Inscrições abertas para o 3º Prêmio FAPDF do DF e RIDE

Mais em

Podem se inscrever pesquisadores, estudantes, comunicadores e servidores; o investimento total é de R$ 157 mil em prêmios

Nesta edição, o investimento total é de 157 MIL reais em prêmios, para pesquisadores, servidores, estudantes do Ensino Médio e profissionais de comunicação, que se destacaram na promoção da ciência e da tecnologia no Distrito Federal e RIDE.

A Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF) está com inscrições abertas para o 3º Prêmio FAPDF de Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI), que este ano vai investir um total de 157 mil  reais em premiações. Durante a cerimônia, prevista para o mês de novembro deste ano, a FAPDF lançará também o volume 3 do Periódico Diálogo Científico, que reúne cinquenta projetos fomentados pela Fundação no último ano. <https://www.fap.df.gov.br/periodicos-dialogo-cientifico-fapdf/>

O Prêmio FAPDF de CTI é um incentivo e um reconhecimento a pesquisadores, servidores públicos e estudantes do Ensino Médio do Distrito Federal e RIDE, que se destacaram na criação de projetos e trabalhos de pesquisa com potencial significativo para o desenvolvimento científico, tecnológico e inovador do DF e entorno. Uma iniciativa que também estimula e premia profissionais de comunicação que divulgaram projetos e ações sobre a pesquisa científica e tecnológica nos meios de comunicação da região.

“As iniciativas da FAPDF estão alinhadas às diretrizes do Governo do Distrito Federal (GDF), em transformar Brasília numa Cidade Inteligente. Colaboramos ativamente para isso, investindo em projetos de pesquisa que qualificam o desenvolvimento socioeconômico da sociedade brasiliense. O Prêmio FAPDF é um exemplo destacado de trabalhos que beneficiam diretamente a população do DF e também do entorno”, destaca o diretor-presidente da FAPDF, Marco Antônio Costa Júnior.

O Prêmio FAPDF de CTI tem oito categorias. A saber:

*   PESQUISADOR DESTAQUE <https://www.fap.df.gov.br/pesquisador-destaque/>
*   PESQUISADOR INOVADOR<https://www.fap.df.gov.br/pesquisador-inovador/>
*   ESTUDANTE DESTAQUE<https://www.fap.df.gov.br/estudante-destaque/>
*   STARTUP INOVADORA<https://www.fap.df.gov.br/startup-inovadora/>
*   PROFISSIONAL DE COMUNICAÇÃO<https://www.fap.df.gov.br/profissional-de-comunicacao/>
*   INICIATIVA GOVTECH<https://www.fap.df.gov.br/iniciativa-govtech/>
*   SERVIDOR DESTAQUE<https://www.fap.df.gov.br/servidor-destaque-fapdf/>
*   BOLSISTA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA COM BOLSA DA FAPDF<https://www.fap.df.gov.br/bolsista-de-iniciacao-cientifica-e-tecnologica-com-bolsas-da-fapdf/>

CATEGORIAS

PESQUISADOR DESTAQUE – https://www.fap.df.gov.br/pesquisador-destaque/

Poderão concorrer nesta categoria, pesquisadores(as) com título de doutorado há mais de 5 anos até a data do encerramento das inscrições, independentemente de haver prorrogação e, que ao longo de sua trajetória, tenham contribuído na conversão do conhecimento gerado a partir das pesquisas científicas, tecnológica e de inovação em benefícios, diretos ou indiretos, para o desenvolvimento e o bem-estar da população brasileira, com premiações de 8 mil, 4 mil e 2 mil  reais para primeiro, segundo e terceiro lugares, respectivamente.

Os (as) pesquisadores (as) indicados para esta categoria deverão enquadrar-se em uma das subcategorias listadas. Cada uma das subcategorias é constituída por subáreas, conforme especificado. Em cada uma das subcategorias serão premiados(as) o(as) pesquisadores(as) que forem classificados em 1º, 2º e 3º lugar, das seguintes subcategorias: Ciências das Vida, Ciências Exatas e Ciências Humanas.

