Início Site Página 104

Caravana Social da Fecomércio chega ao Recanto das Emas nos dias 27 e 28

0

Entre os serviços oferecidos estão atendimento médico e odontológico, emissão de RG, CPF e Carteira de Trabalho, além de inscrições para o programa Jovem Aprendiz e estágios

Nos dias 27 e 28 de março, a população do Recanto das Emas terá acesso gratuito a serviços de saúde, lazer, cultura, direitos e cidadania com a Caravana Social da Fecomércio. A ação será realizada na Avenida Recanto das Emas (em frente à administração regional), das 9h às 17h na sexta-feira, e das 9h às 15h no sábado.

Entre os serviços oferecidos estão atendimento médico e odontológico, emissão de RG, CPF e Carteira de Trabalho, além de inscrições para o programa Jovem Aprendiz e estágios. A oferta dialoga diretamente com a realidade Região Administrativa, que possui mais de 105 mil habitantes, com idade média de 32 anos e em situação de alta vulnerabilidade social.

De acordo com a Pesquisa Distrital Por Amostra de Domicílios (Pdad) 2024, a taxa de desocupação entre a população em idade ativa na região é de 10,3%. Diante do cenário, a Caravana Social da Fecomércio dará ênfase em qualificação profissional, empregabilidade, orientação para cursos e serviços de apoio ao trabalhador.

O período de realização da Caravana Social da Fecomércio também é estratégico. No mês de março se intensificam as demandas por regularização de documentação, reorganização familiar e planejamento de qualificação/emprego.

De 2022 a 2025, a Caravana Social da Fecomércio atendeu quase 112 mil pessoas em 20 regiões administrativas do DF, como Arapoanga, Sol Nascente, Paranoá, Santa Maria, Estrutural e São Sebastião.

Esta edição da Caravana Social da Fecomércio reforça o objetivo da ação: ampliar o acesso da população a serviços essenciais, sobretudo em territórios com mais demandas sociais.

Serviço

Caravana Social da Fecomércio
Data: Dias 27 e 28 de março de 2026
Local: Recanto das Emas – Avenida Recanto das Emas (em frente à administração regional)
Horários:
Dia 27/3 – das 9h às 17h
Dia 28/3 – das 9h às 15h

Serviços: emissão de Carteira de Trabalho, RG e CPF; inscrições para Jovem Aprendiz e estágios; corte de cabelo (feminino e masculino); recreação esportiva; apresentações circenses; city tour por Brasília e muito mais.

Todos os serviços são gratuitos e de classificação indicativa livre.

GDF apresenta avanços e alinha prioridades com setor produtivo

0

Reunião do Codese discute desenvolvimento e balanço de ações no Distrito Federal

Brasília, 23 de março de 2026 — O governador Ibaneis Rocha participou, nesta segunda-feira (23), de um encontro com integrantes do Conselho de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Estratégico do Distrito Federal (Codese-DF) para apresentar resultados da gestão e alinhar diretrizes voltadas ao crescimento da capital.

Durante a reunião, o chefe do Executivo destacou avanços em áreas como saúde, educação e habitação. Entre as ações mencionadas estão a previsão de contratação de 1,3 mil profissionais da saúde, ampliação de parcerias com a iniciativa privada para agilizar atendimentos e aumento no número de cirurgias na rede pública. Na habitação, o governador ressaltou a entrega de mais de 12 mil moradias no Itapoã Parque, com foco na redução de ocupações irregulares.

Na educação, Ibaneis afirmou que a maior parte das escolas do DF passou por reformas, além da construção de novas unidades. Segundo ele, os investimentos fazem parte do legado da atual gestão.

A 7ª Reunião do Modelo de Governança do Codese-DF teve como objetivo avaliar a execução de propostas elaboradas entre 2018 e 2026, com base no documento estratégico “O DF que a gente quer”. O encontro também buscou fortalecer a cooperação entre o poder público e o setor produtivo.

O modelo de governança do conselho reúne especialistas e representantes da sociedade civil organizados em câmaras técnicas, que atuam de forma voluntária na formulação de propostas para o desenvolvimento econômico e social do Distrito Federal.

