Início Site Página 113

Detran-DF: Fim de semana registra mais de 200 infrações de trânsito

0

Operação do Detran-DF foi feita em Águas Claras, Ceilândia, Planaltina, São Sebastião e Taguatinga

Entre sexta-feira (13) e domingo (15), o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), com o apoio da Polícia Militar (PMDF), promoveu ações de fiscalização em Águas Claras, Ceilândia, Planaltina, São Sebastião e Taguatinga. Durante as operações, foram abordados 609 condutores e registradas 213 infrações.

As equipes autuaram 27 motoristas por direção sob efeito de bebida alcoólica, 35 por falta da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), 47 por direção de veículo com escapamento irregular e 104 por infrações diversas.

Publicação lança luz sobre jogo jurídico que pode redefinir o futuro do futebol brasileiro

0

Enquanto o mundo se prepara para a Copa do Mundo, os clubes brasileiros travam uma batalha jurídica que não aparece no placar. Uma publicação inédita analisa, de maneira aprofundada, a aplicação da recuperação judicial aos clubes de futebol brasileiros. Escrito pelo advogado e professor Luciano Ramos, o livro “A recuperação judicial do clube-empresa no Brasil”, da Editora Thoth, será lançado no dia 17 de março, em Brasília.

Na medida em que a Copa do Mundo FIFA de 2026 se aproxima, o esporte volta ao centro das atenções globais. No Brasil, país que construiu parte de sua identidade em torno do futebol, o entusiasmo dentro de campo contrasta com um desafio fora dele: a crise financeira histórica de clubes que acumulam dívidas milionárias e recorrem ao Judiciário para reorganizar suas contas.

Casos recentes, como o do Vasco da Gama, tornaram mais visível uma discussão que antes se restringia ao ambiente jurídico: afinal, clubes de futebol podem pedir recuperação judicial? E, se podem, em que condições? Essas são algumas das perguntas respondidas pelo autor, que é pós-doutorando em Direito pela Universidade de Salamanca, na Espanha, e doutor em Direito Empresarial pela Universidade de Brasília.
A obra investiga os limites e as possibilidades da aplicação da recuperação judicial às entidades desportivas de futebol, tradicionalmente constituídas como associações civis sem fins lucrativos. Na publicação, Luciano Ramos revela se um instituto criado para empresas pode ser utilizado por clubes cuja natureza jurídica, em princípio, não é empresarial.

E, em ano de Copa do Mundo, a discussão ganha ainda mais relevância. O desempenho das seleções mobiliza emoções, mas a sustentabilidade financeira dos clubes é o que garante formação de atletas, investimentos em infraestrutura, geração de empregos e credibilidade institucional.

O autor parte de um diagnóstico claro: o sistema jurídico brasileiro ainda não possui uma legislação própria para o setor esportivo. Diante dessa ausência de disciplina específica, o Poder Judiciário tem sido levado a adaptar mecanismos previstos na Lei nº 11.101/2005 (que foram originalmente concebidos para sociedades empresárias) a uma realidade institucional tão peculiar e marcada por função social relevante, forte vínculo comunitário e impactos diretos nas competições esportivas.

O livro também aborda a transformação recente provocada pela criação das Sociedades Anônimas do Futebol (SAFs), que impulsionou um movimento de profissionalização e reorganização societária no esporte. A obra debate questões relevantes sobre a segurança jurídica dessas operações e o alcance da recuperação judicial nesse novo modelo.

Ao reunir análise da legislação vigente e das decisões judiciais, e fazer uma comparação com outros países, “A recuperação judicial do clube-empresa no Brasil” oferece uma contribuição essencial para advogados, magistrados, dirigentes, investidores e formuladores de políticas públicas.

No país do futebol, discutir a recuperação judicial dos clubes é discutir a própria sobrevivência do jogo como instituição econômica e social. E, neste ano em que o mundo volta seus olhos para a bola, compreender o que acontece nos bastidores pode ser tão decisivo quanto o resultado no campo.

DF inicia semana com mais de 800 vagas de emprego disponíveis

0

Maiores salários são para mecânico de manutenção de máquinas e de motores automotivos. Interessados devem cadastrar o currículo em aplicativo ou ir a uma agência, das 8h às 17h, durante a semana

As agências do trabalhador do Distrito Federal estão com 831 oportunidades profissionais disponíveis nesta segunda-feira (16). Os maiores salários são encontrados em uma vaga para mecânico de motor a diesel (R$ 3,8 mil) em Vicente Pires e uma para mecânico de manutenção de máquina industrial (R$ 3.285,80) no Guará. Para pessoas com deficiência, são reservadas três chances para pedreiro (R$ 2.424) no Guará.

Além disso, estão abertas 150 postos para repositor de mercadorias, 80 para operador de caixa, 61 para auxiliar de limpeza, 60 para atendente de padaria, 108 para ajudante de açougueiro e açougueiro, 70 para padeiro e auxiliar de padeiro, 36 para pizzaiolo, entre outras. Os salários partem de R$ 1.621.

Todos os postos oferecem benefícios. Para participar dos processos seletivos, basta cadastrar o currículo no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital (CTPS) ou ir a uma das 16 agências do trabalhador, das 8h às 17h, durante a semana. Mesmo que nenhuma das chances do dia seja atraente ao candidato, o cadastro vale para oportunidades futuras, já que o sistema cruza dados dos concorrentes com o perfil que as empresas procuram.

Empregadores e empreendedores que desejem ofertar vagas ou utilizar o espaço das agências do trabalhador para as entrevistas podem se cadastrar pessoalmente nas unidades ou pelo e-mail gcv@sedet.df.gov.br. Pode ser utilizado, ainda, o Canal do Empregador, no site da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet-DF).

Coluna do Fluminense | Vitória, ufa

POR RAIMUNDO RIBEIRO

Recebemos o Atlhetico e começamos muito mal, desatentos na partida, surpreendidos pela postura ofensiva adversária.

Logo aos 4 minutos o adversário fez 1×0, após retomar a bola no nosso campo defensivo.

O sofrimento durou pouco e aos 8 minutos, numa falha da defesa adversária Hércules empatou.

O Fluminense passou a controlar a partida ocupando mais o nosso campo ofensivo, mas não conseguia virar o placar.

Aos 27 minutos um lance capital a nosso favor: o jogador adversário fez uma falta desclassificante em Samuel Xavier, o VAR acionou o árbitro que expulsou o jogador do Atlhetico.

Com 1 a mais em campo, o Fluminense aumentou a pressão, e aos 36 minutos Canobio desempatou.
Voltamos para o segundo tempo e o Fluminense continuou dominando a partida.

Aos 10 minutos Acosta faz grande jogada e Savarino desperdiça.

O Fluminense tem a posse de bola, desperdiça as poucas oportunidades que aparecem e com isso coloca em risco os 3 pontos.

Aos 22 minutos entram Soteldo, Serna e Cantilo, saindo Savarino, Canobio e JK.

A falta de ambição do Fluminense em ampliar o marcador castiga, e aos 30 minutos o Atlhetico empata num cruzamento na nossa área.

Aos 38 minutos entra Ganso, saindo Hércules.

Aos 48 minutos Acosta tenta driblar, sobra para Arana que faz 3×2.

Sai Samuel Xavier para entrada de Jemes.

Aos 54 minutos Acosta perde grande oportunidade.

Boa vitória que não esconde os erros que se repetem a cada partida:

Marcação a distância, o que retarda a retomada da bola;

A má pontaria dos nossos atacantes;

A péssima marcação nos cruzamentos na nossa área; e principalmente a falta de ambição em ampliar o placar, quando é óbvio que quanto mais elástico o placar a nosso favor, o adversário desanima mais rapidamente, além do saldo de gols servir como critério de desempate.

Zubeldia precisa corrigir estes erros urgentemente.

A pedido de minha amiga Gláucia, a próxima contratação do Fluminense tem que ser de uma equipe de cardiologistas.

Melhor em campo: Acosta.

Na próxima quarta feira as 21:30 horas enfrentaremos o Vasco em busca de mais uma vitória.

Bora Fluzão 🇭🇺🇭🇺🇭🇺🇭🇺

Raimundo Ribeiro
Apaixonado por futebol e, naturalmente Tricolor

Divas no Digital capacita mulheres em vulnerabilidade como empreendedoras

0

Projeto oferece formação gratuita em marketing digital, gestão de redes sociais e inteligência artificial, no Riacho Fundo II

No mês dedicado às mulheres, uma iniciativa voltada à inclusão digital e ao empreendedorismo feminino transforma o acesso à tecnologia em ferramenta de autonomia. No Riacho Fundo II, o projeto Divas no Digital, desenvolvido por meio de parceria entre a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-DF) e o Instituto Stefano Fumasoli, oferece capacitação gratuita para mulheres em situação de vulnerabilidade social.”

“Nossa missão é conectar o talento dessas mulheres às oportunidades reais da economia digital”

Samara Araújo, subsecretária de Inovação, Capacitação e Inclusão Digital 

Atualmente, 50 mulheres entre 14 e 60 anos participam das aulas, divididas em duas turmas: uma no período vespertino, das 14h às 18h, e outra no noturno, das 19h às 21h.

Durante o curso, as participantes têm acesso a conteúdos de marketing digital, gestão de redes sociais e inteligência artificial, com foco na aplicação prática para impulsionar pequenos negócios e iniciativas empreendedoras.

Capacitação

Para a subsecretária de Inovação, Capacitação e Inclusão Digital da Secti-DF, Samara Araújo, iniciativas como essa contribuem para ampliar a participação feminina na economia digital e fortalecer o empreendedorismo local.

“Nossa missão é conectar o talento dessas mulheres às oportunidades reais da economia digital”, afirma. “Ao oferecer formação gratuita em marketing, branding e gestão de redes sociais, estamos injetando mão de obra qualificada no mercado e fomentando o empreendedorismo feminino local. Com 240 vagas totais, o projeto fortalece o ecossistema de inovação do DF, garantindo que o desenvolvimento econômico da nossa região seja inclusivo e chegue a quem mais precisa.”

Janaína Braga, presidente do Instituto Fumasoli, mantém o foco nas condições das mulheres atendidas: “No projeto de marketing digital, vemos a importância de utilizar as redes sociais, porque a maioria das alunas tem dificuldade de sair para trabalhar fora de casa”

Há 16 anos, o projeto desenvolve capacitação profissional e apoio a pessoas em situação de vulnerabilidade social. Segundo a presidente do Instituto Fumasoli, Janaína Bezerra Amaral Braga, a proposta é oferecer ferramentas que permitam às mulheres ampliar a renda e conquistar maior autonomia financeira, principalmente no caso daquelas que já empreendem ou têm dificuldade de trabalhar fora de casa. Ela afirma que, desde a criação do projeto, mais de 20 mil pessoas já passaram pelas atividades promovidas pela instituição.

“Nós capacitamos mulheres que sofrem violência doméstica com vulnerabilidade social”, aponta. “No projeto de marketing digital, por exemplo, vemos a importância de utilizar as redes sociais, porque a maioria das alunas tem dificuldade de sair para trabalhar fora de casa. E são vendedoras, empreendedoras individuais, então é uma maneira de elas conseguirem ter um alcance maior para vender o seu produto.”

Crescimento profissional

A cantora de forró Cília Rezende procurou o curso para aprimorar as formas de divulgar seu trabalho: “Agora eu posto um vídeo e as pessoas já estão me procurando com mais facilidade”

Nas aulas, as participantes aprendem desde conceitos básicos e até estratégias para divulgar produtos e serviços na internet. O curso inclui orientações sobre público-alvo, criação de conteúdo, produção de vídeos e edição para redes sociais.

A professora Jully Teixeira explica que muitas alunas chegam com ideias de negócios, mas sem saber como utilizar as plataformas digitais para divulgar o trabalho.

“Aqui temos muitas mulheres empreendedoras que não têm conta no Instagram, não sabem fazer uma vitrine do negócio online, então nas aulas a gente ensina um pouco sobre encontrar o público-alvo, montar roteiro de vídeo, o que postar e o que não postar”, explica. “A gente montou o Instagram das meninas e agora estamos aprendendo a editar os vídeos que elas mesmas filmaram”.

De acordo com a professora, ao longo das aulas também é possível perceber mudanças na confiança e na motivação das participantes, que passam a enxergar novas possibilidades de crescimento para seus empreendimentos: “Elas chegam bem perdidas, mas com o passar do tempo já começaram a ficar mais animadas, ter ideias de conteúdos e tudo, porque a gente vai trabalhando a criatividade também. Elas vão começando a confiar mais no negócio próprio delas”.

Entre essas alunas está a aposentada Cília Rezende, de 65 anos. Cantora de forró, ela buscou o curso para aprender a divulgar melhor o próprio trabalho nas redes sociais. “Eu tenho Instagram, mas não sou muito boa em tecnologia”, afirma.

“Quando surgiu o curso, foi minha oportunidade”, comemora. “Já é a segunda semana de aula e eu já estou sabendo puxar no vídeo, editar e jogar nas redes sociais. Agora eu posto um vídeo e as pessoas já estão me procurando com mais facilidade.” A autoestima, complementa ela, também aumentou com o curso, com um ambiente feminino e acolhedor.

Ceilândia avança na mobilidade com mais de 110 km de calçadas construídas

0

Obras seguem em diferentes frentes na cidade, com construção de 2,5 km de ciclovia e calçadas entre a Via M1 (Avenida Elmo Serejo) e a Avenida Hélio Prates, além de 1.300 metros de recuperação de calçadas na lateral da QNO 16, próximo à Praça da Bíblia

Ceilândia segue recebendo investimentos importantes em mobilidade urbana e acessibilidade. O Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), tem ampliado a rede de calçadas em diversos pontos da cidade, garantindo mais segurança para pedestres, ciclistas e pessoas com deficiência.

Desde 2019, a cidade atingiu um marco histórico: 110 quilômetros de calçadas entregues até março de 2026, consolidando um dos maiores avanços em infraestrutura urbana da maior região administrativa do Distrito Federal.

Para o administrador regional de Ceilândia, Dilson Resende, os investimentos representam um avanço direto na qualidade de vida da população. “Ceilândia é uma cidade construída pelo esforço da sua população e investir em calçadas, ciclovias e acessibilidade é investir diretamente na qualidade de vida das pessoas. Estamos falando de mais segurança para quem caminha, para quem pedala e também para idosos e pessoas com deficiência. Esse avanço de mais de 110 quilômetros de calçadas mostra o compromisso do Governo do Distrito Federal com a mobilidade urbana e com o desenvolvimento da nossa cidade”, destacou.

Novas intervenções continuam sendo executadas na cidade | Foto: Divulgação/Administração Regional de Ceilândia

 

Novas frentes de obras

Novas intervenções continuam sendo executadas na cidade. Entre elas está a construção de 2,5 quilômetros de ciclovia e calçadas, ligando o início da Via M1 (Avenida Elmo Serejo) até a Avenida Hélio Prates, importante eixo de mobilidade da região.

Outra frente de trabalho ocorre na lateral da QNO 16, nas proximidades da Praça da Bíblia, onde sao realizados 1.300 metros de recuperação e construção de calçadas, além da restauração de bocas de lobo. A ação melhora o escoamento da água da chuva e reforça a segurança de quem circula pela região.

Também já foram concluídas as obras de implantação de calçadas na EQNP 8/12, no Setor P Sul, que integram a rota acessível da Via P5. O trecho faz parte da ligação estratégica entre o Setor P Sul e a Via N2 Sul. A intervenção integra um projeto maior que contempla 19,6 quilômetros de extensão de calçadas, ampliando significativamente a acessibilidade e a segurança para pedestres na região.

Investimento

Considerando as obras já concluídas, as que estão em execução e aquelas em fase de contratação e licitação, os investimentos destinados a Ceilândia já ultrapassam R$ 423 milhões. Os recursos têm sido aplicados em diversas frentes de melhorias urbanas, com destaque para obras de infraestrutura, mobilidade e acessibilidade, incluindo a construção de calçadas, ciclovias e requalificação de vias, fortalecendo a qualidade de vida e a circulação na cidade.

Obras entregues

Somente em janeiro de 2026, foram entregues 4 quilômetros de novas calçadas na QNN 27, em Ceilândia Norte, nas proximidades do Sesc Ceilândia, um dos pontos mais movimentados da cidade. Ao longo de 2025, diversos trechos também receberam novas estruturas para pedestres. Entre os locais contemplados estão:

• EQNM 02/04;
• QNM 13 (CILC);
• EQNP 1/5, 11 e 28/32;
• EQNN 4/6, 18/20, 22/24 e QNN 27;
• Praça dos Eucaliptos;
• QNO 01/03 e QNO 6 (Setor O);
• EQNO 18/19 (em frente à Escola Classe 56);
• EQNO 17/18 (em frente ao Centro de Ensino Fundamental 31);
• Parque Recreativo do Setor O;
• Setor de Indústrias de Ceilândia;
• Universidade de Brasília (UnB) e Instituto Federal de Brasília (IFB);
• Área de Desenvolvimento do P Sul;
• Ligação da Via P5 até a Avenida N2 Sul, na altura da Escola Técnica de Ceilândia;
• Calçadas ao longo da Via N1 Sul e ligação entre as vias N1 e N2 Sul;
• Canteiro central da N2 Sul;
• Calçada de ligação da passarela da BR-070, ao lado do terminal do Setor O, com acesso ao Centro de Ensino Especial 02, à Feira Permanente, ao Centro de Saúde nº 7 e à 24ª Delegacia de Polícia.

Plataforma ADM 24h facilita comunicação de demandas da população

Cidadão pode demandar serviços de zeladoria por meio do aplicativo, site, telefone ou presencialmente nas administrações regionais; Ceilândia, Samambaia, Taguatinga e Plano Piloto concentram maior número de registros

De maio de 2024 a fevereiro deste ano, foram feitos mais de 78,4 mil registros na plataforma Administração Regional Digital 24h (ADM 24h). O canal de comunicação foi criado pelo Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da Secretaria de Governo (Segov), com o objetivo de ampliar o diálogo com a população, que pode solicitar serviços de zeladoria sem sair de casa.

As cidades com maior volume de manifestações são Ceilândia, Samambaia, Taguatinga e Plano Piloto, com mais de 200 mil registros cada uma. Em relação à efetividade das solicitações, destacam-se Arapoanga, Lago Sul, Águas Claras, Itapoã e Varjão, com resolução de mais de 96% dos pedidos. A taxa geral de efetividade, considerando as 35 regiões administrativas, é de 76,54%.

A plataforma ADM 24h amplia o diálogo com a população, que pode solicitar serviços de zeladoria de forma remota | Fotos: Tony Oliveira/Agência Brasília

Segundo o secretário de Governo, José Humberto Pires de Araújo, a plataforma ampliou o diálogo com o cidadão. “Em apenas um dia, tivemos mais de mil chamadas. É um espaço onde as pessoas conseguem falar com o governo sem sair de casa. Isso é participação de verdade”, salienta. Os serviços são executados pelos órgãos competentes, administrações regionais e pelo programa GDF Presente, que agregam as informações ao planejamento de ações diárias e contínuas de manutenção das cidades.

Cada demanda recebida segue um processo técnico de resolução, para que as informações não sejam perdidas e o problema seja efetivamente solucionado. São mais de 250 serviços que podem ser solicitados. Os temas mais recorrentes são poda de árvores, recuperação asfáltica e iluminação pública, seguidos por pedidos relacionados à limpeza de áreas públicas e à saúde. Os prazos de execução variam conforme cada ação, de acordo com estimativa dos órgãos responsáveis.

As cidades que mais usam a plataforma são Ceilândia, Samambaia, Taguatinga e Plano Piloto, com mais de 200 mil registros cada

O chefe da Assessoria de Acompanhamento de Projetos Estratégicos da Segov, Vilton Gonzaga, explica que a plataforma surgiu para integrar a parte administrativa e gerar mais agilidade ao trabalho. “Anteriormente, tínhamos muitos problemas de relacionamento e integração para ver de quem era a competência da realização dos serviços”, comenta ele, acrescentando que a dificuldade impactava diretamente na resposta ao cidadão.

Agora, as manifestações recebidas pelo ADM 24h passam por um processo ágil de resolução, para que cada uma seja concluída no prazo específico do serviço. “Remodelamos toda a estrutura, fizemos várias adequações administrativas para que essa resposta ao pedido pudesse ser mais rápida. Saímos de pedidos que demoravam cerca de 21 dias para chegar ao estágio de solução para algo em torno de 20 minutos. É mais agilidade, rapidez, maior transparência e resposta com segurança”, exemplifica Gonzaga.

“Essa demanda chega a uma equipe específica nas regionais, que foi capacitada pelo Governo do Distrito Federal para avaliar a plausibilidade do pedido”, detalha o gestor. “Os servidores verificam a viabilidade da ação e a necessidade de vistoria prévia pela administração, que já conta com uma equipe regional preparada para isso. Após essa etapa, o pedido é encaminhado ao órgão executor.”

Segundo Gonzaga, o modelo gera economicidade e assertividade, uma vez que o serviço é direcionado à área responsável sem obstáculos.

José Humberto Pires de Araújo, secretário de Governo: “É um espaço onde as pessoas conseguem falar com o governo sem sair de casa. Isso é participação de verdade”

Sistema rastreável e auditável

Tanto as respostas positivas quanto as negativas aos pedidos — quando a execução não é possível devido a um motivo específico — são registradas na plataforma, contribuindo para a transparência do trabalho. Cada fase do atendimento é registrada em um histórico. “Quando o pedido chega, fica em aberto e logo passa para o status de atendimento, que é quando um servidor começa o tratamento da demanda. Isso não acontecia anteriormente. O sistema, hoje, é integralmente auditável e rastreável, sem que os pedidos se percam no bojo da administração pública”, afirma Gonzaga.

Atualmente, todos os órgãos do GDF fazem parte da plataforma e há integração completa com a Companhia Energética de Brasília (CEB IPes), o Serviço de Limpeza Urbana (SLU) e a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), nos serviços de poda de árvores, manutenção de asfalto e iluminação pública.

“Tudo relativo à iluminação pública está totalmente integrado à Administração 24 Horas, em que o cidadão pode fazer a solicitação de vários serviços, que já segue para o sistema de controle da CEB”, esclarece Gonzaga. “O SLU, inclusive, abandonou um projeto para utilizar a nossa ferramenta de gestão do ADM 24h, sem qualquer gasto com informação ou treinamento, trazendo uma economia de R$ 6,5 milhões aos cofres públicos. Algo muito interessante que mostra o potencial da plataforma.”

A dona de casa Joyce dos Santos, 25 anos, teve um pedido registrado no portal Administração 24 Horas concluído. Moradora de Sobradinho dos Melos, área rural do Paranoá, ela solicitou o patrolamento das vias que conectam a rodovia às residências. O trecho estava desgastado e, por isso, impedia a passagem de ônibus escolares, prejudicando diretamente o bem-estar das crianças e adolescentes da comunidade. O problema foi solucionado pela administração regional em pouco tempo, garantindo conforto e segurança aos estudantes.

“A estrada estava com muitos buracos, e os ônibus não conseguiam mais passar por aqui. Tínhamos que levar as crianças até o ponto de encontro na BR, que dá uns 40 minutos de caminhada. Fui atrás várias vezes até que fiquei sabendo do portal e fiz o pedido. Dois dias depois já estavam aqui com caminhão, colocando terra e cascalho na pista”, conta a dona de casa. “No mesmo dia, os ônibus já voltaram a buscar e trazer os meninos.”

Como utilizar

A plataforma pode ser acessada por cinco canais diferentes: o Portal do Cidadão, o aplicativo e-GDF, o WhatsApp (61) 3410-9000, o telefone 156 e o contato presencial, nas administrações regionais. Em breve, o Portal do Cidadão ganhará um novo painel, pelo qual será possível acompanhar os números de registros, os temas recorrentes e os índices de efetividade.

Ao entrar no site ou no aplicativo, o cidadão escolhe se deseja se identificar ou não. A identificação — feita por meio do login no portal Gov.br — permite acompanhar a situação das demandas e receber contato por e-mail.

Depois, basta clicar em Administração Regional 24h, na aba “Cidadão”, e selecionar o serviço que deseja solicitar. É necessário informar a região administrativa, o endereço e a descrição do que precisa ser feito. Também há espaço para envio de fotos. Todos os registros recebem um número de protocolo. Os pedidos via internet, assim como por telefone e WhatsApp, podem ser registrados a qualquer momento do dia, com atendimento 24 horas.

Polícia Militar do DF conclui missão técnica nos Estados Unidos

0

Missão teve foco em inovação, despacho policial e resposta a incidentes críticos

A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) concluiu uma relevante agenda internacional de estudos, intercâmbio técnico e visitas institucionais nos Estados Unidos, voltada ao aperfeiçoamento de práticas de comando e controle, despacho policial, inovação tecnológica e resposta a ocorrências críticas.

A missão teve como objetivo identificar experiências, protocolos, tecnologias e boas práticas que possam contribuir para o fortalecimento da atividade operacional da Corporação, especialmente nas áreas de atendimento emergencial, coordenação de recursos, comunicações críticas e apoio à tomada de decisão em tempo real.

A comissão da PMDF foi composta pelo chefe da comitiva e chefe do Centro de Operações da Polícia Militar (Copom), tenente-coronel Rafael Delatorres; pelo major Leandro Lima, do Centro de Tecnologia e Inovação (Ceti) da PMDF; e pelos sargentos Marcelo Pires de Farias e Rafael Gadelha, ambos do Copom. Durante a programação, a comitiva participou do Calnena Annual Conference 2026, evento de referência na área de atendimento de emergências e sistemas 9-1-1, que reuniu especialistas, gestores, operadores e empresas de tecnologia voltadas à segurança pública e à gestão de incidentes críticos.

No evento, os representantes da PMDF acompanharam palestras, workshops e treinamentos sobre temas estratégicos, como resposta a atirador ativo, classificação e priorização de ocorrências críticas, integração entre despacho e patrulhamento, coordenação entre múltiplas agências, interoperabilidade de rádio, equipes de contato e resgate, resiliência dos profissionais de atendimento emergencial e uso de tecnologia para ampliação da consciência situacional. Os conteúdos destacaram o papel central dos centros de despacho como estruturas decisórias essenciais em eventos de alta complexidade.

Entre as principais tecnologias, soluções e práticas observadas ao longo da missão, destacam-se:

  • Integração em tempo real entre despacho, patrulhamento e comando operacional;
  • Uso de mapeamento prévio de escolas, instalações sensíveis e grandes áreas de circulação, com adoção de nomenclaturas operacionais padronizadas;
  • Fortalecimento de protocolos de interoperabilidade de rádio e comunicações entre diferentes agências;
  • Utilização de centros de monitoramento em tempo real e ferramentas de apoio à gestão do incidente;
  • Emprego de câmeras corporais com geolocalização para rastreamento de equipes e prevenção de ocorrências de fogo amigo;
  • Procedimentos estruturados de callback, recomposição de efetivo e gestão de pessoal em eventos prolongados;
  • Uso de recursos de streaming de vídeo em chamadas de emergência, ampliando a percepção situacional do atendente;
  • Aperfeiçoamento de protocolos de despacho para cenários de múltiplas vítimas, ataques em escolas e incidentes com grande mobilização de recursos.

Além da participação no evento, a comitiva realizou 10 visitas técnicas a organizações policiais e centros de operações nos Estados Unidos, oportunidade em que pôde conhecer, de forma direta, estruturas físicas, fluxos operacionais, tecnologias embarcadas, modelos de supervisão e rotinas de integração entre atendimento telefônico, rádio, monitoramento e comando.

As visitas contemplaram experiências desenvolvidas por agências policiais em diferentes localidades americanas, com atenção especial aos seus centros de despacho, centros de comando, processos de atendimento de emergência, articulação entre unidades operacionais e modelos de inovação institucional.

Além da participação no evento, a comitiva realizou 10 visitas técnicas a organizações policiais e centros de operações nos Estados Unidos

 

Ao longo da agenda, a comissão observou práticas relacionadas a:

  • Governança dos centros de operações;
  • Emprego de tecnologia no apoio à decisão;
  • Integração entre polícia, bombeiros e serviços médicos de emergência;
  • Protocolos para resposta rápida a eventos críticos;
  • Planejamento para grandes eventos e ambientes escolares;
  • Capacitação contínua de despachantes, supervisores e equipes de rua;
  • Prevenção de falhas de comunicação e redução de riscos operacionais.

A experiência também permitiu identificar o valor estratégico da aproximação entre áreas operacionais e tecnológicas, reforçando a importância da atuação conjunta entre o Copom e o Ceti no desenvolvimento de soluções voltadas à modernização institucional da PMDF.

A missão internacional reafirma o compromisso da Polícia Militar do Distrito Federal com a busca permanente por inovação, eficiência operacional e qualificação técnica, alinhando a Corporação às melhores práticas internacionais em comando e controle, gestão de emergências, comunicações críticas e resposta a incidentes de alta complexidade.

Com a participação no Calnena Annual Conference 2026 e a realização das visitas técnicas, a PMDF amplia seu repertório institucional, fortalece sua cultura de inovação e consolida uma agenda estratégica voltada ao aprimoramento do serviço prestado à sociedade do Distrito Federal.

Caiado lança Daniel Vilela ao governo com presença de 209 prefeitos, em Jaraguá

Em encontro com presença de mais de duas mil lideranças políticas, governador lança candidatura do emedebista e nomes da base governista ao Senado

Ao lado de 209 prefeitos, centenas de lideranças políticas estaduais e nacionais, e milhares de apoiadores, o governador Ronaldo Caiado (PSD) lançou as pré-candidaturas da chapa da base governista em Jaraguá, que se tornou a “capital política” do estado neste sábado (14/3). O ato marcou o lançamento da pré-candidatura do vice-governador Daniel Vilela (MDB) ao governo nas eleições de outubro.

Ao lançar Vilela como seu sucessor, Caiado fez um balanço de sua gestão e enfatizou que termina o mandato com a cabeça erguida e com a sensação de dever cumprido por devolver a dignidade aos goianos. “Goiás não vai andar para trás. Vamos continuar avançando cada vez mais e Daniel terá a maior vitória que o estado já conseguiu após a saída de um governador com seus dois mandatos. Ele vai ganhar no primeiro turno, igual eu ganhei as duas eleições quando disputei o governo”, enfatizou o gestor estadual.

“Vocês vão ver aqui em Goiás a maior mobilização política já feita no país. Vamos andar casa a casa, com vereadores, prefeitos e deputados. Vamos ver o que é um governo bem avaliado com resposta de votos. Goiás não dará margem a ex-presidiário, muito menos a oportunistas que nunca na vida conheceram a realidade do interior do estado. Vamos eleger 37 deputados da base aliada de 41 vagas, e 14 [dos 17] deputados federais, dando continuidade ao apoio aos prefeitos e lideranças municipais. Esse é o governo que o povo deseja, para que seja ampliado e melhorado pelas mãos do Daniel Vilela”, continuou Caiado.

Com a presença de mais de 86% dos prefeitos do estado, de representantes de todos os 246 municípios goianos e de mais de mil vereadores, o evento “Pra Frente Goiás” reuniu mais de 15 mil pessoas no Clube das Cavalhadas, demonstrando a capilaridade política e a unidade da base governista estadual. A mobilização foi articulada diretamente por Caiado e Daniel Vilela, que convocaram lideranças de todas as regiões, em demonstração de força do grupo político que governa o estado desde 2019.

A tônica do evento foi a demonstração de apoio por parte das lideranças municipais ao projeto de continuidade do governo estadual, no momento de transição entre a gestão Ronaldo Caiado e a de Daniel Vilela, que assume o governo em 31 de março. Com passagem pelos cargos de vereador, deputado estadual e deputado federal, Vilela tem bagagem política e atua como vice-governador desde 2023, atuando diretamente nas decisões do Executivo estadual.

“Eu já participei de muitos momentos da vida política do nosso estado, mas devo confessar que o dia de hoje é o mais emocionante da minha vida política”, comentou Vilela, ao agradecer a presença de todas as lideranças políticas e destacar que “vieram para trazer o reconhecimento e agradecimento ao nosso governo pelo que temos feito pelos municípios”.

“Essa é uma grande demonstração da nossa força política e será, sem dúvida nenhuma, determinante para que possamos ganhar as eleições no primeiro turno. Vamos ser eternamente gratos por essa disposição que vocês têm demonstrado de estar ao nosso lado e continuar lutando para que Goiás continue no caminho certo. Caiado me deu a oportunidade de ser vice-governador e ser parte ativa desse governo. E quando assumir a gestão, podem ter certeza de que vamos continuar no mesmo ritmo de trabalho e na mesma determinação para continuar garantindo as conquistas e avanços que Goiás alcançou sob a liderança de Caiado e Gracinha”, finalizou Daniel Vilela.

A primeira-dama Gracinha Caiado, que também lançou sua pré-candidatura ao Senado durante o evento, agradeceu a parceria das lideranças políticas e a sintonia com Daniel Vilela na gestão dos programas do governo. “Ver tantas lideranças aqui hoje mostra a força do nosso projeto, que transformou Goiás. Daniel é um grande parceiro, um jovem preparado, inteligente e que saberá dar continuidade a esse projeto de transformação. Um projeto baseado em valores fortes e em luta”, discursou.

Presidente da Federação Goiana dos Municípios (FGM) e prefeito de Jaraguá, Paulo Vitor Avelar classificou o lançamento da chapa como “o maior evento político fora da capital do Estado que já aconteceu na história recente da política goiana”. Para ele, a presença de lideranças políticas dos 246 municípios goianos representa a aprovação dos prefeitos à gestão de Caiado e à continuidade da gestão com Vilela. “Daniel é a continuidade segura e responsável para que esse estado continue a crescer”, comentou.

Para Zé Délio Jr., prefeito de Hidrolândia e presidente da Associação Goiana dos Municípios (AGM), “o sentimento é de esperança, pois temos a certeza que Daniel continuará esse legado de sucesso que foi esse governo”. “Nós queremos um governo que sabe trabalhar, e não queremos voltar ao passado e ao governo que desvalorizava os prefeitos”, completou.

Apoio

A mobilização em Jaraguá foi mais uma demonstração da força de coesão do grupo político, que amplia a base governista com a adesão de ex-aliados de adversários diretos ao Executivo estadual. Diversos políticos goianos procuraram Daniel Vilela nas últimas semanas para demonstrar apoio à sua candidatura, como o deputado federal Daniel Agrobom, que anunciou sua saída do PL, e seu filho Daniel Júnior, prefeito de Bom Jesus de Goiás, que também deve deixar a sigla.

Outras baixas na oposição foram do prefeito de Pilar de Goiás, Tiagão; do gestor de Ouro Verde de Goiás, Rodrigo Fonseca; e da deputada federal Lêda Borges, que declararam apoio ao projeto de Vilela. Lêda trocou o PSDB pelo Republicanos.

Prestigiando o evento, o presidente nacional MDB, deputado federal Baleia Rossi (SP), lembrou do legado do pai de Daniel Vilela, o ex-governador Maguito Vilela. “Quando eu estive em Goiânia, seu pai me falou que o MDB deveria voltar a ser o ponto de equilíbrio. Nós adotamos isso como lema para o MDB nacional, e é exatamente o que você significa para nós: um jovem, uma renovação”, discursou.