Subáreas: Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Agrárias, Ciências Exatas e da Terra, Engenharias, Tecnologia, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas, Artes, Letras e Linguística.

Quem pode concorrer:  destina-se aos pesquisadores que tiveram pesquisas fomentadas pela FAPDF e prestado contas até 2023 e a mesma tenha sido aprovada, residentes no DF ou na RIDE e atuantes no Distrito Federal, que tenham se destacado em pesquisas científicas, tecnológicas e de inovação, cujos resultados produziram conhecimento e beneficiaram, direta ou indiretamente, para o desenvolvimento científico e tecnológico do Distrito Federal, visando o bem-estar da população, defesa do meio ambiente e progresso da ciência e tecnologia.

Critérios: Os pesquisadores deverão ter título de doutor há mais de 5 cinco anos, até a data do encerramento das inscrições, serem residentes no DF ou na RIDE e atuantes no Distrito Federal e possuírem vínculo empregatício ou funcional condizente com a modalidade em Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação pública – ICT, públicas ou privadas, Institutos Federais de Educação sediados no Distrito Federal, além de estar adimplente perante a FAPDF.

O vencedor desta categoria será automaticamente indicado ao Prêmio CONFAP de Ciência, Tecnologia e Inovação – Johanna Döbereiner, representando o Distrito Federal em âmbito nacional. Trata-se de uma iniciativa do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap).

PESQUISADOR INOVADOR

https://www.fap.df.gov.br/pesquisador-inovador/

Poderão concorrer nesta categoria, pesquisadores(as) com título de doutorado há mais de 5 anos até a data do encerramento das inscrições, independentemente de haver prorrogação e, que ao longo de sua trajetória tenha gerado inovação para o setor produtivo ou para o setor público. Os (as) pesquisadores (as) indicados para esta categoria, deverão enquadrar-se em uma das subcategorias listadas. Em cada uma das subcategorias serão premiados (as) pesquisadores (as) que forem classificado(a)s em 1º, 2º e 3º lugar, das seguintes subcategorias: Inovação para o setor produtivo e Inovação para o setor público, com premiações de 8 mil, 4 mil e 2 mil  reais para primeiro, segundo e terceiro lugares, respectivamente.

Quem pode concorrer:  destina-se aos pesquisadores que tiveram pesquisas fomentadas pela FAPDF e prestado contas até 2023 e a mesma tenha sido aprovada, residentes no DF ou na RIDE e atuantes no Distrito Federal, que tenham se destacado em pesquisas científicas, tecnológicas e de inovação cujos resultados produziram conhecimento e beneficiaram, direta ou indiretamente, para o desenvolvimento científico e tecnológico do Distrito Federal, visando ao bem-estar da população, defesa do meio ambiente e progresso da ciência e tecnologia.

Critérios: Os pesquisadores deverão ter título de doutor há mais de 5 cinco anos até a data do encerramento das inscrições, serem residentes no DF ou na RIDE e atuantes no Distrito Federal e possuírem vínculo empregatício ou funcional condizente com a modalidade em Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação pública – ICT, públicas ou privadas, Institutos Federais de Educação sediados no Distrito Federal, além de estar adimplente perante a FAPDF.

Inovação para o setor empresarial  – Inovação com pedido de patente, de registro de modelo de utilidade, de registro de software ou de indicação geográfica, no Brasil ou no exterior, relativos ao produto ou processo inovador e  tenham promovido transferência de tecnologia ou a criação de novas empresas/startups.

Inovação para o setor público  – Inovação que tenha gerado políticas públicas, otimizado processos ou fluxo, melhorado o desempenho organizacional do Estado, ampliado o acesso e direitos a bens públicos, democratizando a gestão conferindo maior transparência à administração pública ou contribuído para a solução de problemas existentes na esfera pública.

