Iniciativa aposta em tecnologia e rede colaborativa para conectar viajantes e empreendedoras
Brasília, 2 de maio de 2026 – Uma startup criada no Distrito Federal propõe transformar a experiência de mulheres que viajam sozinhas, oferecendo mais segurança, informação confiável e rede de apoio. A iniciativa, chamada Sutiãs que Voam, conta com apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal por meio do programa Start BSB, executado pela Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos.
Idealizada pela empreendedora Juliana Ferreira, a proposta surgiu a partir de experiências pessoais durante uma viagem ao exterior e evoluiu para uma solução coletiva voltada à autonomia feminina no turismo. A plataforma pretende conectar viajantes a serviços oferecidos majoritariamente por mulheres, como guias, motoristas e anfitriãs locais.
A startup foi idealizada pela empreendedora Juliana Ferreira | Foto: Divulgação/FAPDF
O projeto funciona como uma rede digital colaborativa, com roteiros validados por outras usuárias e baseados em critérios de segurança e confiabilidade. A curadoria envolve indicações locais, avaliação técnica e feedback contínuo, criando um ambiente voltado à troca de experiências e ao apoio mútuo.
Além de facilitar o planejamento de viagens, a ferramenta incorpora recursos como sistema de pagamento integrado, canal de denúncias, monitoramento de comportamento suspeito e verificação das prestadoras de serviço. O objetivo é garantir mais segurança durante todas as etapas da jornada, desde a escolha do destino até a execução do roteiro.
A iniciativa também busca fortalecer o empreendedorismo feminino, ao gerar visibilidade e renda para profissionais que atuam no setor turístico. A proposta contempla diferentes perfis de viajantes, incluindo mulheres que viajam com filhos ou animais de estimação.
Com lançamento previsto ainda para este ano, a plataforma inicia com foco na validação do modelo e na construção de uma base de usuárias. A expectativa é expandir gradualmente para outras regiões do país e, futuramente, alcançar o mercado internacional.
DER-DF e Detran-DF promovem ações educativas e de fiscalização ao longo do mês com o objetivo de preservar vidas e tornar o trânsito mais seguro para todos
Com a chegada do Maio Amarelo, o Distrito Federal intensifica ações de conscientização para estimular mudanças de comportamento e tornar o trânsito mais seguro para a população. Ao longo do mês, os departamentos de Trânsito (Detran-DF) e de Estradas de Rodagem (DER-DF) promovem atividades educativas e de fiscalização em todas as regiões administrativas, reforçando a importância de atitudes responsáveis nas vias.
Um levantamento do Detran-DF indica que o esforço em conscientizar os cidadãos, aliado a investimentos em infraestrutura viária, tem contribuído para a melhoria dos indicadores de segurança. Dados do órgão mostram queda no número de mortes no trânsito do DF, especialmente entre os usuários mais vulneráveis. Em 2025, o total de pedestres mortos caiu para 77 — uma redução de 6% em relação ao ano anterior e o menor índice desde 2021. Entre ciclistas, a redução foi ainda mais expressiva: de 25 mortes em 2022 para 17 em 2025, uma queda de 32%.
Para o diretor-geral do Detran-DF, Marcu Bellini, os resultados estão diretamente ligados ao fortalecimento de ações educativas e ao engajamento da população. “A construção de um trânsito mais seguro passa pela integração entre órgãos públicos, entidades e toda a sociedade”, defende. “No Detran-DF, atuamos diariamente com esse propósito, mas essa transformação só se consolida quando cada cidadão reconhece o seu papel. Por isso, convidamos todos a se engajarem nessa causa: respeitar o outro, especialmente os mais vulneráveis, é o que preserva vidas. Seguiremos investindo em educação, fiscalização e engenharia, fortalecendo parcerias para construir um trânsito mais humano no DF.”
