Início Site Página 3024

Ministério Público Federal exige provas de que Lula deu palestras

0

lula

 

As investigações da Operação Lava Jato estão cada vez mais rigorosas em relação ao ex-presidente Lula. O Ministério Público Federal (MPF) solicitou que empresas, bancos e entidades de classe que fizeram repasses à L.I.L.S. Palestras, Eventos e Publicações apresentem comprovantes dos pagamentos e da realização de palestras feitas pelo petista. A L.I.L.S é uma sociedade entre o ex-presidente e Paulo Okamotto, presidente do Instituto Lula.

De acordo com a entidade, Lula fez palestras para 41 empresas. Desse total, apenas 3 insituições confirmaram ter recebido o ofício do MPF: a Rumo ALL, a Helibrás e a Odebrecht, como revela matéria publicada hoje (27) pelo jornal O Globo.

A empresa de Lula e Okamoto apareceu nas investigações da Lava-Jato num pedido de compra da Odebrecht, no valor de R$ 400 mil. Na ocasião, a PF incluiu em relatório a informação de que o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) identificou pagamentos de R$ 27 milhões à empresa de Lula, entre abril de 2011 e maio de 2015,  R$ 10 milhões teriam sido pagos por empresas investigadas na Lava-Jato.

O Instituto Lula informou ter prestado informações voluntariamente ao Ministério Público Federal do Distrito Federal à Receita Federal. Negou ter recebido pedido da Lava-Jato.

Obra paga pela Odebrecht

A revista Época apurou que o arquiteto Paulo Ricardo Giaquinto, hoje no cargo de  Superintendente da Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo (Cohab-SP), foi responsável por uma reforma no prédio do Instituto Lula. Investigações apontam que ele recebeu  pelo menos$ 40 mil da Odebrecht pela construção.

Tanto o arquiteto quando a Odebrecht negam que o pagamento tenha relação com as obras no instituto.

Mais de mil bombeiros saem às ruas em ação contra o Aedes aegypti

0

 

 Foto: Gabriel Jabur

Foto: Gabriel Jabur

 

Abertura da ação deste sábado (27) teve a presença do governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg

Por Samira Pádua – Diferente do que foi informado anteriormente, a força-tarefa passará hoje por Águas Claras, por Ceilândia, pelo Cruzeiro Velho, pela Estrutural, pelo Guará, pelo Lago Sul, por Planaltina, pelo Recanto das Emas, pelo Riacho Fundo II, por Santa Maria, por Sobradinho, por Sobradinho II e por Taguatinga.

Mil e cem militares do Corpo de Bombeiros saíram na manhã deste sábado (27) para uma ação intensiva de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de dengue, do zika vírus e da febre chikungunya. Eles partiram da Academia do Corpo de Bombeiros Militar, no Setor Policial Sul, em 33 ônibus e se juntarão a 20 agentes da Defesa Civil, 80 militares da Força Aérea Brasileira e cem da Marinha e cerca de 400 agentes de vigilância ambiental para fazer vistorias pelo Distrito Federal.

A força-tarefa passará hoje por Águas Claras, por Ceilândia, pelo Cruzeiro Velho, pela Estrutural, pelo Guará, pelo Lago Sul, por Planaltina, pelo Recanto das Emas, pelo Riacho Fundo II, por Santa Maria, por Sobradinho, por Sobradinho II e por Taguatinga. A meta é visitar 60 mil imóveis. “A orientação para a população é que acolha a visita do nosso profissional”, recomendou o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Hamilton Santos Esteves.

Presente na abertura dos trabalhos, o governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, agradeceu o envolvimento de todos nas ações. “Nós praticamente quadriplicamos o número de fumacês para distribuir inseticidas nas cidades, compramos armadilhas, estamos utilizando inseticidas e larvicidas biológicos e químicos. Além disso, estamos envolvendo a comunidade e ampliando as campanhas educativas com o objetivo de vencer essa batalha”, disse na manhã de hoje.

“Esta é uma guerra que ninguém vence sozinho. É uma responsabilidade do governo, mas é também uma responsabilidade da sociedade. Será somente por meio da conscientização e da mobilização que nós vamos obter sucesso”, destacou o chefe do Executivo local.

