Início Site Página 3035

GDF gasta menos da metade da verba de 2015 para combate ao Aedes

0
 Saiba quais são os sintomas da dengue (Foto: Editoria de Arte G1)

Saiba quais são os sintomas da dengue (Foto: Editoria de Arte G1)

 

 

Secretaria tinha R$ 15,7 milhões para a área, mas usou R$ 6,9 milhões. Pasta diz que verba não utilizada no ano passado pode servir em 2016

Por Gabriel Luiz, do o G1 DF – Em meio a um surto de dengue, a Secretaria de Saúde gastou no ano passado somente 44% do orçamento previsto para ações de vigilância em saúde, que incluem o combate ao mosquito Aedes aegypti. Dos R$ 15,79 milhões destinados no orçamento para ações contra o mosquito, foram usados R$ 6,98 milhões – 44% do total.

Do valor que tinha no orçamento, a secretaria empenhou R$ 15,01 milhões. Na prática, significa que a pasta reservou em 2015 esse valor exclusivamente para ações de luta ao mosquito que transmite a dengue, a chikungunya e o vírus da zika – ligado à microcefalia – mas os gastos efetivos não chegaram a R$ 7 milhões.

Questionada, a Secretaria de Saúde informou que o dinheiro que não foi usado no ano passado pode ser utilizado neste ano. Desde o começo de 2016, já foram empenhados R$ 6,2 milhões. “O valor deverá receber acréscimo ao longo do ano, visto que a secretaria tem feito diversos investimentos na área”, afirmou. O orçamento previsto para o combate à dengue em 2016 é de R$ 23,1 milhões.

Nesta sexta-feira (12), a Secretaria de Saúde confirmou o primeiro caso de dengue tipo 3 no DF. Segundo a pasta, o resultado indica que os quatro tipos do vírus estão em circulação na capital do país. O caso foi registrado em Taguatinga, informou a secretaria. Boletim indica que o número de ocorrências confirmadas da doença aumentou 49,7% na última semana, passando de 1.198 para 1.794.

No DF, Brazlândia é a região administrativa com o maior número de confirmações – 420 desde o início do ano. Em seguida, aparecem São Sebastião (176), Planaltina (145) e Ceilândia (133). A secretaria confirmou uma morte pelo tipo grave. Outros três casos são investigados.

Uma das ocorrências em apuração é de uma moradora de Brazlândia de 45 anos, que morreu na manhã de segunda após desenvolver um quadro de anemia severa. Por nota, a Secretaria de Saúde informou que a paciente foi atendida no hospital regional na sexta e encaminhada para a UTI no sábado.

Após realização dos exames na sexta, de acordo com a pasta, a paciente começou a receber tratamento para dengue. Entretanto, com a piora do estado de saúde, não houve tempo de transferência para UTI.

No dia 27 de janeiro, a cunhada do vice-governador, Renato Santana, morreu em decorrência de dengue hemorrágica. Maria Cristina Santana tinha 42 anos e era enfermeira. A causa da morte foi confirmada pela necropsia.

Maria Cristina teve uma hemorragia dois dias antes de morrer e fez um teste rápido de detecção de dengue no Centro de Saúde 1, em Brazlândia. O resultado apontou dengue. Ela fez então um hemograma, que descartou dengue hemorrágica. Segundo a assessoria do vice-governador, ela estava usando um diurético, que mascara o resultado da contagem de plaquetas.

No dia 26, ela se sentiu mal e foi internada no Hospital Regional de Brazlândia, onde trabalhava havia 16 anos. A paciente foi transferida para o Hospital Regional da Asa Norte (Hran) por volta das 23h e morreu às 3h.

Zika – Até esta semana, foram confirmados seis casos, sendo quatro de moradores do DF e outros dois do Entorno – de Luziânia e Santo Antônio do Descoberto. A secretaria recebeu, até 11 de fevereiro, 77 notificações de casos da doença no DF.

Chikungunya – A Secretaria de Saúde apresentou também dados que mostram o crescimento no número de casos de febre chikungunya no Distrito Federal. Das 78 notificações registradas pela pasta, foram 5 casos confirmados.