O vencedor desta categoria será automaticamente indicado ao Prêmio CONFAP de Ciência, Tecnologia e Inovação – Johanna Döbereiner, representando o Distrito Federal em âmbito nacional. Trata-se de uma iniciativa do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap).

ESTUDANTE DESTAQUE

https://www.fap.df.gov.br/estudante-destaque/

Destina-se aos estudantes do Ensino Médio, das escolas públicas e privadas do Distrito Federal, com premiações de 5 mil, 3 mil e 2 mil  reais, para primeiro, segundo e terceiro lugares respectivamente.

Critérios: poderão concorrer os trabalhos de alunos regularmente matriculados em escolas públicas e privadas do Distrito Federal. A participação de pessoas menores de idade ou incapazes será possível com a expressa autorização dos responsáveis legais. O trabalho submetido deverá ter, no máximo, 1 (um) professor orientador e 1 (um) estudante. A inscrição do trabalho deverá ser feita pelo professor coordenador, escolhido pelo estudante. O professor coordenador, encaminhará, exclusivamente, pelo Sistema de Informação e Gestão de Projetos – SIGFAP, um único projeto na área de ciência, tecnologia ou inovação. Assim, um mesmo trabalho não poderá concorrer duas vezes e deverá estar adimplente perante a FAPDF.

STARTUP INOVADORA

https://www.fap.df.gov.br/startup-inovadora/

Destina-se a equipes de empreendedores de negócios inovadores que tiveram como objetivo principal desenvolver ou aprimorar um modelo de negócio, que tiveram apoio para criação, para validação, e que teve mercado para sua solução e para o lançamento da Startup acelerada e Startup não acelerada, com premiações ao CEO da Startup acelerada, no valor de 12 mil reais e para Startup não acelerada no valor de 8 mil reais.

Critérios: Serão aceitos trabalhos inovadores que tiveram suas soluções aplicadas aos seguintes setores: Administração Pública; Aeroespacial; Agronegócio; Automotivo; Bens de Capital; Big Data; Borracha e Plástico; Cerâmica; Comércio e Varejo; Construção Civil; Construção Naval; Economia Criativa; Economia do Turismo, Gastronomia, Eventos e Lazer; Educação; Elétrico e Eletrônico; Energia; Fabricação de Alimentos e Bebidas; Farmoquímico e Farmacêutico; Financeiro; Gamificação; Jurídico; Madeira e Móveis; Marketing e Mídias; Meio Ambiente e Bioeconomia; Mercado Imobiliário; Metal-Mecânico e Metalurgia; Microcrédito; Mineração; Papel e Celulose; Pesca e Aquicultura; Petróleo e Gás; Químico; Saúde e Bem Estar; Segurança e Defesa; Social; Sustentabilidade Social (geração de renda); Tecnologia da Informação e Telecomunicações; Têxtil, Confecção e Calçados e Transporte, Logística e Mobilidade.

Quem pode participar:  poderão participar startups sediadas no Distrito Federal, devidamente constituída e com as obrigações legais, fiscais e trabalhistas junto à União e ao Distrito Federal. Os formatos aceitos serão:

Startup acelerada: é a startup que passou pela fase de validação do modelo de negócio, que recebeu investimento e mentoria de especialistas (aceleradora), que está pronta para escalar o negócio ou está em fase escalabilidade.

Startup não acelerada: é aquela que validou a ideia de negócio, mas está em busca de validação do modelo de negócio e do produto mínimo viável (MVP). É vedada a participação no Edital de empreendedores e startups que atuem nos seguintes setores: Comércio atacadista ou varejista de armas, jogos de prognósticos e assemelhados.

PROFISSIONAL DE COMUNICAÇÃO

https://www.fap.df.gov.br/profissional-de-comunicacao/

Destinado ao profissional de Comunicação com atuação no Distrito Federal, que tenham publicado ou veiculado matérias voltadas à divulgação e popularização da ciência, tecnologia e inovação em veículos de comunicação com sede ou filial no Distrito Federal, com premiações de 8 mil, 4 mil e 2 mil  reais, para primeiro, segundo e terceiro lugares respectivamente.

