Início Site Página 3033

Defesa de Luzia de Paula se transforma em ato de apoio à cultura local

0

 

Deputada Luzia de Paula
Deputada Luzia de Paula

 

As manifestações aconteceram logo após o emocionado e detalhado discurso no qual a distrital defendeu-se de acusações veiculadas na imprensa. Deputados distritais disseram confiar na deputada

Por Zildenor Ferreira Dourado – A deputada Luzia de Paula (Rede) recebeu a solidariedade de colegas de todos os partidos, em plenário, na sessão ordinária desta quarta-feira (16). As manifestações aconteceram logo após o emocionado e detalhado discurso no qual a distrital defendeu-se de acusações veiculadas na imprensa local sobre emendas com recursos públicos para grupos culturais locais, como de Ceilândia e Brazlândia. Nas galerias da Câmara, integrantes de vários grupos folclóricos e musicais também se manifestaram em apoio ao trabalho da distrital na promoção da cultura local.

Em seu longo pronunciamento, marcado por muita emoção, Luzia de Paula ressaltou a legalidade da aplicação das emendas que apresentou para financiar a apresentação de grupos artísticos populares. “Investi e vou continuar apoiando a cultura do nosso povo, que tem história e merece ser respeitada”, enfatizou a distrital, que negou influência na indicação de eventos a serem apoiados pelas emendas.

“A execução e acompanhamento são feitos pelo governo”, explicou, rechaçando também que o total de suas emendas não foi aquele divulgado por levantamento feito por um colega distrital. “Em vez de mais R$ 6 milhões, foram R$ 4,8 milhões” – esclareceu. Ela lembrou ainda que os valores de cachês, contestados em reportagem, são determinados pelo Siscult – DF (Sistema de Cadastro Geral para Contratação Artística, da Secretaria de Cultura) e não têm qualquer ingerência dos deputados.

A distrital também reclamou das acusações de favorecimento à creche que fundou em Ceilândia. “Os recursos recebidos para oferecermos cinco refeições diárias às cerca de 600 crianças são iguais aos valores praticados em outras instituições sem fins lucrativos”. Luzia acrescentou que “é preciso acabar com essa hipocrisia essa onda de denúncias”, criticou, citando que até a construção de uma calçada defronte à creche que administra foi alvo de críticas.

Apoio – A presidente da Câmara Legislativa, Celina Leão, fez um manifesto pessoal de desagravo à imagem da deputada Luzia de Paula, seguida de vários outros colegas. “A senhora não precisava estar aí dando explicações pois todos nós conhecemos a grandeza do seu trabalho em favor da cultura e de crianças abandonadas”, afirmou. O líder do PT, Wasny de Roure, também afirmou que tem total confiança na correção das ações desenvolvidas pela distrital, “há muitos anos, muito antes de ser deputada”.

O deputado Cláudio Abrantes, colega de partido de Luzia de Paula, contextualizou os ataques à Luzia de Paula como “preconceito” aos investimentos na área da cultura, “que ocorrem há muito tempo”. Raimundo Ribeiro (PSDB) lembrou que certa parte da imprensa também condena investimentos no carnaval, “uma de nossas mais importantes manifestações populares”. Já o deputado Robério Negreiros (PMDB) enfatizou que as denúncias contra a deputada deveriam ser rechaçadas por todos os distritais: “Aqui não tem petróleo não”.

Presidente da Câmara do DF, Celina Leão anuncia saída do PDT

1
Presidente da Câmara Legislativa, deputada Celina Leão
Presidente da Câmara Legislativa, deputada Celina Leão

 

Em junho, ela deixou base aliada de Rolllemberg; destino deve ser o PPS. Saídas de Reguffe e Cristovam do partido foram o motivo

Do G1 DF – A presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal, Celina Leão, anunciou nesta terça-feira (16) à reportagem da TV Globo que vai deixar o PDT. Ela afirma que encaminha filiação ao PPS.

“Estou anunciando a minha saida oficial do PDT. Eu devo acompanhar o senador Cristovam [Buarque] na filiação ao PPS, e a motivação é muito clara: porque eu fui para o partido a convite dos dois senadores, do Reguffe e do Cristovam. Com a saida dos dois… Eu sempre fui oposição ao governo federal e a gente fica com muito desconforto de permanecer no PDT”.

