Início Site Página 3067

Brazlândia sedia o 14º Encontro de Folia de Reis do Distrito Federal

0

folia

 

Após dois anos, evento retorna à cena cultural do DF. Como de costume, valoriza artistas locais e do Entorno, além de oferecer diversas oficinas à comunidade

O público brasiliense estava saudoso, mas em 2015 a tradição será novamente festejada. Depois de dois anos de espera, o Encontro de Folia de Reis do Distrito Federal chega à 14ª edição e será realizado em Brazlândia, de quinta-feira a domingo (10 a 13 de dezembro), na Rua do Lago. Nos quatro dias do evento, mais de 20 grupos de foliões do DF e do Entorno subirão ao palco, em autênticas celebrações a uma das mais genuínas manifestações culturais do país. Haverá ainda oficinas de dança e confecção de brinquedos populares para a comunidade, a celebração da missa sertaneja, atrações musicais, entre outras atividades. Tudo com acesso gratuito.

O violeiro e produtor musical Volmi Batista, organizador do Encontro de Folia de Reis do DF, explica que um dos objetivos do evento é suprir uma carência de boa parte da população brasiliense, que tem origens ligadas ao meio rural, mas não encontrava na cidade celebrações típicas da cultura mais interiorana do país. Ele enaltece a retomada do Encontro e defende a valorização desse tipo de manifestação.

“Não se trata de um mero resgate de tradição. É a manutenção, a valorização e a divulgação de uma cultura viva do Brasil. De norte a sul do país, as pessoas celebram a Folia de Reis. Há as peculiaridades regionais. No Nordeste, por exemplo, é conhecida como Reisado, mas é também a típica Folia de Reis. Trata-se de uma manifestação que celebra o passado, com um caráter religioso, mas que progride com as novas gerações de artistas e continua conquistando público”, explica Volmi.

Entre as novidades desta 14ª edição do Encontro de Folia de Reis do DF, o violeiro e produtor musical destaca a participação de dois grupos femininos de folionas mineiras vindos de Patos de Minas e Vazante. “Elas representam até mesmo a quebra de um tabu, pois a maioria dos grupos é meramente masculina, apenas foliões. Será certamente uma atração que vai chamar muita atenção”, afirma Volmi.

A abertura do 14º Encontro de Folia de Reis do DF acontece na quinta-feira (10 de dezembro), às 18h, com o terço rezado e a chegada dos três Reis Magos. A noite festiva prossegue com o encontro de bandeiras, apresentações de grupos de foliões e se encerra com o show da dupla Zé Mulato e Cassiano. Nos demais dias, as atividades começam logo pela manhã, com oficinas de dança e brinquedos populares, apresentações musicais, celebrações religiosas, rodas de prosa, além de barracas de comidas típicas e artesanato.

ENQUANTO ISSO… Ampare realiza bazar na Vila Planalto e a CLDF adere a Ecocâmara

0

banner_enquantoisso

 

# No sábado (12) a Associação de Mães, Pais, Amigos e Reabilitadores de Excepcionais – Ampare realizará um bazar com a venda de produtos semi usados e usados.

 

# O objetivo é arrecadar fundos para a instituição.

 

# O evento acontecerá das 9h às 15, no CELUZ – Centro Espírita Caminheiros da Luz, na Avenida JK, lote 12A, acampamento Rabelo, na Vila Planalto.

 

# Participe e nos ajude divulgar a iniciativa.

 

# A Ampare é uma instituição social sem fins lucrativos, fundada em 1972 por um grupo de mães e pais com a missão de defender os direitos da pessoa com deficiência intelectual e múltipla.

 

# A entidade oferece atendimento especializado e adequado às necessidades individuais, objetivando a independência e estimulação precoce, a partir do nascimento a inclusão na sociedade.

 

# Na Câmara Legislativa, a deputada Celina Leão assinará, hoje (09), o Termo de Adesão celebrado entre o Ministério do Meio Ambiente e a CLDF.

 

# A finalidade é integrar esforços e ações para desenvolver projetos destinados à implantação do Programa Agenda Ambiental na Administração Pública.