Quem pode participar: poderão concorrer nesta categoria profissionais graduados em Comunicação Social, Jornalismo, Radialismo, Rádio/TV, Publicidade e Propaganda ou Relações Públicas, com comprovação de atuação laboral, que tenha publicado ou veiculado matérias voltadas à divulgação e popularização da ciência, tecnologia e inovação em veículos de comunicação do Distrito Federal entre janeiro de 2023 até março 2024.

Critérios: Cada atividade deve ser inscrita pelo CEO ou representante legal e estar adimplente perante a FAPDF. O profissional de Comunicação deverá realizar a inscrição completa por meio de formulário eletrônico específico para este Edital, exclusivamente, pelo Sistema de Informação e Gestão de Projetos – SIGFAP, no qual apresentará declaração assinada por órgão de imprensa, comprovando a veiculação, a autoria e a data de publicação do material jornalístico. O termo “órgão de imprensa” refere-se a toda e qualquer instituição que tenha em sua estrutura organizacional, setor ou profissional com atuação na difusão de pesquisas científicas, tecnológicas e de inovação, ou seja, que se dedique ao jornalismo científico. Dessa forma, entende-se por incluídos como órgãos de imprensa, os setores de comunicação de Universidades, Institutos, Instituições de Ciência e Tecnologia, Instituições de Ensino Superior, órgãos de governo e ainda veículos de imprensa/comunicação como Jornais, Revistas, Rádio e Televisão.

Comprovações necessárias: comprovação de que é profissional de Comunicação com atuação no território nacional por meio da apresentação de documentos como: registro profissional, carteira profissional, carteira de trabalho, contrato de trabalho e/ou declaração; os trabalhos inscritos deverão ser anexados (arquivo ou link) em campo específico no Formulário de submissão, conforme o meio de veiculação escolhido: Mídia impressa; Telejornalismo; Internet; Rádio; Fica limitada a inscrição de, no máximo, um trabalho distinto em cada meio de veiculação, por participante. Não será aceita a inscrição do mesmo trabalho em categorias diferentes. Somente serão aceitas as inscrições dos trabalhos que, além de atenderem às exigências deste regulamento, tenham sido inscritos e apresentados em Língua Portuguesa, publicados ou veiculados em jornal, revista, rádio, televisão, sites ou portais de notícias na internet com representação no Brasil; os trabalhos inscritos devem conter o crédito do jornalista responsável pela inscrição; roteiros descritivos dos programas. Informar link de site cujo conteúdo contenha matéria veiculada por emissoras de rádio ou televisão, idêntica ao roteiro descritivo dos programas anexados (somente para as modalidades de radiojornalismo e telejornalismo).

SERVIDOR DESTAQUE FAPDF

https://www.fap.df.gov.br/servidor-destaque-fapdf/

Destina-se ao servidor efetivo da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal que apresentou resultados expressivos alcançados por meio de projetos ou ações organizacionais que evidenciem práticas inovadoras de gestão direcionada à produção de serviços públicos de qualidade, reduzindo gastos e gerando satisfação para a sociedade, de modo efetivo, criativo e com possibilidades de multiplicação.

Quem pode participar: poderão concorrer nesta categoria os servidores lotados na Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal, aos quais são responsáveis por otimização de processos ou fluxos, melhorando o desempenho organizacional da FAPDF, ampliando o acesso a direitos e bens públicos, democratizando a gestão e conferindo maior transparência à administração pública ou contribuído para a solução de problemas existentes na esfera interna da FAPDF.

Critérios: servidor efetivo que tenha vínculo funcional com a FAPDF. Serão considerados aptos para concorrer o servidor com pelo menos três anos de exercício efetivo na FAPDF. Os servidores cedidos para instituições fora da FAPDF não podem concorrer. Os candidatos à categoria Servidor Destaque não poderão participar da Comissão de Seleção Interna. Serão desclassificados o servidores que: já tiverem sofrido penalidade administrativa com advertência ou suspensão nos dois últimos anos, estejam respondendo processo administrativo ou sindicância, possua mais de 3 (três) faltas injustificadas por mês no ano, estiver afastado das suas funções, em qualquer dos termos previstos na legislação vigente, esteja envolvido diretamente no processo de regulamentação, elaboração ou avaliação do processo relacionado à premiação.