Em junho do ano passado, Celina deixou a base de apoio do governador Rodrigo Rollemberg. Na ocasião, a parlamentar afirmou que adotaria postura “independente”. “Eu peço ao governador do DF que faça uma requalificação de seu governo, que faça o primeiro choque de gestão. Todos os projetos que o governador precisar para cuidar da cidade, ele terá o meu apoio. Mas essa Casa tem se portado de forma independente. Eu quero ter a liberdade de estar livre, descomprometida de qualquer projeto em que eu tenha dúvidas”, disse, à época.

O motivo para deixar o bloco de apoio ao governador foi a manutenção de nomes ligados à gestão anterior em setores do GDF, como a Casa Civil. Celina chegou a dizer que o PT fazia oposição sem deixar os postos.

“O que me deixa brava é você ver essas pessoas descredenciarem esse governador e estarem lá na Casa Civil. Tinham que ter vergonha na cara, pedir exoneração. Se falar que é mentira, eu tenho nomes, eu trouxe as listas”, afirmou, sem citar nomes ou cargos específicos.

Durante o pronunciamento, Celina afirmou que o PDT foi “abandonado” pelo governo, embora tenha integrado a coligação na disputa eleitoral. “Os nossos senadores [Reguffe e Cristovam] sequer são consultados. Desde a transição, foi muito bem colocado que o lugar do PDT e do Solidariedade era longe, que o governo seria de técnicos. Temos um governo de técnicos, que não respeita a classe política e não resolve os problemas”, disse na ocasião.

Facebook lança plataforma para combater bullying pela rede social

0
 O Facebook lançou uma plataforma que oferece ferramentas para ajudar adolescentes, pais e professores a evitar e combater o bullying pela rede social no Brasil (Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

O Facebook lançou uma plataforma que oferece ferramentas para ajudar adolescentes, pais e professores a evitar e combater o bullying pela rede social no Brasil (Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

 

 A ideia é fomentar um comportamento respeitoso na rede social

Por Flávia Albuquerque – O Facebook lançou hoje (16), uma plataforma que oferece ferramentas para ajudar adolescentes, pais e professores a evitar e combater o bullying pela rede social. A Central de Prevenção ao Bullying no Brasil, desenvolvida em parceria com a organização não governamental SaferNet Brasil e o Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), deve entrar no ar até o final do dia. A central está dividida em seções inspiradas em situações reais de bullying. Há uma área para os adolescentes, uma para os pais e responsáveis, uma para os educadores, uma contendo informações e contatos dos parceiros e uma lista de recursos para denunciar conteúdos e configurar a privacidade.

De acordo com o diretor de políticas públicas do Facebook, Bruno Magrani, o grupo já trabalha de diversas maneiras para tentar fomentar o comportamento respeitoso na rede social e mesmo já havendo formas de evitar a agressão, essas ações ocorrem depois de a situação já ter ocorrido. “A grande novidade é que estamos investindo em uma campanha de prevenção ao bullying e esperamos ter efeitos duradouros. A central é um guia de dicas e informações para que os três grupos descritos possam identificar as situações de bullying e saibam o que fazer”.

A oficial do Programa Cidadania dos Adolescentes do Unicef Brasil, Gabriela Mora, explicou que os integrantes do projeto trabalham para que o guia faça sentido no contexto brasileiro e não seja uma simples tradução do que já é feito em outros países. “Nessa adaptação para o Brasil, fomos ouvir os adolescentes e ver o que fazia sentido para eles. A grande vantagem da central é que ela investe no diálogo com o adolescente. O material é um orientador muito flexível que pode ser adaptado para qualquer forma de esse diálogo acontecer”.

Ela destacou que para tratar do assunto é preciso estar atento para o fato de que a adolescência tem peculiaridades, e uma situação de violência psicológica tem muita repercussão na vida do indivíduo. “Se acontece dentro de uma sala de aula, já tem uma repercussão. Se acontece online, se perde o controle dessa repercussão, isso tem um impacto muito maior. É importante respeitar essa fase que é de muita inovação. E é importante respeitar principalmente a autonomia dos jovens. O que acontece é que o adolescente está decidindo o que faz online. O controle e repressão não funcionaria com esse público, por isso é preciso partir para o diálogo”.