Universidade de Brasília recebe jornada sobre Doenças Raras

0

doenças raras

 

Evento integra o calendário de iniciativas alusivas ao Dia Mundial das Doenças Raras. Todas as atividades serão direcionadas para pacientes, familiares, profissionais de saúde e a comunidade em geral onde serão discutidos desde o diagnóstico ao tratamento multiprofissional

 

Rare Disease Day, foi criado em 2008, pela Eurordis (Organização Europeia para Doenças Raras), é marcado por uma série de atividades realizadas por associações de pacientes, em mais de 70 países. Todas as atividades têm como objetivo sensibilizar a sociedade, o governo, educadores, profissionais da área da saúde, pesquisadores e indústrias para os desafios que os pacientes com doenças raras enfrentam.

Em 2016 o tema será “Voz do Paciente”, e em Brasília será realizada a I Jornada das Doenças Raras, de 16 a 18 de fevereiro de 2016, organizada pelo Instituto Alta Complexidade Política & Saúde e o Observatório de Doenças Raras da Universidade de Brasília. As atividades abordarão assuntos da alta complexidade em saúde direcionados às pessoas com doenças raras, desde o diagnóstico ao tratamento multiprofissional.

A realização da Jornada em Brasília é importante pois alguns hospitais já realizam atendimento de pacientes com doenças raras, mas ainda com estruturas incompatíveis para o crescente número de pacientes. Faz-se necessário conhecer e difundir as informações sobre o que é realizado em diversas cidades do Brasil, o evento será uma ferramenta de multiplicação dos exemplos de sucesso no atendimento aos pacientes.

Nessa perspectiva, a I Jornada das Doenças Raras abordará a Política de Doenças Raras criada pelo Ministério da Saúde (Portaria N°199/2014), para a realidade dos pacientes, profissionais, familiares e da sociedade. A conscientização sobre as doenças raras deve ser permanente considerando grande número de pacientes no Brasil e o nível de complexidade que envolve o atendimento dos pacientes e familiares.

A I Jornada das Doenças Raras terá uma série de palestras e laboratórios com especialistas do Distrito Federal e de outros estados, além do lançamento oficial do aplicativo Raras.Net. A iniciativa conta com o apoio do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 11ª Região e FTR Fisioterapia e Fonoaudiologia.

PROGRAMAÇÃO

16 de fevereiro

8h às 18h

Atendimento Ambulatorial de Genética

Dra. Maria Tereza – Médica Geneticista (DF)

Incorporação de Novas Tecnologias e Protocolos Clínicos

Dra. Clarice Petramale – Conitec/Ministério da Saúde (DF)

Doenças Genéticas

Dr. Juan Llerena – Médico Geneticista (RJ)

Política Nacional de Atenção às Pessoas com Doenças Raras

Daniel Scherrer – Ministério da Saúde (DF)

Lançamento Raras.Net

Prof. Dr. Natan Monsores de Sá – Observatório de Doenças Raras (DF)

A Experiência do IFF na Habilitação do Centro de Referência em Doenças Raras do Estado do Rio de Janeiro

Dr. Juan Llerena – Médico Geneticista (RJ)

Procedimentos de Diagnóstico Genético Autorizados pela ANS

Dra. Rochele Santos – ANS (RJ)

Aspectos Regulatórios de Registros de Medicamentos e Produtos para a Saúde

Claudiosvam Martins – ANVISA

Pesquisa Clínica: Bioética, Paciente e Aspectos Regulatórios

Prof. Dr. Natan Monsores de Sá – Observatório de Doenças Raras (DF)

Laboratório com o Aplicativo Raras.Net e Divulgação dos Trabalhos Científicos

Observatório de Doenças Raras – UnB (DF)

 

17 de fevereiro

8h às 22h

Tratamento da Síndrome de Guillain-Barré

Dra. Miriam Moura – Médica Neurologista (DF)

Doenças Neuromusculares

Prof. Dr. Acary Bulle – Médico Neurologista (SP)

Direitos das Pessoas com Deficiência

Antônio José Ferreira – Secretário Nacional da Pessoa com Deficiência (DF)

Fisioterapia Respiratória nas Doenças Neuromusculares

Simone Holsapfel – Fisioterapeuta (SP)