A campanha do órgão foi iniciada nesta quinta-feira (30) e segue ao longo do mês, sob coordenação da Diretoria de Policiamento e Fiscalização de Trânsito (Dirpol). Serão promovidas palestras em escolas, empresas e espaços públicos, intervenções artísticas, ações em parques e eventos comunitários, além da distribuição de material educativo com orientações sobre segurança viária. Também serão compartilhadas peças digitais e um laço amarelo será instalado em pontos estratégicos do DF, ampliando o alcance da mensagem de valorização da vida.
520
Número de agentes do Detran-DF que vão participar da campanha Maio Amarelo
O Detran-DF também intensificará as atividades de policiamento e fiscalização ao longo do mês. Estão previstas 120 operações blitz, com foco no combate à embriaguez ao volante e na verificação de itens de segurança, especialmente entre motociclistas. Ainda haverá 300 patrulhamentos para coibir infrações como uso de celular ao volante, excesso de velocidade e estacionamento irregular, além de 300 pontos de demonstração voltados para a conscientização sobre o respeito à faixa de pedestres. Ao todo, 520 agentes de trânsito estarão mobilizados durante o período da campanha.
Esforço integrado
A programação do DER-DF prevê 40 atividades para o mês de maio, visando incentivar pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas a adotarem atitudes mais seguras e a respeitarem as leis de trânsito. A largada foi dada na sexta-feira (1º), durante o 7º Encontro dos Rolimistas, no Parque Vivencial do Paranoá. Mais eventos vão receber a equipe do órgão, como o Festival Micarê Brasília, no Estádio Mané Garrincha, neste sábado (2); e, o GDF na sua Porta, que atenderá a população do Riacho Fundo II, a partir de segunda-feira (4).
As ações educativas unem diversão e informação em prol de um trânsito mais seguro para motoristas e pedestres
A diretora da Escola Vivencial de Trânsito (Transitolândia), Graziela Portela, destaca o papel das ações educativas para conscientizar principalmente crianças e adolescentes sobre segurança no trânsito. “O encontro dos rolimistas já é uma tradição e marca a abertura oficial das atividades do Maio Amarelo. São brincadeiras antigas, de infância, que tiram as crianças da frente das telas para estar nesse convívio social, que reforça várias questões e conceitos, como a própria interação social, a empatia e o respeito, valores muito importantes para uma boa convivência e um trânsito mais seguro”, comenta.
Para ela, o objetivo da campanha é transmitir à população a mensagem de que é necessário estar atento ao outro no trânsito. “Isso reforça ainda mais o que falamos sobre empatia. A partir do momento em que deixamos de focar somente em nós mesmos, em que colocamos o outro também numa condição de dever de protegê-lo, a gente desenvolve mais responsabilidade em prol da segurança de todos”, complementa.
Ciclovias
Além da conscientização, o DF também avança na estrutura voltada para a mobilidade ativa. Atualmente, são 745 quilômetros de vias cicláveis, com novos trechos em construção por meio do programa Vai de Bike. A iniciativa foi lançada em setembro de 2024 com a meta de construir 300 km de infraestrutura nos próximos anos e, assim, alcançar a marca de mil km de ciclovias. Em 2024, foram construídos 20,19 km de ciclovias; em 2025, 34 km. Para este ano, estão previstos 90 km de infraestrutura por meio do Vai de Bike.
A Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob-DF) atua como gestora da iniciativa, enquanto as obras de construção e manutenção de ciclovias são executadas pela Secretaria de Obras e Infraestrutura e pelo DER-DF. Nos projetos aprovados pela pasta estão incluídos diversos trechos para conectar as vias existentes. A execução ocorre a curto, médio e longo prazos, conforme disposição orçamentária e planejamento das obras. Os materiais podem ser conferidos neste site. O Mapa cicloviário, com as ciclovias por região administrativa está neste link.
Programação vai até agosto, com etapas em várias regiões administrativas e participação de quadrilhas do DF e Entorno
As quadrilhas do Distrito Federal já se preparam para mais uma edição do Circuito Candangão Junino, que em 2026 será realizado entre maio e agosto, com etapas em diferentes regiões administrativas e encerramento em Ceilândia.
