Início Site Página 116

Flaira Ferro, Sarau-Vá e feira otaku movimentam agenda cultural do DF

0

Programação de 13 a 15 de março reúne shows, exposições, teatro e eventos culturais em várias regiões administrativas

O fim de semana no Distrito Federal terá programação cultural em várias regiões administrativas, com opções que vão de shows e saraus a teatro, dança, exposições e feiras. Entre sexta-feira (13) e domingo (15), a agenda reúne atrações no Plano Piloto, Ceilândia, Paranoá, Sobradinho, Planaltina e Samambaia. Os eventos contam com o apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec-DF).

Entre os destaques está a temporada da turnê Afeto Radical, da cantora pernambucana Flaira Ferro, na Caixa Cultural Brasília. As apresentações ocorrem nesta sexta (13), às 20h; no sábado (14), às 17h e 20h; e no domingo (15), às 16h e 19h. Os ingressos são gratuitos, com retirada na bilheteria do teatro e pelo site da bilheteria cultural.

 Cantora Flaira Ferro é uma das atrações da agenda cultural do fim de semana | Foto: Divulgação/Matheus Melo 

 

No Paranoá, a Mestra Martinha do Coco lança no sábado, às 16h, o videoclipe da faixa Baloeiro, que integra o futuro álbum Coco de Ninar, voltado ao público infantil. O evento, na Casa de Cultura Martinha do Coco, terá exibição do clipe, palhaçaria com Débora Paiva, roda de conversa com transmissão ao vivo pelo Instagram e roda de coco aberta ao público.

Ceilândia concentra parte da programação do fim de semana. Na sexta-feira, das 13h às 18h, o Instituto Mãe África recebe a 11ª edição da Brechozadah, com moda circular, música, dança e arte. Entre as atrações confirmadas estão Layó, Hud Oliveira e Negra Eve.

O evento Sarau-Vá recebe a edição Samba da Encruza | Foto: Divulgação/Thaís Mallon

 

Ainda em Ceilândia, o domingo terá o Sarau-Vá na edição Samba da Encruza. A partir das 16h, o Porks Ceilândia recebe shows e microfone aberto para poesia marginal, com participações de Ayoola, Marcelo Café, Cris Pereira, Laady B, Negra Eve, DJ Fraktal e DJ Cxxju. Também no domingo, a Casa do Cantador recebe a Feira Otaku do Otaloukos, dedicada à cultura geek, anime, games e cosplay. O evento começa às 11h e terá atividades, feira temática e espaço para cosplayers. A entrada será mediante doação de 1 kg de alimento não perecível.

A programação teatral também se espalha pelo DF. O Teatro de Sobradinho recebe no sábado, às 20h, o espetáculo A Doutora e o Psiconauta, inspirado no legado da psiquiatra Nise da Silveira e na potência da arteterapia. A montagem integra o projeto Arte e Engenho e terá ainda exposição no foyer do teatro, em cartaz de 14 de março a 8 de abril.

 O Teatro de Sobradinho recebe no sábado, às 20h, o espetáculo A Doutora e o Psiconauta, inspirado no legado da psiquiatra Nise da Silveira e na potência da arteterapia | Foto: Divulgação/Bené França

 

Em Planaltina, o Complexo Cultural recebe a estreia de Candieiro em Cena nesta quinta-feira. O espetáculo tem classificação indicativa de 16 anos e entrada gratuita. Já em Samambaia, o espetáculo de dança Na Pegada Popular, no Coração do Brasil chega ao Complexo Cultural da cidade na sexta-feira, com sessões às 15h e 20h. Os ingressos são gratuitos e devem ser retirados pelo Sympla.

O Teatro Nacional Claudio Santoro também entra na agenda com o especial musical Chico Xavier, o Anjo das Escritas Iluminadas, em cartaz sexta e sábado, na Sala Martins Pena. As exposições ocupam diferentes espaços culturais da cidade. No Espaço Cultural Renato Russo, a mostra Métier, da artista Keyte Marrone, abre no sábado, às 18h, e segue em cartaz até 26 de abril.

