Início Site Página 115

Centros de Referência da Mulher Brasileira abrem cursos gratuitos

0

Inscrições vão até dia 18 para formações em marketing digital, beleza e artesanato

Brasília, 13 de março de 2026 – A Secretaria da Mulher do Distrito Federal (SMDF), por meio da Ação Social Renascer, abriu inscrições para um novo ciclo de capacitação profissional voltado ao público feminino nos Centros de Referência da Mulher Brasileira (CRMB). Ao todo, são oferecidas 120 vagas gratuitas em cursos como marketing digital, tranças afro, design de sobrancelhas e artesanato, incluindo amigurumi e crochê.

As capacitações são destinadas exclusivamente a mulheres, com prioridade para aquelas em situação de vulnerabilidade social. As inscrições podem ser feitas até o dia 18 deste mês, e as aulas estão previstas para começar nos dias 23 e 24.

Segundo a vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão, iniciativas desse tipo ajudam a fortalecer a autonomia feminina. Ela destacou que os Centros de Referência da Mulher são espaços que, além de acolher, incentivam a transformação de vida por meio da qualificação e do desenvolvimento de novas habilidades.

O projeto também oferece suporte às participantes durante as aulas, incluindo lanche e monitoria especializada para os filhos das alunas a partir de três anos de idade.

A secretária da Mulher, Giselle Ferreira, afirmou que a qualificação profissional é um instrumento importante para ampliar oportunidades de trabalho e renda. De acordo com ela, a iniciativa busca estimular novas possibilidades de inserção no mercado ou o desenvolvimento de atividades empreendedoras.

As participantes poderão escolher o turno das atividades. Pela manhã, serão oferecidos os cursos de marketing digital e tranças e penteados afro. No período da tarde, as formações serão voltadas ao artesanato — com amigurumi e crochê — e ao design de sobrancelhas. Cada turma terá 40 vagas disponíveis.

Além do aprendizado técnico, o projeto inclui orientações voltadas ao fortalecimento emocional das alunas, com temas relacionados à autoestima e ao autocuidado. Ao final do ciclo de formação, as participantes receberão certificado de conclusão.

São 120 vagas gratuitas para cursos de marketing digital, tranças afro, design de sobrancelhas e artesanato (amigurumi e crochê)

Os cursos fazem parte das ações desenvolvidas pelos Centros de Referência da Mulher Brasileira, que atuam no acolhimento, na qualificação profissional e no fortalecimento das mulheres. As unidades também integram a rede de proteção social do Distrito Federal, oferecendo apoio psicossocial e orientação jurídica para mulheres que enfrentam situações de vulnerabilidade ou violência.

As unidades participantes ficam nas regiões administrativas do Recanto das Emas, Sol Nascente, São Sebastião e Sobradinho II.

Hospital Regional de Santa Maria recebe novas camas obstétricas para partos

0

Equipamentos aumentam conforto das gestantes e reforçam atendimento humanizado na maternidade

Brasília, 13 de março de 2026 – Gestantes atendidas no Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) passaram a contar com novas camas obstétricas do tipo PPP (Pré-parto, Parto e Pós-parto), que permitem que a mulher permaneça no mesmo leito desde o início do trabalho de parto até o período pós-parto imediato. A unidade é administrada pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF).

Os equipamentos passam a integrar o centro obstétrico do hospital, que realiza em média 350 partos por mês. Desse total, mais de 53% correspondem a partos normais.

Desenvolvidas especificamente para o atendimento obstétrico, as camas evitam deslocamentos desnecessários dentro da unidade, oferecendo mais conforto às gestantes, maior segurança para os recém-nascidos e melhores condições de trabalho para as equipes de saúde.

A implantação dos novos equipamentos também incluiu capacitação técnica para profissionais das áreas assistencial e de hotelaria hospitalar. O treinamento orientou as equipes sobre o uso correto das camas e reforçou protocolos voltados à segurança de mães e bebês.

Segundo a gerente da maternidade do HRSM, Ivonete Rodrigues, a chegada das novas estruturas representa um avanço importante na qualidade do atendimento prestado às pacientes. De acordo com ela, os equipamentos foram projetados para facilitar o parto normal e garantir melhores condições para as mães durante o nascimento.