Indicação: A indicação do Servidor destaque se dará da seguinte forma: pré-seleção feita pela Comissão e posterior homologação pelo Conselho Diretor da FAPDF.

INICIATIVA GOVTECH

https://www.fap.df.gov.br/iniciativa-govtech/

Destina-se ao órgão,  que por meio de um conjunto de infraestruturas, baseadas em soluções e atores que aplicam a inovação e a tecnologia para melhorias de serviços e processos públicos federais ou distritais no âmbito do Distrito Federal e que representa o ecossistema em que os governos colaboram com as pessoas jurídicas de direito público ou privado do setor produtivo e outros atores que usam inteligência de dados, tecnologias digitais e metodologias inovadoras para entregar produtos e serviços voltados para a solução de problemas públicos.

Quem pode concorrer: poderão concorrer conjunto de infraestruturas e órgãos públicos da administração pública direta e indireta, incluindo suas Autarquias e Fundações do Distrito Federal, baseadas em soluções e atores (destacando os projetos mais dinâmicos na área) que aplicam a inovação e a tecnologia para melhorias de serviços e processos públicos federais ou distritais no âmbito do Distrito Federal.

Critérios: O representante do órgão deverá preencher formulário com informações no Sistema de Informação e Gestão de Projetos SIGFAP sobre o projeto participante, que resultará no Sumário da Solução GovTech. Poderá participar desta categoria soluções que estão em face de desenvolvimento do projeto e soluções que estão plenamente disponíveis para uso.

CATEGORIA BOLSISTA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA COM BOLSA DA FAPDF

https://www.fap.df.gov.br/bolsista-de-iniciacao-cientifica-e-tecnologica-com-bolsas-da-fapdf/

Poderão concorrer nesta categoria somente os bolsistas fomentados pela FAPDF que participaram dos programas PIBIC – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e PIBITI – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação que tenham desenvolvido projetos ou trabalhos, poderão concorrer ao prêmio, com premiações de 6 mil, 3 mil e 2 mil  reais, para primeiro, segundo e terceiro lugares respectivamente.

Critérios: Os(as) bolsistas(as) que irão participar desta categoria, deverão enquadrar-se em uma das subcategorias disponíveis. A participação de pessoas menores de idade ou incapazes será possível com a expressa autorização dos responsáveis legais. Cada uma das subcategorias é constituída por subáreas, conforme especificado. Em cada uma das subcategorias serão premiados(as) o(as) pesquisadores(as) que forem classificados em 1º ,2º e 3º lugar, das seguintes subcategorias: Ciências das Vida, Ciências Exatas e Ciências Humanas.

Em cada uma das subcategorias serão premiados(as) o(as) pesquisadores(as) que forem classificados em 1º, 2º e 3º lugar, das seguintes subcategorias: Ciências das Vida, Ciências Exatas e Ciências Humanas.

Subáreas: Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Agrárias, Ciências Exatas e da Terra, Engenharias, Tecnologia, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas, Artes, Letras e Linguística.

As inscrições vão até o dia 31/07/2024.

Para ter acesso ao edital na íntegra, clique AQUI<https://www.fap.df.gov.br/wp-content/uploads/2024/04/SEI_GDF-138695267-Edital-08.2024-PREMIO-FAPDF.pdf>!

SERVIÇO

Contato com a Assessoria de Comunicação FAPDF

e-mail: [email protected]<mailto:[email protected]v.br>

Dúvidas sobre as inscrições:

Para quaisquer informações complementares e dúvidas sobre o Prêmio, enviar e-mail: [email protected]<mailto:[email protected]f.gov.br>

Últimas Notícias