Laboratório Multiprofissional: Fisioterapia Respiratória e Motora

Thiago Lopes | Rafael Braz | Fabianny Nunes – Fisioterapeutas (DF)

Esclerose Lateral Amiotrófica

Dra. Miriam Moura – Médica Neurologista (DF)

Atendimento Ambulatorial Especializado para Hipertensão Arterial Pulmonar

Dra. Verônica Amado – Médica Pneumologista (DF)

Fisioterapia Respiratória Domiciliar em Pacientes com Doenças Neuromusculares

Thiago Lopes e Rafael Braz – Fisioterapeutas (DF)

Laboratório Multiprofissional: Fisioterapia Respiratória e Motora

Thiago Lopes | Rafael Braz | Fabianny Nunes – Fisioterapeutas (DF)

 

18 de fevereiro

8h às 22h

Experiências do Serviço de Atendimento Domiciliar no SUS

Dra. Maria Leopoldina – Médica da Atenção Domiciliar (DF)

Sepse: Importância do Atendimento Multiprofissional em Pacientes Graves

Dr. Antônio Aurélio Fagundes – Médico Intensivista (DF)

Estratégias Nutricionais na Unidade de Terapia Intensiva

Dra. Maria Isabel Toulson – Médica e Especialista em Nutrição (MG)

Terapia Ocupacional: Uma Abordagem Multiprofissional

Adriana Nathalie Klein – Terapeuta Ocupacional (SP)

Gestão de Feridas

Dr. Adriano Mehl – Médico e Especialista em Feridas (PR)

Laboratório Multiprofissional: Terapia Ocupacional e Cuidados em Feridas

Laboratório: Artesanato Sustentável para Geração de Renda

Direitos do Paciente

Dra. Patrícia Viana de Bulhões – Advogada (DF)

Benefícios Sociais e Classificação Internacional de Funcionalidades (C.I.F.)

Dr. Sérgio Carneiro – Diretor de Saúde do Trabalhador – INSS (DF)

Experiências do MPDFT em Demandas dos Pacientes de Alta Complexidade

Dr. Jairo Bisol – Ministério Público (DF)

Desafios da Judicialização da Saúde no Distrito Federal

Dr. Ramiro Nóbrega Santana – Defensor Público (DF)

 

SERVIÇO

I Jornada das Doenças Raras

Data: 16 a 18 de fevereiro

Local: Auditório 3, Faculdade de Ciências da Saúde, Campus Darcy Ribeiro,

Universidade de Brasília, Asa Norte, Brasília

Inscrições gratuitas: contato.altacomplexidade@gmail.com

Programação completa: www.altacomplexidade.org

Informações: (61) 8301-1008

 

SOBRE

ALTA COMPLEXIDADE POLÍTICA & SAÚDE

O Instituto Alta Complexidade Política & Saúde é uma entidade sem fins lucrativos, com sede no Distrito Federal, que atua no acolhimento ao paciente; disseminação e produção de conteúdo informativo de políticas públicas sobre doenças raras, crônicas e negligenciadas, bem como acesso e direito à saúde.

Mantemos o portal www.altacomplexidade.org  e o Boletim Política & Saúde, distribuído eletronicamente, para gestores de associações de pacientes, pacientes, formadores de opinião, profissionais de saúde, gestores de empresas e instituições de saúde públicas e privadas.

OBSERVATÓRIO DE DOENÇAS RARAS DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA

Observatório de Doenças Raras, coordenado Prof. Dr. Natan Monsores de Sá, pelo tem como objetivo sistematizar e difundir informação científica para pacientes, associações, profissionais de saúde e população em geral. Informações: www.rederaras.org .

Governo investiga 777 servidores da Saúde por supostas fraudes

0

 

 saude 10

Desde 2011, GDF investiga 483 médicos, 224 auxiliares e 70 enfermeiros. Corregedoria da pasta recomendou ao governo a demissão de 25 médicos

Do G1 DF – O governo do Distrito Federal investiga 777 servidores da Secretaria de Saúde por infrações como fraudes no ponto eletrônico, erro médico e assédio sexual. Dentre os investigados estão 483 médicos, 224 auxiliares de enfermagem e 70 enfermeiros.