A iniciativa segue diretrizes da Rede de Atenção Materna e Infantil (Rami), do Programa de Humanização no Pré-Natal e Nascimento (PHPN) e da Rede Alyne, que incentivam um modelo de assistência mais humanizado, com menos intervenções e maior protagonismo da mulher no momento do parto.

A aquisição das camas obstétricas foi possível por meio de emenda parlamentar da deputada distrital Jaqueline Silva.

Distrito Federal inaugura polo físico do projeto Incubadora Digital

0

Espaço no Setor Comercial Sul oferece capacitação e apoio a novos empreendedores

Brasília, 13 de março de 2026 – O Distrito Federal passou a contar com um novo espaço dedicado à inovação e ao empreendedorismo com a inauguração do polo físico do projeto Incubadora Digital. A iniciativa é resultado de parceria entre a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF (Secti-DF) e o Instituto Sociocultural Humanidade Diversificada e Unida (HDUN).

O local reúne uma programação voltada ao empreendedorismo digital, com atividades como palestras, workshops, mentorias e práticas voltadas tanto para iniciantes quanto para pessoas que já possuem um negócio ou ideia em desenvolvimento.

Segundo o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Rafael Vitorino, a iniciativa busca ampliar o acesso da população às oportunidades no setor tecnológico. De acordo com ele, o objetivo é promover inclusão digital e oferecer ferramentas para que mais pessoas possam desenvolver projetos e empreender no Distrito Federal.

Além das capacitações, o espaço também será utilizado para a etapa de incubação de negócios do programa. Nessa fase, ideias e empresas com potencial de crescimento passarão por um processo seletivo e receberão acompanhamento especializado para o desenvolvimento estratégico.

Os projetos selecionados serão avaliados em diferentes áreas essenciais para a consolidação de um negócio, como gestão, marketing, planejamento financeiro, organização administrativa e posicionamento no mercado. A partir desse diagnóstico, os empreendedores terão acesso a mentorias e consultorias conduzidas por profissionais especializados.

O polo físico também amplia as atividades do Programa Incubadora Digital, que já percorre diversas regiões administrativas do Distrito Federal por meio de carretas tecnológicas itinerantes. Nessas unidades móveis são oferecidos cursos gratuitos nas áreas de marketing digital, produção de conteúdo, vendas online e empreendedorismo.

Com a criação do espaço permanente, os participantes passam a ter uma etapa adicional de formação e desenvolvimento, permitindo que ideias sejam aprimoradas e transformadas em negócios estruturados.

A Secti-DF destaca que a iniciativa fortalece as políticas públicas voltadas à inclusão produtiva e ao empreendedorismo tecnológico, especialmente para pessoas que antes tinham pouco acesso a esse tipo de qualificação.

O polo funciona no edifício Paulo Sarasate, no Setor Comercial Sul, com atendimento nos turnos da manhã e da tarde. As inscrições para as atividades e para o processo de incubação estão abertas desde o dia 12 de março, e as aulas já foram iniciadas.

Unidades de saúde do DF passam a oferecer retinografia com apoio da telessaúde

0

Projeto-piloto envolve 15 unidades e parceria com UnB e UFG

Brasília, 13 de março de 2026 – Quinze unidades da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) participarão de um projeto-piloto que vai oferecer exames de retinografia por meio digital, com apoio dos núcleos de telessaúde da Universidade de Brasília (UnB) e da Universidade Federal de Goiás (UFG). O treinamento para utilização dos equipamentos teve início nesta quarta-feira (11), após a cerimônia de lançamento realizada no Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB).

A iniciativa utiliza tecnologia para ampliar o acesso ao diagnóstico de doenças oculares na rede pública. Durante o evento, o coordenador da Atenção Primária à Saúde da SES-DF, Afonso Mendes Júnior, destacou que o uso de ferramentas digitais contribui para qualificar o atendimento prestado à população e fortalecer a prevenção em saúde.

A retinografia é um exame que registra imagens em alta definição do fundo do olho, permitindo avaliar estruturas como retina, nervo óptico e vasos sanguíneos. A partir dessas imagens, é possível identificar problemas como retinopatia diabética, descolamento de retina, glaucoma e degeneração macular.