Também participaram da abertura a secretária da Segurança Pública e da Paz Social, Márcia de Alencar Araújo; o comandante operacional do Corpo de Bombeiros, coronel Roberto Marcos Alcântara; o subsecretário de Proteção e Defesa Civil, coronel do Corpo de Bombeiros Militar Sérgio Bezerra; o subsecretário de Vigilância à Saúde, Tiago Coelho; o chefe da Assessoria de Mobilização Institucional e Social para a Prevenção de Epidemias, da Secretaria de Saúde do DF, Aílton Domicio; o comandante do 6º Comando Aéreo Regional, major-brigadeiro Rogério Veras; o comandante do Centro de Instrução e Adestramento de Brasília, capitão-de-mar-e-guerra da Marinha Odair do Nascimento Júnior.

Na ação deste sábado, o Serviço de Limpeza Urbana (SLU) vai contribuir com 21 caminhões e fará a limpeza de áreas em parte de Águas Claras, na Estrutural e no Riacho Fundo II. São regiões perto do aterro controlado do Jóquei, na Estrutural, o que permite fazer mais viagens com os entulhos.

Trabalhos

As ações da força-tarefa começaram em 14 de dezembro. Até essa sexta-feira (26), de acordo com o Corpo de Bombeiros, 82% dos domicílios do DF foram visitados. Também desde dezembro, o SLU, a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) e a Agência de Fiscalização do Distrito Federal (Agefis) removeram cerca de 160 mil toneladas de entulho que poderia acumular água parada e ser recipiente para a proliferação do Aedes aegypti.

Senado Federal conta com mais de 1.100 cargos vagos e precisará abrir concurso em breve! Inicial de até R$27 mil!

0

senado1

Com remuneração inicial mínima de R$ 16.014,16, podendo chegar a R$ 27.582,21, o Senado Federal deverá divulgar em breve concurso para os cargos de Técnico Legislativo, Policial Legislativo, Consultor Legislativo e Analista Legislativo. Uma excelente oportunidade para os concurseiros que desejam alcançar o sonho da estabilidade!

Segundo relatório de cargos vagos do mês de fevereiro, ao qual o Gran Cursos Online teve acesso, nada menos que 1.105 posições de nível médio e superior estão ociosas na casa (acesse aqui).

O maior quantitativo é para o cargo de técnico legislativo – 619 –, nas mais diversas especialidades. Para o cargo de analista, de nível superior, há, atualmente, 450 cargos vagos em diversas especialidades, alguns cargos exigem formação específica, já outros apenas o nível superior completo em qualquer área. A remuneração inicial do cargo de Analista Legislativo é de R$ 21.347,32, podendo alcançar R$ 24.194,48 na classe especial.

Por fim, há 29 cargos vagos de consultor legislativo, que exige apenas o nível superior em qualquer área de atuação. A remuneração inicial é de R$ 27.582,21, podendo alcançar R$ 28.944,32 na classe especial. O Senado não conta com seleções para provimento efetivo em seu quadro de pessoal em validade. A última foi realizada em 2012 pela FGV e expirou em julho de 2015, oferecendo 246 vagas, todas ocupadas, houve ainda nomeações além desse número inicial, em virtude de aposentadoria e mortes de servidores.

Com um quantitativo alto de cargos vagos e sem concurso vigente, tudo indica que o tão aguardado concurso doSenado Federal está mais próximo do que você imagina. A suspensão do concursos anunciada pelo Governo Federal não deverá adiar por muito tempo a publicação do certame para o órgão, que precisa repor urgentemente sua força de trabalho. Os altos vencimentos e a quantidade de benefícios fazem do concurso do Senado um dos mais esperados e concorridos pelos concurseiros de plantão.

Assim, já é recomendável que os interessados na estabilidade e nas altas remunerações , que só o Senado pode proporcionar, comecem a se preparar. Além da remuneração incrivelmente atrativa (até R$ 27 mil), a Casa contabiliza muitas aposentadorias – 400 somente ano passado e mais 1.057 para este ano, 2015, o que deve aumentar o número de aprovados que serão aproveitados para repor os quadros.

