Início Site Página 3004

Lula divulga carta aberta na qual diz que espera justiça

2

lula_perfil

“Justiça, simplesmente justiça, é o que espero, para mim e para todos, na vigência plena do estado de direito democrático”, diz Lula.

Leia a íntegra:

Carta aberta do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva 

 

Creio nas instituições democráticas, na relação independente e harmônica entre os Poderes da República, conforme estabelecido na Constituição Federal.

Dos membros do Poder Judiciário espero, como todos os brasileiros, isenção e firmeza para distribuir a Justiça e garantir o cumprimento da lei  e o respeito inarredável ao estado de direito.

Creio também nos critérios da impessoalidade, imparcialidade e equilíbrio que norteiam os magistrados incumbidos desta nobre missão.

Por acreditar nas instituições e nas pessoas que as encarnam, recorri ao Supremo Tribunal Federal sempre que necessário, especialmente nestas últimas semanas, para garantir direitos e prerrogativas que não me  alcançam exclusivamente, mas a cada cidadão e a toda a sociedade.

Nos oito anos em que exerci a presidência da República, por decisão soberana do povo – fonte primeira e insubstituível do exercício do poder nas democracias – tive oportunidade de demonstrar apreço e respeito pelo Judiciário.

Não o fiz apenas por palavras, mas mantendo uma relação cotidiana de respeito, diálogo e cooperação; na prática, que é o critério mais justo da verdade.

Em meu governo, quando o Supremo Tribunal Federal considerou-se afrontado pela suspeita de que seu então presidente teria sido vítima de escuta telefônica, não me perdi em considerações sobre a origem ou a veracidade das evidências apresentadas.

Naquela ocasião, apresentei de pleno a resposta que me pareceu adequada para​ preservar a dignidade da Suprema Corte, e para que as suspeitas fossem livremente investigadas e se chegasse, assim, à verdade dos fatos​.

Agi daquela forma não apenas ​porque teriam sido expostas a intimidade e as opiniões dos interlocutores.

Agi por respeito à instituição do Judiciário e porque me pareceu também a atitude adequada diante das res​ponsabilidades que me haviam sido confiadas pelo povo brasileiro.

Nas últimas semanas, como todos sabem, é a minha intimidade, de minha esposa e meus filhos, dos meus companheiros de trabalho que tem sido violentada por meio de vazamentos ilegais de informações que deveriam estar sob a guarda da Justiça.

Sob o manto de processos conhecidos primeiro pela imprensa e só depois pelos diretamente e legalmente interessados, foram praticado atos injustificáveis de violência contra minha pessoa e de minha família.

Nesta situação extrema, em que me foram subtraídos direitos fundamentais por agentes do estado, externei minha inconformidade em conversas pessoais, que jamais teriam ultrapassado os limites da confidencialidade, se não fossem expostas publicamente por uma decisão judicial que ofende a lei e o direito.

Não espero que ministros e ministras da Suprema Corte compartilhem minhas posições pessoais e políticas.

Mas não me conformo que, neste episódio, palavras extraídas ilegalmente de conversas pessoais, protegidas pelo Artigo 5o. da Constituição, tornem-se objeto de juízos derrogatórios ​sobre meu caráter.

Não me conformo que se palavras ditas em particular sejam tratadas como ofensa pública, antes de se proceder a um exame imparcial, isento e corajoso do levantamento ilegal do sigilo das informações.

Não me conformo que o juízo personalíssimo de valor​ se sobreponha ao direito.

Não tive acesso a grandes ​estudos formais, como sabem os brasileiros. Não sou doutor, letrado, jurisconsulto. Mas sei, como todo ser humano, distinguir o certo do errado; o justo do injusto.

Os tristes e vergonhosos episódios das últimas semanas não me farão descrer da instituição do Poder Judiciário. Nem me farão perder a esperança no discernimento, no equilíbrio e no senso de proporção de ministros e ministras da Suprema Corte.

Justiça, simplesmente justiça, é o que espero, para mim e para todos, na vigência plena do estado de direito democrático.

