Início Site Página 3021

Sairá no início de abril o concurso da Polícia Militar de Goiás para temporários!

0

pm goias

A Secretaria de Gestão e Planejamento do Estado de Goiás (Segplan-GO) confirmou a realização do concurso para provimento temporário da Polícia Militar do estado. O edital está previsto para ser lançado no início de abril e será de responsabilidade da Escola de Governo do Estado de Goiás.

Serão oferecidas 1.000 vagas para o cargo de Apoio Administrativo. Poderão concorrer candidatos com nível fundamental e médio de escolaridade. A remuneração varia de R$ 1.000,00 a R$ 1.700,00. Os aprovados serão contratados por período improrrogável de 1 ano. A Segplan-GO não divulgou a distribuição das vagas.

Fique ligado no nosso blog e saiba em primeira mão as notícias de todos os concursos do país. (Com informações do Gran Cursos On Line)

Detalhes:

  • Concurso: Polícia Militar de Goiás
  • Banca organizadora: Escola de Governo do Estado de Goiás
  • Cargos: Apoio Administrativo
  • Escolaridade: Níveis fundamental e médio
  • Número de vagas: 1.000
  • Remuneração: até R$ 1.700,00
  • Previsão p/ publicação do edital: Abril 2016

Tribunal de Contas vai utilizar ferramenta da Sefaz para identificar sobrepreço em licitações

0

 

tcdf

O Tribunal de Contas do Distrito Federal vai utilizar um programa de acompanhamento de notas fiscais eletrônicas da Secretaria de Fazenda do DF para identificar possíveis irregularidades em preços de produtos e serviços adquiridos pelo Governo do DF. O presidente do TCDF, conselheiro Renato Rainha, e o secretário de Fazenda do DF, 02, assinaram um termo de cooperação nesta terça-feira, 1º de março de 2016, para permitir ao Tribunal utilizar o chamado Mapa de Preços, que é referência nacional.

O software reúne informações relativas a operações e prestações realizadas por contribuintes do ICMS e do ISS. São mais de 300 milhões de produtos e serviços cadastrados na base de dados. E, com esse volume de informações, o programa permite fazer diversas análises comparativas. O TCDF vai utilizar a ferramenta para fiscalizar os preços praticados em licitações.

Com o Mapa de Preços do DF, é possível comparar, por exemplo, os valores pagos por um hospital particular e por um público em um mesmo medicamento num mesmo período. O presidente do TCDF lembrou o caso de um pregão para a compra de um remédio que foi suspenso pela Corte. Havia uma diferença de mais de 18.000% entre o preço previsto na licitação e o preço praticado no mercado. “Esse programa vai nos ajudar e muito a verificar a economicidade das contratações públicas do DF”, disse o Conselheiro Renato Rainha.

Por meio do acordo assinado, o TCDF e a Sefaz vão fazer não apenas o intercâmbio de informações cadastrais e econômicas, mas também cooperação para desenvolvimento de sistemas; permuta e aperfeiçoamento de técnicas e metodologias de trabalho; e treinamento recíproco sobre assuntos de interesse mútuo.

ENQUANTO ISSO… Nova pasta reforçará preparativos para receber jogos olímpicos

0

banner_enquantoisso

 

# Com o objetivo de monitorar e dar maior agilidade aos preparativos para os Jogos Olímpicos Rio 2016, foi criada nesta terça-feira (1º) a Secretaria do Esporte, Turismo e Lazer do Distrito Federal.

# A nova pasta é uma fusão da Secretaria-Adjunta do Esporte e Lazer, que fazia parte da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer, com a Secretaria-Adjunta de Turismo, da Secretaria de Economia, Desenvolvimento Sustentável e Turismo.

# Além de sediar dez jogos de futebol (sete masculinos e três femininos), Brasília será o ponto inicial do revezamento da tocha olímpica em maio, e a mobilização do governo é importante para receber o evento.

# “É um ano olímpico e o tema estará em evidência no Brasil e no mundo. Essa junção vai facilitar os trabalhos para receber os jogos em Brasília”, avalia a secretária da nova pasta, Leila Barros.

# “As duas áreas [esporte e turismo] coordenam o comitê executivo dos jogos olímpicos, formado por integrantes do governo do DF”, diz.

# A reestruturação não acarreta aumento de despesas para o governo.

# A mudança está no Decreto nº 37.141, de 29 de fevereiro de 2016, publicado no Diário Oficial do Distrito Federal desta terça-feira (1º).

# O quadro de pessoal e os recursos orçamentários e financeiros das antigas pastas, relativos ao esporte e lazer e ao turismo, ficam transferidos para a nova secretaria.

