Início Site Página 3056

ESPAÇO DO LEITOR Idealizador do movimento Suvaco da Asa É Aqui, Nenem protesta contra a mudança de local

0

leitor

 

Depois de nove anos de sucesso no Cruzeiro, o bloco Suvaco da Asa mudou de endereço. A medida não foi aceita por parte dos seus seguidores e isso está refletido nas redes sociais. Em menos de 24 horas, um evento paralelo denominado “O SUVACO É AQUI”, com o objetivo de permanecer no Cruzeiro mesmo sem a presença do bloco oficial, lançado por mim no Facebook, em uma conversa com um grupo de amigos “OS PRESUNTOS”, que se programavam para participar do bloco, alcançou os impressionantes números de 2.400 confirmações, 4.550 talvez, 5.400 convites, 12 mil curtidas e 230 mil visualizações.

Essa repercussão fez com que o nosso grupo se movimentasse para tentar realizar o próprio carnaval do Cruzeiro. Fomos os melhores parceiros e anfitriões que o Bloco Suvaco da Asa já teve, agora repentinamente eles mudam o local, por que motivo? Ficamos chateados, sim. “Sabemos” e respeitamos os possíveis motivos, mais o local de verdade do Suvaco da Asa é aqui no Cruzeiro, o que está sendo feito realmente é no máximo a costela da asa, ou seja, perdeu a identidade.

Agora vamos procurar a Administração Regional do Cruzeiro para viabilizar nosso evento. Sabemos que será difícil, mais nosso grupo de amigos ira para quadra 10 no estacionamento do Quiosque da Codorna com isoporzinhos e quem chegar será bem-vindo. Temos o lema da nossa Escola de Samba ARUC no coração, “agoniza mais não morre”. Vamos fazer uma manifestação pacifica em prol da permanência do Suvaco da Asa em seu local original. O grupo vai se reunir a partir das 13 horas, do dia 23 de janeiro, no endereço dos últimos 09 anos do Suvaco.

 

Francisco Sousa Corrêa, o Nenem

Foliões protestam contra a mudança de local do bloco Suvaco da Asa

0

suvaco-da-asa1

Após 10 anos de festa no Cruzeiro, o bloco vai se apresentar no Eixo Monumental, em frente à Funarte. Mudança foi motivada, principalmente, pela reclamação de moradores

Por Ataide de Almeida Jr., do Correio Braziliense – No ano em que o tradicional bloco de rua Suvaco da Asa completa 10 anos, muitos foliões não estão nada satisfeitos com a mudança de local da apresentação — a festa vai tomar o Eixo Monumento, em frente à Funarte, e não mais no Cruzeiro. No Facebook, até a publicação dessa matéria, mais de 1,5 mil pessoas se disseram interessadas no evento “O Suvaco é aqui! Dia 23, no local de sempre, às 13h! Mudar por que? Traga seu isoporzinho e vamos curtir!”. A ideia começou com o Os Presuntos, um grupo de amigos que tradicionalmente sai no Suvaco.

Segundo a descrição do evento, trata-se de “um protesto pacífico quanto a mudança do local do Suvaco da Asa”. “Não sabemos o real motivo, mas foi repentino e estranho. O Cruzeiro não serve mais? Fomos o melhor anfitrião que o bloco pode ter, por isso, vamos com nossos isoporzinhos para o local original do Suvaco. Quem quiser ajudar, mande mensagem! Compartilhem e mostrem a vontade de manter o Suvaco no local original”, explicava o texto.

Segundo Pedoro Moreira, um dos organizadores do Suvaco da Asa, um dos motivos para mudança de local do bloco foram as reclamações do moradores do Sudoeste Econômico. “Eles levantaram queixas quanto a desordem, carros estacionados irregularmente etc. Isso gerou um contato com o Ministério Público, que fez a recomendação para que buscássemos um local alternativo”, disse.

Dessa forma, o Suvaco vai de mudança — ainda que não definitiva — para o Eixo Monumental. “Buscamos fazer o evento na Funarte para ser mais confortável ao público, ter meio de acesso fácil e, assim, conseguimos sanar boa parte dos problemas que vínhamos enfrentando”, afirma Pedro. “Muitos moradores do Cruzeiro e de outras regiões ficarão chateados, pois é uma tradição. Adoraríamos continuar essa tradição, principalmente se fosse ainda aquele bloco de mil pessoas, mas não é mais assim”, explica o organizador.

