília, 2 de maio de 2026 – Um mutirão de manutenção na rede de iluminação pública está em andamento no Plano Piloto, com atuação concentrada nas quadras 700 Norte e Sul, além dos eixinhos e áreas entrequadras. A ação segue até este domingo (3), com o objetivo de restabelecer pontos de luz e corrigir falhas na rede elétrica.

As equipes trabalham na substituição de cabos danificados, reposição de materiais furtados e manutenção de luminárias. Na altura das quadras 115 e 116 Norte, foi identificado um problema em um cabo subterrâneo, que causava oscilação na iluminação. Após o reparo, o sistema foi normalizado.

Na 707 Norte, um cabo rompido exigiu a realização de emenda para restabelecer o funcionamento dos postes no trecho. Já na 110 Norte, os trabalhos continuam ao longo do fim de semana, com parte da iluminação já restabelecida enquanto as equipes seguem atuando na resolução de outras falhas.

A iniciativa busca garantir maior segurança e melhor visibilidade nas vias públicas, além de assegurar o funcionamento adequado da rede de iluminação.