Durante o encontro, Ibaneis Rocha alinhou prioridades e apresentou a execução de ações voltadas ao desenvolvimento do DF ao longo dos últimos oito anos

De acordo com o secretário de Governo, José Humberto Pires de Araújo, o espaço contribui para aproximar a gestão pública da sociedade civil organizada. Já o presidente do Codese-DF, Dionyzio Klavdianos, destacou que o momento é de avaliação das ações implementadas e de acompanhamento das propostas em andamento.

A reunião também ocorre paralelamente à elaboração da versão 2026 do documento estratégico, desenvolvida com apoio da Fundação Dom Cabral, que deve reunir diretrizes voltadas à inovação, ao fortalecimento do ambiente de negócios e ao crescimento sustentável da capital.

Criado em 2017, o Codese-DF atua como um fórum permanente de diálogo entre governo e sociedade, contribuindo para a construção de políticas públicas de longo prazo no Distrito Federal.

DF reduz perdas de vacinas e amplia aplicação de doses

0

Estratégias elevam eficiência e fortalecem cobertura vacinal na rede pública

Brasília, 23 de março de 2026 — A Secretaria de Saúde do Distrito Federal registrou melhora no aproveitamento de vacinas nos últimos dois anos. Em 2025, o índice de perdas caiu para 0,94%, com 27,3 mil doses descartadas, mesmo com o aumento no total de aplicações, que chegou a 2,9 milhões. Em 2024, haviam sido aplicadas 2,8 milhões de doses, com descarte de 36,5 mil (1,27%).

De acordo com a gerente da Central Distrital da Rede de Frio, Tereza Luiza Pereira, o resultado é fruto de três pilares principais: reforço logístico, ampliação das ações de vacinação e capacitação contínua das equipes de saúde.

Os investimentos incluem a modernização da estrutura de armazenamento, com a aquisição de câmaras frias na unidade do Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), além da ampliação da capacidade no Hospital Regional de Taguatinga. Atualmente, mais de cem salas de vacinação funcionam regularmente em todo o DF.

Busca ativa: somente no ano passado, equipes da SES-DF aplicaram 154,9 mil doses em 1.085 ações extramuros, realizadas em praças, shoppings e locais de grande circulação| Foto: Ualisson Noronha/Agência Saúde DF

Outra estratégia tem sido a intensificação das ações extramuros. Em 2025, foram aplicadas cerca de 154,9 mil doses em mais de mil atividades realizadas em locais de grande circulação, como escolas, feiras e centros comerciais. Entre as iniciativas, destaca-se o “Carro da Vacina”, que leva imunização a regiões com menor acesso, incluindo áreas rurais.

Segundo a chefe do Núcleo de Vigilância Epidemiológica da Região Oeste, Zildene Bitencourt, o controle rigoroso da temperatura e o planejamento das ações são essenciais para evitar perdas. Cada caixa térmica é monitorada constantemente, seguindo protocolos técnicos.

A qualificação dos profissionais também tem papel central. Entre 2024 e 2025, cerca de dois mil servidores participaram de 43 treinamentos voltados ao manejo adequado dos imunizantes e à prevenção de desperdícios.

Apesar dos avanços, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal alerta que a adesão da população ainda é um desafio. O secretário Juracy Lacerda reforça a importância de pais e responsáveis manterem a vacinação em dia, especialmente entre crianças e adolescentes.

Dados da pasta indicam baixa cobertura em algumas campanhas, como a vacinação contra a covid-19 em crianças pequenas e a imunização contra a dengue em jovens de 10 a 14 anos, que ainda estão abaixo da meta de 90%.

Para ampliar a cobertura e reduzir perdas, a secretaria também avalia a expansão do público-alvo de determinadas vacinas, conforme diretrizes do Ministério da Saúde e do Programa Nacional de Imunizações.

Samambaia recebe nova unidade do Na Hora nesta terça-feira

0

Espaço amplia acesso a serviços públicos e reforça atendimento integrado

Brasília, 23 de março de 2026 — A população de Samambaia passa a contar, a partir desta terça-feira (24), com uma nova unidade do programa Na Hora, que amplia o acesso a serviços públicos na região. A inauguração está marcada para as 11h, no Samambaia Shopping.