– Além de um aproveitamento significativo de aprovados, os vencimentos são atrativos diferenciados para a casa legislativa. Além das gratificações que aumentam o valor: de atividade legislativa, de representação e de desempenho. A remuneração dos servidores vai de R$ 16.014,16 a R$ 27.582,21, conforme já dito.

Dicas!

Não espere o edital ser publicado. Intensifique agora mesmo os estudos! Comece pelas matérias básicas (língua portuguesa, inglês ou espanhol – cargos de nível superior – noções de informática em alguns cargos e conhecimentos gerais). Essas matérias pedem uma dedicação maior, especialmente agora, quando o edital ainda não foi divulgado. Para mais detalhes, confira os editais abaixo da matéria.

– A concentração maior de energia deve ser nas matérias ligadas às atividades do Senado como direito constitucional, direito administrativo, Lei nº 8.112/1990, Regimento Interno do Senado, Regimento Comum (do Congresso). Domine também a disciplina de Língua Portuguesa.

Observação: Após a publicação do edital, as prioridades podem ter que ser reavaliadas. Podem existir mudanças na cobrança de conteúdos e atualizações importantes.

Última seleção

O último concurso do Senado Federal foi em 2012. Foram oferecidas 246 vagas abertas, distribuídas entre cargos de Consultor Legislativo, Analista Legislativo e Técnico Legislativo, com vencimentos de até R$ 23.826,57. A organização do concurso ficou a cargo da Fundação Getúlio Vargas(FGV), que publicou um edital para cada cargo a ser preenchido. Do total de oportunidades, 5% foram destinadas aos portadores de deficiência.

Cargos:

Técnico Legislativo

Para Técnicos as áreas contempladas foram: Apoio Técnico ao Processo Legislativo; Apoio Técnico-Administrativo; Saúde e Assistência Social; Instalações, Equipamentos, Ocupação e Ambientação de Espaço Físico; e Apoio Técnico ao Processo Industrial Gráfico. A remuneração inicial de todas as áreas/especialidades é de R$ 13.833,64, para jornada de trabalho de 40 horas semanais.

Policial Legislativo

O cargo de Policial Legislativo também compõe a carreira de Técnico legislativo, tendo como requisito o nível médio completo certificado por instituição reconhecida pelo Ministério da Educação. A remuneração inicial é de R$ 13.833,64, para jornada de 40 horas semanais.

Para esse cargo foram aplicadas Provas Escritas Objetivas de Múltipla Escolha e Provas Escritas Discursivas, Prova de Aptidão Física, Avaliação Psicológica; Investigação Social Documental; e Curso de Formação.

– Consultor Legislativo

O concurso público para Consultor contou com três etapas: Provas Escritas Objetivas de Múltipla Escolha, Provas Escritas Discursivas e Avaliação de Títulos. A remuneração inicial de todas as áreas/especialidades/subáreas é de R$ 23.826,57, para jornada de trabalho de 40 horas semanais.

Advogado

Foram realizadas duas etapas (Prova Objetiva e Discursiva) para o concurso público para Advogado do Senado Federal que exigiu graduação de nível superior em Direito e registro na OAB. A remuneração atual do cargo é de R$ 23.826,57 por jornada semanal de trabalho de 40 horas.

Analista Legislativo

As áreas contempladas para Analista Legislativo foram: Apoio Técnico ao Processo Legislativo, Apoio Técnico-Administrativo, Controle Interno, Saúde e Assistência Social, Instalações, Equipamentos, Ocupação e Ambientação de Espaço Físico, Redação e Revisão de Textos Gráficos, Comunicação Social e Tecnologia da Informação. A remuneração inicial do cargo de Analista Legislativo, em todas as áreas/especialidades/ subáreas, é de R$ 18.440,64, para jornada de 40 horas semanais.

Detalhes:

  • Concurso: Concurso Senado Federal.
  • Banca Examinadora: a definir.
  • Total de Vagas: a definir (cerca de 1.200 cargos vagos).
  • Remuneração: de R$ 16.014,16 a R$ 27.582,21.
  • Taxa de Inscrição: a definir.
  • Datas de Inscrição: a definir.
  • Data da Prova: a definir.
  • Região: Brasília-DF.
  • Escolaridade: Médio, Superior.
  • Área: Fiscal, Judiciária, Administrativa, Outras.
  • Link do último edital: ConsultorAnalistaTécnicoPolicial.