Gilberto Kassab, presidente nacional do PSD, destacou a força política de Caiado durante o evento, que também marcou a filiação do governador ao partido. “O Brasil deve muito a você, Caiado. Ao se filiar ao PSD, deu ao país a esperança de um projeto forte. Ninguém tem dúvida de que se o Brasil tiver o privilégio de ter Caiado como presidente, será um dos melhores da história do país”, enfatizou. “E Daniel Vilela tem a responsabilidade de dar sequência a uma gestão tão bem avaliada. Com sua juventude, mas carregado de experiência, você é a pessoa certa”, destacou.

Congresso Nacional

O evento em Jaraguá serviu como termômetro da força da base governista e marcou também o lançamento das pré-candidaturas ao Senado Federal do deputado federal Zacharias Calil, recém filiado ao MDB, e do ex-deputado federal Alexandre Baldy (Progressistas), que endossaram o apoio à eleição de Daniel Vilela. “Caiado entrega Goiás a esse jovem para que ele possa dar continuidade aos programas que transformaram a vida dos goianos. Daniel, você contará com a nossa federação para que possa te conduzir ao governo”, enfatizou Baldy ao mencionar a federação do Progressistas com o União Brasil.

Candidato à reeleição, o senador Vanderlan Cardoso, presidente estadual do PSD, classificou Daniel Vilela como a “esperança em continuidade”. Para o parlamentar, Vilela irá superar o trabalho desenvolvido por Caiado à frente do governo de Goiás. “A continuação é isso”, resumiu. Vanderlan esclareceu ainda a importância da pluralidade de nomes lançados na chapa governista para disputar o Senado. “Cada um tem seu trabalho para apresentar. Não é disputa, nem briga. O Senado Federal precisa de gente municipalista, que chegue para resolver os problemas do nosso Estado”, completou.

O presidente da Assembleia Legislativa, Bruno Peixoto (PRD), declarou a necessidade de dar continuidade à boa gestão estadual. “Esperamos que Daniel Vilela tenha êxito no primeiro turno. Nós precisamos dar continuidade a esse belíssimo trabalho que vem sendo realizado pelo governador Caiado, que tem gerado resultados positivos para a população, com obras que trazem melhoria para a qualidade de vida da nossa gente. Nós, deputados e deputadas, vamos trabalhar para a vitória em primeiro turno”, enfatizou.

Ceilândia recebe ações de manutenção urbana e limpeza pública

0

Serviços incluem recuperação asfáltica, retirada de entulho e limpeza de bocas de lobo

Brasília, 14 de março de 2026 – Entre os dias 6 e 12 de março, a Administração Regional de Ceilândia intensificou ações de manutenção urbana, recuperação de pavimentação e limpeza pública em diversos pontos da cidade. Os trabalhos foram realizados em parceria com órgãos do Governo do Distrito Federal, como a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), o Serviço de Limpeza Urbana (SLU) e o programa GDF Presente.

Durante o período, equipes atuaram na recuperação asfáltica de vias consideradas estratégicas para a mobilidade da região. As intervenções ocorreram na Via 04, Via N3 Norte, Via O2, Via O3, Via M3 Sul, na entrada do Hospital Regional de Ceilândia, no cruzamento semafórico da Via NM3 com a O4, nas quadras EQNN 17/19 e QNO 20, além da Área de Desenvolvimento Econômico do P Sul.

Nas ações executadas pelas equipes técnicas, foram utilizadas aproximadamente 24 toneladas de massa asfáltica. A operação também contou com o apoio da Novacap, que disponibilizou caminhão térmico e rolo compressor para continuidade dos serviços nas quadras EQNM 5/7 e EQNM 23/25, em Ceilândia Sul.

De acordo com o administrador regional de Ceilândia, Dilson Resende, a atuação integrada entre diferentes órgãos do governo permite ampliar o alcance das melhorias urbanas. Segundo ele, intervenções como recuperação de vias, retirada de entulho e manutenção da infraestrutura contribuem para melhorar a qualidade de vida e a segurança da população.

As ações também incluíram reforço na limpeza urbana e retirada de materiais descartados irregularmente em várias áreas da cidade. Ao todo, foram removidas 147 toneladas de entulho das vias públicas. As equipes recolheram ainda cerca de 680 quilos de materiais inservíveis e lixo verde em áreas próximas à estação de metrô e na avenida onde estão localizadas unidades do Sesc e do Iesb.

Os serviços de limpeza foram realizados em locais como QNN 36, QNN 37, QNN 30, QNN 27, QNM 14, EQNO 03/05, EQNO 04/06, conjuntos da QNN 01, além de pontos do Setor O e da Área de Desenvolvimento Econômico.

Na área de drenagem, foram limpas 40 bocas de lobo na Avenida N3 Norte. A medida contribui para melhorar o escoamento das águas pluviais e reduzir riscos de alagamentos, especialmente durante o período de chuvas.

Outros serviços de infraestrutura também foram executados na cidade. Entre eles estão a instalação de oito peças de meio-fio na avenida de acesso à Feira do Produtor, próxima ao balão da UPA da QNM 27, reparos e revitalização de calçadas no canteiro central da Avenida N3, na altura da QNN 31, em frente ao Iesb, além da preparação de área no Setor O para construção de novas calçadas.

Também foram realizados reparos no telhado da Associação de Cadeirantes, localizada na Praça do Trabalhador, na QNM 13.