Início Site Página 3028

ENQUANTO ISSO… Cristovam Buarque compara João Santana a Al Capone

0

banner_enquantoisso

 

# O senador Cristovam Buarque (PPS) usou a tribuna do Senado nesta tarde para espinafrar João Santana.

 

# Comparou-o ao mafioso Alphonse Gabriel Capone, que entrou para história como Al Capone.

 

# Nada a ver com os crimes brutais e assassinatos cometidos por Al.

 

# Segundo o senador, entre tantos delitos, Capone acabou preso por sonegação ao imposto de renda.

 

# Com isso, fez o paralelo a João.

 

# Preso sob acusação de receber e lavar dinheiro do propinoduto da Petrobras, Cristovam disse que Santana pode acabar absolvido e que este seria um crime menor frente ao que ele realmente cometeu.

 

# Para o senador, o grande crime de Santana foi dar um golpe de estado com uso de marketing mentiroso em 2014, levando à vitória de Dilma Rousseff nas eleições presidenciais.

 

# “Em outros países os golpistas são presos pelo golpe. Aqui, pela propina”, disse.

Rollemberg troca secretário de Justiça e comando do sistema prisional

0

rollemberg secretaria de justiça

 

 

Subsecretaria do Sistema Penitenciário volta a ser administrada pela Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social

Por Saulo Araújo – O governador Rodrigo Rollemberg anunciou, na tarde desta terça-feira (23), mudanças no sistema prisional de Brasília. A Subsecretaria do Sistema Penitenciário (Sesipe) volta a ser coordenada pela Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social. Até então, era vinculada à Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus).

O chefe do Executivo local  também promoveu alterações no comando da Sejus. A pasta deixa de ser chefiada por João Carlos Souto, que ficou 1 ano e 2 meses no cargo. Assume, interinamente, o chefe de gabinete da Casa Civil, Relações Institucionais e Sociais, Guilherme Rocha de Almeida Abreu.

Já a Sesipe passa a ser chefiada pelo diretor-adjunto da Polícia Civil, delegado Anderson Espíndola, posto ocupado por João Carlos Couto Lóssio. O substituto de Espíndola na corporação ainda será anunciado.

Google lança acervo com todas as comunidades do Orkut

0

orkut

O orkut foi desativado no final de 2014, deixando milhares de fãs sem acesso ao conteúdo das comunidades

Entre janeiro de 2004 e setembro de 2014, milhões de usuários brasileiros passaram horas e horas navegando no Orkut. A rede social — criada pelo ex-gerente de produtos da Google, Orkut Büyükkökten — foi a principal comunidade jovem online do país durante anos, perdendo terreno apenas para o Facebook, em meados de 2012.

Com a queda na populariedade e o desenvolvimento do Google Plus, o Google decidiu encerrar as atividades da rede social no final de 2014, desativando os perfis e todos os seus respectivos dados.

Além dos perfis, as comunidades também foram desativadas. Funcionando como uma espécie de fórum online, elas eram um dos diferenciais da rede e garantiam a visita de diversos usuários devido aos seus temas específicos.

Agora, de acordo com o Catraca Livre, o Google anunciou que vai disponibilizar um acervo com todas as comunidades de forma gratuita. Através do Orkut.google.com (para acessar clique aqui), você pode pesquisar os fóruns por ordem alfabética e ter acesso ao seu contéúdo, inclusive comentários, imagens e afins. Os perfis, porém, continuam inacessíveis.

 

Sinduscon-DF abre agenda anual de debates com o deputado distrital Cristiano Araújo

4
 Presidente do Sinduscon-DF, Luiz Carlos Botelho; deputado Cristiano Araújo; e 1º Vice-presidente do sindicato, João Carlos Pimenta

Presidente do Sinduscon-DF, Luiz Carlos Botelho; deputado Cristiano Araújo; e 1º Vice-presidente do sindicato, João Carlos Pimenta

 

Burocratização e desafios do setor produtivo foram os principais temas abordados durante o encontro

A agenda de convidados da Reunião de Diretoria do Sinduscon-DF foi inaugurada, este ano, pelo deputado distrital Cristiano Araújo (PTB), que marcou presença no sindicato, na manhã desta terça-feira (23). Burocratização e desafios do setor produtivo foram os principais temas abordados durante o encontro, que buscou estreitar as relações entre o setor e o Poder Legislativo.

Na ocasião, o deputado Cristiano Araújo ressaltou que o maior impedimento do setor produtivo está no que se refere a comunicação entre os órgãos do governo. “Cada um tem um entendimento, gerando insegurança jurídica”, frisou. Em um breve histórico, ele ressaltou que antes, as dificuldades eram os tributos, mas hoje, é a falta de gestão e a crise política. “É necessário pessoas que saibam colocar a máquina para andar”, explicou.