Luiz Inácio Lula da Silva

 

OPINIÃO | Lula conseguiu conflagrar o País

0

banner_opinião

 

Assessores do Palácio do Planalto falavam que, em três dias como ministro, Lula iria acalmar tudo e todos e o cenário ficaria tranquilo e favorável.

Governo, Lula e PT acharam que seria possível ignorar as manifestações gigantescas de apenas dias atrás. Arrogância, miopia.

O povo está em fúria. Como não enxergam isso? O que Dilma e seus ministros estão pensando? O que será preciso para que percebam a extrema gravidade da situação?

Lula conseguiu conflagrar o País.

Dilma continua repudiando tudo com veemência. Todo dia é isso. Muita indignação e nada de explicação.

Nunca se viu tanta fogueira política. Lula se achando Deus. Dilma, a mais honesta. PT, o partido da moral. Que caras de pau!

Há cegos que não querem ver: país quer dar um fim ao lulopetismo. Nem Dilma nem Lula, cegos, querem enxergar isso.

Sabe o que é golpe? Não é impeachment. É isto: a tentativa de obstruir a Justiça. Lula disse que Delcídio foi um imbecil por ter sido gravado. E ele, Lula?

Pelas gravações, Lula e Mercadante tratam ministros do Supremo como capachos de paus-mandados do governo. Supremo tem que reagir.

A nomeação de Lula à Casa Civil aborta as investigações contra ele. A Lava Jato foi até o limite da lei – e expôs ao país a turma de Lula.

Estrategicamente, Moro e a equipe da Lava Jato queriam deixar claro à população o tamanho da influência de Lula – e o que se perderá no STF.

E, lógico, Moro e a Força-Tarefa queriam deixar claro ao Supremo com quem os ministros terão que lidar.

Gravação mostra ainda Lula fazendo perfil fraco do STF e do Congresso!! E agora?

Ou seja, Lula queima o resto de sua força no dia em que é nomeado ministro

E só aumenta a desconfiança dos brasileiros na isenção dos ministros do Supremo, por culpa de Lula e entorno

Os ministros do Supremo, agora constrangidos pelas amabilidades ditas por Lula sobre eles, decidirão se Lula fica em Brasília.

Não houve vazamento. O sigilo do processo foi levantado. É público, por ordem judicial.

Os investigadores não controlam com quem os investigados conversam.

Dilma não foi grampeada. Nem o presidente do STF. Nem o Chefe da Casa Civil. Grampeado, com autorização da Justiça, foi Lula.

E Dilma não dizia que era imaculada? Que sua biografia era imaculada? Que jamais participou de tramóias?

Lula diz que no STF, na Câmara dos Deputados e do Senado só tem covardes. Está gravado.

A divulgação dessa conversa entre Dilma e PT faz com que a crise do governo “ultrapasse o teto de qualquer meta”.

Lula aposta no STF porque o PT indicou oito dos onze ministros da Corte.

São eles: Presidente Ricardo Lewandowski (Lula), vice-presidente Carmen Lúcia (Lula), Dias Toffoli (Lula), Luiz Fux (Dilma), Rosa Weber (Dilma), Teori Zavascki (Dilma), Roberto Barroso (Dilma) e Edson Fachin (Dilma).

Os outros membros são Celso de Mello (Sarney), Marco Aurélio (Collor) e Gilmar Mendes (FHC).

Consegue compreender agora o porquê Lula virou ministro e quer ser julgado pelo STF?

Advogado alvo da Operação Pixuleco II é denunciado por fraudar licitação no DF

1

sacha_reck_1

 

Por Laudo Jardim – O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) apresentou na semana passada uma denúncia de fraudes numa licitação de ônibus em Brasília.

Um dos denunciados é o advogado Sacha Reck (foto), que participou da elaboração do edital, fixando parâmetros que beneficiavam seus clientes, em especial a empresa Viação Marechal.

Reck já é figura conhecida na Lava-Jato e teria contribuído para a criação de um novo modelo de desvio de dinheiro: através de escritórios de advocacia.

Na Operação Pixuleco II, o escritório do qual era sócio — Guilherme Gonçalves e Sacha Reck — foi denunciado por receber R$ 6,2 milhões em propina da empresa Consist.

Dona Marisa a Lulinha: ‘Eles que enfiem essas panelas no c*’

0

Lula e Marisa Foto Ricardo Stuckert Instituto Lula

 

Por Silvia Amorim – A ex-primeira-dama Marisa Letícia compartilha da mesma “classe” de Lula no trato ao telefone.

Em ligação interceptada pela Lava-Jato em 23 de fevereiro, ela conversa com o filho Fábio, o Lulinha, sobre os panelaços recentes.

 A mulher do ex-presidente minimiza os protestos, diz que eles estão diminuindo e que as panelas batendo vem do prédio dos “coxinhas” :

“Vem desses prédios que custam 500 … 500 mil e eles ainda estão pagando. A favela não se manifestou”, afirma.

Marisa mostra ainda indignação com o fato de haver protestos em São Bernardo do Campo, onde mora, e tradicional reduto petista:

“Aí [em São Paulo, onde está Lulinha], eles elegem o Alckmin, o que você quer? Mais aqui em São Bernardo, uma cidade de trabalhador? Que que é isso?”. (Com informações do Radar On Line)

Arruda presta depoimento no TJDFT sobre tentativa de suborno em 2010

0

arruda

 

Francine Marquez, do Diário do Poder – A 7ª Vara Criminal de Brasília vai interrogar nesta quinta-feira (17) José Roberto Arruda em relação a tentativa de suborno ao jornalista Edson Sombra, em fevereiro de 2010, que culminou na prisão do ex-governador.

Arruda será interrogado pelo juiz Paulo Carmona, da 7ª Vara Criminal e pelos promotores do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco).

Relembre o caso

De acordo com o processo, o então governador José Roberto Arruda tentou subornar o jornalista Edson Sombra para que prestasse informações falsas para a Polícia Federal, em troca ele ganharia um crédito de R$ 450 mil no Banco Regional de Brasília (BRB), além de R$ 1 milhão e verba publicitária para seu jornal.

O ex-governador pediu que Antônio Bento levasse para Sombra R$ 200 mil, durante um encontro em uma lanchonete no Plano Piloto. Como o jornalista havia procurado a Polícia Federal, relatando o caso, agentes prenderam Bento em flagrante.

Veja o flagrante da tentativa de suborno

 

Construtora Andrade Gutierrez entregando tudo

0

andradegutierrez

Os depoimentos da delação premiada da turma da Andrade Gutierrez estão previstos para terminar amanhã.

O pânico atinge o pico nas hostes petistas, especialmente na ala dilmista, com a delação premiada fechada por Otavio Marques de Azevedo e Elton Negrão, diretores da Andrade Gutierrez. O PMDB do Rio, ou parte dele, parece que não terá, também, motivos para festejar.

A ser verdade o que vaza aqui e ali, a dupla teria informações a oferecer sobre o financiamento da campanha de Dilma em 2014 — e o intermediário da negociação pouco republicana teria sido Edinho Silva, atual ministro da Comunicação Social —, sobre o setor elétrico, sobre a construção dos estádios da Copa do Mundo e sobre obras da Olimpíada no Rio.

Minuta de contrato de 2012 mostra que sítio de Atibaia seria transferido para Lula

0
Polícia Federal faz buscas no sítio frequentado pelo ex-presidente Lula e familiares em Atibaia, no interior de São Paulo, nesta sexta-feira (04)(Avener Prado/Folhapress)
Polícia Federal faz buscas no sítio frequentado pelo ex-presidente Lula e familiares em Atibaia, no interior de São Paulo, nesta sexta-feira (04)(Avener Prado/Folhapress)

Documento — mais um forte indício de que Lula é o verdadeiro dono do Sítio Santa Bárbara — previa pagamento de 800 000 reais por uma parte da propriedade. A proposta de compra e venda foi encontrada no apartamento de Lula em São Bernardo do Campo

Por Robson Bonin, da Veja On Line – Na operação de busca realizada pela Polícia Federal no dia 4 de março, durante a 24ª fase da Operação Lava-Jato, os investigadores da Operação Lava-Jato encontraram a minuta de um contrato de compra e venda (clique para ler o documento em PDF) no qual Fernando Bittar — dono no papel do sítio de Atibaia frequentado pelo ex-presidente Lula e reformado por empreiteiras do petrolão – transfere a propriedade para o petista e sua mulher, Marisa Letícia.

Na minuta, não assinada, Fernando Bittar repassa a propriedade para Lula e Marisa pelo valor de 800 000 reais.

O documento foi localizado pela Polícia Federal durante as buscas no apartamento de Lula em São Bernardo. Pelo texto, Lula se comprometia a pagar pelo sítio 200 000 reais de entrada, no ato da compra, e quitar o restante da dívida com Bittar em três parcelas iguais de 200 000 reais.

Diz a minuta de contrato: “Pelo preço adiante ajustado, vendem, ao comprador, o imóvel descrito, transmitindo-lhe desde já, a posse, domínio, direitos e ações que sobre o mesmo tinham e exerciam, para que dele, o comprador use, goze e livremente disponha como bem e melhor lhe convier”.

Apesar de ser uma minuta, sem a assinatura das partes envolvidas, o documento é mais um forte indício de que Lula é, de fato, o verdadeiro dono do Sítio Santa Bárbara. Em abril de 2015, VEJA revelou a existência do sítio usado por Lula para passar os fins de semana de descanso em Atibaia. Lula sempre negou ser o proprietário, embora tenha sido obrigado a admitir o uso do sítio. A propriedade é investigada pela Operação Lava-Jato desde que VEJA revelou que a construtora OAS havia realizado obras de reforma no sítio.

Os investigadores também localizaram no apartamento do ex-presidente Lula em São Bernardo notas fiscais relacionadas à obra do Sítio Santa Bárbara. Um cronograma (imagem abaixo) detalhado das melhorias realizadas na propriedade durante a reforma também foi apreendido. No documento é possível identificar as principais obras realizadas na propriedade.

sitio

(VEJA.com/VEJA)

Partidos na Câmara indicam nomes para a comissão do impeachment

0

impeachment

Nomes terão que ser confirmados em votação aberta na Câmara. Expectativa é que presidente e relator sejam escolhidos em seguida

Fernanda Calgaro, do G1 – Líderes dos 24 partidos com representantes na Câmara dos Deputados já indicaram nesta quinta-feira (17) os 65 nomes para compor a comissão especial que analisará o pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff. O prazo inicial para apresentar os nomes era até 12h, mas foi prorrogado até 13h.

As indicações terão que ser confirmadas em uma eleição com voto aberto no plenário da Câmara. A sessão extraordinária para eleger a comissão já teve início às 10h e, com a indicação completa dos nomes, a votação terá início assim que o quórum mínimo de 257 deputados for atingido – a expectativa inicial era que fosse por volta das 14h. A comissão deverá ser instalada às 17h, para a escolha do presidente e do relator.

Pela proporcionalidade das bancadas, PT e PMDB serão os dois partidos com mais integrantes na comissão, 8 cada. O PSDB terá 6 representantes.

Regras
Pelas regras estabelecidas pelo Supremo Tribunal Federal (STF), além da votação aberta, é permitida a participação de apenas uma chapa formada por nomes indicados pelos líderes, sem a possibilidade de uma chapa avulsa entrar na disputa.

Se a chapa oficial for rejeitada, os líderes terão que indicar outros nomes para compor uma segunda chapa para que nova votação seja feita. Em seguida, depois de instalada a comissão, haverá eleição para a escolha do presidente e relator.

Após a formação da comissão, a presidente Dilma terá dez sessões do plenário da Câmara para apresentar sua defesa e o colegiado terá cinco sessões depois disso para votar parecer pela continuidade ou não do processo de impeachment. Cunha vai tentar fazer sessões todos os dias da semana, inclusive segundas e sextas. Para valer na contagem do prazo, será preciso haver quórum de 51 deputados.
Confira a lista dos indicados pelos partidos para a comissão do impeachment:

PMDB
8 vagas titulares:
Leonardo Picciani (PMDB-RJ)
José Priante (PMDB-PA)
João Marcelo Souza (PMDB-MA)
Washington Reis (PMDB-RJ)
Valtenir Pereira (PMDB-MT)
Lúcio Vieira Lima (PMDB-BA)
Osmar Terra (PMDB-RS)
Mauro Mariani (PMDB-SC)

Suplentes:
Elcione Barbalho (PMDB-PA)
Alberto Filho (PMDB-MA)
Carlos Marun (PMDB-MS)
Hildo Rocha (PMDB-MA)
Marx Beltrão (PMDB-AL)
Vitor Valim (PMDB-CE)
Manoel Junior (PMDB-PB)
Lelo Coimbra (PMDB-ES)

PT
8 vagas titulares:
Zé Geraldo (PT-PA)
Pepe Vargas (PT-RS)
Arlindo Chinaglia (PT-SP)
Henrique Fontana (PT-RS)
José Mentor (PT-SP)
Paulo Teixeira (PT-SP)
Vicente Candido (PT-SP)
Wadih Damous (PT-RS)

Suplentes:
Padre João (PT-MG)
Benedita da Silva (PT-RJ)
Carlos Zarattini (PT-SP)
Luiz Sérgio (PT-RJ)
Bohn Gass (PT-RS)
Paulo Pimenta (PT-RS)
Assis Carvalho (PT-PI)
Valmir Assunção (PT-BA)

PSDB:
6 vagas titulares:
Bruno Covas (PSDB-SP)
Carlos Sampaio (PSDB-SP)
Jutahy Junior (PSDB-BA)
Nilson Leitão (PSDB-MT)
Paulo Abi-Ackel (PSDB-MG)
Shéridan (PSDB-RR)

Suplentes:
Izalci (PSDB-DF)
Fábio Sousa (PSDB-GO)
Mariana Carvalho (PSDB-RO)
Bruno Araújo (PSDB-PE)
Rocha (PSDB-AC)
Rogério Marinho (PSDB-RN)

PP – 5 vagas titulares e 5 suplentes (foi o único partido que não indicou)

PR
4 vagas titulares
Maurício Quintella Lessa (PR-AL)
Édio Lopes (PR-RR)
José Rocha (PR-BA
Zenaide Maia (PR-RN)

Suplentes:
Gorete Pereira (PR-CE)
Aelton Freitas (PR-MG)
João Carlos Bacelar (PR-BA)
Wellington Roberto (PR-PB)

PSD
4 vagas titulares
Rogério Rosso (PSD-DF)
Júlio César (PSD-PI)
Paulo Magalhães (PSD-BA)
Marcos Montes (PSD-MG)

Suplentes:
Irajá Abreu (PSD-TO)
Goulart (PSD-SP)
Evandro Roman (PSD-PR)
Fernando Torres (PSD-BA)

PSB
4 vagas titulares
Fernando Coelho Filho (PSB-PE)
Bebeto (PSB-BA)
Danilo Forte (PSB-CE)
Tadeu Alencar (PSB-PE)

Suplentes:
Joao Fernando Coutinho (PSB-PE)
JHC (PSB-AL)
Paulo Foletto (PSB-ES)
José Stédile (PSB-RS)

DEM
3 vagas titulares
Mendonça Filho (DEM-PE)
Rodrigo Maia (DEM-RJ)
Elmar Nascimento (DEM-BA)

Suplentes:
Mandetta (DEM-MS)
Moroni Torgan (DEM-CE)
Francisco Floriano (PR-RJ) – vai migrar para o DEM

PTB
3 vagas titulares
Benito Gama (PTB-BA)
Jovair Arantes (PTB-GO)
Luiz Carlos Busato (PTB-RS)

Suplentes:
Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP)
Paes Landim (PTB-PI)
Pedro Fernandes (PTB-MA)

PRB
2 vagas titulares
Jhonatan de Jesus (PRB-RR)
Marcelo Squassoni (PRB-SP)

Suplentes:
Ronaldo Martins (PRB-CE)
Cleber Verde (PRB-MA)

SD
2 vagas titulares
Paulo Pereira da Silva (Paulinho da Força) (SD-SP)
Fernando Francischini (SD-PR)

Suplentes:
Genecias Noronha (SD-CE)
Laudívio Carvalho (SD-MG)

PSC:
2 titulares
Eduardo Bolsonaro (PSC-SP)
Pastor Marco Feliciano (PSC-SP)

Suplentes:
Irmão Lázaro (PSC-BA)
Professor Victório Galli (PSC-MT)

PROS:
2 titulares
Eros Biondini (PROS-MG)
Ronaldo Fonseca (PROS-DF)

Suplentes:
Odorico Monteiro (PROS-CE)
Toninho Wandscheer (PROS-PR)

PDT:
2 titulares
Flavio Nogueira (PDT-PI)
Weverton Rocha (PDT-MA)

Suplentes:
Flávia Morais (PDT-GO)
Roberto Góes (PDT-AP)

PSOL:
1 titular
Chico Alencar (PSOL-RJ)

Suplente
Glauber Braga (PSOL-RJ)

PTdoB:
1 titular
Silvio Costa (PTdoB-PE)

Suplente
Franklin Lima (PTdoB-MG)

REDE:
1 titular
Aliel Machado (REDE-PR)

Suplente
Alessandro Molon (REDE-RJ)

PMB:
1 titular
Welinton Prado (PMB-MG)

Suplente
Fábio Ramalho (PMDB-MG)

PHS:
1 titular
Marcelo Aro (PHS-MG)

Suplente:
Pastor Eurico (PHS-PE)

PTN:
1 titular
PTN: 1 titular
Bacelar (PTN-BA)

Suplente:
Aluisio Mendes (PTNMA)

PEN:
1 titular
Junior Marreca (PEN-MA)

Suplente:
Erivelton Santana (PSC-BA) – deve migrar de partido

PCdoB:
1 titular
Jandira Feghali (PCdoB-RJ)

Suplente:
Orlando Silva (PCdoB-SP)

PPS:
Alex Manente (PPS-SP)

Suplente
Sandro Alex (PPS-PR)

PV:
1 titular
Evair de Melo (PV-ES)

Suplente:
Leandre (PV-PR)

Juiz do TRF suspende posse de Lula na Casa Civil

0

O juiz Itagiba Catta Preta, do DF, acaba de suspender a nomeação de Lula para a Casa Civil

O juiz federal Itagiba Cata Preta Neto da 4ª Vara do Distrito Federal concedeu liminar anulando o termo de posse do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O ex-presidente chegou pouco depois das 8h desta quinta-feira a Brasília, em voo fretado, para a cerimônia de posse, marcada por um duro discurso da presidente Dilma Rousseff contra procedimentos considerados abusivos da força-tarefa da Lava-Jato.

O petista chegou em meio a grande tensão após a divulgação de gravações da Operação Lava-Jato pelo juiz Sérgio Moro de conversas entre Lula e a presidente Dilma Rousseff que mostram indícios de acerto entre os dois para obstruir a Justiça e prejudicar as investigações, como por exemplo, o envio de um termo preventivo de posse em ‘caso de necessidade’. Há registros de protestos em São Paulo e Brasília contra e a favor a sua nomeação.

A cerimônia que oficializaria o retorno de Lula ao governo estava marcada para a próxima terça-feira, dia 22, mas depois da divulgação da conversa, o governo antecipou a posse para hoje, às 10h. Integrantes da Lava-Jato viram sinais de tentativa de obstrução à Justiça nos diálogos, assim como juristas ouvidos pelo GLOBO.

Junto ao ex-presidente, tomaram posse ainda Mauro Lopes (PMDB-MG) como ministro da Aviação Civil, Jaques Wagner como chefe de gabinete e Eugênio Aragão no posto de ministro da Justiça.

0317075112

20160317075112