A corregedoria da secretaria recomendou ao governador Rodrigo Rollemberg a demissão de 25 médicos. A maioria dos profissionais não comparecia ao trabalho. Um dos médicos investigados ficou ausente por 172 dias seguidos sem cumprir o ponto.

O governo do Distrito Federal admitiu que não tem funcionários e médicos suficientes nos hospitais e centros de saúde. Segundo o GDF, os problemas enfrentados pelos pacientes da rede pública de saúde também são causados pela “má conduta” de alguns profissionais.

A maior parte dos processos entregues pela corregedoria é de fraude no registro de ponto eletrônico, burla às escalas e descumprimento da carga horária. A corregedoria encontrou  problemas no Hran, no Hospital de Base e no Hospital de Ceilândia.

Essas situações afetam a população. O pintor Marcos Pereira da Silva levou a sogra a diversos hospitais desde que ela bateu a cabeça. Somente nesta sexta um médico pediu exames. “Não tem atendimento rápido, na saúde pública do DF não existe. Quando a gente consegue é um milagre.”

Em dezembro de 2015 a reportagem da TV Globo mostrou problemas na escala de médicos do hospital Regional de Taguatinga. Em apenas uma madrugada, faltaram dois ortopedistas, um ginecologista e um anestesista.

De acordo com a corregedoria da Secretaria de Saúde, as chefias dos centros de saúde também vão ser investigadas.

“Ele [o chefe] tem o dever de fazer com que seu servidor imediato cumpra aquela escala à qual ele foi designado. A corregedoria está avaliando o porquê da omissão da chefia imediata”, afirmou o corregedor da pasta, Rogério Batista.

Chico Leite alerta para queda de investimento em equipamentos para a PM

0

pm frota

 

Levantamento realizado pelo parlamentar indica que o GDF reduziu em 72,5% o investimento em modernização e reestruturação das unidades de segurança pública do DF

Os dados levantados pelo deputado Chico Leite (Rede), pelo Sistema Integrado de Gestão Governamental (SIGGO), mostram que, em 2016, o GDF autorizou apenas R$ 8 milhões para modernização e reequipamento das unidades de segurança pública da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF). Uma redução de 72,5% se comparado ao ano passado quando o orçamento autorizado passou de R$ 29 milhões.

Entretanto, mesmo com maior orçamento disponível em 2015, a situação também foi preocupante. De acordo com o levantamento, dos R$ 29 milhões autorizados, o GDF aplicou pouco mais de R$ 1,1 milhão com melhorias para o serviço, ou seja, apenas 3,9% do orçamento destinado para o setor.

Chico Leite vem alertando o GDF para a necessidade de se investir em segurança pública. “Infelizmente estamos vivenciando um aumento em alguns crimes, como assaltos.  Precisamos que as forças militares de segurança pública estejam bem equipadas e preparadas para garantir a segurança da comunidade”, ressalta.

O levantamento mostra também que, dos R$ 8 milhões autorizados este ano, apenas R$ 525 mil foram empenhados, mas até o momento nenhum centavo foi realmente aplicado.

Celina Leão dá andamento à instalação de tv com canal aberto da CLDF

0

celina

 

Depois de negociações com a Câmara dos Deputados, sob a batuta do deputado Cleber Verde (PRB-MA), secretário de Comunicação da Câmara dos Deputados, que resultaram na assinatura de documento conjunto de demonstração de interesse pela televisão digital na CLDF, no ano passado, a deputada Celina Leão, presidente da Câmara Legislativa do DF, deu outro passo para a instalação da Tv Legislativa do DF.

Nesta sexta-feira (12), Celina Leão recebeu o secretário executivo do Ministério das Comunicações, Francisco José Ibiapina, que esteve acompanhado pelo secretário de Serviços de Comunicação Eletrônica, Roberto Pinto Martins, e do coordenador geral de Avaliações e Outorga, Octavio Penna Pieranti. Como já havia assinado termo de demonstração de interesse pela tv digital, no ano passado, na Câmara dos Deputados, eles anunciaram que os próximos passos são técnicos: adquirir o equipamento e ter acesso a programação. Numa parceria com a Câmara dos Deputados, com os recursos de multiprogramação, a CLDF poderá ter, em breve, a sua programação em sinal aberto.