O diretor de educação da SaferNet Brasil, Rodrigo Nejm, disse que a organização não governamental tem se dedicado a estudar formas para que as crianças e adolescentes tenham informação, maturidade e discernimento para usar bem sua autonomia na internet. “Temos que habilitar crianças e adolescentes para lidar com situações reais da vida seja dentro ou fora da internet. Apostamos na conciliação e em ver que segurança nunca será oposto de liberdade. Nosso desafio é conseguir educar para boas escolhas online e que os adolescentes tenham referenciais para desfrutar das boas oportunidades no ambiente digital.”

Para Nejm, é muito positivo que o material contido na Central de Prevenção ao Bullying no Brasil, do Facebook, insistindo na quebra do silêncio e na ideia de não apenas vitimizar os adolescentes como se eles fossem desamparados e sem habilidade de lidar com as situações encontradas na internet. “Também tivemos o cuidado em diferenciar o termo bullying, que não é tão claro no Brasil, distinguindo uma simples brincadeira de algo sério, para não cair em um extremo e, sim, refinar e criar informação para dar habilidade para eles saberem onde está o limite entre brincadeira e a agressão.”

O diretor também destacou que o diálogo e a mediação de conflito, proporcionados pela nova ferramenta do Facebook, ajudam a mostrar ao próprio agressor o que ele está fazendo. “No guia há bastante coisa voltada para quem de alguma forma agride. E para que essa pessoa perceba se foi só brincadeira ou se, de fato, ela está cometendo uma violência. E para que ele também possa mudar sua postura, e pedir desculpas. É importante não condenar o agressor como se ele fosse um caso perdido. O material traz esse olhar para o educador e os pais poderem tomar atitudes com quem agride e precisa de ajuda”.

A partir de março, a SaferNet visitará pelo menos dez escolas em todo o país para debater a segurança online e oferecer dicas de como usar o Facebook de forma saudável. “Muitas vezes superestimamos a capacidade das crianças e adolescentes de desfrutarem desses ambientes digitais. Nós supomos que, por eles terem nascido nesse contexto de hiper acesso às ferramentas digitais, eles dominam essas ferramentas, mas isso não é óbvio. Às vezes, se confunde uma habilidade de manuseio com a capacidade crítica e maturidade para se apropriar da ferramenta.”

Segundo Nejm, a prioridade serão as escolas públicas e a viabilização de visitas a algumas particulares, de médio porte, localizadas nos bairros. “Há escolas particulares que tem papel fundamental e que envolvem muitos alunos. Vamos usar como base os pedidos das escolas que já nos procuram constantemente e que sinalizam que esse é um tema urgente para elas”, disse.

Cine Brasília recebe mostra dedicada a animações japonesas

3
Foto: Tony Winston
Foto: Tony Winston

 

Filmes serão exibidos gratuitamente de 22 a 29 de fevereiro

Por Gabriela Moll – Em cartaz até 29 de fevereiro e com entrada gratuita, a mostra Anime Criativo chega ao Cine Brasília (106/107 Sul) na segunda-feira (22) com desenhos de animação produzidos pelos estúdios Koo-Ki e Studio 4ºC, no Japão. Os filmes, voltados ao público a partir de 14 anos, serão exibidos com áudio em japonês e legenda em português. Itinerante, a mostra é uma iniciativa da Embaixada do Japão no Brasil e da Fundação Japão — organização vinculada ao Ministério das Relações Exteriores daquele país — e já passou por Belém (PA), Recife (PE) e São Paulo (SP).

Os longas Genius Party (2007) e Genius Party Beyond (2008) abrem a programação do dia 22 e reúnem 12 animações de curtas-metragens de diretores e temáticas variados: sete no primeiro e cinco no segundo.

Em Mind Game (2004), de Masaaki Yuasa, o espectador conhecerá as aventuras dos jovens Nishi, Myon e Yan, em diversas situações que os levam a autodescobertas e reflexões sobre as escolhas da vida. Baseado no quadrinho japonês homônimo de Robin Nishi, o longa foi premiado como melhor animação no Japan Media Art Festival de 2004 e melhores roteiro, direção e filme no Fantasia International Film Festival do Canadá no mesmo ano.