# Elas passam a se chamar Secretaria de Educação e Secretaria de Economia e Desenvolvimento Sustentável.

# A reestruturação da primeira foi publicada no Diário Oficial do DF de hoje, e a da segunda está prevista para sair em breve.

Liliane Roriz se filia ao PTB em festa que teve discursos pró-Roriz

0

liliane ptb

 

Parlamentar, apontada pela mãe como “herdeira do rorizismo” ressalta importância de cuidar dos mais humildes e do trabalhador

A vice-presidente da Câmara Legislativa, deputada Liliane Roriz, se filiou ao PTB na noite desta segunda-feira (29), em um evento que contou com diversos políticos e lideranças da capital. Emocionada com as centenas de pessoas que compareceram ao evento e não paravam de gritar seu nome e o nome de seu pai, o ex-governador Joaquim Roriz, a distrital chegou à festa ao lado da mãe, Weslian Roriz.

Em seu discurso, Liliane lembrou a importância do ex-presidente Getúlio Vargas – fundador do Partido Trabalhista Brasileiro – e fez comparações entre Vargas e Roriz, ambos conhecidos como “pai dos pobres”.  “Para mim é inevitável trazer para estas minhas palavras a figura de meu pai, Joaquim Roriz.Não só por que ele e Getúlio tem em comum a mesma preocupação com os mais necessitados. Mas pelo fato de que é justamente o passado e o jeito de ser do meu pai, que eu trago como herança para o PTB”, disse Liliane, que destacou ainda a importância do trabalhador brasileiro.

Entre as autoridades presentes, os federais Fraga (DEM) e Izalci (PSDB) também discursaram e ressaltaram a importância de Roriz para o Distrito Federal. O ex-senador Gim Argelo, presidente do PTB no DF, afirmou que a presença de Liliane Roriz entre os trabalhista representa a força da “mais importante família do Centro-Oeste”. Também se filiando ao PTB, o ex-deputado Romeu Tuma Jr. lembrou, em discurso, a dificuldade que, muitas vezes, filhos de políticos têm quando também entram para a vida pública. Tuma Jr. é filho do ex-senador Romeu Tuma. Também estiveram presentes na festa de filiação de Liliane o ex-candidato ao GDF, Jofran Frejat, o senador Helio José, a distrital Telma Rufino, o presidente do PTdoB, Paco Brito, o advogado Eri Varela, o secretário de Desenvolvimento, Arthur Bernardes e o presidente da Fibra, Jamal Jorge Bittar.

Responsável pelo convite a Liliane para se filiar ao PTB, a presidente nacional do partido, deputada federal Cristiane Brasil, posou para fotos aos lado de Liliane e Tuma Jr., enquanto abonava a ficha de filiação dos dois mais novos trabalhistas. Cristiane, que é filha do ex-deputado Roberto Jefferson, também falou sobre a responsabilidade de políticos vindos de família política e destacou a importância da família Roriz para o Distrito Federal.

Liliane Roriz fez questão de deixar claro que levava para o PTB “o modo de trabalhar de Roriz, a forma de cuidar da cidade e das pessoas, o jeito carinhoso como ele protege os que mais precisam”. Além, claro, de levar os pais, Joaquim e Weslian afinal, ambos se filiarão ao PTB.

Herdeira – Em um breve discurso, Weslian Roriz agradeceu a forma carinhosa que Cristiane Brasil e o PTB recebiam a filha Liliane no quadro do partido e sacramentou: “Liliane é a herdeira política de Joaquim Roriz. A única. A responsável por unir o Rorizismo ao trabalhismo do PTB”.

E coube às lideranças comunitárias presentes na festa – cerca de 350 pessoas – reforçarem as palavras de Weslian. Liliane chegou ao evento no melhor estilo Roriz: fogos de artifícios e foguetes, narrador ao microfone fazendo suspense e anunciando a chegada da filha do ex-governador, abraçada pelo povo que gritava o nome da família Roriz o tempo todo.

Projeto obriga qualificação prévia para ordenador de despesas no DF

2
Advogado e professor de Direito Jorge Ulisses Jacoby Fernandes
Advogado e professor de Direito Jorge Ulisses Jacoby Fernandes

 

O deputado distrital Rodrigo Delmasso protocolou projeto de lei que obriga a Administração a capacitar mediante treinamento o ordenador de despesas e os integrantes de Comissão Permanente de Licitação, pregoeiros e membros de equipe de apoio. O PL nº 828/2015 estabelece como dever de todo servidor que for atuar com licitações e contratos no âmbito do Distrito Federal a submissão a curso de qualificação profissional antes de ser nomeado para desempenhar a função.

