Início Site Página 92

Coluna do Fluminense | Vitória incontestável

POR RAIMUNDO RIBEIRO

Depois da chatice da data fifa, o Fluminense recebeu o Corinthians, e logo no primeiro minuto levou um susto que Fábio salvou.

Aos poucos foi se impondo em campo, com Martinelli e Hércules comandando o meio campo, Samuel Xavier se juntando a Savarino pelo lado direito do nosso ataque, e Serna isolado pela esquerda.

E foi Serna que numa grande arrancada tocou para JK fazer 1×0 após driblar o goleiro.

O Fluminense continuou melhor em campo e aos 45 minutos, noutro contra ataque iniciado com passe de letra do JK, Serna acertou a trave, e no rebote Hércules fez 2×0.

Voltamos para o segundo tempo e com 1 minuto Fábio salva num chutaço de fora da área.

Nos 4 primeiros minutos o Corinthians encurrala o Fluminense no seu campo defensivo, mas a partir daí o Fluminense sobe suas linhas e num lance faltoso em cima de Acosta, o maldoso jogador do Corinthians Allan distribui tapas em vários jogadores e, estranhamente o árbitro dá cartão amarelo prá ele e para Acosta (?).

Foi necessário o VAR chamar e o árbitro corrige parcialmente os erros, expulsando o jogador do Corinthians, mas mantém erradamente o amarelo de Acosta.

Aos 20 minutos Serna faz outra grande jogada que o goleiro faz 2 milagres, em chutes de JK e Samuel Xavier.

Aos 24 minutos saem Acosta e Serna, entrando Soteldo e Ganso.

A partida se torna um ataque contra defesa, com o Fluminense dominando totalmente o Corinthians.

Aos 31 minutos entram Alisson e Castillo, saindo Hércules e JK.

Aos 34 minutos Savarino desperdiça boa oportunidade.

Aos 37 minutos Castillo faz 3×0 após belo passe Martinelli.

Aos 40 minutos Fábio faz outro milagre.

Aos 41 sai Martinelli para entrada de Cano.

Aos 42 minutos, o Corinthians diminui.

O Fluminense teve um apagão após os 40 minutos.

Boa vitória, mas o apagão a partir dos 40 minutos é preocupante, pois o time tem que ser ambicioso e só pode parar quando a partida acabar.

Além disso, precisa saber aproveitar melhor a vantagem de ter um jogador a mais.
Melhor em campo: Serna.

No próximo sábado às 20:30 visitaremos o Coritiba em busca de mais uma vitória.

Bora Fluzão 🇭🇺🇭🇺🇭🇺🇭🇺

Raimundo Ribeiro
Apaixonado por futebol e, naturalmente Tricolor

Transporte público é reforçado no DF para eventos da Semana Santa

0

Programa Vai de Graça, do Governo do Distrito Federal, estará em vigor na sexta (3) e no domingo (5)

A frota de ônibus ganha reforço neste feriado de Páscoa por causa dos eventos programados para esta sexta-feira (3), no Morro da Capelinha e no Estádio Nacional Mané Garrincha. O programa Vai de Graça vai estar em vigor na sexta-feira, feriado de Paixão de Cristo, e no domingo (5).

Fiéis que vão à Via Sacra de Planaltina poderão contar com serviço extra de quatro linhas de ônibus | Foto: Tony Oliveira/Agência Brasília

Quatro linhas serão reativadas para atender quem vai à Via Sacra de Planaltina. As linhas vão operar, a partir das 10h, sob demanda de passageiros.

A Semob também vai reativar a linha 109.2, da Rodoviária do Plano Piloto para o Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha, onde, das 6h30 às 14h, se realiza o evento religioso Família ao Pé da Cruz, com expectativa de público de 70 mil pessoas. A linha será operada pela empresa Piracicabana.

Veja, abaixo, o esquema especial dos ônibus para este período.

Reforço de linhas para o Morro da Capelinha

⇒ 504.2 – Sobradinho II / Sobradinho Qd. 01 BR-020 / Mestre d’Armas / Morro da Capelinha. Frota alocada: três carros.

⇒ 504.3 – Sobradinho II / Sobradinho / DF 230 / Morro da Capelinha. Frota alocada: três carros.

⇒ 609.2 – Terminal de Planaltina / Morro da Capelinha. Frota alocada: 13 carros.

⇒ 617.1 – Rodoviária do Plano Piloto / Eixo Norte / Morro da Capelinha. Frota alocada: seis carros.