Conhecida como uma obra animada feminista, Princess Arete (2000) — dirigida por Sunao Katabuchi e adaptada do livro da britânica Diana Coles — conta a história de uma princesa confinada na torre de um castelo aguardando a escolha de seu futuro pretendente.

Também integra a programação o longa After School Midnighters (2012), do diretor Hitoshi Takekiyo. O filme narra uma aventura que envolve um modelo de corpo humano mantido na sala de ciências de uma escola e que ganha vida à meia-noite.

Assista ao trailer do curta Limit Cycle.

 

PROGRAMAÇÃO

 

Segunda-feira (22)

Às 18 horas

Genius Party (2007, 105 minutos), formado pelos curtas:

Baby Blue, de Shinichiro Watanabe

Genius Party, de Atsuko Fukushima

Deathtic, de Shinya Kimura

Doorbell, de Yoji Fukuyama

Happy Machine, de Masaaki Yuasa

Limit Cycle, de Hideki Futamura

Shanghai Dragon, de Shoji Kawamori

 

Às 20 horas

Genius Party Beyond (2008, 90 minutos), formado pelos curtas:

Dimension Bomb, de Koji Morimoto

Gala, de Mahiro Maeda

Moondrive, de Kazuto Nakazawa

Tojinkit, de Tatsuyuki Tanaka

Wanwa “The Puppy”, de Shinya Ohira

 

Terça-feira (23)

Às 17 horas

Princess Arete (2000, 105 minutos), de Sunao Katabuchi

 

Às 19 horas

Mind Game (2004, 103 minutos), de Massaki Yuasa

 

Quarta-feira (24)

Às 17 horas

After School Midnighters (2012, 95 minutos), de Hitoshi Takekiko

 

Às 19 horas

Princess Arete (2000, 105 minutos), de Sunao Katabuchi

 

Quinta-feira (25)

Às 15 horas

Mind Game (2004, 103 minutos), de Massaki Yuasa

 

Às 19 horas

Genius Party (2007, 105 minutos), formado pelos curtas:

Baby Blue, de Shinichiro Watanabe

Genius Party, de Atsuko Fukushima

Deathtic, de Shinya Kimura

Doorbell, de Yoji Fukuyama

Happy Machine, de Masaaki Yuasa

Limit Cycle, de Hideki Futamura

Shanghai Dragon, de Shoji Kawamori

 

Sexta-feira (26)

Às 15 horas

After School Midnighters (2012, 95 minutos), de Hitoshi Takekiko

 

Às 19 horas

Mind Game (2004, 103 minutos), de Massaki Yuasa

 

Sábado (27)

Às 15 horas

Genius Party Beyond (2008, 90 minutos), formado pelos curtas:

Dimension Bomb, de Koji Morimoto

Gala, de Mahiro Maeda

Moondrive, de Kazuto Nakazawa

Tojinkit, de Tatsuyuki Tanaka

Wanwa “The Puppy”, de Shinya Ohira

 

Às 19 horas

Genius Party (2007, 105 minutos), formado pelos curtas:

Baby Blue, de Shinichiro Watanabe

Genius Party, de Atsuko Fukushima

Deathtic, de Shinya Kimura

Doorbell, de Yoji Fukuyama

Happy Machine, de Masaaki Yuasa

Limit Cycle, de Hideki Futamura

Shanghai Dragon, de Shoji Kawamori

 

Domingo (28)

Às 15 horas

After School Midnighters (2012, 95 minutos), de Hitoshi Takekiko

 

Às 19 horas

Princess Arete (2000, 105 minutos), de Sunao Katabuchi

 

Segunda-feira (29)

Às 15 horas

Mind Game (2004, 103 minutos), de Massaki Yuasa

 

Às 19 horas

Genius Party Beyond (2008, 90 minutos), formado pelos curtas:

Dimension Bomb, de Koji Morimoto

Gala, de Mahiro Maeda

Moondrive, de Kazuto Nakazawa

Tojinkit, de Tatsuyuki Tanaka

Wanwa “The Puppy”, de Shinya Ohira

 

Mostra Anime Criativo

De 22 a 29 de fevereiro

No Cine Brasília (106/107 Sul)

Áudio em japonês e legenda em português

Entrada franca

Classificação indicativa: 14 anos

Concurso Bacen para nível médio e superior tem mais de 600 aposentadorias previstas!