Insegurança jurídica, tributos, gestão e crise foram alguns dos desafios enfrentados pelo setor produtivo pontuados pelo parlamentar. “Venho desse setor e conheço as dificuldades de investir e gerar riquezas”, disse. Para o presidente do Sinduscon-DF, Luiz Carlos Botelho, riqueza é fruto do trabalho. “Só se alcança o trabalho se não tiver impedimentos”, reforçou.

Ainda com a palavra, Cristiano Araújo citou alguns dos projetos de interesse do setor, tais como o Plano Diretor Local do Guará, PPCUB e Luos. Também aproveitou a oportunidade para reforçar que, juntamente com o Sinduscon-DF, foram aprovadas a Odir e Onalt no ano passado. “Nosso objetivo é continuar ouvindo e atendendo às demandas para construirmos o caminho”, ressaltou. Segundo ele, a única saída para o DF é destravar o setor produtivo. “O segmento crescendo, a cidade também cresce”, salientou.

Tribunal de Justiça manda Carrefour pagar R$ 400 mil por vender produto vencido no DF

0
Fachada do mercado Carrefour (Foto: Walter Paparazzo/G1)
Fachada do mercado Carrefour (Foto: Walter Paparazzo/G1)

 

Denúncia também engloba comida contaminada e falta de rótulo em itens. Multa por novos casos é de R$ 80 mil; rede diz que aguarda decisão final

Do G1 DF – O Tribunal de Justiça do Distrito Federal negou recurso e manteve a condenação ao Carrefour por expor produtos impróprios para consumo e cobrar, no caixa, valores mais altos do que os anunciados em ofertas. Entre os problemas narrados estavam a venda de mercadorias vencidas ou contaminadas por fungos e manutenção de carnes em temperaturas abaixo das determinadas pela lei. O supermercado disse ao G1 que aguarda o fim do processo na Justiça para se pronunciar.

Pela decisão, o Carrefour deverá pagar R$ 400 mil por danos coletivos e prejuízos causados aos consumidores. Caso algum dos problemas seja verificado novamente, a multa é de R$ 80 mil.

Em 2014, o Ministério Público do DF denunciou o supermercado por comercializar mercadorias vencidas e contaminadas por fungos, manter carnes em temperaturas inferiores às determinadas por lei, expor alimentos sem rótulo original e sem identificação e cobrar preços diferentes dos anunciados nas prateleiras.

Ao MP, o Carrefour alegou que foram muito poucos os produtos expostos fora da validade e que eles foram retirados das gondolas em um dia, o que não acarretou maiores danos aos consumidores.

 

Senado vai sediar Seminário A Voz das Pessoas com Doenças Raras

0

doenças raras

 

As Doenças Raras, é um desafio mundial. O Dia dedicado às doenças raras é 29 de fevereiro e tem por objetivo sensibilizar os gestores públicos sobre tais doenças que afetam 400 milhões de doentes pelo mundo, e a importância e tratamento adequados.

Criado em 2008, o Dia Mundial das Doenças Raras é um evento anual de conscientização, coordenado pela Organização Europeia de Doenças Raras (EURORDIS). A data é lembrada em 70 países, já que tais doenças atingem quase 8% da população Mundial.

De acordo com pesquisa divulgada pela INTERFARMA (Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa) há estimados 13 milhões de pessoas com doenças raras no Brasil, número superior à população da cidade de São Paulo.

Estima-se que haja 7 mil doenças raras diagnosticadas, sendo 80% de origem genética. Outras se desenvolvem como infecções bacterianas e virais, alergias, ou têm causas degenerativas. A maioria (75% se manifesta ainda na infância.

O desafio é considerável, levando-se em conta que 95% das doenças raras não possuem tratamento e dependem de uma rede de cuidados paliativos que garantam ou melhorem a qualidade de vida dos pacientes.

Diversas são as barreiras dos pacientes com doenças raras para conseguir tratamento especializado e medicamentos, o atendimento ocorre de forma fragmentada.

Segundo o Ministério da Saúde, contabiliza-se 45 medicamentos, tratamentos cirúrgicos e clínicos para doenças raras.

Faltam pesquisas e informações sobre essas doenças; os profissionais da área carecem de treinamento e capacitação – o que compromete ou retarda o diagnóstico – e, muitas vezes, o próprio sistema de saúde não oferece meios para que seja realizado a tempo.