A programação também inclui a realização da etapa nacional de quadrilhas na cidade, ampliando o alcance das apresentações e fortalecendo a participação de grupos do Distrito Federal e do Entorno. A proposta é incentivar a circulação cultural, movimentar a economia criativa e valorizar os grupos que mantêm viva a tradição.
Segundo Robson Eiras, conhecido como Fusca, representante do movimento junino, o circuito vai além do calendário festivo e se consolida como ferramenta de valorização cultural e geração de oportunidades. “Mais do que um evento, o circuito se tornou uma vitrine da nossa cultura popular, fortalecendo os grupos juninos, gerando oportunidades e projetando o Distrito Federal em cenário nacional”, afirma.
Legado
O projeto ganha ainda mais relevância após os resultados do Distrito Junino 2025, considerado o maior circuito de quadrilhas do Centro-Oeste e um dos mais importantes do país. A edição percorreu nove regiões administrativas e uma cidade do Entorno, ao longo de 41 dias de programação, com 14 etapas.
Em 2025, o movimento contou com investimento de R$ 10 milhões do Governo do Distrito Federal (GDF), o maior já destinado ao setor no DF. Ao todo, participaram 63 quadrilhas do DF e Entorno, com 261 apresentações, além de 52 artistas locais.
Os impactos econômicos também foram expressivos, com a geração de aproximadamente 4 mil empregos diretos e 2 mil indiretos, envolvendo produtores culturais, costureiras, cenógrafos, comerciantes, técnicos, artesãos e outros profissionais ligados ao setor. Outro destaque foi o edital de premiação, com aporte de R$ 2,25 milhões destinado às quadrilhas contempladas.
Para 2026, a expectativa é ampliar o alcance do circuito e consolidar o Distrito Federal como referência nacional no calendário de festas populares.
Iniciativa promove capacitação, geração de renda e valorização do artesanato local
Brasília, 1 de maio de 2026 – Estão abertas as inscrições para mais uma edição da Vigília Cultural de Artesanato, Empreendedorismo e Formação, que terá início no dia 11 de maio, no Guará. A ação oferece oficinas gratuitas de crochê voltadas à comunidade, com foco na valorização cultural e na geração de renda.
Realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal, o projeto busca fortalecer iniciativas culturais e ampliar o acesso da população a atividades formativas. Segundo o secretário de Cultura e Economia Criativa, Fernando Modesto, o investimento público é essencial para viabilizar ações que incentivem a produção artística e o reconhecimento das diferentes expressões culturais.
As oficinas de crochê da Vigília Cultural de Artesanato, Empreendedorismo e Formação começam no dia 11 de maio; nesta edição, as aulas serão ministradas no Guará | Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília
As oficinas presenciais serão realizadas durante um mês, de segunda a sexta-feira, nos turnos da manhã, tarde e noite, na Igreja São Paulo Apóstolo, localizada na QE 07. Ao todo, estão disponíveis 90 vagas, distribuídas em turmas de 15 participantes.
Os alunos terão acesso a todo o material necessário para as atividades, além de transporte gratuito. De acordo com o coordenador-geral do projeto, Márcio Apolinário, a iniciativa vai além da aprendizagem técnica, ao promover o desenvolvimento comunitário e o estímulo ao empreendedorismo.
Durante as aulas, os participantes aprenderão técnicas de crochê, desenvolvendo habilidades que podem ser convertidas em oportunidades de renda. O projeto também prevê a disponibilização de conteúdo online, com uma oficina completa gravada e publicada posteriormente em plataformas digitais.
As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas pela internet. Após a conclusão das atividades presenciais, o conteúdo também será disponibilizado ao público em formato virtual.
Programação inclui concertos, festivais, dança e teatro até o dia 6
Brasília, 1 de maio de 2026 – A programação cultural do Distrito Federal durante o feriado do Dia do Trabalhador reúne uma série de atrações que vão da música de concerto ao cinema, passando por dança, teatro e exposições em diferentes espaços da capital até o dia 6 de maio.