0

Banco-Central-do-Brasil-sede-em-Brasília

 

Do Gran Cursos On Line – Até 31 de maio, o Banco Central do Brasil (Concurso Bacen) encaminhará ao Ministério do Planejamento um pedido de concurso, segundo o Departamento de Gestão de Pessoas da autarquia (Depes), e a expectativa do Sindicato dos Funcionários do BC no Estado do Rio de Janeiro (Sinal-RJ) é que o aval seja dado ainda este ano, independentemente do cenário de ajuste fiscal. Quem se mostrou otimista quanto à autorização foi o presidente do Sinal-RJ, Sérgio Belsito: “Vamos fazer o nosso papel e continuar cobrando o concurso”, disse. Isso porque hoje o BC tem 600 servidores recebendo o abono de permanência, em todo o país, e podendo se aposentar a qualquer momento. A reposição, portanto, é inevitável, para que o banco consiga manter a sua atuação no cenário nacional.

O Banco Central ainda não informou detalhes sobre o pedido. Sabe-se que cerca de 2 mil das 6.470 vagas de técnico (nível médio), analista (superior) e procurador (superior) estão desocupadas. Apesar de ciente da grande necessidade de pessoal, o Depes afirma estar trabalhando com cautela na questão do concurso, por conta da crise econômica. O prazo de validade da última seleção de procurador segue até junho deste ano, e a mais recente para técnico e analista expirou em novembro de 2015. O mais provável, portanto, é que o pedido contemple os três cargos.

O cargo de técnico exige o nível médio completo e tem remuneração de R$ 6.463,44. Contudo, um projeto de lei encaminhado ao Congresso Nacional altera o requisito para formação superior e poderá ser aprovado ainda neste semestre. Para analista, a exigência é de ensino superior completo, em qualquer área. Para esse, os ganhos iniciais serão de R$ 16.286,90. Já para ser procurador do BC é necessário possuir o bacharelado em Direito, inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e, no mínimo, dois anos de prática forense. Os iniciais são de R$ 17.788,33. A lotação das vagas nas unidades – Rio de Janeiro, Brasília, São Paulo, Belém, Porto Alegre, Salvador, Belo Horizonte, Curitiba, Fortaleza e Recife – depende ainda do processo de remoção interna que será realizado previamente pelo BC.

Em concursos como o do BC, de elevado grau de dificuldade e com uma concorrência numerosa e qualificada, é fundamental iniciar os estudos com grande antecedência, para garantir boas chances de aprovação. Nesse momento, em que ainda não há edital publicado ou informações acerca do conteúdo programático das provas, os especialistas orientam os interessados a estudarem com base no concurso mais recente. A última seleção para técnico e analista do BC aconteceu em 2013. Na ocasião, o processo seletivo compreendeu provas objetiva e discursiva (confira nesta página o programa anterior para técnico), avaliação de títulos (apenas para analista) e programa de capacitação. Para se ter uma ideia da procura pelos concursos do banco, nessa última oportunidade, o cargo de técnico registrou um índice de 476,35 candidatos por vaga: foram 47.635 inscritos para as 100 vagas oferecidas. No caso de analista, houve 40.954 interessados nas 400 vagas, distribuídas por várias áreas de atuação.

 

Detalhes:

  • bullet1.gif (844 bytes)Concurso: Banco Central (Bacen)
  • bullet1.gif (844 bytes)Banca organizadora: a definir
  • bullet1.gif (844 bytes)Cargos: técnico e  analista
  • bullet1.gif (844 bytes)Número de vagas: a definir
  • bullet1.gif (844 bytes)Remuneração: de R$ 6.065,36 a R$ 15.376,70
  • bullet1.gif (844 bytes)Escolaridade: nível médio e superior
  • bullet1.gif (844 bytes)Situação: Previsto
  • bullet1.gif (844 bytes)Previsão p/ publicação do edital: 2016
  • bullet1.gif (844 bytes)Link do último edital

Rollemberg participa de abertura de feira de calçados em Samambaia

0
Foto: Dênio Simões
Foto: Dênio Simões

Evento reúne representantes de todo o Brasil. Objetivo do governador é fomentar esse setor na capital federal

Por Rafael Alves – O governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, participou nesta manhã (16), em Samambaia, da abertura da primeira BrasíliaCal, feira que reúne representantes da indústria de calçados, bolsas e acessórios de todo o País.