Saídas

Quinta-feira (2), ponto facultativo
⇒ Viagens conforme tabela de dia útil

Sexta (3), feriado
⇒ Viagens conforme tabela de domingos e feriados

Sábado (4)
⇒ Viagens conforme tabela de sábado.

Domingo (5)
Viagens conforme tabela de domingos e feriados

Linha 109.2, especial para o Estádio Mané Garrincha
Trajeto: Rodoviária do Plano Piloto/Estádio
Horário: a partir das 6h30
Embarque: Box 5, Plataforma A
Empresa: Piracicabana.

Confira o que abre e fecha no feriado prolongado da Semana Santa

0

Veja como vão funcionar os serviços públicos no Distrito Federal entre esta quinta-feira (2) e domingo (5), e programe-se

O feriado da Semana Santa será prolongado este ano, com início nesta quinta-feira (2), ponto facultativo decretado pelo Governo do Distrito Federal (GDF). A medida ocorre em meio à Semana Santa — período considerado o mais sagrado do ano para os cristãos — e antecede o feriado da Paixão de Cristo.

O recesso segue até o domingo (5) e altera o funcionamento de serviços públicos, exigindo atenção da população para se programar ao longo do período. Confira o que abre e o que fecha na capital federal.

Transporte e mobilidade

transporte público terá operação especial ao longo do feriado. Na quinta-feira (2), os ônibus circulam com tabela de dia útil. Já na sexta-feira (3) e no domingo (5), a programação segue horários de domingos e feriados, com reforço de viagens para atender aos eventos religiosos. No sábado (4), vale a tabela habitual. O metrô funciona em horário de feriado na sexta-feira (3), das 7h às 19h.

Atendimento ao público

Os postos de atendimento do Detran-DF estarão fechados na quinta-feira (2) e na sexta-feira (3). O atendimento presencial será retomado na segunda-feira (6), a partir das 8h. Durante o período, os serviços digitais permanecem disponíveis ao cidadão.

A Caesb não terá atendimento presencial entre quinta-feira (2) e domingo (5), mas mantém equipes de operação e manutenção em funcionamento. O atendimento pode ser feito pela central telefônica, aplicativo e canais digitais.

O Na Hora estará fechado na quinta-feira (2) e na sexta-feira (3), com retorno do atendimento na segunda-feira (6) | Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

 

A Novacap manterá equipes de manutenção arbórea de prontidão para atendimentos emergenciais, das 7h às 19h. As atividades administrativas ficam suspensas, com equipes de sobreaviso para situações de urgência.

O Na Hora estará fechado na quinta-feira (2) e na sexta-feira (3), com retorno do atendimento na segunda-feira (6). O Centro 18 de Maio e os Conselhos Tutelares também não funcionam na quinta-feira (2) e na sexta-feira (3), com retomada do atendimento na segunda-feira (6). Em casos de emergência ou demandas urgentes, a orientação é acionar o Cisdeca pelo telefone 125.

Já a Subsecretaria de Atendimento a Vítimas de Violência (Subav) suspende o atendimento na quinta-feira (2) e na sexta-feira (3), com retorno na segunda-feira (6). Em situações emergenciais, o contato pode ser feito pelo telefone (61) 98382-0130.

Serviços essenciais

Os serviços essenciais seguem funcionando normalmente. A Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros e a Polícia Civil atuam em regime ininterrupto, com atendimento 24 horas. A Defesa Civil também mantém equipes em plantão permanente durante todo o período.

Na área de assistência social, unidades como Centros Pop, Central de Vagas, Unidade de Proteção Social 24 Horas (UPS 24 Horas) e unidades de acolhimento funcionam normalmente, das 7h30 às 17h.

Já Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (Cecon) não terão atendimento.

A Casa da Mulher Brasileira e a Casa Abrigo permanecem abertas, com funcionamento 24 horas.

Saúde

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) funciona 24 horas, pelo telefone 192. As emergências dos hospitais regionais, as unidades de pronto atendimento (UPAs) e a Casa de Parto de São Sebastião também operam ininterruptamente, em regime de plantão.

As unidades básicas de saúde (UBSs) funcionam normalmente na quinta-feira (2) e permanecem fechadas na sexta-feira (3), com retomada do atendimento na segunda-feira (6). O mesmo vale para os serviços de saúde bucal nas UBSs e nos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs).

Já as urgências odontológicas seguem com funcionamento específico: no Hospital Regional da Asa Norte (Hran), o atendimento é 24 horas; no Hospital Regional do Gama (HRG), ocorre na quinta (2) e na sexta-feira, das 18h à 0h; e no Hospital Regional de Taguatinga (HRT), no sábado (4) e domingo (5), das 7h às 19h.

Os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) do tipo III e os Caps Álcool e outras Drogas (Caps AD III) funcionam 24 horas todos os dias. Já os Caps tipos I e II e os Centros de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (Capsi) não abrem durante o feriado e o fim de semana, retomando o atendimento na segunda-feira (6). Para casos de emergência em saúde mental, as referências são o Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) e o Hospital de Base (HBDF).

As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) funcionam normalmente na quinta-feira (2) e permanecem fechadas na sexta-feira (3), com retomada do atendimento na segunda-feira (6) | Foto: Tony Oliveira/Agência Brasília

 

As farmácias de alto custo funcionam normalmente na quinta-feira (2) e no sábado (4), mas não abrem na sexta-feira (3). Os ambulatórios e as policlínicas atendem na quinta-feira (2) e ficam fechados na sexta-feira (3).

As salas de vacinação funcionam normalmente na quinta-feira (2) e permanecem fechadas na sexta-feira (3). No sábado (4), haverá vacinação em pontos específicos, que serão divulgados pela Secretaria de Saúde.

Lazer e espaços públicos

Os parques do Distrito Federal funcionam normalmente durante todo o feriado, oferecendo opções de lazer à população. O Parque da Cidade segue aberto sem alterações.

O Zoológico de Brasília estará aberto de sexta-feira (3) a domingo (5), das 8h30 às 16h. As unidades de conservação administradas pelo Brasília Ambiental também funcionam normalmente, com horários específicos em cada parque.

O Jardim Botânico de Brasília funciona de quinta-feira (2) a domingo (5), das 9h às 17h, com entrada permitida até às 16h30. A entrada é gratuita para pedestres e ciclistas das 7h às 9h. Na sexta-feira (3) e no domingo (5), a visitação é gratuita para todos, conforme o Programa Lazer para Todos.

O Zoológico de Brasília estará aberto de sexta-feira (3) a domingo (5), das 8h30 às 16h | Foto: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília

 

Na quinta-feira (2) e no sábado (4), o valor do ingresso é de R$ 5. Crianças de até 12 anos, pessoas com deficiência e idosos acima de 60 anos têm gratuidade, mediante apresentação de documento. O pagamento pode ser feito em dinheiro, cartão de débito ou Pix.

Outros serviços

As agências bancárias do Banco de Brasília (BRB) não funcionam na sexta-feira (3), com retomada do atendimento na segunda-feira (6). Na quinta-feira (2), o funcionamento é normal.

Os serviços de iluminação pública da CEB IPes operam normalmente, com atendimento 24 horas por meio dos canais digitais e telefônicos.

Os restaurantes comunitários do Distrito Federal funcionam normalmente durante o feriado prolongado, oferecendo café da manhã, almoço e jantar em diversas regiões administrativas. Na sexta (3), haverá almoço especial para a Sexta-feira da Paixão.

Estão em funcionamento as unidades de Arniqueira, Brazlândia, Gama, Itapoã, Santa Maria, Recanto das Emas, Riacho Fundo II, São Sebastião, Pôr do Sol, Samambaia, Samambaia Expansão, Sobradinho, Varjão, Paranoá, Planaltina, Sol Nascente e Estrutural. A unidade de Ceilândia não funcionará, pois está fechada para manutenção.

UPA de Ceilândia passa a oferecer teleconsulta pediátrica

Serviço amplia assistência nas unidades e reforça capacidade de resposta da rede durante período de maior circulação de vírus

Com a chegada das temperaturas mais baixas, sintomas como tosse, febre e dificuldade para respirar voltam a levar crianças às unidades de saúde. Para dar mais agilidade a esse atendimento, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Ceilândia passou a oferecer teleconsulta pediátrica e se torna a quarta unidade do Distrito Federal com o serviço voltado exclusivamente para o público infantil.

Situações como essa já fazem parte da rotina da unidade. A auxiliar de serviços gerais Laura Pereira da Silva viveu essa experiência ao levar o filho de 2 anos para atendimento. Em poucos minutos, ele foi atendido por vídeo, com acompanhamento da equipe de enfermagem. “Eu cheguei preocupada, como toda mãe fica. Quando falaram da teleconsulta, confesso que fiquei na dúvida, mas foi muito rápido. Saí mais tranquila”, conta.

A teleconsulta pediátrica começou a ser oferecida na unidade nesta quarta-feira (1º) e integra a estratégia do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF) para ampliar a capacidade de resposta da rede em períodos de maior procura por atendimento.

Nesse contexto, a ampliação do serviço acompanha um comportamento já conhecido nesta época do ano, quando a queda das temperaturas costuma aumentar a demanda por atendimentos respiratórios infantis.

“O atendimento se torna mais organizado, o tempo de espera diminui e a experiência de quem procura a unidade melhora”

Juliete Souza, gerente da UPA do Paranoá

Rede amplia teleconsulta nas UPAs

O Distrito Federal conta atualmente com 11 UPAs com teleatendimento, número ampliado recentemente com a implantação do serviço na UPA do Paranoá, inaugurada no dia 31, fortalecendo a cobertura em diferentes regiões administrativas.

Além disso, quatro unidades oferecem atendimento remoto voltado exclusivamente para o público infantil: Sobradinho, São Sebastião, Recanto das Emas e, agora, Ceilândia.

Dentro dessa estratégia, a organização do atendimento é um dos principais ganhos apontados pelas equipes.

De acordo com a gerente de Assistência das UPAs do IgesDF, Adriana Gonçalves, a ampliação do serviço contribui diretamente para esse processo. “A teleconsulta pediátrica garante mais agilidade aos casos de menor complexidade e permite que a equipe presencial concentre esforços nos atendimentos mais graves”, explica.

Atualmente, o Distrito Federal conta com 11 UPAs com teleatendimento; dessas, quatro são voltadas exclusivamente para o público infantil: Sobradinho, São Sebastião, Recanto das Emas e Ceilândia

Como funciona o atendimento

Na prática, o atendimento segue um fluxo estruturado dentro da própria unidade, mesmo sendo realizado por vídeo.

Tudo começa na classificação de risco. Pacientes com pulseira verde, que indica menor gravidade, podem optar pela teleconsulta. Antes do atendimento, é apresentado o termo de consentimento à família.

Em seguida, a criança é encaminhada para uma sala preparada para o atendimento remoto. No local, um profissional de enfermagem permanece ao lado durante toda a consulta, auxiliando no que for necessário e garantindo que a comunicação com o médico ocorra de forma adequada.

Sesc-DF homenageia Janete Vaz ao nomear novo Centro de Saúde em Ceilândia

0

Bioquímica e cofundadora do Sabin, Janete compartilha com o Sesc-DF valores que reforçam compromisso com atendimento de excelência,  promoção da saúde e bem-estar da população

O Sesc-DF realizou, nesta quarta-feira (1), a nomeação oficial do moderno Centro de Saúde da unidade de Ceilândia. O espaço ganhou o nome da doutora Janete Vaz, bioquímica, cofundadora do grupo Sabin e referência nacional na área da saúde e gestão. A iniciativa reconhece a trajetória inspiradora da profissional, marcada pelo empreendedorismo, inovação e compromisso com a qualidade no atendimento à população.

“Esse é um centro de saúde moderno, com equipamentos de alta tecnologia que está sendo entregue à população de Ceilândia. E  nada melhor que homenagear uma mulher ligada à saúde e que tanto faz pela saúde do Distrito Federal. Então, o Sesc-DF se sente muito feliz em homenagear a  doutora Janete Vaz”, afirma o presidente do Sistema Fecomércio, José Aparecido Freire.

O Centro de Saúde do Sesc-DF em Ceilândia foi concebido como um espaço completo, planejado para oferecer serviços de excelência à comunidade. Com estrutura moderna, ambiente acolhedor e uma equipe altamente qualificada, a unidade oferece atendimentos em 14 especialidades nas áreas de saúde física, mental e odontológica.

Entre os serviços oferecidos estão: 

1  – Serviços da atenção ampliada à saúde

  • Psicologia
  • Nutrição Clinica
  • Clínica Médica
  • Medicina da família
  • Ginecologia
  • Pediatria
  • Urologia
  • Cardiologia

2 – Exames:

  • Bioimpedância
  • Exame de pele para uso de piscina
  • Exames Cardiológicos
  • Teste Ergométrico

3- Saúde Bucal:

  • Periodontia
  • Odontopediatria
  • Prótese Dentária
  • Odontologia digital
  • Endodontia
  • Clínica Geral

Capacidade de Atendimento 

  • Saúde Física: 1096 de atendimento por mês
  • Mais  exame de pele, que chega a 2000 exames por mês no período de calor

Modernidade

Um dos diferenciais da unidade é a Central de Material e Esterilização (CME), responsável por todo o processo de limpeza, descontaminação, esterilização e armazenamento de materiais e equipamentos médico-hospitalares. Essa estrutura é fundamental para assegurar a segurança dos procedimentos realizados, prevenindo riscos de contaminações e infecções.

O centro clínico também conta com equipamentos modernos, como aparelhos de raio-X, um tomógrafo de última geração e um laboratório de prótese dentária, que possibilita a confecção de próteses no próprio local, proporcionando mais agilidade e comodidade aos pacientes.

Marcação de consultas e exames

Para aproveitar todos os serviços oferecidos na Clínica de Saúde do Sesc de Ceilândia – Janete Vaz é necessário ter a carteirinha da instituição. Os atendimentos podem ser agendados diretamente no site www.sescdf.com.br ou na própria unidade. Os valores variam de acordo com a categoria de credenciamento.

Janete Vaz

A escolha de Janete Vaz para dar nome ao centro clínico também evidencia valores compartilhados com o Sesc-DF: o compromisso com o bem-estar da população e a dedicação em oferecer serviços de saúde de alta qualidade.

Assim como a trajetória de Janete é marcada pela busca constante por excelência, inovação e atendimento humanizado, o Sesc-DF atua de forma consistente na promoção de ações que ampliam o acesso à saúde e elevam o padrão dos serviços prestados à comunidade. Essa convergência de propósitos reforça a importância da homenagem e simboliza um alinhamento de missões voltadas ao cuidado integral das pessoas.

Natural de Anápolis (GO), Janete é formada em Bioquímica pela Universidade Federal de Goiás e possui MBAs em gestão de negócios e gestão empresarial. No início da carreira, destacou-se como chefe de área no Hospital Regional de Taguatinga, mas o seu primeiro trabalho com carteira assinada foi justamente em Ceilândia.

“Comecei minha carreira profissional nessa cidade, quando tinha 25 anos. Então, quando o presidente José Aparecido  fez esse convite para o Sesc de Ceilândia, ele não tinha noção do quando isso mexeu com a minha memória afetiva. Ter o meu nome registrado nesta clínica me deixa muito orgulhosa e feliz”, destaca a doutora Janete Vaz.

Em 1984, ao lado da sócia Sandra Costa, fundou o Grupo Sabin, hoje uma das maiores redes de medicina diagnóstica do Brasil, com atuação em diversos estados e reconhecimento nacional pela qualidade, inovação e gestão de pessoas. A empresa também se destaca por sua forte cultura de diversidade e inclusão, com ampla participação feminina em seu quadro de colaboradores e cargos de liderança.

A homenagem simboliza não apenas o reconhecimento de uma trajetória de sucesso, mas também inspira novas gerações a acreditarem no potencial transformador da saúde aliada à inovação e ao cuidado com as pessoas.

Restaurante Inclusivo mostra responsabilidade social e mira no crescimento organizacional

0

Implementado na unidade do Gama – Euzébio Pires de Araújo, o projeto apresenta uma proposta alinhada a uma visão de futuro

Em setembro, o projeto Restaurante Inclusivo, do Sesc-DF, completa dois anos. Implementado na unidade do Gama – Euzébio Pires de Araújo, a proposta vai além de uma questão de responsabilidade social: se mostra como visão de futuro.

Quatro vagas da equipe do restaurante da unidade são destinadas a pessoas com neurodivergência, que desempenham funções como atendimento ao cliente, higienização de utensílios, recolhimento de pratos e talheres, verificação da validade dos produtos, armazenamento e estoque.

Atualmente, integram a equipe pelo projeto duas pessoas autistas e uma pessoa com síndrome de Down. Entre eles, Carlos Augusto Costa Coelho, 30 anos.

“Meu primeiro emprego foi informal, como vendedor de caramelo”, lembra o jovem que afirma ter atuado também em uma rede de restaurantes. “Mas aqui é o melhor lugar, o melhor salário”, diz o auxiliar de operações de cozinha que tem autismo e TDAH. Com o Restaurante Inclusivo, ele abraçou não só a oportunidade de inserção no mercado de trabalho e capacitação laboral, mas a possibilidade de ser protagonista da própria vida.

Paralelamente, o restaurante do Sesc Gama também garantiu resultados importantes com a contratação de Carlos. Ele é rigoroso com a higienização das panelas e utensílios da cozinha, algo fundamental para a qualidade de qualquer lugar que comercialize alimentos.