Sobre o evento paralelo que deve ocorrer no Cruzeiro, Pedro diz que isso é “muito legal”. “Carnaval é uma festa popular. Criamos um bloco e ele foi muito feliz durante 10 anos no Cruzeiro. Espero que façam mesmo algo novo. Tem que ter isso na cidade”, afirmou.

Para Francisco Sousa Corrêa, o Francisco Nenem, idealizador do evento em protesto à mudança do Suvaco, a alteração no local do bloco foi uma surpresa. “Estávamos combinando como todo ano onde ficaríamos e, de repente, chegou a notícia. Sou morador do Cruzeiro há 44 anos e nosso grupo de amigos nunca faltou ao evento”, explica. “Em conversas com amigos, eles estavam muito chateados com a mudança e como costumo ser procurado como uma liderança comunitária lancei a ideia do evento”, completa Nenem.

Sobre os motivos que levaram o Suvaco da Asa a sair do Cruzeiro, Nenem acredita o pós-festa seja realmente um complicador, no entanto com planejamento poderia ser resolvido. “Vejo a falta de programação do poder público como o maior culpado. Quanto às reclamações, não creio que tenha sido apenas isso. São 10 anos de Suvaco e por que só agora ocorreu? Acredito que o crescimento tenha animado os organizadores a fazer em um espaço maior e não os critico por isso. No entanto, faltou sensibilidade com aqueles que se mantiveram fiéis ao bloco”, conta.

Nenem, no entanto, ainda está preocupado com a rápida resposta do público a um novo evento no Cruzeiro. “Não há nada programado e em menos de 2 horas já tínhamos 1,4 mil pessoas confirmadas. Amanhã, vou até a administração regional ver a possibilidade de ter alguma coisa no local, pois as mensagens que recebo dão como certa a presença de alguns moradores”, explica.

Se você não se importa em qual lugar será o Suvaco e só quer mesmo se divertir, comece a decorar o hino do bloco:

 

Coceira no Suvaco

(Frevo de Fábio Liberal e Zezinho das Candongas)

O frevo é igual uma coceira,

Quando começa ninguém quer mais parar,

Coça aqui, coça ali, ai, ai

Coça acolá

Quanto mais a gente coça

Mais tá querendo coçar

 

Coça, coça, minha gente,

Ai que coceira profunda,

Vai coçando mais prá baixo,

Coça aqui na minha bunda.

Que coceirinha gostosa,

Coça aqui que é meu fraco,

Fico todo arripiado

Quando coçam o meu Suvaco!

 

Coçá, coçá,

Coçá, coçá, coçá,

Quá, quá, quá, quá, quá

Quá, quá, quá, quá, quá

A turma é mesmo boa,

É do balacobaco,

Suvaco, Suvaco, Suvaco!!!!

Concurso INSS 2016: inscrições já estão abertas

3

inss

O edital de concurso do INSS contempla oportunidades para os cargos de técnico (nível médio) e analista (superior), com iniciais de até R$ 7,9 mil. O cadastro deve ser feito no site do Cespe

Por Camila Diodato – Desde a segunda-feira (4) estão abertas as inscrições do concurso do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que, sob organização do Cespe/UnB, vai selecionar 950 profissionais de níveis médio e superior para as carreiras de técnico e analista do seguro social.

A ficha de inscrição do concurso INSS 2016 deve ser preenchida até o dia 23 de fevereiro de 2016 na página eletrônica do Cespe (www.cespe.unb.br/concursos/inss_2015). São cobradas taxas de R$ 65 para técnico do seguro social e R$ 80 para analista do seguro social.

A isenção do pagamento da taxa poderá ser pleiteada por membros de famílias de baixa renda inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). O pedido poderá ser registrado no mesmo prazo e site de inscrições.

Vagas do concurso INSS 2016

Um total de 800 vagas são para a função de técnico do seguro social, que exige ensino médio completo. As demais 150 chances ficaram para o cargo de analista, que destina-se aos candidatos com nível superior em serviço social e registro no conselho de classe.

