Início Site Página 62

Cras da Candangolândia é reinaugurado após reforma completa

0

Unidade modernizada amplia atendimento e melhora acolhimento às famílias

Brasília, 27 de abril de 2026 — O Centro de Referência de Assistência Social da Candangolândia foi reinaugurado após passar por uma ampla reforma realizada pelo Governo do Distrito Federal. Com investimento de R$ 2,067 milhões, a unidade recebeu sua primeira grande intervenção desde a inauguração, em 2008.

As melhorias incluem a substituição de piso e forro, revisão das instalações elétricas e hidráulicas, adequação dos banheiros para pessoas com deficiência, além da criação de uma sala multiúso. Também foram renovados itens como portas, janelas e cobertura, garantindo mais conforto e funcionalidade ao espaço.

Durante a entrega, a governadora destacou a importância da estrutura para o atendimento às famílias em situação de vulnerabilidade. Já a Secretaria de Desenvolvimento Social do Distrito Federal reforçou que a modernização contribui tanto para a qualidade do trabalho dos servidores quanto para o acolhimento da população.

A unidade registrou, apenas em 2025, mais de 6,8 mil atendimentos, número que representa aumento significativo em relação ao ano anterior. O espaço oferece serviços como o acompanhamento pelo Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif), com orientações, visitas domiciliares e encaminhamentos para benefícios sociais.

Desde 2023, mais de 50 unidades do Cras foram reformadas no Distrito Federal, somando investimentos superiores a R$ 97 milhões. As intervenções buscam ampliar a capacidade de atendimento e fortalecer a rede de assistência social em diferentes regiões.

Start BSB reúne startups em encontro do MultipliCidades e amplia conexões no DF

0

Iniciativa fortalece conexões e troca de experiências no ecossistema de inovação

Brasília, 27 de abril de 2026 — O programa de incubação MultipliCidades realizou seu primeiro encontro presencial reunindo empreendedores, especialistas e equipes executoras na sede da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Distrito Federal. A iniciativa teve como objetivo fortalecer conexões e estimular a troca de experiências no ambiente de inovação.

A atividade integra o Start BSB – Programa de Startups, coordenado pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal, que incentiva o desenvolvimento de negócios inovadores por meio de capacitação, mentorias e apoio financeiro.

Durante o encontro, os participantes compartilharam desafios e soluções, promovendo aprendizado coletivo e ampliando a colaboração entre as startups. A interação direta contribuiu para o amadurecimento dos projetos, especialmente daqueles em fase inicial de estruturação.

O evento também reforçou o senso de pertencimento entre os empreendedores, reduzindo o isolamento comum à jornada de criação de novos negócios e incentivando a formação de redes colaborativas.

Outro destaque foi a discussão sobre propriedade intelectual, conduzida por especialistas, que abordaram a importância de ativos intangíveis — como tecnologia e conhecimento — para o crescimento e valorização das startups no mercado.

A iniciativa evidencia o papel das políticas públicas no fortalecimento do ecossistema de inovação, promovendo conexões estratégicas e ampliando oportunidades para o desenvolvimento de novos negócios no Distrito Federal.

Aprova DF alcança 90 mil estudantes em 2026

0

Projeto gratuito amplia acesso a cursos preparatórios no Distrito Federal

Brasília, 27 de abril de 2026 — O programa Aprova DF já beneficiou cerca de 90 mil estudantes do ensino médio e superior nos primeiros quatro meses deste ano. A iniciativa, promovida pela Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal em parceria com a Associação Cresce-DF, oferece preparação gratuita para concursos públicos e vestibulares.

Desde o lançamento, em julho de 2024, o projeto já contabiliza mais de 375 mil participações em aulões preparatórios, consolidando-se como uma das principais ações de capacitação educacional gratuita no país. As aulas ocorrem aos fins de semana, no Edifício Oscar Alvarenga, com conteúdos voltados às disciplinas mais exigidas em processos seletivos.

Só neste ano, os aulões do Aprova DF já impactaram diretamente 90 mil estudantes de nível médio e superior no Distrito Federal | Fotos: Jhonatan Viera/Sejus-DF

Entre as matérias abordadas estão Língua Portuguesa, Matemática, Redação, Raciocínio Lógico, Direito Administrativo, Direito Constitucional e Atualidades. Neste ano, o programa passou a incluir também conteúdos específicos, como a Lei Orgânica do Distrito Federal, além de ampliar o quadro de professores.