No Museu de Arte de Brasília, a artista Paula Parisot abre na sexta-feira a exposição Geometrias da memória. No Museu Nacional da República, a exposição Jardim de Matéria e Sonho entra nos últimos dias de visitação, até 15 de março, com programação paralela que inclui performances, rodas de conversa e atividades participativas.

No Centro Cultural Três Poderes seguem em cartaz a exposição Corbiniano – A Festa, no Espaço Oscar Niemeyer, até 22 de março; Raízes – Heranças Visuais, no Panteão da Pátria, até 31 de março; e A Mulher em Sua Essência, no Espaço Lúcio Costa, até 30 de abril.

A agenda do fim de semana inclui, ainda, o circuito da corrida Metrópoles Endurance, no Eixo Monumental, em frente à Catedral de Brasília.
Serviço – Metrópoles Endurance. A entrega dos kits será sexta, das 9h às 16h, e sábado, das 9h às 17h. A corrida será domingo, com largada às 6h30 (percurso de 15 km), às 6h35 (10 km) e às 6h40 (5 km).

Hospital de Base ganha novo tomógrafo e dobra capacidade de exames

Mais um aparelho de última geração entrará em operação nos próximos 60 dias

Começou a funcionar nesta quarta-feira (11) um novo tomógrafo no ambulatório de radiologia do Hospital de Base do Distrito Federal. O equipamento de última geração deve dobrar a capacidade de realização de exames e reduzir o tempo de espera por diagnósticos na rede pública do DF. A ampliação da estrutura continuará nos próximos meses: outro tomógrafo será instalado na unidade em até 60 dias, reforçando o atendimento à população.

A vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão, participou da inauguração e destacou que a entrega faz parte do plano de investimentos do Governo do Distrito Federal na rede pública de saúde. “Nós retomamos os investimentos na saúde do DF e vamos entregar, ainda neste ano, quatro tomógrafos para a população. Na prática, isso significa mais exames, menos tempo de espera e diagnósticos muito mais rápidos”, diz.

A vice-governadora Celina Leão ressaltou que a chegada do aparelho “significa mais exames, menos tempo de espera e diagnósticos muito mais rápidos” | Foto: Divulgação/IgesDF

 

“Estamos modernizando a estrutura do Hospital de Base para oferecer diagnósticos mais rápidos e precisos. Esse equipamento amplia nossa capacidade de atendimento e melhora a resposta da rede pública de saúde à população”, afirma o presidente do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF), Cleber Monteiro.

Diagnóstico rápido

A tomografia computadorizada é um exame essencial para identificar diversas doenças e tem papel fundamental em atendimentos de urgência e emergência, além do acompanhamento clínico de pacientes.

O aparelho, da marca Canon, realiza exames de forma mais rápida e com menor exposição à radiação, aumentando a segurança dos pacientes. O equipamento também permite a transmissão imediata das imagens para o sistema de informação do hospital, o que agiliza a
análise e a emissão de laudos.

O investimento do Governo do Distrito Federal na aquisição do equipamento foi de R$ 2,6 milhões, além de R$ 1.422.411,04 destinados às obras de adequação do espaço. Ao todo, foram aplicados R$ 3.822.411, com recursos repassados pelo Governo do Distrito Federal.

Reformas e novos equipamentos

Para receber o novo tomógrafo, o Hospital de Base passou por adequações estruturais e técnicas no setor de radiologia. As intervenções foram planejadas para melhorar a organização e a logística do serviço de imaginologia, responsável por exames de imagem utilizados no diagnóstico médico.

Segundo o superintendente de Engenharia do IgesDF, Adisson Gabriel, a reorganização do espaço contribui para tornar o fluxo de atendimento mais eficiente. “Os equipamentos de imagem foram planejados para melhorar a dinâmica e a logística dos atendimentos, para que o paciente não precise ser remanejado. Dessa forma, o ambulatório fica mais organizado e eficiente”, explica.

A modernização do setor faz parte de um conjunto de investimentos do instituto para ampliar o acesso da população a exames de imagem. De acordo com o diretor de Atenção à Saúde do IgesDF, Edson Gonçalves, outro tomógrafo deve ser instalado em até 60 dias no ambulatório do hospital, além da reforma do equipamento utilizado no pronto-socorro. “Com essas melhorias, vamos ampliar tanto os exames eletivos quanto o suporte aos atendimentos de emergência”, acrescenta.