Ministério da Justiça determina apuração de denúncia de jornalista contra FHC

0

FHC

Por Ivan Richard – O Ministério da Justiça determinou nesta sexta-feira (26) que a Polícia Federal abra inquérito para investigar a denúncia de que o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (FHC) usou a empresa Brasif S.A Exportação para pagar pensão no exterior a um filho da jornalista Mirian Dutra Schimidt, com quem o então senador teve um relacionamento extraconjugal entre as décadas de 1980 e 1990.

Em nota divulgada no início da noite desta sexta-feira, o ministério informa que o inquérito tramitará em segredo de Justiça. Ao jornal Folha de S.Paulo, Mirian Dutra disse que assinou um contrato fictício de trabalho com a Brasif por meio do qual recebia recursos enviados pelo ex-presidente ao filho dela, Tomás Dutra.

No final da semana passada, a Brasif negou  que intermediasse a remessa de dinheiro de Fernando Henrique para a jornalista. A empresa, no entanto, confirmou ter contratado a jornalista, em 2002, mas negou participação do ex-presidente na contratação ou no depósito dos pagamentos.

O ex-presidente também nega que tenha usado a Brasif para enviar recursos para o exterior. Em nota, Fernando Henrique admitiu que mantém contas no exterior e que presenteou Tomás com um apartamento.

Ligações de telefones fixos para celulares estão mais baratas

0

telefone fixo

Por Sabrina Craide – Começou a valer nesta sexta-feira (26) a redução das tarifas para ligações locais e interurbanas feitas de telefone fixo para móvel. Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), as tarifas das chamadas fixo-móvel local ficaram entre 14,95% a 22,35% mais baratas, dependendo da operadora de origem da chamada.

Também foram unificadas as tarifas das chamadas fixo-móvel local. Assim, o usuário de telefone fixo pagará o mesmo valor para uma chamada local, independente da operadora móvel de destino. Por exemplo, o valor a ser pago por um usuário ao realizar uma chamada local fixo-móvel em São Paulo variava entre R$ 0,26 e R$ 0,46 e agora será de R$ 0,24. No Rio de Janeiro, variava entre R$ 0,27 e R$ 0,45, e agora será de R$ 0,23.

Nas chamadas de fixo para móvel, em que os DDDs dos telefones de origem e de destino da ligação têm o primeiro dígito igual (exemplo: DDDs 61 e 62), haverá reduções entre 9,15% e 14,04%, a depender da operadora de origem da chamada. Antes da revisão tarifária, um cliente do plano básico da Brasil Telecom (DF) pagava R$ 0,77 para fazer uma chamada de DDD 61 para DDD 62. Agora, este mesmo usuário pagará R$ 0,69 para este tipo de chamada.

Nas ligações em que os primeiros dígitos dos DDDs do telefone fixo e do telefone móvel são diferentes (como DDDs 31 e 41), a redução será entre 7,73% a 11,80%, a depender da operadora de origem da chamada. Antes desta revisão, um cliente do plano básico da Telemar Norte Leste, em Minas Gerais, pagava R$ 0,87 para originar uma chamada. Agora este mesmo usuário pagará R$ 0,77 para este tipo de chamada.

A redução é consequência do Plano Geral de Metas de Competição da Anatel, e abrange chamadas da telefonia fixa para celular, sejam ligações locais ou de longa distância, originadas nas redes das concessionárias da telefonia fixa – Oi (Telemar e Brasil Telecom), Telefônica, CTBC/Algar, Claro/Embratel e Sercomtel – e destinadas às operadoras móveis.

Danos provocados por Zika em bebês são maiores do que se pensava, diz pesquisa

0

 

microcefalia

Por Sayonara Moreno – Pesquisadores e médicos baianos confirmaram que os danos causados pelo vírus Zika nos bebês é maior do que se sabia e que as gestantes podem não ter sintomas da doença. Segundo artigo publicado em parceria com a Universidade do Texas, o vírus não afeta exclusivamente o sistema nervoso central, hipótese sustentada até agora.