O PL foi comemorado pelo advogado e especialista em Direito Administrativo Jorge Ulisses Jacoby Fernandes, defensor da qualificação prévia. O especialista, que é ex-conselheiro do Tribunal de Contas do Distrito Federal – TCDF, lembra que batalhou durante anos para a implementação de iniciativa semelhante.

“Parabenizo o deputado Rodrigo Delmasso pela sensibilidade ao tema. O ordenador de despesas é o agente público com autoridade administrativa para gerir os dinheiros e bens públicos, de cujos atos resultam o dever de prestar contas. Desse modo, muitas dificuldades são enfrentadas por esses servidores em seu dia a dia, por isso, deve haver um maior investimento na valorização e na formação desses profissionais, para que se dê maior segurança jurídica às compras públicas”, ressalta Jacoby Fernandes.

A proposta começou a tramitar nesta semana e já foi distribuída para comissões da Câmara Legislativa, como a Comissão de Assuntos Sociais – CAS, Comissão de Economia Orçamento e Finanças – CEOF e Comissão de Constituição e Justiça – CCJ. Se for aprovado nas comissões, o projeto seguirá para análise do plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal.

PL do Ordenador de Despesas

De acordo com o projeto de Rodrigo Delmasso, somente poderá desempenhar as funções de ordenador de despesa, o agente que passar com êxito no curso de qualificação, ou seja, com nota mínima de sete pontos – num total de 10 – e frequência não inferior a 75% das aulas ministradas. O curso seria ministrado por integrantes do TCDF.

Estabelece o PL que o ordenador de despesa sempre será pessoa física, titular de cargo de confiança, com ou sem vínculo permanente com a Administração Pública, inscrito com esse título junto aos órgãos que gerem o sistema financeiro da entidade e, também, junto ao TCDF, no rol de responsáveis.

Quem é o Ordenador de despesa?

A figura do ordenador de despesa surgiu com a implantação do sistema de Fiscalização Financeira e Orçamentária realizada pela Constituição de 1967, com as definições introduzidas pela Reforma Administrativa. A par de estruturar os procedimentos do processo de tomada de contas, o Decreto-lei nº 200/1967 conceituou quem detém a condição de ordenador de despesa, que é uma autoridade administrativa, de cujos atos resultem em emissão de empenho, autorização de pagamento, suprimento ou dispêndio de recursos financeiros.

Na justificativa, Delmasso defende que a função de ordenador de despesa está intimamente ligada à responsabilidade gerencial de recursos públicos. “Deve ter a necessidade de treinamento e qualificação para se obter excelência no desenvolvimento das atividades”, observa o distrital.

Luzia de Paula defende o auxílio transporte para a educação infantil

0
Deputada Luzia de Paula
Deputada Luzia de Paula

A deputada distrital Luzia de Paula apresentou um Projeto de Lei, que dispõe sobre o passe livre estudantil para os pais ou responsável legal pela condução de criança com idade entre zero e cinco anos.

Os alunos do ensino fundamental, médio e superior têm direito ao auxílio transporte, já os da educação infantil foram esquecidos. “O estado tem a obrigação de assegurar o acesso à creche e à pré-escola. O transporte é de suma importância para a obtenção desse acesso, tendo em vista que a criança não tem condição de se locomover sozinha. Precisamos garantir recursos no orçamento para o auxílio transporte, para que os pais dos alunos matriculados na educação infantil tenham o benefício”, disse a deputada.

O estado garante o direito a creche com a matricula, mas a moradia e a creche são distantes. Por isso precisamos do auxílio transporte para que os pais levem seus filhos. Outra maneira de corrigir essa injustiça seria garantindo a vaga próximo a residência.

Luzia de Paula tem sido procurada por várias famílias e por conselheiros tutelares em busca de uma solução para o tema. “Se fizermos um comparativo, a classe que mais precisa do auxílio são os pais que dependem de creches para deixar seus filhos e trabalhar. Em sua maioria são famílias de baixa renda”, destaca a deputada.

Luciana Gomes é uma das mães que se encontram nessa situação. “Gostaria de fazer a transferência para uma creche próxima da minha casa. Procurei ajuda na regional de ensino e na justiça e não tive resultado. Estou gastando quase 30% do meu orçamento com passagens”, lamenta Luciana.