Brasília será a primeira capital do País a ter sua programação televisão totalmente transmitida pelo sinal digital.

Segundo Francisco Ibiapina, o processo de instalação está numa fase em que, por meio de uma parceria que a Câmara federal vai desenvolver com a CLDF, será expandida a programação própria da Tv Legislativa, a fim de que possa alcançar a tv aberta. “Hoje, ela está restrita à tv por assinatura, via cabo. Mas, numa parceria com a Câmara dos Deputados, pretendemos que, por meio dos recursos de multiprogramação a CLDF possa levar a sua programação a todos os recantos do DF. E levar, não só as informações do poder Legislativo, mas também a prestação de serviços e campanhas informativas necessárias ao morador do DF”, adiantou o secretário executivo.

De acordo os trâmites legais para que a Tv Legislativa aconteça no DF, Ibiapina diz que está em fase final de acertos técnicos. “Isto para que possamos pegar a programação que é produzida pela tv da CLDF e colocá-la à disposição da Câmara dos Deputados, para que ela possa ser retransmitida junto com sinal da Câmara Federal, mas em faixas de programação diferentes”. E completa: “é como se tivesse um canal exclusivo para a CLDF. Creio que nos próximos meses já consigamos vencer os detalhes técnicos necessários e possamos levar a todo o DF a programação da tv CLDF”, prevê.

A agilidade para que o processo ocorra é fato, uma vez que a CLDF já produz uma programação na qual ela transmite, via tv web, suas atividades legislativas, a exemplo das sessões no Plenário e comissões, assim como e audiências públicas. “Isso vai gerar à CLDF apenas o trabalho de organizar isso dentro de um formato de uma grade de programação mais informativa, de cunho cultural e talvez possa incluir mais programas, de modo que formate uma grade que abranja uma programação mais completa”, avalia o secretário.

A presidente disse ainda que CLDF tem recursos próprios destinados à publicidade, os quais poderão ser utilizados na veiculação de mensagens de cunho educativo, a exemplo da divulgação de campanha de prevenção contra a dengue e o zika vírus. “Nossos veículos de comunicação devem servir ao interesse da sociedade”.

 

O trabalho de montagem e execução da programação, segundo Celina, deverá ficar a cargo da UnB. “Será uma cooperação com a UnB, porque o custo ficou um terço do valor cobrado fora. E teremos um serviço de qualidade e uma extensão universitária, o que é muito bom, pois teremos oportunidade de ter a figura da UnB dentro da CLDF”, esclarece a parlamentar.

 

A expansão da Rede Legislativa de TV Digital garantirá mais transparência e participação das televisões legislativas em sinal aberto. “É um trabalho de suma importância para o Brasil. Estamos num momento em que o poder Legislativo é reconhecido por equilibrar as relações com o Executivo, por isso é importante que possamos divulgar nosso trabalho na integralidade”, justifica Celina.

 

Paralelamente ao processo, também segue o pedido da CLDF ter uma rádio FM com programação educativa, a partir de outubro, quando haverá em todo o País a migração dos sinais das rádios de AM para FM, com o fim da transmissão analógica da tevê, que passará a ser digital em todo o país, em outubro. “Temos muito interesse em colocar a tv e a rádio no ar o mais rápido possível”, afirmou Celina.

 

ARTIGO // “Politicamente correto” e outras chatices do chamado “mundo moderno”

0

artigo

 

Por Francisco Lima Jr

Na minha pós-graduação em ciências políticas, na UnB, tive alguns professores chatos, movidos pelo tal “politicamente correto” principalmente por conta da soberba que aquele ambiente lhes estimulava fazer acreditar ser tais procedimentos a “vanguarda acadêmica”.

Dos demais, tínhamos três Paulos, entre eles os espetaculares Kramer e Nascimento, que se tivessem tal poder, mandariam para a forca os “moderninhos” defensores e autores desse comportamento e expressão, e os seus recalcados defensores. Com os meus aplausos e de metade da humanidade, com certeza!