A descoberta ocorreu após pesquisas feitas em um feto, morto na 32ª semana de gestação, depois que a mãe de 20 anos, sem identidade revelada, e moradora do interior da Bahia, foi atendida no Hospital Regional Roberto Santos, em Salvador.

O feto foi retirado em 20 de janeiro, cinco semanas depois de ter sido diagnosticado com microcefalia e hidranencefalia (condição rara em que o crânio é preenchido por um líquido).

Além das complicações no sistema nervoso, consideradas graves, outros problemas afetaram o bebê. Ele apresentou quadro de artrogripose (doença congênita que deforma os membros e as articulações) e hidropisia (presença de líquido em cavidades do corpo, provocando inchaços no bebê).

Um dos responsáveis pelo estudo publicado pela revista científica PLOS Neglected Tropical Diseases e diretor do Hospital Regional Roberto Santos, Antônio Raimundo de Almeida classificou a descoberta como “a ponta do iceberg”.

“Descrevemos no dia 9 de fevereiro, as primeiras lesões causadas pelo vírus da Zika no sistema ocular (nos olhos) e as alterações auditivas. Além disso, alguns bebês com o vírus da Zika não têm microcefalia. Então, chamamos isso de síndrome da Zika congênita e dizemos que é ‘apenas a ponta do iceberg’”, relatou o médico.

Outro ponto que chamou a atenção dos pesquisadores foi a ausência de sintomas do vírus Zika na mãe. O artigo científico explica que ela pode ter sido exposta ao vírus, mas não desenvolveu nenhum sintoma, apesar de o feto ter adquirido “complicações graves”, segundo os especialistas.

“Como isso não havia sido, ainda, descrito na literatura [médica], nós achamos que seria interessante comunicar a comunidade científica internacional sobre esse achado e estudamos detalhadamente, detectamos o vírus, fizemos o sequenciamento com os colegas e detectamos que esse vírus da Zika é uma variante asiática que circula aqui no Nordeste”, completou o diretor do Hospital.

Necrópsia

A partir da necrópsia feita no bebê, os cientistas encontraram a presença do Zika no líquido amniótico, no líquor (líquido que reveste o cérebro) e na medula espinhal. Já em outras partes, como coração, pulmão, fígado, placenta e no sangue, não encontraram o vírus.

Um dos médicos que acompanhou de perto o caso da mãe de 20 anos, Manoel Sarno, é especialista em medicina fetal e classificou as lesões no bebê morto como muito graves e a quantidade de líquido na cabeça além do comum para a hidranencefalia.

“É importante a gente alertar que o vírus não causa apenas microcefalia, mas causa danos também em outras partes. É o que chamamos de síndrome da Zika congênita. Sugerimos essa terminologia para tirar o foco da discussão da microcefalia: não é apenas a microcefalia, mas uma potencial lesão para outros órgãos”, alerta o profissional.

O especialista ainda recomendou cuidados sobre o assunto, para não gerar pânico. “É o primeiro caso relatado, no mundo, com essas características. É importante frisarmos que é um quadro extremamente grave, atípico, mas isso não pode ser extrapolado para toda a população”.

Os especialistas explicaram, ainda, que a descoberta pode aumentar o número de casos notificados dos efeitos do Zika nos bebês, já que era registrada apenas a microcefalia. Segundo eles, bebês com Zika já apresentaram complicações mais leves, que não foram associadas ao vírus.

Reforma da cobertura do Nilson Nelson termina na primeira semana de março

1

 

Foto: Gabriel Jabur
Foto: Gabriel Jabur

 

Secretaria-Adjunta do Esporte e Lazer investiu R$ 35 mil na recuperação da estrutura

Por Ádamo Araujo – A troca das telhas de fibra por peças feitas de zinco no Ginásio Nilson Nelson está prevista para ser concluída até o fim da primeira semana de março, segundo a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap). O trabalho iniciado em 17 de fevereiro está sendo feito pela empresa pública e estará pronto para os jogos da Superliga Feminina e Masculina de vôlei 2015/2016 em Brasília, que ocorrerão em 3 e 10 de abril.

O prazo para terminar a restauração poderá ser alterado caso as chuvas atrapalhem o serviço. A troca das telhas está sendo feita porque o ginásio apresentava goteiras. Ela custou à Secretaria-Adjunta do Esporte e Lazer, da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer, R$ 35 mil. A verba é referente ao custeio do material utilizado pela companhia.