O superintendente do Hospital de Base, Paulo Saad, destaca que o equipamento é essencial para o cuidado de pacientes em estado grave. “O tomógrafo é uma ferramenta fundamental para o manejo clínico, principalmente em casos complexos, como pacientes politraumatizados. Ele permite diagnósticos rápidos e precisos, fundamentais para definir o tratamento adequado.”

Fim de semana terá trânsito com interdições por causa de eventos

0

Detran-DF atuará em vias do Parque da Cidade e do Recanto das Emas

Neste sábado (14), em razão da XI Corrida do Sinpro, o Departamento de Trânsito (Detran-DF) fará intervenções no tráfego do Parque da Cidade, na Asa Sul. O evento, que começa às 19h, também terá atividades de caminhada e ciclismo. O percurso será de 5 km, em sentido horário, com largada e chegada no Estacionamento 9.

Imagens: Divulgação/Detran-DF

A partir das 18h30, os agentes farão o bloqueio da via no sentido horário nas rotatórias localizadas na altura das quadras 907 Sul e 911 Sul. Esses trechos srão destinados aos participantes da corrida.

Durante o evento, as equipes do Detran-DF farão o patrulhamento na região para garantir a segurança viária e a fluidez do trânsito. A previsão é que o tráfego de veículos seja liberado após o término da corrida.

Recanto das Emas

No domingo (15), a partir das 15h, o Sesc+Axé movimenta a Quadra 206 do Recanto das Emas, próximo ao Atacadão Dia a Dia. Para garantir a segurança e fluidez do trânsito, a partir das 23h59 de sábado, o Detran-DF implantará sinalização viária nas vias adjacentes ao local, impedindo a prática de estacionamento irregular.

Os agentes vão atuar em pontos fixos e patrulhando a região, a fim de garantir a segurança viária e coibir infrações. A previsão é que as ações de trânsito sigam até as 22h.

Distrito Federal fecha a semana com 875 vagas de emprego nesta sexta

0

Entre as oportunidades, o melhor salário do dia é de R$ 2,8 mil para o cargo de pedreiro, na Zona Industrial do Guará

As agências do trabalhador do Distrito Federal oferecem, nesta sexta-feira (13), 875 vagas para quem procura um emprego. As oportunidades contemplam diferentes áreas de atuação, oferecendo chances para perfis variados, com e sem exigência de experiência profissional.

O posto que oferece a maior remuneração do dia é o de pedreiro. Há 5 vagas com salário de R$ 2,8 mil, na Zona Industrial do Guará. A oportunidade não exige experiência comprovada, mas pede ensino fundamental completo.

Já o cargo com mais oportunidades abertas é o de repositor de mercadorias, com 125 vagas, sendo 65 para local não fixo, 35 na Zona Industrial do Guará, 15 em Taguatinga Centro e 10 no Setor Central do Gama. O salário varia de R$ 1.621 a R$ 1.742.

Para participar dos processos seletivos, basta cadastrar o currículo no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital (CTPS) ou ir a uma das 16 agências do trabalhador, das 8h às 17h, durante a semana. Mesmo que nenhuma das oportunidades do dia seja atraente ao candidato, o cadastro vale para oportunidades futuras, já que o sistema cruza dados dos concorrentes com o perfil que as empresas procuram.

Empregadores e empreendedores que desejem ofertar vagas ou utilizar o espaço das agências do trabalhador para as entrevistas podem se cadastrar pessoalmente nas unidades ou pelo e-mail gcv@sedet.df.gov.br. Pode ser utilizado, ainda, o Canal do Empregador, no site da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet-DF).

Novo lote do Cartão Material Escolar beneficia mais de 6 mil alunos

Programa do GDF prevê alcançar 172 mil estudantes em 2026 na rede pública

A Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF) realizou nesta quarta-feira (11) o pagamento de mais um lote do Cartão Material Escolar (CME). Nesta etapa, 6.033 estudantes que já eram da rede pública de ensino e se tornaram beneficiários do CME neste ano passam a ser contemplados, ampliando o alcance da iniciativa que tem previsão de beneficiar 172 mil alunos da rede pública em 2026.