No projeto, as imagens captadas nas unidades de saúde serão enviadas para especialistas vinculados aos núcleos de telessaúde das universidades parceiras, que ficarão responsáveis pela análise e emissão dos laudos médicos.

A reitora da Universidade de Brasília, Rozana Naves, ressaltou que a tecnologia deve ser utilizada como instrumento para fortalecer o compromisso social das instituições de ensino, integrando atividades de ensino, pesquisa e extensão em benefício da população.

Os equipamentos foram distribuídos para a Unidade Básica de Saúde (UBS) 17 de Ceilândia, UBS 7 de Samambaia, UBS 1 de Santa Maria, UBS 15 do Gama, UBS 5 de Planaltina, UBS 1 do Itapoã, UBS 17 de São Sebastião e UBS 1 da Asa Sul. Também participam do projeto a Policlínica de Ceilândia, Policlínica de Taguatinga II, Policlínica do Gama, o Centro de Referência em Diabetes e Hipertensão (Cradh), o Centro de Atenção ao Diabetes e Hipertensão Adulto (Cedhic), o Centro Especializado em Diabetes, Obesidade e Hipertensão Arterial (Cedoh) e o Centro Especializado em Diabetes, Hipertensão e Insuficiência Cardíaca (Cadh).

A Secretaria de Saúde também estuda ampliar o projeto para outras áreas da medicina, incluindo serviços de telediagnóstico em cardiologia e dermatologia, além da oferta de teleconsultorias e teleconsultas em diferentes especialidades.

Segundo a coordenadora de Atenção Secundária e Integração de Serviços da SES-DF, Juliana Soares, a iniciativa representa o primeiro passo para a criação de um sistema mais amplo de saúde digital, capaz de ampliar o acesso da população a diagnósticos especializados.

Final do Candangão terá transporte e ingressos gratuitos para torcedores

0

Medidas aprovadas pelo governador Ibaneis Rocha incluem programa Vai de Graça e compra de ingressos para ampliar acesso do público ao Mané Garrincha; torneio será no próximo dia 21

A final do Campeonato Candango de 2026, marcada para o dia 21 deste mês, às 16h, no Estádio Nacional Mané Garrincha, terá transporte público e ingressos gratuitos para os torcedores. Aprovadas pelo governador Ibaneis Rocha nesta sexta-feira (13), as medidas incluem o programa Vai de Graça e a aquisição das entradas pelo Banco de Brasília (BRB), permitindo a abertura dos portões do estádio para o público.

“O esporte para nós, no Distrito Federal, é uma prioridade, porque com o esporte, se afasta das drogas e se afasta do crime”, declarou o governador. “Ano passado, foi um grande evento. Eu já me comprometi, e no sábado, dia do Candangão, o transporte será gratuito, e os ingressos serão liberados. Teremos um estádio cheio, em uma das maiores finais da história do nosso campeonato brasiliense. Essa final vai ser um sucesso total.”

Renato Junqueira, secretário de Esporte e Lazer: “É um GDF integrado para que as pessoas venham com segurança, sem vandalismo e brigas, e isso marca todas as finais do Candangão”

A expectativa é repetir o sucesso da final do ano passado, que reuniu cerca de 40 mil torcedores no Estádio Nacional Mané Garrincha. Na ocasião, o Gama conquistou o título. Para este ano, a decisão do Candangão ainda terá os finalistas definidos entre Gama, Ceilândia, Sobradinho e Samambaia.

Ação integrada

Além das ações voltadas ao acesso do público, o evento contará com um esquema integrado do Governo do Distrito Federal (GDF) envolvendo diferentes áreas do Executivo local.

“É muito importante essa integração do governo com a Secretaria de Esporte e Lazer [SEL-DF]”, ressaltou o titular da SEL-DF, Renato Junqueira. “A gente tem essa parceria também com a Secretaria de Mobilidade [Semob] e com a de Segurança Pública [SSP-DF]. É um GDF integrado para que as pessoas venham com segurança, sem vandalismo e brigas, e isso marca todas as finais do Candangão.”