Somente em 2025, o programa realizou mais de 2,4 milhões de atendimentos no DF | Foto: Jhonatan Vieira/Ascom Sejus-DF

Coordenado pela Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal, o programa é conhecido por concentrar diferentes atendimentos em um único local, facilitando a vida do cidadão. Apenas em 2025, foram realizados mais de 2,4 milhões de atendimentos, com índice de satisfação de 99,93%.

Entre os serviços disponíveis estão emissão de documentos, atendimentos de órgãos públicos e orientações diversas. O Na Hora também opera com unidades móveis e ações itinerantes, além de manter um posto voltado ao empreendedorismo no Venâncio Shopping.

Com a nova estrutura, Samambaia passa a integrar de forma permanente a rede do programa, que agora soma dez unidades fixas em funcionamento no Distrito Federal.

Serviço

Evento: Inauguração da unidade do Na Hora Samambaia
Data: 24 de março
Horário: 11h
Local: Samambaia Shopping – QN 122, Conjunto 15

Programa Pontes para o Mundo chega à segunda edição com mais vagas e mais países

0

Pontes para o Mundo amplia vagas e inclui novos países em 2026

Brasília, 23 de março de 2026 — A Secretaria de Educação do Distrito Federal lançou, nesta segunda-feira (23), a segunda edição do programa Pontes para o Mundo, que oferece intercâmbio internacional a estudantes da rede pública. O anúncio foi feito durante cerimônia no Cine Brasília, com a presença do governador Ibaneis Rocha.

Criado em 2025, o programa já beneficiou 102 alunos com intercâmbio de até três meses no Reino Unido. Para 2026, a iniciativa será ampliada e passará a contemplar 400 estudantes, além de incluir novas opções de destino, como Canadá, França e Espanha.

Durante o lançamento, o governador destacou o impacto da iniciativa na formação dos jovens, ressaltando que o programa oferece oportunidades raras no país e contribui para o crescimento pessoal e acadêmico dos participantes. A primeira-dama Mayara Noronha Rocha também enfatizou que os estudantes selecionados se tornam referência dentro de suas comunidades.

A secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, reforçou o convite para que os alunos acompanhem o edital e aproveitem a oportunidade. Segundo ela, o programa representa uma porta de acesso a novas experiências culturais e educacionais.

“Esse é um dos programas que investem diretamente na qualificação dos nossos estudantes. Vocês vão acabar sendo referência, exemplos para os colegas que estão nas escolas de vocês, para os jovens que estão na mesma rua brincando com vocês, acompanhando ali a sua trajetória de vida”, destacou a primeira-dama do DF, Mayara Noronha Rocha

Entre os participantes da primeira edição está a estudante Giovanna Borba, do Centro Educacional do Lago, que destacou a experiência como transformadora. Ela teve a oportunidade de estudar no País de Gales, vivenciando uma nova cultura e ampliando seus conhecimentos acadêmicos. Relatos semelhantes foram compartilhados por outros alunos, que ressaltaram o impacto do intercâmbio em suas trajetórias.

Para os interessados na edição deste ano, o processo seletivo promete ser concorrido, mas representa uma chance única de vivenciar experiências internacionais, especialmente para estudantes da rede pública.

Além do intercâmbio, os participantes deverão registrar suas vivências em artigos que serão publicados na revista Com Censo Jovem, iniciativa de incentivo à produção científica entre estudantes. A proposta é garantir que o aprendizado adquirido no exterior também contribua para o desenvolvimento acadêmico no retorno ao Brasil.

Celina recebe 700 jovens em solenidade de abertura do Jovem Candango

Cerimônia marca o início do ciclo 2025/2027 do programa, com recepção aos participantes e entrega de uniformes

O Palácio do Buriti recebeu, nesta segunda-feira (23), cerca de 700 jovens que participam de mais uma edição do programa Jovem Candango. A vice-governadora Celina Leão deu as boas-vindas aos participantes em um evento que marcou a abertura do ciclo 2025/2027, com entrega de uniformes e recepção aos alunos e familiares.