Os participantes recebem material didático, kits escolares e lanche, o que contribui para a permanência nas atividades. As inscrições podem ser feitas online ou presencialmente, conforme a disponibilidade de vagas.

Edson Marques Teixeira, professor de jiu-jítsu: “Quando encontrei o Aprova DF, achei que não era real. Fiz o cadastro e resolvi testar. Quando cheguei, fiquei impressionado com a estrutura”

O projeto tem se destacado pelo caráter inclusivo, alcançando diferentes perfis de estudantes, como trabalhadores, pessoas com deficiência e candidatos que buscam novas oportunidades profissionais. A iniciativa busca democratizar o acesso ao ensino preparatório e ampliar as chances de ingresso no ensino superior e no serviço público.

Procura por teleconsulta nas UPAs cresce e já soma 21 mil atendimentos

Videochamada tem ampliado a cobertura, liberando as equipes para casos mais graves

Com o aumento de casos de gripe, tosse, febre e dor de garganta, cresce também a procura por atendimento nas unidades de pronto atendimento (UPAs) do DF. Para reduzir a espera e dar mais rapidez ao atendimento, o Instituto de Gestão Estratégica  de Saúde do Distrito Federal (IgesDF) tem ampliado o uso da teleconsulta para pacientes com quadros leves.

Na prática, pacientes sem sinais de urgência, classificados com pulseira verde, podem ser atendidos por vídeo dentro da própria unidade, com apoio da equipe de enfermagem. A medida agiliza a orientação médica e permite que os profissionais presenciais concentrem  esforços nos casos mais graves.

Todas as 13 UPAs do DF já contam com teleconsulta,  e quatro delas — Sobradinho, Ceilândia 1, Recanto das Emas e São Sebastião — têm o atendimento por vídeo chamada também em pediatria.

Desde a implantação, em maio de 2025, até o início deste mês, já foram prestados 21.467 atendimentos por teleconsulta nas UPAs do DF. Desse total, 364 foram pediátricos, cuja teleconsulta só começou no final de janeiro deste ano, evidenciando a ampliação progressiva do serviço também para o público infantil.

Como funciona a teleconsulta

Após a triagem e a classificação de risco, pacientes com menor gravidade podem optar pela teleconsulta. Antes do atendimento, é apresentado um termo de consentimento ao paciente ou responsável.

Em seguida, a pessoa é encaminhada para uma sala específica dentro da própria UPA, onde é realizada a consulta por vídeo com o médico. Durante todo o processo, a equipe de enfermagem permanece no local para dar suporte e auxiliar no encaminhamento, quando necessário.

O modelo tem se mostrado resolutivo. Já foram emitidas 12.614 prescrições de medicamentos, além de 6.569 solicitações de exames laboratoriais e 2.893 de exames de imagem por meio da teleconsulta.

“Com a teleconsulta, conseguimos dar mais agilidade aos casos de menor gravidade e garantir prioridade aos pacientes mais urgentes, com segurança e qualidade assistencial”

Cleber Monteiro, presidente do IgesDF

Apenas 12,1% dos atendimentos precisaram ser convertidos para consulta presencial, geralmente quando havia necessidade de exame físico, com retaguarda médica disponível na própria unidade.

Eficiência ampliada

“Ao direcionar os casos leves para um atendimento mais rápido, conseguimos liberar as equipes para focar nos pacientes com maior gravidade, tornando a assistência mais eficiente como um todo”, explica o diretor de Atenção à Saúde do IgesDF, Edson Gonçalves.

As UPAs que somam maior volume de teleconsultas são as do Gama (4.877 atendimentos), Ceilândia II (4.724) e Vicente Pires (4.322). Entre os principais motivos da procura estão síndromes respiratórias, diarreia, gastroenterite e febre — quadros comuns de baixa gravidade, mas que aumentam a demanda nas unidades, especialmente em períodos de mudança de clima.

“A teleconsulta é uma estratégia importante para organizar o atendimento nas UPAs, especialmente em períodos de maior procura”, reforça o presidente do IgesDF, Cleber Monteiro. “Com ela, conseguimos dar mais agilidade aos casos de menor gravidade e garantir prioridade aos pacientes mais urgentes, com segurança e qualidade assistencial.”

Atendimento nas UPAs do DF

As UPAs funcionam 24 horas por dia e atendem casos de urgência e emergência de média complexidade. O acesso é feito por meio da classificação de risco, que define a prioridade conforme a gravidade do paciente, e não pela ordem de chegada.

Com a teleconsulta, parte dos casos leves passa a seguir um caminho mais rápido, o que ajuda a reduzir o tempo de espera e torna o atendimento mais eficiente para toda a população.

Barragem de Santa Maria volta a transbordar após quatro anos

0

Reservatório atinge capacidade máxima e indica recuperação consistente do sistema de abastecimento

A Barragem de Santa Maria voltou a transbordar nesta semana, após quatro anos, e marca um momento positivo para a segurança hídrica do Distrito Federal. O transbordamento — quando o reservatório atinge sua capacidade máxima e o excedente de água ultrapassa o limite — não ocorria desde abril de 2022, e indica a recuperação consistente do manancial.

Localizada no Parque Nacional de Brasília, a barragem é um dos principais reservatórios do DF e se destaca pela alta qualidade da água. O retorno do transbordamento reflete não apenas o aumento dos níveis de armazenamento, mas também maior estabilidade no abastecimento para a população.

O resultado é fruto da combinação entre a recuperação dos volumes de chuva e as ações estruturantes adotadas pela Caesb nos últimos anos, como a integração dos sistemas de abastecimento, o aumento da capacidade de produção de água e a redução de perdas na distribuição.

Essas medidas permitiram preservar o reservatório e conduzi-lo novamente à condição de transbordamento. “Santa Maria funciona como o nosso cofrinho. É uma brincadeira que a gente faz, porque o deixamos bastante cheio. A água do reservatório de Santa Maria é muito clara, muito limpa. Ele está no meio do Parque Nacional, onde não há uso humano no entorno, o que ajuda a preservar o reservatório e aumentar a resiliência do Distrito Federal”, afirma o presidente da Caesb, Luis Antonio Reis.

Mesmo com volume expressivo — cerca de 61 bilhões de litros, equivalente a aproximadamente 25 mil piscinas olímpicas —, o Santa Maria possui uma bacia hidrográfica menor que a do Descoberto, o que torna sua recuperação naturalmente mais lenta. Ainda assim, o transbordamento demonstra a efetividade da gestão hídrica adotada no DF.

Caravana Nacional da Cooperação Judiciária sobre combate à litigância abusiva chega à 12ª edição em São Paulo

0

O evento será realizado no dia 7 de maio, na Escola Paulista da Magistratura. O projeto da Revista Justiça & Cidadania visitará outras cidades em 2026

A Revista Justiça & Cidadania promove, com o apoio do Fórum Nacional do Judiciário para a Saúde (Fonajus) e da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), no dia 7 de maio, a 12ª edição da Caravana Nacional da Cooperação Judiciária, com início às 9h, na sede da Escola Paulista da Magistratura (EPM), em São Paulo. O evento contará com a participação, entre outras autoridades, do ministro do Supremo Tribunal Federal Luiz Fux; do corregedor nacional de Justiça, ministro Mauro Campbell Marques; do presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP), desembargador Francisco Eduardo Loureiro; da corregedora-geral de Justiça do TJSP, desembargadora Silvia Rocha; do diretor da EPM, desembargador Ricardo Cunha Chimenti; e da juíza auxiliar da Vice-Presidência do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Daniela Madeira, coordenadora acadêmica da Caravana.

Com duração prevista de quatro horas, o evento oferecerá certificado de participação aos inscritos, que poderá ser utilizado para fins de comprovação de atividades acadêmicas e complementares. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas por meio do link disponível ao final deste texto.

Sobre a Caravana

A Caravana é uma iniciativa voltada à sensibilização de magistrados, chefes de gabinete e assessores jurídicos que atuam nos diversos tribunais do país acerca dos efeitos negativos da litigância abusiva na sociedade. Com foco no Direito do Consumidor e nos setores mais afetados , instituições financeiras, operadoras de telecomunicações, planos de saúde e empresas aéreas , a proposta é discutir os desafios relacionados a essa prática, como a duração excessiva dos processos, os custos operacionais do Judiciário e os impactos na credibilidade do sistema de Justiça.

A Caravana retomou suas atividades em abril de 2026, com evento realizado em Salvador (BA), na sede do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia. Em 2025, o projeto percorreu dez capitais brasileiras — Belém (PA), Recife (PE), Curitiba (PR), Maceió (AL), Goiânia (GO), João Pessoa (PB), Vitória (ES), Manaus (AM), Florianópolis (SC) e Fortaleza (CE).

Para o presidente da Revista Justiça & Cidadania, Tiago Santos Salles, esta nova etapa dá continuidade e aprofunda o trabalho desenvolvido nas edições anteriores. “Ouvimos magistrados, operadores do Direito e representantes dos setores mais impactados pela litigância abusiva em diferentes regiões. Esse intercâmbio tem permitido identificar boas práticas e apontar caminhos possíveis para enfrentar o problema. A cada edição, buscamos ampliar esse espaço de diálogo e cooperação institucional, contribuindo para soluções mais eficientes na gestão das demandas abusivas e para o aprimoramento da prestação jurisdicional.”

Ao longo de 2026, a Caravana deverá passar por outras cidades do país, estimulando o intercâmbio de experiências e estratégias voltadas ao enfrentamento da litigância abusiva e ao aperfeiçoamento da atuação do Judiciário diante do uso indevido da máquina judiciária.

Outras informações

Também participam da programação a desembargadora Marcia Dalla Déa Barone, do TJSP, e o professor doutor de Direito Econômico Luciano Timm, também ex-secretário nacional do Consumidor do Ministério da Justiça e Segurança Pública. O painel de debate abordará o tema “Identificação e Monitoramento da Litigância Abusiva”. Para acompanhar as atualizações, siga as redes sociais da Revista Justiça & Cidadania.

Serviço

12ª Caravana Nacional da Cooperação Judiciária
Escola Paulista da Magistratura – Auditório Desembargador Geraldo Amaral Arruda – Térreo (Rua da Consolação, 1483, São Paulo-SP)
7 de maio, de 9h às 13h
Certificação: 4 horas de atividades complementares
Inscrições: https://lnk.bio/s/jc_revista/CaravanaSP_7maio

Quarta do Cidadão oferta serviços à população em situação de vulnerabilidade

Iniciativa da Defensoria Pública será das 8h às 14h, em frente à Biblioteca Nacional, na Esplanada dos Ministérios

Promovida pela Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF), a 18ª edição da Quarta do Cidadão contemplará a população em situação de vulnerabilidade nesta quarta-feira (29), das 8h às 14h, em frente à Biblioteca Nacional, na Esplanada dos Ministérios. Serão oferecidos serviços de saúde, assistência jurídica gratuita, exames de DNA, corte de cabelos, orientações bancárias e outros.

 A ação ocorre na última quarta-feira de cada mês e oferece diversos serviços. Embora o foco seja o público masculino, a Quarta do Cidadão é inclusiva e garante que outros grupos também sejam beneficiados pelas assistências prestadas. Desde a primeira edição, em agosto de 2024, a iniciativa já registrou mais de 10,2 mil atendimentos.

Para o Defensor Público-Geral, Reinaldo Rossano, a Quarta do Cidadão consolida um modelo de atuação que aproxima a Defensoria Pública da população, levando serviços essenciais diretamente a quem mais precisa. “A iniciativa fortalece o acesso à Justiça e reafirma o compromisso institucional com a promoção da cidadania e da dignidade”, defendeu.

“A cada edição, ampliamos o alcance da ação e fortalecemos a rede de parceiros, garantindo respostas concretas às demandas apresentadas”, ressalta a subdefensora pública-geral, Nathália Sant’Ana de Rosa, que coordena o projeto..

Veja, abaixo, os serviços oferecidos por meio das parcerias firmadas com a DPDF.

Defensoria Pública do DF
. Assistência jurídica
. Atendimento psicossocial
. Exames de DNA gratuitos

Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF)
. Serviços do Na Hora

Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet-DF)
. Vagas de emprego
. Cesta do Trabalhador
. Atendimento ao empregador
. CTPS Digital
. Inscrições e orientações para cursos ofertados pela secretaria
. Programa Prospera (microcrédito)
. Seguro-desemprego
. Orientação profissional

Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF)
. Emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN)

Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF)
. Serviços socioassistenciais (Cras), com senhas limitadas.

Escola de Barbeiros Roberto Ramos
. Corte de cabelo
. Corte de barba

Caesb
. Distribuição de água potável para a população

Secretaria de Saúde (SES-DF)
. Vacinação: antitetânica-DT, hepatite B, tríplice viral, covid-19, febre amarela. Levar cartão de vacinação ou apresentar o aplicativo Meu SUS Digital

Instituto de Cultura, Cidadania e Desenvolvimento Social (Incide) – Projeto Visão para Todos
. Exames de vista

Secretaria de Atendimento à Comunidade (Seac-DF)
. Massagem relaxante
. Terapia para dor
. Massagem capilar

Secretaria de Turismo (Setur-DF)
. Emissão de carteiras do artesão e manualistas.

“Cultura pra Quê?” reúne 700 pessoas, 4 continentes e projeta futuros possíveis

0

Debates, mostras e intervenções reuniram nomes do Brasil e do mundo em uma programação que reforça a cultura como espaço de pensamento crítico e transformação social

O Seminário Internacional “Cultura pra Quê? — Centros de arte, decolonialidade e futuros possíveis”, realizado pelo Sesc-DF, marcou a cena cultural do Distrito Federal ao abrir espaço para múltiplos olhares que reivindicam a cultura como prática de transformação social e caminho para um mundo mais democrático, plural e diverso.

“Foram quatro dias de intensa troca de conhecimento, reunindo importantes nomes do Brasil, do mundo e do Distrito Federal. É o Sesc reafirmando seu papel de democratizar o acesso ao saber e promover o compartilhamento de ideias como base para uma sociedade mais justa e igualitária. Esse é, fundamentalmente, o papel da cultura, e o Sesc é parceiro constante nessa caminhada”, afirma o diretor regional do Sesc-DF, Valcides de Araújo.

De 22 a 25 de abril, cerca de 700 pessoas participaram de debates, mostras audiovisuais, intervenções artísticas e exposições. Realizado no prédio onde funcionará o Sesc Cultural, na 511 Norte do Plano Piloto, o evento recebeu também mais de 160 estudantes de escolas públicas do DF e da Universidade de Brasília (UnB).

Foram 26 palestrantes da América Latina, África, Oriente Médio e Europa. Estiveram presentes nomes de referência do pensamento contemporâneo, como Ailton Krenak, Suely Rolnik, Rosane Borges, Leda Maria Martins, Verónica Gago, Olivier Marboeuf, Fatima El-Tayeb, Marco Baravalle, Ana Longoni entre outros. A curadoria foi assinada por Manuel Borja-Ville, o Manolo, ex-diretor do Museu Reina Sofia – o museu nacional de arte moderna e contemporânea da Espanha, em Madrid (2008-2023), e também do Museu de Arte Contemporânea de Barcelona (MACBA) (1998-2007).

Os debates atravessaram temas como transformações sociais, políticas e subjetivas do capitalismo e resistências; corpo, território e memória; saberes e memórias vivas de povos diaspóricos e originários; decolonialidade e outros debates que contribuíram para refletir sobre como museus e centros culturais, historicamente atrelados a estruturas coloniais, podem se reinventar.

“Não podemos pensar a cultura para dividir a sociedade. A sociedade merece cultura e lazer, que são ferramentas de transformação social, caminho para um futuro mais justo e plural”, avalia o presidente da Fecomércio-DF, José Aparecido Freire.

Todos os debates realizados no seminário “Cultura pra Quê?” serão convertidos em artigos que darão origem à edição zero da revista do Sesc Cultural. Além disso, os debates e reflexões darão eixo à própria forma de gestão do espaço. A ideia é, a partir disso, fortalecer a democratização do acesso à arte e à cultura para todas as pessoas do DF, consolidando esse direito como instrumento de transformação social.

Coluna do Fluminense | Vitória, mas postura vergonhosa

POR RAIMUNDO RIBEIRO

O Fluminense recebeu o lanterna do campeonato e com uma escalação equivocada de zubeldia.

Serna entrou em campo e como nas últimas partidas nada fez, a não ser atrapalhar as jogadas ofensivas.

Poderia ter entrado com Ganso num 4-4-2 que seria muito melhor.

O Fluminense levava perigo nas jogadas pelo lado direito com guga e Canóbio, mas os atacantes desperdiçavam as oportunidades criadas.

Foi um primeiro tempo de ataque contra defesa, mas o Fluminense não conseguiu transformar o domínio em gols.

Voltamos com Soteldo no lugar de Serna(ufa).

Na primeira jogada de Soteldo, falta perigosa contra a chapecoense.

Aos 7 minutos pênalti que Savarino converteu.

Com a vantagem no placar, erradamente o Fluminense recua e dá espaços pro adversário.(filme velho com final conhecido).

Administrar o jogo no nosso campo defensivo é mais que um erro básico no futebol, é burrice mesmo, mas nosso time insiste em errar.

A entrada de Soteldo no lugar de Serna deu mais opções de criação de jogadas ofensivas, mas é necessário mexer no meio (ganso/bernal), e no ataque (JK/castillo).

Ao invés de procurar matar o jogo, ao recuar o Fluminense permite que a chapecoense avance suas linhas e leve perigo.

O castigo não demorou e num lance que Bernal( que deveria ter saído no intervalo) não fez a falta tática, o meio abriu e o adversário acertou um chute de longa distância empatando a partida, aos 34 minutos.

Só aí zubeldia coloca JK, Alisson e Ganso, saindo Canobio, Hércules e Bernal.

No desespero, Soteldo faz grande jogada, toca para JK que faz 2×1.

Aos 46 minutos entra Ignácio, saindo Guga (machucado).

Somou 3 pontos, foi mais uma vitória, mas é vergonhoso que o time não aprenda algo básico no futebol: ao recuar você chama o adversário pro seu campo defensivo, e como nosso sistema defensivo não é nenhuma Brastemp, levar o gol é questão de tempo.

Além disso, os erros de finalização são imperdoáveis, pois é inadmissível que atacantes não saibam chutar e fazer gols, e o primeiro tempo foi exemplo disso, quando se desperdiçou inúmeras oportunidades.

Mas o mais grave é a mentalidade apequenada do time que parece não conhecer a grandiosidade do tamanho do Fluminense, que obrigatoriamente tem que entrar em campo SEMPRE prá vencer e convencer.

E esse problema não será resolvido pela diretoria composta de infiltrados entreguistas, mas por Zubeldia, pois é o emprego dele que está em jogo.

Seria bom que ex jogadores que conhecem a grandeza do Fluminense, inclusive ajudaram a construí-la como Felipe Melo, Fred, Gil, Marcelo e outros invadissem as laranjeiras e ensinassem a todos o que significa vestir a camisa tricolor.

Somamos mais 3 pontos, mas o time não demonstra em campo, nem a diretoria de infiltrados nos bastidores, que ACREDITAM poder disputar o título, parecendo acreditar que é um time pequeno.

Não se pode enfrentar o lanterna da competição, em casa, e sofrer com uma vitória apertada como aconteceu no jogo de hoje; ao contrário, era para se impor do início ao fim da partida, goleando com um placar elástico, até porque saldo de gols é critério de desempate.

Espero, sem muita esperança que essa mentalidade mude e na próxima quinta-feira às 19 horas, no alto do morro o time pense grande e vença o Bolívar para continuar sonhando com a classificação na libertadores.

Bora Fluzão 🇭🇺🇭🇺🇭🇺🇭🇺

Raimundo Ribeiro
Apaixonado por futebol e, naturalmente Tricolor

Roosevelt Vilela detona Lula da Silva por ataque às escolas militares

Durante o programa Vozes da Comunidade, o distrital conservador criticou Lula e saiu em defesa das escolas cívico-militares do DF. “O presidente demonstra que não conhece o nosso país e está mais interessado em implementar ideologia nas escolas do que capacitar esses jovens para o futuro”

O deputado distrital Roosevelt Vilela criticou as declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre as escolas cívico-militares e saiu em defesa da continuidade do modelo no Distrito Federal.

A manifestação ocorreu durante entrevista ao programa Vozes da Comunidade, no sábado (25).

Segundo o parlamentar, a proposta tem apresentado resultados positivos na rede pública local, com melhora no desempenho escolar e maior organização no ambiente educacional.

Roosevelt afirmou que as unidades que adotaram a gestão compartilhada avançaram em indicadores oficiais e passaram a integrar o grupo das melhores escolas públicas da capital.

Em tom crítico ao governo federal, o deputado disse que a posição de Lula desconsidera a realidade enfrentada por alunos, professores e famílias.

“O presidente demonstra que não conhece o nosso país e está mais interessado em implementar ideologia nas escolas do que capacitar esses jovens para o futuro”, declarou.

Roosevelt também destacou a alta procura por vagas nas escolas cívico-militares do DF e afirmou que há pedidos da população para ampliar o modelo em outras regiões administrativas.

Para ele, o debate sobre educação deve priorizar resultados concretos, segurança e qualidade de ensino, em vez de disputas ideológicas.