Outro problema é o déficit de geneticistas para desenvolver pesquisas a respeito. Os centros de estudo de doenças raras se concentram apenas nas áreas mais ricas do Brasil. De acordo com estudos, faltam ao país 1.800 geneticistas.

Em 2016 o tema é a Voz do Paciente e não diferente, a AMAVI sugeriu um Seminário A Voz das Pessoas com Doenças Raras, onde vamos dialoga sobre doença vascular cerebral; transtorno neuromuscular; doença genética e doenças pulmonares FPI e LAM.

O que objetivamos com esse Seminário.

Informar, acolher e priorizar as políticas públicas de saúde

 

PROGRAMA – SEMINÁRIO A VOZ DAS PESSOAS COM DOENÇAS RARAS

 

8:30              – Recepção aos convidados

8:50              –  Hino Nacional Brasileiro com o violinista Álvaro Henrique – 9977-0535

9:00              – Abertura – Senador Romário e Lauda Santos – AMAVI

9:10 – 9:30 – Cenário das Doenças Raras no Brasil = Dra. Giselle Maria Araújo Félix Adjunto – Chefe do Núcleo de Genética do Hospital de Apoio de Brasília.

9:30 – 9:50 – As Políticas de Saúde para os Pacientes Raros – Dra. Maria José Delgado – Diretora da INTERFARMA

9:50 – 10:10 – Fibrose Pulmonar Idiopática – Dr. Paulo Henrique Ramos Feitosa – Secretário-Geral da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia

10:10 – 10:20 – Fibrose Pulmonar Idiopática – O que enfrenta o Paciente para obter o diagnóstico – Helena Lucena – paciente com FPI

10:20 – 10:30 – Sou Rara mas existo muito prazer – Carmelina Dias Bastos Moura, paciente com Linfangioleiomiomatose (LAM);

10:30 – 10:50 – O Coração Raro na Doença de Fabry – Dr. José Sobral Neto – Cardiologista

10:50 – 11:00 – O difícil acesso do paciente com Fabry – Tiago Ferreira Matias – Paciente de Fabry

11:00 – 11:10 – Campanha Alimentos HIPOPROTEICOS JÁ – Simone Alan Arede – Presidente da Associação Brasileira de Homocistinúria

11:10 – 11:20 – Doença de Pompe – Quando o médico é o paciente? – Dr. Welton Correia Alves – Imunologista e Angiologista – paciente com Pompe

11:20 – 11:30 – Cavernoma Cerebral – Anália Maia – paciente com cavernoma cerebral

11:30 – 11:50 – Registro de Medicamentos para pacientes com doenças raras (Registro e Evidencias) – Dr. Dirceu Bras Aparecido Barbano – Diretor Presidente da ANVISA

11:50 – 12:20 – A Construção dos Protocolos Clínicos para Doenças Raras no SUS – Dra. Clarice Petramale – Diretora da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS- CONITEC/SCTIE/MS

12:20 – 12:40 – Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas para as Doenças Raras – Dr. Educardo de Azeredo Costa – Secretário de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde

13:00     – ENCERRAMENTO.

Vírus brasileiro: Golpe no WhatsApp usa videochamadas para espalhar vírus no celular

0

 

 

Fique atento para mensagens suspeitas (Foto: Divulgação/Kaspersky Lab)
Fique atento para mensagens suspeitas (Foto: Divulgação/Kaspersky Lab)

Por Filipe Garrett, do TechTudo – Um esquema descoberto no WhatsApp promete acesso ao recurso de videochamadas, ainda inexistente no mensageiro. O convite para usar a falsa ferramenta tem sido disseminado por contatos, na forma de uma mensagem com link. Com isso, uma página é aberta para pedir dados pessoais de usuários, como número de telefone. Revelado nesta segunda-feira (22), o golpe tem origem no Brasil e foi denunciado pela Kaspersky Lab.

Depois de preencher um formulário, quem cai no falso convite é informado, pelo site malicioso, que é necessário convidar dez amigos para a novidade. Essa dinâmica permite ao golpe se espalhar com facilidade e infectar celulares com WhatsApp.

Download grátis do app do TechTudo: dicas e notícias de tecnologia no seu Android ou iPhone

Após convidar o número mínimo de contatos, o usuário é direcionado para uma série de ofertas de apps de origem duvidosa, que podem prejudicar a segurança do smartphone. De acordo com a Kaspersky Lab, os tipos de aplicativos e conteúdo das mensagens que disparam o esquema são diferentes entre Android, Windows Phone e iPhone (iOS).

