Início Site Página 124

Ibaneis entrega 111 contratos de uso da terra a produtores do Lago Oeste

Documento assegura permanência na propriedade, permite acesso a crédito e pode resultar na venda direta das áreas; regularização fundiária já soma 3 mil concessões na atual gestão 

Os produtores do Núcleo Rural Lago Oeste receberam, nesta quinta-feira (5), 111 contratos de Concessão de Direito de Uso (CDU), em mais uma etapa do processo de regularização fundiária da Fazenda Contagem de São João, na região rural. A entrega ocorreu com a participação do governador Ibaneis Rocha e reconhece a ocupação regular dos produtores, além de garantir a continuidade das etapas administrativas que podem resultar na venda direta das áreas. Com as concessões de uso de áreas públicas já realizadas, este Governo do Distrito Federal (GDF) soma três mil contratos formalizados.

O chefe do Executivo destacou que a regularização garante segurança jurídica aos produtores rurais e às futuras gerações que vivem e trabalham no campo no DF. “Já passamos de 3 mil documentos entregues, sem que ninguém tenha precisado pagar nada para receber. Tudo é feito com transparência e dentro da legalidade e uma das coisas mais importantes para o produtor rural é ter o seu documento e a garantia de permanência na terra, tanto para quem produz hoje quanto para seus filhos. Brasília tem um cinturão verde muito importante que precisa ser preservado e essas famílias, agora, têm segurança para investir e continuar produzindo”, afirmou.

Segundo Ibaneis Rocha, grande parte dos alimentos consumidos na capital vem dessas áreas rurais. “Esse trabalho é feito com apoio integrado: a empresa de terras cuida da documentação e a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural investe e conduz a compra dos produtos, que vão tanto para a segurança alimentar das pessoas que mais precisam quanto para a alimentação nas escolas. Hoje, o governo compra mais de R$ 70 milhões por ano em produtos dos pequenos produtores rurais do Distrito Federal”, ressaltou.

A regularização na região ocorre por etapas publicadas em editais. Na área da Fazenda Contagem de São João, existem cerca de 546 imóveis rurais disponíveis para regularização. Até o momento, 342 propriedades das etapas 1, 2 e 3 já foram analisadas em quatro editais publicados entre 2025 e 2026.

“Com esse documento, o produtor pode acessar financiamento e investir na propriedade, aumentando a produção e a produtividade”

Rafael Bueno, secretário de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural

O secretário de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, Rafael Bueno, destacou que o governo tem dado uma atenção inédita à área rural do DF: “Com esse documento, o produtor pode acessar financiamento e investir na propriedade, aumentando a produção e a produtividade. O Lago Oeste é conhecido pela criação de cavalos, mas também tem recebido investimentos em framboesa, mirtilo e na produção de hortaliças.”

A política de regularização rural ganhou novo formato com a criação da Empresa de Regularização de Terras Rurais (ETR) e com a assinatura de um termo de cooperação técnica entre a empresa, a Terracap e a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Seagri-DF) em 4 de outubro de 2023. A estrutura foi criada para centralizar o atendimento ao produtor e acelerar a análise dos processos de legitimidade das ocupações. Segundo o presidente da ETR, Cândido Teles, a entrega dos contratos representa mais segurança jurídica para os produtores rurais. “A gente está construindo essa paz social no campo. Segurança jurídica é o produtor ser dono da sua terra, ter condições de financiamento, produzir, vender sua produção e preservar a natureza”, explicou.

Segurança 

Cândido Teles: “Segurança jurídica é o produtor ser dono da sua terra, ter condições de financiamento, produzir, vender sua produção e preservar a natureza”

 

A CDU é uma fase importante do processo de regularização fundiária rural. O contrato assegura o direito de permanência e produção na terra e abre caminho para que, futuramente, o ocupante possa exercer o direito de compra do terreno.