O Ginásio Nilson Nelson é um espaço multiuso que faz parte do Complexo Poliesportivo Ayrton Senna. O equipamento tem capacidade para 12 mil pessoas. No prédio anexo, há seis vestiários, além de quadra de aquecimento, sala de ginástica e de musculação e uma quadra poliesportiva.

Superliga

O anúncio de que Brasília será sede das finais da Superliga Feminina e Masculina de vôlei 2015/2016 foi feito pela Confederação Brasileira de Voleibol um dia após o início das obras no ginásio. Os duelos estão agendados para 3 e 10 de abril, respectivamente. Esta será a primeira vez que a capital federal receberá os jogos decisivos do torneio. As informações sobre ingressos e pontos de vendas ainda não foram divulgadas.

De acordo com a confederação, a cidade foi escolhida por ter um ginásio que oferece boa estrutura. Outro motivo é a identificação do público local com o esporte. Em 2013, por exemplo, o ginásio ficou lotado nos jogos da seleção brasileira masculina durante a Liga Mundial de Voleibol.

De acordo com a secretária-adjunta do Esporte e Lazer, Leila Barros, o custo para a realização de eventos como esses é mínimo. “O governo de Brasília entra apenas com a cessão do palco das partidas e o translado interno das delegações”, destaca. “As demais despesas ficam por conta da organização.”

Times

Brasília tem dois representantes na Superliga. Entre as mulheres, o Terracap/Brasília Vôlei está garantido na fase decisiva da competição. Há três anos na principal competição nacional do vôlei feminino, a equipe faz sua a melhor campanha. Classificadas com três rodadas de antecedência, as atletas treinam para o jogo contra o Renata Valinhos/Country no dia 4, às 21h50, em São Paulo. Uma vitória coloca o time na quinta colocação do campeonato.

No masculino, a Upis defende o Distrito Federal na Superliga B, uma espécie de divisão de acesso para a elite. Os rapazes estão nas quartas de final, mas vêm de derrota para o Sesi (SP), por 3 sets a 0. A equipe precisa vencer duas partidas contra os paulistas para avanças às semifinais. O próximo compromisso será às 16 horas de sábado (27), no ginásio da AABB, no Setor de Clubes Sul. Uma derrota elimina a agremiação brasiliense da competição.

Mais 316 casos de dengue foram confirmados pela Secretaria de Saúde

0

dengue

 

Dado consta do Informativo Epidemiológico nº 8, que reúne informações de 14 a 20 de fevereiro

A Secretaria de Saúde confirmou 316 casos de dengue em moradores de Brasília na sétima semana epidemiológica de 2016 (de 14 a 20 de fevereiro). Neste ano, 3.519 ocorrências foram confirmadas até 24 de fevereiro no DF. No mesmo período, 458 casos em residentes de outras unidades da Federação foram identificados na capital do País. As informações estão no Informativo Epidemiológico nº 8, divulgado nesta sexta-feira (26).

Devido a indisponibilidade no banco de dados do Sistema Nacional de Notificação de Agravos (Sinan), do Ministério da Saúde, os dados atualizados sobre o zika vírus e a febre chikungunya só serão divulgados no próximo informe, divulgado semanalmente.

Do total de casos de dengue, as regiões administrativas de Brazlândia, Ceilândia, São Sebastião, Taguatinga, Samambaia e Planaltina responderam por 2.257 casos, um porcentual de 64%. Brazlândia continua sendo a área com a maior incidência, 20% do contabilizado no período.

Em relação aos casos graves de dengue que evoluíram para óbito, até a sétima semana epidemiológica foram notificados nove — quatro residentes do Distrito Federal e cinco de Goiás.

Como muitos casos demoram a ser confirmados, os números referentes a cada semana epidemiológica podem sofrer alterações.

Força-tarefa

Está marcada para hoje (27) ação intensiva de combate ao Aedes aegypti — mosquito transmissor de dengue, do zika vírus e da febre chikungunya. Mil bombeiros deverão participar de vistorias em Águas Claras, na Asa Norte, em Ceilândia, na Estrutural, no Guará, no Lago Norte, no Lago Sul, no Paranoá, no Recanto das Emas, no Riacho Fundo II, em Santa Maria, em Sobradinho e em Sobradinho II. A meta é visitar 60 mil imóveis.

Além do Corpo de Bombeiros, servidores do Serviço de Limpeza Urbana (SLU), da Secretaria de Saúde e da Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil, vinculada à Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social, vão integrar a atividade. Militares das Forças Armadas e voluntários da Cruz Vermelha também atuarão para erradicar os focos do mosquito.

O SLU vai contribuir com 21 caminhões e fará a limpeza de áreas em parte de Águas Claras, na Estrutural e no Riacho Fundo II. São regiões perto do aterro controlado do Jóquei, na Estrutural, o que permite fazer mais viagens com os entulhos.

Defesa de Lula pede suspensão de investigação sobre tríplex ao Supremo

0

lula

 

Por André Richter – A defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recorreu nesta sexta-feira (26) ao Supremo Tribunal Federal (STF) para suspender a investigação sobre supostas irregularidades na compra da cota de um apartamento tríplex, no Guarujá, e em benfeitorias feitas em um sítio frequentado por Lula em Atibaia, também em São Paulo. A relatora do pedido é a ministra Rosa Weber.

A medida foi tomada após o ex-presidente ser intimado nesta sexta-feira para prestar depoimento no Ministério Público de São Paulo (MPSP) no dia 3 de março, às 11h.

Na petição enviada ao Supremo, os advogados afirmam que as investigações não podem prosseguir porque o Ministério Público Federal (MPF) no Paraná, no âmbito da Operação Lava Jato, também investiga o caso e não tem competência para apurar os fatos.

Para a defesa, os fatos não estão relacionados com as investigações da Lava Jato, em Curitiba, porque os imóveis são registrados em São Paulo, as propriedades não pertencem ao ex-presidente e não há competência da União para atuar no caso.

Na terça-feira (22), após adiar depoimento de Lula no Ministério Público de São Paulo, o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) manteve o promotor de Justiça do MPSP Cássio Conserino na condução das investigações.

Em nota divulgada na semana passada, o Instituto Lula afirmou que o ex-presidente nunca foi proprietário do apartamento tríplex alvo de investigação. “Lula e Marisa adquiriram apenas, em 2005, uma cota-parte referente ao antigo condomínio Mar Cantábrico, então sob responsabilidade da Bancoop [Cooperativa Habitacional dos Bancários de São Paulo]. Essa aquisição foi devidamente declarada ao Fisco e tanto a Justiça como a imprensa dispõem de documentos que comprovam esses fatos.”

Apesar de ter participação no empreendimento, Lula diz que optou por não adquirir o imóvel após a conclusão do edifício. O projeto acabou sendo assumido pela construtora OAS devido aos problemas financeiros enfrentados pela Bancoop.

Governador Rollemberg recebe presidente do Flamengo

0

 

Foto: Nilson Carvalho
Foto: Nilson Carvalho

 

Assunto foi a possibilidade de Brasília servir como sede do clube em alguns jogos neste ano. CBF, porém, manifestou-se contra a ideia

Por Saulo Araújo – O governador Rodrigo Rollemberg recebeu, na tarde desta sexta-feira (26), o presidente do Flamengo, Eduardo Bandeira de Mello. A diretoria do clube consultou o chefe do Executivo local sobre a possibilidade de tornar Brasília sede do time por algumas partidas neste ano. Rollemberg acenou positivamente e ressaltou que trazer o Flamengo para a capital fomentaria a economia e o lazer da cidade.

Apesar do discurso entre governo de Brasília e Flamengo convergir, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), segundo Bandeira, não autorizou a transferência temporária dos mandos dos jogos do Rio de Janeiro para o Distrito Federal. Sem a anuência da entidade máxima do futebol nacional, o clube carioca teria de remunerar seus adversários. Bandeira de Mello disse que tentará reverter a decisão.

Também participaram do encontro o ex-vice-presidente da CBF no Centro-Oeste Weber Magalhães; o diretor-geral do Flamengo, Fred Luz; e o presidente da Federação Brasiliense de Futebol, Erivaldo Pereira.