As remunerações vigentes correspondem a R$ 5.344,87 para técnico do INSS e a R$ 7.954,09 para analista do INSS. Nesses valores já está incluso o novo auxílio-alimentação de R$ 458.

Os salários do técnico compreendem R$ 639,18 de vencimento básico (VB), R$ 1.022,69 de Gratificação de Atividade Executiva (GAE) e R$ 3.225 de Gratificação de Desempenho de Atividades do Seguro Social (GDASS) de 100 pontos. Já as remunerações do analista constituem-se da seguinte maneira: R$ 890,42 de VB, R$ 1.424,67 de GAE e R$ 5.181 de GDASS.

 

Secretaria de Educação do DF nomeia 69 professores

0

escola publica

 

Docentes aprovados em concurso de 2013 têm 30 dias para tomar posse e iniciar as atividades

Por Paula Oliveira – A Secretaria de Educação, Esporte e Lazer nomeou 69 professores efetivos, listados na edição desta quinta-feira (7) do Diário Oficial do DF. As vagas que os docentes preencherão fazem parte das 240 aprovadas em 2015, mas que não foram totalmente preenchidas pelos candidatos convocados à época, quando 171 profissionais tomaram posse. Os novos servidores foram aprovados em concurso público em 2013.

Os 69 professores com o nome no Diário Oficial de hoje têm 30 dias para tomar posse e iniciar as atividades. O cronograma para a assinatura do termo de posse e a lista dos documentos necessários serão divulgados pela Secretaria de Educação. Depois de empossados, eles passam a compor o quadro de docentes definitivos de educação básica, da carreira magistério público.

Mesmo com limitações com gastos de pessoal, impostas pela Lei de Responsabilidade Fiscal, as contratações podem ser feitas nas áreas de Educação, Saúde e Segurança — desde que sejam para repor a força de trabalho em casos de exoneração, demissão, destituição de cargo em comissão, aposentadoria, morte e perda do cargo.

UnB divulga regras de acesso para 88 cursos por meio do Sisu em 2016

1
Fachada da reitoria da Universidade de Brasília (UnB) (Foto: Mateus Rodrigues/G1)
Fachada da reitoria da Universidade de Brasília (UnB) (Foto: Mateus Rodrigues/G1)

 

Seleção oferece 1.982 vagas e substitui vestibular para o primeiro semestre. Inscrição acontece entre 11 e 14; há cotas para negros e escolas públicas

Do G1 DF – A Universidade de Brasília (UnB) publicou nesta quarta-feira (6) as regras para ingresso no primeiro semestre de 2016 pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Serão oferecidas 1.982 vagas em 88 cursos presenciais, incluindo as cotas destinadas a alunos negros e de escolas públicas. O documento está disponível no site do Cespe.

O edital segue as regras definidas pelo Ministério da Educação (MEC) e utiliza as notas do Enem 2015 como parâmetro. Para participar, o candidato deve ter o número de inscrição e a senha cadastrados na edição mais recente do exame. Também é preciso marcar a UnB como opção de Instituição Federal de Ensino Superior.

O candidato também precisa marcar, no Sisu, as opções de sistema (universal, cotas para negros ou cotas para escolas públicas), campus, curso e turno de preferência. As inscrições acontecem entre 11 e 14 de janeiro no site do sistema.

O resultado da primeira chamada deve ser divulgado no próximo dia 18. Os alunos selecionados devem fazer matrícula entre os dias 22 e 26, no mesmo campus onde farão as aulas. O período letivo começa no dia 7 de março e vai até 6 de julho.

Sisu e notas

As notas do Enem 2015 serão divulgadas nesta sexta-feira (8). Na semana seguinte, os estudantes poderão usar as notas obtidas no Exame Nacional para fazer inscrição para as vagas em universidades públicas oferecidas por meio do Sisu.

O estudante pode se inscrever em até duas opções de vaga. O resultado da chamada regular será divulgado no dia 18 de janeiro na página do Sisu e nas instituições de ensino superior. As matrículas ocorrem nos dias 22, 25 e 26 de janeiro. Assim como na edição anterior, só haverá uma chamada.

Entre os dias 18 de janeiro e 29 de janeiro os candidatos que não foram convocados para sua primeira opção podem manifestar interesse em aderir a lista de espera. Caso sobrem vagas, as instituições poderão convocar os alunos da lista.