A retirada do cartão, já carregado com os créditos, está disponível a partir de quarta-feira (11). A consulta do local da retirada deve ser feita pelo aplicativo ou site do GDF Social. Já a entrega do cartão para estudantes que entraram na rede em 2026 será divulgada em breve.

O crédito disponibilizado às famílias deve ser utilizado até o final do primeiro trimestre, exclusivamente para a compra de materiais escolares em estabelecimentos credenciados. Ao todo, o investimento estimado no programa neste ano é de R$ 52 milhões.

Instituído pela Lei nº 6.273/2019, o Cartão Material Escolar atende estudantes de 4 a 17 anos, regularmente matriculados e frequentes na rede pú

O valor do auxílio varia conforme a etapa de ensino. Estudantes da educação infantil, ensino fundamental e educação especial recebem R$ 320, enquanto alunos do ensino médio contam com R$ 240 para aquisição de itens escolares. O benefício é concedido uma vez por ano por família, mesmo quando há mais de um estudante matriculado.

A iniciativa busca garantir que crianças e adolescentes tenham acesso aos materiais necessários para o aprendizado, ao mesmo tempo em que reduz o impacto das despesas no orçamento familiar. Criado em 2019, o programa substituiu o antigo modelo de entrega de kits padronizados e passou a oferecer maior autonomia às famílias, que podem escolher os itens diretamente nas papelarias credenciadas.

Desde a implantação, o número de estudantes atendidos tem crescido gradualmente. No primeiro ano, foram 64.652 beneficiados. Em 2020, o atendimento alcançou 101.223 alunos; em 2021, 96.405; em 2022, 117.161; em 2023, 142.822; e em 2024, 175.623 estudantes. No ano passado, o programa contemplou 167.042 alunos. Até 2026, o investimento acumulado no Cartão Material Escolar já soma cerca de R$ 320 milhões.

A SEEDF também orienta que responsáveis por estudantes com deficiência ou Transtorno do Espectro Autista (TEA) procurem a unidade escolar antes de realizar as compras. Nesses casos, a escola fornece uma lista específica de materiais, adequada às necessidades de cada estudante, conforme determina a Portaria Conjunta nº 10, de 13 de novembro de 2019.

Veja a lista de materiais de cada etapa e as papelarias credenciadas

Coluna do Fluminense | Vitória tranquila

POR RAIMUNDO RIBEIRO

Na volta do Brasileirão o Fluminense visitou o Remo.

Procurando controlar a partida com a posse de bola, os velhos erros de passe permitiam ao Remo levar perigo nos contra ataques.

Com 10 minutos de jogo, Savarino escalado no lugar de Serna saia do lado esquerdo e ia pra direita visando oferecer mais opções de ataque.

Aos 15 minutos num escanteio provocado por Savarino, Renê chuta, JK desvia e faz 1×0.

No minuto seguinte Canobio acerta o travessão.

O Fluminense continua melhor, ocupando a intermediária ofensiva e criando chances, mas desperdiçando.

Aos 27 minutos JK manda para a rede, mas estava em impedimento.

O Fluminense diminui o ritmo e o Remo aproveita para atacar, obrigando Fábio a fazer milagre aos 40 minutos

Esse recuo desnecessário demonstra falta de ambição e coloca em risco a conquista dos 3 pontos.

Aos 43 minutos JK cria grande oportunidade, que o goleiro adversário faz milagre.

Voltamos para o segundo tempo e o Remo tentava avançar em busca do empate mas o Fluminense controlava a partida, mesmo atuando preguiçosamente, demorando na transição defesa-meio campo-ataque.

Aos 17 minutos Savarino toca para Acosta que coloca na cabeça de Canobio para fazer 2×0.

O Fluminense vai desperdiçando um caminhão de oportunidades, e aos 24 minutos entram Otávio e Cantilo, saindo Hércules e JK.

Entram Serna e Soteldo, saindo Acosta e Canobio.

Aos 41 minutos sai Martinelli, entrando Alisson.