 

# A assinatura será na sala da Presidência da CLDF, às 14h30.

Idosos e pessoas com deficiência terão prioridade em programas habitacionais do governo

2
Deputado Claudio Abrantes (Rede)
Deputado Claudio Abrantes (Rede)

 

 

Projeto aprovado garantirá preferência na escolha de unidades habitacionais com melhores condições de acesso

A Câmara Legislativa aprovou nesta terça-feira (9) um projeto de lei que destina unidades de programas habitacionais do governo em andares com melhores condições de acesso a pessoas com deficiência e idosos. O texto é de autoria do deputado Claudio Abrantes (Rede).

Com a aprovação do projeto 342/2011, o distrital espera que o Distrito Federal passe a seguir normativas que já existem em outros Estados como São Paulo e Paraná, por exemplo.

“Os apartamentos e casas de programas habitacionais já tem que seguir, por lei, as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), mas sabemos que há unidades mais próximas e de acesso mais confortável e elas tem que ser dadas como prioridade”, avaliou Abrantes.

Déficit – Hoje, 120 mil brasilienses sonham com a casa própria e estão inscritos em programas habitacionais do GDF – todas estão inscritas na lista da Companhia de Desenvolvimento Habitacional do DF (Codhab).

Os editais lançados pelo governo seguem a legislação habitacional – que determina a destinação de 40% dos imóveis às cooperativas habitacionais, 40% aos inscritos na lista do governo, e 20% para cidadãos com vulnerabilidade, como idosos e portadores de necessidades especiais.

Conselho de Saúde do DF discute corte no setor no orçamento de 2016

0

saude

 

Por Verbena Melo – O Conselho de Saúde do Distrito Federal (CSDF), em reunião ordinária, discutiu nesta terça-feira (8) o orçamento de 2016 destinado a área da saúde, dentre outras pautas. A preocupação do Conselho é que houve um corte considerável no orçamento da saúde, com uma redução de quase R$ 2,5 bilhões, o que compromete consideravelmente as ações de saúde em todas as áreas. A proposta orçamentária é de autoria do Executivo e enviada ao Legislativo.

O presidente do Conselho, Helvécio Ferreira da Silva, externou sua preocupação com os impactos desse corte e relatou todas as reuniões realizadas pelo Conselho para tentar articular junto ao relator do orçamento, deputado Agaciel Maia, uma readequação do orçamento para que a proposta fosse compatível com os custos efetivos da saúde.

“Em várias reuniões com os deputados e a presidente da Câmara, deputada Celina Leão, coloquei a preocupação do Conselho e solicitei a adequação da peça orçamentária. Entre as solicitações está viabilidade de atender de forma integral as dotações orçamentárias para infraestrutura de serviços, aquisição e manutenção de equipamentos, insumos e medicamentos indispensáveis as redes de urgência e emergência, bem como, a garantia dos direitos e vantagens dos trabalhadores, suspensas, em virtude do déficit orçamentário de 2015”, declarou Helvécio.

O Conselho aprovou calendário de reuniões e ações para 2016 e também deliberou pelo trabalho conjunto com a Câmara Distrital, Comissão de Saúde e Educação, um acompanhamento rigoroso das ações de saúde, assim como, monitoramento da execução orçamentária, com objetivo de readequação, inclusive já agendado uma audiência pública para o primeiro trimestre na Câmara, visando uma discussão ampla do tema.

XXVI Simpósio Internacional nos EUA discutirá tratamentos para esclerose lateral amiotrófica

0

esclerose lateral

 

O Simpósio terá a participação de Sthanley Abdão, presidente da Associação Brasileira

Por Tatiana Sócrates – Lutando contra ELA (ABLE), que pretende trazer todas as novidades, estudos e pesquisas sobre medicamentos e alternativas para os portadores de ELA no País, o presidente da  Associação Brasileira Lutando contra ELA (ABLE), o brasiliense Sthanley Abdão, embarca nesta quinta-feira (10), com recursos próprios e de doações, para ele e um cuidador – que o conduzirá em razão de sua mobilidade reduzida. Segundo Abdão, a falta de investimento do governo, de verbas e de patrocínio para a causa, tem dificultado bastante a luta contra a doença, que é fatal e uma das mais temidas da atualidade.

De acordo com o site do Simpósio, que acontece em Orlando (EUA), de 11 à 13 de dezembro, este evento é a maior conferência médica e científica sobre Doença do Neurônio Motor (DNM/ELA), além de ser o principal acontecimento no calendário de pesquisa sobre DNM/ ELA. A expectativa é de que mais de 800 delegados do mundo inteiro estejam presentes lá, para representar “a energia e o dinamismo da comunidade global de pesquisa de DNM/ELA”.