O presidente da Federação de Futebol do Distrito Federal, Daniel Vasconcelos, lembrou a importância do apoio do governo ao futebol local: “A federação é muito grata, principalmente ao governador, porque desde o início temos recebido muito apoio por meio do BRB e da Secretaria de Esporte e Lazer. Isso agregou muito ao futebol de Brasília. Ano passado, tivemos uma grande final, e este ano também teremos uma grande festa.”

O jogo também terá transmissão ao vivo em horário nobre, ampliando a visibilidade da final. Este será o terceiro ano consecutivo em que a decisão do Candangão contará com transmissão televisiva, fortalecendo o futebol local e valorizando os clubes e atletas do Distrito Federal.

“Estaremos também ao vivo na TV Record”, anuncia Renato Junqueira. “Isso fortalece a nossa atuação, no nosso maior palco, que é o estádio Nacional, com transmissão ao vivo em horário nobre. Tudo isso fortalece nosso futebol, os nossos clubes e valoriza os atletas.”

Prazo para regularizar débitos e participar do Nota Legal termina na terça

0

Consumidores do DF precisam estar cadastrados no programa e sem pendências com o GDF para concorrer a prêmios de até R$ 1 milhão no sorteio de maio

Está chegando a data mais esperada pelos consumidores do Distrito Federal que costumam exigir a inclusão do CPF nas notas fiscais de compra: o primeiro sorteio do Nota Legal, previsto para 20 de maio. Mas, antes, é importante que o contribuinte verifique duas coisas: se está cadastrado no programa e se não tem pendências com o fisco do Governo do Distrito Federal. O prazo para conferir esses dois detalhes termina na próxima terça-feira (17).

O processo é simples: basta acessar o site, entrar com os dados previamente cadastrados na área restrita e ir até a opção Sorteios. Em seguida, o interessado deve clicar no link Sorteio Eletrônico PNL – 1º semestre de 2026. Lá aparecerá uma mensagem informando sua situação.

Se o contribuinte estiver inabilitado, ele pode regularizar os débitos realizando o pagamento ou parcelando-os. Também é possível, até essa data, contestar as razões da inabilitação pelo site da Receita. Basta clicar em Atendimento Virtual, seguindo de Assunto: Nota Legal e, por fim, Tipo de atendimento: contestação de não habilitação a sorteio.

Sorteio do Nota Legal previsto para maio distribuirá R$ 3,5 milhões em prêmios e terá como principal valor R$ 1 milhão | Foto: Divulgação/Seec-DF

A Secretaria de Economia também reforça que somente poderão ser gerados bilhetes para participação no sorteio para o consumidor cadastrado até 17 de março de 2026. Cada documento fiscal dá direito a um bilhete, que estará disponível para consulta a partir de 15 de maio.

Para participar do sorteio, o consumidor deve ser pessoa física cadastrada no programa e fazer jus a bilhetes eletrônicos, respeitado o limite de 200 documentos por mês, acumulados no período de 1º de maio de 2025 a 31 de outubro de 2025.

O primeiro sorteio eletrônico de 2026 do Nota Legal, em 20 de maio, distribuirá novamente R$ 3,5 milhões em dinheiro, já com os impostos recolhidos, sendo o prêmio principal de R$ 1 milhão. No total, serão 12,6 mil bilhetes sorteados.

Os valores dos prêmios são integrais, descontado o imposto de renda incidente sobre a premiação. A premiação terá como base os cinco primeiros números premiados do concurso da Loteria Federal a ser realizado em 16 de maio. O resultado será divulgado por meio da internet.

Sorteio de 2025

A Secretaria de Economia acaba de pagar os valores relativos ao segundo lote do segundo sorteio de 2025, realizado em 18 de novembro. No total, foram mais de R$ 300 mil. Estão incluídas nesse valor as indicações bancárias realizadas entre 7 de dezembro de 2025 e 14 de janeiro de 2026.

Os gestores do Programa Nota Legal informam que solicitaram ao Tesouro o recurso para pagamento do terceiro lote do mesmo sorteio, referente às indicações efetuadas entre 15 de janeiro e 17 de fevereiro, no total de R$ 127,8 mil. O pagamento do terceiro lote tem previsão para abril.