Na música, um dos destaques é o concerto de encerramento da turnê de Páscoa da Orquestra Brasileira de Arte, Cultura e História, marcado para domingo (3), na Paróquia da Ressurreição. O repertório inclui trechos da obra “Paixão Segundo São Mateus”, de Johann Sebastian Bach, com regência de Kathia Pinheiro e participação de coro, solistas e orquestra.
O documentário Manguebit, que regata a história de Chico Science e banda Nação Zumbi, será exibido no Cine Brasília, domingo | Foto: Divulgação
No cinema, o Brasília International Film Festival apresenta a estreia do documentário Encruzilhada Sonora, no domingo (3), às 17h, no Cine Brasília. O filme retrata a trajetória de artistas independentes das periferias do DF. A programação do festival também inclui outras produções, como obras sobre o movimento cultural pernambucano Manguebeat.
O Sista Mafia é atração do fim de semana no Complexo Cultural de Samambaia | Foto: Divulgação
Na dança, o evento Sista Mafia movimenta o Complexo Cultural de Samambaia com oficinas, rodas de conversa e batalhas em diferentes estilos, com participação aberta ao público mediante doação de alimento.
Entre as exposições, estão mostras como Verdade Moldada, no Espaço Oscar Niemeyer; Colagem e Poéticas da Alteridade, no Museu Nacional da República; além da mostra Retrospectiva Visa d’Or — Humanidade na Guerra, no Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves, e A Mulher em Sua Essência, no Espaço Lucio Costa.
A comédia Velório à Brasileira está em cartaz até domingo no Complexo Cultural de Planaltina | Foto: Divulgação
No teatro, a comédia Velório à Brasileira está em cartaz no Complexo Cultural de Planaltina, com enredo que mistura humor e situações inusitadas em torno de um velório.
Fechando a programação, o projeto Buraco do Jazz promove shows gratuitos no gramado ao lado do Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves, em celebração ao Dia Internacional do Jazz, reunindo artistas locais em apresentações ao ar livre.
Ferramenta internacional fortalece decisões clínicas e qualifica atendimento no SUS
Brasília, 1 de maio de 2026 – O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal passou a disponibilizar gratuitamente a plataforma ClinicalKey para colaboradores e pesquisadores, com o objetivo de aprimorar a qualidade da assistência prestada no Sistema Único de Saúde.
A iniciativa busca ampliar o acesso a conteúdos científicos atualizados, contribuindo para decisões médicas mais seguras e diagnósticos mais precisos. A diretora de Inovação, Ensino e Pesquisa do instituto, Emanuela Dourado, destacou que a medida reforça o compromisso com um atendimento mais qualificado e centrado no paciente.
A plataforma reúne livros, artigos científicos, protocolos clínicos, diretrizes médicas, calculadoras e materiais multimídia. Esses recursos auxiliam profissionais da saúde a adotar condutas baseadas em evidências, reduzindo riscos e aumentando a segurança dos pacientes nas unidades de atendimento.
Arte: IgesDF
Além de funcionar como base de dados, a ferramenta também atua como ambiente de aprendizagem, integrando ensino, pesquisa e prática assistencial. O acesso é destinado a médicos, enfermeiros, residentes, pesquisadores e demais integrantes das equipes multiprofissionais.
Segundo o gerente de Ensino da área, Paulo Estevão, a disponibilidade de informações atualizadas em tempo real contribui para padronizar condutas e tornar as intervenções mais eficazes. A proposta também incentiva a formação contínua dos profissionais e acompanha as demandas de um sistema de saúde em constante transformação.
Para facilitar o uso, o acesso à plataforma pode ser solicitado por meio de formulário disponibilizado via QR Code nos computadores institucionais, além do portal interno. O uso da ferramenta será monitorado por indicadores como número de acessos e tempo de utilização, permitindo avaliar seu impacto na rotina dos serviços.