O simpósio será dividido em dois tipos de sessões: biomédica e clínica. Há abertura e fechamento de sessões conjuntas para ambos. O programa completo está agora disponível no site: http://www.mndassociation.org/…/internation…/symposium-live/ e inclui detalhes de todas as programações, títulos, trabalhos e autores.

Contribuições para a ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA  LUTANDO CONTRA ELA ( ABLE):
https://m.facebook.com/lutandocontraela/

Sthanley Abdão
(61) 9816-2901
sthanleyabdao6@gmail.com

Entrega de assinaturas de apoio à campanha do MPF marca o Dia Internacional Contra a Corrupção

0
Líder da Rede, deputado Chico Leite, entrega as assinaturas ao subprocurador da República, Nicolao Dino, coordenador nacional da campanha 10 Medidas Contas à Corrupção
Líder da Rede, deputado Chico Leite, entrega as assinaturas ao subprocurador da República, Nicolao Dino, coordenador nacional da campanha 10 Medidas Contas à Corrupção

 

Líder da Rede Sustentabilidade, deputado Chico Leite, entregou 2.624 assinaturas de apoio ao projeto de iniciativa do Ministério Público Federal (MPF), “10 Medidas Contra a Corrupção”

Nesta quarta-feira (09) é o Dia Internacional de Combate à Corrupção. A data foi marcada com a entrega de assinaturas do líder da Rede na Câmara Legislativa, deputado Chico Leite, na Procuradoria-Geral da República (PGR), ao subprocurador-geral da República e coordenador da Campanha 10 Medidas Contra a Corrupção, Nicolao Dino. A entrega foi presenciada pelo presidente da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), José Robalinho Cavalcanti. Foram entregues 2.624 assinaturas de apoio à campanha que foram coletadas pelo mandato do parlamentar nos últimos três meses.

O parlamentar afirma que foi dado um importante primeiro passo, mas a campanha continua até que o objetivo seja alcançado. “Essa iniciativa é de grande importância no combate às práticas ilícitas que infelizmente temos visto com tanta frequência. Continuaremos trabalhando na coleta de assinaturas até que seja alcançado o número necessário para apresentar o projeto de lei na Câmara do Deputados”, conclui.

Chico Leite tem feito a coordenação de equipes de coletas em praças, cursinhos e faculdades do Distrito Federal. Além disso, o parlamentar tem se reunido com associações e entidades representativas para buscar apoio à iniciativa. “Vamos continuar trabalhando, a meta é atingir os 1,5 milhão de assinaturas necessárias para levarmos a proposta adiante”, ressaltou.

Nicolao Dino agradeceu o comprometimento do parlamentar e afirmou que o ano vai se encerrar com um total de 900 mil assinaturas de apoiadores e que a campanha continua com força total no ano que vem.

Chico Leite destacou que desde o seu primeiro mandato, vem trabalhando para contribuir com a ampliação da transparência do Poder Público e na criação de ferramentas que permitam ao cidadão acompanhar como o dinheiro dos impostos vem sendo aplicado. Além disso, lembra o deputado, foi aprovado na Câmara Legislativa, projetos de sua autoria que aumentam a transparência da Casa, como a exigência de ficha limpa para cargos comissionados, o fim do voto secreto e a publicação na internet dos gastos da CLDF com verba indenizatória. “Também fiz uma indicação ao Congresso Nacional para torna a corrupção crime hediondo, buscando trazer penas mais severas para quem realiza a prática. Este ano, nos engajamos na campanha de autoria do Ministério Público Federal (MPF), 10 Medidas Contra a Corrupção”, destaca o líder da Rede Sustentabilidade.

Salário do servidor público do GDF em 2016 está garantido

0

celina_roll

Câmara autoriza GDF a usar fundos distritais para pagar salários em 2016. Lei limitava manobra até o fim deste ano; recursos devem sair de 23 fundos. GDF quer usar até R$ 240 milhões, 33% a mais que valor usado neste ano

Por Mateus Rodrigues – Deputados distritais aprovaram nesta terça-feira (8) um projeto que autoriza o GDF a usar até R$ 240 milhões de fundos distritais, em 2016, para pagar salários do funcionalismo público. Se cumprido na íntegra , o remanejamento de verbas será 33% maior que os R$ 180 milhões aprovados em fevereiro deste ano para a mesma finalidade. O texto vai à sanção do governador Rodrigo Rollemberg.