Ouvidoria da Mulher ganha novo espaço de atendimento na Polícia Civil

0

Inauguração será nesta segunda-feira (16), com estrutura ampliada e novos mecanismos de acesso, facilitando ainda mais o contato da população com a instituição

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) inaugura, nesta segunda-feira (16), às 10h30, um espaço destinado à Ouvidoria da Mulher, iniciativa que amplia o atendimento especializado voltado a questões de gênero e aos direitos das mulheres no Distrito Federal. O serviço passa a contar com estrutura ampliada e novos mecanismos de acesso, facilitando ainda mais o contato da população com a instituição.

“Garantir direitos e respeito é construir, junto à sociedade, o futuro que desejamos”

Anie Rampon, delegada responsável pela Ouvidoria da Mulher

O novo local abrigará um canal institucional de escuta, acolhimento e orientação, criado para fortalecer os mecanismos institucionais de diálogo entre a Polícia Civil e as mulheres, além de garantir que manifestações relacionadas a causas femininas sejam tratadas com atenção, respeito e sensibilidade.

“Com a Ouvidoria da Mulher, a Polícia Civil reconhece seu papel como agente de transformação social”, reforça a delegada delegada Anie Rampon, ouvidora. “Garantir direitos e respeito é construir, junto à sociedade, o futuro que desejamos.”

Entre os principais objetivos da Ouvidoria da Mulher, destacam-se fortalecer o combate à violência de gênero e promover a igualdade; oferecer escuta qualificada, acolhendo as demandas apresentadas e orientando as vítimas sobre seus direitos e os caminhos disponíveis para proteção e atendimento; e contribuir para o aprimoramento das políticas internas de atendimento da Polícia Civil, a partir da análise das manifestações recebidas.

Como acessar a Ouvidoria da Mulher

⇒ Internet: canal ParticipaDF
⇒ Atendimento presencial: Delegacia-Geral da PCDF — SPO Lote 23, 1º subsolo, Complexo da PCDF. De segunda a sexta-feira, das 12h às 19h)
⇒ Videoconferência, mediante contato para agendamento, via WhatsApp — (61) 98266-0197
⇒ Telefone: 162 (Central de Ouvidoria do Governo do Distrito Federal)
⇒ E-mail: ouvidoria@pcdf.df.gov.br.

 

Flaira Ferro, Sarau-Vá e feira otaku movimentam agenda cultural do DF

0

Programação de 13 a 15 de março reúne shows, exposições, teatro e eventos culturais em várias regiões administrativas

O fim de semana no Distrito Federal terá programação cultural em várias regiões administrativas, com opções que vão de shows e saraus a teatro, dança, exposições e feiras. Entre sexta-feira (13) e domingo (15), a agenda reúne atrações no Plano Piloto, Ceilândia, Paranoá, Sobradinho, Planaltina e Samambaia. Os eventos contam com o apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec-DF).

Entre os destaques está a temporada da turnê Afeto Radical, da cantora pernambucana Flaira Ferro, na Caixa Cultural Brasília. As apresentações ocorrem nesta sexta (13), às 20h; no sábado (14), às 17h e 20h; e no domingo (15), às 16h e 19h. Os ingressos são gratuitos, com retirada na bilheteria do teatro e pelo site da bilheteria cultural.

 Cantora Flaira Ferro é uma das atrações da agenda cultural do fim de semana | Foto: Divulgação/Matheus Melo 

 

No Paranoá, a Mestra Martinha do Coco lança no sábado, às 16h, o videoclipe da faixa Baloeiro, que integra o futuro álbum Coco de Ninar, voltado ao público infantil. O evento, na Casa de Cultura Martinha do Coco, terá exibição do clipe, palhaçaria com Débora Paiva, roda de conversa com transmissão ao vivo pelo Instagram e roda de coco aberta ao público.

Ceilândia concentra parte da programação do fim de semana. Na sexta-feira, das 13h às 18h, o Instituto Mãe África recebe a 11ª edição da Brechozadah, com moda circular, música, dança e arte. Entre as atrações confirmadas estão Layó, Hud Oliveira e Negra Eve.

