spot_img

Workshop debate regularização e urbanização do Jardim Botânico

A parceria entre a Administração Regional do Jardim Botânico, GDF e o Movimento Comunitário do Jardim Botânico (Movimento) garantiu bons resultados nos dois dias do Workshop de Regularização e Urbanização da região. Síndicos de vários condomínios e a comunidade marcaram presença para esclarecer algumas dúvidas e debater assuntos fundiários. Durante a abertura, o governador em exercício, Paco Brito, ressaltou a importância do evento e o definiu como um marco histórico. “Eventos como este mostra o compromisso do Governo com a regularização. Estamos caminhando para cumprir nosso compromisso de legalizar todo o Distrito Federal. E assim, iniciarmos uma nova história na nossa cidade”, afirmou o governador.

O administrador do Jardim Botânico lembrou a importância do Governo estar presente e atuar juntamente a comunidade. “Quando dialogamos com a comunidade, temos a oportunidade de estar perto dos problemas. E, juntos buscarmos as melhores soluções. Todos os Órgãos e Secretarias que estiveram presentes no Workshop estavam preparados para atender a todos. Nosso governador desde o início tem ressaltado a importância de atender a comunidade e toda a equipe tem cumprido isto”, disse Lóssio.

A expectativa, segundo Lóssio, é que o workshop sirva de modelo para todo o Distrito Federal. “Nestes dias tivemos um ‘Na Hora’ da regularização. Com todos os órgãos presentes esclarecendo as dúvidas da população. A comunidade do Jardim Botânico é muito unida. Trabalhamos junto ao Movimento Comunitário (do Jardim Botânico) para elaborar uma dinâmica em que as pessoas, de fato, participassem e interagissem junto aos técnicos”.

A presidente do Movimento Comunitário do Jardim Botânico, Rose Marques, disse que eles têm trabalhado com a proposta de unir a comunidade e governo, para juntos regularizar a cidade e pensar uma alternativa de urbanização que seja boa para todos. “Nossa comunidade se estruturou e se organizou para isso. O workshop é mais um de vários projetos que faremos juntos para transformar o Jardim Botânico’, explicou Rose.

Presente no evento, o secretário Matheus de Oliveira, responsável pela pasta de Desenvolvimento Urbano e Habitacional, esteve presente no evento e afirmou que a participação da secretaria foi muito produtiva. “Nossos técnicos atenderam a comunidade, conseguiram esclarecer muitas dúvidas e também resolver pendências. Nosso governador, Ibaneis Rocha, tem criado todos os mecanismos para que os processos de regularização avancem. Temos a certeza que estamos no caminho certo e os próximos dias teremos novidades positivas, como a retomadas das novas poligonais, progresso no decreto que regulamenta os muros e guaritas, entre outros”, ressaltou o secretário.

A Terracap estava representada pelo diretor técnico Carlos Leal, e também pode explicar algumas questões como a venda direta dos lotes mistos da região, entre outras. O Ibram respondeu questões ligadas a compensação ambiental, florestal, entre outras.

Também estiveram presentes, o secretário adjunto da Casa Civil, Marcelo Piauí, o presidente da Câmara Legislativa do DF, Rafael Prudente, o secretário das Cidades, Gustavo Aires, o diretor presidente da ADASA, Paulo Salles, SEMOB, OAB, DER, Novacap, o presidente do IBRAM, Edson Duarte, o secretário de Segurança Pública, Anderson Torres, representantes da Novacap, entre outros.

Últimas Notícias