Um ponto grave a respeito dessa nova manobra de cibercriminosos é que links de programas legítimos tem sido usados. Com isso, apps confiáveis são distribuídos de forma suspeita, o que pode iludir os clientes.

Outro detalhe perigoso é que ao informar o número do celular no preenchimento do formulário, o usuário dá aos criminosos a possibilidade de inscrevê-lo em serviços de assinatura, que podem causar prejuízos muito maiores.

O golpe repete uma fórmula já aplicada em outros episódios. Para o analista sênior de segurança da Kaspersky Lab no Brasil, Fabio Assolini, isso demonstra que os crimes anteriores foram bem-sucedidos e que os hackers seguem com a mesma estratégia para invadir aparelhos.

Tá limpo: TSE contrata empresa especializada em limpeza para jornalismo para eleições

2
Polêmica. A sede do TSE, em Brasília: contratação de empresa de limpeza para serviços de jornalismo gerou reação de entidades do setor - O Globo / Givaldo Barbosa
Polêmica. A sede do TSE, em Brasília: contratação de empresa de limpeza para serviços de jornalismo gerou reação de entidades do setor – O Globo / Givaldo Barbosa

 

Licitação gera polêmica com entidades do setor de comunicação

Por Ruben Berta – O resultado de uma licitação realizada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para a contratação de serviços jornalísticos está causando polêmica com entidades ligadas ao setor. No início deste mês, foi publicado o contrato, de R$ 2 milhões por um ano, com a empresa Liderança Limpeza e Conservação, que, como o próprio nome diz, tem a “limpeza em prédios e domicílios” como sua principal atividade econômica. A Associação Brasileira das Agências de Comunicação (Abracom) já adiantou que pretende questionar judicialmente o resultado.

— Há alguns órgãos federais que utilizam o pregão eletrônico para a contratação de serviços de comunicação, tipo de licitação que acaba levando em conta apenas o melhor preço, sem a questão técnica. Isso abre espaço para que empresas de terceirização, sem experiência no setor, ganhem as licitações oferecendo apenas os postos de trabalho. É uma forma disfarçada de contratar sem concurso público — criticou o presidente-executivo da Abracom, Carlos Henrique Carvalho.

O edital do pregão vencido pela Liderança prevê a contratação de oito jornalistas e dois fotógrafos, com salários que variam entre R$ 6,3 mil e R$ 6,7 mil, fora encargos. Há ainda a previsão de outras quatro vagas temporárias, de 90 dias. Os profissionais farão parte do “núcleo cobertura jornalística das eleições”.

Com sede na cidade de São José (SC), a Liderança é uma verdadeira “faz tudo”, que tem crescido no governo federal. Em 2010, segundo dados do Portal da Transparência, a empresa recebeu R$ 42,6 milhões. Em 2015, foram R$ 69,9 milhões, principalmente em serviços de conservação. No seu registro na Receita Federal, a firma tem nada menos do que 46 atividades, além da principal, de limpeza. Infraestrutura portuária, nutrição, restauração de prédios históricos e serviços de agronomia são alguns exemplos. A “prestação de serviços de informação” também aparece na lista.

Uma curiosidade é que no próprio site da Liderança é difícil encontrar referência aos serviços de jornalismo. O vídeo institucional da empresa fala apenas em “limpeza e conservação; copa e café; portaria; jardinagem; recepção; telefonia; apoio administrativo e segurança patrimonial”. O link “serviços” também não cita os trabalhos na área de comunicação. O jornalismo é citado apenas num texto no link “apresentação”.

Tanto a Liderança quanto o TSE foram procurados ao longo da semana passada, mas não se manifestaram. Quem saiu em defesa da empresa foi o Ministério do Meio Ambiente, que, somente no ano passado, gastou quase R$ 3,7 milhões com a firma para a prestação de serviços de comunicação social. “A referida empresa, quando da participação do certame (pregão), comprovou as capacidades técnica e operacional exigidas, por meio de atestados de capacidade inerentes ao objeto licitado”, disse em nota.

A licitação para a pasta foi realizada no fim de 2014. À época, a Abracom chegou a pedir ao Tribunal de Contas da União (TCU) a suspensão do pregão, sem sucesso. O Ministério do Meio Ambiente reforçou a defesa do pregão para a contratação dos serviços de jornalismo, “segundo critérios estabelecidos no edital, baseados no menor preço”. E disse que o contrato com a Liderança foi renovado até fevereiro de 2017 já que “está sendo executado a contento, pois a contatada vem prestando fielmente os serviços em conformidade com as especificações”.