O Fluminense precisa corrigir algumas falhas:

Marcação à distância;

Postura sem ambição quando tem vantagem no marcador;

Demora nas substituições;

Melhor em campo: Savarino.

No próximo domingo as 16 horas receberemos o Atlhetico/PR, em busca de mais uma vitória.

Bora Fluzão 🇭🇺🇭🇺🇭🇺🇭🇺

Raimundo Ribeiro
Apaixonado por futebol e, naturalmente Tricolor

Taguatinga ganha novo centro de educação infantil com mais de 200 vagas

0

Cepi Manacá amplia atendimento a crianças e fortalece rede pública de ensino

Brasília, 12 de março de 2026 – O Governo do Distrito Federal inaugurou nesta quinta-feira (12) o segundo Centro de Educação da Primeira Infância (Cepi) de Taguatinga. A nova unidade, chamada Cepi Manacá, fica na EQNL 9/11 e atenderá mais de 200 crianças com idades entre quatro meses e três anos completos em período integral.

A construção foi realizada pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) e contou com investimento de R$ 6,4 milhões. O espaço possui dez salas de aula e integra as ações do governo para ampliar a oferta de vagas na educação infantil da rede pública.

Durante a cerimônia de inauguração, o governador Ibaneis Rocha ressaltou que, desde 2019, o governo já construiu 27 unidades semelhantes em diferentes regiões administrativas do Distrito Federal. Segundo ele, a cidade de Taguatinga não possuía creches desse modelo e agora conta com duas unidades, capazes de atender cerca de 400 crianças.

O chefe do Executivo destacou ainda a importância das creches para apoiar as famílias e contribuir com o desenvolvimento infantil. De acordo com ele, as crianças permanecem na unidade das 7h às 17h, recebendo alimentação adequada, acompanhamento de profissionais e estímulos educacionais importantes para a primeira infância.

Com 1.311,97 m² de área construída, a unidade tem dez salas de aula, espaço multiuso, lactário, fraldários, playground e pátio coberto, entre outras estruturas

A nova estrutura possui área construída de 1.311,97 metros quadrados e foi executada pela empresa Olímpio Construções, com fiscalização da Novacap. Os recursos são provenientes do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), com contrapartida do governo distrital.

O prédio conta com salas de aula, espaço multiuso, cozinha, playground, pátio coberto, sala de professores, lavanderia, almoxarifado, lactário, fraldários e ambientes administrativos. Também há banheiros adaptados para pessoas com deficiência.

A secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, explicou que o espaço oferece estímulos pedagógicos importantes para o desenvolvimento das crianças. Segundo ela, além das atividades educativas, a unidade também garante alimentação e materiais de apoio para as famílias, contribuindo para que os alunos iniciem a trajetória escolar com acompanhamento adequado.

A diretora da unidade, Gisele Fiqueira, afirmou que a creche já começou a receber os alunos logo após a inauguração. A equipe é composta por professores, monitores, nutricionistas, cozinheiros e profissionais responsáveis pela limpeza e segurança.

Moradores da região comemoraram a abertura do novo equipamento público. O motorista de aplicativo Alysson do Amaral, pai de uma criança de um ano, destacou que o serviço facilita a rotina das famílias e evita gastos elevados com creches particulares.

Outro morador, o autônomo Renato Júnior de Oliveira, afirmou que a proximidade da unidade com a residência da família foi determinante para matricular a filha. Segundo ele, a nova creche permite que pais e mães trabalhem com mais tranquilidade, sabendo que os filhos estão em um ambiente seguro e com acompanhamento profissional.

Acidentes com animais peçonhentos aumentam mais de 24% no DF em 2025

0

Escorpiões lideram ocorrências, que se concentram principalmente em áreas urbanas

Brasília, 12 de março de 2026 – A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) contabilizou 5.549 registros de acidentes envolvendo animais peçonhentos em 2025, número 24,55% superior ao observado no ano anterior. A grande maioria das ocorrências, mais de 90%, foi registrada em áreas urbanas.

