Início Site Página 74

Programação cultural movimenta o fim de semana e o feriado no DF

0

Espetáculos, feiras, música e cinema abrangem diferentes regiões do Distrito Federal; confira os eventos incentivados pelo GDF, com transporte gratuito pelo programa Vai de Graça aos domingos e feriados

Entre palcos, feiras, livros, cinema e encontros ao ar livre, o Distrito Federal prepara-se para um fim de semana em que a cultura ocupa diferentes espaços e convida o público a circular, experimentar e celebrar a diversidade de expressões artísticas espalhadas pela cidade. A agenda ainda se estende para o aniversário de Brasília, no dia 21, incluindo shows e atividades abertas ao público.

Veja, abaixo, as principais atrações deste período.

Música e teatro

Quando não fui primavera, com a Flyer Cia de Dança, está em cartaz no Teatro Nacional Claudio Santoro | Foto: Carlos Aguiar/Divulgação

Um dos destaques do fim de semana é o espetáculo Quando não fui primavera, da Flyer Cia de Dança, em cartaz nesta sexta (17) e no sábado (18) no Teatro Nacional Claudio Santoro. Com sessões às 16h e 19h, a montagem de dança contemporânea aborda os ciclos da vida, como perdas e recomeços, com entradas a partir de R$ 20 e espaço acessível ao público. Os ingressos estão disponíveis neste link. 

O sábado reúne cultura e tradição popular no Museu Vivo da Memória Candanga, que recebe uma edição especial do Café Som Viola, a partir das 9h. A programação gratuita celebra o aniversário de Brasília com música, café da manhã colaborativo, roda de prosa e palco aberto para a participação de artistas locais. Mais informações estão nas redes sociais do evento. 

Mais música movimenta o sábado, desta vez na Biblioteca Nacional de Brasília, que recebe, às 11h, o pocket show De Jacob a Jobim, com repertório que mistura samba e choro.

Festivais e cinema

Cine Brasília tem, entre as atrações do fim de semana, o filme O menino e o mundo | Foto: Divulgação

A programação do fim de semana também inclui o III Festival de Teatro Verônica Moreno, no Complexo Cultural Samambaia, com atividades gratuitas até domingo, e eventos no Espaço Cultural Renato Russo, que recebe a Feira Dead Rabbit de Quadrinhos e sessões de cinema com entrada gratuita no sábado e no domingo..

Com entrada acessível, o Cine Brasília também é uma tela cheia para os amantes de cinema, exibindo estreias como A cronologia da água, dirigido por Kristen Stewart, e o filme brasileiro indicado ao Oscar O menino e o mundo. A programação completa pode ser encontrada na página do cinema. 

Museu e encontros

Bloco das Montadas é inspiração para festa carnavalesca no Parque da Cidade, no domingo | Foto: Divulgação 

O Espaço Cultural Oscar Niemeyer apresenta a mostra Entre linhas, da artista Akimi Watanabe, com entrada gratuita. Já o Museu Nacional da República recebe duas exposições ligadas à Bienal de São Paulo, em cartaz até o fim de maio.

Outras opções na cidade incluem o encontro Ocupação das cores, na sexta-feira, em São Sebastião, com debate sobre direitos LGBTQIA+. No domingo, a festa Bloco das Montadas estará no Parque da Cidade, lembrando a temporada carnavalesca.

Turismo e lazer

Para quem quer conhecer os atrativos turísticos da capital federal, independentemente da programação, a Secretaria de Turismo (Setur-DF) organizou rotas que valorizam diferentes áreas. Há a Rota do Queijo, a Rota Arquitetônica, a Rota do Rock e a Rota da Paz, esta última dedicada aos espaços de fé e misticismo. Confira a programação.

Há ainda a opção de aproveitar, pelo programa Lazer para Todos, o Zoológico de Brasília, aberto de terça-feira a domingo e nos feriados, das 8h30 às 17h; e o Jardim Botânico, que funciona de terça a domingo, das 9h às 17h — com entrada gratuita aos domingos. Também é possível chegar a todos os atrativos aos domingos e feriados sem pagar tarifas no metrô e nos ônibus, pelo programa Vai de Graça.

Corridas de rua alteram o trânsito neste fim de semana no Distrito Federal

0

Detran-DF fará interdições em vias da Esplanada dos Ministérios e do Eixo Monumental

Eventos esportivos programados para sábado (18) e domingo (19) vão demandar intervenções no trânsito pelas equipes do Detran-DF em vias da Esplanada dos Ministérios, do Eixo Monumental e na Via Palácio Presidencial.

Veja, abaixo, as principais modificações:

Esplanada dos Ministérios

Imagens: Detran-DF

Neste sábado, devido à Maratona Brasília, o Detran-DF fará interdições na Esplanada dos Ministérios. A corrida terá um percurso de 5 km pelas vias S1, Avenida José Sarney e N1, com largada e chegada na altura do Museu da República.

A partir das 16h, três faixas da via S1, próximas ao canteiro central, serão interditadas no trecho entre o Museu da República e a Avenida José Sarney. As demais faixas permanecerão liberadas para o tráfego de veículos.

Na via N1, o bloqueio ocorrerá desde o quartel do Corpo de Bombeiros Militar (CBMDF) até a altura do Teatro Nacional. Os acessos à N1 pelas vias Palácio Presidencial, L4 Norte e L2 Norte serão fechados. O tráfego que segue pela via L2 Norte, sentido Esplanada, será direcionado para o Buraco do Tatuí. Ainda na N1, a faixa mais à direita será destinada à saída de veículos de emergência do CBMDF.

Durante o evento, agentes do Detran-DF atuarão no controle do tráfego e no auxílio à travessia de pedestres, com o objetivo de garantir a segurança e a fluidez do trânsito. A previsão é que as interdições ocorram até as 19h.

Esplanada dos Ministérios e Via Palácio Presidencial

No domingo, a Maratona Brasília terá percurso de 10 km pelas vias S1, Palácio Presidencial e N1. A largada e a chegada dos participantes ocorrerão na Esplanada dos Ministérios, na altura do Museu da República.

A partir das 6h30, a via S1 será bloqueada na altura do Museu da República, desviando o fluxo de veículos para a L2 Sul,  de onde o trânsito no sentido Esplanada será desviado para o Buraco do Tatuí.

Na Esplanada, a faixa mais à direita será destinada à saída de veículos dos ministérios. O fluxo seguirá até a altura do Itamaraty, onde será desviado para a via S2. A partir desse ponto, a S1 estará totalmente bloqueada para o tráfego de veículos. O acesso ao estacionamento da Catedral de Brasília será permitido apenas pelo túnel da Cúria, na Via S2.

Na Via N1, o bloqueio ocorrerá desde o quartel do Corpo de Bombeiros Militar (CBMDF) até a via de ligação N1/S1, na altura do Museu da República. Os acessos à N1, pela via Palácio Presidencial e pela L4 Norte, estarão fechados. Ainda na N1, a faixa mais à direita será destinada à saída de veículos de emergência do CBMDF, enquanto as demais serão utilizadas pelos participantes do evento. As equipes também farão a interdição de duas faixas na Via Palácio Presidencial até a altura do Palácio do Jaburu.

A previsão é que essas vias sejam liberadas a partir das 10h.

Eixo Monumental e Eixo Rodoviário Sul

Para garantir a segurança de todos durante o Live Run 21k, no domingo, o Detran-DF fará interdições no Eixo Monumental. O evento terá percursos de 5 km, 10 km e 21 km, pelas vias S1, N1 e Eixo Rodoviário Sul (ERS), com largada e chegada na Praça do Buriti.

A partir das 6h, os agentes do Detran-DF farão o bloqueio de três faixas das vias S1 e N1, próximas ao canteiro central, desde a via de ligação S1/N1 — entre a Catedral Rainha da Paz e a Praça do Cruzeiro — até o Ulysses Centro de Convenções.

Na N1, a interdição dessas três faixas seguirá até a altura da alça de acesso à W3. A partir desse ponto, quatro faixas serão bloqueadas, e o tráfego de veículos da N1 será desviado para a alça de acesso à W3. Também serão interditados a saída do estacionamento do Shopping Conjunto Nacional e o acesso do Eixo Rodoviário Oeste (ERWN) para o Eixo Rodoviário Norte (ERN).

A previsão é que as vias sejam liberadas a partir das 10h.

Agências do trabalhador fecham a semana com 522 vagas de emprego

0

Oportunidades contemplam candidatos de diferentes níveis de escolaridade, com e sem experiência; salários chegam a R$ 3 mil

As agências do trabalhador do Distrito Federal fecham a semana, nesta sexta-feira (17), com 522 vagas disponíveis para quem procura um emprego. As oportunidades contemplam candidatos de diferentes níveis de escolaridade, com e sem experiência. Os salários chegam a R$ 3 mil.

O posto com maior remuneração é o de técnico de refrigeração (instalação), na Asa Norte. Ao todo, são 2 vagas para profissionais com experiência, e a oportunidade não exige escolaridade mínima.

Outros dois cargos destacam-se pela quantidade de oportunidades oferecidas: açougueiro e ajudante de açougueiro, com 40 vagas cada, além de operador de caixa, também com 40 vagas disponíveis. As funções não exigem experiência e oferecem salários a partir de R$ 1.621, podendo chegar a R$ 1.700.

Todos os postos oferecem benefícios. Para participar dos processos seletivos, basta cadastrar o currículo no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital (CTPS) ou ir a uma das 16 agências do trabalhador, das 8h às 17h, durante a semana. Mesmo que nenhuma das chances do dia seja atraente ao candidato, o cadastro vale para oportunidades futuras, já que o sistema cruza dados dos concorrentes com o perfil que as empresas procuram.

Empregadores e empreendedores que desejem ofertar vagas ou utilizar o espaço das agências do trabalhador para as entrevistas podem se cadastrar pessoalmente nas unidades ou pelo e-mail gcv@sedet.df.gov.br. Pode ser utilizado, ainda, o Canal do Empregador, no site da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet).

Eleições 2026: prazo para regularizar título de eleitor termina em 6 de maio

0

Funcionamento inclui finais de semana, feriado e horários estendidos; atendimento por meio do aplicativo DF Libras está disponível para pessoas surdas

Os eleitores do Distrito Federal têm até o dia 6 de maio para tirar o título de eleitor, atualizar dados cadastrais, transferir o domicílio eleitoral ou regularizar pendências junto à Justiça Eleitoral. Para atender à demanda, o Tribunal Regional Eleitoral do DF (TRE-DF) ampliou temporariamente o funcionamento da Central de Atendimento ao Eleitor e dos cartórios eleitorais, com horários estendidos e atendimento em datas excepcionais.

O atendimento presencial pode ser feito durante a semana, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, na Central de Atendimento ao Eleitor, localizada no SIG, e também nos cartórios eleitorais de Ceilândia Centro, Gama, Lago Sul e Sobradinho, além do posto da Rodoviária do Plano Piloto. Em Planaltina, o atendimento ocorre das 12h às 18h, no fórum da cidade. Os endereços e mais informações estão disponíveis na página do órgão.

Em caráter excepcional, haverá atendimento presencial das 8h às 15h nos sábados — 18 e 25 de abril e 2 de maio; nos domingos — 19 de abril e 3 de maio; e no feriado de 1º de maio. Nesses dias, funcionam a Central de Atendimento ao Eleitor, o posto da Rodoviária e os cartórios de Ceilândia Centro, Gama, Lago Sul e Sobradinho.

O atendimento presencial pode ser feito durante a semana, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h | Foto: Matheus Borges/Agência Brasília

 

O primeiro turno das eleições está marcado para o dia 4 de outubro e quem estiver com o título cancelado ou com alguma pendência não poderá votar este ano. O porta-voz do TRE-DF, Fernando Velloso, alerta para o prazo de regularização do título: “Estamos a menos de um mês desse prazo e as pessoas que não conseguirem regularizar ou emitir o seu título até essa data, não poderão fazê-lo até o final do segundo turno eleitoral. Então é importante vir o quanto antes, para evitar as filas que podem surgir com o aumento da procura”.

Acessibilidade

O cidadão também pode iniciar o atendimento pela internet, por meio do autoatendimento disponível no portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). No entanto, quem optar pelo serviço online deverá comparecer a um cartório ou posto eleitoral para a coleta da biometria.

Também está disponível o atendimento para pessoas surdas, com QR Codes espalhados nas unidades do TRE-DF que direcionam para o aplicativo do DF Libras. A ferramenta do Governo do Distrito Federal (GDF) dispõe de tradutores que auxiliam em tempo real a comunicação por videochamada, sem custos ao usuário.

Documentos necessários

Para emitir o título, é preciso apresentar documento oficial com foto que comprove a nacionalidade brasileira, comprovante de residência recente e, no caso de homens que completam 19 anos no ano do alistamento, comprovante de quitação do serviço militar.

O voto é obrigatório para pessoas com mais de 18 anos. Já para analfabetos, maiores de 70 anos e jovens de 16 e 17 anos, o voto é facultativo. Estrangeiros e cidadãos em cumprimento do serviço militar obrigatório não podem se alistar.

Obras do Centro Olímpico do Paranoá avançam com investimento de R$ 2,5 milhões

0

Espaço oferecerá estrutura para a prática esportiva, incluindo pista de atletismo, quadras de tênis, poliesportiva e de areia, piscinas semiolímpicas e infantis, além de área multiuso e vestiários

Brasília, 16 de abril de 2026 — A governadora Celina Leão vistoriou, nesta quinta-feira (16), as obras do Centro Olímpico e Paralímpico (COP) do Paranoá, que recebem investimento de R$ 2,5 milhões. A unidade será a 13ª do Distrito Federal e terá capacidade para atender gratuitamente até 5 mil pessoas por dia.

Localizado na Quadra 25, o espaço oferecerá estrutura completa para a prática esportiva, incluindo pista de atletismo, quadras de tênis, poliesportiva e de areia, piscinas semiolímpicas e infantis, além de área multiuso e vestiários.

O Centro Olímpico do Paranoá terá pista de atletismo, quadras de tênis, poliesportiva e de areia, espaço multiuso e piscinas semiolímpicas e infantis, além de vestiários | Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

A primeira etapa da obra, conduzida pela Secretaria de Esporte e Lazer do DF, já está próxima da conclusão e possibilitou a geração de 40 empregos. Essa fase contemplou a construção de guarita, estacionamento, área administrativa e campo sintético cercado.

O setor administrativo contará com salas de apoio, espaço para aulas, sala de reuniões, coordenação, professores e áreas de convivência. A estrutura também inclui itens de infraestrutura como drenagem, caixa d’água com capacidade para 30 mil litros, pórtico de entrada com bicicletário, além de instalações elétricas, hidráulicas e acessibilidade.

Com 12 unidades já em funcionamento, os centros olímpicos e paralímpicos do DF atendem atualmente mais de 16 mil alunos em 32 modalidades esportivas. O novo equipamento no Paranoá será implantado em uma área considerada estratégica, ampliando o acesso ao esporte para crianças, jovens e adultos, especialmente em situação de vulnerabilidade.

Celina Leão entrega 15 novos micro-ônibus para reforço de linhas no Paranoá e no Itapoã

0

Novos veículos vão aumentar viagens e reduzir tempo de espera

Brasília, 16 de abril de 2026 — A governadora Celina Leão entregou, nesta quinta-feira (16), 15 novos micro-ônibus que passam a atender as regiões do Paranoá e Itapoã. A medida permitirá a ampliação das linhas circulares e o aumento da oferta de viagens diárias.

Com a nova frota, o sistema de transporte público deve contar com cerca de 180 viagens adicionais por dia, beneficiando passageiros que se deslocam entre as duas regiões e também para áreas como Lago Sul e Lago Norte.

Nesta quinta (16), Celina Leão entregou 15 novos micro-ônibus que vão atender o Paranoá e o Itapoã | Foto: Renato Alves/Agência Brasília

Os veículos serão operados pela cooperativa Coobrataete, que amplia sua frota de 35 para 50 micro-ônibus. Antes de entrarem em circulação, os veículos passam por etapas de emplacamento, licenciamento e cadastro junto à Secretaria de Transporte e Mobilidade do DF.

Cada micro-ônibus tem capacidade para 42 passageiros sentados e deve realizar, em média, 12 viagens por dia. Segundo o governo, os veículos são mais ágeis e conseguem circular em áreas de difícil acesso para ônibus convencionais, além de utilizarem tecnologia menos poluente.

Além da entrega dos veículos, o Paranoá também recebe ações do programa GDF na Sua Porta, que concentra serviços públicos e obras na região. Durante a passagem da iniciativa pela cidade, foram assinadas mais de 30 ordens de serviço voltadas à infraestrutura, mobilidade e zeladoria.

Entre as intervenções previstas está a construção da nova Feira Permanente do Paranoá. A governadora também visitou obras em andamento, como as do Centro Olímpico e Paralímpico (COP) e do Centro de Educação da Primeira Infância (Cepi) do Paranoá Parque.

Obras ampliam abastecimento de água na região norte do DF

0

Investimento de R$ 34 milhões deve beneficiar cerca de 1 milhão de pessoas

Brasília, 16 de abril de 2026 — A governadora Celina Leão visitou, nesta quinta-feira (16), as obras de ampliação do sistema de abastecimento de água na região norte do Distrito Federal. O empreendimento, executado pela Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal, conta com investimento de R$ 34 milhões.

As intervenções incluem a construção de dois reservatórios e a implantação de uma nova adutora, com impacto direto no fornecimento de água para cerca de 1 milhão de moradores de regiões como Sobradinho, Sobradinho II, Itapoã e Paranoá, além de condomínios próximos.

O projeto integra o Sistema Norte de abastecimento e prevê reservatórios com capacidade total de 8 milhões de litros de água, que funcionarão como pontos estratégicos para armazenamento e redistribuição. A estrutura deve garantir maior regularidade no fornecimento e estabilidade na pressão, especialmente em períodos de maior consumo.

De acordo com o presidente da Caesb, Luís Antônio Almeida Reis, cada reservatório terá capacidade de 4 milhões de litros, contribuindo para reforçar o abastecimento tanto na região oeste, que inclui Sobradinho e condomínios, quanto na região leste, que abrange Itapoã, Paranoá e áreas rurais.

As intervenções vão beneficiar diretamente cerca de 1 milhão de pessoas em Sobradinho, Sobradinho II, Itapoã, Paranoá e condomínios da região | Foto: Vinicius Saiki/Divulgação

Com parte das estruturas já concluída, as obras seguem em andamento e incluem a instalação de uma nova adutora, que ampliará a capacidade de distribuição de água e fortalecerá o sistema na região.

Segundo o governo, o conjunto de intervenções busca aumentar a segurança hídrica do Distrito Federal e garantir maior resiliência no abastecimento à população.

Centros de referência da mulher brasileira abrem 240 vagas

0

Ações ocorrem em quatro regiões com foco na autonomia econômica

Brasília, 16 de abril de 2026 — A Secretaria da Mulher do Distrito Federal promove, nesta sexta-feira (17), oficinas gratuitas com o tema “Empreendedorismo feminino e protagonismo”. A iniciativa é realizada em parceria com o Instituto Ação Social Renascer e ocorrerá das 16h às 18h em unidades dos Centros de Referência da Mulher Brasileira (CRMBs) localizadas no Sol Nascente, Sobradinho II, Recanto das Emas e São Sebastião.

Ao todo, são oferecidas 240 vagas, sendo 60 por unidade, destinadas a mulheres interessadas em iniciar ou fortalecer o próprio negócio. As atividades serão conduzidas por professoras de empreendedorismo vinculadas a cada centro, com abordagem prática voltada ao desenvolvimento de habilidades econômicas.

Entre os conteúdos trabalhados estão mentalidade empreendedora, identificação de competências e talentos, liderança feminina, construção de redes de apoio e estratégias para alcançar autonomia financeira.

De acordo com a secretária Giselle Ferreira, a ação integra as políticas públicas voltadas à promoção da independência econômica das mulheres. A proposta também inclui um espaço de fortalecimento emocional, incentivando o protagonismo feminino.

As participantes não precisarão levar materiais, já que todo o suporte será disponibilizado nos locais. Para facilitar a participação de mães, haverá espaço infantil supervisionado, com atividades voltadas a crianças a partir de 3 anos.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas por meio de formulário específico de cada unidade: Recanto das EmasSol NascenteSobradinho II e São Sebastião.

Descarte irregular de lixo gera multa na Praça dos Eucaliptos, em Ceilândia Norte

0

Responsável foi autuado após flagrante em área de convivência

Brasília, 16 de abril de 2026 — A Administração Regional de Ceilândia registrou mais um caso de descarte irregular de lixo em área pública, desta vez na Praça dos Eucaliptos, em Ceilândia Norte. A infração foi identificada por equipes de fiscalização durante ações de rotina na região.

Lixo descartado de maneira irregular em área pública: atitude é infração, passível de aplicação de multa | Foto: Divulgação/Administração Regional de Ceilândia

Após o flagrante, a ocorrência foi encaminhada à Secretaria de Proteção da Ordem Urbanística do DF, responsável pela apuração e aplicação de penalidades. O responsável foi autuado e recebeu multa, conforme a legislação ambiental vigente.

O descarte irregular de resíduos é considerado infração e pode provocar impactos como entupimento de redes de drenagem, proliferação de pragas e degradação de espaços públicos utilizados pela população.

A administração regional reforça a importância da participação da comunidade no combate a esse tipo de prática. Denúncias podem ser feitas de forma anônima por meio do portal ParticipaDF ou pelo telefone 162, com possibilidade de envio de fotos, vídeos e informações que auxiliem na identificação dos responsáveis.

A orientação é que a população utilize os locais adequados para o descarte de resíduos, contribuindo para a preservação da limpeza urbana e da qualidade de vida na cidade.

Celina exige investigação completa e punição rigorosa no caso BRB: “Tudo será apurado”

Duas semanas após assumir o Governo do DF, Celina Leão reafirma compromisso com a transparência, cobra punição aos responsáveis pelo golpe financeiro do ex-Banco Master e garante que o BRB será salvo com auditorias rigorosas

A governadora Celina Leão (PP) mais uma vez demonstra firmeza e responsabilidade ao posicionar-se de forma clara e direta sobre o escândalo que envolve o Banco de Brasília (BRB). Nesta quinta-feira (16), em nota oficial, ela reforçou que seu governo colabora integralmente com as autoridades por meio de auditorias internas para um diagnóstico completo da instituição. A mensagem é inequívoca: tudo será investigado e os envolvidos no ardiloso golpe financeiro praticado pelo banqueiro Daniel Vorcaro, do ex-Banco Master, devem ser devidamente punidos.

A posição de Celina chega em momento decisivo. Menos de duas semanas após assumir o comando do GDF, ela deixa claro que não haverá tolerância com irregularidades. “O governo vem colaborando com as autoridades por meio de auditorias que vêm sendo feitas para um diagnóstico sobre o banco”, destacou a governadora. O objetivo é duplo: salvar o BRB, preservando os 4.500 empregos e os programas sociais que a instituição sustenta, e garantir que os responsáveis pelo rombo bilionário sejam identificados e punidos com rigor.

Essa postura contrasta fortemente com o silêncio ou as tentativas de distorção praticadas por setores da oposição. Enquanto Celina age com transparência e determinação, figuras ligadas à esquerda e à “República dos Condenados” preferem o ataque genérico ou o silêncio cúmplice, sem jamais tocar nos nomes que realmente estão no centro do escândalo.

Celina, ao contrário, não foge do problema: quer apuração completa, punição exemplar e, acima de tudo, a preservação de um banco que é patrimônio do povo brasiliense.

A governadora tem motivos de sobra para agir assim. Celina Leão já provou sua capacidade de enfrentar crises com responsabilidade. Agora, à frente do Executivo, Celina demonstra que a mesma seriedade será aplicada na recuperação do BRB.

O eleitorado do DF, que aprova a gestão em 63% e dá a Celina liderança folgada nas pesquisas (40% a 50%), reconhece essa coerência. A população não quer retrocesso, nem politicagem rasteira. Quer investigação séria, punição aos culpados e um banco forte, capaz de continuar gerando empregos e inclusão financeira.

Celina Leão cumpre o que promete: transparência total, defesa do patrimônio público e compromisso com quem mais precisa. O BRB será salvo. Os responsáveis pelo golpe serão investigados. E o Distrito Federal segue no caminho certo, com uma governadora que não tem medo de enfrentar a verdade.