A contratação de empresas como a Liderança pela União para serviços de comunicação tem preocupado também o Sindicato dos Jornalistas do Distrito Federal. Segundo o coordenador-geral da entidade Jonas Valente, o ideal seria a realização de concurso público:

— Defendemos o concurso em primeiro lugar, mas, quando não é possível, que sejam ao menos contratadas empresas que têm atuação no setor de comunicação. É algo que nos preocupa já faz tempo, temos conseguido interlocução com alguns órgãos, mas infelizmente ainda não existe uma diretriz única no governo.

O uso de empresas de terceirização para serviços jornalísticos no governo federal já teve outros exemplos no passado. Um dos casos é o da Conservo Brasília, que, entre dezenas de contratos que possuiu até 2008, teve os de produção de matérias jornalísticas para a EBC e para a Radiobras. Em 2008, a firma foi declarada inidônea e foi alvo de uma ação de improbidade administrativa do Ministério Público Federal, decorrente da Operação Mão de Obra, da Polícia Federal, com foco em fraudes em licitações. (do O Globo)

Caixa de Pandora: Roriz e Arruda são condenados por improbidade administrativa

0
Ex-governadores Joaquim Roriz e José Roberto Arruda
Ex-governadores Joaquim Roriz e José Roberto Arruda

 

O advogado de Arruda, Ticiano Figueiredo, ainda não teve acesso à decisão

Por Helena Mader – A Justiça condenou os ex-governadores José Roberto Arruda e Joaquim Roriz por improbidade administrativa. O ex-conselheiro do Tribunal de Contas do DF Domingos Lamoglia também foi condenado no mesmo processo, assim como o delator da Caixa de Pandora, Durval Barbosa. A decisão é do juiz Álvaro Ciarlini, da 2ª Vara de Fazenda Pública do Tribunal de Justiça, proferida na manhã desta segunda-feira.

O Ministério Público do Distrito Federal entrou com a ação por conta das denúncias relacionadas à Caixa de Pandora em outubro de 2011. Na ação, os promotores de Justiça pediram o bloqueio dos bens dos réus no valor de R$ 1 milhão. Entre as evidências reunidas pelos investigadores, há depoimentos de Durval, escutas ambientais que gravaram conversas de Arruda com o delator do esquema, além de vídeos. Os acusados entraram com agravos, como o que pedia a reabertura da fase probatória, sob o argumento de que o MPDFT não teria juntado aos autos cópia integral do termo da delação premiada de Durval Barbosa. Mas o TJ negou os pedidos.

O advogado de Arruda, Ticiano Figueiredo, ainda não teve acesso à decisão. “O Arruda nem sequer foi ouvido. A gente respeita o juiz, mas ele vem conduzindo as ações de improbidade relacionadas à Pandora de forma apaixonada e suspeita”, comenta o advogado. O blog ainda não localizou os advogados dos outros acusados.

Empregados da Emater-DF pressionam GDF por acordo coletivo

0

emater

 

Com defasagem salarial de quase 20%, servidores distribuíram alimentos da  agricultura familiar à população

Empregados da Emater-DF realizaram assembleia na manhã desta segunda-feira (22) em frente ao Palácio do Buriti. Durante a manifestação, os servidores distribuíram alimentos da agricultura familiar à população. O objetivo era sensibilizar a população para a importância do trabalho da extensão rural na produção de alimentos, além de pressionar o governo a abrir as negociações sobre o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) da categoria.

De acordo com o presidente da Associação dos Servidores da Emater-DF (Asser-DF), Cleison Medas Duval, as perdas salariais da categoria chegam a 19,81%. “Estamos há dois anos sem reajuste, com a inflação corroendo nosso poder de compra, enquanto continuamos exercendo nossa função com o comprometimento de sempre. Além disso, a alteração do nosso PES (Plano de Empregos e Salários), que deveria ter entrado em vigor em 2015, até hoje está parado, o que leva o GDF a descumprir a cláusula”, completa Cleison.

Durante a manifestação, um grupo de empregados, acompanhados pelo presidente do Sindicato dos Servidores e Empregados da Administração Direta, Fundacional, das Autarquias, Empresas Públicas e Sociedades de Economia Mista do DF (Sindser-DF), André Luiz da Conceição, foi recebido pelo secretário adjunto da Casa Civil, Igor Tokarski, além do secretário de Agricultura, José Guilherme Leal, e do presidente da Emater-DF, Argileu Martins.

Os representantes do governo se comprometeram a estudar as reivindicações da Emater-DF e devem dar uma resposta entre os dias 7 e 11 de março. Até lá, os funcionários da empresa pública prometeram ficar atentos ao desdobrar das negociações e, se for o caso, traçar novas estratégias de pressão.