De acordo com os dados da pasta, fatores como queimadas e o início do período chuvoso contribuem para o aumento dos casos nos últimos quatro meses do ano. Nesse intervalo, a média foi de 42,8 acidentes por semana. Os escorpiões foram responsáveis por 86,4% dos registros, enquanto serpentes, aranhas e lagartas responderam pelo restante das ocorrências.

Apesar do crescimento no número de acidentes, mais da metade dos pacientes recebeu atendimento médico em menos de uma hora após o ocorrido. O resultado é atribuído à ampla rede de atendimento composta por hospitais, unidades de pronto atendimento (UPAs) e unidades básicas de saúde (UBSs) distribuídas pelo Distrito Federal.

Segundo a enfermeira Geila Márcia Meneguessi, da vigilância epidemiológica da SES-DF, o acesso rápido aos serviços de saúde é essencial para evitar complicações. A rede de unidades espalhadas pelas regiões administrativas permite que a população receba assistência em curto espaço de tempo.

Entre os 5.099 casos registrados entre moradores do DF, 4.676 foram classificados como leves, o equivalente a 91,7% das ocorrências. Já 61 casos, cerca de 1,1%, foram considerados graves. Durante o ano, 328 pacientes precisaram receber soro antiveneno, disponível atualmente em dez hospitais da rede pública. Na maioria das situações, o tratamento envolve medidas de suporte para controlar sintomas como dor e febre.

Especialistas alertam que práticas inadequadas podem agravar o quadro. A bioquímica Vilma Del Lama, do Centro de Informação e Assistência Toxicológica (CIATox), ressalta que tentar sugar o veneno ou fazer torniquete no local da picada são erros comuns. Segundo ela, a principal falha é não procurar atendimento médico imediatamente.

O CIATox, vinculado ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), funciona 24 horas e oferece orientações a profissionais de saúde e à população por telefone. A equipe utiliza bancos de dados nacionais e internacionais para identificar o animal causador do acidente e indicar o tratamento mais adequado de acordo com os sintomas apresentados.

Animais peçonhentos são aqueles capazes de produzir veneno e inoculá-lo por meio de ferrões, presas ou espinhos, como algumas espécies de serpentes, escorpiões, aranhas e abelhas. Já animais venenosos liberam toxinas por contato ou secreção, como ocorre com certas lagartas, águas-vivas e sapos.

Os sintomas mais comuns de envenenamento incluem dor, inchaço e inflamação no local da picada. Em situações mais graves, podem ocorrer dificuldades respiratórias, alterações cardíacas, náuseas, vômitos, tremores e convulsões.

No Distrito Federal, os escorpiões são os principais responsáveis pelos acidentes, especialmente o escorpião-amarelo (Tityus serrulatus) e o escorpião com patas rajadas (Tityus fasciolatus). Entre as serpentes, as espécies mais associadas às ocorrências são jararacas e cascavéis. Já no caso das aranhas, destacam-se as armadeiras (Phoneutria) e a aranha-marrom (Loxosceles).

Caps de Santa Maria celebra semana da mulher com ações de bem-estar

0

Atividade especial destacou autoestima e fortalecimento em alusão ao Dia Internacional da Mulher

Brasília, 12 de março de 2026 – O grupo de mulheres do Centro de Atenção Psicossocial para Tratamento de Álcool e Outras Drogas II (Caps ad II) de Santa Maria realizou, nesta terça-feira (10), um encontro especial em alusão ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no último domingo (8). A iniciativa teve como objetivo valorizar as participantes, reconhecendo suas histórias, desafios e conquistas no processo de tratamento.

De acordo com a gerente da unidade, Adriana Câmara, ações como essa ajudam a fortalecer a autoestima e o sentimento de pertencimento entre as pacientes. “Esses momentos são importantes porque mostram para cada mulher que ela é muito mais do que as dificuldades que enfrenta. Aqui trabalhamos autoestima, pertencimento e apoio para que elas se sintam capazes de construir novos caminhos”, afirma.

Cuidado e bem-estar

A programação contou com atividades gratuitas voltadas ao cuidado e ao bem-estar. As participantes puderam receber serviços de pintura de unhas realizados por servidoras da unidade. Um dos pacientes do Caps, João Coiff, também colaborou com a ação oferecendo cortes de cabelo e design de sobrancelhas.

Segundo ele, iniciativas voltadas ao fortalecimento da autoestima têm impacto positivo na vida de mulheres em situação de vulnerabilidade. “Muitas mulheres têm se beneficiado de projetos que trabalham o desenvolvimento da autoestima. Acredito que essa iniciativa pode crescer e servir de exemplo para outras cidades”, destacou.

Entre as participantes estava Maria Luciene Gomes, de 52 anos, integrante do grupo terapêutico há um ano e nove meses. Ela afirma que encontrou no espaço uma rede importante de apoio durante o tratamento. “Cuidar da autoestima ajuda a gente a se fortalecer e continuar seguindo”, relata.

A enfermeira Angelita Bandeira, que acompanha o grupo, explica que a celebração também buscou reforçar temas trabalhados regularmente nos encontros. “Falamos muito sobre autoimagem e autoestima. Essa ação ajuda a concretizar esses temas e também está alinhada com o protocolo de atendimento que busca oferecer protagonismo às pacientes”, ressalta.

Espaço de acolhimento

O grupo terapêutico exclusivo para mulheres foi criado para proporcionar um ambiente de escuta, troca de experiências e fortalecimento mútuo. Nos encontros, são abordados temas relacionados ao autoconhecimento, às vivências pessoais e ao processo de recuperação.

As reuniões ocorrem às terças-feiras, das 14h às 15h, e contam com cerca de dez participantes. A unidade também oferece grupos terapêuticos mistos, com homens e mulheres, mas o espaço exclusivo foi pensado para garantir maior conforto às pacientes.

“Em muitos grupos a maioria é masculina, e algumas mulheres podem se sentir inibidas. Por isso criamos um espaço só para elas, onde possam falar com mais liberdade”, explica Angelita Bandeira.

Mulheres interessadas em participar podem procurar o Caps ad II de Santa Maria para o acolhimento inicial. Após a escuta da equipe, aquelas que apresentarem interesse e perfil adequado podem ser encaminhadas ao grupo. O serviço atende moradoras de Santa Maria e também do Gama que enfrentam problemas relacionados ao uso abusivo de substâncias.

Atendimento

Especializado em saúde mental, o Caps ad II de Santa Maria atende pessoas a partir de 16 anos com quadros graves e persistentes relacionados ao uso de álcool e outras drogas. A unidade funciona em regime aberto e comunitário, recebendo tanto demandas espontâneas quanto encaminhamentos da rede de saúde e de outros serviços.

O funcionamento ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h. O acolhimento, etapa inicial de escuta e avaliação do paciente, é realizado das 8h às 20h.

Operação Sossego autua 69 motociclistas em Águas Claras

0

Ação do Detran-DF com apoio da PMDF abordou 160 motocicletas

Brasília, 12 de março de 2026 – O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), com apoio da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), realizou na noite desta quarta-feira (11) mais uma edição da Operação Sossego em Águas Claras. Durante a fiscalização, as equipes abordaram 160 motocicletas e registraram 69 infrações de trânsito.

Entre as irregularidades identificadas, 30 motociclistas foram autuados por conduzir veículo com escapamento irregular. Também foram registradas 11 autuações por falta de habilitação, seis por Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vencida há mais de 30 dias, quatro por condução de motocicleta sem retrovisor e outras 18 por infrações diversas.

Durante a operação, os agentes abordaram ainda um motociclista inabilitado que conduzia um veículo com 83 infrações registradas e débito acumulado de cerca de R$ 20 mil. A motocicleta, além de não estar licenciada, apresentava pneus carecas e estava sem retrovisor.

Ao todo, participaram da ação 20 agentes de trânsito, distribuídos em dez viaturas e três guinchos, com apoio do 17º Batalhão da PMDF. A Operação Sossego tem como objetivo retirar de circulação motocicletas com descarga livre ou com silenciador do motor defeituoso, além de reforçar a segurança viária por meio da fiscalização das condições dos veículos e da regularidade dos condutores.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), conduzir veículo com escapamento irregular é infração grave, sujeita à multa de R$ 195,23, cinco pontos na CNH e retenção do veículo para regularização.