Em conversa com lojistas do Distrito Federal, o chefe do Executivo destacou que pretende fomentar o ramo de calçados e espera transformar a capital em um grande polo do setor. “Os comerciantes me fizeram esse desafio, e espero que eles tragam boas ideias para que o governo apoie a vinda de grandes indústrias calçadistas para melhorar a economia do DF”, afirmou.

A BrasíliaCal foi montada no ginásio do Sest Senat (SAUS Quadra 1, Bloco J, Samambaia Sul) e ocorre até quinta-feira (18), das 8 às 18 horas.

Empresas fecham as portas com novas regras do ICMS

0
Presidente do Sebrae Nacional, Guilherme Afif Domingos
Presidente do Sebrae Nacional, Guilherme Afif Domingos

 

Um terço das micro e pequenas empresas de e-commerce de todo o Brasil que responderam enquete do Sebrae informaram que suspenderam as vendas desde janeiro

Uma em cada três micro e pequenas empresas de e-commerce em todo o Brasil que responderam a uma enquete realizada pelo Sebrae, em parceria com a E-commerce Brasil, Camara-e.net e Abcomm, suspenderam as vendas depois do início das novas regras na cobrança do ICMS. Dessas, 25% pararam de vender para outros estados e quase 9% interromperam todas as vendas da empresa.

Para o presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos, a pesquisa mostra como a medida tem impacto negativo nos pequenos negócios. “Estão prejudicando as micro e pequenas empresas e o comércio eletrônico de todo o país. Não param de chegar relatos de empresas fechando, suspendendo as vendas on line. Os fiscos estaduais e o Confaz estão agindo como os Exterminadores do Futuro das micro e pequenas empresas”.

Questionados sobre os impactos das mudanças na cobrança do imposto, mais de oito em cada dez donos de micro e pequenas empresas do e-commerce responderam que os encargos tributários aumentaram e, consequentemente, o custo financeiro também. Quase 75% informaram que fizeram mudanças operacionais na empresa e 67% admitiram que, desde o começo do ano, ocorrem atrasos nas entregas.

Desde 1º de janeiro, é obrigatório o pagamento do tributo nos estados de origem e destino da mercadoria, o que afeta, principalmente, as empresas que trabalham com e-commerce – 75% delas são micro e pequenas. A enquete foi feita na última quinta-feira (11) pela internet e respondida por 535 donos de pequenos negócios.

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), com apoio do Sebrae, entrou no Supremo Tribunal Federal com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) pedindo uma liminar suspensiva do artigo 9º, que atingiu as micro e pequenas empresas. A OAB defende que as novas regras violam a Constituição ao criar alíquotas diferentes para micro e pequenas empresas inclusas no Simples Nacional. A relatoria da ADI é do ministro Dias Toffoli.

Leia mais sobre as novas regras do ICMS no link:

http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/noticias/Novas-regras-de-ICMS-para-e%E2%80%93commerce

Sindicato da Educação vai ao MP contra falta de transparência na seleção das OSs

0

goias educação

 

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Goiás (Sintego) foi ao Ministério Público do Estado contra a falta de transparência na abertura dos envelopes com as propostas das OSs que pretendem assumir 23 escolas da Regional Anápolis. A seleção de organizações sociais (OSs) abre o processo do governo goiano para privatizar a gestão das escolas públicas, seguindo modelo nos Estados Unidos.

A presidenta Bia de Lima, acompanhada do assessor jurídico do Sintego, Geraldo Santana, foi recebida pelo promotor Fernando Krebs. Bia relatou que a direção do Sintego foi impedida pela PM de acompanhar o processo, que estava marcado para ser realizado nesta segunda, pela manhã, no auditório Lydia Poleck, na Seduce, e foi transferido sem aviso público para o Centro Cultural Oscar Niemeyer com forte aparato de segurança, inclusive a cavalaria.

Para a presidenta do Sintego, o governo de Goiás fere os princípios que regem a administração pública como a transparência, a publicidade e a impessoalidade, uma vez que os dirigentes do sindicato que representa os professores e os administrativos no Estado de Goiás foram impedidos de acompanhar a abertura dos envelopes.

“O Sintego compareceu ao Oscar Niemeyer, representado por alguns de seus diretores, numa atitude clara de quem quer simplesmente acompanhar um processo que deve ser público e transparente. Infelizmente fomos impedidos pelos policiais que disseram textualmente que a ordem era impedir a entrada do Sintego, pois o Sintego é contra as OSs”.

O promotor Fernando Krebs ouviu estas e outras ponderações do Sintego. Ele afirma que está atento ao processo das OSs e deve se manifestar brevemente sobre o assunto

 

Ocupações em protesto

Após ser esvaziada no início da tarde desta segunda-feira (15), a sede da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte (Seduce), foi ocupada novamente no começo da noite por cerca de estudantes secundaristas e outros manifestantes também contrários ao processo de privatização da gestão das escolas públicas. A Polícia Militar (PM) informou que todos os manifestantes foram retirados do prédio por volta de 22h e levados para a Delegacia.

Os membros do movimento contra a implantação das OSs na educação chegaram a ocupar 29 colégios estaduais em Goiás. Após as desocupações, os estudantes ainda tomam conta das escolas Américo Borges de Carvalho, Hertha Leyser Odwyerm, Doutor Mauá Cavalcante Sávio e Antensina Santana; todas em Anápolis. Em Goiânia, os estudantes ocupam as escolas José Carlos de Almeida e Instituto de Educação de Goiás (IEG).

Goiás: falta documentação para organizações sociais assumirem escolas estaduais

0

 seduce-go

 

Por Mariana Tokarnia – A Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce) de Goiás abriu hoje (15) os envelopes com as propostas das Organizações Sociais (OSs) que pretendem assumir a administração de 23 escolas estaduais. Segundo a secretaria, todas as OSs interessadas apresentaram alguma pendência na documentação. Uma nova sessão para análise da documentação foi agendada para o dia 25 de fevereiro.

“A comissão especial que analisou a abertura dos primeiros envelopes definiu, conforme prevê o edital, que as candidatas terão dez dias para apresentar novamente a documentação”, diz nota enviada à imprensa. Ao todo, dez entidades apresentaram propostas.

A partir deste ano, Goiás começará a transferir a administração de escolas estaduais as OSs, que são entidades filantrópicas. O modelo, que já é aplicado no sistema de saúde do estado é, em escolas, inédito no Brasil, segundo o próprio governo. A implantação começa em 23 escolas e deverá chegar a 200 até o final do ano.

No modelo goiano, é firmada uma parceria e os repasses públicos serão feitos às entidades, que ficarão responsáveis pela manutenção das escolas e por garantir melhores desempenhos dos estudantes nas avaliações feitas pelo estado. Elas também poderão contratar professores e funcionários. O quadro de professores efetivo será mantido.

Manifestações

Movimento de estudantes secundaristas e apoiadores alega falta de transparência na abertura de envelopes. O local do procedimento foi alterado e, segundo os manifestantes, eles foram impedidos de acompanhar a abertura. Os relatos foram feitos na página do Facebook Secundaristas em Luta – GO.

A abertura de envelopes estava prevista para ocorrer hoje (15), pela manhã, na sede da Secretaria de Estado da Educação, Cultura e Esporte. Um ato dos manifestantes estava agendado para as 7h no local. Desde ontem, os secundaristas e professores recebem o apoio também de integrantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), Sindicato dos Trabalhadores da Educação em Goiás (Sintego) e da Central Única dos Trabalhadores (CUT). De acordo com os estudantes, a secretaria decidiu hoje que a abertura dos envelopes seria no Centro Cultural Oscar Niemeyer.

“A Seduce decidiu alterar, sem consultar e informar absolutamente ninguém, o local da sessão para o Centro Cultural Oscar Niemeyer, que já não se torna mais divulgada e tampouco pública, uma vez que para isso foram acionadas equipes da polícia para evitar a entrada de qualquer pessoa no local”, diz publicação feita pelos estudantes.