Rollemberg cobra apoio dos distritais: “A partir de agora, quem é da base é da base, e quem não for precisa deixar isso claro”

0

roac aguas claras

Em reunião na tarde desta terça-feira (1°/3), o chefe do Executivo pediu colaboração para aprovar proposições como o Código de Obras e Edificações. Mas também fez um mea culpa no trato com os aliados e admitiu que errou em 2015

Por Manoela Alcântara – O governador Rodrigo Rollemberg (PSB) convocou os 17 distritais da base aliada para dar um puxão de orelhas coletivo. E os 14 deputados que foram ao encontro na tarde desta terça-feira (1°/3), na Residência Oficial de Águas Claras, ouviram a cobrança: “A partir de agora, quem é da base é da base, e quem não for precisa deixar isso claro”, teria dito o socialista, segundo relatos de fontes que participaram da reunião.

Ao lado do secretário adjunto de Relações Institucionais e Sociais, Igor Tokarski, do assessor especial da Casa Civil José Flávio e do secretário de Transportes, Marcos Dantas, Rollemberg pediu apoio para a série de projetos que o GDF começa a enviar à Câmara Legislativa. A reunião durou das 13h às 15h.

Mea culpa

Antes de endurecer o discurso, Rollemberg fez um mea culpa aos presentes. Afirmou que 2015 foi um ano “de muitos erros” e que, nos próximos dias, chamará todos os distritais da base para conversar. Ele disse ainda que vai “dividir os espaços de forma equilibrada” e que fará reuniões periódicas com os parlamentares.

Rollemberg ainda comentou o racha com o grupo do distrital Raimundo Ribeiro (PSDB), que deixou a base após a demissão do secretário de Justiça, João Carlos Souto; do subsecretário do Sistema Penitenciário (Sesipe), João Carlos Lóssio; e do diretor da Penitenciária do DF I (PDF I), Mauro Cezar Lima. O trio caiu devido à maior fuga da história do Complexo Penitenciário da Papuda, em 21 de fevereiro. Segundo participantes da reunião, Rollemberg disse que não havia como manter o grupo no cargo, especialmente após as críticas públicas feitas à atuação da Polícia Militar no episódio.

Benefícios a professores

Entre os temas de autoria do Executivo, está o pedido de regulamentação dos auxílios transporte e alimentação para os professores temporários do DF. Como a Lei Complementar nº 840 prevê o pagamento dos benefícios somente para os efetivos, o projeto precisa ser aprovado pelos parlamentares para ser estendido a toda categoria. “O pagamento fez parte do acordo para acabarmos com a greve no fim de 2015. Era para ter começado a ser pago em novembro. Já estamos em março e agora o projeto foi para a Câmara”, argumentou o diretor do Sindicato dos Professores (Sinpro-DF), Washington Dourado.

O polêmico Código de Obras e Edificações e a contratação de profissionais por meio de organizações sociais para a saúde também devem chegar às mãos dos parlamentares até o fim do mês. Rollemberg ainda pediu apoio para a apreciação da Lei de Uso e Ocupação do Solo (Luos), que deve ser encaminhada à Casa até julho.

A criação da Secretaria das Cidades, nova pasta projetada para coordenar as administrações regionais, também foi tema da reunião. (Com informações do Portal Metropoles)

Por atraso de salários, jornalistas do Fato Online entram em greve; veículo pode fechar

1

FatoOnline

 

Lançado há pouco mais de um ano, o portal Fato Online, presidido por Silvio Assis, deve passar por uma reestruturação. IMPRENSA apurou que 116 funcionários do veículo, sendo 75 jornalistas, decidiram entrar em greve por tempo indeterminado, pois estão há meses sem receber salários.

Por Vanessa Gonçalves e Alana Rodrigues – Desde o fim de janeiro, os jornalistas aprovaram em assembleia uma paralisação por tempo determinado, pois estavam sem receber o salário de dezembro e o décimo-terceiro. Como a situação não foi regularizada, eles decidiram entrar em greve.

Diego Amorim, um dos repórteres do portal, divulgou em seu perfil no Twitter que “com o fim de fevereiro, são quatro salários atrasados. É mais um duro golpe no mercado”. Segundo ele, o veículo reuniu um time experiente de jornalistas que “abraçaram um projeto ousado”.

“Fomos um portal valente: até o fim, sem salários, a equipe deu furos e ajudou a trazer um pouco mais de análise ao caótico mundo virtual:, afirmou Amorim. Ele ainda informou que via sindicato os trabalhadores acionarão a Justiça.

Renato Alves, da agência de imagens OBritoNews, que prestava serviços para o Fato Online, também usou o microblog para comentar a situação dos colegas. “Funcionários descobriram que não há nada no nome dos donos, que admitiram ter $ no exterior”. Ele ainda acrescentou, informando que “os donos chegaram a propor aos funcionários que assumissem o negócio, ou seja, as dívidas”.