O evento Sarau-Vá recebe a edição Samba da Encruza | Foto: Divulgação/Thaís Mallon

 

Ainda em Ceilândia, o domingo terá o Sarau-Vá na edição Samba da Encruza. A partir das 16h, o Porks Ceilândia recebe shows e microfone aberto para poesia marginal, com participações de Ayoola, Marcelo Café, Cris Pereira, Laady B, Negra Eve, DJ Fraktal e DJ Cxxju. Também no domingo, a Casa do Cantador recebe a Feira Otaku do Otaloukos, dedicada à cultura geek, anime, games e cosplay. O evento começa às 11h e terá atividades, feira temática e espaço para cosplayers. A entrada será mediante doação de 1 kg de alimento não perecível.

A programação teatral também se espalha pelo DF. O Teatro de Sobradinho recebe no sábado, às 20h, o espetáculo A Doutora e o Psiconauta, inspirado no legado da psiquiatra Nise da Silveira e na potência da arteterapia. A montagem integra o projeto Arte e Engenho e terá ainda exposição no foyer do teatro, em cartaz de 14 de março a 8 de abril.

 O Teatro de Sobradinho recebe no sábado, às 20h, o espetáculo A Doutora e o Psiconauta, inspirado no legado da psiquiatra Nise da Silveira e na potência da arteterapia | Foto: Divulgação/Bené França

 

Em Planaltina, o Complexo Cultural recebe a estreia de Candieiro em Cena nesta quinta-feira. O espetáculo tem classificação indicativa de 16 anos e entrada gratuita. Já em Samambaia, o espetáculo de dança Na Pegada Popular, no Coração do Brasil chega ao Complexo Cultural da cidade na sexta-feira, com sessões às 15h e 20h. Os ingressos são gratuitos e devem ser retirados pelo Sympla.

O Teatro Nacional Claudio Santoro também entra na agenda com o especial musical Chico Xavier, o Anjo das Escritas Iluminadas, em cartaz sexta e sábado, na Sala Martins Pena. As exposições ocupam diferentes espaços culturais da cidade. No Espaço Cultural Renato Russo, a mostra Métier, da artista Keyte Marrone, abre no sábado, às 18h, e segue em cartaz até 26 de abril.

No Museu de Arte de Brasília, a artista Paula Parisot abre na sexta-feira a exposição Geometrias da memória. No Museu Nacional da República, a exposição Jardim de Matéria e Sonho entra nos últimos dias de visitação, até 15 de março, com programação paralela que inclui performances, rodas de conversa e atividades participativas.

No Centro Cultural Três Poderes seguem em cartaz a exposição Corbiniano – A Festa, no Espaço Oscar Niemeyer, até 22 de março; Raízes – Heranças Visuais, no Panteão da Pátria, até 31 de março; e A Mulher em Sua Essência, no Espaço Lúcio Costa, até 30 de abril.

A agenda do fim de semana inclui, ainda, o circuito da corrida Metrópoles Endurance, no Eixo Monumental, em frente à Catedral de Brasília.
Serviço – Metrópoles Endurance. A entrega dos kits será sexta, das 9h às 16h, e sábado, das 9h às 17h. A corrida será domingo, com largada às 6h30 (percurso de 15 km), às 6h35 (10 km) e às 6h40 (5 km).

Hospital de Base ganha novo tomógrafo e dobra capacidade de exames

Mais um aparelho de última geração entrará em operação nos próximos 60 dias

Começou a funcionar nesta quarta-feira (11) um novo tomógrafo no ambulatório de radiologia do Hospital de Base do Distrito Federal. O equipamento de última geração deve dobrar a capacidade de realização de exames e reduzir o tempo de espera por diagnósticos na rede pública do DF. A ampliação da estrutura continuará nos próximos meses: outro tomógrafo será instalado na unidade em até 60 dias, reforçando o atendimento à população.

A vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão, participou da inauguração e destacou que a entrega faz parte do plano de investimentos do Governo do Distrito Federal na rede pública de saúde. “Nós retomamos os investimentos na saúde do DF e vamos entregar, ainda neste ano, quatro tomógrafos para a população. Na prática, isso significa mais exames, menos tempo de espera e diagnósticos muito mais rápidos”, diz.

