Opinião & Política | A força do jornalismo digital nas Eleições de 2022

Mais em

O jornalismo digital – portais de notícias e blogs especializados em política – é fundamental hoje no desempenho político e na avaliação de governo. Acertos ou críticas, ambos têm um multiplicador muito maior e, por isso, espalham muito mais a glória ou o desgaste dos alvos políticos. Por isso, toda a parte propositiva deve ter foco e recorte nas redes sociais e nos portais e blogs. Há um fenômeno que deve ser analisado em profundidade pela importância que tem. A crescente e significativa presença e participação para política através das redes sociais e dos blogs. Essa ocorre desconectada da dinâmica partidária e governamental. E os portais hoje são organizados, profissionais, com código de ética, redações e conteúdos de seus próprios jornalistas. Foi-se o tempo em que um blog era coisa de uma pessoas só e que era “devezenquandário”. Grande parte dos portais e blogs acompanha a notícia em tempo real, com atualizações no momento da informação. Claro que ainda existem aqueles que não se profissionalizaram e perderam o bonde da história do jornalismo.

 

Atraindo a sociedade

Na medida em que a lógica das redes é desverticalizada, horizontal e individualizada, é uma dinâmica que afasta o cidadão dos canais formais de representação. Mas há exceções, que permitem a sociedade olhar para frente e pensar na aproximação das redes sociais da política formal.

 

Diálogo

O desafio é estabelecer um diálogo entre a sociedade e o meio político, seja ele Executivo ou Legislativo. E isso deve ser feito através das redes sociais e dos portais e blogs. É preciso ao governo adotar um modelo de real-time marketing em que possa acompanhar a reação em cada ação. E cruzando vários indicadores, desde comentários nas redes sociais aos atendimentos em canais como ouvidorias.

 

Real time

O modelo tradicional de comunicação sempre foi pesquisar uma dinâmica da sociedade, planejar uma campanha, colocar no ar e acabou. Antes o trabalho da agência acabava quando a campanha ficava pronta. Hoje ele começa nessa hora. Não dá mais para esperar 30 dias para entender se uma campanha funciona ou não. As campanhas precisam ser vivas, colocar o dedo no pulso do público e acompanhar tudo em tempo real.

 

24 horas e ilimitado

Não adianta adotar a tática de colocar a mensagem dos postulantes a cargos públicos apenas em mídias tradicionais, onde serão vistas uma, no caso de impressos, ou duas vezes por dia, nos telejornais, quando os portais e blogs podem fazer o contraponto durante todo o dia. 24 horas. E com conteúdo sempre disponível a um público ilimitado. O tempo dirá quem estará certo.  A comunicação é como o diálogo. Não pode nunca ser desperdiçada.

 

O atraso na política

Muitos candidatos ao Governo do DF simplesmente desprezam a comunicação com a sociedade ou pararam no tempo. Outros nem sabem o que querem realmente. De todos os nomes que estão ai, poucos na verdade são candidatos. Muitos inflacionam seus passes, com balões de ensaios, para depois negociar uma retirada e disputar uma vaga no Legislativo. O jornalismo digital, através dos portais e blogs, vem noticiando isso diariamente. O que se observa no momento é que dos que se dizem pré-candidatos, nenhum será postulante. Parece contraditório, mas é ai que entra os jornalistas digitais explicando cada passo. E isso, o leitor não verá na imprensa tradicional. Esta está mais preocupada em derrubar governos do que realmente informar.

 

SBT Brasília

O SBT em Brasília traz a partir de julho novidades para o jornalismo local. A jornalista Viviane Costa acaba de chegar à emissora para ser editora-chefe e comandar o SBT Brasília 2ª edição. Felipe Malta, que comandava o SBT Brasília 2ª edição, agora assume a bancada do SBT Brasília 1ª edição, no ar de segunda a sexta-feira, às 11h45. Felipe também ficará a frente da estreia do novo programa local É Sábado. O programa, que estreia a partir de 17 de julho, às 12h, abordará os destaques do noticiário da semana.

 

Teje preso

O senador Omar Aziz, presidente da CPI da Vocid-19, deu voz de prisão ao servidor do Ministério da Saúde, Roberto Dias. Não está claro qual base para esse ato. Não há, à primeira vista, evidência disponível irretorquível de que o ex-diretor de Logística tenha mentido. Parece um claro abuso de autoridade.

 

Democracia ameaçada

Do presidente Jair Bolsonaro: “A democracia se vê ameaçada por alguns de toga que perderam a noção de onde vão os seus deveres e os seus direitos”; “Realmente é preocupante a interferência absurda por ministros do Supremo Tribunal Federal”, disse o presidente.

 

Bombeiros na Rodoviária

Uma ação do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal parou, literalmente, uma parte da Rodoviária do Plano Piloto, nesta terça-feira (6), e não teve nada a ver com acidente, fogo ou qualquer outro tipo de emergência. A banda do Corpo de Bombeiros comemorou os 165 anos da corporação com música.

 

Desabafo de Paulo Guedes

“Você não pode descredenciar a instituição da Presidência, batendo todo dia que tudo está errado e negando qualquer mérito. Tem 2 anos sem nenhum escândalo de corrupção, e todo dia tem ‘a cunhada falou’, ‘o primo disse’, ‘não sei quem falou isso’. Pô, então achem, provem e removam se houver. Mas você não pode descredenciar a Presidência”.

 

CLDF faz pesquisa

A Câmara Legislativa está realizando pesquisa que embasará o Planejamento Estratégico 2021-2030 da Casa. Os dados servirão para alinhar o objetivo estratégico da CLDF à necessidade de Brasília. O objetivo é colher avaliações da sociedade para melhorar os serviços prestados pelo parlamento. Serão avaliados aspectos políticos, econômicos, sociais, tecnológico, ambiental e legal. A expectativa é que haja ao menos mil participantes na pesquisa.

 

Se tiver vontade

O presidente da CPI da Pandemia, senador Omar Aziz, retira o requerimento para convocar envolvidos em desvios do Consórcio Nordeste e convoca envolvidos na compra que não aconteceu da Covaxin. “Convoco se eu tiver vontade”, disse Aziz.

 

Regularização Fundiária

O governador Ibaneis Rocha sancionou, nesta quarta-feira (7), lei que cria a política pública de regularização fundiária de terrenos ocupados por clubes esportivos, templos religiosos e entidades sem fins lucrativos.

 

Enfrentamento a Bolsonaro

Lula recebe Luciana Santos de olho nas eleições de 2022

O ex-presidente Lula discute “enfrentamento a Bolsonaro” com a deputada Gleisi Hoffmann (PT-PR) e líderes do PC do B.

 

Pergunta do dia

Se você jamais recontrataria um empregado que te roubou, porque então deseja isso para o Brasil?

 

 #VacinaDF

Em pouco mais de cinco meses da campanha de vacinação contra a covid-19, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal já aplicou 1.410.840 doses de imunizantes. Desse total, 16,40% foram administrados em pessoas que não moram no DF e que vieram à capital para se imunizar.

 

Cringe, o diálogo

– Pai você é muito cringe!

– Sim eu sei, concordo

– E vc sabe o que é cringe?

– Claro que sei. É quem trabalha pra pagar as contas de quem não é cringe.

 

 

A coluna Opinião & Política é assinada pelo jornalista Ricardo Callado, com 34 anos de profissão, diretor de Redação do Portal do Callado, CEO da Palear Comunicação e passagens por vários jornais do país.

É publicada sempre às quartas-feiras.

Mande sua sugestão para a coluna no e-mail:

[email protected]

ou pelo whatsapp?

(61) 98417 3487

Últimas Notícias