Para a vice-governadora, o programa alia formação prática e inclusão social ao abrir caminho para a autonomia financeira dos participantes e a entrada no mercado de trabalho. “Aqui eles terão o primeiro emprego, a primeira renda e vão se capacitar dentro dos próprios órgãos do governo”, afirmou Celina. “É um programa de dois anos. Então eles vão sair daqui capacitados,” acrescentou.

“Aqui eles terão o primeiro emprego, a primeira renda e vão se capacitar dentro dos próprios órgãos do governo. É um programa de dois anos. Então eles vão sair daqui capacitados”, ressaltou a vice-governadora Celina Leão | Fotos: Matheus Borges/Agência Brasília

Uma das novidades para esta edição é a ampliação dos arcos ocupacionais, com a inclusão de educação, desporto, agronegócio e tecnologia da informação. Segundo o secretário da Família, Rodrigo Delmasso, os jovens atuarão no atendimento direto à população e à rotina do serviço público.

De acordo com o secretário, os participantes poderão atuar em frentes como o apoio ao primeiro atendimento nas unidades básicas de saúde (UBSs), auxílio em secretarias escolares, atendimento nos centros de referência de assistência social (Cras) e levantamentos de perfil socioeconômico no Distrito Federal.

Para Delmasso, o ganho vai além da formação profissional. “Muitas vezes eles estavam do outro lado do balcão, pedindo auxílio, ou viram seus pais sentarem do outro lado do balcão. Agora, vão levar essa vivência para a prática e atender muito melhor a nossa população. São experiências que eles vão carregar para a vida,” afirmou o secretário.

“Muitas vezes eles estavam do outro lado do balcão, pedindo auxílio, ou viram seus pais sentarem do outro lado do balcão. Agora, vão levar essa vivência para a prática e atender muito melhor a nossa população. São experiências que eles vão carregar para a vida”, destacou Rodrigo Delmasso, secretário da Família do DF

Jovem Candango

Voltado à inclusão social e à formação cidadã, o Jovem Candango oferece oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional a adolescentes e jovens do Distrito Federal. O edital prevê abertura inicial de 1,8 mil vagas, com expectativa de chegar a 2,2 mil contratações de forma gradual.

O secretário da Juventude, André Kubitschek, destacou o papel do programa na formação da nova geração. “A nova geração é o futuro. A gente precisa realmente capacitá-los, instruí-los, para que eles possam crescer e se desenvolver como pessoa. Eles serão os futuros gestores, empresários, políticos e servidores”, afirmou.

“A nova geração é o futuro. A gente precisa realmente capacitá-los, instruí-los, para que eles possam crescer e se desenvolver como pessoa. Eles serão os futuros gestores, empresários, políticos e servidores”, afirmou André Kubitschek, secretário da Juventude do DF

O programa é voltado a jovens de 14 a 22 anos que estudam ou estudaram na rede pública de ensino, ou em instituição particular na condição de bolsista, residem no Distrito Federal e atendem aos critérios sociais previstos em edital. A iniciativa combina formação teórica e prática e busca ampliar o acesso ao primeiro emprego, com atuação dos participantes em órgãos públicos do DF.

Entre os novos participantes está Djair Ramalho de Oliveira Filho, de 14 anos, estudante do 9º ano. Ele conta que entrou no programa para ajudar a mãe, que está desempregada, e começar a construir a própria independência financeira. “Eu entrei para ter uma renda para mim, ajudar minha mãe em certas coisas, comprar minhas próprias coisas com meu dinheiro e guardar para o futuro”, relatou.

Interessado em tecnologia, Djair vê no programa uma porta de entrada para a área em que quer atuar. “Eu queria muito aprender TI. No futuro, mexer com tecnologia e conseguir tirar um dinheiro muito bom para ajudar minha mãe e minha família”, disse.