A vice-governadora Celina Leão ressaltou que a chegada do aparelho “significa mais exames, menos tempo de espera e diagnósticos muito mais rápidos” | Foto: Divulgação/IgesDF

 

“Estamos modernizando a estrutura do Hospital de Base para oferecer diagnósticos mais rápidos e precisos. Esse equipamento amplia nossa capacidade de atendimento e melhora a resposta da rede pública de saúde à população”, afirma o presidente do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF), Cleber Monteiro.

Diagnóstico rápido

A tomografia computadorizada é um exame essencial para identificar diversas doenças e tem papel fundamental em atendimentos de urgência e emergência, além do acompanhamento clínico de pacientes.

O aparelho, da marca Canon, realiza exames de forma mais rápida e com menor exposição à radiação, aumentando a segurança dos pacientes. O equipamento também permite a transmissão imediata das imagens para o sistema de informação do hospital, o que agiliza a
análise e a emissão de laudos.

O investimento do Governo do Distrito Federal na aquisição do equipamento foi de R$ 2,6 milhões, além de R$ 1.422.411,04 destinados às obras de adequação do espaço. Ao todo, foram aplicados R$ 3.822.411, com recursos repassados pelo Governo do Distrito Federal.

Reformas e novos equipamentos

Para receber o novo tomógrafo, o Hospital de Base passou por adequações estruturais e técnicas no setor de radiologia. As intervenções foram planejadas para melhorar a organização e a logística do serviço de imaginologia, responsável por exames de imagem utilizados no diagnóstico médico.

Segundo o superintendente de Engenharia do IgesDF, Adisson Gabriel, a reorganização do espaço contribui para tornar o fluxo de atendimento mais eficiente. “Os equipamentos de imagem foram planejados para melhorar a dinâmica e a logística dos atendimentos, para que o paciente não precise ser remanejado. Dessa forma, o ambulatório fica mais organizado e eficiente”, explica.

A modernização do setor faz parte de um conjunto de investimentos do instituto para ampliar o acesso da população a exames de imagem. De acordo com o diretor de Atenção à Saúde do IgesDF, Edson Gonçalves, outro tomógrafo deve ser instalado em até 60 dias no ambulatório do hospital, além da reforma do equipamento utilizado no pronto-socorro. “Com essas melhorias, vamos ampliar tanto os exames eletivos quanto o suporte aos atendimentos de emergência”, acrescenta.

O superintendente do Hospital de Base, Paulo Saad, destaca que o equipamento é essencial para o cuidado de pacientes em estado grave. “O tomógrafo é uma ferramenta fundamental para o manejo clínico, principalmente em casos complexos, como pacientes politraumatizados. Ele permite diagnósticos rápidos e precisos, fundamentais para definir o tratamento adequado.”

Fim de semana terá trânsito com interdições por causa de eventos

0

Detran-DF atuará em vias do Parque da Cidade e do Recanto das Emas

Neste sábado (14), em razão da XI Corrida do Sinpro, o Departamento de Trânsito (Detran-DF) fará intervenções no tráfego do Parque da Cidade, na Asa Sul. O evento, que começa às 19h, também terá atividades de caminhada e ciclismo. O percurso será de 5 km, em sentido horário, com largada e chegada no Estacionamento 9.

Imagens: Divulgação/Detran-DF

A partir das 18h30, os agentes farão o bloqueio da via no sentido horário nas rotatórias localizadas na altura das quadras 907 Sul e 911 Sul. Esses trechos srão destinados aos participantes da corrida.

Durante o evento, as equipes do Detran-DF farão o patrulhamento na região para garantir a segurança viária e a fluidez do trânsito. A previsão é que o tráfego de veículos seja liberado após o término da corrida.

Recanto das Emas

No domingo (15), a partir das 15h, o Sesc+Axé movimenta a Quadra 206 do Recanto das Emas, próximo ao Atacadão Dia a Dia. Para garantir a segurança e fluidez do trânsito, a partir das 23h59 de sábado, o Detran-DF implantará sinalização viária nas vias adjacentes ao local, impedindo a prática de estacionamento irregular.

Os agentes vão atuar em pontos fixos e patrulhando a região, a fim de garantir a segurança viária e coibir infrações. A previsão é que as ações de trânsito sigam até as 22h.