Ainda sobre aluno/professor, tive uma aluna que, de dedo em riste proibiu-me de fazer anotações com caneta vermelha em seus trabalhos. Respondi-lhe que se dedicasse mais e não encontraria anotações desta cor em seus trabalhos: simples assim.

Infelizmente, e por conta da tal globalização, essa “novidade” se estende a praticamente todas as relações sociais de um mundo classificado por alguns como moderno, mas identificado cada vez mais pelos sensatos como sendo um mundo chato, de comportamentos e pessoas chatas.

Talvez o maior dano dessa nova realidade comportamental seja detectado em nosso serviço público, em qualquer de suas esferas (federal, estadual e municipal). Ali, não apenas, dessa forma promove-se a desconstrução de valores e comportamentos que a nossa sociedade levou séculos para construir dentro da sensatez de um mundo que avança em sua velocidade normal.

Em nome de direitos adquiridos (muitos mais direitos que deveres) estabilidade no emprego, um instrumento retrógrado em que nada garante a qualidade e melhoria dos serviços e nem a qualificação de quem os presta, nada mais serve do que para escudar um segmento de maus servidores e de prestadores de serviços de má fé, de “pelegos “profissionais, além de um vasto time que colabora de maneira decisiva para a manutenção da baixa qualidade dos serviços públicos no país.

Vou privar-me de nomes como exemplo. Mas, que acompanha o noticiário local já deve desconfiar tratar-se de mais uma “armadilha de servidores” contra a tentativa de melhoria da prestação dos serviços oferecidos à população pelo governo local infelizmente, além de não ajudarem nos muitos problemas enfrentados pelo atual governo, esses ditos “moderninhos de plantão” levados por interesses por eles inconfessáveis, ainda dedicam-se com afinco a criar novos problemas não apenas para o governo, mas para a população que lhes paga e a qual deveriam ter a dignidade honestidade de servir com honestidade.

Coitado de um governo refém de “tipos” como esse. Durma em baixo de uma goteira dessas, e não acorde molhado.

* Francisco Lima Jr.(48), Jornalista, Cientista Político pela UnB, Professor de Jornalismo nas Faculdades Icesp/DF, titular do www.blogdoprofessorchico.com.br, blogueiro colaborador na Agência Política Real, Colaborador no Programa Diário Brasil, na TV Gênesis e Presidente da Associação Brasiliense dos Blogueiros de Política (ABBP). fpaulalj@gmail.com

Secretaria de Saúde confirma 1.587 casos de dengue em moradores de Brasília

0

 

Foto: Dênio Simões
Foto: Dênio Simões

 

Período de 2 a 11 de fevereiro registrou o menor índice da doença em comparação ao início deste ano

Por Jade Abreu – A Secretaria de Saúde registrou 1.587 casos de dengue em moradores de Brasília do início do ano a 11 de fevereiro. Apesar do aumento do número absoluto de casos em relação ao ano passado, houve diminuição na quantidade registrada em fevereiro em comparação às quatro semanas anteriores, com 191 confirmações neste mês. Em janeiro, houve 297, 322, 376 e 401 casos confirmados por semana. Os dados constam no Informativo Epidemiológico nº 5, divulgado nesta sexta-feira (12).

Os casos de dengue apresentaram queda em relação ao mesmo período do ano passado na Asa Norte, na Asa Sul, no Guará, no Lago Norte, no Lago Sul e no Sudoeste. O índice permaneceu estável no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA).

Assim como nos boletins anteriores, Brazlândia é a região administrativa com o maior número de confirmações — 420 desde o início do ano. Em seguida, aparecem São Sebastião (176), Planaltina (145) e Ceilândia (133).

O balanço também apresentou o primeiro caso do vírus do tipo 3 da dengue. Segundo o subsecretário de Vigilância à Saúde, Tiago Coelho, o resultado indica que os quatro tipos do vírus estão em circulação no Distrito Federal.

Em relação às ocorrências graves, há confirmação de uma morte em Brazlândia. A secretaria investiga outras três (duas em residentes do DF), suspeitas de dengue grave.

Zika e chikungunya

O boletim ainda traz o número de casos de zika e de chikungunya registrados até 11 de fevereiro. O zika vírus foi confirmado em seis pessoas (quatro moradores do Distrito Federal e dois de Goiás). A febre chikungunya continua estável em relação ao último boletim epidemiológico (nº 4), com a confirmação de casos em cinco residentes em Brasília.

Ações

Para fazer testes rápidos e prestar atendimento inicial, foi instalada uma unidade de atenção à dengue em Brazlândia, na quinta-feira (11). No primeiro dia, houve 111 atendimentos, 102 testes rápidos e 55 casos confirmados. Até as 11 horas desta sexta-feira, foram feitos 85 testes rápidos. Existem seis médicos e quatro enfermeiros em atendimento e a quantidade inicial de leitos foi ampliada de 10 para 15.

Além do suporte em Brazlândia, será feita neste sábado (13) uma ação para conscientizar a população sobre o perigo da proliferação do Aedes aegypti. De acordo com o Ministério da Defesa, 18 mil militares das Forças Armadas vão atuar com a divulgação de material explicativo nas regiões administrativas. O governo de Brasília também vai contar com 1,1 mil bombeiros e 500 agentes da vigilância ambiental na operação.

ENQUANTO ISSO… PSB está louco para aderir ao governo Dilma

0

banner_enquantoisso

 

# São 34 os atuais deputados federais do PSB do ex-governador Eduardo Campos, morto em um acidente de avião em agosto de 2014 quando era candidato a presidente da República.

 

# Segundo o jornalista Ricardo Noblat, dos 34, no momento, 19 estão decididos a aderir ao governo da presidente Dilma Rousseff, e 15 ainda não.

 

# Os dois governadores do partido, o do Distrito Federal e o de Pernambuco, também estão decididos a aderir a Dilma.

 

# Carlos Siqueira, presidente do PSB, faz parte da facção governista.

 

# Haverá, em breve, a abertura de uma janela de 30 dias para que deputados possam trocar de partido sem perder o mandato.

Bombeiros-DF publica edital de seleção interna para oficiais! Concurso para soldados iminente!

0

 bombeiros

 

Gran Cursos Online – O  Corpo de Bombeiros Militar do DF (Bombeiros-DF) divulgou o edital de abertura do a processo seletivo interno destinado a aferir o mérito intelectual dos candidatos para matrícula no Curso Preparatório de Oficiais (CPO/2016) e ingresso nos Quadros de Oficiais Intendentes – QOBM/Int., Quadro de Oficiais Bombeiros Militares Condutores e Operadores de Viaturas – QOBM/Cond., Quadro de Oficiais Bombeiros Militares Músicos – QOBM/Mús. e Quadro de Oficiais Bombeiros Militares de Manutenção – QOBM/Mnt e matrícula no Curso Preparatório de Oficiais (CPO/2016).

O responsável pela execução do certame é o Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (Idecan). São oferecidas 20 vagas, sendo 16 para o Quadro de Oficiais Bombeiros Militares Intendentes, 2 para o Quadro de Oficiais Bombeiros Militares Condutores e Operadores de Viaturas, 1 Quadro de Oficiais Bombeiros Militares de Manutenção e 1 Quadro de Oficiais Bombeiros Militares Músicos.

Para inscrever-se no certame, o candidato deverá ter, no mínimo, 18 anos de tempo de serviço na ativa até a data de inscrição no presente processo seletivo, conforme inciso IV, do art. 79 da Lei nº 12.086/2009, possuir diploma de curso superior obtido em instituição de ensino superior reconhecida pelos sistemas de ensino federal, estadual ou do Distrito Federal, até a data da matrícula no CPO e ter concluído, com aproveitamento, o Curso de Aperfeiçoamento de Praças ou equivalente, até a data da matrícula no CPO.

Os integrantes da carreira que desejem participar do processo seletivo deverão efetuar a participação no concurso das 14hs do dia 22 de fevereiro de 2016 às 23h59 do dia 4 de março de 2016, no site: www.idecan.org.br, observado o horário oficial de Brasília/DF.

O processo será composto por três fases sucessivas, sendo duas provas objetivas de conhecimento básicos e específicos, prova discursiva, inspeção de saúde e apresentação e entrega de documentação comprobatória para matricula no CPO. As provas escritas objetivas de múltipla escolha e discursivas serão realizadas na cidade Brasília/DF, com data inicialmente prevista para o dia 10 de abril de 2016 (domingo), com duração de 5 (CINCO) horas para sua realização, com início às 13h e término às 18h.

As provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, serão compostas de 120 (cento e vinte) itens, dos quais 80 (oitenta) itens de conhecimentos básicos e 40 (quarenta) itens de conhecimentos específicos, totalizando 120,00 pontos.  As questões das provas objetivas serão do tipo múltipla escolha, com 4 (quatro) opções (A a D) e uma única resposta correta. Será reprovado nas provas objetivas e eliminado o candidato que obtiver nota inferior a 24,00 pontos na prova objetiva de Conhecimentos Básicos e obtiver nota inferior a 12,00 pontos na prova objetiva de Conhecimentos Específicos.

Detalhes:

  • bullet1.gif (844 bytes)Concurso: Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (Bombeiros/DF)
  • bullet1.gif (844 bytes)Banca organizadora: Idecan
  • bullet1.gif (844 bytes)Cargos:  Oficial
  • bullet1.gif (844 bytes)Escolaridade: Nível Superior
  • bullet1.gif (844 bytes)Número de vagas: 20
  • bullet1.gif (844 bytes)Remuneração: —
  • bullet1.gif (844 bytes)Inscrições: 22 de fevereiro de 2016 a 4 de março de 2016
  • bullet1.gif (844 bytes)Taxa: – 
  • bullet1.gif (844 bytes)Aplicação das provas: 10 de abril de 2016

Servidor não precisa devolver verba indevida que recebeu de boa-fé, julga Fux

0
STF - Supremo Tribunal Federal (Valter Campanato/Agência Brasil)
STF – Supremo Tribunal Federal (Valter Campanato/Agência Brasil)

 

O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), afastou a determinação do Tribunal de Contas da União (TCU) sobre a devolução de quantias indevidas recebidas por servidores do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT). A decisão foi tomada nos autos do Mandado de Segurança (MS) 31244, impetrado pelo Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário e Ministério Público da União no Distrito Federal (Sindjus-DF).

Segundo o relator, a exigência de devolução dos valores já percebidos não pode ser realizada pelo TCU, uma vez que restou evidente a boa-fé dos servidores, o caráter alimentício dos valores recebidos e a ocorrência de errônea interpretação da lei por parte do TJDFT. Além disso, as verbas foram repassadas por iniciativa da própria Administração Pública, sem que houvesse qualquer influência dos servidores.

Em relação aos valores pagos em cumprimento a decisões judiciais, o ministro Luiz Fux afirmou que o STF firmou entendimento no Agravo de Instrumento (AI) 410946 no sentido da preservação dos valores já recebidos, em respeito ao princípio da boa-fé. “Existia, com efeito, a base de confiança a legitimar a tutela das expectativas legítimas dos impetrantes”, sustentou.

Caso

O TCU determinou a restituição, pelo TJDFT, de valores salariais pagos a servidores da Corte com função comissionada e aqueles nomeados para cargos em comissão, bem como a 46 servidores cedidos ao órgão.

Segundo o Tribunal de Contas, foram detectadas anormalidades no pagamento aos servidores de parcela de 10,87% sobre seus vencimentos e demais valores recebidos, como recomposição salarial, relativos à variação acumulada do IPC-r (Índice de Preços ao Consumidor do Real) entre janeiro e junho de 1995, concedida pela Medida Provisória 1.053/1995.

No MS 31244, o Sindjus-DF alega que a decisão do TCU atinge diretamente interesses ou direitos subjetivos individuais e concretos de terceiros, estabelecendo a revogação e a anulação de atos administrativos que lhes beneficiavam, bem como a cobrança de valores supostamente devidos.

Sustenta ainda que, sem a anuência dos servidores, não é admissível o procedimento de reposição ao erário, com base no artigo 46 da Lei 8.112/1990, e a impossibilidade de se exigir a devolução de parcelas alimentares percebidas e consumidas de boa-fé.

O ministro Luiz Fux já havia concedido liminar, agora confirmada, no mandado de segurança para suspender as determinações relativas à reposição ao erário, bem como para determinar que a administração do TJDFT se abstivesse de exigir a reposição desses valores.