A jovem Rebeca Cardoso vê uma oportunidade de crescer profissionalmente, sem abrir mão dos estudos: “É muito importante para mim continuar trabalhando e estudando ao mesmo tempo. É uma ótima oportunidade de conhecer pessoas diferentes, aprender coisas novas e mostrar serviço”

A estudante Rebeca Cardoso Marques, 18 anos, que está começando a faculdade de desenvolvimento de sistemas, também vê no Jovem Candango uma oportunidade de crescer profissionalmente sem interromper os estudos. “É muito importante para mim continuar trabalhando e estudando ao mesmo tempo”, contou. “É uma ótima oportunidade de conhecer pessoas diferentes, aprender coisas novas e mostrar serviço.”

Os participantes têm direito a bolsa-auxílio e benefícios como vale-transporte, vale-alimentação, férias, 13º salário e uniforme. Neste mês, teve início a convocação dos pré-selecionados, com contatos feitos por e-mail e WhatsApp para agendamento da entrega da documentação.

Fábrica Social abre 1.000 vagas para cursos de qualificação profissional

0

Inscrições começam em 23 de março e seguem até 7 de abril para cursos de corte e costura e beleza

O Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet-DF), anunciou a abertura de inscrições para o Programa Fábrica Social, voltado à capacitação profissional gratuita. Os interessados poderão se inscrever até 7 de abril.

Ao todo, serão ofertadas 1.000 vagas para cursos presenciais nas áreas de corte e costura industrial e beleza. As oportunidades estão distribuídas em duas unidades: 500 vagas na Unidade I, localizada na SCIA Quadra 14, Conjunto 02, Lote 16, na Cidade do Automóvel; e outras 500 vagas na Unidade II, situada no Setor Habitacional Sol Nascente, em Ceilândia.

Na divisão por cursos, serão destinadas 300 vagas para corte e costura industrial e 200 vagas para o curso de beleza em cada unidade. O programa prevê início imediato das aulas para os selecionados, além da formação de cadastro reserva para possíveis convocações futuras.

A iniciativa integra as ações do GDF para promover qualificação profissional e ampliar as oportunidades de inserção no mercado de trabalho.

Confira o edital. Clique aqui e faça sua inscrição.

Lei Seca autua 24 motoristas no fim de semana no Distrito Federal

0

Operações de fiscalização do Detran-DF também flagrou seis condutores inabilitados

Entre sexta-feira (20) e a madrugada desta segunda (23), o Departamento de Trânsito (Detran-DF) flagrou 24 condutores dirigindo sob influência de álcool, de um total de 156 abordagens. Um deles ainda foi conduzido à delegacia, pois o teste de alcoolemia constatou índice considerado crime no Código de Trânsito Brasileiro.

As operações ocorreram em Águas Claras, Gama e Riacho Fundo e contaram com o apoio da Polícia Militar (PMDF). Os agentes flagraram ainda seis condutores não habilitados e 13 veículos com escapamento irregular causando ruído excessivo e poluição do ar. Outros 99 condutores foram autuados por irregularidades diversas, e dois veículos foram removidos ao depósito.

Sem habilitação

Na noite de sexta-feira, um candidato à habilitação foi fazer a prova teórica do processo de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) dirigindo e estacionou ao lado do depósito no Detran-DF de Taguatinga.

Após a aplicação da prova, acabou sendo autuado por dirigir sem habilitação, pois os agentes flagraram o momento em que ele pegou a direção do veículo. Um condutor habilitado precisou levar o veículo, que não foi removido por estar devidamente licenciado.

Operação Sossego

Na madrugada desta segunda-feira, Águas Claras recebeu a operação Sossego,  com foco em combater a poluição sonora entre veículos de quatro rodas e garantir mais segurança viária.

Durante o patrulhamento, quatro veículos com escapamento alterado foram abordados, e seus condutores, autuados. Além disso, os agentes flagraram cinco condutores alcoolizados e um inabilitado. Dois veículos foram removidos ao depósito da autarquia.

Prorrogação do prazo de inscrição para a Maratona Temática 

0

A Escola de Contas prorrogou, até sexta-feira, dia 27 de março, o prazo para inscrições na Maratona Temática “De Fiscais a Guardiões: o papel ampliado dos Tribunais de Contas na Transparência Pública”.

O evento será realizado nos dias 30 e 31 de março, das 9h às 17h30, no Plenário do Tribunal de Contas do Distrito Federal. Voltado a servidores, gestores públicos, jurisdicionados e demais interessados no tema, a programação vai discutir o papel ampliado dos Tribunais de Contas na promoção da transparência pública e no fortalecimento do controle social.

