O Fluminense enfrentou o Vasco lutando para classificar à final do campeonato carioca.
Logo com 1 minuto, pênalti que Renê desperdiçou.
O Fluminense cometia muitos erros e não conseguia se impor em campo.
De tanto errar, veio o castigo e o Vasco fez 1×0 em mais uma jogada aérea na nossa área.
Bastante desorganizado o Fluminense pressionava mas não conseguia criar chance de gol.
Voltamos para o segundo tempo e o cenário se repetia, com Freytes fazendo o de sempre: tentando entregar o jogo.
Tanto errou que numa entrada atabalhoada(mais uma), fez pênalti que Fábio defendeu.
Isso deu ânimo ao time que, mesmo desorganizado e com péssima atuação de Hércules, Acosta, Serna e outros, foi prá cima do Vasco e numa jogada aérea na defesa do Vasco conseguimos um pênalti que Ganso cobrou e empatou a partida.
Daí, a defesa neutralizava as jogadas de ataque do adversário, até o final da partida.
Com a vitória na semana passada, conseguimos a classificação para a final no próximo domingo às 18 horas, mas a atuação do time foi horrível.
Melhor em campo: Fábio.
No próximo domingo, às 18 horas vamos atrás de mais uma vitória e a conquista do campeonato.
Bora Fluzão 🇭🇺🇭🇺🇭🇺🇭🇺
Raimundo Ribeiro Apaixonado por futebol e, naturalmente Tricolor
Projeto oferece 16 cursos gratuitos para mulheres a partir de 16 anos
Brasília, 1 de março de 2026 — Entre os dias 2 e 27 de março, a cidade será sede da Caravana do Empreendedorismo Feminino, iniciativa que disponibiliza capacitação profissional gratuita para mulheres a partir de 16 anos. As atividades ocorrerão na Administração Regional, com expectativa de atender centenas de participantes interessadas em aprender uma nova profissão ou aumentar a renda.
O projeto é executado pelo Instituto Omni, com apoio da Administração Regional do Recanto das Emas e fomento do Ministério das Mulheres. A proposta é percorrer o Distrito Federal e municípios do Entorno para estimular o empreendedorismo, fortalecer a autonomia financeira e ampliar oportunidades de inserção no mercado de trabalho. Nesta primeira edição, a caravana já passou por Ceilândia, Águas Lindas e Taguatinga.
Ao todo, serão ofertados 16 cursos de curta duração, com aulas nos turnos matutino, das 8h às 12h, e vespertino, das 13h às 17h. Cada capacitação tem duração média de cinco dias.
Na primeira semana, as formações incluem barbearia, panificação, cabeleireiro e confeitaria. Entre os dias 9 e 13, serão oferecidos cursos de design de sobrancelhas, pizzaiolo, extensão de cílios e marmitaria. De 16 a 20, as opções contemplam limpeza de pele, sorveteria, maquiagem e vendas. Já no período de 23 a 27, estarão disponíveis turmas de microagulhamento, construção civil, unhas em gel e informática. As inscrições e o cronograma completo podem ser consultados no site oficial do projeto.
A presidente do Instituto Omni, Elisângela Araújo, destacou que as capacitações ampliam as possibilidades de geração de renda e fortalecem a autoestima das participantes. Segundo ela, a proposta é criar oportunidades concretas para que as mulheres se tornem protagonistas de suas trajetórias.
O administrador regional do Recanto das Emas, Carlos Dalvan, ressaltou que investir na qualificação feminina significa investir no desenvolvimento da própria cidade, ao estimular independência financeira e crescimento profissional das moradoras.
Equipes atuam na limpeza da rede pluvial e recuperação das vias
Brasília, 1 de março de 2026 — As chuvas intensas registradas na noite de sábado (28) provocaram pontos de alagamento em diferentes áreas da cidade e exigiram mobilização imediata da Administração Regional, que manteve equipes de plantão para monitorar as regiões mais afetadas.
De acordo com o administrador regional, Dilson Resende, foi realizado um mapeamento dos locais críticos para definir as intervenções prioritárias. Segundo ele, o trabalho seguirá de forma contínua para assegurar respostas rápidas à população.
Na manhã deste domingo (1º), as equipes identificaram grande volume de resíduos acumulados nas bocas de lobo. Parte do material, descartado de forma irregular em ruas e espaços públicos, foi arrastada pela enxurrada e acabou obstruindo a rede de drenagem, dificultando o escoamento da água.
Um caminhão hidrojato da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil já iniciou a limpeza das tubulações. O equipamento de alta pressão tem capacidade equivalente ao trabalho manual de cerca de 100 operários, o que agiliza a desobstrução da rede pluvial.
A atuação ocorre de forma integrada com órgãos do Governo do Distrito Federal. A partir desta segunda-feira (2), a Administração Regional dará continuidade aos serviços em parceria com a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil e o Serviço de Limpeza Urbana, realizando tapa-buracos, retirada de entulhos levados pela chuva e limpeza de bocas de lobo.
A prioridade, segundo a administração, é restabelecer a normalidade das vias e garantir mais segurança aos moradores o quanto antes.
Programa da Secretaria de Justiça e Cidadania levou serviços essenciais, saúde, capacitação e ações de bem-estar à comunidade
A 69ª edição do programa GDF Mais Perto do Cidadão, iniciativa da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF), movimentou o Arapoanga na sexta-feira (27) e neste sábado (28). Realizado em frente ao Centro Educacional Dona América Guimarães, na Quadra 10K, Conjunto C, o evento reuniu mais de 4 mil pessoas em dois dias de serviços públicos gratuitos de cidadania, assistência, capacitação e cuidado com a população, tudo em um só lugar.
Maria Aninha Pinto levou a neta, Maria Sofia, a gata Maya e o cachorro Bob: “Resolvi o que precisava e ainda vi minha neta se divertir” | Fotos: Jhonatan Vieira/Sejus-DF
“É o governo presente nas regiões administrativas, ouvindo, acolhendo e resolvendo demandas”
Marcela Passamani, secretária de Justiça e Cidadania
Com estrutura ampla e programação diversificada, o programa aproximou o governo da comunidade, oferecendo atendimentos do Na Hora, orientações jurídicas, ações de saúde e beleza, oficinas culturais e atividades recreativas para todas as idades.
“O GDF Mais Perto do Cidadão nasceu com o propósito de levar serviços e ações de bem-estar para perto de quem mais precisa”, lembrou a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani. “É o governo presente nas regiões administrativas, ouvindo, acolhendo e resolvendo demandas. Desde fevereiro de 2023, já ultrapassamos a marca de meio milhão de atendimentos, transformando realidades em todo o Distrito Federal.”
Saúde é movimento
Um dos destaques desta edição foi o aulão de ritmos com pessoas idosas de Planaltina, participantes do programa Viver 60+, também coordenado pela Sejus-DF. Ministrada pela professora de zumba Patrícia Alves, a atividade incentivou saúde, integração e alegria na tarde de sexta-feira. A dona de casa Maria das Dores Almeida, 62 anos, moradora do Arapoanga, foi ao evento para tomar a vacina contra a covid-19 e acabou entrando na dança: “Vim me vacinar e encontrei foi alegria. Quando vi, já estava dançando. Saio daqui mais leve e feliz”.
O público infantil também teve vez. O evento contou com espaço temático com games, brincadeiras lúdicas e brinquedos de madeira produzidos por reeducandos da Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso (Funap-DF), órgão vinculado à secretaria. A programação incluiu cama elástica, corrida de quadriciclo, teatrinho do Detran-DF, além de pipoca e algodão-doce.
A aposentada Maria Aninha Pinto, 65, aproveitou a manhã para resolver pendências. Levou a gatinha Maya e o cachorro Bob para vacinação antirrábica no espaço de saúde animal e acompanhou a diversão da neta, Maria Sofia Barcelos, 8. “Foi uma manhã feliz e produtiva”, contou. “Resolvi o que precisava e ainda vi minha neta se divertir”. Maria Sofia também aprovou: “Eu brinquei muito! Gostei do teatrinho e da cama elástica”.
Sonho do casamento civil
Joana Silva foi com o companheiro, Raimundo Alves, e aproveitou para se inscrever no Casamento Comunitário: “Estamos juntos há anos, já construímos nossa família, temos um filho, mas nunca oficializamos porque era algo distante, pelos custos e pela burocracia”
No espaço exclusivo do Casamento Comunitário, casais puderam tirar dúvidas e iniciar inscrição para a primeira edição deste ano, marcada para 22 de março. A assistente administrativa Joana Figueira Silva, 47, e o mecânico Raimundo Alves, 44, chegaram cedo para resolver pendências do Detran-DF na unidade móvel do Na Hora e aproveitaram para buscar informações sobre o casamento. “Agora vamos realizar esse sonho”, relatou Joana.
Criado em 2021, o Casamento Comunitário é uma política pública voltada a casais em situação de vulnerabilidade social. O programa garante isenção das taxas cartoriais e oferece estrutura completa para a cerimônia civil, com vestido de noiva, terno, transporte, produção básica, decoração, fotografia e organização do evento. Nos últimos seis anos, mais de mil casais oficializaram a união no Distrito Federal. Somente em 2025, mais de 400 participaram das quatro edições realizadas.
Nasce uma Estrela: preparo e acolhimento
Ana Paula Meireles com o marido, Rodrigo Santos: “Aprendemos muito e estamos mais seguros para cuidar da nossa filha, Alice, que nasce no próximo mês”
A 27ª edição do programa Nasce uma Estrela também integrou a programação, reunindo mais de 100 participantes na manhã de sexta-feira. A capacitação contou com doulas, técnicas de enfermagem e bombeiros militares, além da participação especial do médico Ricardo Fonseca, conhecido como “superpediatra”, que abordou temas como amamentação, recuperação pós-parto e primeiros socorros com bebês. Ao final, as gestantes receberam bolsas com roupas, manta e itens essenciais para o bebê, além de participarem de sorteios de brindes. As peças são confeccionadas por pessoas privadas de liberdade capacitadas em corte e costura pela Funap.
A participante Ana Paula Meireles, 24, acompanhada pelo marido, Rodrigo Santos, 28, falou sobre a importância do curso: “Aprendemos muito e estamos mais seguros para cuidar da nossa filha, Alice, que nasce no próximo mês”. Rodrigo completou: “A informação traz tranquilidade. Saímos daqui mais preparados”.
Governo mais perto de quem precisa
Além das atrações especiais, o programa ofereceu uma ampla rede de serviços essenciais, promovendo cidadania, cuidado e inclusão social. Em 23 edições realizadas no ano passado, nas mais diversas regiões administrativas, o programa totalizou mais de 160 mil atendimentos.
Desde sua criação, em fevereiro de 2023, o GDF Mais Perto do Cidadão já soma mais de 544 mil atendimentos em todo o Distrito Federal, consolidando-se como uma das principais políticas públicas itinerantes de aproximação entre governo e população.
Quarta edição do projeto da Secretaria da Mulher marca a pré-abertura do mês dedicado ao público feminino com cultura, acolhimento e fortalecimento da autoestima
Mais de 300 mulheres participaram, na manhã deste sábado (28), da quarta edição do projeto Realize com Pipoca, promovido pela Secretaria da Mulher do Distrito Federal (SMDF). A sessão especial ocorreu no shopping JK, em Taguatinga, e marcou a abertura da programação do mês dedicado às mulheres, com foco no fortalecimento feminino e na ampliação do acesso à cultura.
A ação levou ao cinema mulheres atendidas pelos equipamentos da secretaria e moradoras da comunidade. A proposta é simples, mas transformadora: proporcionar momentos de lazer e reflexão por meio de filmes que abordam superação, empoderamento e desafios do cotidiano.
“O Realize com Pipoca aproxima o governo das mulheres por meio da cultura”, enfatizou a vice-governadora Celina Leão. “É um espaço de aprendizado e motivação, que utiliza o cinema para tratar de questões importantes do nosso cotidiano.”
Cultura como transformação
Maria do Socorro Silva comemorou: “Eu nunca tinha vindo ao cinema. Agradeço muito ao GDF pela oportunidade de fazer parte deste projeto tão especial”
Nesta edição, o público assistiu ao filme O Agente Secreto, estrelado pelo ator Wagner Moura. “O filme nos proporciona reflexões e aprendizados que fortalecem cada participante”, lembrou a secretária da Mulher, Giselle Ferreira. “Esse projeto é um instrumento poderoso de promoção da autonomia, da autoestima e do bem-estar das mulheres”.
O longa, que mistura drama e suspense, apresenta a trajetória do professor Marcelo e convida à reflexão sobre escolhas, coragem e enfrentamento de adversidades, temas que dialogam com a realidade de muitas mulheres.
Durante o evento, as participantes receberam pipoca e refrigerante, além de atendimento especial da equipe da Subsecretaria de Promoção das Mulheres. O ambiente foi preparado para oferecer conforto, acolhimento e leveza.
O projeto
A subsecretária de Políticas para Mulheres, Renata D’Aguiar, reforçou a importância de iniciativas que aliam cultura e saúde emocional: “Atividades de lazer ajudam a reduzir o estresse e a ansiedade, estimulam a criatividade e a autoconfiança, além de promoverem integração e convivência. É um momento de diversão, mas também de fortalecimento coletivo”.
O Realize com Pipoca faz parte do programa Realize, iniciativa voltada ao desenvolvimento de habilidades socioemocionais e ao planejamento profissional de mulheres, especialmente aquelas em situação de vulnerabilidade. O programa oferece oficinas, workshops, palestras e dinâmicas interativas que estimulam o autoconhecimento, o protagonismo e a autonomia econômica.
Moradora de Samambaia, Maria do Socorro Silva, de 63 anos, comemorou a oportunidade: “Eu nunca tinha vindo ao cinema. Estou muito feliz em conhecer o cinema. Agradeço muito ao GDF pela oportunidade de fazer parte deste projeto tão especial. Estou emocionada e radiante”.
Com ações que unem cultura, capacitação e acolhimento, a Secretaria da Mulher promoveu uma prévia da programação do mês das mulheres, reforçando a importância de políticas públicas que promovam oportunidades, autoestima e qualidade de vida em todo o Distrito Federal.
GDF alcançou marca de 600 escrituras entregues a entidades religiosas e assistenciais; busca ativa cresceu 446% entre 2023 e 2025
Durante um encontro neste sábado (28), o governador Ibaneis Rocha e o secretário da Família, Rodrigo Delmasso, reuniram cerca de 50 pastores atendidos pela pasta para comemorar os avanços nas políticas públicas em prol do setor. O encontro teve como ponto central as 600 escrituras entregues a entidades religiosas e assistenciais no DF, fruto de um trabalho efetivo coordenado pela Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap).
Durante o encontro, o governador Ibaneis ressaltou que a regularização sempre foi prioritária em sua gestão: “Alteramos toda a legislação que era necessária e partimos para um processo transparente. Nesta semana nós fechamos 600 escrituras de igrejas entregues no Distrito Federal, e eu fico muito feliz com isso porque vocês chegam aonde a mão do Estado não alcança” | Foto: Renato Alves/Agência Brasília
“Regularização fundiária sempre foi um dos principais focos do nosso governo”, declarou o governador. “Alteramos toda a legislação que era necessária e partimos para um processo transparente. Nesta semana nós fechamos 600 escrituras de igrejas entregues no Distrito Federal, e eu fico muito feliz com isso porque vocês chegam aonde a mão do Estado não alcança.”
“Desde 2019, o segmento evangélico, principalmente, não só tem sido atendido, como tivemos todas as nossas demandas realizadas”
Rodrigo Delmasso, secretário da Família
O secretário da Família, Rodrigo Delmasso, reforçou que os ganhos foram positivos na garantia da segurança jurídica às entidades religiosas: “Desde 2019, o segmento evangélico, principalmente, não só tem sido atendido, como tivemos todas as nossas demandas realizadas. Tirou do papel e começou a transformar tudo em realidade. E não é só isso: quando a gente anda nas ruas, a gente vê o povo feliz, porque a cidade está limpa e segura. Quando a gente anda nas feiras, as pessoas estão felizes porque elas têm paz para trabalhar”.
Ainda no âmbito da Secretaria da Família (Sefami-DF), foram mais de 1.100 ações diretas entre 2023 e 2025, segundo relatório consolidado pela pasta. O levantamento reúne dados sobre atendimentos, buscas ativas e iniciativas voltadas à regularização fundiária e ao fortalecimento institucional de entidades religiosas, sociais e sem fins lucrativos.
Em relação aos atendimentos diretos a lideranças religiosas e representantes de entidades sociais, foram contabilizados 130 em 2023, 197 em 2024 e 107 em 2025, totalizando 434 no período. Somadas as buscas ativas e os atendimentos, a secretaria consolidou uma política estruturada de apoio à regularização fundiária, com ações voltadas à segurança jurídica e à organização institucional de entidades que atuam junto às famílias do Distrito Federal.
Regularização e segurança
No que se refere às buscas ativas para regularização fundiária, foram registradas 70 ações em 2023, 247 em 2024 e 382 em 2025 — aumento acumulado de aproximadamente 446% em dois anos. O dado reflete a ampliação da atuação territorial e o caráter proativo da política pública.
O relatório também destacou a realização de seminários regionais, workshops sobre moeda social, reuniões para Permissão de Uso Não Qualificada (PNQ) e ações itinerantes nas regiões administrativas, ampliando o acesso à informação e aos serviços oferecidos pela pasta.
São 52 turmas de formações presenciais — e outras 28 opções remotas — em março; programação inclui opções em áreas como políticas públicas e inteligência artificial
A Escola de Governo do Distrito Federal (Egov) está com inscrições abertas para 52 turmas de cursos presenciais agendados para março. As formações são exclusivas para servidores do Governo do Distrito Federal (GDF) e têm como objetivo promover a qualificação estratégica desse público.
O prazo para matrícula, o número de vagas, a duração e a data de início das aulas variam conforme o curso escolhido. As inscrições devem ser feitas pela internet.
A programação inclui formações em áreas como políticas públicas, inteligência artificial e técnicas especializadas — além de temas ligados ao mês da mulher. Entre as opções, estão os cursos de Gestão e Fiscalização de Contratos, Ética e Integridade, e Saúde Mental e Realização Pessoal.
“A nossa missão é melhorar o serviço prestado para a população, a qualidade de vida da população do Distrito Federal. Mas é um investimento também na qualificação pessoal do servidor, o que acaba sendo uma forma de reconhecimento. Quando trata de temas transversais, a gente traz qualidade de vida para ele no dia a dia, porque facilita o trabalho, otimiza, dá mais segurança no que está fazendo. É uma forma de poder investir tanto no desenvolvimento pessoal quanto na qualificação do serviço”, destacou a diretora-executiva da Egov, Juliana Tolentino.
Além das turmas presenciais, ainda serão ofertados, em março, 28 cursos na modalidade à distância (EAD), sem limite de vagas. As inscrições também devem ser feitas por meio do sistema da Egov.
Saúde do DF avisa que haverá imunização para pessoas de todas as faixas etárias
Neste sábado (28), 50 locais no Distrito Federal irão atuar como pontos de vacinação. Quem estiver com a vacinação atrasada pode aproveitar para garantir proteção.
Entre as ofertas de imunizantes, estão os contra covid-19, dengue, febre amarela, pólio e coqueluche. Todas as vacinas são aplicadas conforme o recomendado para cada faixa etária. Para todos os públicos, a orientação é levar documento de identidade com CPF e, se possível, a caderneta de vacinação.
Não haverá imunização no domingo, 1º de março. Já na segunda-feira (2), mais de 100 salas de vacina reabrem para atendimento à população.
Ações extramuros
Dos 50 locais de atendimento neste fim de semana, 47 são unidades básicas de saúde (UBSs) e três fazem parte da estratégia da Secretaria de Saúde (SES-DF) de levar vacinação para locais de grande circulação de pessoas. Um desses espaços será o evento GDF Mais Perto do Cidadão, que será realizado em Arapoanga. Também haverá vacinação em uma ação social no Sol Nascente. Já o Carro da Vacina vai passar pelo Núcleo Rural Boa Esperança, em Ceilândia.
Cursos gratuitos no Guará II e Gama terão inscrições até 12 de março
Brasília, 27 de fevereiro de 2026 — A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda do Distrito Federal (Sedet-DF) anunciou a reabertura das inscrições do Edital de Chamamento Público nº 09/2026, publicado no Diário Oficial do Distrito Federal nos dias 2 de fevereiro. A medida busca preencher vagas remanescentes da primeira etapa do projeto Jornada da Mulher Trabalhadora — Capacitação e Profissionalização.
Ao todo, são oferecidas 210 vagas nas regiões administrativas do Guará II e do Gama. As oportunidades contemplam os cursos de alongamento de unhas, extensão de cílios e trancista, com turmas nos períodos da manhã e da tarde.
As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet, no portal oficial da Sedet-DF, entre 2 e 12 de março, mediante preenchimento do formulário eletrônico específico do projeto.
As vagas reabertas correspondem a turmas que não atingiram o número mínimo de participantes. Cada curso terá 35 vagas por turno, somando seis turmas. No período matutino, das 9h às 12h30, serão ofertadas 35 vagas para cada uma das três formações. No turno vespertino, das 13h30 às 17h, haverá o mesmo quantitativo para os cursos.
As aulas ocorrerão nas unidades do projeto localizadas no Guará II, na Praça da Moda QE 40, SRIA II (Polo de Moda), e no Gama, na Praça 1, Área Especial, Setor Leste.
O resultado final da pré-matrícula e a convocação para o início das atividades serão divulgados a partir de 16 de março no site da Sedet-DF. As candidatas selecionadas deverão confirmar a matrícula entre 17 e 23 de março, em uma das Agências do Trabalhador indicadas no edital, das 8h às 17h, ou diretamente no local do curso, nos horários estabelecidos.
Para efetivar a matrícula, será necessário apresentar documentos originais que comprovem os requisitos de participação, caso não tenham sido anexados na inscrição. Entre os itens exigidos estão documento oficial com foto, CPF e comprovante de residência no Distrito Federal ou declaração de próprio punho.
Primeira edição de 2026 reforça estoques após o Carnaval
Brasília, 27 de fevereiro de 2026 — A primeira edição de 2026 da campanha Gari Sangue Bom mobilizou servidores e voluntários nesta quinta-feira (26), na Administração Regional do Riacho Fundo II. A ação contabilizou 99 cadastros de doadores e resultou na coleta de 69 bolsas de sangue, contribuindo para recompor os estoques da Fundação Hemocentro de Brasília após o período de Carnaval, quando há redução nas doações.
A iniciativa foi coordenada pela Secretaria de Atendimento à Comunidade (Seac-DF), em parceria com a Fundação Hemocentro de Brasília, a Companhia de Saneamento Básico do Distrito Federal (Caesb), o Serviço de Limpeza Urbana (SLU) e a administração regional. Os garis protagonizaram a mobilização e foram os primeiros a participar da campanha.
O secretário-executivo da Seac-DF, Evaldo Rabelo, destacou que a ação evidencia a importância da união entre poder público e sociedade para fortalecer a cultura da doação voluntária no Distrito Federal. Segundo ele, cada bolsa arrecadada representa a possibilidade de salvar vidas e ampliar o atendimento na rede pública de saúde.
Além de colaborar com pacientes que necessitam de transfusão, a campanha também valoriza os profissionais da limpeza urbana, reconhecendo o papel social desempenhado por esses trabalhadores.
Durante a mobilização, o diretor-presidente substituto do SLU, Cleilson Gadelha, ressaltou o engajamento coletivo e reforçou que doar sangue é um gesto de solidariedade e responsabilidade social, fundamental para manter o atendimento hospitalar.