Espelho da redação

No início de dezembro, a Justiça decidiu que o espelho da redação do Enem 2015 deve ser disponibilizado junto com as notas individuais de cada candidato, previstas para o início de janeiro 2016. A decisão, com abrangência nacional, é da 3ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4).

Em nota, o Inep afirmou que recorreria da decisão, e disse que o espelho da redação do Enem é divulgado com “fins pedagógicos” e que o processo de correção é seguro.

“O texto é avaliado por dois corretores independentes. Se houver discrepância acima de 100 pontos entre as notas dos dois corretores, a redação é submetida ao crivo de um terceiro corretor. Caso permaneça a diferença, a redação fica a cargo de uma banca de três especialistas”, diz o texto.

Benefícios dos servidores do Executivo Federal serão reajustados em fevereiro

0

Esplanada-dos-Ministerios

 

Servidores do Poder Executivo federal receberão, no salário de janeiro, os auxílios alimentação, saúde e creche reajustados.

Os novos valores constarão dos depósitos feitos em fevereiro, referentes aos contracheques deste mês.

O auxílio-alimentação passou de R$ 373 para R$ 458. O benefício para creche foi reajustado de R$ 73 para R$ 321. O valor para complementar o plano de saúde, por sua vez, aumentou de R$ 117 para R$ 145.

Segundo o Ministério do Planejamento, o auxílio-creche é concedido aos servidores com filhos de até 5 anos, 11 meses e 29 dias. Não há limite para o número de dependentes.

Os R$ 145 referentes à saúde são pagos por pessoa, incluindo funcionários e filhos, desde que comprovem ter um plano. Pensionistas e inativos têm o benefício.

IBGE abre concurso com 600 vagas para analista, tecnologista e técnico

1

ibge

Inscrições vão até 28 de janeiro e a maior parte das vagas é para cargo de nível médio

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) publicou no Diário Oficial da União, os Editais nº 1 e nº 2, de abertura de concurso público com 600 vagas.

A maior parte das novas contratações é para Técnico em Informações Geográficas e Estatísticas (460 vagas), cargo de nível médio. Também serão preenchidas 140 vagas de nível superior, nos cargos de Analista de Planejamento, Gestão e Infraestrutura em Informações Geográficas e Estatísticas (90 vagas) e de Tecnologista em Informações Geográficas e Estatísticas (50 vagas).

As inscrições foram abertas na segunda-feira (4) e se encerram no dia 28 de janeiro de 2016. Devem ser realizadas pela internet, no endereçowww.fgv.br/fgvprojetos/concursos/ibge e confirmadas mediante o pagamento de taxas no valor de R$ 69,00 para analista e tecnologista e de R$ 49,00 para técnico.

O concurso será realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e terá provas objetivas, para candidatos de ambos os cargos, e de prova discursiva e prática, para determinadas áreas de conhecimento. Os candidatos inscritos realizarão as provas no município no qual optaram por concorrer.  Para o preenchimento dos cargos serão observados os percentuais mínimos de 5% das vagas para candidatos com deficiência e de 20% para candidatos negros.

A remuneração inicial para os cargos de analista e tecnologista é de R$ 7 mil e a inicial de técnico é de R$ 3 mil.

Portal do Sisu está no ar; candidatos já podem consultar vagas disponíveis

0

sisu

 

Por Mariana Tokarnia – Os candidatos a entrar no ensino superior público já podem consultar as vagas disponíveis no portal do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A consulta pode ser feita por instituição, por cidade ou por curso no site do Sisu.

Na primeira edição deste ano, o Sisu vai oferecer 228 mil vagas em 131 instituições públicas de educação superior. As inscrições poderão ser feitas do dia 11 ao dia 14 deste mês.

O candidato pode se inscrever no processo seletivo em até duas opções de vaga e deve especificá-las, em ordem de preferência, em instituição de ensino superior participante, local de oferta, curso e turno. O sistema indicará as notas de corte para cada curso ao estudante, que poderá alterar as opções de curso de acordo com a nota.

O resultado da chamada regular será divulgado no próximo dia 18. Os candidatos selecionados farão a matrícula nos dias 22, 25 e 26 deste mês. Aqueles que não forem selecionados terão a opção de manifestar interesse em participar da lista de espera, no período de 18 a 29 do mesmo mês.

Por meio do Sisu, os estudantes participantes do Enem concorrem a vagas de ensino superior em instituições públicas. As notas do Enem serão divulgadas no dia 8 deste mês, segundo informou o Ministério da Educação. Participaram do Enem no ano passado 5,7 milhões de candidatos.

ENQUANTO ISSO… Ex-presidente Lula prestou depoimento hoje a Polícia Federal em Brasília

2

banner_enquantoisso

# Não era só a visita à presidente Dilma Rousseff que Lula tinha como agenda em Brasília.

 

# Segundo os repórteres Thiago Bronzatto e Filipe Coutinho, da Expresso Época, o ex-presidente foi intimado pela Polícia Federal para prestar depoimento nesta quarta-feira (6) na capital federal.

 

# Os investigadores querem ouvir de Lula explicações sobre como o seu filho Luís Cláudio ganhou R$ 2,5 milhões em consultorias – aquelas produzidas copiando artigos da internet.

 

# O encontro de Lula com a PF deveria ter ocorrido no fim do ano passado.

 

# No entanto, a defesa do ex-presidente alegou que não fora notificada oficialmente.

 

# O contato ocorrera por telefone.

De jornalista a jornaleira: cronista abre banca de revistas e local vira ponto de encontro em Brasília

0
Foto: Rodrigo Ribeiro/ Agência Câmara
Foto: Rodrigo Ribeiro/ Agência Câmara

 

Após trabalhar 20 anos em um jornal, ela perdeu o emprego e resolveu abrir o negócio

Por Gabriel Pontes, do R7 – Jornalista por formação e cronista por vocação, Conceição Freitas passou 20 anos escrevendo para um grande jornal brasiliense. A maioria do tempo dedicou-se a contar histórias de pessoas da cidade. Agora, aos 57 anos, tornou-se proprietária da banca de revistas da 308 Sul, considerada a quadra modelo de Brasília.

A Banca da Conceição está localizada em um dos pontos mais frequentados por turistas e admirado por estudantes de arquitetura que visitam a cidade. A 308 Sul, apesar de ser uma das menores quadras do Plano Piloto, é considerada um modelo. O projeto seguiu à risca o traço urbanístico de Lúcio Costa e o paisagismo de Burle Marx.

Sair da redação, onde são escritas as matérias jornalísticas, para uma banca de jornais, onde são vendidos os periódicos, mudou mais do que a rotina da cronista. Conceição, que ganhou um prêmio Esso (maior premiação para jornalistas no Brasil) em 2006, brinca que saiu do papel para tornar-se realidade no meio das ruas de Brasília.

— Agora eu acordo mais cedo, às 7h, e termino o dia fisicamente muito cansada. Porém, com a alma tranquila e com a sensação de que estou fazendo o bem para Brasília.

Apaixonada pela cidade, a amazonense conta que já teve uma banca de jornais em Goiânia, quando tinha 18 anos, mas não foi um empreendimento bem sucedido.

— Tinha acabado de perder meu pai, usamos o dinheiro que ele deixou para abrir a banca. Mas eu era muito imatura, não consegui administrar o negócio e acabei falindo. De qualquer forma, sempre tive um sonho de ter outra banca e não poderia ser em um lugar melhor.

Ponto de encontro

Nem só com revistas e jornais se faz uma banca, pelo menos no caso da Banca da Conceição. O local tem se tornado um ponto de encontro de Brasília. Artistas expõem obras, vizinhos chegam com um violão para alegrar a tarde e o tempo passa de um jeitinho cada vez mais agradável.

Para adoçar os encontros, a partir de 2016 o local terá também um café para oferecer aos clientes e amigos. Conceição também pretende aproveitar o viés turístico da quadra para oferecer um pedacinho de Brasília para quem vier visitar a cidade. São lembranças da cidade, livros de autores candangos, cartões postais e obras de artistas locais que podem ser levadas pelos turistas.

Crônicas

Mesmo com as novas obrigações de empresária, Conceição continua transformando em crônicas os causos dos brasilienses, mas agora publicando no blog da banca.