Dentre os palestrantes, destacam-se especialistas renomados e servidores dos Tribunais de Contas:

Luiz Gustavo Gomes Andrioli – Auditor de Controle Externo do TCU

Renato Costa – Auditor Fiscal de Controle Externo do TCE-SC

Sabrina Iocken – Conselheira-Substituta do TCE-SC

Gregory Michener – Professor da FGV Rio

Jorge Duarte – Presidente da Associação Brasileira de Comunicação Pública (ABCPública)

Suylan Midlej – Professora da UnB

Joseane Corrêa – Auditora Fiscal de Controle Externo do TCE-SC

Juliana Sakai – Diretora executiva na Transparência Brasil

Ana Claudia Farranha – Professora da UnB

Rayane Vieira Rodrigues – Professora da FGV

As inscrições devem ser feitas pelo site: https://www2.tc.df.gov.br/maratona-transparencia-publica/

Esquerda moribunda do DF racha, insiste nos erros e caminha ao fracasso

0

Fora do poder desde 2018, após a queda de Rollemberg, o pior governador da história do DF, o campo progressista perdeu força, discurso e conexão com o eleitor. A dura realidade foi admitida por Ricardo Cappelli em encontro com petistas

As declarações desesperadoras de Ricardo Cappelli, pré-candidato ao Governo do Distrito Federal pelo PSB, feitas durante um evento promovido por partidos de esquerda, vão além de um simples alerta.

Elas revelaram uma profunda preocupação com o quadro de inanição da moribunda esquerda local.

Ao admitir publicamente que o campo progressista está desunido e corre sério risco de perder novamente a eleição, Cappelli vocaliza um sentimento que há tempos circula nos bastidores, mas que só agora  gente da própria esquerda reconhece de forma tão direta.

No vídeo que ele Cappelli colou no Instagram, dá pra ver a expressão de Geraldo Magela e Erika Kokay, ambos do PT, como se estivessem levando um pito.

A cada dia que se aproxima a disputa pelo Palácio do Buriti, o PT brasiliense parece mais condenado a um papel secundário, como em 2014, 2018 e 2022.

O histórico desnuda essa percepção incômoda. A última vitória do PT no Distrito Federal ocorreu em 2010, com Agnelo Queiroz, um governo mergulhado na corrupção, que sequer conseguiu se reeleger.

Já o PSB governou até 2018 com Rodrigo Rollemberg, o pior governador da história do DF, sendo derrotado por um então pouco conhecido Ibaneis Rocha, do MDB.

Desde então, o chamado campo progressista segue fora do poder e, pior, sem um projeto consistente de retomada. A esquerda ficou velha e a militância perdeu os dentes.

O diagnóstico de Cappelli é correto, mas chega tarde e sem tempo para uma disputa que está a sete meses do pleito eleitoral.

No  PT, as “correntes” tradicionais, que se julgam donas absolutas do partido, ignoram o sem-grupo e ex-PV Leandro Grass, que chegou na legenda empurrado de goela abaixo.

As antigas bandeiras já não mobilizam como antes. Nos últimos dez anos, a grande maioria da militância bandeou de lado em busca de novos horizontes.

O discurso surrado em defesa das minorias perdeu força diante de uma população mais crítica e menos suscetível a narrativas repetidas.

Na disputa de 2022, a esquerda caiu de joelhos no primeiro turno, que reelegeu Ibaneis Rocha.

No início do ano seguinte, o PT e o PSB acreditavam que o episódio de “8 de janeiro” poderia sustentar um discurso político duradouro no DF até estas eleições deste ano. Não deu. O tema perdeu tração e saiu do centro da pauta local.

Agora, a esquerda tenta explorar o caso envolvendo o BRB e o Banco Master, mas com um silêncio seletivo e pisando em ovos diante das conexões de Daniel Vorcaro com o governo Lula.

É como o desesperado Cappelli admite: a esquerda brasiliense parece, mais uma vez, caminhar para a morte eleitoral.

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF