Início Site Página 82

Daniel Vilela lidera segundo encontro da pré-campanha em Luziânia neste sábado

O ato político de pré-campanha reúne prefeitos, vereadores e lideranças da base governista da região do Entorno do DF

O governador e pré-candidato à reeleição, Daniel Vilela (MDB), participa neste sábado (11/4), às 9h, em Luziânia, do 2º Encontro Regional Pra Frente Goiás. O ato político de pré-campanha reúne prefeitos, vereadores e lideranças da base governista da região do Entorno do Distrito Federal. O evento será realizado na antiga Matarazzo, na Avenida Alfredo Nasser, em frente à Primavia, na Vila Juracy.

Anfitrião do evento, o prefeito Diego Sorgatto (União Brasil), também receberá em Luziânia o pré-candidato à Presidência da República pelo PSD, o ex-governador Ronaldo Caiado. Este é o primeiro ato político de Caiado em Goiás após ter a pré-candidatura a presidente confirmada no final de março.

O encontro também tem as presenças confirmadas dos pré-candidatos ao Senado: a ex-primeira dama, Gracinha Caiado (União Brasil), o senador Vanderlan Cardoso (PSD), o deputado federal Zacharias Calil (MDB) e o presidente do PP em Goiás, Alexandre Baldy.

Assim como no primeiro encontro, realizado em Jaraguá, MDB, PSD, União Brasil, PP, Republicanos, Podemos, PRD/Solidariedade, Avante, Mobiliza e Agir também estarão representados no encontro regional de Luziânia, com representação de pré-candidatos ao legislativo estadual e federal nas eleições de outubro.

Serviço
Assunto: 2º Encontro Regional Pra Frente Goiás
Quando: Sábado (11/4), às 9h
Onde: Antiga Matarazzo – Avenida Alfredo Nasser, em frente à Primavia, Vila Juracy, Luziânia (GO)

CPI do Crime Organizado: Marconi confirma o recebimento de R$ 14,5 milhões do Master

Ex-governador diz que valores pagos pelo Banco Master entre 2021 e 2025 referem-se a consultoria política declarada; caso veio à tona após documentos enviados à CPI

O ex-governador de Goiás Marconi Perillo (PSDB) confirmou ter recebido R$ 14,5 milhões do Banco Master entre 2021 e 2025 por serviços de consultoria. As informações foram divulgadas pelo jornal O Popular nesta sexta-feira (10/4).

Por meio de sua assessoria, Marconi afirmou que firmou contrato com a instituição para prestação de serviços de análise de cenário político, com remuneração mensal de cerca de R$ 160 mil brutos. Segundo a equipe, os valores foram pagos por meio da empresa MV Projetos e Consultoria e declarados regularmente.

O ex-governador também argumentou que precisou buscar “complemento de renda” após deixar o cargo e passar a atuar na iniciativa privada. De acordo com a assessoria, ele não possui patrimônio elevado e não exerce mandato ou função pública desde 2019, o que, segundo sua defesa, afastaria qualquer conflito de interesse.

Ainda segundo a equipe, o contrato foi encerrado em julho de 2025, quando Marconi decidiu se dedicar à pré-campanha ao governo de Goiás. Parte dos valores recebidos, cerca de R$ 7 milhões, refere-se ao distrato do acordo firmado com o banco.

A assessoria sustenta que o trabalho foi “lícito, remunerado e declarado”, destacando que o Banco Master era considerado uma empresa regular à época da contratação. Marconi afirmou ainda que atuava sob demanda, com atendimentos por telefone e visitas pontuais, sem participação na gestão da instituição.

Os pagamentos vieram à tona após documentos da Receita Federal serem encaminhados à CPI do Crime Organizado. A lista inclui outros nomes do cenário político e econômico, que também afirmam ter prestado serviços de consultoria ao banco.

Estudantes da EduSesc Gama são prata na Olimpíada Brasileira de Geopolítica

0

Alunos do 9º ano, Eloah e Pedro mostram que o caminho para a conquista de medalhas em olimpíadas de conhecimento deve ser pavimentado com disciplina, incentivo pedagógico e amizade

Eloah Oliveira Carlos e Pedro Hydeo Sakai Nakamura são amigos, estudantes do 9º ano da EduSesc do Gama e têm várias coisas em comum. Entre elas, uma coleção de medalhas conquistas em olimpíadas de conhecimento.

A mais recente foi de prata, na Olimpíada Brasileira de Geopolítica (OBGP) que, neste ano, teve 72.205 inscritos. O resultado da competição, que desafia estudantes a explorarem e compreenderem as complexas relações entre os países do mundo, foi publicado nessa quarta-feira (8/4).

“Entrar no site e ver que você ganhou é inexplicável”, conta Eloah, que é bolsista. Para Pedro, o prêmio mostra o resultado do seu esforço: “Estou estudando todo dia, indo atrás. E isso é uma representação do tanto que me esforcei”, afirma o estudante.

Tanto Eloah como Pedro contam que o percurso até à medalha de prata na OBGP teve participação especial da equipe pedagógica da EduSesc e dos projetos implementados na escola, como o Núcleo Olímpico. A iniciativa incentiva os estudantes da Rede EduSesc a se desafiarem academicamente em olimpíadas de conhecimento e oferece acompanhamento pedagógico para isso.

“Em outras escolas, nunca tive a oportunidade de participar de uma olimpíada (de conhecimento). Aqui, o Sesc já paga a inscrição e facilita o processo para que a gente possa chegar lá”, diz Pedro, que entende a participação na competição como uma preparação para desafios futuros, como o Enem e o PAS.

Pedro e Eloah são amigos desde o 4º ano e compartilham a paixão por estudar
Pedro e Eloah são amigos desde o 4º ano e compartilham a paixão por estudar

De acordo com Eloah, o apoio preparatório da EduSesc Gama para as olimpíadas não é apenas técnico. “A equipe docente do Sesc é extremamente qualificada. É incrível como eles conseguem entreter não só quanto à matéria, mas como pessoa, conversando, incentivando, motivando. Nosso professor Natan foi fundamental. Ele nos ajudou a acreditar que a gente consegue”, afirma a estudante, que se emociona ao externar a participação da EduSesc em sua vida. “A EduSesc representa mais da metade da minha vida acadêmica. Todos os meus amigos, professores que a gente considera amigos, que hoje estão comigo, é por causa da EduSesc. Foi mágico quando eu mudei da minha antiga escola para vir para cá. A forma como a Sesc busca incluir todo em uma mesma turma e muito legal.”

Amigos desde o 4º ano, Eloah e Pedro mostram que o sucesso em olimpíadas de conhecimento reflete uma trajetória construída com disciplina, incentivo pedagógico e parceria. Cientes de que essas são condições garantidas em suas vidas junto com a EduSesc, a dupla já pensa na preparação para a próxima olimpíada, que será de robótica. Novas medalhas estão por vir.

Portais de Notícias são a segunda maior fonte de informação política no Brasil

Pesquisa AtlasIntel/Arko revela que sites de notícias e portais independentes alcançam 54,8% de utilização, atrás apenas do Instagram (67,1%), confirmando o fortalecimento da “Nova Imprensa” representada pela ABBP e o declínio dos veículos tradicionais como TV e jornais impressos

Os portais de notícias independentes e blogs, conhecidos como “Nova Imprensa”, consolidaram-se como a segunda principal fonte de informação política dos brasileiros. De acordo com a pesquisa AtlasIntel/Arko de fevereiro de 2026, 54,8% dos entrevistados afirmam utilizar sites de notícias com frequência para se informar sobre política, ficando atrás apenas do Instagram (67,1%). YouTube aparece em terceiro lugar com 39,3%, seguido por TV aberta (25,8%), TV por assinatura (20,1%), Twitter/X (15,3%), Facebook (14,9%), TikTok/Kwai (9,4%), WhatsApp (7,9%), conversas com amigos e familiares (7,7%), rádio (5,4%) e jornais impressos (3,9%).

Veja o grafico:

O levantamento, que permitia marcar até três opções, mostra claramente a migração do público para fontes digitais rápidas, acessíveis e menos dependentes de grandes conglomerados midiáticos. Enquanto a TV aberta e a TV por assinatura continuam perdendo relevância ano após ano, os portais independentes crescem em credibilidade e alcance, especialmente entre eleitores com maior poder de decisão.

O Portal do Callado, associado à Associação Brasileira de Portais de Notícias (ABBP), no ar há 22 anos, celebra o resultado como reconhecimento do trabalho sério e independente realizado pela nova imprensa. Seu editor e criador, o jornalista Ricardo Callado, declarou:

“É uma honra e uma responsabilidade ver que os portais de notícias independentes, como o Portal do Callado, ocupam posição de destaque no dia a dia dos brasileiros. Há 22 anos nos comprometemos com a verdade, com a pluralidade de vozes e com o fortalecimento da democracia, sem pertencer a nenhum grande conglomerado. Este resultado da AtlasIntel confirma que o leitor valoriza informação rápida, séria e sem filtro ideológico. Continuaremos firmes na nossa missão de informar o Brasil com responsabilidade e transparência.”

A pesquisa reforça que, no Distrito Federal, onde a renda média é a mais alta do país e o eleitorado mais qualificado decide boa parte do cenário político, a “Nova Imprensa” ganha ainda mais peso. Portais como o Portal do Callado, que acompanham de perto a gestão dos governos do Distrito Federal e de Goiás, além da política nacional, e os desdobramentos eleitorais de 2026, ajudam o cidadão a separar fatos de narrativas fabricadas, especialmente em um ano marcado por intensa polarização.

Enquanto veículos tradicionais como TV e jornais impressos perdem espaço, os portais independentes crescem em influência e confiança. Essa tendência aponta para um novo modelo de informação no Brasil: mais plural, mais rápido e mais próximo do eleitor.

 

UTI do Hospital da Região Leste é reconhecida entre as mais eficientes do país

Unidade é a única da rede pública do DF a conquistar certificação nacional por aliar boas práticas assistenciais ao uso adequado de recursos

Entre as melhores do país e única da rede pública do Distrito Federal a alcançar esse reconhecimento, a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital da Região Leste (HRL) conquistou no mês passado a certificação de UTI Eficiente, categoria que atesta boas práticas assistenciais aliadas ao uso adequado de recursos.

UTI do Hospital da Região Leste é destaque na avaliação da Associação de Medicina Intensiva Brasileira | Fotos: Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF

A certificação foi concedida pelo programa UTIs Brasileiras, uma iniciativa da Associação de Medicina Intensiva Brasileira (Amib) em parceria com a Epimed Solutions criada para reconhecer e premiar as UTIs que demonstraram excelência em desempenho e qualidade no atendimento a pacientes críticos ao longo de cada ano.

Em 2025, cerca de 800 hospitais foram monitorados pelo programa. Desses, 332 alcançaram os melhores resultados e receberam o reconhecimento, sendo 115 na categoria UTI eficiente. Em comparação ao ciclo anterior, houve crescimento de 29,3% na participação de unidades públicas, passando de 58 para 75 unidades vinculadas ao Sistema Único de Saúde (SUS) entre os reconhecidos.

Trabalho coletivo

A conquista reflete uma combinação de fatores como equipe altamente dedicada, gestão participativa com o envolvimento de múltiplos profissionais e protocolos bem-definidos. Na prática, isso se traduz em mais segurança, decisões clínicas mais assertivas e melhores resultados para os pacientes.

Sidney Sotero, chefe da UTI do HRL, comemora a distinção: “Os profissionais estão constantemente engajados em processos de melhoria contínua, o que demonstra o comprometimento com resultados cada vez melhores” 

“É o reconhecimento de uma equipe que se dedica a oferecer o melhor atendimento ao usuário do SUS, com foco na excelência da assistência”, afirma a superintendente da Região de Saúde Leste, Maria de Lourdes Castelo Branco.

“O principal fator que contribuiu para essa certificação foi o espírito de coletividade e colaboração da equipe”, reforça o chefe da UTI do hospital, Sidney Sotero. “Os profissionais estão constantemente engajados em processos de melhoria contínua, o que demonstra o comprometimento com resultados cada vez melhores.”

A UTI do HRL conta com uma equipe multiprofissional formada por médicos intensivistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, psicólogos, nutricionistas, fonoaudiólogos e odontólogos intensivistas, entre outros. O setor possui dez leitos, sendo quatro destinados ao pós-operatório de cirurgias eletivas, incluindo procedimentos complexos, como cirurgias de coluna — área em que o hospital é referência na região Centro-Oeste.

Entre os indicadores avaliados, um dos principais é a mortalidade ajustada, que analisa o risco de óbito dos pacientes internados. “A taxa de mortalidade ajustada na UTI do HRL é de aproximadamente 0,5, indicando que, a cada dois pacientes com expectativa de óbito, apenas um falece”, detalha Sotero. “Esse resultado reflete a qualidade da assistência, o cuidado e o empenho da equipe”.

O programa

Criado em 2015, o programa UTIs Brasileiras é considerado o maior banco de dados epidemiológicos de leitos de terapia intensiva do mundo. O monitoramento contínuo permite reunir informações sobre taxas de ocupação, número de leitos, desfechos clínicos e evolução na recuperação de pacientes, caracterizando o perfil epidemiológico das UTIs no Brasil.

Música, teatro, cinema e atrações alternativas agitam o fim de semana

0

Matheus & Kauan, Xand Avião e Eduardo Costa estão entre as dicas musicais; programação tem destaques no Plano Piloto e em outras regiões

O fim de semana será de muita música no Distrito Federal. E o melhor: de graça. Matheus & Kauan, Xand Avião, Lauana Prado, Mari Fernandez, Henry Freitas, Zezo e Eduardo Costa estão entre as atrações de eventos promovidos ou apoiados pelo Governo do Distrito Federal (GDF). O cardápio de opções para os próximos dias tem ainda teatro, cinema, tecnologia e oficinas para todos os públicos.

Eduardo Costa se apresenta em Brazlândia, durante a Feira da Goiaba de Brasília | Fotos: Divulgação

Em Brazlândia, a 11ª edição da Feira da Goiaba de Brasília chega ao segundo fim de semana. No local, é possível visitar estandes de produtores da fruta e, à noite, curtir os shows de Henry Freitas, nesta sexta (10); Zezo, no sábado (11); e Eduardo Costa, no domingo (12).

Já Planaltina recebe, pela primeira vez, o festival ExpoMix Brasil. A programação musical conta com atrações locais e nacionais. Entre os destaques, Xand Avião na sexta, Lauana Prado no sábado e Matheus & Kauan e Mari Fernandez no domingo.

Ainda sobre música, notas e letras se unem no lançamento do livro Rima em todo canto, que ocorre durante edição especial da Batalha do Neurônio, domingo, na Praça do Cidadão, em Ceilândia. Além da obra, produzida por participantes do projeto A Arte de Rimar, o público poderá assistir ao show do grupo Viela 17.

Teatro e cinema

 O Cine Brasília tem em destaque, no cartaz, o filme Velhos bandidos 

Para os fãs de teatro, o fim de semana reserva muitas opções. A primeira é a Mostra de Espetáculos no Espaço Cultural Cidade dos Bonecos, na Ponte Alta Norte do Gama. No domingo, a montagem da vez é A História de Mané Bocó, a partir das 17h.

Outra alternativa é o monólogo Tolice do mundo, inspirado no universo de Guimarães Rosa. O espetáculo está em cartaz no Teatro Mapati, na 707 Norte, de quinta a domingo, nesta e na próxima semana, sempre às 20h.

Quem quer curtir um cinema pode aproveitar a programação do Cine Brasília. O destaque da semana é Velhos bandidos, filme com Fernanda Montenegro, Ary Fontoura, Bruna Marquezine, Lázaro Ramos e Vladimir Brichta.

Oficinas, tecnologia e mais

Brasília Virtual leva ciência, tecnologia e inovação ao Pátio Brasil Shopping 

De sexta a domingo, o Espaço Cultural Renato Russo recebe a Mostra Cultural Mães pela Diversidade, que conta com palestras nas áreas de direitos humanos e psicologia, oficinas, shows, performances cênicas e feira de empreendedorismo. O evento é promovido pela ONG Mães Pela Diversidade, formada por mães e pais de pessoas LGBTQIA+.

No Pátio Brasil Shopping, a partir desta sexta, a tecnologia é atração no Brasília Virtual, evento voltado à ciência, inovação e formação de novos talentos no universo digital. Haverá simuladores imersivos, campeonatos gamers com premiação, palestras e oficinas.

Em tempo: aos domingos e feriados, o Jardim Botânico e o Zoológico de Brasília têm entrada gratuita, por meio do programa Lazer Para Todos. Nos mesmos dias, também é possível chegar a todas as atrações com ônibus e metrô gratuitos, pelo programa Vai de Graça.

Curso do Detran-DF forma professores para ampliar educação no trânsito

Aula inaugural do 17º ciclo reúne professores da rede pública e apresenta metodologia e material didático voltados à formação de multiplicadores de trânsito seguro nas vias

Nesta quinta-feira (9), teve início o 17º ciclo de formação do curso Mobilidade e Trânsito, promovido pelo Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF). A abertura do curso ocorreu no auditório da sede do órgão, na 913 Sul, com a presença de 297 professores inscritos nesta edição. A iniciativa integra o programa Detran nas Escolas e é voltada à capacitação de profissionais da rede pública de ensino do DF, com o objetivo de ampliar e aprimorar a educação para o trânsito no ambiente escolar.

O curso de formação continuada tem carga horária de 120 horas/aula, realizado em formato híbrido, com encontros presenciais, atividades síncronas e conteúdo online. A proposta é preparar professores, orientadores educacionais, psicólogos e pedagogos para trabalhar o tema da mobilidade de forma integrada ao currículo escolar, incentivando práticas pedagógicas que promovam comportamentos mais seguros no trânsito.

O gerente da Escola Pública de Trânsito, Marcelo Granja, destacou que o programa é uma parceria com a Unidade-Escola de Formação Continuada dos Profissionais da Educação (EAPE-DF), vinculada à Secretaria de Educação do DF (SEEDF), e detalhou o funcionamento da formação. “O objetivo é preparar o professor para trabalhar o trânsito de forma transversal dentro da própria disciplina, sem precisar de um conteúdo paralelo, aplicando os ensinamentos de formas práticas e lúdicas, integralizando os aprendizados em cada uma das etapas — seja educação infantil, ensino fundamental ou ensino médio — facilitando assim o conhecimento em trânsito para cada faixa etária”, afirmou.

A abertura do curso ocorreu no auditório da sede do órgão, na 913 Sul, com a presença de 297 professores inscritos nesta edição | Fotos: Matheus Borges/Agência Brasília

 

O diretor de Educação de Trânsito, Dayveson Franklin, destacou a importância da capacitação dos educadores é essencial para promover mudanças de comportamento na sociedade, recordando a proximidade do Maio Amarelo — campanha que promove a paz no trânsito. “É uma data nacional importantíssima, porque lembra que já tivemos números de fatalidades por sinistros de trânsito no Brasil parecidos com os de guerras. A gente só faz essa revolução de paz com conscientização por meio da educação, capacitando os professores para levarem, desde cedo, valores como respeito à vida, empatia e segurança no trânsito. Desde pequenos, eles já fazem parte como pedestres ou ciclistas, então é importantíssimo orientar sobre o comportamento nesse meio”, observou.

Aplicações práticas

 

As atividades seguem nas próximas semanas com encontros síncronos e desenvolvimento das temáticas propostas, com foco na aplicação prática dos conteúdos no cotidiano escolar. Durante a aula inaugural, os participantes tiveram acesso à apresentação da plataforma do curso, ao material pedagógico que será utilizado nas atividades em sala de aula e à programação das próximas etapas, que incluem encontros temáticos e desenvolvimento de projetos educativos.

Entre os alunos está a professora Ana Paula Barbosa da Silva, da Escola Classe 45 PSul, em Ceilândia. Ela ressaltou a aplicação prática do conteúdo no dia a dia escolar e a influência no comportamento dos alunos: “Eu gostei muito do curso porque a mobilidade é uma área em que as crianças convivem diariamente. E o material lúdico é muito bom, podemos trabalhar com jogos, brincadeiras e elas levam isso para a vida, inclusive orientando a família sobre cuidados no trânsito”.

A docente Bruna Alessandra Silva Lima, da Escola Classe 413 Sul, reforçou o envolvimento dos estudantes e o impacto das atividades no cotidiano: “A gente vê mudanças reais, como alunos que deixaram de ter relutância em usar a cadeirinha no carro, entendendo a importância; ou se interessam em ‘tirar’ uma CNH infantil simbólica, para motorista de patinete ou bicicleta e levam esse aprendizado para a vida. Recebemos um material riquíssimo, com quebra-cabeça, jogos da memória e apostilas totalmente adaptadas. Para as crianças, acaba sendo uma brincadeira onde aprendem”.

As atividades seguem nas próximas semanas com encontros síncronos e desenvolvimento das temáticas propostas, com foco na aplicação prática dos conteúdos no cotidiano escolar

Didática

O programa Detran nas Escolas é estruturado em dois eixos, o primeiro sendo Mobilidade e Trânsito, voltado à formação dos profissionais da educação. O segundo, Cidadania no Trânsito, é direcionado a estudantes do ensino médio da rede pública, oferecendo formação teórica gratuita relacionada ao processo de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Nesse último, os alunos têm acesso a conteúdos como legislação de trânsito, direção defensiva, noções de primeiros socorros, meio ambiente e funcionamento de veículos. A formação dos estudantes busca contribuir para a redução de acidentes e promover uma cultura de paz no trânsito, alinhada às metas internacionais de diminuição de mortes e lesões nas vias. Em 2025, o programa atendeu centenas de alunos da rede pública em diversas regiões administrativas do DF.

Ritmo e sofisticação: BSBeat embala premiação de arquitetos no DF

0

No próximo dia 10 de abril, a energia e o som marcante da Banda BSBeat prometem transformar o cenário do Cerrado em uma experiência inesquecível. Mais de 100 escritórios de arquitetura de Uberlândia desembarcam no Distrito Federal para participar de um evento exclusivo de premiação promovido pelo Metropolitano Uberlândia, com realização da NEXPER, e a trilha sonora da noite será um dos grandes protagonistas da celebração.

O Grupo Metropolitano, reconhecido como uma das principais plataformas de relacionamento e reconhecimento profissional do país, movimenta mais de R$ 6 bilhões em negócios anualmente, conectando profissionais, empresas e oportunidades em todo o Brasil. A premiação reforça esse ecossistema ao valorizar os arquitetos, designers de interiores e empresários que se destacaram ao longo do ano, impulsionando o desenvolvimento do setor na região.

A programação foi cuidadosamente pensada para proporcionar uma experiência completa aos convidados. As atividades começam na quinta-feira, com um receptivo de passeio náutico no Lago Paranoá, promovendo integração e networking em um ambiente descontraído. No dia seguinte, os participantes serão recebidos na Vinícola Vila Triacca, onde terão a oportunidade de conhecer de perto a produção de vinhos em pleno Cerrado, um diferencial que reforça a originalidade da experiência.

A noite de premiação promete ser um dos pontos altos do encontro, reunindo celebração, reconhecimento e sofisticação, e é nesse momento que a Banda BSBeat assume o palco, criando uma atmosfera vibrante e envolvente. Os convidados poderão desfrutar de uma curadoria especial de vinhos artesanais produzidos no Distrito Federal, enquanto aproveitam uma apresentação musical que promete marcar a experiência.

Com expectativas elevadas, o evento reafirma o compromisso do Grupo Metropolitano em fortalecer conexões, reconhecer talentos e promover experiências memoráveis no universo da arquitetura e do design, agora com um destaque especial para a música ao vivo como elemento central da celebração.

Decoração Ricardo Azevedo.

Evento exclusivo para convidados.

Agências do trabalhador fecham a semana com 592 vagas de emprego disponíveis

0

Postos abertos nesta sexta-feira (10) contemplam candidatos de diferentes níveis de escolaridade, com e sem experiência; salários chegam a R$ 3,5 mil

As agências do trabalhador do Distrito Federal fecham a semana, nesta sexta-feira (10), com 592 vagas abertas para quem procura um emprego. As oportunidades contemplam candidatos de diferentes níveis de escolaridade, com e sem experiência. Os salários chegam a R$ 3,5 mil.

O posto com maior remuneração é o de garçom, na Asa Norte. São 10 vagas para pessoas com ensino fundamental completo e experiência prévia na função. Outros cargos destacam-se pelo número de oportunidades oferecidas, com 40, cada. Entre eles, o de atendente de padaria, sem local fixo. É preciso ter ensino médio completo, mas não há exigência de experiência. O salário é de R$ 1,7 mil.

Para participar dos processos seletivos, basta cadastrar o currículo no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital (CTPS) ou ir a uma das 16 agências do trabalhador, das 8h às 17h, durante a semana. Mesmo que nenhuma das oportunidades do dia seja atraente ao candidato, o cadastro vale para oportunidades futuras, já que o sistema cruza dados dos concorrentes com o perfil que as empresas procuram.

Empregadores e empreendedores que desejem ofertar vagas ou utilizar o espaço das Agências do Trabalhador para as entrevistas podem se cadastrar pessoalmente nas unidades ou pelo e-mail gcv@sedet.df.gov.br. Pode ser utilizado, ainda, o Canal do Empregador, no site da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet-DF).

Governo Celina reforça ações para doenças raras e tratamento para ELA

A Esclerose Lateral Amiotrófica é uma doença neurodegenerativa grave, progressiva e sem cura, que afeta os neurônios motores

A governadora do Distrito Federal, Celina Leão, tem priorizado iniciativas voltadas ao enfrentamento de doenças raras, incluindo a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA).

Entre as medidas, destaca-se o empenho na criação de estruturas e políticas de tratamento e reabilitação para pacientes com condições neurodegenerativas e raras no âmbito do GDF.

A iniciativa local se adequa ao debate nacional promovido pelo Ministério da Saúde.

Está em andamento a Consulta Pública SECTICS/MS nº 19/2026, que avalia a possível incorporação de novos tratamentos no Sistema Único de Saúde (SUS), com destaque para a edaravona, medicamento já aprovado pela Anvisa para o tratamento da ELA.

A ELA é uma doença neurodegenerativa grave, progressiva e sem cura, que afeta os neurônios motores responsáveis pelo controle dos músculos voluntários.

Com o avanço da condição, os pacientes enfrentam perda gradual de funções motoras, dificuldade para falar, engolir e respirar, o que impacta diretamente a qualidade de vida tanto dos pacientes quanto de seus familiares e cuidadores.

A edaravona atua como antioxidante, reduzindo o estresse oxidativo e ajudando a retardar a progressão do declínio funcional em estágios iniciais da doença (graus 1 ou 2, com até 2 anos de evolução).

Para muitas famílias brasileiras, a eventual inclusão do medicamento no SUS representaria um avanço significativo, ampliando o acesso a uma terapia que, até recentemente, não estava disponível no país pelo sistema público.

Especialistas e associações de pacientes apontam que o tratamento pode contribuir para preservar funções motoras por mais tempo, prolongar a autonomia e oferecer maior dignidade e qualidade de vida.

No contexto das doenças raras, a medida é vista como uma oportunidade de esperança em um cenário de poucos avanços terapêuticos nos últimos anos.

O Governo do Distrito Federal, por meio de ações lideradas por Celina Leão, tem defendido o fortalecimento do atendimento a pacientes com doenças raras, incluindo discussões sobre centros de referência, reabilitação neuromotora e parcerias para inovação em tratamento.

A consulta pública está aberta para contribuições da sociedade até o dia 13 de abril de 2026. Podem participar pacientes, familiares, cuidadores, profissionais de saúde e demais interessados.

Como participar:

•Acesse a plataforma oficial do governo federal: Brasil Participativo
•Localize a Consulta Pública SECTICS/MS nº 19/2026
•Leia o relatório preliminar da Conitec e preencha o formulário de contribuição conforme as orientações.

Dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone (61) 99217-6669.

A recomendação preliminar da Conitec foi desfavorável à incorporação, mas a consulta pública busca coletar contribuições sobre aspectos como preço, impacto orçamentário, implementação e critérios clínicos, podendo influenciar a decisão final do Ministério da Saúde.

Essa articulação entre iniciativas locais do GDF e o debate nacional reforça a importância do diálogo entre poder público, sociedade e pacientes no enfrentamento de doenças raras como a ELA.