O Sintego, na própria página na internet, também divulgou uma nota. “O local está totalmente cercado por policiais militares, que estão impedindo a entrada de pessoas que querem acompanhar o resultado. O Sintego esteve no Oscar Niemeyer e foi informado de que a entrada do sindicato estava proibida, porque se opõe à privatização”, diz o texto.

O movimento contra a transferência da gestão das escolas estaduais a OSs começou em dezembro do ano passado. Um grupo de estudantes secundaristas, professores e apoiadores chegou a ocupar 28 escolas e a sede da secretaria. Segundo a própria secretaria, hoje, os manifestantes deixaram o estacionamento do prédio, onde estavam concentrados. O número de escolas ocupadas também caiu, agora são cinco, três em Anápolis e duas em Goiânia.

Secretaria

De acordo com a secretaria, o ritual de abertura dos envelopes “cumpriu o princípio da transparência, permitindo aos proponentes o acesso às informações”. A checagem dos documentos foi feita pela comissão especial prevista em lei e composta pelo representante da Casa Civil, Rafael Arruda de Oliveira, pelo secretário Extraordinário para Assuntos do Terceiro Setor, Antônio Faleiros, e pela secretária Raquel Teixeira, além de um grupo de trabalho composto por um grupo de integrantes da Gerência de Licitações e Advocacia Setorial da Seduce e servidores da Secretaria do Terceiro Setor.

Rollemberg participa de sessão solene em homenagem à Campanha da Fraternidade

0

 

Foto: Dênio Simões
Foto: Dênio Simões

 

Evento ocorreu na manhã desta segunda-feira (15), no Senado Federal

Por Paula Oliveira – O governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, esteve presente, na manhã desta segunda-feira (15), à sessão solene no Senado Federal em homenagem à Campanha da Fraternidade de 2016, promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

O presidente do Senado, Renan Calheiros, abriu os trabalhos e mencionou o momento oportuno em que a CNBB elegeu o saneamento básico como foco. “Que esta sessão sirva para reforçar os propósitos de encontrar solução para as nossas deficiências e que possamos mostrar ao Aedes aegypti [mosquito transmissor da dengue, do zika vírus e das febres chikungunya e amarela] que, no Brasil, não haverá mais água parada”, afirmou o senador.

Para o chefe do Executivo local, garantir água e esgoto para toda a população é um dos maiores desafios na construção de uma sociedade democrática e igualitária. “É inadmissível que em 2016 e em plena capital da República ainda tenhamos tanta desigualdade entre a população com acesso ao saneamento e a sem acesso a ele”, destacou Rollemberg. Ele acrescentou que foram iniciadas obras de infraestrutura em áreas antes desassistidas, como Sol Nascente e Vicente Pires, e que outras regiões serão contempladas nos próximos anos, como os condomínios Porto Rico e o Pôr do Sol, em Santa Maria e em Ceilândia, respectivamente.

Sobre a Campanha da Fraternidade, o governador de Brasília disse que a conscientização dos moradores e o envolvimento de todos (governo e sociedade) são fundamentais para o combate a doenças provocadas pela falta de saneamento. Além disso, ressaltou que a promoção da justiça social se dará não somente com a garantia de água limpa e de esgoto, mas de recuperação da saúde financeira do Distrito Federal e dos estados, que precisam de verba para obras de infraestrutura. A sessão solene ocorreu a pedido do senador Cristovam Buarque (PDT-DF) e do deputado federal Raul Jungmann (PPS-PE).

Campanha da Fraternidade

A edição deste ano, lançada em 10 de fevereiro, é a quarta organizada pelo Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil. Em 2016, o tema central é “Casa comum, nossa responsabilidade”, com o lema: “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca”. O objetivo é assegurar o direito ao saneamento básico para todos e ajudar a construir políticas públicas.

A campanha é promovida pela Confederação Nacional dos Bispos do Brasil desde 1964. “Precisamos de iniciativas e de ações comunitárias e, neste ano, a participação do poder público é fundamental”, afirmou o presidente da CNBB e arcebispo de Brasília, Dom Sérgio da Rocha, no Senado.

O evento também contou com a presença do representante do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil presbítero Daniel Amaral e do ministro de Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias.