Início Site Página 126

IgesDF amplia equipe pediátrica para enfrentar alta de doenças respiratórias

0

Rede ganha 41 pediatras e reforça atendimento nas UPAs e no HRSM

Brasília, 3 de março de 2026 — Diante do aumento sazonal das doenças respiratórias no Distrito Federal, o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal reforçou o atendimento infantil com a contratação de novos especialistas. Nesta terça-feira, 22 pediatras começaram a atuar nas unidades da rede, fortalecendo a assistência no período de maior demanda, tradicionalmente entre março e julho.

Outros 19 profissionais já foram aprovados e estão em fase de entrega de documentos. Ao todo, 41 médicos vão reforçar as equipes das unidades de pronto atendimento e do Hospital Regional de Santa Maria, que concentram grande parte dos atendimentos pediátricos.

A médica Karolina Moura, recém-contratada, inicia sua trajetória na rede sob regime CLT e escolheu o DF para atuar no hospital regional. Já Ediana Pantoja, anteriormente enfermeira concursada da Secretaria de Saúde do Distrito Federal, foi aprovada no processo seletivo para pediatra e passa a integrar a equipe da UPA de São Sebastião.

Antes de iniciar os plantões, os novos profissionais participam de integração institucional para alinhamento de protocolos, fluxos e diretrizes de humanização. Segundo a superintendente de Pessoas do IgesDF, Elaine Silvestre, o reforço é resultado de planejamento prévio, com análise de indicadores epidemiológicos e organização do cadastro reserva.

O processo seletivo previa 41 vagas e terminou com 55 candidatos aprovados, formando cadastro reserva de 14 profissionais. A expectativa é que os demais convocados concluam a documentação nos próximos meses.

Além das contratações, o instituto implantou teleconsulta pediátrica nas UPAs de Sobradinho e Recanto das Emas. A estratégia, discutida desde 2025, deve ser expandida para São Sebastião e Ceilândia I. A medida busca ampliar o acesso ao especialista e garantir agilidade no atendimento durante o período crítico.

Dados da Secretaria de Saúde indicam que, em 2024, o crescimento das síndromes respiratórias se intensificou a partir de abril. Em 2025, até setembro, houve aumento de 37% nos casos de síndrome respiratória aguda grave em comparação ao mesmo período do ano anterior.

Entre as doenças mais comuns está a bronquiolite viral aguda, que atinge principalmente crianças de até dois anos. Pais e responsáveis devem observar sinais como respiração acelerada, esforço respiratório, chiado intenso, recusa alimentar e sonolência excessiva. Diante desses sintomas, a orientação é buscar atendimento imediato.

O IgesDF mantém atendimento pediátrico 24 horas no Hospital Regional de Santa Maria e nas UPAs de Sobradinho, São Sebastião, Ceilândia I e Recanto das Emas.

GDF entrega 56 novos veículos para reforçar saúde pública

0

Frota inclui consultórios móveis e unidade exclusiva de vacinação

Brasília, 3 de março de 2026 — O governador Ibaneis Rocha participou, nesta terça-feira, da entrega oficial de 56 novos veículos destinados à Secretaria de Saúde do Distrito Federal. O investimento total para aquisição, adaptação e manutenção da frota foi de R$ 28 milhões.

Inicialmente anunciada com 50 automóveis no fim de janeiro, a compra foi ampliada e passou a incluir cinco consultórios odontológicos móveis e o primeiro veículo exclusivo para vacinação do Distrito Federal. Segundo o chefe do Executivo, os veículos vão ampliar o atendimento, especialmente nas regiões mais vulneráveis, com unidades itinerantes de vacinação, odontologia e ginecologia percorrendo todas as cidades do DF.

A vice-governadora Celina Leão destacou que a renovação da frota ocorre de forma estratégica e representa a maior aquisição já realizada pela pasta. Até então, considerando inclusive caminhões, a secretaria contava com 19 veículos. Com a nova entrega, o número mais que dobra.

De acordo com o secretário de Saúde, Juracy Lacerda, os caminhões e vans serão utilizados no transporte de medicamentos, insumos e materiais entre as unidades da rede pública. Entre as novidades estão cinco vans adaptadas como consultórios odontológicos, uma van destinada exclusivamente à vacinação e um ônibus estruturado para funcionar como consultório itinerante.

O veículo de vacinação será direcionado a áreas com baixa cobertura vacinal, enquanto o ônibus adaptado atenderá principalmente a população em situação de rua e moradores de regiões mais distantes, oferecendo estrutura semelhante à de uma Unidade Básica de Saúde. Já as vans de saúde bucal, adquiridas em parceria com o Ministério da Saúde, ampliarão o acesso ao atendimento odontológico em diferentes localidades.

Bloco das Caliandras anima idosos que frequentam centros de convivência do Gama

0

Evento reuniu 160 participantes dos Cecons do Gama

Brasília 3 de março de 2026 — O tradicional Bloco das Caliandras promoveu uma celebração de Carnaval aliada à conscientização sobre segurança feminina e enfrentamento à violência doméstica. A iniciativa foi organizada pelas equipes dos centros de convivência e fortalecimento de vínculos (Cecon) Gama Sul e Gama Oeste, unidades administradas pela Secretaria de Desenvolvimento Social do Distrito Federal.

Realizado no Cecon Gama Oeste, o evento reuniu cerca de 160 participantes das duas unidades e marcou o encerramento de um percurso iniciado em outubro. Ao longo dos últimos meses, os usuários participaram de oficinas de musicalização, pintura, capoterapia e rodas de conversa. Durante as atividades, foram debatidos temas relacionados a gênero, envelhecimento, cultura e o papel da mulher na sociedade.

De acordo com a chefe do Cecon Gama Sul, Flávia Mendes, o projeto surgiu inicialmente voltado aos grupos de idosos, formados majoritariamente por mulheres. A proposta foi integrar o período carnavalesco às discussões sobre o Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, abordando o Carnaval como espaço de lazer, fortalecimento social e valorização cultural. Segundo ela, também foram discutidas mudanças na forma como as mulheres ocupam e ressignificam esse espaço festivo.

A programação contou com apresentação do grupo Coco da Quebrada, performances dos participantes das oficinas de música e exposição artística com o mural Mulheres do Samba.

Frequentadora do Cecon Gama Oeste há nove anos, Maria do Socorro dos Santos, de 85 anos, participou da festa e destacou a animação do evento, especialmente as apresentações de samba.

Em meio à diversão, são abordados temas como a violência contra a mulher

A secretária de Desenvolvimento Social, Ana Paula Marra, ressaltou que o bloco representa um momento de valorização cultural, fortalecimento de vínculos e integração entre gerações. Já a chefe do Cecon Gama Oeste, Jaqueline Lima, destacou que o período do Carnaval costuma registrar aumento nos casos de violência contra a mulher, e que a ação busca tratar o tema de forma educativa e acessível. Segundo ela, o nome Caliandras faz referência à flor do cerrado, símbolo de resistência e força feminina.

Nota Legal abre consulta para sorteio de maio no DF

0

Consumidores devem regularizar pendências até 17 de março

Brasília, 3 de março de 2026 — Contribuintes do Distrito Federal cadastrados no programa Nota Legal já podem verificar se estão habilitados para participar do sorteio eletrônico marcado para 20 de maio. A consulta deve ser feita no site do programa, na área restrita, na opção “Sorteios”, acessando o link referente ao 1º semestre de 2026.

Caso o consumidor esteja inabilitado, é necessário regularizar eventuais débitos junto ao Governo do Distrito Federal até o dia 17 deste mês. Também é possível apresentar contestação pelo portal da Receita do DF, na aba de atendimento virtual, selecionando o assunto Nota Legal e o tipo de atendimento correspondente à contestação de não habilitação.

A Secretaria de Economia do Distrito Federal informa que apenas consumidores cadastrados até 17 de março poderão ter bilhetes gerados para o sorteio. Cada nota fiscal com CPF garante um bilhete eletrônico, respeitado o limite de 200 documentos por mês, acumulados entre 1º de maio e 31 de outubro de 2025. Os bilhetes estarão disponíveis para consulta a partir de 15 de maio.

Segundo a subsecretaria da Receita, contribuintes com Certidão Negativa de Débitos ou Certidão Positiva com Efeitos de Negativa, emitidas entre 9 de fevereiro e 17 de março de 2026, não são considerados inadimplentes para fins de participação.

Até o momento, mais de 1,6 milhão de pessoas estão habilitadas para o sorteio, que distribuirá R$ 3,5 milhões em prêmios, já com os tributos descontados. O valor principal será de R$ 1 milhão, e, ao todo, 12,6 mil bilhetes serão contemplados.

O resultado terá como base os cinco primeiros números do concurso da Loteria Federal previsto para 16 de maio. A divulgação oficial será feita pelo site do Nota Legal.

Novas linhas vão reforçar o transporte em Taguatinga e Arniqueira

0

Passageiros passam a contar com três novas rotas de ônibus e ampliação de horários em quatro linhas a partir desta terça-feira (3)

Os usuários do transporte público coletivo das regiões de Taguatinga Sul e Arniqueira contarão com três novas linhas de ônibus a partir desta terça-feira (3). Além das novas rotas, a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob-DF) determinou o reforço de viagens em quatro linhas existentes, com acréscimo de nove horários.

Taguatinga Sul

A Semob-DF criou a linha 305.1, que fará o itinerário entre Taguatinga Sul e a Rodoviária do Plano Piloto, passando pela EPTG, pelo Setor Policial Sul e pela W3 Sul. A nova linha reforçará o atendimento de duas rotas já existentes: a 0.305 (SIG/W3 Sul) e a 0.306 (Rodoviária do Eixo).

A linha terá 28 viagens por dia em dias úteis (14 no sentido de ida e 14 na volta) e 22 aos sábados (11 em cada sentido). A tarifa é de R$ 5,50, e a operação será feita pela empresa Marechal.

Além dessas mudanças, outras linhas terão ampliação da oferta:

· Linha 0.306: acréscimo de uma viagem saindo da Rodoviária do Plano Piloto em dias úteis;
· Linha 306.1: acréscimo de duas viagens, sendo uma na ida e outra na volta, em dias úteis;
· Linha 306.2: acréscimo de quatro viagens, sendo três na ida e uma na volta, em dias úteis;
· Linha 306.5: acréscimo de duas viagens, sendo uma na ida e outra na volta, em dias úteis.

Outra nova linha é a 306.8, que fará o itinerário entre Taguatinga Sul, o Guará e o Guará II, passando pelo Pistão Sul e pela EPTG.

A linha será mais uma opção de deslocamento entre as regiões e reforçará o atendimento aos passageiros nos horários de pico (manhã e tarde).

Serão 23 viagens por dia em dias úteis (11 na ida e 12 na volta) e 12 aos sábados (cinco na ida e sete na volta). A tarifa será de R$ 3,80, com operação também pela empresa Marechal.

O horário de outras quatro linhas que atendem Taguatinga Sul serão ampliados em dias úteis

Arniqueira

Foi criada a linha 306.7, que fará o itinerário entre Arniqueira e o Guará II – Guará (Av. Contorno), passando pelo Bernardo Sayão. A nova linha será mais uma opção de deslocamento nos horários de pico (manhã e tarde).

Serão 18 viagens por dia em dias úteis (nove em cada sentido) e oito aos sábados (três na ida e cinco na volta). A tarifa será de R$ 3,80, com operação pela empresa Marechal.

Linhas novas

→ 305.1 – Taguatinga Sul (Centro)/Rodoviária do Plano Piloto (EPTG – W3 Sul)

Dias úteis

· Saindo da rodoviária de Taguatinga Sul: 5h28, 6h44, 8h, 9h16, 10h32, 11h48, 13h04, 14h20, 15h30, 16h50, 18h08, 19h24, 20h40 e 21h56.

· Saindo da Rodoviária do Plano Piloto: 6h44, 8h, 9h16, 10h32, 11h48, 13h04, 14h20, 15h36, 16h46, 18h06, 19h24, 20h40, 21h56 e 23h12.

Sábados

· Saindo da rodoviária de Taguatinga Sul: 6h10, 7h30, 8h40, 10h, 11h20, 12h30, 14h, 16h40, 17h50, 18h58, 20h08 e 22h26.

· Saindo da Rodoviária do Plano Piloto: 7h26, 8h46, 9h56, 11h16, 12h36, 13h46, 15h28, 17h56, 19h06, 20h14, 21h24 e 23h35.

→ 306.7 – Taguatinga Sul/Arniqueira/Guará II–I (Av. Contorno – Bernardo Sayão)

Dias úteis

· Saindo da rodoviária de Taguatinga Sul: 5h10, 5h20, 5h30, 5h40, 5h50, 6h, 6h15, 6h30 e 7h15.

· Saindo da rodoviária do Guará I: 18h50, 19h10, 19h30, 19h50, 20h05, 20h15, 21h, 22h e 0h30.

Sábados

· Saindo da rodoviária de Taguatinga Sul: 5h10, 5h20 e 5h35.

· Saindo da rodoviária do Guará I: 15h, 19h15, 21h30, 22h e 22h30.

→ 306.8 – Taguatinga Sul (Pistão)/EPTG/Guará I–II (Av. Central)

Dias úteis

· Saindo da rodoviária de Taguatinga Sul: 5h, 5h10, 5h20, 5h30, 5h40, 5h50, 6h, 6h10, 6h20, 6h30 e 6h40.

· Saindo da rodoviária do Guará II: 18h55, 19h10, 19h25, 19h55, 20h25, 22h30, 22h55, 23h20, 23h40, 0h e 0h20.

Sábados

· Saindo da rodoviária de Taguatinga Sul: 5h30, 5h55, 6h10, 6h25 e 6h40.

· Saindo da rodoviária do Guará II: 17h55, 18h30, 19h05, 19h50, 21h35, 22h10 e 22h50.

Banco de talentos fortalece lideranças femininas na segurança pública

0

Iniciativa é uma homenagem às servidoras no mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher

A partir deste mês de março, que é dedicado à valorização das mulheres, a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) lança o Banco de Talentos Delas, iniciativa que busca identificar, mapear e dar visibilidade às competências femininas na segurança pública do DF. Desta forma, a partir desta segunda-feira (2), servidoras interessadas em se candidatar a cargos de gestão na SSP-DF deverão preencher formulário para inclusão de currículos.

Poderão participar servidoras em exercício na SSP-DF e nos órgãos que compõem o sistema de segurança pública do Distrito Federal, incluindo a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) e o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF).

“Ao reconhecer e dar visibilidade às competências técnicas e às lideranças femininas das nossas instituições, fortalecemos a gestão, ampliamos a representatividade e promovemos um ambiente mais diverso, estratégico e eficiente”

Sandro Avelar, secretário de Segurança Pública

“O Banco de Talentos Delas é mais uma ação concreta do programa Segurança Integral, que tem como um de seus pilares a valorização das pessoas que constroem diariamente a segurança pública do Distrito Federal. Ao reconhecer e dar visibilidade às competências técnicas e às lideranças femininas das nossas instituições, fortalecemos a gestão, ampliamos a representatividade e promovemos um ambiente mais diverso, estratégico e eficiente”, afirma o secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar.

Para Avelar, a presença feminina em posições estratégicas representa ganho de eficiência, pluralidade de perspectivas e fortalecimento das políticas públicas. “Quando falamos em segurança pública eficiente, falamos necessariamente de gestão qualificada e diversidade de perspectivas. O banco de talentos nos permite identificar competências, planejar sucessões e fortalecer lideranças femininas de forma estratégica.”

A subsecretária de Prevenção à Criminalidade, Regilene Siqueira, destaca o caráter estruturante da iniciativa: “Nosso principal objetivo com essa iniciativa é valorizar competências femininas, fortalecer lideranças e promover mais representatividade na segurança pública. Essa é uma forma de contribuir para a promoção da equidade de gênero nos espaços de poder.”

Gestão estratégica

O banco de talentos subsidiará ações como planejamento de desenvolvimento profissional, divulgação de oportunidades internas, alocação de pessoal, dimensionamento da força de trabalho, gestão de desempenho e fortalecimento do networking institucional. A proposta é ampliar horizontes, reconhecer trajetórias e preparar novas lideranças femininas para os desafios contemporâneos da segurança pública.

Todas as informações fornecidas serão utilizadas exclusivamente para fins institucionais, em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (Lei nº 13.709/2018), garantindo confidencialidade, integridade e uso adequado dos dados.

Do Mané à cadeia! Agnelo defende nome de estádio que ele mesmo envergonhou

O ex-governador do DF, preso por superfaturar o Mané Garrincha em propinas bilionárias, finge indignação com o nome Arena BRB. O estádio que ele transformou em “elefante branco” e vergonha do DF, hoje gera lucro

O ex-governador do Distrito Federal Agnelo Queiroz, do PT, resolveu gravar um vídeo e jogá-lo nas redes sociais, bradando contra a mudança do nome do Estádio Mané Garrincha para Arena BRB.

Indignado, ele acusa o atual governo de Ibaneis Rocha de “roubar” a homenagem ao lendário jogador, chamando a iniciativa de desrespeito, oportunismo e um ataque à memória coletiva.

“História não se rouba!”, clama Agnelo, como se fosse o guardião imaculado do legado de Garrincha.

Afinal, quem melhor para defender a integridade de um estádio do que o homem que foi preso em 2017 na Operação Panatenaico, acusado de superfaturar sua construção em centenas de milhões de reais?

Agnelo, que recebeu propinas das construtoras envolvidas na obra, transformou o Mané Garrincha em sinônimo de corrupção petista no DF, um monumento ao desperdício que custou aos cofres públicos mais de R$ 1,8 bilhão, valor que, segundo investigações, foi inflado para encher bolsos alheios.

Em 2022, ele foi condenado por improbidade administrativa, com suspensão de direitos políticos por dez anos e multa de R$ 16 milhões, por facilitar repasses irregulares à Via Engenharia.

Por mais de uma década, o estádio foi um clássico “elefante branco” da era PT: vazio, subutilizado, um dreno de recursos que simbolizava o abismo popular em que o partido mergulhou no Distrito Federal.

Jogos esporádicos, eventos minguados e um custo de manutenção que sangrava o orçamento, tudo isso enquanto Agnelo posava de visionário por ter erguido a arena para a Copa de 2014.

Mas foi só no governo de Ibaneis Rocha que o lugar ganhou vida: parcerias público-privadas, concessões ao BRB e uma transformação em espaço multifuncional, rentável, com shows, eventos culturais e até finais históricas de campeonatos.

O agora candidato a deputado federal, Agnelo, decide escarafunchar a própria ferida. Ele acredita, que a sua indignação é maior que a da população do DF, como se os brasilienses tivessem esquecido as sirenes da PF na porta do Palácio do Buriti ou os escândalos que o levaram à cadeia.

Mudar o nome para Arena BRB pode ser uma jogada comercial, mas é inofensiva perto do legado tóxico que Agnelo deixou.

Agnelo faria bem em calar-se sobre o assunto. Algumas feridas, especialmente as autoimpostas, devem permanecer fechadas, ou correm o risco de infeccionar de novo, expondo a podridão que o PT tanto tentou varrer para debaixo do tapete.

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Agências do trabalhador têm mais de 500 vagas de emprego abertas

0

São, ao todo, 535 oportunidades, que contemplam candidatos de diferentes níveis de escolaridade, com e sem experiência; salários chegam a R$ 2,6 mil

As agências do trabalhador do Distrito Federal oferecem, nesta terça-feira (3), 535 vagas para quem procura um emprego. As oportunidades contemplam candidatos de diferentes níveis de escolaridade, com e sem experiência. Os salários chegam a R$ 2.608,20.

O posto com maior remuneração é o de açougueiro, em Taguatinga Sul. Há três vagas disponíveis para candidatos com ensino médio completo. Não é necessário, porém, ter experiência na função.

Outros cargos destacam-se pelo número de oportunidades oferecidas, com 40, cada. Entre eles, o de repositor de mercadorias, no Guará. É preciso ter fundamental completo, mas também não é cobrada experiência. O salário é de R$ 1.621.

Para participar dos processos seletivos, basta cadastrar o currículo no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital (CTPS) ou ir a uma das 16 agências do trabalhador, das 8h às 17h, durante a semana. Mesmo que nenhuma das oportunidades do dia seja atraente ao candidato, o cadastro vale para oportunidades futuras, já que o sistema cruza dados dos concorrentes com o perfil que as empresas procuram.

Empregadores e empreendedores que desejem ofertar vagas ou utilizar o espaço das agências do trabalhador para as entrevistas podem se cadastrar pessoalmente nas unidades ou pelo e-mail gcv@sedet.df.gov.br. Pode ser utilizado, ainda, o Canal do Empregador, no site da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet).

Programa Vai de Graça supera 38 milhões de viagens no primeiro ano

0

Criado pelo governador Ibaneis, programa soma 84 dias de gratuidade no transporte público do Distrito Federal

Brasília, 2 de março de 2026 — O programa Vai de Graça, criado pelo governador Ibaneis Rocha, completou um ano em 1º de março de 2026 alcançando a marca de 38.249.926 viagens gratuitas no transporte público coletivo do Distrito Federal. Ao longo do período, foram contabilizados 84 dias com tarifa zero, entre domingos, feriados, dois carnavais e datas extras autorizadas por decreto do Governo do Distrito Federal.

Somente em 2025, a iniciativa registrou 31,6 milhões de acessos. Nos dois primeiros meses de 2026, ônibus e metrô somaram mais de 6,1 milhões de embarques. No último domingo (1º), o sistema teve 456.773 registros, consolidando o total acumulado. Desse montante, o Metrô-DF respondeu por 4,2 milhões de viagens, sendo 3.518.894 no ano passado e 772.950 neste ano.

O secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves, destacou que a implementação do programa exigiu ajustes operacionais, mas ressaltou que o sistema manteve funcionamento regular mesmo em períodos de alta demanda, como Carnaval, Semana Santa e festas de fim de ano. Segundo ele, a medida representa uma política de transferência de renda, ampliando o acesso da população ao transporte coletivo.

De acordo com o secretário, além dos subsídios e da integração tarifária — que mantêm os valores das passagens sem reajuste há mais de seis anos — o benefício permite que trabalhadores e suas famílias circulem gratuitamente aos domingos e feriados, incentivando lazer, turismo, visitas a parentes e o comércio local.

Os dados indicam crescimento expressivo na movimentação. A média de passageiros aos domingos passou de 272.660, em 2024, para 478.235 em 2025, aumento superior a 75%, o que representa mais de 205 mil embarques adicionais por dia.

Nos feriados, o avanço também foi significativo. A virada do ano registrou crescimento de 132 mil viagens para 280 mil, alta de 112%. No 1º de maio, os acessos passaram de 334 mil para 526 mil. No feriado de 15 de novembro, os números subiram de 358 mil para 595 mil. Já em 20 de novembro, o volume evoluiu de 478 mil para 645 mil viagens de um ano para o outro.

Arte: Semob-DF

Detran-DF orienta 1.330 pessoas em ações educativas no fim de semana

0

Blitz, palestras e intervenções artísticas reforçaram segurança no trânsito

Brasília, 2 de março de 2026 — Entre sexta-feira (27) e domingo (1º), equipes de educação do Departamento de Trânsito do Distrito Federal realizaram uma série de ações que alcançaram 1.330 pessoas em diferentes regiões administrativas. As atividades abordaram temas como volta às aulas, travessia segura na faixa, riscos da combinação entre álcool e direção, transporte adequado de animais de estimação, manutenção de pneus e circulação segura a pé, de bicicleta e de carro.

Na Administração Regional de Arapoanga, cerca de 440 participantes da 69ª edição do GDF Mais Perto do Cidadão receberam orientações sobre comportamento seguro nas vias públicas. A programação contou com intervenção artística dos MCs do Trânsito Seguro, palestra e distribuição de material informativo.

Na Asa Sul, a blitz educativa Volta às Aulas orientou 120 condutores e pedestres sobre cuidados ao trafegar nas proximidades de escolas e no transporte escolar. Já na Candangolândia, o projeto Café na Faixa reuniu outras 120 pessoas em palestras sobre travessia segura e prevenção de sinistros.

À noite, bares do Setor Lúcio Costa, no Guará, receberam a ação Rolê Consciente, que levou informações a aproximadamente 400 frequentadores. A iniciativa incluiu palestra educativa, participação dos Repentistas do Trânsito Seguro e entrega de materiais com orientações sobre os riscos de dirigir após consumir bebida alcoólica.

No sábado, durante a 2ª Cãominhada do Recanto das Emas, 140 tutores participaram de atividade voltada ao transporte seguro de animais de estimação. Já no domingo, em Vicente Pires, 110 condutores — especialmente ciclistas e motociclistas que atuam com entregas por aplicativo — receberam orientações sobre a importância da verificação diária das condições dos pneus.

As ações integram a estratégia permanente do Detran-DF para promover a conscientização e reduzir sinistros nas vias do Distrito Federal.