À IMPRENSA, o coordenador-geral do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do DF, Wanderley Pozzebon, informou que hoje haverá uma reunião com o comando de greve dos funcionários. Na última segunda-feira (29/2), houve uma assembleia em que foi aprovada, por unanimidade, a paralisação.

“As propostas são ridículas e só contribuem para aumentar a indignação dos funcionários. O Sindicato lamenta o fechamento de postos em meio a esse cenário de crise. O que está acontecendo no Fato Online é um reflexo do jornalismo brasileiro hoje. É preocupante”, disse.

Segundo o coordenador do comitê de negociações, Lúcio Vaz, editor de Política do portal, os patrões fizeram duas propostas. Na primeira, para os funcionários que ganham dez mil ou mais, todo o passivo, que contempla quatro salários, seria transformado em cotas na empresa e pro labore de dois terços do salário. Aqueles que ganham menos de dez mil, o pagamento dos quatro salários começaria apenas em 20 de março.

Já na segunda, os funcionários que ganham dez mil ou mais e que não querem se tornar sócios, receberiam em dez parcelas, também a partir de 20 de março. “Eles prometeram pagar onze vezes e não cumpriram”, lamenta Vaz.

Durante a assembleia, os funcionários pediram propostas para adiantar o pagamento ainda nesta semana. Os patrões avaliam a possibilidade de conseguir cinco mil para cada trabalhador. “Eles foram desrespeitosos com os profissionais e traiçoeiros. Vão ter de contratar outro corpo de jornalistas, o que será difícil na atual situação”, diz o editor.

De acordo com ele, a empresa cortou o e-mail dos trabalhadores, dificultando a comunicação, e também tirou a senha dos editores para o acesso ao site. Vaz vê a medida como uma forma para evitar a comprovação de horas extras, o que seria em vão, pois os funcionários já recolheram os dados que precisam para acionar a justiça e reivindicar seus direitos.

“O Brasil precisa do PT. E o PT precisa de você”. Partido pede doações para a campanha de 2016

0

pt

O Partido dos Trabalhadores está enviando e-mail aos filiados pedindo doações financeiras para bancar a campanha eleitoral de 2016, para prefeitos e vereadores.

O e-mail está sendo enviado pela Secretaria Nacional de Organização do PT (naoresponda@pt.org.br). O texto da mensagem diz:

“Seja Companheiro!

As regras mudaram e, partir das eleições deste ano, os partidos poderão contar apenas com doações de pessoas físicas.

Por isso mesmo o apoio de cada militante é fundamental na luta que se avizinha.

Clique a participe!”

O link leva o usuário a pagina http://www.pt.org.br/seja-companheiro/, onde faça o apelo “Seja companheiro, seja companheira. O Brasil precisa do PT. E o PT precisa de você”

Quem se interessar em fazer doação, clica lá no link.

Policiais e bombeiros militares ganham mais tempo. Projeto de Lei 3123/2015 é retirado de pauta

1

 pm

Convocação para o comparecimento maciço à Câmara Federal amanhã (02), fica temporariamente suspenso até que nova data seja marcada para a possível votação do referido Projeto

O deputado federal Alberto Fraga (DEM) declarou no início da tarde desta terça-feira que a votação do Projeto de Lei 3123/2015 não mais entrará em votação essa semana no Congresso Nacional, segundo palavras do ministro da Casa Civil, Jaques Wagner.

Bombeiros e policiais militares temem o PL Lei 3.123/2015, em tramitação na Câmara dos Deputados, que regulamenta o teto remuneratório para todo o funcionalismo público. Ele traz perdas de benefícios já assegurados, principalmente quando os militares saem da ativa.

O principal temor é que a nova regra provoque uma debandada de oficiais que estão prestes a entrar na reserva, antes que os benefícios sejam extintos. Cerca de 230 PMs pediram reserva remunerada (aposentadoria). Esse número de aposentadorias ocorreu só nesta segunda-feira (29). A expectativa é de 1.500 policiais se aposentem até o final de semana. Um número alarmante. O anuncio que o PL seria votado nesta terça-feira (01) implodiu na Polícia Militar e no Corpo de Bombeiros. A oposição se uniu em torno do pedido de retirada da Urgência Constitucional e isso foi aceito imediatamente.

Alberto Fraga recomenda aos policiais e bombeiros que não se desesperem no pedido de reserva imediato, pois caso o projeto seja aprovado haverá tempo suficiente para tal requerimento sem danos ao direito de cada servidor.

Com isso, a convocação para o comparecimento maciço à Câmara Federal amanhã, dia 02/03, fica temporariamente suspenso até que nova data seja marcada para a possível votação do referido Projeto.