A produtora Maria da Glória Bona, 75 anos, cultiva cogumelos há 22 anos e afirma que a conquista representa o reconhecimento de uma longa trajetória de trabalho. “Sempre estivemos empenhados para que esse dia chegasse. A importância está justamente no reconhecimento de tudo aquilo que fazemos e pelo que lutamos há mais de duas décadas. Foram muitos anos de trabalho e de instabilidade, porque a expectativa era grande, mas a incerteza também. A partir de hoje o trabalho continua, mas com a certeza de que está tudo dando certo e de que estamos no caminho certo.”

Maria Glória Bona destaca que o trabalho dos produtores rurais poderá ser feito com mais segurança e mais resultados

 

O criador de cavalos Caio Brasil, 60 anos, que trabalha com a raça mangalarga marchador desde 2009, destacou que a regularização é um sonho antigo para os moradores da região. “Aqui não só moramos com nossas famílias, como também construímos nossa história e contribuímos com Brasília”, afirmou.

Segundo ele, a região tem forte vocação produtiva e também potencial para o turismo rural. Caio também ressaltou a importância ambiental da região. “Grande parte da captação de água da Lagoa de Santa Maria vem daqui do Lago Oeste. Por isso, além da produção, também temos um papel importante na preservação e na proteção dos mananciais que abastecem Brasília”, completou.

 

Sobre os modelos de concessão, a CDU é adotada para evitar custos adicionais aos produtores. Diferentemente da Concessão de Direito Real de Uso (CDRU), que exige registro em cartório e pagamento de Imposto sobre Transmissão de Bens e Imóveis (ITBI), a CDU comprova a ocupação da área e permite futuramente a venda direta da terra ao ocupante, sem necessidade de licitação. A concessão garante o uso do imóvel por 30 anos, com possibilidade de renovação.

Histórico

Desde 2023, a ETR aprovou e entregou 993 contratos. Foram 206 em 2023, quando também foram lançados dois editais; 374 em 2024, com oito editais de chamamento público; e 413 em 2025, com seis editais. Com a criação do órgão, houve uma mudança na metodologia de regularização de terras rurais no Distrito Federal. O processo, que antes contava com 28 etapas, incluindo análise por conselhos, passou a ter quatro etapas, todas sob responsabilidade da empresa. 

A política de regularização fundiária também tem avançado em outras frentes no Distrito Federal. Em fevereiro deste ano, o Governo do Distrito Federal alcançou a marca de 1,5 mil contratos de CDRU formalizados na atual gestão. O número foi atingido com a regularização da ocupação do tradicional Restaurante Palhoça, no Guará.

O instrumento garante segurança jurídica a empreendimentos e ocupações consolidadas, permitindo investimentos, manutenção de empregos e continuidade das atividades produtivas. O resultado reflete mudanças legais e administrativas implementadas nos últimos anos para enfrentar passivos históricos de regularização e ampliar a previsibilidade jurídica para quem produz e gera empregos no DF.

Brasília receberá título de Capital Ibero-Americana de Patrimônio Cultural

0

Premiação está programada para este mês, durante os dias em que a cidade sediará a segunda reunião do Comitê Setorial de Patrimônio Cultural da União de Cidades Capitais Ibero-Americanas

Brasília será palco da segunda reunião do Comitê Setorial de Patrimônio Cultural da União de Cidades Capitais Ibero-Americanas (Ucci), entre os dias 11 e 13 deste mês. Na ocasião, receberá, ainda, o título de Capital Ibero-Americana de Patrimônio Cultural, concedido pela entidade.

Durante três dias, representantes de capitais e grandes cidades onde o português ou espanhol são as línguas predominantes estarão na capital federal para discutir estratégias conjuntas de proteção do patrimônio material e imaterial, intercâmbio de boas práticas, inovação em políticas públicas culturais e fortalecimento da identidade histórica urbana.

“Brasília já é, desde 2022, a Capital Ibero-Americana das Culturas; agora, ampliamos a projeção internacional como capital do diálogo, da diplomacia e da preservação do patrimônio cultural”, ressalta o secretário de Relações Internacionais do DF, Paco Britto, responsável pela campanha junto à Ucci para trazer o evento a Brasília.

Capital diferenciada

Reconhecida mundialmente por seu conjunto urbanístico moderno e por sua relevância arquitetônica, Brasília é Patrimônio Cultural da Humanidade, título concedido pela Unesco, desde 1987. A cidade, concebida por Lucio Costa e com obras de Oscar Niemeyer, simboliza a integração entre planejamento urbano, arte e identidade nacional — cenário ideal para sediar debates sobre o futuro da preservação cultural.

“Ao sediar esse encontro, Brasília reafirma sua vocação como cidade que valoriza seu passado enquanto projeta soluções inovadoras para o futuro — não apenas o nosso, mas colaborando com o futuro de todas as cidades ibero-americanas”

Paco Britto, secretário de Relações Internacionais

Durante o evento, estão previstas visitas, mesas-técnicas, apresentação de experiências exitosas, definição de agendas de cooperação e encaminhamentos para ações conjuntas no âmbito da Ucci.

O encontro se concentrará em eixos temáticos que buscam aprofundar as discussões iniciadas em Lima (Peru) em 2025, com especial atenção à inovação, à sustentabilidade do patrimônio cultural, às possíveis políticas públicas necessárias para a preservação do patrimônio e aos desafios do Executivo para atender às necessidades da população e, ao mesmo tempo, preservar o patrimônio cultural.

Brasília busca, ainda, fortalecer as alianças com a Unesco, o Fórum Cultural das Cidades do Mundo (WCCF) e o Banco de Desenvolvimento da América Latina e do Caribe (CAF), além de convidar especialistas de organizações da sociedade civil com experiência em patrimônio moderno, urbanismo e tecnologia aplicada à cultura para o debate e troca de experiências.

Como conclusão do encontro, o grupo que compõem o comitê apresentará uma Carta de Compromisso comum com a preservação, valorização e gestão sustentável do patrimônio cultural. “Ao sediar esse encontro, Brasília reafirma sua vocação como cidade que valoriza seu passado enquanto projeta soluções inovadoras para o futuro — não apenas o nosso, mas colaborando com o futuro de todas as cidades ibero-americanas”, conclui Paco Britto.

 A Ucci

A União de Cidades Capitais Ibero-americanas é uma associação internacional de caráter municipal, sem fins lucrativos, que congrega cidades da Ibero-América. Fundada em Madri em 1982, a organização tem como missão principal fortalecer a gestão local, promover a sustentabilidade e melhorar a qualidade de vida em suas cidades.

Representando mais de 76 milhões de habitantes que falam espanhol e português, a Ucci atua como uma plataforma para a cooperação urbana, o intercâmbio de conhecimentos e a disseminação de boas práticas entre seus membros.

Ao longo de mais de quatro décadas, a associação construiu um patrimônio de conhecimento único na Europa e na Ibero-América, impulsionando o desenvolvimento de políticas públicas eficazes e o fortalecimento das capacidades institucionais de seus membros através de alianças estratégicas e programas de capacitação contínua.

Fazem parte da Ucci 29 cidades capitais de 24 países ibero-americanos, das quais 25 são membros natos, que se unem para fomentar a cooperação e o desenvolvimento sustentável. Essa rede permite que as cidades compartilhem experiências e trabalhem em conjunto para enfrentar desafios comuns, aprimorar a qualidade de vida de seus cidadãos e promover o progresso urbano.

As cidades membros são Andorra La Vella (Andorra), Assunção (Paraguai), Barcelona (Espanha), Bogotá (Colômbia), Brasília (Brasil), Buenos Aires (Argentina), Cádiz (Espanha), Caracas (Venezuela), Cidade da Guatemala (Guatemala), Havana (Cuba), La Paz (Bolívia), Lima (Peru), Lisboa (Portugal), Madri (Espanha), Manágua (Nicarágua), Cidade do México (México), Montevidéu (Uruguai), Cidade do Panamá (Panamá), Rio de Janeiro (Brasil), Quito (Equador), San José (Costa Rica), San Juan (Porto Rico), San Salvador (El Salvador), Santiago (Chile), Santo Domingo (República Dominicana), São Paulo (Brasil), Sucre (Bolívia), Tegucigalpa (Honduras) e Porto Príncipe (Haiti).

Vicente Pires passou de loteamento irregular a exemplo de urbanização

Hoje, os moradores colhem os resultados da implantação de uma complexa rede de drenagem, da pavimentação das vias e de outras obras estruturantes aguardadas há décadas; GDF investiu cerca de meio bilhão de reais na urbanização da cidade

Uma das regiões que mais cresceram no Distrito Federal nas últimas duas décadas, Vicente Pires recebeu, a partir de 2019, uma série de investimentos em urbanização que somam mais de meio bilhão de reais. Antes, a cidade era conhecida pelas ruas de terra, crateras e alagamentos históricos no período chuvoso. Hoje, com as grandes obras de drenagem, pavimentação, saneamento e mobilidade urbana, os moradores passaram a viver uma nova realidade.

A chuva já não é sinônimo de transtorno na cidade. Foram implantadas galerias pluviais, redes de captação e bacias de contenção. Com a drenagem estruturada, veio a pavimentação asfáltica definitiva de diversas ruas, incluindo importantes ligações, como a Rua 4, a Rua 8 e vias transversais, substituindo a lama e a poeira por vias trafegáveis durante todo o ano. Tantos investimentos não apenas solucionaram problemas históricos, mas também proporcionam mais segurança, mobilidade e qualidade de vida aos moradores.

Mais clareza, mais cidadania: TCDF debate transparência nos dias 30 e 31 de março

0

Como tornar a gestão pública mais transparente e próxima do cidadão?

Essa é a pergunta que orienta a Maratona Temática sobre Transparência Pública, promovida pela Escola de Contas do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF), nos dias 30 e 31 de março.

Com o tema “De fiscais a guardiões: o papel ampliado dos Tribunais de Contas na Transparência Pública”, o encontro reúne especialistas para debater governança democrática, acesso à informação, boas práticas e comunicação pública. A proposta é mostrar que os Tribunais de Contas não apenas fiscalizam gastos, mas também atuam para garantir mais clareza, responsabilidade e confiança na relação entre governo e sociedade.

A programação contará com cinco painéis que discutem, de forma prática, como tornar a gestão pública mais aberta e compreensível. O primeiro painel terá a participação de Ana Claudia Farranha e Suylan Midlej de Almeida, docentes dos Programas de Pós-Graduação em Direito e Administração Pública da Universidade de Brasília (UnB), que abordarão a transparência como valor democrático e instrumento de combate à corrupção. A mediação será do auditor de controle externo do TCDF, Rogério Ribeiro.

Na sequência, Sabrina Iocken, conselheira substituta do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE-SC) e pós-doutora em Direito pela USP, falará sobre como os Tribunais de Contas podem ir além da fiscalização tradicional e incentivar boas práticas de transparência nos órgãos públicos.

A comunicação também estará em pauta. Jorge Duarte, jornalista e pós-doutor em Comunicação pela UnB, e Joseane Correa, auditora de controle externo do TCE-SC e especialista em Linguagem Simples, discutirão como a comunicação pública pode tornar as informações governamentais mais claras e acessíveis. A mediação do painel será de Polyana Resende, chefe da Assessoria de Comunicação do TCDF.

Outro destaque é o painel com Gregory Michener, professor da FGV Rio e diretor do Programa de Transparência Pública, que abordará o desafio de transformar a transparência em algo realmente útil ao cidadão e não apenas em uma exigência formal.
Encerrando a programação, Renato Costa, auditor de controle externo do TCE-SC e doutor em Administração, e Juliana Sakai, diretora da Transparência Brasil, debaterão como sociedade e Tribunais de Contas podem atuar conjuntamente no fortalecimento do controle social e no uso de dados abertos. A mediação será do diretor da Divisão de Avaliação de Políticas Públicas do TCDF, Reinaldo Alencar.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 23 de março. O evento é destinado a servidores, gestores públicos, jurisdicionados e demais interessados no tema.
Acesse aqui o site da Maratona.

TRE-DF promove mutirão no sábado para regularizar título de eleitor

0

Cartórios e Central de Atendimento funcionarão das 8h às 15h; prazo final para ajustes no cadastro eleitoral termina em 6 de maio

Para garantir o exercício do direito ao voto nas eleições gerais deste ano, o Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) promove mutirões de atendimento ao eleitor. No próximo sábado (7), os cartórios eleitorais e a Central de Atendimento ao Eleitor (CAE) estarão abertos ao público das 8h às 15h. A iniciativa busca desafogar a demanda antes do fechamento do cadastro eleitoral, marcado para 6 de maio.

A ação é uma oportunidade para que o cidadão faça o alistamento eleitoral ou regularize a situação junto à Justiça Eleitoral, com atendimento ampliado nos cartórios eleitorais e da CAE. A estimativa é atender cerca de 275 mil eleitores com título cancelado e aproximadamente 148 mil sem biometria cadastrada.

Neste ano, a população escolherá presidente da República, governador, senadores, deputados federais e distritais. Ao considerar os eleitores com pendências, os novos alistamentos e aqueles que ainda precisam cadastrar a biometria, o tribunal estima que até 600 mil pessoas demandem atendimento. A antecipação das ações tem como objetivo evitar sobrecarga nos dias que antecedem o prazo final.

No sábado, haverá coleta biométrica em todos os pontos abertos: dois cartórios em Ceilândia, um no Gama, um no Lago Sul e um em Sobradinho, além da Central de Atendimento ao Eleitor, que passou a concentrar atendimentos de regiões como Cruzeiro, Asa Norte e Águas Claras.

Neste ano, a população escolherá presidente da República, governador, senadores, deputados federais e distritais | Foto: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília

 

Agendamento

O TRE-DF orienta que o cidadão faça o agendamento prévio pelo site, por questões logísticas, o que permite o dimensionamento adequado das equipes de atendimento. Ainda assim, quem comparecer sem agendamento também será atendido.

O tribunal recomenda, ainda, que os eleitores consultem previamente a situação eleitoral no site. Muitas pendências podem ser resolvidas de forma on-line, como o pagamento de multa, atualmente no valor de R$ 3,50, e a atualização de dados cadastrais. O cancelamento do título ocorre apenas após três eleições consecutivas sem voto e sem justificativa.

Arte: TRE

 

Entre os serviços disponíveis estão

— Alistamento eleitoral (a partir dos 15 anos de idade)
— Atualização ou alteração de dados cadastrais
— Mudança de local de votação
— Transferência de domicílio eleitoral de outro estado
— Emissão de certidão de quitação eleitoral
— Pagamento de multa e regularização da situação eleitoral
— Coleta de biometria nas unidades de atendimento

O prazo final para realizar qualquer ajuste no cadastro eleitoral é 6 de maio. Após essa data, o cadastro será fechado para organização do pleito.

Veja a localização dos postos

Plano Piloto
Central de Atendimento
SIG, Quadra 02, Lote 6 — Edifício-Sede do TRE-DF, entrada lateral

Ceilândia Norte
Cartório
QNM 12 Via NM 12A Lotes 2/4

Ceilândia Sul
Cartório
QNN 30, Área Especial J, Guariroba

Gama
Cartório
Área Especial 11 – Setor Central (Lado Leste)

Lago Sul
Cartório
SHIS, QI 13, Lote I

Sobradinho
Cartório
Quadra 7, Área Reservada nº 1

Sindiloteria-DF e Sindetur-DF reconduzem presidentes para novo mandato

0

Os sindicatos empresariais que representam as casas lotéricas e o setor de turismo no Distrito Federal redefiniram suas diretorias para um novo ciclo de gestão. Antônio Simoneto permanece à frente do Sindicato das Empresas de Loterias do Distrito Federal (Sindiloteria-DF) e Lamarck Rolim segue na presidência do Sindicato das Empresas de Turismo do Distrito Federal (Sindetur-DF).

Casas lotéricas (Sindiloteria-DF)

Antônio Simoneto foi reeleito presidente do Sindiloteria-DF, entidade que representa cerca de 200 casas lotéricas. Ele destaca que os últimos anos foram marcados pela união do segmento e pelo apoio do Sistema Fecomércio-DF, com a participação do Sesc-DF e do Senac-DF nas principais pautas da categoria.

Entre os avanços, Simoneto ressalta a promulgação da PEC dos Lotéricos, em 2023. “Fomos protagonistas na articulação desta medida, que estendeu o prazo de vigência para os contratos atuais de todos os agentes lotéricos com a Caixa Econômica Federal”, explicou.

Simoneto também cita a divulgação dos serviços de saúde, lazer e esporte do Sesc-DF e a realização de eventos estratégicos, como o Dia do Lotérico, que reúne representantes do DF e se consolidou como espaço de networking, articulação institucional e debate sobre melhorias para o setor.

Outro destaque foi a realização, em 2025, do workshop Estratégias de Rentabilização para Casas Lotéricas, que reuniu cerca de 60 empresários da capital. A iniciativa teve como foco a divulgação da trilha de capacitação do Senac-DF voltada aos funcionários das lotéricas, uma demanda do sindicato atendida por meio de parceria e diálogo com a instituição.

Turismo (Sindetur-DF)

Reeleito presidente do Sindetur-DF, Lamarck Rolim afirma que o novo mandato dará continuidade ao trabalho desenvolvido nos últimos anos. Segundo ele, a retomada do sindicato à base da Federação, em 2021, na gestão do presidente José Aparecido, representou um avanço institucional importante para o setor.

À frente de uma entidade que representa cerca de 2,4 mil empresas, Rolim destaca como marco do período a união do setor para enfrentar os impactos da pandemia de Covid-19, que atingiu profundamente a atividade turística. Ele também ressalta o apoio do Senac-DF, do Sesc-DF e da Câmara de Turismo da Fecomércio-DF em iniciativas estratégicas como o Avança Tur, evento voltado à capacitação de profissionais e ao debate sobre tendências e desafios do turismo no Distrito Federal. Em 2025, a iniciativa reuniu especialistas e estudantes, fortalecendo o diálogo entre formação, mercado e inovação.

O presidente do Sindetur-DF também celebra o desempenho recente do turismo na capital. De acordo com dados do Governo Federal e do Governo do Distrito Federal, Brasília encerrou 2025 com um dos melhores resultados turísticos de sua história recente. Impulsionada por grandes eventos culturais, corporativos e esportivos, além de políticas públicas voltadas à qualificação urbana, ao fortalecimento da economia criativa e à promoção do destino, a cidade registrou avanços expressivos em todos os segmentos do setor. Um dos destaques foi o crescimento do turismo internacional: cerca de 111 mil visitantes estrangeiros estiveram em Brasília em 2025, um aumento superior a 60% em relação a 2024, segundo estimativas da Embratur.

Agências do trabalhador oferecem 630 vagas de emprego nesta quinta

0

Maior salário é de R$ 3.000. Interessados devem cadastrar o currículo no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital ou ir a uma das 16 agências do trabalhador, das 8h às 17h, durante a semana

As agências do trabalhador do Distrito Federal estão com 630 oportunidades profissionais disponíveis nesta quinta-feira (5). O maior salário é para padeiro em Planaltina. Há uma vaga, com exigência de experiência comprovada, e salário de R$ 3.000.

Outra oportunidade em destaque é para montador, em Samambaia Sul. São 40 chances com salário de R$ 2.424,40. Também são oferecidas 40 vagas para operador de caixa, na Zona Industrial do Guará, com remuneração de R$ 1.621. Na mesma região, há ainda 40 oportunidades para repositor de mercadorias, com salário de R$ 1.621,00.

Há uma vaga exclusiva para pessoas com deficiência de auxiliar de estoque, na Zona Industrial do Guará. A oportunidade exige ensino médio completo e tem salário de R$ 1.654. Todas as oportunidades oferecem benefícios.

Como se candidatar

Para participar dos processos seletivos, basta cadastrar o currículo no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital (CTPS) ou ir a uma das 16 agências do trabalhador, das 8h às 17h, durante a semana. Mesmo que nenhuma das oportunidades do dia seja atraente ao candidato, o cadastro vale para oportunidades futuras, já que o sistema cruza dados dos concorrentes com o perfil que as empresas procuram.

Empregadores e empreendedores que desejem ofertar vagas ou utilizar o espaço das Agências do Trabalhador para as entrevistas podem se cadastrar pessoalmente nas unidades ou pelo e-mail gcv@sedet.df.gov.br. Pode ser utilizado, ainda, o Canal do Empregador, no site da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet-DF).

Ibaneis Rocha autoriza nomeação de 1.154 servidores para a Saúde

0

Profissionais vão reforçar hospitais e unidades básicas do Distrito Federal

Brasília, 4 de março de 2026 — O governador Ibaneis Rocha autorizou a nomeação de 1.154 aprovados no último concurso da Secretaria de Saúde do Distrito Federal para cargos efetivos na rede pública. A previsão é que a convocação seja publicada no Diário Oficial do Distrito Federal no próximo dia 26.

Serão nomeados 150 enfermeiros, 850 técnicos de enfermagem, 45 agentes de vigilância ambiental em saúde, 45 agentes comunitários de saúde, 24 auditores de vigilância sanitária e 40 cirurgiões-dentistas. Segundo o chefe do Executivo, a medida tem como objetivo ampliar o atendimento nas unidades de saúde e fortalecer a assistência prestada à população.

De acordo com o secretário de Saúde, Juracy Lacerda, os novos servidores vão suprir parte do déficit de profissionais e permitir a reabertura de leitos que estavam bloqueados por falta de recursos humanos. A distribuição dos nomeados será definida com base em estudos técnicos que identificaram as regiões com maior necessidade.

O impacto financeiro estimado é de R$ 80 milhões até o fim do ano, valor que será custeado com recursos do próprio orçamento da pasta. O secretário de Economia, Daniel Izaias, informou que a Secretaria de Economia do Distrito Federal atua em conjunto com a Saúde para viabilizar o ajuste orçamentário necessário às nomeações.

A autorização ocorre um dia após a entrega de 56 novos veículos à Secretaria de Saúde, com investimento de R$ 28 milhões, incluindo consultórios odontológicos móveis, unidade de vacinação itinerante e ônibus adaptado para atendimento semelhante ao de uma Unidade Básica de Saúde.

Entre os profissionais convocados estão agentes comunitários de saúde e agentes de vigilância ambiental, responsáveis por ações preventivas e acompanhamento direto das famílias. Para o presidente do Sindicato dos Agentes de Vigilância Ambiental em Saúde e Agentes Comunitários de Saúde do Distrito Federal, Iuri Marques, o reforço fortalece o trabalho de prevenção, especialmente no combate às arboviroses e no acompanhamento de pacientes com doenças crônicas.

Em dezembro do ano passado, mais de cem médicos também foram nomeados, com destaque para as áreas de cirurgia geral e ginecologia, além de especialidades como anestesiologia, oncologia, pediatria e neurocirurgia.

Incubadora Digital ganha ponto fixo no Setor Comercial Sul

0

Projeto da Secti já capacitou mais de 500 alunos no DF

Brasília, 4 de março de 2026 — Criada em dezembro do ano passado para oferecer capacitação gratuita em tecnologia e empreendedorismo, a Incubadora Digital, da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Distrito Federal, passa a contar com um ponto avançado fixo no Setor Comercial Sul. A iniciativa já percorreu sete das 35 regiões administrativas do Distrito Federal, atendendo mais de 500 alunos e emitindo cerca de 200 certificados.

Segundo o secretário Rafael Vitorino, o novo espaço integra a estratégia do Governo do Distrito Federal para impulsionar a transformação do Setor Comercial Sul, estimulando o surgimento de startups e novos negócios. No local, os participantes poderão aprofundar conhecimentos em áreas como gestão da inovação, modelagem de negócios digitais, marketing online e finanças para empreendedores.

O ponto fixo terá aproximadamente 650 metros quadrados, com sala de formação para até 20 estudantes por turno — serão três turnos — além de auditório com capacidade para 30 pessoas, estúdio de podcast, área administrativa e refeitório.

Atualmente, o projeto funciona com duas carretas equipadas com sala de aula e estúdio móvel, que circulam pelas regiões administrativas levando cursos gratuitos para pessoas de todas as idades. A grade inclui tecnologia e informática, produção de conteúdo, empreendedorismo, modelos de negócios digitais e operações com drones.

As unidades itinerantes já passaram por Planaltina, Arapoanga, Sobradinho, Sobradinho II, Fercal, Paranoá e Varjão/Lago Norte. As próximas paradas serão Lago Sul, Jardim Botânico e São Sebastião, de 9 de março a 3 de abril; depois Riacho Fundo e Candangolândia; e, na sequência, Vicente Pires e Taguatinga, entre 6 de abril e 1º de maio.

Participante das aulas no Lago Norte, a artista Rose Maria Alves destacou a importância da qualificação digital para acompanhar as transformações do mercado. Já a advogada e assistente social Cleide Benedito ressaltou o caráter descentralizado da iniciativa e o impacto prático dos conteúdos, especialmente nas áreas de vendas online e tráfego pago.

DF registra fevereiro com menor número de homicídios de toda série histórica

0

Fevereiro teve cinco casos e queda de 76,2%

Brasília, 4 de março de 2026 — O Distrito Federal registrou, em fevereiro, o menor número de homicídios desde o início da série histórica, em 1977. Foram cinco ocorrências no mês, uma redução de 76,2% em comparação com fevereiro de 2025, quando houve 21 casos.

O desempenho impactou o resultado do primeiro bimestre. Entre janeiro e fevereiro, foram contabilizados 21 homicídios, contra 37 no mesmo período do ano passado, representando queda de 43,2%. Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal, os números reforçam a tendência de diminuição dos crimes violentos letais intencionais nos últimos anos.

Para o secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar, a redução é fruto de planejamento estratégico, integração das forças de segurança e investimentos contínuos em tecnologia e capacitação. Ele destaca que a gestão orientada por dados permite identificar padrões, direcionar recursos e antecipar ações preventivas.

Dezoito regiões administrativas não registraram homicídios no período: Gama, Brazlândia, Planaltina, Paranoá, Guará, Cruzeiro, Lago Sul, Lago Norte, Riacho Fundo, Riacho Fundo II, Candangolândia, Sudoeste, Varjão, Park Way, Jardim Botânico, SIA, Fercal e Arniqueira.

Além da redução no número de ocorrências, dados apontam características relevantes sobre a dinâmica dos crimes registrados no período

Os dados também indicam que 43% dos casos tiveram origem em conflitos interpessoais e 62% ocorreram nos fins de semana. Mais da metade das ocorrências (52%) resultou em prisão imediata dos autores. Em relação aos meios utilizados, 52% envolveram arma branca e 19% arma de fogo.

A comandante-geral da Polícia Militar do Distrito Federal, coronel Ana Paula Habcka, atribui os resultados à intensificação do policiamento, à atuação integrada dos comandos regionais e ao reforço de operações voltadas à retirada de armas e à fiscalização de estabelecimentos irregulares.

O policiamento ostensivo e ações como o fechamento de distribuidoras de bebidas foram preponderantes para a redução dos homicídios

Outro dado destacado foi a ausência de homicídios nas imediações de bares e distribuidoras de bebidas no primeiro bimestre, reflexo das ações de ordenamento urbano e controle de horários.

A Polícia Civil do Distrito Federal também aponta que a rapidez nas investigações e prisões em flagrante contribuiu para a retirada imediata de suspeitos de circulação.

O resultado coincide com a ampliação do uso de tecnologia na área. O Governo do Distrito Federal lançou recentemente a plataforma DF360, que integra dados operacionais e amplia o monitoramento em tempo real por meio de câmeras e indicadores criminais.

Segundo a pasta, o acompanhamento permanente dos dados e a atuação conjunta entre Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Detran seguem como prioridade para reduzir a violência e fortalecer a sensação de segurança no DF.