O projeto de lei complementar 44/2015, aprovado nesta terça, faz mudanças na autorização aprovada no início do ano, que restringia o uso dos fundos ao exercício financeiro de 2015. Com isso, o governo tem até dezembro de 2016 para “desviar” as reservas e pagar salários.

Os fundos são compostos pela arrecadação de impostos e por repasses do governo federal e, em tese, deveriam ser empregados em políticas públicas de áreas como habitação, erradicação da pobreza, fomento à cultura, ao esporte e ao lazer. O GDF não dá prazo para recompor as reservas, mas diz que vai liberar o dinheiro para essas áreas “conforme solicitação”.

“Não há nenhum tipo de prejuízo para os fundos, até porque parte do recurso que será utilizado serão recursos já imobilizados, que não foram utilizados em determinados meses. Não há nenhum prejuízo ao fundo de cultura ou qualquer outro tipo de fundo com essa finalidade”, afirmou à TV Globo o secretário adjunto de Relações Internacionais, Igor Tokarski, que acompanhou a votação em plenário.

O projeto restringe o remanejamento dos fundos de direitos da criança e do adolescente e aqueles relacionados à educação e à saúde. Parlamentares tentaram incluir o Fundo de Apoio à Cultura (FAC) na lista de exceções, mas a emenda foi rejeitada em plenário.

Em nota divulgada nesta terça, o GDF diz que usou os R$ 180 milhões liberados em fevereiro para “ajudar a pagar salários, férias e 13º salários atrasados de parte do funcionalismo”. (Do G1 DF)

OPINIÃO Dilma só se salva do impeachment no tapetão do STF

0

banner_opinião

 

Por Ricardo Callado

A ruína política da presidente Dilma Rousseff (PT) só tende a aumentar. Será uma série de derrotas até o impeachment. A votação ocorrida nesta terça-feira (8) para compor a comissão especial que vai analisar o pedido de impeachment é apenas mais uma.

Não adianta convocar Ciro Gomes para encabeçar o movimento Golpe Nunca Mais. Tampouco reunir governadores em torno de uma tal Carta pela Legalidade. Ciro só traz mais querosene para a fogueira. Chamar o vice-presidente de capitão do golpe só tira sorriso de canto de boca de petista. Mas a estratégia da discórdia é burra. O momento é de unir o País. Só que o governo nunca quis união. Fez a opção pelo confronto. Pela divisão do País em nós contra eles. E Ciro encarna esse espírito.

Toda vez que o governo se vê acuado apela para os governadores. Eles se reúnem e se dizem solidários. De nada adianta. Os governadores não têm controle sobre as bancadas do Congresso. É lá o verdadeiro campo de batalha política. É onde a democracia irá prevalecer. Na Câmara e no Senado que o governo precisará de articulação para cabalar votos e evitar o impeachment.

A tática de constranger adversários não funciona. Não deu certo com a oposição nem com Eduardo Cunha. E não vai funcionar com Michel Temer. Essa política rasteira e arrogante cansou. Se o governo quiser se manter no poder, vai ter que mudar os métodos. E o linchamento através de portais governistas de nada contribuem.

A situação é a pior possível. Dilma não tem votos no Congresso. Não tem apoio popular. A economia está ruim com o País entrando em depressão. O que sobrou para Dilma foi o Supremo Tribunal Federal. O STF é a tábua de salvação do governo. O Palácio do Planalto espera que os ministros indicados por Dilma e pelo ex-presidente Lula retribuam.

O tapetão no Supremo é a única saída. E tem data marcada para acontecer. A ação em que o STF vai analisar cautelarmente a constitucionalidade da lei do impeachment foi incluída na pauta do dia 16. Quarta-feira da semana que vem.

O pedido é do PCdoB, eterno aliado do PT. Foi feito por meio de uma arguição de descumprimento de preceito fundamental. A ação pede que o STF decida “o que, da Lei 1.079, passados mais de 65 anos de sua edição, remanesce compatível com a ordem constitucional”.