A medida consolida o papel do instituto como ambiente de ensino, pesquisa e inovação, com foco na melhoria contínua do atendimento oferecido à população do Distrito Federal.
Mudanças buscam modernizar regras e dar mais eficiência ao funcionamento do conselho
Brasília, 1 de maio de 2026 – O Conselho de Planejamento Territorial e Urbano do Distrito Federal aprovou, nesta quinta-feira (30), a proposta de atualização de seu regimento interno. A medida, que será oficializada por decreto do Executivo, tem como objetivo tornar mais claras e eficientes as normas que regem o funcionamento do colegiado.
A revisão foi conduzida por uma câmara temática especial e resultou em ajustes na redação normativa, com a correção de inconsistências e adequação às mudanças institucionais ocorridas desde a versão anterior, publicada em 2014.
Entre as alterações, está a reorganização do documento em cinco capítulos: Constituição e Natureza; Competência; Composição e Organização; Reuniões; e Disposições Gerais. A mudança facilita a consulta e padroniza a estrutura do regimento. A formalização por decreto também amplia a segurança jurídica, substituindo a portaria atualmente em vigor.
Durante a reunião, conselheiros apresentaram sugestões ao texto, com destaque para modificações nas regras relacionadas aos pedidos de vista. O novo regimento também estabelece critérios mais objetivos para a distribuição de processos, prazos definidos para apresentação de relatórios e mecanismos de redistribuição automática em caso de descumprimento.
A composição do conselho permanece paritária, com 34 integrantes divididos entre representantes do poder público e da sociedade civil. As câmaras temáticas passam a ter funcionamento mais detalhado, podendo ser permanentes ou temporárias, com número de membros definido e garantia de equilíbrio entre os segmentos.
O texto ainda prevê a criação de um calendário anual de reuniões ordinárias, regras para encontros extraordinários e limites para pedidos de vista, com foco na agilidade das decisões.
Segundo representantes do colegiado, a atualização busca adequar o regimento à dinâmica atual de trabalho, reforçando o caráter consultivo e deliberativo do conselho e aprimorando a organização interna.
Fiscalização de 12 horas abordou mais de 800 condutores no início do Maio Amarelo
Brasília, 1 de maio de 2026 – O Departamento de Trânsito do Distrito Federal realizou 12 horas consecutivas de fiscalização entre a noite de quinta-feira (30) e a manhã desta sexta-feira (1º), com foco no combate à condução sob efeito de álcool. As ações ocorreram em Águas Claras, Santa Maria e Taguatinga, marcando o início da campanha Maio Amarelo.
Ao longo da operação, foram montados cinco pontos de blitz e abordados 830 motoristas. Desse total, 740 foram submetidos ao teste do etilômetro, resultando na identificação de 98 condutores que haviam consumido bebida alcoólica.
As equipes também registraram outras irregularidades, como 24 motoristas sem habilitação e 17 com a CNH vencida. Infrações relacionadas a alterações em escapamentos somaram 32 casos, enquanto 14 veículos apresentaram problemas no sistema de iluminação.
Durante a ação, 20 veículos foram removidos ao depósito. Também foram registradas tentativas de fuga, direção perigosa e uso de dispositivos irregulares, totalizando dezenas de autuações por diferentes infrações.
Um dos destaques da operação ocorreu em Águas Claras, onde um motorista de ônibus foi preso após desobedecer à fiscalização, ameaçar agentes e desacatar a equipe. Com apoio da Polícia Militar, ele foi localizado e detido no Pistão Norte. A ocorrência foi encaminhada à 21ª Delegacia de Polícia.
Levantamento da Genial/Quaest realizado entre 24 e 28 de abril em 1.104 entrevistas presenciais mostra o ex-governador com aprovação de 84% ao fim do mandato e liderança em todos os grupos políticos, superando outros governadores pesquisados nos maiores estados
Da Redação
O ex-governador de Goiás, Ronaldo Caiado (PSD), registra 71% dos eleitores que consideram que ele merece eleger seu sucessor no estado. O percentual é o maior entre governadores e ex-governadores avaliados pela Quaest em pesquisa nos dez maiores estados brasileiros.
A pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quinta-feira (30), ouviu 1.104 eleitores de forma presencial entre os dias 24 e 28 de abril. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o número GO-00211/2026.
No estado, 21% dos entrevistados avaliam que Caiado não deve eleger o sucessor. O ex-governador encerrou o mandato no dia 31 de março com 84% de aprovação, o índice mais alto registrado no país segundo o instituto.
Caiado alcança maioria em todos os segmentos políticos testados. Entre eleitores que se identificam como lulistas, 67% afirmam que ele merece eleger o sucessor. O percentual fica em 55% entre os de esquerda, 67% entre independentes, 75% entre bolsonaristas e 84% entre os de direita não bolsonarista.
Entre os demais governadores e ex-governadores avaliados, o que registra índice mais próximo é Ratinho Júnior (PSD), do Paraná, com 64%. Romeu Zema (Novo), de Minas Gerais, tem 42%, e Eduardo Leite (PSD), do Rio Grande do Sul, registra 39%.
Na sucessão em Goiás, o governador Daniel Vilela (MDB), apoiado por Caiado, lidera as intenções de voto para reeleição com 33%. Marconi Perillo (PSDB) aparece em segundo lugar, com 21%. Ainda segundo o levantamento, 58% dos entrevistados não sabem que Vilela é o nome apoiado por Caiado, enquanto 37% afirmam ter conhecimento dessa informação.
Brasília Bike Camp 2026 reúne esporte, lazer e turismo de 1º a 3 de maio na Torre de TV Digital
De 1º a 3 de maio, a capital federal será palco do Brasília Bike Camp 2026, evento de ciclismo que reúne esporte, cultura e entretenimento. A programação ocorre na Torre de TV Digital e deve atrair ciclistas de diferentes níveis, além de moradores e turistas em busca de lazer ao ar livre.
O evento conta com apoio do Governo do Distrito Federal, por meio da Secretaria de Turismo, e terá três noites de apresentações nacionais. Na sexta-feira (1º/5), o palco recebe o Biquíni Cavadão; no sábado (2), é a vez de Toni Garrido; e, no domingo (3), o encerramento fica por conta do cantor Mumuzinho.
A abertura, também na sexta, contará com um passeio ciclístico gratuito, voltado a iniciantes e famílias. No sábado e no domingo, os participantes poderão encarar percursos de 40 km e 60 km, respectivamente, destinados a ciclistas mais experientes. A programação inclui ainda atividades educativas, shows e um espaço infantil com o Pump Track, que oferece aulas por meio do projeto Pedalando com Confiança.
Além de incentivar a prática esportiva, o Brasília Bike Camp reforça o potencial da cidade para o cicloturismo. O Distrito Federal possui uma das maiores malhas cicloviárias do país, com 727 km de extensão, o que favorece a mobilidade ativa e a exploração de pontos turísticos como a Esplanada dos Ministérios, a Ponte JK, a Torre de TV e os decks Norte e Sul do Lago Paranoá.
Para o secretário interino de Turismo do DF, Bernardo Antunes, o evento impulsiona a economia local. “O Brasília Bike Camp consolida a capital como um destino estratégico para grandes eventos esportivos. Além de promover saúde e qualidade de vida, movimenta a rede hoteleira, bares, restaurantes e diversos serviços, gerando emprego e renda para a população”, afirma.
As inscrições para o passeio ciclístico são gratuitas e podem ser feitas no site parceiro do evento.
Com estrutura completa e programação diversificada, o Brasília Bike Camp 2026 reforça o protagonismo da capital no cenário nacional do esporte e do turismo, oferecendo uma experiência que une natureza, arquitetura e qualidade de vida.
Brasília Bike Camp 2026
• Local: Torre de TV Digital – Brasília
• Entrada: Gratuita, com doação de 2 kg de alimento ou ração