Para além da responsabilidade social, o Restaurante Inclusivo mira na promoção de um ambiente de trabalho com inovação e crescimento organizacional. Empresas de diversos setores vêm obtendo resultados positivos quando implementam equipes inclusivas. A Microsoft, por exemplo, tem desde 2015 o Programa de Neurodiversidade. A empresa identificou que pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) costumam ter hiperfoco e maior capacidade de disciplina, são mais detalhistas, rendendo ganhos insubstituíveis para a empresa.

Embora a constatação não seja uma novidade, pessoas neurodivergentes enfrentam desafios significativos para se inserir no mundo do trabalho. O último Censo do IBGE, realizado em 2022, mostra que o Brasil tem cerca de 2,4 milhões de pessoas com diagnóstico de TEA. Segundo o Instituto, em 2024, aproximadamente 85% dessas pessoas estavam fora do mercado de trabalho.

Em entrevista ao Programa Cidadania da TV Senado, a diretora para a América Latina do HD Sunflower (o cordão de girassol), Flávia Callafange, afirmou que “os outros 15% muitas vezes estão subempregados ou não têm um desenvolvimento de carreira adequando dentro das instituições”. Esse cenário resulta em uma realidade grave: “66% acho dos autistas têm depressão e muitos se suicidam”, declara Callafange.

Se por muito tempo o modelo de trabalho foi desenhado para cérebros que se adaptam facilmente a interações sociais padronizadas, o Sesc-DF se soma às iniciativas que enxergam a contratação de pessoas com neurodivergência como possibilidade de revolucionar o dia a dia corporativo. Um dos exemplos é o Restaurante Inclusivo que, por hora, está centralizado na unidade do Gama para que possa passar por avaliações e aprimoramentos contínuos.  Mas, em breve, se ampliará.

Março Mais Mulher 2026 impacta mais de 170 mil mulheres no DF

0

Programação reuniu cerca de 180 iniciativas, com ações de acolhimento, capacitação e geração de renda

Março foi um mês de histórias, recomeços e novas oportunidades para milhares de mulheres no Distrito Federal. Com mais de 170 mil pessoas atendidas direta ou indiretamente, o Março Mais Mulher 2026 consolidou-se como uma das maiores mobilizações em prol das mulheres realizadas pelo Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da Secretaria da Mulher (SMDF), ampliando o acesso a serviços de acolhimento, capacitação, orientação e geração de renda.

Ao longo dos 31 dias, a pasta reforçou iniciativas permanentes e ampliou a presença das ações em diversas regiões administrativas. Com a intensificação de atividades itinerantes e o aumento dos atendimentos, mais mulheres foram alcançadas, fortalecendo a rede de proteção em todo o DF.  Além dos grandes eventos, mais de 180 iniciativas foram realizadas, incluindo palestras em escolas, rodas de conversa, oficinas sobre violência digital, capacitações e atividades comunitárias.

Ao ressaltar o alcance das ações e o impacto direto na vida das mulheres, a governadora do Distrito Federal, Celina Leão, destacou a importância de políticas públicas que cheguem a quem mais precisa. “O calendário dedicado ao público feminino levou acolhimento, oportunidades e dignidade para milhares de mulheres. Com isso, garantimos não apenas o acesso à proteção, mas também às condições necessárias para que cada uma construa sua autonomia.” A governadora enfatizou ainda que os resultados alcançados em março refletem um trabalho contínuo desenvolvido pelo Estado ao longo de todo o ano.

Entre os destaques do período, o programa Movimente mobilizou milhares de mulheres em torno do empreendedorismo feminino, em parceria com o Sebrae. A iniciativa promoveu palestras, oficinas e painéis voltados à qualificação profissional, inovação e geração de renda, incentivando mulheres a desenvolverem seus negócios ou ingressarem no mercado de trabalho.

“Conseguimos ampliar atendimentos, fortalecer a rede de proteção e, principalmente, garantir que mais mulheres tenham acesso a oportunidades reais de transformação de vida”

Giselle Ferreira, secretária da Mulher

As ações também contemplaram cultura, bem-estar e inclusão social. O projeto Realize com Pipoca proporcionou momentos de lazer para mulheres em situação de vulnerabilidade, promovendo acesso ao cinema e fortalecendo vínculos. Já o lançamento da loja colaborativa do Cerrado Feminino, no Shopping JK, destacou o talento de empreendedoras locais e incentivou a geração de renda, com funcionamento previsto até o fim de abril.

A secretária da Mulher do DF, Giselle Ferreira, destacou o caráter estratégico do mês. “O balanço do Março Mais Mulher 2026 mostra que estamos no caminho certo. Conseguimos ampliar atendimentos, fortalecer a rede de proteção e, principalmente, garantir que mais mulheres tenham acesso a oportunidades reais de transformação de vida”, afirmou. Segundo ela, a atuação integrada e a expansão das ações itinerantes foram fundamentais para alcançar resultados expressivos.

No eixo de acolhimento, a Casa da Mulher Brasileira Itinerante desembarcou em Planaltina, levando atendimento psicossocial, orientação jurídica e encaminhamentos para a rede de proteção para mais de 400 mulheres. Além disso, 25 assistidas pelos Comitês de Proteção à Mulher tiveram um dia de modelo ao participarem do desfile Tecidas de Histórias, que ocorreu na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF).

O Congresso Realize reuniu centenas de mulheres em um dia de capacitação, troca de experiências e incentivo ao empreendedorismo

A Corrida Circuito da Mulher, na Praça do Buriti, reuniu mais de 8,7 mil mulheres, em uma mobilização que integrou esporte, saúde e valorização do protagonismo feminino. Ao longo do dia, atividades de bem-estar e incentivo à prática esportiva promoveram integração, celebração e fortalecimento coletivo, simbolizando a força e a união das mulheres na cidade.

O encerramento do calendário ficou por conta do Congresso Realize, que reuniu centenas de mulheres em um dia de capacitação, troca de experiências e incentivo ao empreendedorismo, simbolizando o impacto positivo construído ao longo de todo o mês. A participante do congresso, Maria Eunice Ramos destacou a importância da presença do Estado. “Quando ações sociais chegam até nós, faz toda a diferença. É esse apoio que nos dá confiança, orientação e oportunidades reais para mudar de vida e acreditar que é possível ir mais longe”, disse a moradora de Vicente Pires.

Celina Leão inaugura primeiro papa-entulho do Riacho Fundo

0

Novo papa-entulho amplia coleta adequada e combate descarte irregular

Brasília, 1 de abril de 2026 – O Riacho Fundo passou a contar, nesta quarta-feira (1º), com um ponto de entrega voluntária para descarte gratuito de resíduos sólidos. Implantado pelo Serviço de Limpeza Urbana, o chamado papa-entulho foi inaugurado pela governadora Celina Leão e é o primeiro equipamento do tipo na região.

Localizado na Área Especial nº 03, na Quadra QN 09, o espaço recebe restos de obras, podas, materiais de construção, móveis antigos e outros itens volumosos. A estrutura conta com quatro contêineres e cinco baias destinadas à separação de resíduos recicláveis, reutilizáveis e orgânicos, garantindo a destinação adequada dos materiais.

Durante a inauguração, a governadora destacou a importância da iniciativa para a limpeza urbana e reforçou que haverá intensificação na fiscalização contra o descarte irregular. Segundo ela, o objetivo é oferecer alternativas corretas à população e, ao mesmo tempo, coibir práticas que prejudicam o meio ambiente e os espaços públicos.

De acordo com o presidente do SLU, Luiz Felipe Cardoso, o investimento em papa-entulhos tem impacto direto na redução de custos com a coleta irregular. Atualmente, esse tipo de serviço gera despesas mensais de cerca de R$ 5 milhões, enquanto a implantação de cada unidade custa aproximadamente R$ 500 mil.

Implantado pelo Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal (SLU), o chamado papa-entulho recebe restos de obras, podas e materiais de construção | Foto: Matheus Borges/Agência Brasília

A expectativa do órgão é ampliar a rede e alcançar 43 unidades em funcionamento até o fim do ano. Em 2025, cerca de 50 mil toneladas de resíduos deixaram de ser descartadas irregularmente, resultado atribuído à maior adesão da população ao uso dos pontos de entrega.

Moradores da região avaliam positivamente a iniciativa, destacando que o novo espaço deve contribuir para a redução do lixo em áreas públicas e para a preservação ambiental.

Atualmente, o Distrito Federal conta com 25 unidades de papa-entulho. A escolha dos locais leva em consideração estudos técnicos e mapeamentos que identificam áreas com maior incidência de descarte irregular.

Os pontos recebem até um metro cúbico de resíduos da construção civil por descarga. Para volumes maiores, é necessário contratar caçambas autorizadas. O funcionamento ocorre diariamente, das 7h às 18h, e os endereços podem ser consultados em plataformas digitais do SLU.

Recanto das Emas amplia rede de creches com novo Cepi

0

Unidade amplia vagas em creche e reforça ensino integral na região

Brasília, 1 de abril de 2026 – O Recanto das Emas passou a contar, nesta terça-feira (1º), com um novo Centro de Educação da Primeira Infância (Cepi). A unidade Seriema, inaugurada pela governadora Celina Leão na Quadra 109, possui dez salas de aula, capacidade para atender 188 crianças em período integral e recebeu investimento de R$ 4,59 milhões.

Durante a inauguração, Celina Leão destacou a ampliação da rede pública voltada à primeira infância no Distrito Federal. Segundo ela, a oferta de atendimento integral, com jornada de até dez horas e cinco refeições diárias, representa um avanço na política educacional. A governadora também ressaltou a redução da fila por vagas em creches na rede pública.

Hélvia Paranaguá: “Creche não é só um ambiente seguro para a criança; é um ambiente de educação, de socialização e de aprendizagem”

A secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, afirmou que a expansão vai além do aumento de vagas, reforçando o papel da educação infantil no desenvolvimento das crianças. De acordo com a gestora, as creches funcionam como espaços de aprendizagem, socialização e formação desde os primeiros anos de vida.

Stefani Neves e o filho Luiz Gustavo, de 5 meses, comemorou: “É um alívio saber que vou deixar meu filho em um lugar seguro e bem-cuidado para poder trabalhar tranquila”

Com área construída de 1.311,97 metros quadrados, o Cepi Seriema foi planejado para atender à demanda da região, operando em tempo integral, modelo adotado pela Secretaria de Educação do Distrito Federal.

A diretora da unidade, Dailane Abidon, destacou que a estrutura oferece segurança e tranquilidade para as famílias, permitindo que os responsáveis deixem os filhos sob cuidados qualificados durante o período de trabalho.

Entre os beneficiados está a promotora de vendas Stefani Pereira Neves, mãe de um bebê de cinco meses, que relatou maior segurança com a vaga na creche. Segundo ela, o acesso ao serviço proporciona mais tranquilidade para a rotina familiar.

A entrega da unidade integra a política pública de expansão da educação infantil no Distrito Federal. Desde 2019, foram construídos 28 centros de educação da primeira infância em diferentes regiões administrativas, além da ampliação de parcerias com creches conveniadas. Atualmente, o número de vagas disponíveis supera a demanda registrada.

Em Ceilândia, força-tarefa retira mais de 240 toneladas de entulho

0

Ações de zeladoria e infraestrutura ampliam melhorias urbanas na região

Brasília, 1 de abril de 2026 – A Administração Regional de Ceilândia intensificou, entre os dias 20 e 30 de março, as ações de infraestrutura e zeladoria na cidade, em parceria com a Novacap, o Serviço de Limpeza Urbana e outros órgãos do Governo do Distrito Federal (GDF). No período, foram aplicados mais de 80 mil quilos de massa asfáltica em diferentes pontos da região.

Serviços tiveram entre os destaques a recuperação das vias da cidade | Foto: Divulgação/Administração Regional de Ceilândia

As equipes atuaram em vias consideradas estratégicas, como a ligação entre M1 e M2 Sul, acessos da QNM 3, QNN 6 e QNN 25, além de trechos da QNP 12, QNO 3, Via P2 Norte, N1 Sul, N3 Sul e QNN 14. Apenas nas novas frentes de trabalho, mais de 16 mil quilos de asfalto foram utilizados, somando-se aos serviços já realizados anteriormente. As intervenções incluíram o uso de caminhão térmico e técnicas de fresagem, que aumentam a durabilidade do pavimento e melhoram as condições de tráfego.

Na área de limpeza urbana, mais de 240 toneladas de entulho foram recolhidas em regiões como QNQ 03, QNP 19, QNQ 02, QNN 09, EQNP 15/19 e QNO 08. Também foram retirados 890 quilos de materiais inservíveis das áreas conhecidas como P1, P2, P3 e P4, contribuindo para a desobstrução e organização dos espaços públicos.

Entre as ações de infraestrutura, destacam-se a implantação de meio-fio no estacionamento da Praça da EQNO 3/5, no Setor O, a construção de um novo estacionamento na lateral da QNM 10 e a recuperação de áreas afetadas por assoreamento no Condomínio Privê.

Os serviços também contemplaram a manutenção de espaços públicos, com limpeza, capina e conservação no parquinho da EQNM 21/23 e na Praça da Bíblia, na QNP 19. O local passou por reestruturação para atividades comunitárias, com retirada de resíduos e reposição de estruturas em equipamentos infantis, como balanços e coberturas.