O relator da ADPF é o ministro Luiz Edson Fachin, indicado por Dilma e com fortes ligações com o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra, o MST. O caso não foi pautado nesta semana porque alguns dos citados para prestar informações têm até sexta-feira para responder.

Nesta terça-feira (8), o PCdoB impetrou outra medida cautelar incidental para anular a votação secreta da comissão especial que irá analisar o pedido de impeachment contra Dilma. E questionou a formalização de chapa alternativa proposta por deputados que fazem oposição ao governo. Na mesma noite, Fachin deu a sua contribuição. Cabe ao plenário do STF manter ou derrubar a liminar.

Se a oposição manter a maioria na comissão, caberá a ela indicar o presidente e o relator da Comissão Especial do impeachment. Se o governo não conseguir uma vitória no tapetão do Supremo, a situação se complica. Michel Temer ficará cada vez mais próximo do Palácio do Planalto. Já Dilma, não tem mais condições de governar.

DataBlog // Celina e Fraga lideram enquete sobre quem herdaria votos do ex-governador Roriz

0

enquete2

Ex-governador Arruda, mesmo sem poder ser candidato em 2018, aparece em terceiro. Segundo pelotão é liderado por Rogério Rosso. Nova enquete quer saber posição sobre o impeachment

O Blog do Callado perguntou aos seus leitores quem poderia ser apontado como herdeiro dos votos do ex-governador Joaquim Roriz. Foram computados 1816 votos. A presidente da Câmara Legislativa, deputada Celina Leão (PDT) liderou a preferência, com 24,8%, seguido de perto pelo deputado federal Alberto Fraga (DEM), com 23%. Mesmo não podendo ser candidato em 2018, o ex-governador José Roberto Arruda ficou em terceiro, com 18,7%.

O líder do PSD na Câmara Federal, deputado Rogério Rosso, lidera o segundo pelotão com 9.9%, segundo a preferência dos leitores do blog. Em seguida aparecem a deputada Liliane Roriz (PRTB), com 8.6%; o ex-vice-governador Tadeu Filippelli (PMDB), 5.7%; o atual vice-governador Renato Santana (PSD), 2.8%; o governador Rodrigo Rollemberg (PSB), 2.6%; e a ex-deputada Eliana Pedrosa (PPS), 2.1%. Foi registrado 1.8% que optaram por outros nomes.

O Blog do Callado adota regras para a criação, votação e manutenção de enquetes. A principal delas diz respeito ao prazo de vigência dessas sondagens, que buscam aferir opiniões da sociedade sobre temas variados.

O Blog do Callado adota mecanismos de segurança para inibir a possibilidade de manipulação dos resultados. Cada leitor poderá votar apenas uma vez. O Blog está dotado de mecanismo de segurança para evitar que o internauta vote mais de uma vez. Os votos com suspeita de violação desse mecanismo serão desconsiderados. O voto uma vez computado no sistema, não poderá ser mudado.

Os números gerados em enquetes de portais não têm valor científico, como em pesquisas de opinião pública, nas quais se prepara uma amostragem específica do público-alvo. A votação nas enquetes é livre a quem quiser.

 

 

Oposição já tem votos necessários para derrubar chapa governista

0

camara

Chapa alternativa para comissão do impeachment já tem 285 votos

Por Gabriel Garcia, do Diário do Poder – A chapa avulsa que comporá a comissão do impeachment calcula 285 votos favoráveis em plenário, na votação que ocorrerá nesta terça-feira (8). “Nossa obrigação é derrotar o governo”, afirma o deputado Sóstenes Cavalcante (PSD-RJ). “Se nossa conta estiver certa, teremos 285 votos”, garante.

Em parceria com a oposição, 13 partidos da base aliada lançaram há pouco uma chapa com 39 representantes, por insatisfação com os líderes partidários, que decidiram seguir com o Palácio do Planalto, indicando apenas deputados contrários ao impeachment.

O caso mais emblemático está na bancada peemedebista, cujo líder Leonardo Picciani (RJ) decidiu negociar mais um ministério com a presidente Dilma Rousseff, o da Aviação Civil, reforçando a pecha de fisiologista do PMDB.

Inconformados, os dissidentes, liderados por Lúcio Vieira Lima (PMDB-BA), trabalham contra o governo. Um grupo, aliás, recolhe assinaturas para destituir Picciani.